Na era das gerações sem rumo, na era das famílias divididas e separadas, do tudo dividido coração quebrado...
Nossa era se caracteriza pelo pessimismo no sentimento da inadequação à realidade, pelo ócio no desgosto de viver. Essa geração sente-se perdida, não tem nenhum projeto no qual se apegar. E levou-se ao apego à bebida, aos vícios, a atração pela noite e pela morte, onde se caracterizava o mal do século. Estas são as características presentes nas obras dos autores românticos tais como Alvares de Azevedo, e ainda acrescido de temas satânicos,e essa tendência arrastou a outros escritores tais como Casimiro de Abreu,Fagundes Varela e Junqueira Freire e outros.
Adaptado ( profª Catiana)
Adaptado ( profª Catiana)
Mas o que é a juventude? A entrada na juventude se faz pela fase da adolescência e é marcada por transformações biológicas, psicológicas e de inserção social como assumir responsabilidades, buscar a independência e a dar provas de autossuficiência, dentre outros sinais corporais, psicológicos. Diferente da “adultez” (terminar os estudos, trabalhar, casar, ter a própria casa e ter filhos) O jovem ganha contornos próprios em contextos históricos, sociais e culturais distintos dependendo das condições sociais, a diversidade cultural, a diversidade de gênero e até mesmo as diferenças territoriais se articulam para a constituição das diferentes modalidades de se vivenciar a juventude. ( Extraído do livro do segundo caderno da formação de professores do MEC 2014)
E falando em disciplina da nossa juventude; Onde está o problema da disciplina e boa educação? No aluno? No professor? Na escola? Na igreja, Na família ou na sociedade?
E falando em disciplina da nossa juventude; Onde está o problema da disciplina e boa educação? No aluno? No professor? Na escola? Na igreja, Na família ou na sociedade?
I. A DISCIPLINA DOMÉSTICA E BOA EDUCAÇÃO
E disse mais o Senhor a Abraão; Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra... (Gen.12:1-3)
E Abrão foi chamado de pai da fé de muitos povos:
--- - Abrão foi o pai da fé de todos os povos árabes da religião dos muçulmanos e Maometanos.---- Abrão foi o pai da fé de todos os povos judeus-israelitas E da religião dos Judeus etc.
---- Abrão foi o pai da fé de todos os povos cristãos ortodoxos, dos católicos romanos, de todos os seguimentos do protestantismo e Igrejas Evangélicas Pentecostais de todos os segmentos.
Em figura abaixo surge sempre a pergunta; Qual o modelo correto de disciplina Educadora que funciona em dias atuais? Modelo da Educação rígida e militar, modelo da Educação antiga e ortodoxa-religiosa, modelo de disciplina liberal, Modelo de Educação e disciplina liberal e Anarquista? Afinal, o nosso século clama por um novo Modelo de Educação. Ou de uma reeducação e um novo modelo de corrigir e educar dos apenados, e prêsos das penitenciárias brasileiras; Afinal em nosso século há muitos pais e mães modernos que se perguntam;
Meu Deus! Como devo Educar e Disciplinar ao meu filho e filha ...?
E a palavra de Deus nos adverte a corrigir e disciplinar sempre os nossos filhos no tempo certo, isto é na primeira infância, na adolescência, na juventude, para não chorar depois; quando nossos filhos forem adultos e se entregarem na vida dos vícios, a prostituição, ao roubo, ao crime etc.
Fonte de imagem aproximada google 2012
E no livro aos hebreus o apóstolo Paulo nos fala de que precisamos educar, instruir, corrigir os nossos filhos nas boas maneiras para salvá-los da morte, e para a convivências nas boas atitudes para a vida do dia a dia. Caso contrário, estaremos criando "cobras para nos picar dentro de nossas próprias casas". E essa foi a cobra que enganou e picou a nossa mãe Eva no Paraíso do Jardim do Éden. Pois Adão e Eva são os nossos protótipos e primeiros pais estavam sem a boa disciplina divina, e todos sabemos o que aconteceu com eles? Eles caíram, pecaram e desobedeceram os mandamento divinos, e Deus nos puniu a todos. E no novo e velho testamento Deus está nos orientando que ele sacrificou o seu único filho para nos instruir, educar e corrigir. E nós sabemos que tudo isso aconteceu na cruz de Cristo. Pois Deus não tolera filhos desobedientes e rebeldes, e nos pune com a boa correção para a vida.
"Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Textos de (Heb.12:4-10)
Por isso devemos prestar muita atenção na disciplina e na correção dos nossos filhos, o valor certo das palmadas, das chineladas no tempo certo, no momento certo. Afinal,o que funciona e o que não funciona nesse tipo de educação?

Tempos atrás os jornais e a televisão anunciavam a todos os cantos a tragédia da família dos Nardone da cidade de São Paulo, que espancaram a sua filha de treze anos até a morte; e depois ainda a lançaram pela janela afora do 12º andar do prédio onde eles moravam. Foi um fato que repercutiu bastante em nossa mídia e em toda a cidade e em toda sociedade brasileira. Todos nós vimos e assistimos com pesar e revolta pela televisão o julgamento desse fato tão chocante e violento. E assim ficamos pensando;
Porque um pai e uma mãe chegam a esse ponto com os seus filhos?Será que uma boa educação e um bom diálogo não resolveriam tais situações, precisavam os pais apelar para as últimas consequência e matar sua filha indefesa e menor de idade...? Não sei se os fatos desse caso ficaram bem esclarecidos do porque eles agiram desse modo com sua filha, e o que ela teria feito de tão grave?
O apóstolo Paulo em suas campanhas evangelisticas quando estava se dirigindo para a cidades de Éfeso e Ilha de Creta cidades portuárias localizadas junto ao Mar Mediterrâneo. E onde havia uma penitenciaria de Romana, e aonde estavam muitos dos homens piratas e bandidos do exército romano, homens maus de outras nações; e onde estava se formando e nascendo a sua pequena Igreja que estava ao comando do jovem pastor Timóteo,Tito, e outros.
E Paulo sabedor desses fatos adverte os jovens pastores e missionários dizendo: Ora eu te deixei em Creta e na cidade de Éfeso para que coloques em ordem e disciplines as Igrejas; Pois dentro dessas cidades há os cidadãos que são homens que foram despejados e mandados para lá pela justiça de Roma antiga;e que eram os seus presos, homens e mulheres indesejáveis, eram os tipos de "ventres preguiçosos", eram os Matricidas- os que matam a sua mãe. Os Patricidas - os cidadãos que matam os seus pais e os homicidas - os que matam os demais cidadãos do povo. (Tim. 1:9-10)
Sabendo disto diz Paulo; a lei é boa, e a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas. Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, 1 (Timóteo 1:9-10)
II. A DISCIPLINA RELIGIOSA E DAS IGREJAS NO MUNDO
SACRIFÍCIO EDUCADOR E SIMBÓLICO DE ABRAÃO NO MONTE MORIÁ - SACRIFÍCIO DA DISCIPLINA DIVINA - POIS TEMOS MUITOS FILHOS SEM A DISCIPLINA DOS PAIS DA FÉ - ENTRE O DISCIPLINAR E EDUCAR, ENTRE O CONVERTER DOS MAUS CAMINHOS E MATAR OS NOSSOS FILHOS - EIS A QUESTÃO?
ABRÃO O PAI DA FÉ ERA UM GUERREIRO E MILITAR, E PARECE QUE PERDE A SUA PACIÊNCIA COM A INDISCIPLINA DE SEU FILHO ISAC, QUANDO DEUS MANDA PARA QUE ELE CORRIJA, DISCIPLINE SEU FILHO MENOR DE IDADE.
DEUS MANDA QUE ABRÃO CUIDE PESSOALMENTE DA DISCIPLINA EDUCADORA DE SEU FILHO. EM ABRAÃO VEMOS A DESCARGA DA IRA PATERNAL HUMANA EM CIMA DE NOSSOS FILHOS INOCENTES - E AINDA HÁ MUITAS RELIGIÕES QUE ENSINAM SACRIFICAR A NOSSA FAMÍLIA SEM DÓ E NEM PIEDADE - ASSIM ABRÃO ESTÁ FAZENDO A SUA SESSÃO DO DESCARREGO DA IRA HUMANA EM CIMA DE SEU ÚNICO FILHO E MENOR DE IDADE...?
