terça-feira, 22 de novembro de 2016

PORQUE É NATAL - NOITE FELIZ - NOITE DE AMOR!

Noite Feliz, Noite de Amor! Tudo dorme em derredor, entre os astros que espargem a luz, Proclamando o menino Jesus. 

I. A MAGIA DO NATAL
E esse foi o maior coro de anjos que o céu de Belém jamais pode ouvir. Agora imaginemos, era uma noite fria de natal, e lá estavam os pastores vigiavam e observavam as estrelas do céu. E nas vigílias das noite, observavam o céu e as estrelas, e também a noite cuidavam dos seus rebanhos, (cuidavam das suas ovelhas, dos cabritos, dos bois e animais nos campos, e também cuidavam de suas casas) dos predadores, e dos ladrões de animais; Mas de repente eis que surge alguma coisa inaudita, algo fascinante, Um clarão no céus, e um coro de anjos vem anunciando a chegada e nascimento do menino Jesus em Belém da Judeia. E outra coisa maravilhosa é a chegada dos sábios, astrônomos e cientistas que vem do oriente, e eles vem orientados pela estrela guia, uma estrela tipo do GPS de nossa era moderna, eles vem para discutir se é verdade ou não o nascimento de Jesus Cristo? Não! eles não vem discutir, eles vem para darem Honras e Glórias a Deus, e para adorar o menino Jesus na cidade de Belém.

Lembro-me bem desse fato; fui convidado para um culto natalino na cidade de Antonina PR. Uma cidade do litoral Paranaense. Junto com os irmãos da Igreja Presbiteriana de Antonina. Fui para lá passar uns dias naquela cidade maravilhosa e cheia de encantos, na semana das comemorações natalinas. E a noite que antecedia o Natal, era uma sexta feira e estávamos todos felizes e reunidos para o momento de culto a Deus. E subimos ao púlpito juntamente com várias pessoas, entre pastores e presbíteros, e ficou por nós convencionado que cada qual leria uma parte das escrituras e dos santos evangelhos que fazem menção ao Natal. E todos leram uma parte referente; e quando chegou a vez do pastor Nelson ler, ele leu o texto de Lucas que falava justamente sobre esse momento, conforme está escrito abaixo:

E ao lermos o texto e após alguns momentos de oração, e de cânticos e hinos de louvor a Deus; e então em um momento de relance eu fiquei extasiado, e fui como que arrebatado aos céus: Eu creio que podia ouvir e pressentir com esses cânticos natalinos,e esses momentos maravilhosos do coro de anjos que agora estavam unidos com a nossa Igreja. E digo mais, eu podia ver que todos eles estavam aqui presentes em nosso culto em nossa igreja, e juntamente conosco estavam os anjos cantando e louvando a Deus em Cristo Jesus o Nosso Senhor e Salvador! E eles diziam conosco: Glória a Deus nas maiores alturas e Paz na Terra aos homens e mulheres que ele quer bem! E aconteceu assim mesmo, quando os anjos na noite visitam os pastores nos campos de Belém. E então eu pude dizer e ouvir o coro dos anjos vindos aos pastores e cantando as Glórias a Deus nas alturas conosco em nossa Igreja, naquele momento ímpar de minha vida. E ainda como nos fala a parte da letra e antiga música do cantor gospel  Harrison Ford; Oh my Lord, sweet Lord - E na segunda vinda de Cristo e o seu coral de anjos que vem preanunciando, cantando e nos alegrando com as boas novas dos santos evangelhos que diz; "um coro de anjos eu já posso ouvir... Oh meu Deus, Meu Senhor, meu amado Senhor..."

