sábado, 21 de maio de 2016

1º DE MAIO DIA DO TRABALHO - MOMENTOS DE CRISE

Disse Jesus Cristo: "Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também..."
Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3,4

     “Era  da adoração do bezerro de ouro” E a era dos adoradores do "deus do lucro" e dos adoradores do nada fazer e do cultivo da preguiça. E quem são os milionários e bilionários da era moderna.? E o seu trabalho escravo na era moderna, como bem nos relata o autor Aluísio de Azevedo em seu livro "O Cortiço" e o trabalho escravo e pós-escravo no Brasil colonial, e no Brasil da era moderna ou da era tecnológica.

"...Aqui  e  ali, por  toda  a  parte  encontravam-se trabalhadores, uns  ao  sol, outros  debaixo  de  pequenas  barracas feitas  de  lona ou  de  folhas  de  palmeira. De um lado  cunhavam  pedra  cantando, de  outro a  quebravam  a  picareta; de  outro afeiçoavam  lajedos a  ponta  de picão. Mais adiante  faziam  paralelepípedos a  escopo  e  macete. E  todo  aquele  rintintin  de  ferramentas e  o  martelar  das  forjas, e  o  coro  dos  que  lá  em  cima  brocavam  a  rocha  para  lançar-lhe  fogo, e  a  surda  zoada  ao  longe, que  vinha  do cortiço, como  uma  aldeia  alarmada; tudo  dava  a  ideia  de  uma  atividade  feroz, de  uma  luta  de  vingança  e ódio. Aqueles  homens  gotejantes  de  suor, bêbados  de  calor, desvairados  de  insolação, a  quebrarem, espicaçarem,a torturarem a pedra, mais se  pareciam  um  punhado de  demônios na sua  impotência contra  o  impassível  gingante  de  pedra ( Em sua frente) que os  contemplava  com  desprezo  imperturbável  a  todos  os  golpes e  a  todos  os  tiros  que  lhe  desfechavam  ao  dorso, deixando  sem  um  gemido  que  lhe  abrissem  que  lhe  abrissem  as  entranhas  de  granito..."
Na citação  o  Cortiço e dos  trabalhadores  na  Pedreira. 

(Texto narrado  com detalhes pelo escritor Aluísio  de  Azevedo  no seu livro "O Cortiço" pág. 44, Em  tempo de trabalho escravo no Brasil, e tempo de escravidão e pós  escravidão  da  Era  Colonial  Brasileira.)

Figura abaixo mostra do "mar de lama" na tragédia do Município de Mariana de (MG)da mineradora Samarcos.É uma cena apocalíptica pela busca desenfreada por jóias e minerais, e a ganância dos mineradores e garimpeiros da modernidade...
                                                      Imagem google 2016
Se prestarmos atenção na bíblia nos vamos verificar que o capítulo treze de Mateus Jesus vai nos falar sobre o trabalho no campo e as comparações do "trabalho" com o reino dos céus.Ora ele compara o reino o céus ao trabalho de um agricultor-lavrador ou semeador que semeia o seu campo, semeia o trigo e com o trigo vai nascer o joio. Mas nesse capítulo vamos nos a ter ao trabalho na busca do reino dos céus pelo garimpo de pedras preciosas, das pedras de valor. Onde elas se encontram? Ora as pedras de valor e metais preciosos encontram-se na terra. E Cristo disse que nós temos quatro tipos de solos; primeiro é  o solo do caminho dos viandante e ciganos pelos caminhos das arábias,os que não chegam a lugar algum.E o solo pedregoso, que simboliza o coração endurecido.o solo espinhoso que é o tipo de coração crítico e pessimista. E o bom solo, ou bom coração. Aquele em que se semeia, nasce, cresce, floresce e amadurece. E colhe-se a 30%, a 60 %, e a 100%. E o que o solo figuradamente simboliza o coração do homem líder e da mulher de alto valor. essa é a terra boa 

E Jesus vai falar e nos perguntar; porque os homens não querem saber mais sobre o reino dos céus? Quando disse:"Buscai em primeiro lugar o reino dos céus e a sua justiça; e as demais coisas vos serão acrescentadas..."(Mt.6:33)e ele quis nos dizer mais: (trabalhai mais, fazei mais buscas, use mais sua inteligência, sua sabedoria etc.) na busca do reino dos céus? E por outro modo Cristo admirava-se porque os homens não valorizavam a busca do conhecimento do reino dos céus e sua justiça, uma boa justiça. Uma justiça que é boa, pois assim nos diz o salmista (Sl.121:5-6) Lá (em Jerusalém) no reino dos céus estão fincados os tronos da boa justiça". Mas os homens daquela época como na nossa época amaram mais as trevas do que a luz da justiça do "reino dos céus".

E assim como acontece hoje no trabalho e na ganância da busca e do trabalho escravo, na busca das coisas terrenas, e a ganância das pessoas e empresas na busca e na procura e no achar ouro,prata, pedras preciosas, pérolas na terra etc, E as empresas Mineradoras e a sua ganância é grande nos dias de hoje. Haja visto,vemos pelos meios de comunicação a grande tragédia ambiental que ocorreu na cidade de Mariana no estado de Minas Gerais na empresa mineradora Samarcos, uma empresa subsidiária de outra grande mineradora e exploradora de minerais e pedras preciosas chamada de Vale do Rio Doce. Como é grande a ganância e "obsessão" pelo lucro dessas empresas. E são enormes os males que eles causaram e causam ainda para as cidades ribeirinhas dessa região e toda a extensão do Vale do Rio do Doce, e sua afluência até chegar ao mar. É a morte de todos os peixes das fontes da águas e dos rios. 

