terça-feira, 29 de novembro de 2016

TIME CHAPECOENSE - LÁGRIMAS E ORAÇÕES


E antes de mais nada. Gostaria de deixar o nosso lamento de pesar e luto  a todos os moradores da cidade de Chapecó SC. E aos dirigentes e fãs do clube, aos parentes das vítimas, em especial a todas as mães que choram pelos seus filhos jovens, e que agora foram colhidos de surpresa pela tragédia e morte na queda do avião da seleção de futebol da Chapecoense. E que em sua maioria todos foram colhidos pela morte de surpresa no vigor de sua juventude e carreira de trabalho. E muitos deles sonhavam em uma carreira de glórias que estava no porvir, e que estava representada em seu time do futebol profissional e os louvores e glórias da chamada série A. E esses jovens brilhantes e como artistas da bola que nos faziam distrair na chamada de Arena do Índio Conda, e as vezes nos faziam delirar de emoção pelos belos lances da bola que somente eles sabiam fazer e nos  divertiam. E nos faziam esquecer as nossas dores do dia a dia de trabalho, que cada um de nós tem. Mas agora vai a nossa última homenagem aos nossos mortos, a eles com "nosso voto de homenagem", "com minutos e minutos de silêncio". Um silêncio profundo que nos faz clamar das profundezas de nossas almas, que nos faz pensar na transitoriedade da vida, e nos faz voltar para o Senhor Deus, o grande doador da vida.

Assim disse Cristo Jesus aos seus irmãos, parentes, e todos aqueles que amavam a Lázaro que havia morrido em Betânia; “Todo aquele que crer em mim ainda que esteja morto viverá ". "Ainda que eu ande pelo vale da sombra de morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam..." Salmo do rei Davi em sua fuga e caminhada de pelos vales da sombra de morte pelos desertos das arábias. 


E Vieira perguntava aos seus ouvintes em seu sermão de Finados: Será que tudo acaba no cemitério? O insigne pregador exclamava  num dos seus sermões, e asseverou sobre o dia de Finados e ressurreição dos mortos: “No nascimento  somos filhos dos nossos pais; mas na ressurreição seremos filhos de nossas obras”. Portanto IDE por todo o mundo e pregai o santo evangelho, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. Jesus Cristo em sua última mensagem antes de sua ascensão aos  altos céus. 

A queda da aeronave que transportava a delegação e o time de futebol da Chapecoense para o jogo da copa Sul Americano na cidade de Medellin na Colômbia. Mas antes mesmo do avião pousar na cidade de Medellin, o avião cai e quase todos os jogadores morrem, e com eles todos os integrantes da equipe que os acompanhava. E o perigo das viagens aéreas, novamente se coloca em cheque a segurança das viagens nas alturas. E ainda mais as rotas das cordilheiras Colombianas.Dizem alguns especialistas que esses aeroportos são "verdadeiros vales da sombra de morte..." devido a sua localização no meio de altas montanhas " 
As autoridades colombianas confirmaram a morte de 71 pessoas no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. E Quando a dor e a saudade não nos deixam espaço para expressar o nosso sentimento de pesar, de revolta, de agonia, de consternação pela morte desses jovens e valentes jogadores do time da Chapecoense. E na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. 

Associação Chapecoense de Futebol é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Chapecó no interior de Santa Catarina. Foi fundado em 10 de maio de 1973, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó. 

O GRANDE LAMENTO DA CIDADE DOR E PESAR !

Jeremias (626-586) AC. Tinha um chamado como capelão de guerra, entendia muito bem a política internacional, era profeta de Judá, filho de família sacerdotal, nasceu em Anatote. Era conhecido pelos Babilônios, e constantemente profetizava que Jerusalém seria invadida pelos babilônios. E adverte que nada adiantaria o governo de Judá fazer acordo com o governo do Egito. É chamado de o profeta das lamentações. E adverte que todos os líderes judeus iriam para o cativeiro babilônico, devido aos pecados contra Deus, sua rebelião em obediência aos seus mandamentos.


Assim se expressa no seu grande lamento de lágrimas e pesar Jeremias o profeta, quando assiste a morte de irmãos e seus parentes indo para o desterro, e todos os  líderes do povo e das autoridades judaicas, e todos são levadas aos campos de concentração no tempo de babilônia antiga: E Jeremias o profeta escreve um grande lamento contra a cidade de Jerusalém capital, e contra o estado de Judá. E ele clama contra os seus erros de governo, seus pecados, corrupção no governo, suas perversidades, e como Deus a castigou com guerra, pestes, mortes acidentais e cativeiro humilhante a todo o seu povo desobediente; ele vai  dizendo:

"Chore Jerusalém! Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Agora se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias, agora tornou-se uma escrava.


Jerusalém chora amargamente à noite, e as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola.Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.



Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações, sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero". (Lam.1:1-3))

"O Senhor tirou-me a paz; esqueci-me o que é prosperidade. Por isso digo: "Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor". Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:



Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam..."; Em livro das  Lamentações de Jeremias. Em (Lam. 3:17-24)



Agora mais uma vez gostaria de deixar o nosso lamento de pesar, de  luto  a todos os moradores da cidade de Chapecó> E aos fãs do clube, aos parentes das vítimas, em especial a todas as mães que choram pelos seus filhos jovens que agora foram colhidos de surpresa pela morte. Mas em sua maioria todos foram no vigor de sua juventude e carreira de trabalho, de glórias que estava no porvir, e que estava representada em seu time de futebol profissional. E esses jovens brilhantes e como artistas da bola que nos faziam distrair, e as vezes até delirar de emoção pelos belos lances da bola que somente eles sabiam fazer e nos faziam divertir. E faziam esquecer as nossas dores do dia a dia de trabalho, que cada um de nós tem. 