Aqui está a prova e o dilema do nosso pai da fé, o que ele fará? O texto sagrado nos relata com poucos detalhes esse tema do sacrifício simbólico e educador. E como o nosso pai da fé iria interpretar essa ordem vinda expressamente de Deus? Ele vai interpretá-la literalmente. E nos versículos seguintes teremos a resposta; Deus apenas está pondo Abraão a prova. Que é a prova de fogo, do bom bom sacrifício de obediência agrada a Deus e da má má interpretação do texto sagrado. E o texto também fala sobre a educação e disciplina dos filhos e das famílias.
Muitos Pais dos tempos antigos e pais dos tempos modernos leem e interpretam erroneamente esse texto. E pensam que para agradar ao seu Deus devem sacrificar os seus filhos. O perigo da descarga da ira humana em cima dos nossos filhos inocentes. E o conflito entre o que as Igrejas e as religiões ensinam e exigem dos seus fiéis seguidores e aquilo que realmente agrada a Deus. Assim Dizia a voz do Senhor à consciência de Abraão no Monte Moriá, "Pare! Não faças nenhum mal ao teu filho..." Pois, misericórdia quero e não sacrifícios de sangue... (Gen.22:11-12) Em figura acima nos mostra o nosso pai da fé chamado Abraão sacrificando um dos seus filhos ao seu Deus. Nesta figura também aparece o drama de família do antigo profeta que em sentido figurado oferece em sacrifício a sua família a Deus. Em Abraão nós vemos o dilema das conversões às novas religiões que aparecem atualmente no mundo moderno. O Perigo na conversão do nosso pai da fé - ele ficou fanático e quase matou o seu filho Isac pensando em agradar a Deus. Mas a verdade é que o Senhor estava falando e ensinando-o era um outro tipo de sacrifício. Era o sacrifício missionário de obediência e fé. E nesta hora de loucura e fanatismo cego do nosso pai da fé;o Senhor intervém diretamente em Abraão,que tinha a intenção de sacrificar Isac seu filho menor. E assim lhe diz a voz do céu: Abraão Basta! Agora sei que tu me amas...? E não faças nenhum mal ao teu filho Isac, conforme nos fala o texto sagrado de Gênesis em (Gen.22:11-12) E assim a história sempre se repete em todas as nossas gerações;Deus nos fala uma coisa,e nós entendemos outra;e mais ainda, fazemos outra coisa pior. Abraão estava cometendo uma violência doméstica e familiar pensando em agradar aos seus deuses pagãs de Ur dos Caldeus como haviam lhe ensinado no passado. Mas na verdade o Senhor estava falando e ensinando-o em uma alegoria de obediência a Abraão, mas ele entendeu outra coisa. E assim vemos que Abraão tinha saído de Ur dos Caldeus,mas as suas ideias religiosas de sangue e de paganismo da religião de Ur dos caldeus não tinham saído de de dentro de seu coração. E digo mais:Deus fala pela sua palavra e Abraão interpreta a ideia pela sua religiosidade pagã isto é, ele interpreta pelos ensinamentos de sua IGREJA de Ur dos caldeus. Povo esse que possuía uma religião árabe-muçulmana e assim pensava que para agradar o seu deus,era preciso oferecer seu filho único e inocente,em um sacrifício de sangue. Mas Deus intervém diretamente nesse caso, e envia seu anjo que proteja seu filho Isac quando já estava amarrado na cremalheira do sacrifício pagão no Monte Moriá. Isto nos prova de que, como muitas de nossas boas Igrejas afastam milhares de pessoas dos corretos caminhos do Senhor no afã de exigir as suas ofertas materiais; em dízimos, ofertas, doações e ofertas de sacrifício humano,e de jejum prolongados, orações prolongadas que muitas vezes são inúteis,ou muitas vezes são contrárias aos ensinos da palavra de Deus. Pois nós fazemos sempre aquilo que a nossa religião quer e o que a nossa Igreja nos ensina. E nunca queremos praticar aquilo que os profetas ou o que o próprio Deus nos fala e nos ensina em sua palavra. Isto quer dizer que nem sempre o que as nossas Igrejas nos falam e nos ensinam é a mesma mensagem de que o próprio Deus nos quer falar e ensinar. Assim como aconteceu neste caso. Abraão está fazendo e praticando o que a sua religião árabe-muçulmana lhe ensinou nas terras de Ur dos caldeus: Sua religião mandava sacrificar e matar o seu filho e ou sua filha virgem mais bonita, para agradar ao seu Deus do céu. Abraão acertou em obediência e não no ato de sacrifício, e Deus o corrige no tempo certo. Ora obedecer não quer dizer Matar - Aqui neste caso Obediência aos dez mandamentos que a lei nos ensina dizendo; Não matarás. Mas todos nós achamos e preferimos dizer e ensinar que - matar vai agradar mais a Deus do que obedecer,e assim afirmamos erroneamente. E mais ainda;para justificar esse fato, queremos fazer qualquer outra coisa. Assim isso nos leva a pensar que, matar um ladrão ou um criminoso,agrada mais a Deus do que trabalhar em educá-lo para que aconteça uma conversão em seu coração,e assim haja uma volta para os caminhos do Senhor através de um sincero arrependimento,obediência e fé. Mas os mandamentos do Senhor são claros e nos ensinam - matar não É um ato de fé e obediência a sua palavra. Pois foi assim que o sacerdote Samuel falou ao rei Saul em um tom enfático e profético dizendo:"Deus tem maior prazer na obediência do que em mil sacrifício de sangue..."dizia mais o pofeta:" Misericórdia quero e não sacrifício..."
III. EDUCAÇÃO ESCOLAR - OS CONSELHOS TUTELARES ESTÃO DE OLHO NAQUILO QUE ACONTECE DENTRO DA ESCOLA EM NOME DA LEI E BOA EDUCAÇÃO
A disciplina e a educação na formação de nossa juventude também começa na Escola e na adolescência; Os educadores muitas vezes divergem em seus conceitos em alguns pontos, mas todos esperam que a Escola cumpra o seu papel na sociedade. Mas o que é a juventude? A entrada na juventude se faz pela fase da adolescência e é marcada por transformações biológicas, psicológicas e de inserção social como assumir responsabilidades, buscar a independência e a dar provas de autossuficiência, dentre outros sinais corporais, psicológicos. Diferente da “adultez” (terminar os estudos, trabalhar, casar, ter a própria casa e ter filhos) O jovem ganha contornos próprios em contextos históricos, sociais e culturais distintos dependendo das condições sociais, a diversidade cultural, a diversidade de gênero e até mesmo as diferenças territoriais se articulam para a constituição das diferentes modalidades de se vivenciar a juventude. ( Extraído do livro do segundo caderno da formação de professores do MEC 2014) Nós da Escola: Qual o conceito de disciplina na escola? E de acordo com blog do educador Anderson Paulino de Souza; O conceito de Educar e disciplinar a nossa juventude? "EDUCADOR 1: Disciplina e educação. Como unir dois processos tão desencontrados? Que significado pode ter para um docente quando se pensa como educador e para uma escola quando se pensa como educandário? Falar em disciplina? Educar para a disciplina? Educar seria disciplinar? Confesso que tenho dificuldade em encontrar qualquer relação entre educar e disciplinar seres humanos. Como educador, sou contra qualquer uso da educação para disciplinar crianças, adolescentes ou jovens. Penso antes em Paulo Freire, na educação como aprendizado da liberdade. EDUCADOR 2: A disciplina na escola deveria ser vista como uma ação cuja finalidade é a de conduzir o homem a possuir autonomia. Não significa que essa liberdade já lhe seja outorgada durante esse período de preparo, ao contrário, acreditamos que o jovem e o adolescente têm de caminhar através de estágios de independência (diferentes entre si, conforme a idade), para amadurecerem e adquirirem a capacidade de autonomia (tomar a vida nas próprias mãos!); isso implica na capacidade de resistir à manipulação mental." Nós da Escola: Onde está o problema da disciplina? No aluno? No professor? Na escola? Na família ou na sociedade?
