domingo, 8 de maio de 2016

PASTORES E POLÍTICOS DO POVO

INTRODUÇÃO - "Se o Senhor é o meu pastor nada me faltará ..." Em especial no velho testamento os políticos e líderes das nações eram chamados de pastores do povo.Hoje em dia temos pastores em todas as áreas do saber humano; quer seja na política, nas ciências, nas artes,na educação,na saúde, na magistratura, no trabalho, etc. 


O que significa ser um pastor político? Segundo a bíblia pastor vem da raiz do grego antigo de "Poimenoi" Ancião, o mais velho, o líder ou aquele que aconselha, aquele que está na função educadora, aquele que preside e administra. E ou "pastor político" aquele que dirige o povo, aquele que dirige as massas famintas e sedentas de direção, aquele que administra o nosso salário, fixa o nosso ganho mensal (salário mínimo de miséria) e ganho mensal, votam as leis, discutem as leis populares, fixam os impostos, destinam as verbas da saúde, da educação, a moradia, as leis criminais, administração das cidades etc. E agora vemos como eles nos enganam e nos maltratam.

I. PARA ELES ENTREGAMOS OS NOSSOS COFRES DO DINHEIRO DAS CIDADES

E a eles nossos líderes e pastores-políticos do povo nós lhes damos tudo, damos a carta branca para nos governar e administrar a nossa casa, o nosso país. E confiamos tudo a eles, sem pedir conta do que fazem e como gastam;e a eles nós damos as chaves do nosso cofre, o cofre do dinheiro publico do nosso banco central, dinheiro do seguro social,do INSS, banco federal, bancos estaduais, bancos municipais, do conselho das cidades, educação, saúde, salário emprego, salário-desemprego etc. E somente agora em 2016 nosso povo acordou, e está acordando para a causa pública, mais muitos ainda dormem para a causa pública. E recentemente a câmera federal e o senado brasileiro estão votando as leis de responsabilidade fiscal. Isto é, os nossos líderes dos governos, federais, estadual e municipal, não poderão gastar mais do arrecadam, e devem prestar contas o que fazem e como gastam o nosso dinheiro. E torna-se em crime considerado "hediondo" para os líderes de governos e funcionários públicos que enriquecem a custa do desvio de verbas dos cofres públicos, isto é roubo; e aos corruptos prisão e cadeia neles. Pelo projeto de lei de iniciativa popular e da promotoria federal, e as 10 medidas de combate a corrupção  que tramitam na câmara federal. Com votação de urgência, urgentíssima. 

E esse projeto já se arrasta na câmara para votação a mais de dois anos, e está na pauta de espera, e não anda nem com "reza braba". Pois os corruptos e maus pastores políticos odeiam esses projetos populares, e de iniciativa popular.Eles não querem votar essas leis que são boas para o povo, e que são de inciativa popular. E outra coisa terrível que eles nos enganam é nessa chamada de "dívida pública" ou seja dívida interna e externa. A nossa pergunta aos nossos senadores, deputados e dirigentes é: De onde vem essa dívida?  Que tipo de dívida é esta? Por que nunca se paga essa maldita dívida? É a dívida dos "agiotas nacionais e internacionais", pois isso é um crime praticado contra a economia pública. Eles são deste grupo e fazem parte do "crime organizado", e essa dívida é chamada pelos argentinos de dívida dos "abutres" ou dívida dos "urubus" que "comem carniça podre" dos pobres e favelados das nações. E eles são investidores americanos e estrangeiros? Ou de origem desconhecida? Coisa que a Argentina colocou um fim fazendo uma boa auditoria. Mas o nosso Brasil nunca faz isso. Pois isso desagrada esses e agiotas carniceiros. E perguntamos: por que o nosso governo brasileiro não faz o mesmo? Como os argentinos fizeram? Por que eles nos maltratam tanto? E nosso governo brasileiro deixa, e faz vista grossa em tudo isso. E deixam que os investidores, banqueiros  estrangeiros e nacionais nos exploram tanto? Eles comem nossa carne, o nosso leite, o nosso feijão com arroz, a nossa aposentadoria etc. Senhores Deputados federais e senhores senadores vamos fazer uma boa "auditoria em tudo isso"....? Assim não dá mais para continuar.