Mas agora lá estão todos eles mortos, e estão indo para a cova do cemitério. E agora em nossa última homenagem e nome da Igreja de Cristo e dos seus milhares de fãs e adeptos da bola que estão espalhados em todo o Estado de Santa Catarina e no Brasil todo. Os nossos consternados votos de pesar e as nossas lágrimas solidárias que ainda estão incontidas em nossos olhos e em nossa garganta e em nossa boca que não quer calar, pois ainda não conseguidos parar de chorar.  E desejamos continuar a fazer  as nossas orações, e nossa ajuda solidária as vítimas dessa temível e  tão atribulada tragédia aérea que aconteceu com a Chapecoense, e seu predileto time de futebol. Mas a nossa vida está nas mãos do Senhor, ele é o dono do tempo, ele é o dono da vida, e somente ele sabe do nosso dia de amanhã.

Assim hoje chora e lamenta a cidade inteira de Chapecó! Nossos irmãos do Estado Catarinense. Choram os dirigentes do Clube de futebol, choram os idosos, choram as crianças, choram os familiares dos jogadores. Choram os líderes de governo municipal, e todos se perguntam: O que de fato aconteceu? Ninguém sabe explicar ao certo; E todos procuramos pelos culpados, e nesses momentos nós temos uma grande sede de vingança, e alguns até dizem que foram os rivais de outros times de futebol que rogaram alguma praga? Será ? Mas e isso pega? Isso tem uma explicação na psicologia que é chamado de "transferência de culpa"; mas a culpa mesmo está dentro de um nós mesmos. Se examinarmos a nossa consciência iremos descobrir os verdadeiros culpados, nós mesmos. A nossa ganância, a nossa pressa em subir, a nossa ganância em enriquecer, a nossa inveja, a nossa corrupção, os nossos pecados, as nossas injustiças etc. E é por esse motivo que Cristo nos disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados, sobrecarregados de paixões malignas, e oprimidos e eu vos aliviarei. E tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas".


"Duas coisas prega hoje a Igreja a todos os mortais: ambas grandes, ambas tristes, ambas tenebrosas, ambas certas. Mas uma de tal maneira certa e evidente, que não é necessário entendimento para a crer; outra de tal maneira certa e dificultosa, que nenhum entendimento basta para a alcançar. Uma é presente, outra futura; mas a futura veem-na os olhos; a presente não a alcança o entendimento. E que duas coisas enigmáticas são estas? PULVIS ES, ET IN PULVEREM REVERTERIS. Sois pó e em pó vos haveis de converter. Sois pó é a presente; em pós vos haveis de converter, é a futura. O pó futuro, o pó em que vos haveis de converter , veem-nos os olhos; o pó presente, o pó que somos, nem os olhos veem, nem o entendimento o alcança." Vieira em seu sermão de Finados.



E assim os gemidos incontidos de nossa alma, ainda buscamos de coração todas as forças do Senhor Jesus Cristo o dono de nossa vida e que todos possamos dizer: Louvado seja Deus! E todo aquele que crê em Cristo Jesus ainda que esteja morto viverá.

CONCLUSÃO   - O QUE AS TRAGÉDIAS NOS ENSINAM ?


"Maldito é o homem que confia no homem..." Bem-aventurado é o homem que confia no Senhor e anda no seus caminhos"


Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. ( 1:1-3)


a) Pressa é a inimiga da perfeição: Sobre esse assunto assim se expressa o salmista dizendo:

Esperei com paciência (e sem pressa) no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.


Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Salmos 40:1-4

A tragédia das aeronaves, a tragédia das rotas, a tragédia da pressa excessiva em chegar em Medellin em tempo recorde? Para treinar e vencer o seu adversário, e tudo isso com pressa. Pois o time da Chapecó vinha de um confronto do jogo de futebol com o Palmeiras do domingo anterior. E logo após a partida o time da Chape fretou o avião da Laminina para voar diretamente para Medellin. E segundo relatos e comentários da mídia. Eles queriam fazer isso se possível, sem fazer escala; E todos sabemos o que aconteceu? A queda do avião, o piloto e o co piloto foram pressionados demais para chegarem em tempo recorde; E tivemos como resultado, a queda da aeronave. 

b) E  assim canta Antônio Marcos em sua canção de tristeza quando diz: Eu hoje estou tão triste, eu precisava tanto conversar com Deus, falar dos meus problemas e também lhe confessar de tantos segredos meus. E ele pergunta; se a felicidade existe realmente ou é um sonho meu? 
E daí ele mesmo responde em seu refrão: Meu Deus não sei rezar, ou não sei orar? Me perdoe por favor! Senhor me perdoe por favor!

c) É preciso saber viver ? Assim canta Roberto Carlos em sua música; E ele continua, cantando e ensinando em tons poéticos: E diz mais, toda pedra do caminho você retirar, toda flor que tem espinhos você pode se arranhar, se o bem o mal existem você deve escolher: Mas em tudo isso é preciso saber e aprender a viver. E por isso assim canta o salmista do salmo 91.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:1,2. E houve nessa queda do avião no time da Chape, um grande milagre, que somente agora foi observado: Quatro pessoas foram preservadas com vida em um avião que se despedaça e cai. Quem pode explicar isso; E por isso  o mesmo salmista continua nos dando um grande testemunho de fé, e uma grande lição que tira das tragédias humanas. Pois os que creem em Deus e nele confiam são preservados nos maiores perigos; quando diz:

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; (e estarás seguro) a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Salmos 91:4-9

Rev. Alfonso Czaplinski






sábado, 26 de novembro de 2016

CASAMENTO CONTEMPORÂNEO EM PROVÉRBIOS

I. ADVERTÊNCIA DA MULHER LASCIVA - As mil mulheres de Salomão -
O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
1 Reis 11:1-8
Elas eram das nações a respeito das quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. 

Os provérbios da teologia popular, os ensinos em "tons poéticos",e o ensino através da poesia no casamento e dificuldade no lar,sexo, traição no lar, adultério,relacionamento conjugal, criação dos filhos e tudo mais, está no livro dos provérbios do rei Salomão.