E de acordo com o grande educador do século XVII Comenius fala sobre a Escola e sua função educadora: E de acordo com o blog de Kelyn Valeira escreve sobre Escola e Educação Pública;
Educador Comenio foi o criador da Didática moderna e um dos maiores educadores do século XVII, “a todos aqueles que nasceram homens é necessária a educação, porque é necessário que sejam homens, não animais ferozes, nem animais brutos, nem troncos inertes” (Coménio, 1957, p. 125). A visão de educação trazida pela escola moderna – ensinar tudo a todos – entende que todo ser humano é capaz de ser educado, por isso a considera obrigatória. A perspectiva comeniana de educação não aceita que alguém não passe pelo processo de escolarização, uma vez que entende o ser humano como educável por natureza. Pensando na educabilidade humana, faz-se necessário instituir nesta escola pedagogias corretivas que deem conta daqueles “ineptos” que não se enquadram no padrão de normalização que ela impõe.
As pedagogias corretivas partem do princípio de que toda criança é um selvagem que precisa ser corrigido e docilizado; o bom selvagem é aquele que está apto a aprender, levando em conta sua natureza educável. A correção já não ocorre mais através da violência; torna-se indireta, deslocando-se para a organização do meio, já que prega uma ação educativa ativa e criativa, respeitando o desenvolvimento infantil, operando a partir da subjetividade. A regulação e o controle exercido por essa pedagogia tornam clara a tentativa de homogeneização das classes escolares, uma vez que através do próprio autogoverno os sujeitos passam a buscar o modelo de normalidade que devem atingir. Estes elementos compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada em sua obra principal Didática Magna. O escritor se converte, então, no primeiro educador ocidental a privilegiar a interação entre os pólos instrução/aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios. Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para a época, o século XVII. A fatalidade parecia perseguir este pensador; convertido, aos 26 anos, em pastor da Igreja que sempre freqüentou, passou a residir em Fulnek, capital moraviana. Nesta região, assolada pela Guerra dos Trinta Anos, ele contraiu matrimônio e teve filhos, mas novamente testemunhou seus familiares serem levados pela morte em uma epidemia que devastou a cidade, após a invasão da Espanha, em 1621. Além de tudo, Comenius também se viu despojado de seus livros e textos.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velho não se desviará dele..." (provérbios do rei Salomão)
E o filósofo espanhol José Ortega Y Gaset nos relembra dizendo: “ (...) Nós seres humanos, somos as únicas criaturas que vivem neste planeta que já nascemos em um total estado de desorientação”. E nos acrescenta (...) “as outras criaturas tais como as formigas, os pássaros, os cães etc. já nascem com um certo instinto de orientação,” (...) Mas nós seres humanos feitos à imagem divina, precisamos constantemente de orientação e boa educação. E com a grande divisão e a separação de famílias em nossa era moderna. Onde o pai não conhece mais o seu filho, isto é, não acompanhou o seu crescimento. Essa boa orientação para a vida, nós vamos buscar na Escola e nas Igrejas; e se a Escola falhar, o que será de nossa juventude? O governo deseja dar apenas uma formação tecnicista ao alunado. E a Escola deve dar uma formação profissional do emprego apenas. É o desejo de capacitar o aluno para o mercado de trabalho apenas. Ora isso é muito bom, é preciso. Mas e a formação humanista,a formação do carácter, a formação da cidadania, a crença em Deus, o respeito a família, o respeito aos mais velhos, a formação para a vida ficam aonde?. Em nossa era tudo é feito as pressas, e "sempre mal feito". É como dizem os nossos críticos; O governo sempre tem pressas e sempre vem com um pacote de maldades embutidas "guela abaixo" para a população, e com votação feita de preferências nas madrugadas pelo nosso congresso Legislativo, eles não querem discutir. E a "pressa é inimiga da perfeição" nos diz outro ditado popular. E sobre esse assunto assim se expressa a educadora e escritora Marilena Chauí : E como o governo brasileiro pensa na Educação, e como deseja fazer as Reformas do Ensino Médio. As pressas. “A docência é entendida como transmissão rápida de conhecimentos, que são consignados em manuais de fácil leitura para os estudantes, de preferência, ricos em ilustrações no computador, e com duplicatas em CDs etc. E assim é pensada como habilitação para os alunos graduados, que precisam entrar rapidamente num mercado de trabalho do qual serão expulsos em poucos anos, pois tornam-se, em pouco tempo jovens obsoletos e descartáveis, como correia de transmissão entre pesquisadores e treino de novos pesquisadores” . E essas boas qualidades humanistas não possuem nenhum valor para a nossa sociedade tecnicista.? E nem para o governo.? E pelo andar da carruagem e dos grandes avanços de nossa ciência que não tem limites daqui para frente. Dizem os nossos cientistas em computação que nos próximos cem anos, os nossos computadores farão quase tudo. E daí, iremos nos perguntar: O que nós seres humanos, em especial os jovens irão trabalhar no futuro para ganhar o pão nosso de cada dia...? E que emprego os nossos jovens terão no futuro? É tema do livro de "A Revolução das Máquinas" predito pelo nosso escritor ficcionista e futurista já falecido chamado Issac Assimov.. As reformas são boas,mas há reformas que se tornam em atraso para a humanidade em geral.