E também são eles que impõe sobre nós as leis e a paz social. E aos pastores da saúde do corpo, da cura interior, orientação médica da saúde, que são os nossos pastores médicos da cura do corpo e cura interior, que são os psiquiatras, psicólogos, educadores etc. E como vemos hoje em dia essas funções estão nas mãos dos nossos homens públicos. Ora quem faz isso hoje em dia são os nossos homens públicos, são os nossos "bons" ou "maus funcionários públicos" que são escolhidos e eleitos pelo povo em geral. E pelas nossas leis eleitorais eles estão habilitados para dirigir as cidades, dirigir as massas e as pessoas individualmente e coletivamente. Portanto tomemos muito mais cuidado daqui para frente com os nossos líderes públicos e políticos, na dia da eleição; porque um "mau político" ou um "bom líder" está investido de autoridade que vem de Deus. E tomemos cuidado na hora de eleger estes homens e representantes do povo para não sofrer e chorar depois.

II. MAS NA HORA DA NOSSA MAIOR CRISE ELES NOS ABANDONAM 

E vemos claramente esse fato de abandono pelos pastores-políticos no velho testamento, quando Deus chama e de "meu servo" o rei Ciro que era um cidadão Medo-Persa, um rei pagão, porque os líderes e pastores do povo, seus líderes haviam abandonado o seu povo, no tempo do cativeiro babilônico dos judeus no ano 480 AC aproximadamente./ Foi justamente isso que os grandes profetas e capelães de guerra falaram a respeito, homens tais como profeta Isaías, profeta Daniel, profeta Ezequiel, profeta Jeremias e tantos outros. Eles presenciaram a tudo isso bem de perto, e viram o abandono dos grandes líderes e pastores judeus que abandonaram o seu povo nos momentos de maior crise da história,quando estavam com o seu povo no cativeiro Babilônico.

E agora quando estavam se preparando para saída, para retornar a Terra prometida Israel, de onde haviam sido levados para os campos de concentração de Babilônia antiga. Fato esse que está registrado no livro dos profetas e capelães de guerra no tempo de seu exílio do antigo testamento. E conforme lemos no texto do livro do profeta Isaías em (Is.45;1-3) E também no livro de Ezequiel o mesmo profeta-capelão que era capelão de guerra. E como todos eles estavam abandonados pelos grandes líderes e pastores políticos do povo, e ele o profeta Ezequiel que estava preso juntamente com o seu povo nos campos de concentração junto aos rios de Babilônia da época. Ele se expressa assim sobre sobre os maus líderes de governos dos tempos passados e tempos presentes. Foram pastores-políticos do povo que no cativeiro babilônico haviam abandonado o seu povo ao léu da sorte; e foi por causa deles que Deus resolve castigar o seu povo. E foram eles os maus pastores que de uma certa forma empurraram o povo para o castigo a caminho do cativeiro babilônico. O povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento. E após o cativeiro haviam sido abandonados pelos líderes de seu povo, sua Igreja. E Deus diz mais através de seu profeta Ezequiel e outros profetas de uma forma profética e usa as simbologias e parábolas: "Ferirei o pastor ou os (pastores) e as ovelhas se dispersarão...". 

Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Ezequiel 34:8

Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ezequiel 34:2

III. APRENDAMOS A ESCOLHER OS NOSSOS LÍDERES

E oremos para que Deus nos ajude no dia das eleições para não cairmos na ciladas do diabo que é pai da mentira. Porque hoje em dia é isso que os nossos maus políticos-pastores fazem é mentir, como faz o satanás. E ainda como temos visto hoje em dia na operação de guerra e chamada de "operação lava jato" que é uma ação contra os nossos maus políticos e pastores do povo, também presenciamos  pela TV e mídia em geral como se torna difícil tirarmos esses homens e  essas pessoas do poder. Pois eles não querem mais sair do cargo. Querem um cargo vitalício. Esses maus políticos-pastores querem se perpetuar no poder. Então no dia da eleição diga não a re-eleição.
                          (Textos  salmo  23  e  evangelho de  João 10)
               O rei Davi um bom exemplo de pastor-político da antiguidade 
                           
Em figura abaixo símbolo dos nossos pastores-políticos e representantes do povo como deputados, senadores,presidentes que roubam o seu povo e guardam o dinheiro dentro de suas cuecas e bancos, bancos dos paraísos fiscais etc, é um símbolo de corrupção e safadezas na vida pública brasileira, é uma vergonha nacional...E também dentre os maus pastores estão os maus empresários-pastores,osjuízes-pastores,osprofessores pastores,osmédicos,psicólogos,psiquiatras-pastores do povo, os prefeitos-pastores das cidades etc. 