Isso parece incrível mas o rei Salomão foi fundo no casamento e ele escreveu com detalhes invejáveis, o sábio, o cientista social e político fala sobre sobre o casamento, sobre as mulheres e sua angústia no casamento, educação dos filhos, problemas do casamento em geral e relacionamento do marido-mulher. E o incrível em tudo isso é que ele fala de uma forma poética um assunto tão complicado e tão melindroso do casamento. Creio que Deus usou um homem assim para dar o recado do casamento para os casais e as dificuldades era moderna, fatos  que ele mesmo sentiu em seu próprio casamento, pois ele mesmo escreve no livro de cantares e Eclesiastes de que ele não era feliz e quando dizia: " Vaidade de vaidades tudo é vaidade..." ou " É ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?" (Eclesiastes 1:1-3) E diz mais,"de mil funcionários homens eu achei um que me servia com agrado, mas dentre as mil mulheres que eu tenho, não encontrei uma que me amasse de verdade..." Conforme ele nos escreve em Eclesiastes (Ecl.7:27-29)


Tudo isso é muito bom porque ele nos escreve como um pensador, como filósofo, como cientista social, como mais um "fracassado no casamento", como um homem que não era feliz no seu casamento. Assim ele tem a coragem de nos revelar muita coisa que nós geralmente escondemos dentro do nosso casamento e dentro do nosso lar, como muitos de nós fazemos hoje em dia. Temos vergonha de falar que o nosso filho é deficiente mental, epiléptico, que é gay, lésbica, machorra, etc. Temos pessoas que já se casaram duas, três vezes ou mais e não deu certo seu casamento. Freud o médico e cientista social da era moderna foi fundo em sua pesquisa no sexo, e em primeiro momento assustou toda a Europa e em especial a igreja do século dezenove e vinte. Pois dizia a sua esposa: "Se eu não conhecesse bem a fundo meu marido e o que ele faz e como ele estuda os complexos de Édipo e a sexualidade humana etc. Eu diria que ele é um grande depravado sexual..." E daí Salomão expõe toda a angústia do seu coração com uma sinceridade incrível diante de Deus e diante dos homens, e não como faziam os fariseus: Que tinham preguiça em falar, escrever e ensinar o povo, e queriam apenas explorar e escravizar o povo através da sua religião e suas doutrinas pesadas. 

I. ADVERTÊNCIA DA MULHER LASCIVA - As mil mulheres de Salomão -
O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
1 Reis 11:1-8
Elas eram das nações a respeito das quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. 

I-ADVERTÊNCIA - DA  MULHER "LASCIVA"  E PROBLEMAS SEXUAIS 

E no capítulo cinco de provérbios ele vai nos falar sobre a mulher "lasciva", ou uma palavra que vem do latim e quer dizer: 'pegajosa " ou da palavra "lascivo" aquela pessoa de caráter com tendencias para a sensualidade, para luxúria exagerada, para a depravação sexual etc." Esta mulher não é boa para  casar nos diz o rei Salomão, e quem com ela  casar, terá ou sentirá uma "amargura mortal" em seu casamento. (Pv.5:7-18) Conforme lemos nos textos abaixo.


CONFORME PROVÉRBIOS 5:7-18
"Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo!Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa!
Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis.
Sim, pessoas estranhas tomarão toda a sua riqueza, e o que você ganhou com o seu trabalho acabará nas mãos dos outros.
Você ficará gemendo no seu leito de morte enquanto todo o seu corpo vai sendo destruído pouco a pouco. Então você dirá: – Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém.
Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles
e quase caí na desgraça diante de todos.
Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.
Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem.
Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros.

Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você" (Pv.5:7-18) NTLH
A nossa sociedade está marcada pela desavença da sexualidade do gênero masculino, feminino, os héteros, os gays, lésbicas, as machorras etc. Nessa época o rei Salomão não tinha conhecido o nosso médico e cientista social chamado Freud que nos escreveu sobre o "Id, o ego e superego" os nossos três tipos de comportamentos.

II. ADVERTÊNCIA DO HOMEM PREGUIÇOSO E QUE SE METE EM ENCRENCAS


 ADVERTÊNCIA - DO NÃO SE COMPROMETER EM FIANÇA - O HOMEM PREGUIÇOSO QUE NÃO TRABALHA - A PARÁBOLA DOS TALENTOS - 

a) O homem que ganhou cinco talentos e foi logo trabalhar e ganhou mais outros cinco talentos - o homem que ganhou dois talentos e foi logo trabalhar e ganhou outros dois talentos. E temos o homem preguiçoso que recebeu um talento na vida - e foi trabalhar não ele não foi trabalhar. Ele foi ao bar e ficou conversando e ficou bebendo, e ficou jogando dominó o dia inteiro. 

Filho, você é fiador de alguém?
Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?
Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.
Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador. (Pv.6:1-5)

:
ADVERTÊNCIA - DO TRABALHAR COM SABEDORIA E SEM PREGUIÇA

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,
mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.
Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?
Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Pv. 6: 6-11)

E temos o homem preguiçoso que recebeu um talento na vida - e foi trabalhar não ele não foi trabalhar. Ele foi ao bar e ficou conversando e ficou bebendo, e ficou jogando dominó o dia inteiro. E esse homem chegou em casa a noite, e não trouxe nada para a casa, a sua mulher e os seus sete filhos estavam esperando, ele não trouxe nada. Ele enterrou o seu emprego, ele enterrou o seu talento de um bom profissional de pedreiro, de estofador, de serralheiro?, de encanador, de vendedor de picolés etc. 
Ele recebeu de Deus esse talento, ele recebeu essa profissão, mas não trabalhava, ele se negava em trabalhar. E ele enterrava o seu dia no bar, ele se enterrava na bebedeira, ele se enterrava nos vícios. E nada de trabalhar, e nada de produzir.?

III. MAS AQUI ESTA A BOA MULHER VIRTUOSA - MULHER MÃE VIRTUOSA - QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR  É INFINITO.

A esposa de carácter nobre - Eclesiastes 1:1-3) E diz mais,"de mil funcionários homens eu achei um que me servia com agrado, mas dentre as mil mulheres que eu tenho, não encontrei uma que me amasse de verdade..." Conforme ele nos escreve em Eclesiastes (Ecl.7:27-29)


Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.

Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas.

Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo,
e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Nas mãos segura o fuso, e com os dedos pega a roca.
Acolhe os necessitados, e estende as mãos aos pobres.

B) Ela é hospitaleira e atenciosa com Jesus Cristo - 


Em casa da Marta e Maria - Ela é hospitaleira e atenciosa

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: 

"Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" Respondeu o Senhor: 

"Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".