Fonte de imagem aproximada google 2012
A descarga da ira humana e paternal em cima dos filhos e mulher... Os bullying dentro das escolas, a indisciplina, e a rebeldia...
Assim quantos EDUCADORES, professores, pastores, padres, gurus e "pais de santo" ou líderes de Igreja nos ensinam o que devemos fazer para disciplinar nossos filhos e filhas?
APLICAÇÃO DA MENSAGEM - SACRIFÍCIO SIMBÓLICO DE ABRAÃO - FILHOS SEM A DISCIPLINA DOS PAIS DA FÉ - ENTRE O DISCIPLINAR E EDUCAR, ENTRE O CONVERTER DOS MAUS CAMINHOS E MATAR, EIS A QUESTÃO?
E falando em disciplina; Continuamos com a nossa pergunta chave: Onde está o problema da disciplina e boa educação? No aluno? No professor? Na escola? Na igreja, Na família ou na sociedade?
A família é a primeira célula educadora do ser humano, pois a mãe, o pai, o avô e avó devem conversar com o seu filho querido. Conversar sem pressa e transmitir-lhes os grandes valores da família. Ensinar a criança a obedecer o pai, a mãe, os avós, os mais velhos, obedecer as autoridades etc.
Como temos tentado mostrar e descrever os fatos dos nossos educadores e profetas antigos em que a bíblia nos apresenta em gênesis no capítulo vinte e dois (22:1-18).E assim acontece conosco hoje quando Deus tenta disciplinar e converter as nações e povos de todas as raças dos maus caminhos. Povos esses que estão em plena guerra interna.
Jesus Cristo homem maduro e ofereceu-se como bom exemplo de sacrifício educador e remidor a ser seguido. O seu sacrifício foi de tal perfeição e de tão grande amplitude que chegou até nós como exemplo de salvação. E vemos pelos escritos sagrados que o seu sacrifício foi aceito por Deus. E o profeta Isaías (Is.53:10)vai nos dizer que ao Senhor agradou "moê-lo e pregá-lo" na cruz em sacrifício, como um bom cheiro suave de obediência e morte de cruz. Conforme podemos ler na nossa bíblia na carta de Paulo a Igreja aos Filipenses.