                                     E quando tudo isso vai parar de acontecer em nosso Brasil?                                                         Fonte google 2012 - 2016


IV. REI DAVI O EXEMPLO DO BOM PASTOR- POLÍTICO

O salmo vinte e três é chamado de salmo das peregrinações e das romarias no deserto das Arábias. Salmo este que foi escrito pelo rei Davi,  que viveu em meados dos anos de 1050 a 950 A.C. Foi com certeza uma época muito conturbada. Os judeus procuravam um líder de mão forte para guiá-los em seu reinado e em sua vida pública.Tinham nesta época uma política mista de Teocracia e Democracia.Mas nada dava certo pela maneira de se governar o país. Este foi um tempo do governo de juízes e dos justiceiros sociais, era um tempo sem leis;e em semelhança das terras do velho Oeste americano, como acontecia nos filmes. Nenhum líder era capaz de entender o povo de Israel com sua multi-cultura adquirida de todos os povos nos quais eles passaram e foram escravizados. Eles precisavam de um bom pastor versado em todas as áreas do saber humano para assim poder guiá-lo nos caminhos do Senhor seu Deus, o Deus de todo o Israel - o Deus e pai de todos os povos e de todas as raças.

Jesus Cristo personifica em si mesmo três ofícios na terra; O rei líder de governo, sacerdote e profeta. E vemos como ele mesmo dialoga e discute com o seu povo o seu melhor plano de governo; e não faz como fazem os nossos políticos na terra que espantam o povo, com gás, com tanques de guerra e tortura etc. Ele ajuda a escolher os doze líderes para governar a terra, na escolha dos doze apóstolos e mais os doze patriarcas do velho testamento que somam vinte e quatro líderes de governo que reaparecem no livro do apocalipse em (Ap. 4:1-10)

                                           

Governar este povo nômade, um povo cigano,um povo cheio de manias, enfim era um povo muito esquisito para se entender e governar. O seu líder deveria ser um homem carismático e ao mesmo tempo deveria ser um homem de personalidade forte e ser um religioso, um homem de fé. Citemos apenas como um exemplo;

Mas governar essas tribos, governar e administrar um misto de raças tipo do nosso Brasil nos dias atuais. Era uma tarefa para um grande homem de carisma social. Governar um povo religioso e crente com idéias radicais e estranhas.Todos estavam empenhados na construção da cidade celestial. Todos estavam a caminho para a nova Canaã celestial.

Foi neste momento que surgiu o pastor de ovelhas que era chamado de Davi dos hebreus. Um homem sem herança de sangue dos nobres e reis conhecidos pela humanidade de então.

Davi tem as suas origens de roça, era criador de carneiros e cabras. Ele começa descrevendo a sua poesia destinada ao seu Maestro Asafe. E ele mesmo descreve em curtas palavras poéticas e proféticas a sua história. Escreve em forma de canto poético ao seu Maestro predileto e de sua banda,e começa seu poema cantando:

"Se o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará"; 
Pois somente o bom pastor conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas o conhecem. "Deitar-me faz em pastos verdejantes,guiai-me as águas calmas e tranquilas". Pois, humanamente isto é quase impossível. Ora, este dizer é de um poeta, pois no deserto não se tem verdes pastos em abundância, digo mais: Achar em pleno deserto um campo de verdes pastos é muito mais difícil. Agora achar águas calmas,somente na fé e na poesia se pode cantar assim:Isto é quase impossível, somente pela fé se poderá achar um campo farto assim no deserto. Somente os poetas podem cantar assim:

Como nos canta o salmista neste poema e como ele mesmo continua nos dizendo: Prepara-me uma mesa farta na presença dos meus inimigos. Perguntamos: Quem eram os inimigos das ovelhas de Davi? Eram os tigres do horto florestal, Eram os chacais famintos do deserto da Palestina, Eram os lobos selvagens, Eram os leões famintos e prontos para atacar as ovelhas gordinhas do pastor Davi.

Mas ele estava lá vigiando as suas ovelhas dia e noite; com os seus ajudantes,  e com os seus cães de guarda cuidando dia e noite. Cuidando nas vigílias da noite para que as suas ovelhas não sejam devoradas pelos seus muitos famintos inimigos que eram os animais predadores. É isto que ele afirma: 
"Se o Senhor Jesus Cristo é o meu Pastor Então, com certeza, Nada poderá me faltar, pela fé eu sinto isso, pela esperança eu aceno para este tempo bom. Jesus disse: eu sou o bom pastor, eu dou a minha vida pelas ovelhas. Agora a certeza que pela fé a minha alma começa a ser alimentada misteriosamente e, como num milagre de multiplicação dos pães no deserto da Arábia, onde Cristo Jesus re-aparece e vai Alimentar milhares de romeiros peregrinos que já estavam desmaiando de fome e sede. Era isso que Davi como pastor e profeta estava vendo e estava profetizando e falando.Pois ele como pastor tinha experiência disto. Ele era o bom pastor com certeza, ele dava a sua vida pelas ovelhas.