E parece que o nosso governo assiste a tudo isso sem tomar uma posição firme contra essas mineradoras e nossas exploradoras, e exploradoras dos seres e humanos que estão na região, e estão sofrendo as maiores aflições de sua vida. E parece que não receberam e nem recebem apoio da empresa que causou estes grandes males ambientais na região. Assim nos informa os jornais e meios de comunicação que temos visto. É o desespero humano sem precedentes. E eles poluíram com seus dejetos industriais e minerais os rios, as fontes das águas, toda a vegetação da região, e morreram os peixes, os animais, os pássaros etc. 

E o pior de tudo isso, que por detrás destas grandes corporações e mineradoras estão os grandes grupos empresariais e exploradores nacionais, e internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, China, Japão etc. E parece que contra eles não existe lei e justiça em nosso país. Pois eles manipulam tudo e a todos, e roubam e assaltam as nossas minas e levam para fora do país os nossos minerais preciosos e de alto valor e que no futuro próximo de alguma forma sentiremos a falta destas minas. Embora o nosso Brasil seja um país rico e abençoado por Deus. Mas mesmo assim nós brasileiros devemos cuidar bem do que Deus nos deu. E as nossas autoridades devem vigiar de perto essas mineradoras que nos assaltam e destroem toda a nossa fauna, flora e riquezas minerais e belas fontes de águas cristalinas que temos e que Deus nos agraciou em sua bondade.


Ora, este tipo de trabalho e mineração e garimpo e do "garimpo sujo e irresponsável" das mineradoras estaria relacionado ao dizer da professora Rita: Sim eu creio que sim, e que a professora Rita da UFSC. estaria com a grande razão. E sua "urgente edução e re-educação das nossas empresas mineradoras e garimpadoras do solo e sua "busca desenfreada pelos minerais e pedras preciosas". Assim não dá mais, assim desse jeito de garimpar, nós não podemos permitir e nem deve continuar. O governo e os nossos órgãos do IBAMA e outros órgão de defesa do meio ambiente devem agir e agir rápido.


Trabalhar não quer dizer, fazer apenas uma tarefa por se fazer; Trabalhar segundo a professora Rita quer dizer, ter uma atividade de relacionamento do sujeito com a natureza e com o meio ambiente, relacionamento do sujeito consigo mesmo e o relacionamento do sujeito com as outras pessoas enquanto seres que pensam, que sofrem, que se frustram e que nem sempre possuem a devida persistência de levar uma tarefa até o final. Portanto, nós como professores(as) como agentes da educação podemos aplicar o trabalho educacional como uma tarefa de responsabilidade social. Pois com nosso trabalho de educadores e professores devemos produzir, o bem social como um todo e para todos.

                                 Resultado de imagem para imagem de uma formiga trabalhando
É dia do trabalhador, é dia do trabalho. E agora o que fazer? Mas por outro lado ficar sem trabalho e sem renda mensal, nós nos tornamos em seres inúteis. E não existe nada pior do que ter esse sentimentos de inutilidade, do nada fazer, da preguiça desenfreada, e do desleixo continuado. Salomão o rei sábio dos tempos antigos já dizia: Vai aprender a trabalhar com a formiga óh preguiçoso! Pois ela não tem chefe e já de manhã bem cedo ela se levanta e vai trabalhar...(Pv.6:6-11)

Vai ter com a formiga ó preguiçoso olha para os seus caminhos e sê sábio. Pois ela não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.Ó preguiçoso até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 6:6-11

TRABALHO  ESCRAVO  NO  MUNDO  ANTIGO - COMO  A  PALAVRA  "TRABALHO" FOI  SENDO  ADAPTADA  COM  A  HISTÓRIA EM  TODAS  AS  NAÇÕES   E CULTURAS DO  MUNDO MODERNO


Vale  a  pena  ressaltar  que  na  antiguidade  a  palavra  "trabalho" estava  relacionada  à escravidão, ao  trabalho  escravo. Os  escravos  não  tinham  direitos  a  nada. Deveriam trabalhar  de  sol  a  sol. Deveriam trabalhar sete  dias  por  semana, sem  direito  ao   descanso, lazer, férias, nada. Eram  os  escravos  que  faziam  as  tarefas  mais  cruéis  da  vida. Os  senhores  dos  engenhos, os  altos  funcionários  públicos  tinham  todas  as  regalias.

Daí, até  os  dias  de  hoje  permanece  a  ideia  na  mente  do  inconsciente  coletivo de  trabalho; Quando  falamos  sobre  trabalho  com alguém  hoje  em  dia, esta é  a  primeira  impressão  que nos vem  a  mente. Trabalho- Como  forma  de  maldição, de  castigo  dos  deuses, pois  foi  isto  o  que  aconteceu  no  Jardim  do Èdem . Quando  Deus  ficou  irado  com  o  primeiro  casal  humano  Adão  e  Eva  foram  castigados  e  amaldiçoado  ao  trabalho  duro  e  mais, foram  expulsos  do  paraíso  terrestre. E  Deus  disse  mais:  Adão -  Maldita  é  a  terra  por  tua  causa - por  causa  de  tua  desobediência  a  mim. Com  o  suor  de  teu  rosto  comerás  o  teu  pão. E  disse  mais  Deus: A  terra  produzirá; cardos  e  abrolhos, pragas  e  insectos, doenças  irão  atingir  você?

Definições  sobre  a  palavra  trabalho :
Vem da palavra  - Érgon  -  do  grego antigo e bíblico que chegou até  nós hoje é a  palavra  "ergonometria"  ou  a  força  taurina  etc. São  expressões  que  denotam  uma  fonte  de  energia  que  é  gasta  por  alguém contra a sua boa vontade.

