"Em verdade vos digo disse Jesus:
Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe e o que busca encontra,e ao que bate abrir-se-lhe-á. (Mt.7;7-8)
Conta-se uma história que Aladim o grande mágico; Certo dia estava a beira mar visualizando a praia assim nos diz a lenda. E por lá apareceu um homem que tinha muitos pedidos a fazer-lhe; Então o homem contou ao mago a sua história triste e sua carência na vida; e o mago concordou em ajudá-lo em suas necessidades. E o tal homem carente poderia lhe fazer três pedidos, mas diante mão, Aladim já o advertia dizendo: Faça os três pedidos com fé e clareza: Caso contrário o teu pedido não poderá ser atendido. Mas o tal homem que era "gago "e tinha uma grande deficiência em pronunciar corretamente as palavras, não pode ter seu pedido atendido em nenhum dos seus três pedidos. E eu fico imaginando que assim mesmo somos nós diante de Deus. Não recebemos nada de Deus porque não sabemos pedir bem, e pedir com fé, sem nada duvidar, caso contrário, e o nosso pedido vai para o "buraco negro das ondas do mar", assim como se expressa o apóstolo Tiago.
Assim nos incentiva o grande Mestre a "pedir bem" e ( Pedir,Bater e Buscar) com insistência e sem duvidar; porque o homem que duvida é semelhante as ondas do mar que é levado pela força das águas do mar de um lado para o outro.(Tg.1:6) E seu pedido vai se desvanecer como as ondas do mar que batem nas pedras das encostas das "grandes pedreiras dos oceanos". As suas palavras e "pedidos vãos" vão se esmiuçar, como acontecem nos grandes estrondo das ondas do mar, como compara o apóstolo Tiago. Assim ele nos incentiva a "pedir,buscar e bater" nessa linha de pensamento. Ora o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia bem as ondas do mar, e também conhecia o vento e conhecia as marés. E ele nos acrescenta dizendo mais: "Pedis e não recebeis porque pedis mal..."(Tg.4:3) e completa nos dizendo; pedis para gastardes em vossos deleites..."
De onde vêm as
guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto a saber dos
vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais
e nada tendes; matais e sois invejosos e nada podeis alcançar;
combateis e guerreais e nada tendes porque não pedis. Pedis e não recebeis porque pedis mal para o gastardes em vossos deleites. (Tg.4:1-3)
Ora vamos refletir nesse tema maravilhoso do "bem pedir e pedir bem, pedir com graça". E se pedir somente para ganhar e para acumular tesouros na terra... poderá ser comparado ao pedir mal para depois gastar nos "nossos deleites e na extravagância, e na luxúria, podemos incorrer no erro do pedir mal" e o supremo ser poderá reter o nosso pedido.
1. PEDIR BEM
Mas a maior ação do pedir bem e pedir com graça,está na ação do pedir para dar a outrem. Pedir para dar e pedir para doar-se. O pedir a salvação dos homens e mulheres que se acham perdidos nas travas do pecado. Outra boa ação do pedir bem é pedir a salvação dos nossos filhos, é pedir a salvação do nosso bairro, é pedir a salvação da nossa cidade etc. Isso é pedir bem, isso é pedir com graça. Nos diz o texto sagrado que o nosso Mestre vinha com seus discípulos rumo a Jerusalém; e de longe ele disse em tom profético as imprecações contra as cidades impenitentes de sua época, que estão descritas abaixo.
Oh Jerusalém eu quis te ajuntar como uma galinha ajunta os seus "pintinhos" ao meu redor e os acolher debaixo de muas asas, mas tu não quisestes...? E disse mais as cidades de Corazim e Betsaida e outras;
Ai de ti Corazim,
ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom se fizessem as
maravilhas que em vós foram feitas, já há muito tempo estariam assentadas em saco e
cinza, se teriam arrependido.Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo do que para vós. E tu Cafarnaum que te levantaste até ao céu até ao inferno serás abatida.Textos de Lucas em (Luc.10;13-15) Aqui meus amigos e irmãos vemos o grande valor do pedir bem em favor dos homens maus que se acham perdidos nas trevas do pecado, na descrença, e na maldade de seus atos pecaminosos.
2. O PEDIR COM GRAÇA
Vamos rever a história do diácono Estevão o primeiro mártir cristão. A pregação de Estevão;
E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Atos 6:8-10
O poder do sermão de Estevão: E o que acontecia com os fariseus quando ele pregava e pedia pela salvação dos povos e dos judeus.?
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. Atos 7:48-53
E O QUE ACONTECEU COM A PREGAÇÃO E PEDIDO DE ESTEVÃO?
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:54-58
3. PEDIR - BUSCAR E BATER \- O Pedir com insistência com Deus. O saber pedir bem é um estado de dependência de Deus. E Deus ama quem dá com alegria. E digo mais quem pede é um ser que deve se humilhar na frente dos outros, e deve pedir com sabedoria, com humildade e com persistência e com graça; caso contrário não irá receber nada.