CONCLUSÃO - A FAMÍLIA MODERNA PRECISA DE AJUDA DA IGREJA DE CRISTO.


PASTORAL FAMILIAR - CURSO  PARA  CASAIS  -  PESSOAS  QUE  SOFREM  COM   A  SEPARAÇÃO...?

Propomos  aqui  dez sessões  para  que  as  pessoas  possam  se  encontrar, e assim possam  falar e desabafar  a  sua  tristeza  de  separação. Expor ao  grupo as suas agonias, frustrações  e desilusões.
Este  curso  será  baseado nos  moldes  do  grupo  da  pastoral  anti-alcoólica  ou  dos  Bons  Samaritanos  que  servem para  ajudar  a  salvar  vidas  que estão  na  rua da amargura, servir a  Igreja  de  ruas  dos  grandes  centros  do  Brasil  e  do  mundo. O  NOSSO  TEMA  PRINCIPAL é: OUVIR....OUVIR...OUVIR,  FALAR  MENOS....?
   
Em figura  acima  a  família  passando  pelo  túnel  do  fogo  e  pela  provações  da  vida. É  como  nos diz  o  profeta  Daniel: A fornalha  para  os  cristãos  que  peregrinam  nas  terras  de  babilônia  foi  aquecida  em  até "sete  vezes  mais"... portanto  tomemos  muito  cuidado.

Isto  é, pessoas  que  falam  e  outras  pessoas  do grupo que  irão  ouvír  apenas. 
Não  se  obrigará  a  ninguém a  voltar  a  força  para  o  convívio  de  seu lar  com  sua  esposa.
Não, esta  não  é  a  idéia  principal  deste encontro  de  casais. 
A  reconciliação  é  importante, mas  em  nenhum  momento  será  forçada  aqui. Deus  irá  orientá-los  no  que  fazer  no  momento  certo.
O  principal  foco  de  nossa  atenção  será  você. A  pessoa   mais importante  aqui  neste  momento é  você  e  sua  dor. Daremos  uma  atenção  especial  em  sua  queixa  e  em  sua  angústia.

O  curso  será  ministrado  em  dez  encontros, serão  dez  semanas  de  encontros, seja  paciente  consigo  mesmo, não  deixe  de  vir, venha  como  estiver, não  tenha  pressa  ore  a  Deus. 
Lembre-se,  Deus  não  teve  pressa  em  construir  o  mundo, por isso  o  fez  bem  feito.
Coisa  importante:  a  dor  que  você  sente  foi  causado  por  você  mesmo, é  dentro  de  sua  mente,
é  dentro  de  seu  corpo  que  está  o  maior  problema. É  dentro  de  seu  coração  que  devemos  trabalhar  para  que  você  receba  a  cura. 
Você  quebrou  a  lei  dos  santos  Evangelhos  e  quebrou  os  mandamentos  divinos, a  sua  punição  é 
feita  pela  lei que  rege  todo  o  universo. Agora  você  está  sangrando  por  dentro.
Iremos  ouvir  você  e  pedir  a  missericórdia  de  Deus  para  que  os  seus  pecados  sejam  perdoados.
Então, venha e  fale  a  vontade, chore a  vontade... ?
Ria  de  sua dor  se  puder...?
Peça  ajuda  aos  outros...  Nunca  fique  sozinho!
Lembre-se  do  que  nos  ensinou  Jesus  Cristo  dizendo:
"Bem-aventurados  os  que  choram  porque  eles  serão  consolados..."
Serão  consolados  pela  Igreja  de  Jesus  Cristo  e  pelo  seu  Santo  Espírito  os  que  vem  a  sua  Igreja.
Os  que  se  escondem  e não vem  ao  encontro, não  poderão  ser  alcançados  e  muito  menos  curados.
Então, para  receber  a  cura  é  preciso  vir  e  você  será  abençoado  com  certeza.



AS  FAMÍLIAS  MODERNAS  E  SEUS  DILEMAS  E  DORES  NAS  SEPARAÇÕES... 

Atualmente, milhares de homens e  mulheres, casais, pessoas em  geral, que  já se perderam  em  suas emoções, não  conseguem  mais  acreditar  no  amor. No  casamento  de  convivência  a  dois  em  seu  lar.
Tudo  deu  errado  em  sua  vida  em  seu  lar, no  convívio  com  seus  filhos. Muitos  se  perguntam  no  que  fazer  como  agir...? Como  ser  feliz  novamente...?
São  perguntas  e  mais  perguntas  que  não  se  tem  respostas  prontas. 
Jesus  Cristo  nos  falou  uma  grande  verdade  dizendo  sobre  os  casamentos:
Oh  geração  má  e  adúltera... Que  por  causa  da  dureza  de  seus  corações... Está  doente  e  não  
consegue  mais  crer  em   Deus. 
Portanto, a  nossa  geração  pede  sempre  a  Deus  um  sinal  de  fé, para  crer.
A nossa  geração de  homens  e  mulheres  duvida  de  tudo  e  de  todos.
 Será  que  todos  estamos  TÃO  errados  ASSIM...?  ou  o  problema  é  mais  seu...?
Creio  que  sim, a  maioria  de  nós  nos  desviamos  dos  santos  evangelhos, 
nos  desviamos  dos  mandamentos  de  Deus  e  por  isso  estamos  enfermos  na  carne  e  em  nossas  emoções, estamos  doentes  no  corpo, na  alma  e  no  espírito.

Alfonso Czaplinski 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PORQUE É NATAL - NOITE FELIZ - NOITE DE AMOR!

Noite Feliz, Noite de Amor! Tudo dorme em derredor, entre os astros que espargem a luz, Proclamando o menino Jesus. 

I. A MAGIA DO NATAL
E esse foi o maior coro de anjos que o céu de Belém jamais pode ouvir. Agora imaginemos, era uma noite fria de natal, e lá estavam os pastores vigiavam e observavam as estrelas do céu. E nas vigílias das noite, observavam o céu e as estrelas, e também a noite cuidavam dos seus rebanhos, (cuidavam das suas ovelhas, dos cabritos, dos bois e animais nos campos, e também cuidavam de suas casas) dos predadores, e dos ladrões de animais; Mas de repente eis que surge alguma coisa inaudita, algo fascinante, Um clarão no céus, e um coro de anjos vem anunciando a chegada e nascimento do menino Jesus em Belém da Judeia. E outra coisa maravilhosa é a chegada dos sábios, astrônomos e cientistas que vem do oriente, e eles vem orientados pela estrela guia, uma estrela tipo do GPS de nossa era moderna, eles vem para discutir se é verdade ou não o nascimento de Jesus Cristo? Não! eles não vem discutir, eles vem para darem Honras e Glórias a Deus, e para adorar o menino Jesus na cidade de Belém.

Lembro-me bem desse fato; fui convidado para um culto natalino na cidade de Antonina PR. Uma cidade do litoral Paranaense. Junto com os irmãos da Igreja Presbiteriana de Antonina. Fui para lá passar uns dias naquela cidade maravilhosa e cheia de encantos, na semana das comemorações natalinas. E a noite que antecedia o Natal, era uma sexta feira e estávamos todos felizes e reunidos para o momento de culto a Deus. E subimos ao púlpito juntamente com várias pessoas, entre pastores e presbíteros, e ficou por nós convencionado que cada qual leria uma parte das escrituras e dos santos evangelhos que fazem menção ao Natal. E todos leram uma parte referente; e quando chegou a vez do pastor Nelson ler, ele leu o texto de Lucas que falava justamente sobre esse momento, conforme está escrito abaixo:

E ao lermos o texto e após alguns momentos de oração, e de cânticos e hinos de louvor a Deus; e então em um momento de relance eu fiquei extasiado, e fui como que arrebatado aos céus: Eu creio que podia ouvir e pressentir com esses cânticos natalinos,e esses momentos maravilhosos do coro de anjos que agora estavam unidos com a nossa Igreja. E digo mais, eu podia ver que todos eles estavam aqui presentes em nosso culto em nossa igreja, e juntamente conosco estavam os anjos cantando e louvando a Deus em Cristo Jesus o Nosso Senhor e Salvador! E eles diziam conosco: Glória a Deus nas maiores alturas e Paz na Terra aos homens e mulheres que ele quer bem! E aconteceu assim mesmo, quando os anjos na noite visitam os pastores nos campos de Belém. E então eu pude dizer e ouvir o coro dos anjos vindos aos pastores e cantando as Glórias a Deus nas alturas conosco em nossa Igreja, naquele momento ímpar de minha vida. E ainda como nos fala a parte da letra e antiga música do cantor gospel  Harrison Ford; Oh my Lord, sweet Lord - E na segunda vinda de Cristo e o seu coral de anjos que vem preanunciando, cantando e nos alegrando com as boas novas dos santos evangelhos que diz; "um coro de anjos eu já posso ouvir... Oh meu Deus, Meu Senhor, meu amado Senhor..."

E Isso foi maravilhoso demais para mim! E esses são momentos únicos, e são coisas que deslumbramos em poucos momentos de vida cristã,e quando nós podemos pressentir isso. E pressentimos e desfrutamos a presença de Deus em Cristo nos visitando, consolando e nos animando nos piores momentos de "crise interna" de nossa  recessão econômica brasileira, do desemprego, pois a nossa esperança está firmada nessa criança que irá mudar a nossa existência, e essa criança irá mudar o nosso planeta terra. Mas há uma preocupação com a sua família, com o casal José e Maria, essa mesma mesma criança está despertando uma grande conflito político, um conflito  entre os grandes líderes da época, o rei Herodes irá procurar essa criança em Belém para matá-la. Assim avisa o serviço secreto, e assim avisa o anjo Gabriel a José e Maria. Pois uma nova criança que está nascendo hoje, e seu nome será Maravilhoso, Deus Forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz! 

E Ele irá fazer uma grande mudança nas nações, irá fazer uma grande mudança em nossa vida, irá fazer uma nova mudança em nosso governo, fará uma nova mudança em nossa economia, em nossa educação, enfim, essa criança que está nascendo hoje, agora, irá mudar a nossa vida e o nosso planeta. E quantas vezes um filho(a) que nasce no seio de nossa família irá mudar toda a nossa vida e nossa rotina, e muda tudo mesmo, seja para melhor ou para pior. Mas eu creio que é sempre para o nosso bem. Pois os nossos filhos não são nossos, eles são herança do Senhor, e eles pertencem ao Senhor. Pois a nossa vida está nas mãos de Deus. Assim foi o nascimento de Cristo que vem a terra com uma comemoração do nascimento de um grande príncipe e líder de governo. Pois Jesus Cristo reúne em si mesmo três ofícios distintos na terra, o de profeta, de sacerdote e de rei. E é por isso que Herodes soube disso, e o procurava para matá-lo com insistência. Conforme nos escreve o Evangelista São Lucas.
"Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 

Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo:  
Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 

Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".

De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Conforme o evangelho de Lucas em (Luc. 2:8-14)
E se prestarmos atenção, iremos descobrir que quase todos essas belas letras que nos falam  da promessa do Natal vem das gerações antigas? Belas músicas e belas letras natalinas fruem das gerações antigas que nos fazem sonhar sobre o  natal dos tempos de roça. Musicas com essa; Bate o sino pequenino, sino de Belém, anunciando o Deus menino para o nosso bem.  Ou essa s que são um clássico da música natalina cantada pelas lojas do comércio em tempo do natal.
Então é Natal! Então é Natal, E o que você Fez? O ano termina, E nasce outra vez...

Então é Natal, A festa cristã, Do velho e do novo, Do amor, como um todo, Então, bom Natal, E um Ano Novo também, Que seja feliz quem, Souber o que é o bem,



E então é Natal! Pro enfermo e pro são, pro rico e pro pobre Num só coração! Então, bom Natal ! Pro branco e pro negro,Amarelo e vermelho,Pra paz, afinal,Então, bom Natal E um Ano Novo também,Que seja feliz quem Souber o que é o bem. 

Então é Natal ! E o que a gente fez? O ano termina, E começa outra vez. 