Do  latim  temos  a  palavra - Labor   ou   Tripalium
A origem da palavra trabalho - A palavra “trabalho” vêm do latim TRIPALIUM. Mas que diabos significa isso no latim? Tripalium era um instrumento de três (tri) paus (palium) fincados ao chão em forma de pirâmide, no qual os agricultores batiam o trigo e as espigas de milho para rasgá-los ou esfiapá-las (tirar aqueles cabelos suados). etc; Mas os romanos  para variar transformaram o tripalium em um instrumento para torturar os coitados.
E quem eram esses coitados? Os escravos e os camponeses miseráveis e os"pobrinhos" que não conseguiam pagar os impostos (as pessoas que realmente trabalhavam naquela época). Com o passar do tempo, essa palavra foi associada a “realizar atividades com um certo esforço” (pode ser esforço físico, ou trabalho escravo e chato mesmo). O mais engraçado é que naquela época, o “trabalhador” era torturado pelo carrasco que cuidava da galera no tripalium – ao contrário de hoje, em que o trabalhador é  aquele  que  dá  o  duro  todos  os  dias.? E  ainda  mais;

DO  INGLÊS  WORK -  NO  ALEMÃO - ARBEIT - VERK -  DO  POLONÊS - ROBOTA
E assim  por  diante, A  era  moderna  a  nossa  tecnologia  vem   usando  o  termo  da  robótica, que vem  da  palavra  do  Esperanto  ou  latim  de  ROBOT  OU ROBÓTICA, É   uma  atividade  de  trabalho estafante, ou  são  algumas  atividades  ou operações  feitas  por  homens  e  máquinas em  uma  empresa  ou  em um órgão  público que leva muitos ao desgaste mental e físico.etc. 

Essa é a ideia que foi passada para as novas gerações. E não o trabalho como uma benção de Deus em Cristo. O apóstolo Paulo deu uma nova ideia de trabalho, de dons e talentos  a Igreja aos cristãos de Corinto quando dizia: 

Acerca dos dons espirituais não quero irmãos  que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios levados aos ídolos mudos conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons  mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios  mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações  mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro pelo mesmo Espírito a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1 Coríntios 12:1-12 
Agora então através da ajuda e da ação do Espírito Santo em cada um de nós, o nosso trabalho se transforma em alegria, prazer e bênção para nós e para os outros.

APLICAÇÃO DA MENSAGEM  - A AJUDA - O CAMINHAR A SEGUNDA MILHA

Como vencer a nossa crise de cada dia? Nem sempre temos as respostas prontas  e nem sempre sabemos o que fazer quando a crise nos ataca. Porque quase sempre a crise nos ataca inesperadamente,  e ela vem sem aviso prévio. E de repente o patrão da empresa que trabalhamos nos alerta de que devemos passar no departamento pessoal, e eles nos acrescentam dizendo: "Você está despedido,lamento, a nossa empresa está em crise, estamos cortando gastos...? E daí queremos discutir dizendo: Mas represento um gasto para a empresa? Mas logo se descobre que não adianta discutir com o chefe, pois ele afirma: São ordens superiores. Pois essa mesma crise foi provocada pelos bancos, pelas empresas multinacionais, pelas empresas transacionais etc.São os nossos ricos e bilionários do planeta. Eles manipulam tudo, é a nova ordem mundial. Em nosso mundo globalizado e manipulado pelos nossos adoradores do deus "Mamom" "deus do ouro e deus do lucro". Nós estamos  na era da adoração do vil metal, do dinheiro, da fama, do poder, do prazer etc.

E foi por esse motivo que Cristo disse aos seus discípulos e ao povo em geral que o seguia: Não andeis ansiosos dizendo que comeremos? o que beberemos, e com que nos vestiremos? Enquanto uma parte da população se preocupa demais em adquirir riquezas e acumular ouro, prata, dinheiro, e pedras preciosas etc.. Há outros que não estão nem aí para a vida. É como nos diz a música brasileira;"Não tô nem aí... Não tô nem aí... para os seus problemas..." Parece-nos que é assim mesmo que a nossa classe política canta e fala para com os reclames urgentes dos trabalhadores, e de seu povo oprimido, e pela classe empresarial do nosso planeta desse mundo globalizado. Conforme temos visto pelos meios comunicação do "desastre apocalíptico" que ocorreu na cidade de Mariana (MG) e pela ganância mineradoras e pela busca desenfreada pelo ouro, prata, e pedras preciosas e pela obsessão ao lucro. 


Momentos de Crise - Esse é o momento especial de nossa vida, é o momento de se trabalhar mais, de se esforçar mais, de estudar mais, de buscar mais oportunidades. Enfim, é um tempo de se fazer mais relacionamentos, do sair do feijão com arroz. Sair da mesma rota da estrada, da estrada repetida.É preciso arriscar a segunda via da estrada, ou fazer como nos ensinou Jesus Cristo do andar "a segunda milha" da estrada para ajudar a quem nos pede ajuda nesta hora de crise. Pois a nossa resposta está na "segunda milha", na "segunda via" de mão. Sabemos que o nosso Brasil pede essa ajuda, os pobres brasileiros pedem essa ajuda; os nossos empresários brasileiros pedem essa ajuda. Então perguntemo-nos uns aos outros, quem pode me ajudar.? A resposta é você mesmo, você que está ao meu lado.? Caminhe a segunda milha comigo e me ajude por favor.? Nosso Brasil está ferido e deprimido pela "depressão financeira", depressão moral e depressão política que se abateu sobre o nosso pais. E também pela bagunça política que foi causada pela nossa "classe política", a "classe corrupta",  e pelos dirigentes de nossa nação que só pensam em em si mesmos quando assumem o poder desse imenso país, que é um país de extensão continental. Então vamos estudar algumas razões sobre o trabalho e sua origem na história humana e mundial que chegou até nós hoje. E peçamos orando que  o nosso Bondoso Deus nos ajude a vencer mais esta parada, e que a Igreja de Jesus Cristo que está passando aqui em nosso Brasil, e em outras nações do mundo que estão em uma situação pior.
Alfonso Czaplinski