"Que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante
aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai". (Fil. 2:6-11)
Segunda consideração educadora é da Escola;
A escola, grande máquina de vigilância da modernidade, resulta de um longo processo histórico que a coloca como o lugar privilegiado, exclusivo e legitimado de saber. É o local onde, pelo ato de educar, os sujeitos são tirados de seu estado de “selvageria”. Aqui, não se objetiva concordar ou divergir da escola ou da forma como ela está posta, mas analisar a escola enquanto instituição disciplinar, através da diferenciação entre o exercício de violência e as relações de poder, principalmente quando surgem nos séculos XVII e XVIII as chamadas “disciplinas”, que tinham por objetivo tornar a criança um corpo dócil e útil ao corpo social, e a forma como essas disciplinas vêm sendo utilizadas no campo da Educação. A escola, enquanto máquina de governamentalidade, constitui-se em um espaço de governo da alma dos sujeitos, operando a partir de sua subjetividade, fazendo uso do poder que a sustenta. As teorias psicológicas, fortemente presentes na escola, administram e governam a alma de forma aparentemente livre, mas que não a separa das mais profundas relações de poder." Educadores Kelyn Valeirão e Avelino da Rosa. Terceira consideração Educadora vem da religião e das Igrejas; Isac era um filho menor e sem maturidade da consequência dos fatos. Ele também não se oferece voluntariamente para ser sacrificado como exemplo de um bom missionário na terra. Tanto é verdade que Deus não aceita o sacrifício de Isac, e Deus intervém diretamente no caso dizendo: Abrão basta, agora sei que tu me amas! (Gen.22:11-12)
"Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão!" "Eis-me aqui", respondeu ele.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que
você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho."(Gen.22:11-12)
Famílias que não conseguem viver em paz, e que guerreiam por durante séculos a fio. Citamos como exemplo; quem já não ouviu falar e assistiu a um dos filmes das famosas máfias italianas de dom Corleoni e outras máfias que não sabem educar os seus filhos na disciplina do Senhor; onde os país matam os seus filhos e filhos que matam aos seus pais para se manter no poder do clã e manter-se no poder dos bens.
Quanto sangue de filhos inocentes é derramado para se manter a ordem e o domínio das empresas. Creio que Abraão errou aqui e Deus estava de olho no seu clã e sua posteridade familiar. Deus manda que Abraão ofereça o seu filho em sacrifício de disciplina educadora e Abraão apela para a morte de seu filho. Deus impede que Abraão mate seu filho e no versículo v.14--16 no sacrifício simbólico da disciplina educadora no monte Moriá. Assim também o próprio Deus tem disciplinado os seus anjos que se rebelaram nos altos céus muito tempo antes da nossa raça aparecer em nosso planeta terra.
Assim meus amigos e irmãos,quantas atrocidade se comete hoje em dia com as nossas crianças na violência doméstica. Os Conselhos Tutelares das cidades estão aí e ficam de olho em tudo aquilo que é cometido em nome da disciplina dentro do lar.Violência doméstica dos pais contra os seus filhos indefesos dentro dos lares modernos, e violência de filhos malvados que maltratam e matam seus pais. E autor do livro e carta aos Hebreus nos manda um bom recado aos nossos pais e aos nossos filhos na modernidade dizendo: (Hebreus 12:4-10)
"Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade." Mas também o que dizer do crime organizado que requisita as nossas crianças cada vez mais cedo para o tráfico de drogas. Daí, esta certa a bíblia que nos diz:"Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velho não se desviará dele..." Assim nos diz o Senhor: "Ensina as crianças e não mate as crianças...", isto é, não maltrate ou mate seus filhos pensando em agradar a Deus...". "E tratemos as nossas crianças como crianças..." Isto é, como um ser que está em seu pleno desenvolvimento emocional e espiritual. E a bíblia nos diz mais:"Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.." É as vezes esta é a raiz de todos os nossos males de nossa vida doméstica e de nossa família- problema financeiro e o nosso meio de sobrevivência; devemos sempre buscar meios lícitos de ganhar o nosso salário e a nossa renda mensal para o sustento de nossa família,como pais e responsáveis pelos nossos filhos menores de idade. Na citação de Paulo em sua carta dirigida ao jovem pastor Timóteo para orientar e ensinar a Igreja de Éfeso na cidade da Grécia antiga, e que serve de referência e base para a Igreja de todos os tempos. ( I Timóteo 6:10-19) BIBLIOGRAFIA DE APOIO E COMENTÁRIOS PARALELOS
1.CICIERJ-BLOG E COMENTÁRIOS SOBRE EDUCAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA - Artigos diversos dos educadores; Kelin Valeirão Mestre em Educação, professora substituta da UFPel Avelino da Rosa Oliveira Doutor em educação, professor titular da UFPe
2. E de acordo com blog do educador Anderson Paulino de Souza; O conceito de Educar e disciplinar a nossa juventude? 3. Filosofo e Educar Ortega e Gasset - Para o filósofo José Ortega y Gasset (1883-1955), todas as coisas estão em permanente processo de mudança. Por isso a vida, do início ao fim, é um aprendizado. Fiel a esse princípio, sua obra é uma ininterrupta investigação dos grandes temas das ciências humanas, sem simplificações, mas escrita de modo a ser compreendida por leitores não especializados e isso o tornou um dos intelectuais mais queridos da Espanha na primeira metade do século 20. Portanto, o propósito pedagógico, no sentido mais amplo, faz parte da espinha dorsal de seu pensamento. "O homem tem uma missão de clareza sobre a Terra", dizia.