Conta-se a história de um missionário que foi para a África para pregar o evangelho. Ele era jornalista de profissão, professor e depois pastor. Seu nome era Russel Herman Conwell que nasceu em 1843-1925. Depois de uma certa idade ele sentiu o chamado de ir para África para pregar o evangelho na África. Mas sentia que Deus o chamava para o ensino, e recebeu a revelação de começar pelas Escolas na África pobre. E Deus lhe garantiu numa revelação de que ele seria vitorioso em seu projeto. Então ele começa a sua dura jornada pelo mundo o de "pedir e pedir bem". E o que ele faz? Ele começa a percorrer o mundo inteiro para PEDIR ajuda aos africanos para fundar uma Escola, e todos riam dele. Quando ele passava pelas Igrejas, empresas, rádios, jornais etc.E nada de receber, não recebia nada. E todos riam dele e diziam; você deve desistir desse seu plano maluco. Ele dizia: Deus proverá. E encurtando a nossa história ele nos diz; Que depois de fazer a sua milionésima palestra sobre o seu projeto e já desanimado; Alguém lhe disse numa igreja: Missionário você pode contar comigo, eu apoio o seu plano. E depois apareceu mais, mais outro, e mais outro etc. E depois ele tinha conseguido arranjar um milhão de dólares em dinheiro para sua obra. E assim ele fundou a maior Escola de Ensino da África do Sul.
E depois ele vai nos contar a bela história e um homem que procurava ouro, pedras no mundo,e mais precisamente foi para Africa do Sul, e lá procurou por ouro, pedras preciosas, comprou uma fazenda e começou a cavar, cavar, garimpar, e depois de muito tempo ele achou uma pepita de diamante pequena, e desistiu do seu campo e foi para procurar as pedras preciosas por toda a África. Mas de muito tempo desistiu e morreu afogado,pois não conseguiu achar o ouro, e nem as pedras preciosas que ele tanto queria. Ele achou que lá não tinha mais nada. E vai e vende aquele campo. Resultado; Um outro homem comprou aquela fazenda, e não procurava ouro, nem prata, e nem pedras preciosas, apenas trabalhava e plantava com pasciência na terra, e criava gado etc. Certo dia um dos seus empregados foi para o campo para arar e plantar na terra. E de repente ele acha uma pedra estranha e grande que brilhava, achou-a bonita e a levou para casa e mostrou-a ao seu patrão. E o que fez o seu patrão? A colocou em sua sala para enfeitar, porque ela brilhava muito. E se passaram alguns meses; esse novo fazendeiro recebeu a visita de uns homens que procuravam diamante raros e pedras preciosas naquela região.E tais homens foram para a casa deste novo fazendeiro, porque achavam que o seu amigo ainda morava lá.? Mas não, disse o fazendeiro, ele vendeu a fazenda para mim,e eu sou o novo proprietário indagou.O homem que vocês procuram morreu afogado no rio. E os visitante ficaram impressionados com sua história e morte, e depois de ouvir pacientemente se levantaram para sair.
E antes de sair de sua casa,um dos visitantes olhou para o canto da sala e viu lá uma pedra que brilhava muito, e perguntou ao fazendeiro dono da casa; Posso dar uma olhada naquela sua pedra? E dono da casa falou, pode sim, E homem se aproximou da pedra e a examina com mais cuidado,e de repente ele pergunta ao fazendeiro; Em que lugar você achou essa pedra? E o fazendeiro lhe mostrou o local. E os homens levaram um pedaço de sua pedra para examinar com mais cuidado. E depois de uns dias eles retornaram para a casa do fazendeiro e queriam a todo custo comprar aquela fazenda.Mas o fazendeiro não queria vendê-la.E depois o fazendeiro descobriu que a sua fazenda tinha a maior mina de diamantes e pedras preciosas da Àfrica.
Aplicação da Mensagem.
DO PEDIR, BUSCAR, E BATER - São três verbos que se resumem em um só; esses verbos nos falam que devemos insistir em nossa busca, com paciência e com fé, nada duvidando. Porque quem duvida se assemelha as ondas do mar. E quem duvida e tem pressa perde a benção. Mas devemos trabalhar e buscar com persistência. Assim como fêz o novo fazendeiro, ele cultivava a terra com paciência, sem pressa.
Meus irmãos vemos aqui o maior exemplo da vida do pedir e pedir bem, não para gastar em nossos próprios deleites como nos ensina o apóstolo Tiago, mas PEDIR, e pedir bem para ajudar os outros na sua conversão a Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.
Rev. Alfonso Czaplinski
Aplicação da Mensagem.
DO PEDIR, BUSCAR, E BATER - São três verbos que se resumem em um só; esses verbos nos falam que devemos insistir em nossa busca, com paciência e com fé, nada duvidando. Porque quem duvida se assemelha as ondas do mar. E quem duvida e tem pressa perde a benção. Mas devemos trabalhar e buscar com persistência. Assim como fêz o novo fazendeiro, ele cultivava a terra com paciência, sem pressa.
Meus irmãos vemos aqui o maior exemplo da vida do pedir e pedir bem, não para gastar em nossos próprios deleites como nos ensina o apóstolo Tiago, mas PEDIR, e pedir bem para ajudar os outros na sua conversão a Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.
Rev. Alfonso Czaplinski
Nenhum comentário:
Postar um comentário