  

domingo, 8 de maio de 2016

PASTORES E POLÍTICOS DO POVO

INTRODUÇÃO - "Se o Senhor é o meu pastor nada me faltará ..." Em especial no velho testamento os políticos e líderes das nações eram chamados de pastores do povo.Hoje em dia temos pastores em todas as áreas do saber humano; quer seja na política, nas ciências, nas artes,na educação,na saúde, na magistratura, no trabalho, etc. 


O que significa ser um pastor político? Segundo a bíblia pastor vem da raiz do grego antigo de "Poimenoi" Ancião, o mais velho, o líder ou aquele que aconselha, aquele que está na função educadora, aquele que preside e administra. E ou "pastor político" aquele que dirige o povo, aquele que dirige as massas famintas e sedentas de direção, aquele que administra o nosso salário, fixa o nosso ganho mensal (salário mínimo de miséria) e ganho mensal, votam as leis, discutem as leis populares, fixam os impostos, destinam as verbas da saúde, da educação, a moradia, as leis criminais, administração das cidades etc. E agora vemos como eles nos enganam e nos maltratam.

I. PARA ELES ENTREGAMOS OS NOSSOS COFRES DO DINHEIRO DAS CIDADES

E a eles nossos líderes e pastores-políticos do povo nós lhes damos tudo, damos a carta branca para nos governar e administrar a nossa casa, o nosso país. E confiamos tudo a eles, sem pedir conta do que fazem e como gastam;e a eles nós damos as chaves do nosso cofre, o cofre do dinheiro publico do nosso banco central, dinheiro do seguro social,do INSS, banco federal, bancos estaduais, bancos municipais, do conselho das cidades, educação, saúde, salário emprego, salário-desemprego etc. E somente agora em 2016 nosso povo acordou, e está acordando para a causa pública, mais muitos ainda dormem para a causa pública. E recentemente a câmera federal e o senado brasileiro estão votando as leis de responsabilidade fiscal. Isto é, os nossos líderes dos governos, federais, estadual e municipal, não poderão gastar mais do arrecadam, e devem prestar contas o que fazem e como gastam o nosso dinheiro. E torna-se em crime considerado "hediondo" para os líderes de governos e funcionários públicos que enriquecem a custa do desvio de verbas dos cofres públicos, isto é roubo; e aos corruptos prisão e cadeia neles. Pelo projeto de lei de iniciativa popular e da promotoria federal, e as 10 medidas de combate a corrupção  que tramitam na câmara federal. Com votação de urgência, urgentíssima. 

E esse projeto já se arrasta na câmara para votação a mais de dois anos, e está na pauta de espera, e não anda nem com "reza braba". Pois os corruptos e maus pastores políticos odeiam esses projetos populares, e de iniciativa popular.Eles não querem votar essas leis que são boas para o povo, e que são de inciativa popular. E outra coisa terrível que eles nos enganam é nessa chamada de "dívida pública" ou seja dívida interna e externa. A nossa pergunta aos nossos senadores, deputados e dirigentes é: De onde vem essa dívida?  Que tipo de dívida é esta? Por que nunca se paga essa maldita dívida? É a dívida dos "agiotas nacionais e internacionais", pois isso é um crime praticado contra a economia pública. Eles são deste grupo e fazem parte do "crime organizado", e essa dívida é chamada pelos argentinos de dívida dos "abutres" ou dívida dos "urubus" que "comem carniça podre" dos pobres e favelados das nações. E eles são investidores americanos e estrangeiros? Ou de origem desconhecida? Coisa que a Argentina colocou um fim fazendo uma boa auditoria. Mas o nosso Brasil nunca faz isso. Pois isso desagrada esses e agiotas carniceiros. E perguntamos: por que o nosso governo brasileiro não faz o mesmo? Como os argentinos fizeram? Por que eles nos maltratam tanto? E nosso governo brasileiro deixa, e faz vista grossa em tudo isso. E deixam que os investidores, banqueiros  estrangeiros e nacionais nos exploram tanto? Eles comem nossa carne, o nosso leite, o nosso feijão com arroz, a nossa aposentadoria etc. Senhores Deputados federais e senhores senadores vamos fazer uma boa "auditoria em tudo isso"....? Assim não dá mais para continuar.

E também são eles que impõe sobre nós as leis e a paz social. E aos pastores da saúde do corpo, da cura interior, orientação médica da saúde, que são os nossos pastores médicos da cura do corpo e cura interior, que são os psiquiatras, psicólogos, educadores etc. E como vemos hoje em dia essas funções estão nas mãos dos nossos homens públicos. Ora quem faz isso hoje em dia são os nossos homens públicos, são os nossos "bons" ou "maus funcionários públicos" que são escolhidos e eleitos pelo povo em geral. E pelas nossas leis eleitorais eles estão habilitados para dirigir as cidades, dirigir as massas e as pessoas individualmente e coletivamente. Portanto tomemos muito mais cuidado daqui para frente com os nossos líderes públicos e políticos, na dia da eleição; porque um "mau político" ou um "bom líder" está investido de autoridade que vem de Deus. E tomemos cuidado na hora de eleger estes homens e representantes do povo para não sofrer e chorar depois.