4. Professora Educadora Marilena Chauí - Uma das grandes filósofas e pensadoras da Filosofia Brasileira, ex-Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, Marilena de Souza Chaui nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Ela é filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí.
A filósofa ingressou no curso de filosofia da Universidade de São Paulo em 1960, graduando-se em 1965. Ela defendeu sua dissertação de mestrado, intitulada Merleau-Ponty e a crítica do humanismo, em 1967, orientada pelo Professor Doutor Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior. Neste mesmo ano ela deu início ao seu doutorado na França, defendendo tese sobre o filósofo Espinosa, em 1971, também na USP, sob a orientação da Doutora Gilda Rocha de Mello e Souza. 5. Bíblia sagrada livro das gênesis da humanidade - Educação e Disciplina - A Educação do Pai Abraão que está escrito e registrado na bíblia sagrada, em (Gen.22:1-15) Quando Deus prova o nosso pai Abraão e lhe pede simbolicamente em sacrifício o seu filho amado. Abraão sofre e vai obedecer o que Deus lhe manda fazer. E Deus e todo o nosso Conselho Tutelar do Universo e dos altos vai acompanhar o desfecho desse caso disciplinador e educador no Monte e chamado de Monte Moriá na terra dos caldeus. Aqui está descrito com certeza um grande caso de educação e disciplina do nosso pai da fé chamado de Abraão da cidade de Ur dos caldeus. 6. Jan Amos Komenský, e que leva o apelido de "Comenius" foi um bispo protestante da Igreja Moraviana, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna. Nasceu em 28 de março de 1592, Nivnice - República Checa. Falecimento 15 de novembro de 1670, em Amsterdã - países Baixos . Formação na Universidade Heidelberg 1613-1614. De acordo com Enciclopédia Eletronica Wikipedia. |
Apagar | < Mensagem anterior | Próxima mensagem > |
Nome/E-mail | Classificar por data |
---|---|
Alfonso politica3 ![]() ![]() | 8 de Mai de 2012 9:51 pm |
clevis sampaio clevissampaio ![]() ![]() | 12 de Mai de 2012 11:33 am |
Alfonso politica3 ![]() ![]() | 14 de Mai de 2012 9:18 pm |
Julio Cesar Pinto rev.juliopinto ![]() ![]() | 15 de Mai de 2012 2:29 am |
Charles Melo charles@... ![]() | 15 de Mai de 2012 2:30 pm |
Gecy Soares de Macedo revgsmacedo ![]() ![]() | 15 de Mai de 2012 3:32 pm |
Alfonso politica3 ![]() ![]() | 16 de Mai de 2012 8:02 pm |
Julio Cesar Pinto rev.juliopinto ![]() ![]() | 16 de Mai de 2012 10:00 pm |
Cleomines Figueiredo revcleomines@... ![]() | 17 de Mai de 2012 11:04 am |
Cleomines Figueiredo revcleomines@... ![]() | 17 de Mai de 2012 11:22 am |
Gecy Soares de Macedo revgsmacedo ![]() ![]() | 17 de Mai de 2012 1:40 pm |
paulo bronzeli pbronzeli@... ![]() | 17 de Mai de 2012 11:39 am |
Julio Cesar Pinto rev.juliopinto ![]() ![]() | 17 de Mai de 2012 12:13 pm |
Alfonso politica3 ![]() ![]() | 17 de Mai de 2012 10:31 pm |
Julio Cesar Pinto rev.juliopinto ![]() ![]() | 18 de Mai de 2012 12:29 pm |
paulo bronzeli pbronzeli@... ![]() | 18 de Mai de 2012 1:00 pm |
Nenhum comentário:
Postar um comentário