V. MAU  PASTOR E MAU POLÍTICO  NÃO  TEM  CUIDADO DE SEUS CIDADÃOS E DAS  SUAS  OVELHAS 

Jesus  começa  dando  um  duro  recado  aos  maus  líderes,  aos  maus  pastores  e  padres,aos  maus  religiosos, aos  maus  políticos, aos  maus  presidentes, aos maus  governadores, aos maus prefeitos, aos maus juízes  etc.  de  dias atuais dizendo:Ai   de  vós! 


E ai de vós escribas e fariseus-empresários, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino do dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?  E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Conforme nos escreve o evangelista Mateus em (Mt.13-19)


No Brasil de hoje ano de 2016 acontece aquilo em que o presidente Getúlio Vargas dizia:
"Os políticos brasileiros roubam de noite, mas o país recupera-se de dia. Mas desta vez o rombo no Brasil foi grande, e o país não está conseguindo se recuperar de dia,como nos dizia Getúlio..."

Temos a corrupção em todos os níveis do saber humano: Temos a corrupção nos esportes, corrupção na saúde,corrupção na ciência, corrupção na política, corrupção na educação,corrupção do judiciário,corrupção nas religiões etc.



Mas o mau pastor o mau funcionário dos governos e da Igreja, o mercenário, aquele que vive somente para ganhar o salário dos órfãos e das viúvas. O salário do governo quer seja como funcionário público, político, Administrador Público, Juízes etc. Esses governantes quando vêem virem os inimigos, os homens maus, os mafiosos e os criminosos que vem invadindo a vida pública; e quando vêem os homens maus e mafiosos que vem invadindo a liderança do Senado Federal, vem invadindo o Parlamento Federal, Estadual e Municipal de seu país eles ignoram ou fogem de sua responsabilidade. E assim também o fazem os pastores de sua Igreja. Esses homens maus nada fazem, eles ignoram e não tomam as providências.  

Esse foi e continua sento o caso das favelas dos Rio de janeiro.Onde o poder público e a Igreja nada fizeram por longos anos e ignoraram os pobres e favelados de todas as favelas do Rio e de todo o nosso Brasil. Assim temos em nosso Brasil por longos anos uma elite político governamental e religiosa que nunca cuidou bem das suas ovelhas digo dos seus cidadãos. Os políticos também são chamados de pastores na bíblia sagrada e em especial no velho testamento. 

Os profetas e pastores do povo e homens de Deus tais como o profeta Natã, profeta Gade, profeta Micaias, e tantos  outros estavam constantemente de olho e em tudo o que acontecia no reinado do rei Davi. Eles eram os chamados de profetas de guerra. E eles falavam em nome de Deus e em nome da Igreja da época. Eles e juntamente com os seus auxiliares da igreja da época, igreja do velho testamento, e que era composta de levitas, sacerdotes e religiosos políticos. Eram o tipo do nosso ministério Público da época mais a igreja e os profetas. No caso em que aplicamos aqui na passagem de (2 Sam.1-20). Na tortura e os maus tratos que  receberam os gibeonitas (refugiados de guerra)no tempo do rei Saul. E esse foi um caso denunciado por esse grupo do MP composto pelos profetas Natã, Gade e outros da época. 

Mas assim Jesus continua nos falando em seu discurso do bom pastor; O mau líder e funcionário público e pastor nada faz, porque não é um bom pastor. Ele está ocupando o lugar de pastor, tem o cargo de ofício público apenas. Este não tem cuidado com as feridas das ovelhas, ele é descuidado, quando as ovelhas que estão doentes e enfermas, ele não aplica os devidos remédios,tem uma função, é um administrador de Igrejas, preocupa-se apenas com os impostos, com as taxas de renda e com os dízimos,ofertas e doações. 









Sua Igreja é administrada como uma empresa, deve gerar lucros e rendas. Não é uma associação de amigos de fé e caridade. Este falso pastor quando vê chegarem o lobos e homens lobos ele foge,porque não tem cuidado com as ovelhas. Perguntamos: 


Porque ele foge...? Foge porque não é o verdadeiro Pastor. As ovelhas não reconhecem a sua voz de comando e de ordem. O verdadeiro pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Conforme Jesus nos falou em ( João 10:11-14)


Pr. Alfonso Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário