Imagem - E a chuva de meteoros vindo a chocar-se na face da terra

Escatologia é a origem dessa palavra onde tudo começou, e seu estudo;
Escatologia (do grego antigo "Skατος, "últimas coisas", mais o sufixo -logia) é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo é um evento futuro profetizado no texto sagrado . De forma ampla, escatologia costuma relacionar-se com conceitos tais como a era governada pelo Messias ou Era Messiânica, a morte o pós-vida, a ressurreição dos mortos.
E Jesus Cristo nos falou conforme está registado em todos os Evangelhos, especialmente citamos aqui os livros de Mateus, capítulos 24 e 25, e também Marcos, capítulo 13 e Lucas, capítulo 21. Onde Cristo teceu considerações extensas sobre aquilo que ensinou ser a sua 'segunda vinda' a terra ou o advento, bem como o fim do mundo. No entanto, afirmou que mais ninguém além de Deus sabia quando isso viria a acontecer a sua segunda vinda. As palavras gregas syntéleia e aión que dão origem à expressão fim do mundo em algumas traduções da Bíblia, são no entanto vertidas por outras expressões por diferentes tradutores. Tomando como exemplo o versículo de Mateus 24:3, a versão Almeida, Versão Corrigida e Fiel e afirma: Que os nossos religiosos eram e erram muito, e por que os homens erram tanto? a resposta vem do próprio Cristo que diz: Erais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus. (Mt. 22:29)
"E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?"
I. A ORIGEM DO FIM DOS TEMPOS E O FIM DO MUNDO
I. A ORIGEM DO FIM DOS TEMPOS E O FIM DO MUNDO
Alguns exemplos da tradução de 'kronos, kairós e αιών (aión) são palavras que traduzem o tempo, fim do tempo, era, etc., citamos como exemplo 'kairós' tem a ver com o tempo curto que pode ser medido pelo relógio em 1 hora, 12 horas, 1 ano, cem anos etc. kairós é destinado mais para designar 'estações', 'eras' etc., e aión pode significar uma temporada mais longa ou eterna, estação, uma eternidade et., com podemos conferir em várias traduções bíblicas:
"fim do mundo" – Redação IntraText - Bíblia Pastoral da Editora São Paulo, 1993
"fim do mundo" – Bíblia Ave Maria
"fim do mundo" – Almeida, Versão Revista e Corrigida
"consumação do século" – Almeida, Versão Revista e Atualizada
"fim da era" – Today’s English Version
"fim desta época" – Bíblia de Jerusalém, nova edição revista e ampliada, 2002
Alguns cristãos no Século I d.C. acreditavam que o fim do mundo ou das eras, como consequência da segunda vinda de Cristo, ocorreria durante as suas vidas. À base dos conselhos que o Apóstolo Paulo deu aos cristãos em Tessalônica, percebe-se que alguns argumentavam que a volta de Jesus era iminente e que tais especuladores pregavam ativamente essa sua teoria. Parece que alguns até mesmo usavam isso como desculpa para não trabalhar para o seu próprio sustento. O próprio Cristo nos alertou de que o fim do mundo viria como um 'ladrão de noite', ou na calada da noite, de uma forma inesperada, sem aviso prévio, para pregar todos de surpresa e como um laço para os homens maus, ou a todos aqueles que praticam a maldade na terra, então Cristo reafirmou: Aos que perguntavam como seria a vida eterna, e se casariam ou não no mundo do porvir", e Cristo afirmou; errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.
Há tantos séculos se passaram e Cristo não veio como foi prometido ou como nós desejávamos, e daí surge a pergunta: O que estaria errado com a nossa interpretação biblica? Ou conosco mesmo? Creio que a resposta está no versículo que o mesmo Cristo disse no passado aos seus apóstolos: "Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus" (Mt. 22:29) E como os nossos pregadores e pastores em geral erram nessas interpretações bíblicas seja no passado distante, e não distante e nós erramos também hoje em dia. Uma visão de concepção da segunda vinda de Cristo das linhas pré-milenista e pós-milenistas e a-milenistas.
Os grandes erros nas interpretações das igrejas e religiões em todos os tempos sobre o fim do mundo e o começo de um novo tempo;
Outras contribuições dos primeiros judeus da era cristã; O erro das interpretações de pregadores de todos os tempos. O erro cometido pela ortodoxia de quase todas as igrejas em todos os tempos. É por isso que a nossa ciência moderna está descobrindo e alertando o mundo sem querer; que muitas interpretações bíblicas das igrejas sobre os anjos, demônios, Ets. fim do mundo, civilizações extraterrestres está errado, e está fora de contexto, está fora das leis da ciência, da física, da química, das leis da arqueologia bíblica etc. E parece que tudo está fora da real interpretação bíblica. Simplesmente porque foi feito por um homem, ou uma organização eclesiástica que não usou, ou não usaram a sua real inteligência, e nem a sua sabedoria, apenas usaram suas falsas intenções e interpretações bíblicas, e seus sonhos de fantasias. E tudo isso não isso não passou pelo tempo, e pela história. E nem suportou o crivo da ciência que é chamado de baixa crítica, média critica e alta crítica. E Jesus nos alertou sobre esses fatos dizendo:"Se não acreditais e nem entendeis que eu vos falo das coisas terrenas, como entendereis das coisas e interpretações celestes, isto é, coisas do reino dos altos céus..." ?
Os primeiros judeus adicionaram a literatura judaica o que se refere a uma era messiânica do reino a princípio, a um estado eterno que pode ser fundamentado em Esdras 12;34 e Baruch 24:1-4;30:1-5;39:3-8;40:1-4; Judite 1:4-29;23:14-31. A crença judaica em uma era messiânica temporal terrestre, continuou durante e depois do tempo dos escritos do livro da revelação.Uma amostra das contribuições rabínicas do conceito são listadas abaixo.
* Cerca do ano 90 Eleazar Ben Arcanus entendeu que o reino messiânico duraria 100 anos baseado em Salmo 90:15
*Cerca do ano 100 DC Eleazar ben Azariah entendeu que o reino messiânico duraria 70 anos baseado em Isaías 23:125
*Cerca do ano 110 DC Joseph ben Galilee entendeu que o reino messiânico duraria 60 anos baseado em Salmos 72:5
* Cerca do ano 150 DC Eliezer ben Joseph da Galiléia entendeu que o Messias iria reinar 400 anos baseado em Genesis 15:33 e Salmos 90:15
* Vários rabinos do primeiro século da era cristã tinham entendido que o reino do Messias duraria 2.000 anos baseado em Esdras 7:28. e assim por diante.
II. A ORIGEM E ACONTECIMENTOS DOS ESCRITOS SAGRADOS
Origem e acontecimentos dos escritos sagrados - A data da publicação precisa da carta pelo apóstolo João nos parece incerta? E o seu envio as sete igrejas da Ásia menor, também é incerta? São pelo menos três correntes de interpretação do livro do apocalipse. Há a corrente preterista que diz que tudo que está escrito aconteceu no passado. Há a corrente futurista que diz todos os fatos ainda se cumprirão no presente e no futuro. E temos a corrente mista dos acontecimentos, do passado, presente e futuro, tudo está unido pelos acontecimentos. E assim não se tem uma forma única de ver os fatos, os acontecimentos que estão descritos no livro do apocalipse. Pois o apocalipse é um livro sempre atual, para aqueles que leem, para aqueles que estudam esse livro, e para aqueles que esperam a segunda vinda de Cristo a nossa terra, e quando Cristo virá para julgar os vivos e os mortos, e virá para buscar a sua igreja, o seu povo escolhido, o povo que obedece os seus mandamentos. Um povo que foi salvo por Jesus Cristo, que derramou o seu sangue para nos remir da perdição e da morte eterna. É a nossa esperança que dizemos; Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
A nossa teologia escatológica deixou-nos um legado irreversível e padronizado sobre João em Patmos através de mensagens limitadas a uma visão tradicional imutável. Provavelmente muitos entre os cristãos do nosso tempo, sejam eles leigos ou não, dificilmente tentariam dar uma olhadela ao redor para descobrir se tudo ocorreu mesmo da maneira como aprenderam. O quadro do apocalipse do exílio, pintado pelo ensino tradicional e entregue a cristandade, foi de um João totalmente sozinho. Ou preso em uma cela, ou muito a vontade numa Ilha deserta do Mar Egeu, bem tranquilo e com total liberdade para escrever, re-escrever, editar, melhorar e enviar para as Igrejas localizadas nas regiões da Ásia Menor, o seu mais assombroso e espetacular Livro jamais escrito, o Apocalipse.
Porém, como estamos aqui refutando as peripécias do Preterismo, é necessário dizer que todo o artigo é um confronto comandado pelo testemunho da história e das Escrituras contra as afirmações feitas por esta facção com relação a data do Livro.
A doutrina preterista ensina que João foi enviado para a ilha de Patmos na década de 60 dC, onde recebeu e fez um registro de todas as visões do Apocalipse, que dizem ser um tratado profético concernente a invasão romana sobre Jerusalém/Israel em 70 dC. No entanto, como veremos, essa teoria complica extremamente a alegação do preterismo, que localiza o Apóstolo em Patmos no governo de Nero, enquanto o testemunho da história garante que ele foi exilado pelo imperador Domiciano, que reinou de 81 a 96 dC. E como podemos ver algumas datas não estão de acordo com os tempos e com a data dos imperadores que reinavam no momento.
Apocalipse é um livro das revelações e dos fatos que aconteceram no passado e que ainda estão se cumprindo em nosso planeta terra e fatos que nos alcançarão no futuro próximo. O livro do apocalipse, aqui Deus opera no céu e na terra, e nos fala em Cristo o que irá acontecer, e o que ele está para fazer pelo seu povo, e pela sua Igreja que está na terra. E todos nós somos como peregrinos aqui, estamos a caminho das estrelas. E Deus está realizando a sua obra no decorrer dos anos e no passar dos milênios. As revelações desse livro nunca se esgotam, sempre se aprende mais, quando lemos esse livro, quando estuda-se esse livro, e quanta esperança esse livro nos trás para a nossa geração que está na terra. São bençãos sobre bençãos para a igreja de Cristo.
E na simbologia do livro do apocalipse, as vezes confundido como um livro de ficção científica de Issac Assimov. Muitas vezes pode ser confundido como um livro que nos fala de uma ficção científica, devido aos seus detalhes com as rápidas mudança na natureza da terra, com os astros se chocando de uns com os outros, e com o desalinhamento dos planetas, e outras vezes nos fala da fome e seca que está para vir. Vários autores do passado tentaram escrever livros que são chamados de 'inspirados' sobre o apocalipse, mas parece que não passaram pelo crivo da crítica dos concílios da igreja durante os séculos. E foram esses concílios eclesiásticos que ditaram a bíblia nos tempos passados, e textos que foram chamados de escritos sagrados, ou separados, ou chamados de escritos da palavra de Deus. E assim muitos desses livros de autores chamados de inspirados encalharam na alta critica da igreja, e foram chamados de apócrifos, e não entraram no cânon da bíblia.
Esses livros chamados de apócrifos ou escritos paralelos, hoje em dia, muitos deles estão vindo a tona em nossa geração, pois os críticos e teólogos da igreja moderna estão descobrindo que muitos desses livros completam o sentido dos livros oficiais da bíblia, ou melhor dizendo, eles completam os textos sagrados. E são textos sagrados e livros que foram escritos pelas comunidades do primeiro século da igreja cristã. E vale ressaltar que o apóstolo Paulo também escreveu vários livros ou cartas que não passaram pelo crivo dos livros inspirados e seus livros não entraram no cânon da bíblia sagrada. Paulo escreveu o seu apocalipse, e foi chamado de apocalipse de Paulo. E o grande apóstolo Paulo também foi arrebatado e foi até o terceiro céu e viu coisas inefáveis, dos quais não é lícito falar, dizia ele.
Esses livros chamados de apócrifos ou escritos paralelos, hoje em dia, muitos deles estão vindo a tona em nossa geração, pois os críticos e teólogos da igreja moderna estão descobrindo que muitos desses livros completam o sentido dos livros oficiais da bíblia, ou melhor dizendo, eles completam os textos sagrados. E são textos sagrados e livros que foram escritos pelas comunidades do primeiro século da igreja cristã. E vale ressaltar que o apóstolo Paulo também escreveu vários livros ou cartas que não passaram pelo crivo dos livros inspirados e seus livros não entraram no cânon da bíblia sagrada. Paulo escreveu o seu apocalipse, e foi chamado de apocalipse de Paulo. E o grande apóstolo Paulo também foi arrebatado e foi até o terceiro céu e viu coisas inefáveis, dos quais não é lícito falar, dizia ele.
Mas o apóstolo João foi grande nesse mistério do apocalipse, e talvez o maior escrito de todos os tempos, o livro do apocalipse, pois nele se vêem os fatos, os acontecimentos, como em um filme de cinema, ou como em um disco DVD que ele assiste e nos interpreta, e mais, ele consegue colocar esses fatos em nossa linguagem humana,ele coloca em ordem dos assuntos e os escreve de um modo bem didático, e agora recebe a ordem divina para que ele apóstolo João escreva os fatos, coloque em ordem por assuntos, e envie essa mesma carta para as igrejas atribuladas, pela perseguição romana do primeiros séculos da era cristã.
E vale ressaltar que muitos autores do passado tentaram escrever algo sobre o apocalipse, ou escreveram algo sobre o apocalipse resumidamente, e assim temos os chamados de apocalipse de Moisés, apocalipse de Elias, apocalipse de Enoque, apocalipse da Daniel etc. E digo mais, o apóstolo Paulo muito mais culto, muito mais preparado, e chamado de doutor da igreja etc. mas no momento em que viu esses grandes fatos e acontecimentos no céu do apocalipse, não conseguiu escrevê-los, e não conseguiu decifrá-los, ficou parado, ficou extasiado, e não conseguiu escrever, e nem organizar esses fatos apocalípticos. Fatos que ele mesmo nos fala em sua carta a igreja aos Coríntios.
E ele também foi arrebatado ao terceiro céu?, e viu esses fatos magníficos, viu essas coisas inefáveis. Como por exemplo nem todos os escritores da era moderna tem a capacidade para escrever poesias e salmos como o faziam os escritores poetas e salmistas da bíblia. Outro exemplo nem todos os escritores da era moderna tem a capacidade para escrever livros de ficção científica como bem o fazia o escritor Issac Assimov etc. Ou o apóstolo Paulo ficou orgulhoso demais, ficou muito preocupado consigo mesmo, e com as críticas que poderiam vir depois, viu esses acontecimentos, viu esses testemunhos, mas não conseguiu escrevê-los em uma ordem didática, como bem o fez com clareza o apóstolo João no apocalipse.E parece que Paulo foi punido pelo Senhor sobre esses fatos, coisas que ele mesmo nos escreve resumidamente. E ele recebeu um problema mental, uma doença no corpo, e uma coisa que ele chama de 'espinho na carne'...?, Conforme podemos conferir o texto;
E ele também foi arrebatado ao terceiro céu?, e viu esses fatos magníficos, viu essas coisas inefáveis. Como por exemplo nem todos os escritores da era moderna tem a capacidade para escrever poesias e salmos como o faziam os escritores poetas e salmistas da bíblia. Outro exemplo nem todos os escritores da era moderna tem a capacidade para escrever livros de ficção científica como bem o fazia o escritor Issac Assimov etc. Ou o apóstolo Paulo ficou orgulhoso demais, ficou muito preocupado consigo mesmo, e com as críticas que poderiam vir depois, viu esses acontecimentos, viu esses testemunhos, mas não conseguiu escrevê-los em uma ordem didática, como bem o fez com clareza o apóstolo João no apocalipse.E parece que Paulo foi punido pelo Senhor sobre esses fatos, coisas que ele mesmo nos escreve resumidamente. E ele recebeu um problema mental, uma doença no corpo, e uma coisa que ele chama de 'espinho na carne'...?, Conforme podemos conferir o texto;
"Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.
Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
"É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.
E sei que esse homem - se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe - foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar."
(II Cort. 12:1-8)
Mas o apóstolo do amor, o apóstolo João conseguiu fazer isso quando estava preso na Ilha de Ptmos, em sua solidão de presidiário. Então ele viu os "céus abertos', e uma voz lhe dizendo: Vem e sobe aqui... e eu te mostrarei o que deve acontecer... (Ap. 4:1-2) E o apóstolo João tinha muito tempo para refletir em sua cela sobre a visão que recebera. Depois de muito tempo sua mente ficou lúcida e o texto ficou claro em sua mente, ele resolveu nos escrever. E conseguiu transmitir essa magnífica mensagem para nós habitantes aqui da terra e em especial para a igreja de Cristo que estava sendo atribulada e atacada violentamente pelo governo romano no oriente e no ocidente. Vejam só que maravilha, tanto é verdade que o livro do apocalipse levou mais de XV séculos para ser aceito, e para ser lido pelas igrejas do primeiros cristãos, pois ninguém o entendia, não entendiam a mensagem do apocalipse. E assim esse livro levou tempo para ser decifrado pelos exegetas, e pelos intérpretes da bíblia. E parece que hoje em dia, na era do computador estamos decifrando essas mensagens, esses códigos, esses selos, esses mistérios que estiveram em oculto durante séculos, ou durante milênios para a nossa humanidade.
II. OS DIVERSOS ESCRITOS DO APOCALIPSE E SEUS AUTORES
E assim tempos o apocalipse de Enoch; de acordo com os fatos de pesquisa do blog 'biblia.org' de autores diversos e 'uma janela sobre a bíblia'. Estilo de interpretação free bible style ou bíblia de interpretação livre.
Quando terminou a sua vida Deus o "tomou consigo". Usa-se o verbo hebraico 'laqah', o mesmo usado para descrever a subida de Elias para os céus no carro de foto (2Reis 2,11). Trata-se de um ser assunto na comunhão plena com Deus. Esse é o destino do homem justo, que durante a vida caminha intimamente com o seu Senhor. É por isso que Henor entra na tradição bíblica posterior como um emblema para todo so fiéis. Assim escreve Sirácide (Eclesiástico) 44,16; 49,14: Henoc agradou ao Senhor e foi arrebatado, exemplo de conversão para as gerações. Ninguém sobre a terra foi criado igual a Henoc, ele que foi arrebatado da terra. Lucas o insere na sua genealogia de Jesus (3,37) e a Carta aos Hebreus 11,5 lembra a sua fé exemplar: Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, a fim de escapar da morte; e não o encontraram, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.
A fama de Enoch se propagou tanto no judaísmo que com o seu pseudonimo apareceu o mais importante entre os textos apócrifo do Antigo Testamento, conhecido como Livros de Henoc, que chegaram até nós, um em versão etíope e outro numa tradução eslava.
Antes de tratar desses livros e entrar na questão que você põe, é importante lembrar que na Carta de Judas nos versículos 14 e 15, aparece citado a versão etíope do livro de Henoc: Profetizou Henoc, o sétimo dos patriarca a contar de Adão, dizendo: "Eis que o Senhor veio com as suas milícias exercer o julgamento sobre todos os homens e arguir todos os ímpios de todas as obras de impiedade que praticaram e de todas as palavras duras que proferiram contra ele os pecadores ímpios."
Existem, na verdade, 3 livros chamados de Henoc.
2.que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.
3.Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
4.Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.
5Não se lembram de que, quando eu ainda estava com vocês, costumava falar essas coisas?
6.E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo.
7A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.
8.Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.
10.Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
11 Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira
12 e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.
III. MENSAGEM DIVINA VEM DAS ESTRELAS
II. OS DIVERSOS ESCRITOS DO APOCALIPSE E SEUS AUTORES
E assim tempos o apocalipse de Enoch; de acordo com os fatos de pesquisa do blog 'biblia.org' de autores diversos e 'uma janela sobre a bíblia'. Estilo de interpretação free bible style ou bíblia de interpretação livre.
1.O livro apócrifo de Henoc (ou Henoque e Enoque - às vezes encontrados também como Enoch ou Enoc) tem origem a partir do nome do personagem cuja biografia aparece em
Gênesis 5,21-24:
Quando Henoc completou 65 anos, gerou Matusalém. Henoc andou com Deus. Depois do nascimento de matusalém, Henoc viveu 300 anos e gerou filhos e filhas. Toda a duração da vida de Henoc voi de 365 anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou.
A tradição que dá tanta importância a essa pessoa deriva de dois fatos importantes citados na passagem acima: 1) Henoc andou com Deus e 2) Deus o arrebatou.
A fama de Enoch
Os livros de Henoc
Henoc Etíope, chamado normalmente como Livro de Henoch - Através deste link você pode
Henoc Eslavo, também conhecido como Apocalipse de Henoc ou Segredos de Henoc
Apocalipse Hebraica de Henoc
2. O apocalipse de Paulo enviado escrita em carta e enviado aos Tessalonicenses e ao pastor Timóteo em carta a Igreja de Éfeso;
Perigos dos últimos dias
Perigos dos últimos dias
1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,
3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
7 Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. (II Tim.3;1-9)
9 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.
6 São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos.
7 Elas estão sempre aprendendo, mas jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. (II Tim.3;1-9)
9 Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
(II Tim.3;1-9)
a) segunda vinda de Cristo
Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos a vocês2.que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.
3.Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
4.Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.
5Não se lembram de que, quando eu ainda estava com vocês, costumava falar essas coisas?
6.E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo.
7A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.
8.Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.
10.Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.
11 Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira
12 e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.
em ( II Tes. 2:1-12)
Nestas palavras assim se expressa Vieira: A mensagem vem das estrelas,
Notai senhores, O céu é o mais antigo pregador do mundo e que no dizer do rei Davi assim nos fala em seu salmo na beleza da criação:(salmo 19;1-12)
Os céus tem palavras e tem mensagem com vozes e sem vozes. As palavras são as estrelas do céu, os sermões são a sua composição, a sua ordem e sua harmonia e o curso delas.Vede a matemática que Cristo nos ensinou na terra, o semear nas quatro estações certas, assim a terra é semeada de trigo e o céu é semeado de estrelas. Todas as estrelas estão traçadas e mapeadas por sua ordem, mas é ordem que faz sua influência, não é ordem que se faça labor fatigante como o faz a nossa tecnologia humana. Em sua matemática celeste Deus não construiu o céu quadriculado em xadrez de estrelas,com uma tecnologia estafante e fatigante. O Senhor superou-se, foi além em sua criatividade na criação. E o Senhor foi além em sua criatividade para com todos os seus animais, seres vivos, insetos, pássaros, árvores e para com toda a nossa Mãe-natureza. O Nosso Bondoso Criador quis ir mais além para brincar conosco, para nos distrair e para revelar o seu grande amor de Pai.
Assim como as estrelas são muito distintas e muito claras e estão muito altíssimas no céu. Assim é o estilo de se ensinar a matemática celeste, assim deve ser muito distinto e muito claro o ensino da matemática divina. O ensino da matemática celeste deve ser tão claro que o entendam os que nada sabem das matemáticas celestes. E deve ser assim tão claro para que o agricultor rústico que não sabe ler e nem escrever possa fazer os seus cálculos e os seus juízos, apenas olhando e apreciando as estações do sol, da lua, e das estrelas.
E achar nelas a orientação que precisa para a sua vida e para a sua lavoura. E da mesma maneira possa ajudar o mareante-navegador e o pescador possam eles entender e achar em seus cálculos e em seu juízos. E que o navio do mareante pescador possa achar o rumo de sua rota nos mares e chegar ao seu destino com o seu navio. E que assim possam ficar esclarecidos na mente e em seus raciocínios lógicos e matemáticos esses seres humanos que não sabem ler e nem escrever; e que por conseguinte possam eles achar a sabedoria e ciência com os seus juízos e os seus cálculos fiquem satisfeitos e esclarecidos cientistas de nossa era.
E que assim fiquem esclarecidos e satisfeitos os pescadores que fazem a sua rota de pescaria, que saem a pescar e pegar os peixes. E que essa mesma matemática divina seja tão clara, tão legível em seus saberes que tanto o pescador possa achar o seu cardume de peixes que vem das profundezas dos mares, e que possa achar entendimento dos ventos, e orientar-se em seus cálculos. E da mesma forma o possa o mesmo agricultor entender a sua ciência na plantação de sua lavoura olhando apenas para o céu, e olhando para as estrelas do céu. E assim possa o agricultor entender das mudanças das luas, da temperatura do sol e plantar a sua plantação do trigo, do milho, do arroz, do feijão etc.na estação certa, no tempo e na estação certa. Isso é sabedoria dos altos céus, Isso é sabedoria da matemática divina.
Assim deverá ser o estudo do livro do apocalipse. Leiam esse livro os teólogos para aprender mais, leiam esse livro os cientistas, leiam esse livros os filósofos, leiam esse livros os matemáticos, leiam esse livro os sábios pastores e Mestres da igreja. Leiam esse livros os letrados, os que sabem ler, leiam esse livro os que pouco sabem ler, ouçam esse livro o que os letrados e alfabetizados escrevem, ouçam esse livro todos aqueles que esperam a segunda vinda de Cristo. Pois o fim está próximo.
MAPA DAS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - HOJE TURQUIA
OS IMPERADORES ROMANOS NO MUNDO OCIDENTAL
Os imperadores romanos e o tempo de seu governo no mundo;
2. Tibério Cláudio César Augusto Germânico foi imperador de 10 a.C. a 54 d.C.
Cláudio subiu ao trono imperial em 41 d.C., após a guarda pretoriana ter assassinado o seu sobrinho Calígula.
3. Nero Cláudio Augusto Germânico foi imperador do ano de 54 a 68 d.c.
4. Tito Flávio Vespasiano foi imperador de 79 a 81 d.C. Tito, foi alcunhado de ser “o novo Nero”, pela sua fama de cruel e intolerante, acabou chamado de “As delícias do gênero humano” por conta dos benefícios feitos ao povo. Um deles foi a conclusão do Coliseu de Roma que garantia diversão, ainda que sangrenta, para os extratos mais pobres da população.
Para aplacar as revoltas da Palestina mandou destruir o Templo do Rei Salomão, símbolo da unidade do povo de Israel. Isto levou ao começo da diáspora judaica e o fim do Estado judeu até a criação do Estado de Israel nos dias atuais.
5. Marco Úlpio Nerva Trajano foi imperador de 98 a 117.
6. Públio Élio Trajano Adriano governoU o Império romano de 117 a 138.
7. Caio Aurélio Valério Diócles Diocleciano foi imperador de 284 a 305.
8. Flávio Valério Aurélio Constantino foi imperador entre os anos de 306 a 337.
Também conhecido como Constantino Magno, nasceu na cidade de Naissus (na atual Sérvia) em 26 de fevereiro de 272. É considerado o primeiro imperador romano cristão da História, apesar de ter sido batizado no leito de morte, e favorecer o paganismo e o cristianismo de igual maneira durante seu reinado.
II. AS SETE ERAS DA TRIBULAÇÃO DA IGREJA - SETE ERAS DO APOCALIPSE
1. Igreja de Éfeso recebe uma carta de advertência de Cristo no apocalipse - É o simbolo da igreja apostólica da gentilidade - Igreja que teve o seu período áureo do trabalho de evangelismo dos primeiros cristãos da antiguidade. Uma igreja que foi eleita desde a plenitude, a plenitude dos tempos segundo orientação que o apóstolo Paulo escreve a esta igreja. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Ef. 1:4)
MAPA DA TURQUIA NO MUNDO MODERNO
MAPA DA TURQUIA NO MUNDO MODERNO
ÉFESO - A IGREJA DO ABANDONO - ELA ABANDONA O SEU PRIMEIRO AMOR
1.Éfeso - Igreja que se abandona - Significado Éfeso ter um desejo forte, ou 'desejo ardente. E ela abandona o seu amor; “… abandonaste o teu primeiro amor” nos diz Cristo em sua carta de avertência. A igreja do divórcio. Abandonas-te no grego é “aphekas”, o aoristo de “aphiemi”, que significa “partir”, “ir embora”, dispensar” o que é principal o 'amor'. Essa mesma palavra era usada para indicar o “repúdio” ou “divórcio”.
Esta igreja tinha mais de quarenta anos quando Jesus ditou esta carta, outra geração já havia surgido. Os filhos não experimentavam aquele entusiasmo intenso, aquela espontaneidade e o ardor que haviam revelado os pais da igreja descrito no livro de Atos. Onde os primeiros cristãos vendiam tudo o que tinham e distribuíam o seu pão da comunhão de uns com os outros. E quando tiveram o primeiro contato com o evangelho na igreja de Jerusalém.
O evangelismo foi abandonado, a igreja foi abandonada, a fé foi abandonada. Como acontece hoje em dia nas igrejas da Europa e nos Estados Unidos. Não apenas isso, mas faltava à essa geração seguinte a devoção a Cristo.
A igreja de Éfeso tornou-se farisaica, pois ela deixou de herança o zelo pela Palavra, mas como se fosse uma lei, mas não deixou de herança o amor que é o vínculo da perfeição para as gerações seguintes. A igreja havia abandonado o seu primeiro amor. O problema da igreja de Éfeso é, com certeza, o problema da maioria das igrejas de hoje: fazer as coisas sem solidariedade amorosa, e sem zelo cristão dos primeiros tempos.
Quando abandonamos o primeiro amor, significa que abrimos mão de algo e elegemos outras coisas em seu lugar. Nos apegamos ao jogo, isso mesmo nos apegamos o jogo de futebol, como acontece hoje em dia, as pessoas se apegam mais ao seu clube de futebol o 'Corinthians' ou outras coisas, do que o seu zelo pela sua igreja e pela evangelização. Ou ainda quando fazemos as coisas pela metade, fazer por fazer, por causa da instituição ou da denominação, pela sedução do crescimento numérico da igreja, pela fama e pelo status que se obterão na cidade ou coisas do tipo, essas são provas evidentes de que nossas motivações são impuras e estão sendo prostituídas as coisas principais.
2. A Igreja de Smirna passará tribulação - Smirna - Significa 'perfume ou cheiro suave de mirra'. Conheço as tuas obras, tua tribulação e tua pobreza - Passarás por dez dias de tribulação na prisão.

Hoje, muitas pessoas têm um conceito fantasioso sobre o cristianismo, como se este garantisse um mar de rosas ou um paraíso na terra. Aquela igreja, como tantas outras, conhecia muito bem o trabalho árduo, a tribulação e a pobreza, embora fosse espiritualmente rica. A igreja de Laodicéia, ao contrário, era materialmente rica e espiritualmente miserável.
A riqueza material não é, em si mesma, maligna, mas o erro está em colocá-la em evidência, tornando-a prioritária, como se o evangelho estivesse a ela vinculado. É o que acontece com a falsa doutrina da prosperidade. Certamente, alguns crentes atuais, se vivessem naquela época, pediriam sua transferência para a congregação de Laodicéia.
A riqueza material não é, em si mesma, maligna, mas o erro está em colocá-la em evidência, tornando-a prioritária, como se o evangelho estivesse a ela vinculado. É o que acontece com a falsa doutrina da prosperidade. Certamente, alguns crentes atuais, se vivessem naquela época, pediriam sua transferência para a congregação de Laodicéia.
O Senhor mandou dizer aos cristãos de Esmirna: “Não temas o que hás de padecer”. Além de tudo o que aquela igreja tinha passado, ainda viriam mais tribulações. Contudo, em todas elas havia um propósito divino.
3.Igreja de Pérgamo
3.Igreja de Pergamo - Pergamo significa, 'aquela que fez muitos casamentos', aquela que se casa várias vezes' etc. Igreja está na casa do mundanismo - Aqui está começando a união da Igreja com Estado Romano - Tribulação porque a Igreja está no meio do trono de Satanás - Passaria pela tribulação da feitiçaria, pela doutrina da prostituição, pela idolatria, doutrina de Balaão ensinava aos filhos de Israel a se prostituirem com os outros. Como em nossos dias onde a prostituição foi liberada pelas leis estatais, e pela igreja.
3.Igreja de Pérgamo
3.Igreja de Pergamo - Pergamo significa, 'aquela que fez muitos casamentos', aquela que se casa várias vezes' etc. Igreja está na casa do mundanismo - Aqui está começando a união da Igreja com Estado Romano - Tribulação porque a Igreja está no meio do trono de Satanás - Passaria pela tribulação da feitiçaria, pela doutrina da prostituição, pela idolatria, doutrina de Balaão ensinava aos filhos de Israel a se prostituirem com os outros. Como em nossos dias onde a prostituição foi liberada pelas leis estatais, e pela igreja.
Éfeso era a principal cidade da Ásia, mas Pérgamo era a capital, posto que lá era a sede do governo romano imperial no oriente. E segundo o blog de Al Franco assim se expressa sobre esse mártir e bispo da igreja antiga chamado Antipas
Segundo a história Antipas foi martirizado após 80 dC
“Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja de Pérgamo. Na época da perseguição de Domiciano (c. 83), mesmo já sendo de idade avançada, bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos. Foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde.
Antipas respondeu lembrando a história de Caim que, embora tenha sido antepassado da humanidade, era, no entanto, abominável e desprezível por ter assassinado seu irmão. Que, mesmo as crenças dos helênicos, também muito antigas, não eram menos desprezível para os que receberam a revelação da plenitude da Verdade nos últimos tempos. Ao ouvir estas palavras, o governador e os pagãos encheram-se de ódio e o jogaram numa fornalha ardente.
De lá, Antipas elevou uma fervorosa oração ao Senhor, dando graças por sofrer por amor a Cristo e testemunhar assim que o amor de Deus é mais forte que a morte. Assim, entregou sua alma nos braços do Senhor e seu corpo foi sepultado na igreja de Pérgamo. De seu túmulo, um suave odor de bálsamo exalou durante anos, produzindo excelentes efeitos terapêuticos para o consolo dos cristãos na cidade e muitos peregrinos que para lá acorriam de todos os lados para ouvir sobre o testemunho do mártir da igreja em Pérgamo.
Segundo a história Antipas foi martirizado após 80 dC
“Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja de Pérgamo. Na época da perseguição de Domiciano (c. 83), mesmo já sendo de idade avançada, bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos. Foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde.
Antipas respondeu lembrando a história de Caim que, embora tenha sido antepassado da humanidade, era, no entanto, abominável e desprezível por ter assassinado seu irmão. Que, mesmo as crenças dos helênicos, também muito antigas, não eram menos desprezível para os que receberam a revelação da plenitude da Verdade nos últimos tempos. Ao ouvir estas palavras, o governador e os pagãos encheram-se de ódio e o jogaram numa fornalha ardente.
De lá, Antipas elevou uma fervorosa oração ao Senhor, dando graças por sofrer por amor a Cristo e testemunhar assim que o amor de Deus é mais forte que a morte. Assim, entregou sua alma nos braços do Senhor e seu corpo foi sepultado na igreja de Pérgamo. De seu túmulo, um suave odor de bálsamo exalou durante anos, produzindo excelentes efeitos terapêuticos para o consolo dos cristãos na cidade e muitos peregrinos que para lá acorriam de todos os lados para ouvir sobre o testemunho do mártir da igreja em Pérgamo.
É nesta cidade que satanás aparece como o “príncipe do mundo” Nos escreve o apóstolo João em (Jo 14.30, e cf I Jo 2.15 ). O que o apóstolo João chama de "mundo" e irmãos "não ameis o mundo", e nem as coisas que nele há, em sua Primeira Carta a igreja universal, e sem fazer referência a igreja de Pérgamo, o estado romano é de fato, o grande inimigo da igreja de Pérgamo, e sua inclinação a feitiçaria e ao mundanismo estatal. E assim o apóstolo João que conhecia bem essas Igrejas e esses locais nos acrescenta dizendo:
"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo". Conforme (I Jo. 2:15-16)
"Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo". Conforme (I Jo. 2:15-16)
Em 29 a. C., os líderes de Pérgamo construíram o primeiro templo dedicado a César, na Ásia. O louvor ao imperador tinha força aqui. Se noutras proclamava-se uma vez por ano a deidade de César, em Pérgamo a idolatria imperial era cotidiana. Incenso era queimado diariamente ao imperador. Aqui servir a outros deuses não era problema, desde que o nome de César fosse glorificado. Quando alguém dizia: “Zeus é Senhor!”, César tinha de ser imediatamente aclamado.
A dificuldade para os crentes residia no fato de eles não poderem servir a dois deuses. Se proclamassem: “César é Senhor!”, trairiam ao seu Deus. Caso contrário, seriam mortos por amor a Cristo.
A montanha, que se elevava a 1000 metros acima da cidade, estava recoberta de templos pagãos, santuários e altares a Zeus, Atenas, Dionísio e Asclépio ou Esculápio. Cada um possuía seu templo.
Um gigantesco altar a Zeus, a maior das deidades gregas, foi construído ali em forma de trono. Muitos acreditam que este era o trono de Satanás citado na carta. De qualquer forma, era o altar pagão mais famoso daquela época.
A cidade estava tão profundamente envolvida com a idolatria que possuía seu próprio deus: Asclépio, o deus da cura. Adoradores vinham a este templo para encontrarem o alívio de suas enfermidades. Cobras arrastavam-se pelo templo. Os adoradores eram encorajados a deitar-se ao chão para que as serpentes subissem-lhes pelos corpos. Criam que o toque das víboras tinha poder curador. De fato, o símbolo da medicina – uma serpente enrolada – representa o deus Asclépio.
Era neste local que a Igreja se encontrava. Vivia ela no quartel-general do inferno. Servia a Deus nas raias do trono de Satanás.
PEDRA BRANCA – A pedra branca pode significar a prática judicial da absolvição ou da condenação do réu em juízo. Conforme o verdito do seu juíz. (At 26:10).
Nos tempos antigos, o juiz dava o veredicto colocando num 'seixo' um saco preto, ou na caixa, era uma espécie de urna pintada em preto ou branco, era o voto dos jurados que eram colocados numa urna, e quando julgavam o réu na corte romana nos tempos antigos. Pedrinha preta simbolizava condenação, pedrinha branca simbolização 'absolvição' do juiz romano. Era isso que fez o juiz romano em Jerusalém, quando Jesus contou a parábola da viúva pobre e do juiz iníquo, que parece que era chamado de 'juiz iníquo pelos judeus', mas Cristo nos fala de que uma dia ele resolveu julgar a causa viúva pobre, de pensão atrasada, ou coisa parecida, e a viúva ficou muito feliz. A pedra preta ou branca era o sina de 'absolvição' ou 'condenação' da corte. A primeira pedra (preta) era sinal de condenação; a segunda pedra (branca) era o sinal de absolvição. E então baseado nesses exemplos que o apóstolo João nos fala de que nós devemos confessar os erros e os nossos pecados a Deus com sinceridade e assim receberemos o seu perdão, escreve em sua primeira carta de João.
Se confessarmos os nossos pecados e nos arrependermos, Cristo registrará a absolvição. A confissão traz o perdão. Somente o arrependimento pode reverter a decisão do tribunal.
As pedras brancas eram também oferecidas como símbolos de aceitação ou admissão num evento especial. É o que Cristo promete aos verdadeiros crentes. (I João 1:7)
UM NOVO NOME – Os vencedores recebem um novo nome, indicando nova identidade, novo estado e novo começo. É a nova condição em Cristo. Este novo nome acha-se oculto aos outros. Ninguém sabe o que Cristo significa para mim. O relacionamento entre Cristo e o crente é tão íntimo e pessoal; é uma experiência particular e mui reservada.
4. IGREJA DE TIATIRA - Tiatira significa 'aquele faz sacrifício continuo'... A presença da prostituta e profetiza Jezabel no seio da igreja, tolerância com prostituição. A Carta à Igreja em Tiatira -
Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em Pérgamo (2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, confiante da recompensa para os vencedores.
Ao Anjo da Igreja em Tiatira (2:18-29) -
A igreja em Tiatira (18): A cidade de Tiatira estava situada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo branco”), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.
A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluíndo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila (orácula) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.
O Filho de Deus (18): Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (veja 21:7; 1 João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo.
Olhos como chama de fogo (18): Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (veja 1:14; Daniel 10:6). Pés semelhantes ao bronze polido (18): Ele tem força para castigar e até esmagar os seus inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6).
Uma igreja da mornidão das tradições, Igreja que vivia de aparências -
6. Igreja de Filadelfia - Significa 'amor fraternal'. Considerada a igreja do tempo da reforma protestante -
A igreja em Filadélfia (7): As únicas referências bíblicas a Filadélfia se encontram no Apocalipse (1:11; 3:7). A cidade de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia.
Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.
b) O processo da Reforma dentro da Igreja Católica no século XVI
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam os cristãos católicos insatisfeitos.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
c) Igreja de filadélfia - Sempre mantinha a sua posição de firmeza e fé diante de Deus e de Jesus Cristo. E era uma igreja que mantinha a porta aberta, sempre aberta para as novas mudanças do Espírito. Por que o Espírito sopra quando quer, e como quer. Ouves a sua voz mas não sabes de onde vem e nem para onde vai.
Estas coisas diz o santo, o verdadeiro (7): Nesta carta, Jesus não empregou as descrições do capítulo 1 para se identificar. Ele afirma ser o santo e o verdadeiro. São características divinas (6:10). A santidade é uma das qualidades principais de Deus (veja 4:8; Isaías 6:3). Ninguém é igual ao Santo Deus (Isaías 40:25). A palavra “verdadeiro” é usada freqüentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, em referência a Deus (Pai e Filho). Veja João 3:33; 7:28; 8:26; 17:3; 1 João 5:20; Apocalipse 3:7; 6:10; 19:11; Romanos 3:4; 1 Tessalonicenses 1:9. Enfatiza a sinceridade dele, em contraste com a falsidade dos judeus em Filadélfia.
Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá (7): Esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.
c) Conheço as tuas obras (8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.
Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá (7): Esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.
Conheço as tuas obras (8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.
Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar (8): Antes de falar sobre as obras deles, Jesus já oferece encorajamento a esses discípulos. Mesmo sendo servos fiéis, eles sentiram fracos e, talvez, incapazes de cumprir bem seus deveres ao Senhor. Jesus queria assegurá-los de sua fidelidade para com os seus servos.
Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens (Atos 14:27), assim lhes dando acesso à comunhão com ele. Abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a palavra (1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 2:12; Colossenses 4:3). Aqui ele não fala especificamente da natureza das oportunidades dadas aos discípulos em Filadélfia, mas garante que as portas ficariam abertas. Hoje, quando Deus abre portas de oportunidade para nós, devemos aproveitá-las (Tiago 4:17).
Que tens pouca força (8): Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade. Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de sua força (2 Coríntios 12:9-10). Como Eliseu venceu os siros pelo poder de Deus (veja 2 Reis 6:16-17), os fiéis em Filadélfia teriam sua vitória pela força de Jesus.
Entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome (8): Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Jesus. Ele veio ao mundo e revelou a sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50). Esta nova aliança entrou em vigor após a morte de Jesus (Hebreus 9:15-17; 8:6-13). Devemos obedecer a perfeita lei da liberdade que Jesus nos deu (Tiago 1:25). Eles defendiam o nome de Jesus e não o negaram.
A sinagoga de Satanás (9): Havia uma sinagoga de Satanás, uma congregação de falsos judeus, também em Esmirna (2:9). Sabemos do livro de Atos que as primeiras perseguições da igreja, tanto em Jerusalém como na Ásia, foram feitas por judeus. A igreja em Filadélfia sofreu por causa desses falsos judeus.
7. Laodiceia igreja abastada - Laodiceia significa ' o povo que reina'. A Igreja da era industrial
A igreja em Laodicéia (14): A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico.
5. Igreja de Sardes - Sardes significa 'aqueles que escapam..'. Uma Igreja que se preocupava com as vestimentas brancas de linho. Nessa cidade parece que estavam as grandes industrias de tecidos finos, que eram vendidos para os nobres políticos e mandatários de Roma antiga. Os príncipes, os juízes, os deputados, os governadores, as princesas, todos os funcionários públicos de Roma etc. E todos queriam usar e andar de terno branco, de bata branca. E como o linho branco a sujeira aparece com facilidade, quando se se derramava um pouco de vinho na roupa, quando uma sujeira qualquer caía na roupa branca.

E parece que os cidadãos nobre do império romano andavam com seu traje branco pela cidade. E os crentes ricos também queriam imitá-los, quando iam para igreja eles iam para mostrar o seu traje novo de linho branco finíssimo. O seu terno novo de linho, os vestidos novos das mulheres, com seus colares e jóias de ouro.
A Igreja em Sardes. Fundada provavelmente pelo apóstolo Paulo, a igreja em Sardes exalava abundante vida. De um amontoado de gente oriunda de várias etnias, o Espírito Santo batizou a todos no corpo de Cristo (Rm 6.3). E apesar da diversidade cultural, todos agora achavam-se irmanados no Autor da vida (Nm 27,16; Jo 17.2; At 3.15).
Mas não demorou muito e Sardes começou a necrosar-se; morria e não percebia que estava morrendo (Ap 3.1). Sardes, agora, vivia de aparências. Embora parecesse avivada, jazia sem vida. Sua liturgia até lembrava o cenáculo, mas não passada de uma bem ritmada marcha fúnebre. Este é o retrato de algumas igrejas. No exterior, bela apresentação caiada, no interior o acúmulo de mortos (Mt 23.27). E os que ainda vivem já não suportam o mal cheiro dos que apodrecem moral e espiritualmente.
Uma igreja da mornidão das tradições, Igreja que vivia de aparências -
A Igreja de Sardes representa igrejas e cristãos que morrem espiritualmente e não percebem. Infelizmente o número de evangélicos nominais tem crescido nos últimos tempos. Precisamos despertar a Igreja.
A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150 a.C), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo.
No rio próximo de Sardes foi encontrado outro que fez seus reis enriquecerem. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento Sardes foi parte da província Romana da Ásia. A moeda cunhada surgiu em Sardes.
Poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras brancas (4): No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis! Este fato nos lembra de que o julgamento final será individual (veja 2:23; 22:12). Cada um receberá “segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10).
Embora as cartas fossem destinadas às sete igrejas, as mensagens precisavam ser aplicadas na vida de cada discípulo. A salvação não é coletiva; é individual. Ao mesmo tempo, não devemos interpretar este versículo para justificar tolerância de pecado aberto numa igreja.
Pessoas que sabem do pecado e não agem para corrigí-lo não podem alegar ter vestiduras brancas, pois desobedecem a palavra de Deus (Gálatas 6:1-2; Mateus 18:15-17; Tiago 5:19-20; etc.). Não devemos ser participantes nem cúmplices nas obras das trevas (Efésios 5:7,11).
Andarão de branco junto comigo (4): Já andavam de vestidura branca, sem as manchas do pecado. Esperavam andar com Jesus de roupas brancas, representando a vitória final sobre o pecado. “Linho finíssimo, resplandecente e puro...são os atos de justiça dos santos” (19:8). É Deus quem nos aperfeiçoa e nos equipa para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).
6. Igreja de Filadelfia - Significa 'amor fraternal'. Considerada a igreja do tempo da reforma protestante -
A igreja em Filadélfia (7): As únicas referências bíblicas a Filadélfia se encontram no Apocalipse (1:11; 3:7). A cidade de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia.
Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.
b) O processo da Reforma dentro da Igreja Católica no século XVI
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam os cristãos católicos insatisfeitos.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.
Estas coisas diz o santo, o verdadeiro (7): Nesta carta, Jesus não empregou as descrições do capítulo 1 para se identificar. Ele afirma ser o santo e o verdadeiro. São características divinas (6:10). A santidade é uma das qualidades principais de Deus (veja 4:8; Isaías 6:3). Ninguém é igual ao Santo Deus (Isaías 40:25). A palavra “verdadeiro” é usada freqüentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, em referência a Deus (Pai e Filho). Veja João 3:33; 7:28; 8:26; 17:3; 1 João 5:20; Apocalipse 3:7; 6:10; 19:11; Romanos 3:4; 1 Tessalonicenses 1:9. Enfatiza a sinceridade dele, em contraste com a falsidade dos judeus em Filadélfia.
Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá (7): Esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.
c) Conheço as tuas obras (8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.
Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá (7): Esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.
Conheço as tuas obras (8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.
Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar (8): Antes de falar sobre as obras deles, Jesus já oferece encorajamento a esses discípulos. Mesmo sendo servos fiéis, eles sentiram fracos e, talvez, incapazes de cumprir bem seus deveres ao Senhor. Jesus queria assegurá-los de sua fidelidade para com os seus servos.
Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens (Atos 14:27), assim lhes dando acesso à comunhão com ele. Abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a palavra (1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 2:12; Colossenses 4:3). Aqui ele não fala especificamente da natureza das oportunidades dadas aos discípulos em Filadélfia, mas garante que as portas ficariam abertas. Hoje, quando Deus abre portas de oportunidade para nós, devemos aproveitá-las (Tiago 4:17).
Que tens pouca força (8): Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja por nenhum erro, mas diz que ela tinha pouca força. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade. Quando reconhecemos as nossas próprias limitações e fraquezas, devemos confiar mais em Deus e depender de sua força (2 Coríntios 12:9-10). Como Eliseu venceu os siros pelo poder de Deus (veja 2 Reis 6:16-17), os fiéis em Filadélfia teriam sua vitória pela força de Jesus.
Entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome (8): Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Jesus. Ele veio ao mundo e revelou a sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50). Esta nova aliança entrou em vigor após a morte de Jesus (Hebreus 9:15-17; 8:6-13). Devemos obedecer a perfeita lei da liberdade que Jesus nos deu (Tiago 1:25). Eles defendiam o nome de Jesus e não o negaram.
A sinagoga de Satanás (9): Havia uma sinagoga de Satanás, uma congregação de falsos judeus, também em Esmirna (2:9). Sabemos do livro de Atos que as primeiras perseguições da igreja, tanto em Jerusalém como na Ásia, foram feitas por judeus. A igreja em Filadélfia sofreu por causa desses falsos judeus.
7. Laodiceia igreja abastada - Laodiceia significa ' o povo que reina'. A Igreja da era industrial
Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, hoje Turquia no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
E assim dizia essa igreja para si mesma; E Jesus Cristo lhe faz uma dura advertência;
Conheço as tuas obras (15): Como fez com todas as igrejas destes dois capítulos, Jesus expressa o seu conhecimento íntimo da igreja em Laodicéia. Ele anda no meio dos candeeiros (1:13,20; 2:1).
Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (15): As águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
Assim...estou a ponto de vomitar-te da minha boca (16): Jesus olhou para a igreja de Laodicéia, contente no seu estado de auto-suficiência e falsa confiança, e sentiu vontade de expulsá-la de sua presença.
Pois dizes (17): As afirmações da própria igreja de Laodicéia não refletiam o verdadeiro estado dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não foi enganado!
Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu (17): O orgulho dos discípulos de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera. A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano.
Parece que a igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida por tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento do Grande Médico. Precisavam da humildade dos publicanos e pecadores (Lucas 5:31-32). Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor (2 Coríntios 5:3; Colossenses 3:9-10).
Uma Igreja da idade média, uma igreja rica que explora os seus pobres e miseráveis.
Então durante a idade média a igreja tornou-se poderosa politicamente e comandava as nações. E agora então temos uma igreja que começa a "vender a salvação" através das indulgências e dos indultos papais. E agora começam vendas das chamadas "Indulgências" que são uma multa que era paga a igreja pelos pecados que eram cometidos pelo povo em geral. É a igreja da cobrança das multas.E que tornou-se em uma industria de multas. Uma multa que era cobrado pelos pecados que eram cometidos pelos seus fiéis para receberem a salvação e entrada no céu. Agora a salvação foi invertida, não é mais pela fé e sim pelo pagamento e pelo dinheiro e dólares. Eram dízimos, ofertas, doações, multas, e mais multas cobradas de seu povo em geral.
E assim essa foi uma resposta profética e urgente para a igreja rica e abastada de Roma, e que não dava a mínima atenção para a pobreza. E de repente a própria igreja se viu escrava do regime político que ela mesma criou. Creio que nesse momento Deus usa um homem como Napoleão para sacudir os nobres religiosos de Roma. Que não sabiam mais o que era a miséria e pobreza. Apesar de que os seus profetas do passado e dentro a própria igreja vinham alertando e advertindo em nome de Deus e em nome de Cristo para olhar e baixar a sua crista e olhar com mais compaixão para os pobres de Deus e os pobres de sua própria igreja. Assim no passado já advertia o grande profeta São Francisco de Assis na Itália, e depois vieram os profetas da reforma, e forma chamados de reformadores homens tais como Lutero, de João Calvino etc. Mas parece que nada disso foi suficiente para consternar os nobres religiosos do papado de Roma daquele época.
Então durante a idade média a igreja tornou-se poderosa politicamente e comandava as nações. E agora então temos uma igreja que começa a "vender a salvação" através das indulgências e dos indultos papais. E agora começam vendas das chamadas "Indulgências" que são uma multa que era paga a igreja pelos pecados que eram cometidos pelo povo em geral. É a igreja da cobrança das multas.E que tornou-se em uma industria de multas. Uma multa que era cobrado pelos pecados que eram cometidos pelos seus fiéis para receberem a salvação e entrada no céu. Agora a salvação foi invertida, não é mais pela fé e sim pelo pagamento e pelo dinheiro e dólares. Eram dízimos, ofertas, doações, multas, e mais multas cobradas de seu povo em geral.
Mas com o papado que exige poder e ostentação, também surgem os seus profetas, reis e políticos que o desafiam: No dia 31 de outubro de 1517, diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. Logo, uma cópia das teses chegou às mãos do arcebispo, que as enviou a Roma. No ano seguinte, Lutero foi convocado para ir a Roma a fim de responder à acusação de heresia. Recusando-se a ir, foi entrevistado pelo cardeal Cajetano e manteve as suas posições. Em 1519, Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pré-reformador João Hus e afirmou que os concílios e os papas podiam errar.
E Victor Hugo vai nos falar como era a vida da Igreja e como era a sua relação com os padres, bispos,os cardeais, papas e como eles que viviam na maior abastança e esbanjavam luxúria, realeza e poder. E como era a sua relação com os reis e autoridades. E como eles tratavam os seus pobres e miseráveis no dia a dia na França nesse momento. E como era a sua relação com Napoleão que toma o poder de França e comanda a nação e faz as maiores guerras na Europa vence e subjuga os povos e reis conquistados por ele. E foi nesse momento que Napoleão prende o papa e transfere a sede do papado para Lyon na França. Conforme nos escreve o blog de Cléofas:
Napoleão Ataca a Igreja de Roma - "Novos conflitos surgiram. Napoleão quis que o Pontífice dissolvesse o casamento de seu irmão Jerônimo Bonaparte. Diante da recusa do Papa, mandou invadir o Estado Pontifício, inclusive a cidade de Roma. Aos 17/05/1809 o Estado da Igreja era incorporado ao Império francês “para sempre”. Napoleão sentia-se como o sucessor de Carlos Magno, Imperador Romano. Pio VII respondeu lançando a excomunhão contra os usurpadores, a partir de Napoleão até o último executor das ordens imperiais. o monarca se inquietou com o fato, mas quis mostrar-se intrépido: na noite de 5 a 6 de julho de 1809 o Papa foi preso e levado a Savona (ltália do Norte); os Cardeais também foram presos, e vinte e seis deles foram transportados para Paris, a fim de ser mais rigorosamente controlados..." E em seguida Napoleão transfere o papado para Lyon na França. E depois desse momento, começou a guerra das maldições do grupo dos dois papas. Tínhamos um papa em Roma e outro e em Lyon. E daí começaram as maldições dos miseráveis. Um papa excomungando o outro, e essa guerra continuou até que finalmente com a morte de Napoleão o seu império ruiu e o papado volta para Roma, e tudo recomeçou como era antes.
E assim essa foi uma resposta profética e urgente para a igreja rica e abastada de Roma, e que não dava a mínima atenção para a pobreza. E de repente a própria igreja se viu escrava do regime político que ela mesma criou. Creio que nesse momento Deus usa um homem como Napoleão para sacudir os nobres religiosos de Roma. Que não sabiam mais o que era a miséria e pobreza. Apesar de que os seus profetas do passado e dentro a própria igreja vinham alertando e advertindo em nome de Deus e em nome de Cristo para olhar e baixar a sua crista e olhar com mais compaixão para os pobres de Deus e os pobres de sua própria igreja. Assim no passado já advertia o grande profeta São Francisco de Assis na Itália, e depois vieram os profetas da reforma, e forma chamados de reformadores homens tais como Lutero, de João Calvino etc. Mas parece que nada disso foi suficiente para consternar os nobres religiosos do papado de Roma daquele época.
E vale ressaltar que nessa época havia os pobres e os miseráveis e favelados por toda a Europa. Como temos hoje em dia em nosso Brasil de Lula e o Brasil do PT. E foi nessa época que por lá apareceram os Movimentos dos sem terra. E já tínhamos lá os ( MST) que era o movimento dos sem terra e chamados de "Bolcheviches" na Russia que estavam se organizando em partidos políticos para assumir e tomar o poder a força a custa da espada. Pois na Europa desse período, já tínhamos os sem terra, os sem teto, os sem emprego, os sem família etc. Eram os milhões que viviam na rua da amargura. E viviam no "vale da sombra da morte" como nos diz o profeta Isaías citando o salmista Davi em seu salmo vinte e três, quando ele vagava perdido e com medo de morrer de seu rival e político e rei Saul. E dizia Davi: Ainda que eu ande pelo vale da sombra de morte não temerei mal nenhum por tu estás comigo Senhor..." Pois a tua vara e o teu cajado me consolam.
III. OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS DIANTE DO TRONO DIVINO
"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era na aparência semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro." Apocalipse 4:2-4
Os vinte e quatro anciãos ladeando o trono do divino - Google 2013
O desafio dos vinte e quatro líderes anciãos coroados pela sua boa liderança na terra do apocalipse e que agora estão diante do trono divino.E perguntamos quem seriam eles?São líderes políticos,líderes de governos, líderes religiosos,líderes da ciência,líderes da cultura etc.citados no livro do apocalipse (Ap.4:1-12)E são representantes da Igreja de nosso planeta terra e que estão diante do Trono divino, estão diante da ONU celeste de nossa galáxia.Mas eles que estão com as suas coroas em suas cabeças; quando viram a sua majestade maior entrar em cena na corte suprema,eles os vinte e quatro anciãos se dobravam diante do Senhor e tirando as suas coroas as depositavam diante do Cordeiro e as lançavam aos pés diante de Deus. E perguntamos;Ora o que isso significa? Significa que quando o nosso evangelista João viu isto ele ficou pasmo de encanto e pasmo de temor e reverencia,e como se prostravam os nossos bons anciões e líderes que tiveram a sua liderança aprovada pelo Espírito Santo aqui na terra.E sobre esse assunto assim nos comenta o pe.Vieira em seu sermão escrevendo;
"Pois se as coroas se lançavam aos pés de Deus,como tinha Deus as coroas sobre a sua cabeça? Porque tanto cresce Deus em sua grandeza quando desprezam os homens por seu amor.As coroas na cabeça de Deus eram os aumentos de sua grandeza, as coroas aos pés de Deus eram os desprezos do amor dos homens, e com as mesmas coroas que arrojava o desprezo humano se autorizava a majestade divina em reinar sobre nós.Porque tanto cresce Deus nos aumentos de sua grandeza quantas são as grandezas que se põem aos pés de Deus o nosso amor. Portanto diga-se logo;que cresceu e se engrandeceu Deus hoje duplicadamente:Uma vez medido com São João e outra vez medido como o mundo. Ser Deus anteposto ao mundo, e ser preferido a João em sua visão;É crescer muito Deus em sua estimação e engrandecer-se muito em seus atributos." Textos selecionados de Vieira em seu sermão sobre o visionário São João Batista.
VI. OS SÍMBOLOS DE JULGAMENTO DIVINO - OS SELOS, AS TROMBETAS E AS TAÇAS
* OS SETE SELOS PODEM SER VIOLADO NA TERRA PELOS NOSSOS INIMIGOS ?
Os selos da carta eram a garantia inviolável pela força de lei da mensagem e do seu conteúdo no passado, e também em nossos dias modernos. Mas hoje os selos também simbolizam o pagamento do transporte da carta que é enviada pelos mensageiros do passado e do presente.
Mas e o significado dos sete selos ? O que isso simbolizava no passado e no presente? Simbolizava a mensagem confidencial, secreta ou ultra-secreta dos casos de guerra que era levada pelos seus agentes secretos do governo. Sete selos portanto, era uma mensagem dos governos e do seu serviço secreto, e da alta patente dos governos e da autoridade de Roma antiga. Outro exemplo o serviço secreto dos países dos EUA e URSS e outros, todos eles queiram saber e procuravam desesperadamente o projeto da bom atômica na segunda guerra. Que foi desenvolvida pela Alemanha nazista no tempo da segunda grande guerra mundial.
Os selos tem a informação confidencial que uma mensagem da carta trazia, e selo simboliza o seu lacre que não podia ser violado, pois o selo esconde uma mensagem de autoridade reservada. E quem ousar quebrar o lacre será punido com cadeia, e isso acontece até os dias de hoje.
O outro exemplo de carta confidencial e selada que temos notícias, está registrado na bíblia no tempo de Neemias quando reconstruía os muros da cidade de Judá, no retorno do cativeiro babilônico.
E também, naqueles dias, os nobres de Judá estavam enviando muitas cartas a Tobias, que lhes enviava suas respostas. Por que muitos de Judá estavam comprometidos com ele por juramento, visto que era genro de Secanias, filho de Ara, e seu filho Joanã havia se casado com a filha de Mesulão, neto de Berequias.
Até ousavam elogiá-lo na minha presença e iam contar-lhe o que eu dizia. E Tobias continuou a enviar-me cartas para me intimidar. (Nem. 6: 17-19)
Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. (Ap. 5:1)Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: "Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?
Os sete selos (Apocalipse 6:1-17; 8:1-5), sete trombetas (Apocalipse 8:6-21; 11:15-19) e sete taças (Apocalipse 16:1-21) são três séries de julgamentos de Deus que são diferentes e consecutivas. Os julgamentos progressivamente pioram e se tornam mais devastadores à medida que o fim dos tempos progride.
Os sete selos, trombetas e taças estão conectados uns aos outros – o sétimo selo inicia as sete trombetas (Apocalipse 8:1-5), e a sétima trombeta inicia as sete taças (Apocalipse 11:15-19; 15:1-8).
Os sete selos, trombetas e taças estão conectados uns aos outros – o sétimo selo inicia as sete trombetas (Apocalipse 8:1-5), e a sétima trombeta inicia as sete taças (Apocalipse 11:15-19; 15:1-8).
Os primeiros quatro dos sete selos são conhecidos como os quatro calaleiros do Apocalipse.
* O primeiro selo apresenta o anticristo (Apocalipse 6:1-2).
* O segundo selo causa grandes guerras (Apocalipse 6:3-4).
* O terceiro dos sete selos causa fome (Apocalipse 6:5-6).
* O quarto selo causa pragas, mais fome e mais guerras (Apocalipse 6:7-8).
* O quinto selo nos diz daqueles que serão martirizados por sua fé em Cristo durante o fim dos tempos (Apocalipse 6:9-11). Deus escuta o seu clamor por justiça e vai livrá-los na Sua hora certa – na forma do sexto selo, assim como com os julgamentos das trombetas e taças.
* O quinto selo nos diz daqueles que serão martirizados por sua fé em Cristo durante o fim dos tempos (Apocalipse 6:9-11). Deus escuta o seu clamor por justiça e vai livrá-los na Sua hora certa – na forma do sexto selo, assim como com os julgamentos das trombetas e taças.
* Quando o sexto dos sete selos é quebrado,- Vem um terremoto devastador acontece, causando grande revolta e devastação terrível – juntamente com fenômenos astronômicos incomuns (Apocalipse 6:12-14). Aqueles que sobrevivem estão corretos por clamar:
“E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6:16-16) Odos os exércitos do mundo se prepara para a grande guerra, o chamado de Vale do Armagedom.
* A quebra do sétimo selo - Nesse momento saiu do trono divino uma grande voz dizendo: Feito está para a grande guerra.
O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: "Está feito!"
Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.
A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.
Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram.
“E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6:16-16) Odos os exércitos do mundo se prepara para a grande guerra, o chamado de Vale do Armagedom.
* A quebra do sétimo selo - Nesse momento saiu do trono divino uma grande voz dizendo: Feito está para a grande guerra.
O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: "Está feito!"
Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.
A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.
Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram.
Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.
Conforme o livro de apocalipse. Em (Ap. 16:12-16)
O TOQUE DAS SETE TROMBETAS, DECLARAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A GUERRA
O TOQUE DAS SETE TROMBETAS, DECLARAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A GUERRA
Trombetas - São símbolos e toques sonoros e musicais de preparação para a guerra, do exército romano. Aqui o apóstolo João usa esses toques sonoros dos exércitos romanos de preparação para a guerra. Pois quando um capitão dava uma ordem, e ordenava pela voz e pelo comando do som de uma trombeta, corneteiro do quartel tocava. E assim temos o toque de recolher, o toque de silêncio no quartel. O toque prontidão, o toque de reverência a bandeira e ou homenagem as autoridades que estão sendo condecoradas. Exemplos de toque de trombeta e guerra na bíblia.
* Coloquei sentinelas entre vocês e disse:Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: (Jer. 6:17-19) 'Não daremos atenção'. Até quando verei o sinal levantado, e ouvirei o som da trombeta? (Jer. 4:21). Por isso, logo que ouviram o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério e de toda espécie de música, os homens de todas as nações, povos e línguas prostraram-se em terra e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor mandara erguer. (Dn. 3:7) Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha? (I cort. 14:8) num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
( I cort. 15:52) Na sétima vez, quando os sacerdotes deram o toque de trombeta, Josué ordenou ao povo: "Gritem! O Senhor entregou a cidade a vocês! (Jos. 6:16)
As sete trombetas são descritas em Apocalipse 8:6-21. As sete trombetas são o “conteúdo” do sétimo selo (Apocalipse 8:1-5). A primeira trombeta causa granizo e fogo que destroem muito das plantas do mundo (Apocalipse 8:7). A segunda das sete trombetas causa o que aparenta ser um meteoro atingindo os oceanos e causando a morte de grande parte da vida marinha (Apocalipse 8:8-9). A terceira trombeta é parecida com a segunda trombeta, só que dessa vez ela atinge os lagos e rios do mundo, ao invés dos oceanos (Apocalipse 8:10-11).
A quarta das sete trombetas causam o sol e a lua a se escurecerem (Apocalipse 8:12). A quinta trombeta resulta em uma praga de “gafanhotos demoníacos” que atacam e torturam a humanidade (Apocalipse 9:1-11). A sexta trombeta libera um exército demoníaco que mata um terço da humanidade (Apocalipse 9:12-21). A sétima trombeta evoca os sete anjos com as sete taças da ira de Deus (Apocalipse 11:15-19; 15:1-8)
AS SETE TAÇAS DA COMEMORAÇÃO OU DA IRA DE DEUS ?
(Um terço da humanidade segue a besta e dragão)

(Um terço da humanidade segue a besta e dragão)
Os julgamentos das sete taças são descritos em Apocalipse 16:1-21. Os julgamentos das sete taças são o resultado da sétima trombeta sendo soada.
No capítulo 15, um dos quatro seres viventes deu as sete taças da cólera de Deus aos sete anjos, e o santuário se encheu com a fumaça da glória e do poder de Deus. Agora, aguardamos o trabalho dos anjos. Cada um derramará a sua taça, trazendo uma série de sete flagelos para castigar os adoradores da besta e os servos do dragão. Algumas dessas pragas nos lembram das pragas que Deus enviou para castigar os egípcios quando Moisés foi libertar o povo de Israel.
No capítulo 15, um dos quatro seres viventes deu as sete taças da cólera de Deus aos sete anjos, e o santuário se encheu com a fumaça da glória e do poder de Deus. Agora, aguardamos o trabalho dos anjos. Cada um derramará a sua taça, trazendo uma série de sete flagelos para castigar os adoradores da besta e os servos do dragão. Algumas dessas pragas nos lembram das pragas que Deus enviou para castigar os egípcios quando Moisés foi libertar o povo de Israel.
* A primeira taça causa feridas muito dolorosas que aparecem na humanidade (Apocalipse 16:2).
* A segunda taça resulta na morte de todo ser vivente no mar (Apocalipse 16:3).
*A terceira taça causa os rios a se tornarem sangue (Apocalipse 16:4-7).
* A quarta das sete taças resulta no calor do sol sendo intensificado e causando grande dor (Apocalipse 16:8-9).
*A quinta das sete taças causa grande escuridão e uma intensificação das feridas da primeira taça (Apocalipse 16:10-11).
* A sexta taça resulta no rio Eufrates secando completamente e os exércitos do anticristo se juntando para lutar a batalha do Armagedom (Apocalipse 16:12-14).
*A sétima taça resulta em um terremoto devastador seguido de pedras de granizo gigantes (Apocalipse 16:15-21). Isto seria uma visão preterista.?
Apocalipse 16:5-7 declara: “E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores. E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.”
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