II. MAS NA HORA DA NOSSA MAIOR CRISE ELES NOS ABANDONAM 

E vemos claramente esse fato de abandono pelos pastores-políticos no velho testamento, quando Deus chama e de "meu servo" o rei Ciro que era um cidadão Medo-Persa, um rei pagão, porque os líderes e pastores do povo, seus líderes haviam abandonado o seu povo, no tempo do cativeiro babilônico dos judeus no ano 480 AC aproximadamente./ Foi justamente isso que os grandes profetas e capelães de guerra falaram a respeito, homens tais como profeta Isaías, profeta Daniel, profeta Ezequiel, profeta Jeremias e tantos outros. Eles presenciaram a tudo isso bem de perto, e viram o abandono dos grandes líderes e pastores judeus que abandonaram o seu povo nos momentos de maior crise da história,quando estavam com o seu povo no cativeiro Babilônico.

E agora quando estavam se preparando para saída, para retornar a Terra prometida Israel, de onde haviam sido levados para os campos de concentração de Babilônia antiga. Fato esse que está registrado no livro dos profetas e capelães de guerra no tempo de seu exílio do antigo testamento. E conforme lemos no texto do livro do profeta Isaías em (Is.45;1-3) E também no livro de Ezequiel o mesmo profeta-capelão que era capelão de guerra. E como todos eles estavam abandonados pelos grandes líderes e pastores políticos do povo, e ele o profeta Ezequiel que estava preso juntamente com o seu povo nos campos de concentração junto aos rios de Babilônia da época. Ele se expressa assim sobre sobre os maus líderes de governos dos tempos passados e tempos presentes. Foram pastores-políticos do povo que no cativeiro babilônico haviam abandonado o seu povo ao léu da sorte; e foi por causa deles que Deus resolve castigar o seu povo. E foram eles os maus pastores que de uma certa forma empurraram o povo para o castigo a caminho do cativeiro babilônico. O povo de Israel antigo, a igreja do velho testamento. E após o cativeiro haviam sido abandonados pelos líderes de seu povo, sua Igreja. E Deus diz mais através de seu profeta Ezequiel e outros profetas de uma forma profética e usa as simbologias e parábolas: "Ferirei o pastor ou os (pastores) e as ovelhas se dispersarão...". 

Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Ezequiel 34:8

Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ezequiel 34:2

III. APRENDAMOS A ESCOLHER OS NOSSOS LÍDERES

E oremos para que Deus nos ajude no dia das eleições para não cairmos na ciladas do diabo que é pai da mentira. Porque hoje em dia é isso que os nossos maus políticos-pastores fazem é mentir, como faz o satanás. E ainda como temos visto hoje em dia na operação de guerra e chamada de "operação lava jato" que é uma ação contra os nossos maus políticos e pastores do povo, também presenciamos  pela TV e mídia em geral como se torna difícil tirarmos esses homens e  essas pessoas do poder. Pois eles não querem mais sair do cargo. Querem um cargo vitalício. Esses maus políticos-pastores querem se perpetuar no poder. Então no dia da eleição diga não a re-eleição.
                          (Textos  salmo  23  e  evangelho de  João 10)
               O rei Davi um bom exemplo de pastor-político da antiguidade 
                           
Em figura abaixo símbolo dos nossos pastores-políticos e representantes do povo como deputados, senadores,presidentes que roubam o seu povo e guardam o dinheiro dentro de suas cuecas e bancos, bancos dos paraísos fiscais etc, é um símbolo de corrupção e safadezas na vida pública brasileira, é uma vergonha nacional...E também dentre os maus pastores estão os maus empresários-pastores,osjuízes-pastores,osprofessores pastores,osmédicos,psicólogos,psiquiatras-pastores do povo, os prefeitos-pastores das cidades etc. 

                                     E quando tudo isso vai parar de acontecer em nosso Brasil?                                                         Fonte google 2012 - 2016


IV. REI DAVI O EXEMPLO DO BOM PASTOR- POLÍTICO

O salmo vinte e três é chamado de salmo das peregrinações e das romarias no deserto das Arábias. Salmo este que foi escrito pelo rei Davi,  que viveu em meados dos anos de 1050 a 950 A.C. Foi com certeza uma época muito conturbada. Os judeus procuravam um líder de mão forte para guiá-los em seu reinado e em sua vida pública.Tinham nesta época uma política mista de Teocracia e Democracia.Mas nada dava certo pela maneira de se governar o país. Este foi um tempo do governo de juízes e dos justiceiros sociais, era um tempo sem leis;e em semelhança das terras do velho Oeste americano, como acontecia nos filmes. Nenhum líder era capaz de entender o povo de Israel com sua multi-cultura adquirida de todos os povos nos quais eles passaram e foram escravizados. Eles precisavam de um bom pastor versado em todas as áreas do saber humano para assim poder guiá-lo nos caminhos do Senhor seu Deus, o Deus de todo o Israel - o Deus e pai de todos os povos e de todas as raças.

Jesus Cristo personifica em si mesmo três ofícios na terra; O rei líder de governo, sacerdote e profeta. E vemos como ele mesmo dialoga e discute com o seu povo o seu melhor plano de governo; e não faz como fazem os nossos políticos na terra que espantam o povo, com gás, com tanques de guerra e tortura etc. Ele ajuda a escolher os doze líderes para governar a terra, na escolha dos doze apóstolos e mais os doze patriarcas do velho testamento que somam vinte e quatro líderes de governo que reaparecem no livro do apocalipse em (Ap. 4:1-10)

                                           

Governar este povo nômade, um povo cigano,um povo cheio de manias, enfim era um povo muito esquisito para se entender e governar. O seu líder deveria ser um homem carismático e ao mesmo tempo deveria ser um homem de personalidade forte e ser um religioso, um homem de fé. Citemos apenas como um exemplo;

Mas governar essas tribos, governar e administrar um misto de raças tipo do nosso Brasil nos dias atuais. Era uma tarefa para um grande homem de carisma social. Governar um povo religioso e crente com idéias radicais e estranhas.Todos estavam empenhados na construção da cidade celestial. Todos estavam a caminho para a nova Canaã celestial.