E Isso foi maravilhoso demais para mim! E esses são momentos únicos, e são coisas que deslumbramos em poucos momentos de vida cristã,e quando nós podemos pressentir isso. E pressentimos e desfrutamos a presença de Deus em Cristo nos visitando, consolando e nos animando nos piores momentos de "crise interna" de nossa  recessão econômica brasileira, do desemprego, pois a nossa esperança está firmada nessa criança que irá mudar a nossa existência, e essa criança irá mudar o nosso planeta terra. Mas há uma preocupação com a sua família, com o casal José e Maria, essa mesma mesma criança está despertando uma grande conflito político, um conflito  entre os grandes líderes da época, o rei Herodes irá procurar essa criança em Belém para matá-la. Assim avisa o serviço secreto, e assim avisa o anjo Gabriel a José e Maria. Pois uma nova criança que está nascendo hoje, e seu nome será Maravilhoso, Deus Forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz! 

E Ele irá fazer uma grande mudança nas nações, irá fazer uma grande mudança em nossa vida, irá fazer uma nova mudança em nosso governo, fará uma nova mudança em nossa economia, em nossa educação, enfim, essa criança que está nascendo hoje, agora, irá mudar a nossa vida e o nosso planeta. E quantas vezes um filho(a) que nasce no seio de nossa família irá mudar toda a nossa vida e nossa rotina, e muda tudo mesmo, seja para melhor ou para pior. Mas eu creio que é sempre para o nosso bem. Pois os nossos filhos não são nossos, eles são herança do Senhor, e eles pertencem ao Senhor. Pois a nossa vida está nas mãos de Deus. Assim foi o nascimento de Cristo que vem a terra com uma comemoração do nascimento de um grande príncipe e líder de governo. Pois Jesus Cristo reúne em si mesmo três ofícios distintos na terra, o de profeta, de sacerdote e de rei. E é por isso que Herodes soube disso, e o procurava para matá-lo com insistência. Conforme nos escreve o Evangelista São Lucas.
"Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 

Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo:  
Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 

Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".

De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Conforme o evangelho de Lucas em (Luc. 2:8-14)
E se prestarmos atenção, iremos descobrir que quase todos essas belas letras que nos falam  da promessa do Natal vem das gerações antigas? Belas músicas e belas letras natalinas fruem das gerações antigas que nos fazem sonhar sobre o  natal dos tempos de roça. Musicas com essa; Bate o sino pequenino, sino de Belém, anunciando o Deus menino para o nosso bem.  Ou essa s que são um clássico da música natalina cantada pelas lojas do comércio em tempo do natal.
Então é Natal! Então é Natal, E o que você Fez? O ano termina, E nasce outra vez...

Então é Natal, A festa cristã, Do velho e do novo, Do amor, como um todo, Então, bom Natal, E um Ano Novo também, Que seja feliz quem, Souber o que é o bem,



E então é Natal! Pro enfermo e pro são, pro rico e pro pobre Num só coração! Então, bom Natal ! Pro branco e pro negro,Amarelo e vermelho,Pra paz, afinal,Então, bom Natal E um Ano Novo também,Que seja feliz quem Souber o que é o bem. 

Então é Natal ! E o que a gente fez? O ano termina, E começa outra vez. 

Então é Natal ! A festa cristã, Do velho e do novo, 

Do amor como um todo, Então, bom Natal ! E um Ano Novo também, Que seja feliz quem, Souber o que é o bem. Música e Letra de composição de John Lenon .

E de tempo do Natal, e ainda  recordando o que está registrado em minha memória dos tempos natalinos de criança. Lembro que em nossa casa em tempos de roca, no sítio na casa de meu avô, onde eu morava junto com minha mãe e meus irmãos, devido a separação de meus pais, não se fazia a comemoração de Natal, eu não sei o por que ao certo. Mas minha avó e nem os meus tios faziam essa comemoração, mas todos gostavam dessas festas natalinas. Eu creio que sim. Mas meu avô e avó não queriam e não permitiam que se fizesse essas comemorações lá em nossa casa. E recordo ainda que meus tios participavam das festas dos vizinhos, das festas natalinas.Mas em nossa casa não se enfeitava o pinheirinho, nem se davam presentes, e nem se fazia a troca de presente de natal, não se fazia o presente do amigo secreto, nem vinha o papai Noel na noite de Natal etc. Eu achava tudo isso muito triste, pois eu sempre adorava essas festas, essas comemorações natalinas, essas músicas encantadoras sempre me emocionavam tanto. Mas havia uma coisa que minha mãe e avó faziam no natal que eu gostava, eram os doces e bolachas enfeitadas com doces e creme colorido que era posto em cima das bolachas. 

E essa bolachas eram uma delícia, eu gostava tanto dessas bolachas, e todos em nossa casa queriam comer tudo, antes mesmo do natal chegar. E creio que minha mãe e avó exageravam no sal colorido de amônia, e isso dava cheiro gostoso na bolacha, e tinha um cheiro forte, eu acho que isso em grande quantidade até fazia mal. E depois de um tempo eu soube que esse sal de amônia resseca o intestino, e em em excesso faz mal. Mas como a gente comia, e comia muito, e queríamos comer tudo de uma só vez. E como precaução, minha mãe e minha avó guardavam todas essa delícias em lugares escondidas, para que não comamos tudo antes do tempo. E lembro que em nossa casa éramos ao todo umas quatorze pessoas aproximadamente para comer e dormir. Era muita gente mesmo, e haja comida boa para todos, e tudo era tão difícil nesse momento de nossa vida. 

Mas acho que a gente era mais feliz nesse momento dos tempos antigos. E lembro ainda que minha avó e mãe colocavam essas bolachas em latas bem fechadas nos lugares altos, nas prateleiras altas e nos armários, e guardavam essas bolachas que eram colocadas e guardadas dentro de umas latas grandes e vazias de querozene, ou nafta que era comprada nos mercados. E nessas latas de querozene, a querozene que era o combustível que não podia faltar nas casas, pois era colocada nos antigos lampiões a querozene, para alumiar a noite escura. Pois nesse época não se tinha a luz elétrica lá em casa. E essas latas após serem esvaziadas do querozene, eram lavadas e secadas ao sol para o uso, onde se guardavam os alimentos, e para a proteção dos bichos insectos caseiros, tais como baratas, ratos, bichos do milho etc.  Vale ressaltar que nesse tempo de roça não se tinha luz elétrica, e nem geladeiras para guardar os alimentos e perecíveis. 

II. PAPAI NOEL EM TEMPOS DE CRISE - DEIXEI MEU SAPATINHO NA JANELA 
Essa é a pergunta que não quer calar, e está impregnada na cabecinha de milhares de crianças brasileiras que em carta pedem ao Papai Noel. E essas cartas são enviadas pelos correios que são dirigidas ao Papai Noel de um Brasil em tempos de desemprego, recessão econômica? E muitas crianças se perguntam: O que será que papai Noel vai me trazer e vai me dar nesse Natal de 2016? E as nossas crianças pedem bicicletas, rádios, tablet, celular, bonecas, roupas, chocolates, doces, balas, bombons etc. E assim nos diz essa bela canção dos velhos tempos do sonho de criança das musicas populares de autores uns conhecidos outros não;

Deixei meu sapatinho na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal

Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem
Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem

Deixei meu sapatinho na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal

Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem
Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem

E vamos pedir ao Nosso Bondoso Deus que nos dê um grande presente, o presente da alegria, o presente da esperança, o presente da fé em Deus e da esperança de dias melhores, e vamos acreditar que o próximo ano será bem melhor. Não vamos nos desanimar, que a Paz de Cristo encha o nosso coração de esperança e alegria. E o nosso Bondoso Papai Noel nos dê o maior presente, o presente que nós mais estamos necessitando hoje, que é fé , esperança e o amor em nosso coração. O resto virá por acréscimo!
Quero desejar a todos os nossos amigos(as) e irmãos (as) um Feliz e Abençoado Natal!
Alfonso Czaplinski

2 comentários:

  1. Bonita reflexão,bonita música, para uma bonita história.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo Batista! Homem do Prosa e Versos, Deus te abençoe e tenha um Feliz Natal!

    ResponderExcluir