Então é Natal ! A festa cristã, Do velho e do novo, 

Do amor como um todo, Então, bom Natal ! E um Ano Novo também, Que seja feliz quem, Souber o que é o bem. Música e Letra de composição de John Lenon .

E de tempo do Natal, e ainda  recordando o que está registrado em minha memória dos tempos natalinos de criança. Lembro que em nossa casa em tempos de roca, no sítio na casa de meu avô, onde eu morava junto com minha mãe e meus irmãos, devido a separação de meus pais, não se fazia a comemoração de Natal, eu não sei o por que ao certo. Mas minha avó e nem os meus tios faziam essa comemoração, mas todos gostavam dessas festas natalinas. Eu creio que sim. Mas meu avô e avó não queriam e não permitiam que se fizesse essas comemorações lá em nossa casa. E recordo ainda que meus tios participavam das festas dos vizinhos, das festas natalinas.Mas em nossa casa não se enfeitava o pinheirinho, nem se davam presentes, e nem se fazia a troca de presente de natal, não se fazia o presente do amigo secreto, nem vinha o papai Noel na noite de Natal etc. Eu achava tudo isso muito triste, pois eu sempre adorava essas festas, essas comemorações natalinas, essas músicas encantadoras sempre me emocionavam tanto. Mas havia uma coisa que minha mãe e avó faziam no natal que eu gostava, eram os doces e bolachas enfeitadas com doces e creme colorido que era posto em cima das bolachas. 

E essa bolachas eram uma delícia, eu gostava tanto dessas bolachas, e todos em nossa casa queriam comer tudo, antes mesmo do natal chegar. E creio que minha mãe e avó exageravam no sal colorido de amônia, e isso dava cheiro gostoso na bolacha, e tinha um cheiro forte, eu acho que isso em grande quantidade até fazia mal. E depois de um tempo eu soube que esse sal de amônia resseca o intestino, e em em excesso faz mal. Mas como a gente comia, e comia muito, e queríamos comer tudo de uma só vez. E como precaução, minha mãe e minha avó guardavam todas essa delícias em lugares escondidas, para que não comamos tudo antes do tempo. E lembro que em nossa casa éramos ao todo umas quatorze pessoas aproximadamente para comer e dormir. Era muita gente mesmo, e haja comida boa para todos, e tudo era tão difícil nesse momento de nossa vida. 

Mas acho que a gente era mais feliz nesse momento dos tempos antigos. E lembro ainda que minha avó e mãe colocavam essas bolachas em latas bem fechadas nos lugares altos, nas prateleiras altas e nos armários, e guardavam essas bolachas que eram colocadas e guardadas dentro de umas latas grandes e vazias de querozene, ou nafta que era comprada nos mercados. E nessas latas de querozene, a querozene que era o combustível que não podia faltar nas casas, pois era colocada nos antigos lampiões a querozene, para alumiar a noite escura. Pois nesse época não se tinha a luz elétrica lá em casa. E essas latas após serem esvaziadas do querozene, eram lavadas e secadas ao sol para o uso, onde se guardavam os alimentos, e para a proteção dos bichos insectos caseiros, tais como baratas, ratos, bichos do milho etc.  Vale ressaltar que nesse tempo de roça não se tinha luz elétrica, e nem geladeiras para guardar os alimentos e perecíveis. 

II. PAPAI NOEL EM TEMPOS DE CRISE - DEIXEI MEU SAPATINHO NA JANELA 
Essa é a pergunta que não quer calar, e está impregnada na cabecinha de milhares de crianças brasileiras que em carta pedem ao Papai Noel. E essas cartas são enviadas pelos correios que são dirigidas ao Papai Noel de um Brasil em tempos de desemprego, recessão econômica? E muitas crianças se perguntam: O que será que papai Noel vai me trazer e vai me dar nesse Natal de 2016? E as nossas crianças pedem bicicletas, rádios, tablet, celular, bonecas, roupas, chocolates, doces, balas, bombons etc. E assim nos diz essa bela canção dos velhos tempos do sonho de criança das musicas populares de autores uns conhecidos outros não;

Deixei meu sapatinho na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal

Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem
Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem

Deixei meu sapatinho na janela do quintal
Papai Noel deixou meu presente de Natal

Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem
Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem

E vamos pedir ao Nosso Bondoso Deus que nos dê um grande presente, o presente da alegria, o presente da esperança, o presente da fé em Deus e da esperança de dias melhores, e vamos acreditar que o próximo ano será bem melhor. Não vamos nos desanimar, que a Paz de Cristo encha o nosso coração de esperança e alegria. E o nosso Bondoso Papai Noel nos dê o maior presente, o presente que nós mais estamos necessitando hoje, que é fé , esperança e o amor em nosso coração. O resto virá por acréscimo!
Quero desejar a todos os nossos amigos(as) e irmãos (as) um Feliz e Abençoado Natal!
Alfonso Czaplinski

terça-feira, 15 de novembro de 2016

PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO DOS SANTOS

Writed by Alfonso Czaplinski
"Todos os homens vivem neste mundo com duas ignorâncias: A primeira ignorância da morte, a segunda a nossa ignorância da predestinação. Pois todos sabemos que vamos morrer um dia, mas ninguém sabe ao certo quando? Todos sabemos que havemos de nos salvar ou de condenar, mas ninguém sabe qual destas premissas será a verdadeira. E por que ordenou Deus que a morte fosse incerta e a predestinação duvidosa? E não pudera Deus fazer que soubéssemos todos quando havíamos de morrer, e se éramos ou não predestinados? Claro está que sim, mas também ordenou com suma providência que estivéssemos sempre incertos e duvidosos da predestinação?