Foi neste momento que surgiu o pastor de ovelhas que era chamado de Davi dos hebreus. Um homem sem herança de sangue dos nobres e reis conhecidos pela humanidade de então.

Davi tem as suas origens de roça, era criador de carneiros e cabras. Ele começa descrevendo a sua poesia destinada ao seu Maestro Asafe. E ele mesmo descreve em curtas palavras poéticas e proféticas a sua história. Escreve em forma de canto poético ao seu Maestro predileto e de sua banda,e começa seu poema cantando:

"Se o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará"; 
Pois somente o bom pastor conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas o conhecem. "Deitar-me faz em pastos verdejantes,guiai-me as águas calmas e tranquilas". Pois, humanamente isto é quase impossível. Ora, este dizer é de um poeta, pois no deserto não se tem verdes pastos em abundância, digo mais: Achar em pleno deserto um campo de verdes pastos é muito mais difícil. Agora achar águas calmas,somente na fé e na poesia se pode cantar assim:Isto é quase impossível, somente pela fé se poderá achar um campo farto assim no deserto. Somente os poetas podem cantar assim:

Como nos canta o salmista neste poema e como ele mesmo continua nos dizendo: Prepara-me uma mesa farta na presença dos meus inimigos. Perguntamos: Quem eram os inimigos das ovelhas de Davi? Eram os tigres do horto florestal, Eram os chacais famintos do deserto da Palestina, Eram os lobos selvagens, Eram os leões famintos e prontos para atacar as ovelhas gordinhas do pastor Davi.

Mas ele estava lá vigiando as suas ovelhas dia e noite; com os seus ajudantes,  e com os seus cães de guarda cuidando dia e noite. Cuidando nas vigílias da noite para que as suas ovelhas não sejam devoradas pelos seus muitos famintos inimigos que eram os animais predadores. É isto que ele afirma: 
"Se o Senhor Jesus Cristo é o meu Pastor Então, com certeza, Nada poderá me faltar, pela fé eu sinto isso, pela esperança eu aceno para este tempo bom. Jesus disse: eu sou o bom pastor, eu dou a minha vida pelas ovelhas. Agora a certeza que pela fé a minha alma começa a ser alimentada misteriosamente e, como num milagre de multiplicação dos pães no deserto da Arábia, onde Cristo Jesus re-aparece e vai Alimentar milhares de romeiros peregrinos que já estavam desmaiando de fome e sede. Era isso que Davi como pastor e profeta estava vendo e estava profetizando e falando.Pois ele como pastor tinha experiência disto. Ele era o bom pastor com certeza, ele dava a sua vida pelas ovelhas.

V. MAU  PASTOR E MAU POLÍTICO  NÃO  TEM  CUIDADO DE SEUS CIDADÃOS E DAS  SUAS  OVELHAS 

Jesus  começa  dando  um  duro  recado  aos  maus  líderes,  aos  maus  pastores  e  padres,aos  maus  religiosos, aos  maus  políticos, aos  maus  presidentes, aos maus  governadores, aos maus prefeitos, aos maus juízes  etc.  de  dias atuais dizendo:Ai   de  vós! 


E ai de vós escribas e fariseus-empresários, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino do dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?  E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Conforme nos escreve o evangelista Mateus em (Mt.13-19)


No Brasil de hoje ano de 2016 acontece aquilo em que o presidente Getúlio Vargas dizia:
"Os políticos brasileiros roubam de noite, mas o país recupera-se de dia. Mas desta vez o rombo no Brasil foi grande, e o país não está conseguindo se recuperar de dia,como nos dizia Getúlio..."

Temos a corrupção em todos os níveis do saber humano: Temos a corrupção nos esportes, corrupção na saúde,corrupção na ciência, corrupção na política, corrupção na educação,corrupção do judiciário,corrupção nas religiões etc.



Mas o mau pastor o mau funcionário dos governos e da Igreja, o mercenário, aquele que vive somente para ganhar o salário dos órfãos e das viúvas. O salário do governo quer seja como funcionário público, político, Administrador Público, Juízes etc. Esses governantes quando vêem virem os inimigos, os homens maus, os mafiosos e os criminosos que vem invadindo a vida pública; e quando vêem os homens maus e mafiosos que vem invadindo a liderança do Senado Federal, vem invadindo o Parlamento Federal, Estadual e Municipal de seu país eles ignoram ou fogem de sua responsabilidade. E assim também o fazem os pastores de sua Igreja. Esses homens maus nada fazem, eles ignoram e não tomam as providências.  

Esse foi e continua sento o caso das favelas dos Rio de janeiro.Onde o poder público e a Igreja nada fizeram por longos anos e ignoraram os pobres e favelados de todas as favelas do Rio e de todo o nosso Brasil. Assim temos em nosso Brasil por longos anos uma elite político governamental e religiosa que nunca cuidou bem das suas ovelhas digo dos seus cidadãos. Os políticos também são chamados de pastores na bíblia sagrada e em especial no velho testamento. 

Os profetas e pastores do povo e homens de Deus tais como o profeta Natã, profeta Gade, profeta Micaias, e tantos  outros estavam constantemente de olho e em tudo o que acontecia no reinado do rei Davi. Eles eram os chamados de profetas de guerra. E eles falavam em nome de Deus e em nome da Igreja da época. Eles e juntamente com os seus auxiliares da igreja da época, igreja do velho testamento, e que era composta de levitas, sacerdotes e religiosos políticos. Eram o tipo do nosso ministério Público da época mais a igreja e os profetas. No caso em que aplicamos aqui na passagem de (2 Sam.1-20). Na tortura e os maus tratos que  receberam os gibeonitas (refugiados de guerra)no tempo do rei Saul. E esse foi um caso denunciado por esse grupo do MP composto pelos profetas Natã, Gade e outros da época. 

Mas assim Jesus continua nos falando em seu discurso do bom pastor; O mau líder e funcionário público e pastor nada faz, porque não é um bom pastor. Ele está ocupando o lugar de pastor, tem o cargo de ofício público apenas. Este não tem cuidado com as feridas das ovelhas, ele é descuidado, quando as ovelhas que estão doentes e enfermas, ele não aplica os devidos remédios,tem uma função, é um administrador de Igrejas, preocupa-se apenas com os impostos, com as taxas de renda e com os dízimos,ofertas e doações. 









Sua Igreja é administrada como uma empresa, deve gerar lucros e rendas. Não é uma associação de amigos de fé e caridade. Este falso pastor quando vê chegarem o lobos e homens lobos ele foge,porque não tem cuidado com as ovelhas. Perguntamos: 


Porque ele foge...? Foge porque não é o verdadeiro Pastor. As ovelhas não reconhecem a sua voz de comando e de ordem. O verdadeiro pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Conforme Jesus nos falou em ( João 10:11-14)


Pr. Alfonso Czaplinski

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A MAGIA DO PEDIR COM GRAÇA

"Em verdade vos digo disse Jesus: 
Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe e o que busca encontra,e ao que bate abrir-se-lhe-á. (Mt.7;7-8)

Conta-se uma história que Aladim o grande mágico; Certo dia estava a beira mar visualizando a praia assim nos diz a lenda. E por lá apareceu um homem que tinha muitos pedidos a fazer-lhe; Então o homem contou ao mago a sua história triste e sua carência na vida; e o mago concordou em ajudá-lo em suas necessidades. E o tal homem carente poderia lhe fazer três pedidos, mas diante  mão, Aladim já o advertia dizendo: Faça os três pedidos com fé e clareza: Caso contrário o teu pedido não poderá ser atendido. Mas o tal homem que era "gago "e tinha uma grande deficiência em pronunciar corretamente as palavras, não pode ter seu pedido  atendido em nenhum dos seus três pedidos. E eu fico imaginando que assim  mesmo somos nós diante de Deus. Não recebemos nada de Deus porque não sabemos pedir bem, e pedir com fé, sem nada duvidar, caso contrário, e o nosso pedido vai para o "buraco negro das ondas do mar", assim como se expressa o apóstolo Tiago.

Assim nos incentiva o grande Mestre a "pedir bem" e ( Pedir,Bater e Buscar) com insistência e sem duvidar; porque o homem que duvida é semelhante as ondas do mar que é levado pela força das águas do mar de um lado para o outro.(Tg.1:6) E seu pedido vai se desvanecer como as ondas do mar que batem nas pedras das encostas das "grandes pedreiras dos oceanos". As suas palavras e "pedidos vãos" vão se esmiuçar, como acontecem nos grandes estrondo das ondas do mar, como compara o apóstolo Tiago. Assim ele nos incentiva a "pedir,buscar e bater" nessa linha de pensamento. Ora o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia bem as ondas do mar, e também conhecia o vento e conhecia as marés. E ele nos acrescenta dizendo mais: "Pedis e não recebeis porque pedis mal..."(Tg.4:3) e completa nos dizendo; pedis para gastardes em vossos deleites..."


De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto a saber dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; matais e sois invejosos e nada podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes porque não pedis. Pedis e não recebeis porque pedis mal para o gastardes em vossos deleites. (Tg.4:1-3)

Ora vamos refletir nesse tema maravilhoso do "bem pedir e pedir bem, pedir com graça". E se pedir somente para ganhar e  para acumular tesouros na terra... poderá ser comparado ao pedir mal para depois gastar nos "nossos deleites e na extravagância, e na luxúria, podemos incorrer no erro do pedir mal" e o supremo ser poderá reter o nosso pedido.

                                       Resultado de imagem para O pedir bem

1. PEDIR BEM 

Mas a maior ação do pedir bem e pedir com graça,está na ação do pedir para dar a outrem. Pedir para dar e pedir para doar-se. O pedir a salvação dos homens e mulheres que se acham perdidos nas travas do pecado. Outra boa ação do pedir bem é pedir a salvação dos nossos filhos, é pedir a salvação do nosso bairro, é pedir a salvação da nossa cidade etc. Isso é pedir bem, isso é pedir com graça. Nos diz o texto sagrado que o nosso Mestre vinha com seus discípulos rumo a Jerusalém; e de longe ele disse em tom profético as imprecações contra as cidades impenitentes de sua época, que estão descritas abaixo.

Oh Jerusalém eu quis te ajuntar como uma galinha ajunta os seus "pintinhos" ao meu redor e os acolher debaixo de muas asas, mas tu não quisestes...? E disse mais as cidades de Corazim e Betsaida e outras;

Ai de ti Corazim, ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito tempo estariam assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no juízo do que para vós. E tu Cafarnaum que te levantaste até ao céu  até ao inferno serás abatida.Textos de Lucas em (Luc.10;13-15) Aqui meus amigos e irmãos vemos o grande valor do pedir bem em favor dos homens maus que se acham perdidos nas trevas do pecado, na descrença, e na maldade de seus atos pecaminosos.

2. O PEDIR COM GRAÇA

Vamos rever a  história do diácono Estevão o primeiro mártir cristão. A pregação de Estevão;

E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Atos 6:8-10

O poder do sermão de Estevão: E o que acontecia com os fariseus quando ele pregava e pedia pela salvação dos povos e dos judeus.?
                                   Resultado de imagem para a morte de estevão

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas? Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. Atos 7:48-53
                   
E O QUE ACONTECEU COM A PREGAÇÃO E PEDIDO DE ESTEVÃO?

E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:54-58


3. PEDIR - BUSCAR E BATER \-  O Pedir com insistência com Deus. O saber pedir bem é um estado de dependência de Deus. E Deus ama quem dá com alegria. E digo mais quem pede é um ser que deve se humilhar na frente dos outros, e deve pedir com sabedoria, com humildade e com persistência e com graça; caso contrário não irá receber nada.


Conta-se a história de um missionário que foi para a África para pregar o evangelho. Ele era jornalista de profissão, professor e depois pastor. Seu nome era Russel Herman Conwell que nasceu em 1843-1925. Depois de uma certa idade ele sentiu o chamado de ir para África para pregar o evangelho na África. Mas sentia que Deus o chamava para o ensino, e  recebeu a revelação de começar pelas Escolas na África pobre. E Deus lhe garantiu numa revelação de que ele seria vitorioso em seu projeto. Então ele começa a sua dura jornada pelo mundo o de "pedir e pedir bem". E o que ele faz? Ele começa a percorrer o mundo inteiro para PEDIR ajuda aos africanos para fundar uma Escola, e todos riam dele. Quando ele passava pelas Igrejas, empresas, rádios, jornais etc.E nada de receber, não recebia nada. E todos riam dele e diziam; você deve desistir desse seu plano maluco. Ele dizia: Deus proverá. E encurtando a nossa história ele nos diz; Que depois de fazer a sua milionésima palestra sobre o seu projeto e já desanimado; Alguém  lhe disse numa igreja: Missionário você pode contar comigo, eu apoio o seu plano. E depois apareceu mais, mais outro, e mais outro etc. E depois ele tinha conseguido arranjar um milhão de dólares em dinheiro para sua obra. E assim ele fundou a maior Escola de Ensino da África do Sul. 

E depois ele vai nos contar a bela história e um homem que procurava ouro, pedras no mundo,e mais precisamente foi para Africa do Sul, e lá procurou por ouro, pedras preciosas, comprou uma fazenda e começou a cavar, cavar, garimpar, e depois de muito tempo ele achou uma pepita de diamante pequena, e desistiu do seu campo e foi para procurar as pedras preciosas por toda a África. Mas de muito tempo desistiu e morreu afogado,pois não conseguiu achar o ouro, e nem as pedras preciosas que ele tanto queria. Ele achou que lá não tinha mais nada. E vai e vende aquele campo. Resultado; Um outro  homem comprou aquela fazenda, e não procurava ouro, nem prata, e nem pedras preciosas, apenas trabalhava e plantava com pasciência na terra, e criava gado etc. Certo dia um dos seus empregados foi para o campo para arar e plantar na terra. E de repente ele acha uma pedra estranha e grande que brilhava, achou-a bonita e a levou para casa e mostrou-a ao seu patrão. E o que fez o seu patrão? A colocou em sua sala para enfeitar, porque ela brilhava muito. E se passaram alguns meses; esse novo fazendeiro recebeu a visita de uns homens que procuravam diamante raros e pedras preciosas naquela região.E tais homens foram para a casa deste novo fazendeiro, porque achavam que o seu amigo ainda morava lá.? Mas não, disse o fazendeiro, ele vendeu a fazenda para mim,e eu sou o novo proprietário indagou.O homem que vocês procuram morreu afogado no rio. E os visitante ficaram impressionados com sua história e morte, e depois de ouvir pacientemente se levantaram para sair. 

E antes de sair de sua casa,um dos visitantes olhou para o canto da sala e viu lá uma pedra que brilhava muito, e perguntou ao fazendeiro dono da casa; Posso dar uma olhada naquela sua pedra? E dono da casa falou, pode sim, E homem se aproximou da pedra e a examina com mais cuidado,e de repente ele pergunta ao fazendeiro; Em que lugar você achou essa pedra? E o fazendeiro lhe mostrou o local. E os homens levaram um pedaço de sua pedra para examinar com mais cuidado. E depois de uns dias eles retornaram para a casa do fazendeiro e queriam a todo custo comprar aquela fazenda.Mas o fazendeiro não queria vendê-la.E depois o fazendeiro descobriu que a sua fazenda tinha a maior mina de diamantes e pedras preciosas da Àfrica.

Aplicação da Mensagem. 

DO PEDIR, BUSCAR, E BATER -  São três verbos que se resumem em um só; esses verbos nos falam que devemos insistir em nossa busca, com paciência e com fé, nada duvidando. Porque quem duvida se assemelha as ondas do mar. E quem duvida e tem pressa perde a benção. Mas devemos trabalhar e buscar com persistência. Assim como fêz o novo fazendeiro, ele cultivava a terra com paciência, sem pressa.

Meus irmãos vemos aqui o maior exemplo da vida do pedir e pedir bem, não para gastar em nossos próprios deleites como nos ensina o apóstolo Tiago, mas PEDIR, e pedir bem para ajudar os outros na sua conversão a Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

Rev. Alfonso Czaplinski