Para que a morte nos surpreendesse sempre o temor da incerteza, e a predestinação nos sustentasse a perseverança com a dúvida? Se os homens soubessem quando haviam de nascer e quando haviam de morrer o que seria da humanidade? E se eu sabendo que posso morrer hoje, me atrevo a ofender Deus hoje, e quem soubesse que havia de viver 40 anos, como não ofenderia confiadamente a Deus os trinta e nove anos? Por esta causa ordenou Deus que a morte fosse incerta e pela mesma razão que a predestinação fosse duvidosa. E se os homens soubessem confiadamente que eram eleitos, como desesperados se lançariam nas maldades sem limite e haveriam de se precipitar nas profundezas dos infernos...". (Vieira textos selecionados)

A predestinação é uma doutrina estudada por todas as igrejas do ramo cristão, seja a católica, cristã ortodoxa, como pelo protestantismo, e até pelos nossos irmãos pentecostais. E vale ressaltar que todas elas se baseiam no grande teólogo santo Agostinho. Para a Igreja Católica que segue Santo Agostinho (A Graça e o Livre Arbítrio, 1,1; Sermão 169, 11,13), Santo Tomás e tantos outros teólogos aceita a predestinação dos eleitos ao paraíso, mas também afirma a liberdade da vontade humana, distinguindo-se dessa forma do Calvinismo fundamentalista. Predestinação ao inferno, no catolicismo, sempre envolverá o livre arbítrio do homem e os pecados previstos, sendo ele mesmo responsável pela sua própria condenação, e não da parte de Deus (rejeição da dupla predestinação).

O motivo da predestinação e eleição é a falta de bons líderes do céu e da terra. Deus é soberano em nossa visão, tanto para o protestantismo (em particular o calvinismo), e como será demonstrado a seguir. Tudo o que se discute é a complexidade da contradição entre a graça e o livre arbítrio dos seres, (homens e anjos), que é uma das mais difíceis e misteriosas questões, para ser explicado e entendido, tanto para a teologia cristã quanto para a filosofia teísta. É claro, a concessão do livre arbítrio também está presente nas igrejas luteranas, anglicanas, metodistas, a maioria dos carismáticos, teologia batista não-denominacional, etc.


A Igreja Católica afirma  que a predestinação como dogma de fide (o maior nível de certeza teológica), e ao mesmo tempo afirma o livre arbítrio e a possibilidade da queda pelo abandono da fé. O material a seguir foi retirado do livro do teólogo alemão Ludwing Ott em os Fundamentos do Dogma Católico (Rockford, IL: TAN Books, 1974 {orig. 1952}, pp.242-45) e serve para que os protestantes busquem conhecer o que os católicos creem sobre esta sempre misteriosa, controversa, complexa, grandiosa e abstrata questão teológica: 

(Fonte  do blog doutrina da predestinação)
I. AS BASES DA PREDESTINAÇÃO - DA SALVAÇÃO E  DO SERVIÇO 

A grande falta de bons líderes predestinados e eleitos na terra e no reino dos céus? Agora imaginemos: Os cientistas nos dizem de que a nossa galáxia tem aproximadamente 100 000.000.000 (cem bilhões de sóis ) somente em nossa galáxia. E agora façamos a seguinte comparação: Quantos planetas habitados há em nossa galáxia, mais de 200 000.000.000 (duzentos bilhões de planetas). Então muita coisa ainda está nas mãos dos líderes maus.E por isso, o livro do apocalipse nos fala de que 1/3 desses planetas ainda estaõ nas mãos dos anjos corruptos e de Satanás? E se prestarmos bem a atenção no exemplo do livro da vida, ou livro da "constituição celeste e terrestre" João vê nos céus o grande desafio de um dos quatro seres viventes que clamava ao céu e a terra dizendo: Quem é digno de "abrir o livro" e desatar os "seus sete selos" da verdade e da honestidade: E o apóstolo João chora, e chora muito, porque  ninguém foi achado nem no céu e nem terra,e alguém digno de uma boa liderança. E assim o apóstolo João entende a gravidade do momento e começa a chorar: E de repente o mesmo ancião lhe dá a resposta dizendo: Não chores João, eis que o Leão da tribo de Judá, venceu e ele é digno de olhar para o livro e desatar os seus sete selos, ele tem uma boa liderança constituída no céu e na terra. Eis o motivo da grande predestinação e eleição dos santos e bons líderes na terra.


A decisão da Predestinação, como um ato de vontade de conhecimento divino, é uma essência divina imutável em sua essência. O número daqueles que estão registrados no livro da vida (Fl 4,3;Ap.17,8;cf.Lc.10,20) está formalmente e materialmente fixado, isto é, Deus sabe e determina com certeza infalível antecipadamente como e quais os homens que serão eleitos para governar com Cristo,e bem como os demais salvos e aprovados pelo Senhor e pelo seu bom testemunho desempenhado aqui na terra. E o apostolo João nos assegura que serão 144 mil os eleitos para assumir a liderança dos altos céus junto do trono do divino. E esses são os que se encaixam no que Cristo nos disse: "Muitos são chamados, mas poucos serão escolhidos..." E Esses líderes provavelmente ocuparão o lugar dos anjos  decaídos, e os que se corromperam nos altos céus e juntamente sob o comando e rebelião do anjo Lúcifer que foi expulso e atirado para a terra. 

A bíblia nos afirma que Satanás será preso em uma penitenciária celeste por um período de mil anos, e depois disso ele será solto, para ver como vai se comportar na sociedade. Conforme nos lemos no livro do apocalipse de João; E é assim mesmo como acontece com os nossos políticos lá de Brasília, muitos são chamados e são eleitos ao cargo de administração pública, mas poucos são confirmados pela sua honestidade e verdade no cargo, pois a maioria deles cai pela corrupção, decai no crime organizado e se entrega com toda força a volúpia e a depravação total. E assim clamava um anjo forte da polícia federal dos altos céus e dizia:

Quem aqui na terra entre os homens de boa vontade, e é digno de abrir o livro, e de cumprir a risca e obedecer o que está escrito e determinado na "constituição celeste" e nos seus mandamentos, e de olhar para esse livro com "verdade,honra e respeito" e poder dizer:
Senhor! Eu cumpri tudo o que está escrito nos santos evangelhos, e cumpri o que está escrito nos dez mandamentos do Senhor: E apóstolo João vê a tudo isso em um filme nos altos céus e diz: E eu chorava, e eu chorava muito, eu chorava como uma criança! Porque ninguém fora achado digno na terra de "olhar para o livro da constituição celeste", e muito menos de abrir o livro, (e nem de olhar para ele, nem de ler o ler o livro da constituição celeste, e muito menos de cumprir o que nele estava escrito). Mas um dos anciãos me disse: Não chores! Eis que o leão da tribo de Judá, venceu, ele veio até a presença do Senhor e tomou o "livro da constituição terrestre e celeste" e abriu os seus sete selos. E em seguida o Senhor deu ordem ao grande e forte anjo da polícia federal dos céus, para que ele prendesse a Satanás e todos aqueles (homens e anjos que se entregaram ao pecado e caíram na corrupção da "lava jato dos altos céus", e foram julgados e presos" em uma penitenciária celeste, e pelo anjo forte da "força tarefa" de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então ele se aproximou e cumpriu a ordem, e deu voz de prisão ao Satanás:

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou (algemou) por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse (Ap. 5:2-4) e (Ap.20:2-3) 

E ao mesmo tempo um dos anciões de dia falou ao apóstolo João dizendo: Calma não chore: Eis que  o Leão da tribo de Judá (Jesus Cristo o Cordeiro de Deus) foi eleito para esse fim: Então Ele veio e tomou o livro da mão daquele Ser Todo Poderoso que estava assentado no trono. Então todos os seres do céu e da terra se prostraram para lhe darem honras e glórias. E em seguida apareceram os vinte e quatro anciãos os  predestinados e eleitos da terra.

E esses são os predestinados e eleitos em Cristo da terra, e são os que procedem de todas as doze tribos da terra, e cada tribo dará os seus doze mil líderes que serão votados, escolhidos, eleitos e confirmados pelo bom testemunho aqui na terra. E eles ficarão governando ao lado do Todo-poderoso Senhor, conforme é citado no texto do apocalipse em (Ap.7:4-8) E eles ficarão nos cargos em todas as áreas do saber humano e celeste; Seja nas artes, nas ciências, na economia, no governo, na religião, na educação, na agricultura, nas ciências médicas etc. E eles usarão todos os dons e talentos que o Espirito lhes concedera a cada um como bem lhe apraz. E o governo da igreja na terra, esses serão os mil anos de paz na terra. É será o governo de Cristo e de sua igreja na terra a serviço do reino do céu.  E conforme nos fala o apóstolo Paulo é o trabalho da Igreja e sua multi forme sabedoria a serviço do reino celeste. 

Salvação e Serviço - E  nunca deveremos nos confundir sobre as duas premissas: salvação e serviço. Pois segundo a bíblia os salvos serão os bilhões e bilhões de seres humanos que estarão ao lado do trono do Cordeiro e louvarão ao Senhor, conforme nos ensina o apostolo João no apocalipse, conforme lemos no texto a seguir.

Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Ap.7:9-10) E estes são os salvos que Cristo nos dizia: "Todo aquele que crer e for batizado será salvo..." 

Mas o Concílio de Trento declarou-se contra essa doutrina do calvinismo, e (chamada de dupla predestinação) que a certeza do conhecimento da predestinação de alguém somente pode ser obtida por revelação especial, a Sagrada Escritura ordena ao homem a trabalhar por sua salvação com temor e tremor (Fl 2,12). O que acha que está no alto cuide que não caia (1 Cor 10,12). Apesar da certeza, existem alguns sinais da predestinação que indicam uma grande possibilidade da predestinação de alguém, que podem ser a prática perseverante das virtudes recomendadas nas oito beatitudes,recepção freqüente da Sagrada Comunhão, amor ao próximo, amor a Cristo e à Igreja. Que são descritas pelo apóstolo Paulo enviado para a Igreja da Galácia na Eurásia. Conforme lemos abaixo:

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gal. 5: 22-23)



Nós protestantes declaramos ter uma absoluta "certeza da salvação", mas quando tudo é dito e feito, tanto bíblica quanto epistemologicamente, simplesmente não conseguimos mais chegar a esta certeza teológica. E as vezes não estaremos mais tão "certos" assim, mais do que um católico ou um cristão ortodoxo.Pois tais declarações são simplesmente improváveis e mecânicas. Em outras palavras, a "segurança" de nós protestantes calvinistas envolve o seguinte argumento em um círculo vicioso: Pois para se possuir uma "segurança de salvação", você deve acreditar que está salvo interiormente. Isto tem sido chamado de "fé de confiança"na doutrina da igreja, (e muitas vezes não interiormente) e essa "segurança da salvação" é totalmente subjetiva, da mesma forma que a "chama de fogo no seio" dos mórmons. Martinho Lutero mesmo ilustra a incoerência desta inovação: 


Mas para se ter a certeza de salvação; deveremos dia após dia nos empenhar para uma maior ação nos santos evangelhos. E todos devemos, portanto se acostumarmos firmemente com a ideia de que nem sempre estamos em estado de graça, e seguros da salvação subjetiva, e pode ser perigoso, fazermos esta afirmação apenas subjetivamente, e baseado na doutrina da Igreja. E se encontrarmos em nosso coração vez por outra, um momento de dúvida? Então estaríamos perdidos? Não ,claro que não. E portanto  sempre devemos estar alertas, e exercitar a cada dia mais a nossa fé em Cristo, e nos santos evangelhos. E assim deveremos derrubar todas as nossas dúvidas, e adquirir mais e mais certeza pessoal e interna. E através de Jejum e orações;Pois é certo como nos diz o apóstolo Tiago que a "fé sem obras é morta". O problema da justificação é difícil e delicada, não deveras por ela mesma, pois por ela mesma há grande certeza, mas em relação a nós; isto é, o eu tenho freqüentemente experimentado e praticado o que me dizem os evangelhos; e conforme nos diz o livro de (In Hartmann Grisar, Luther, London: 1917, v.4, pp. 437-443) Assim nos diz o blog da doutrina católico do texto de Ludwig Ott)


II. A BASE  BÍBLICA DO CALVINISMO

De acordo com o blog do pastor Batista Cooper P. Abrams.

João Calvino reformador Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia (estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista declara que Deus predestinou alguns para ser salvos e outros a perdição. Calvinistas são divididos basicamente em dois grupos, os extremistas chamados "Hiper-Calvinistas" e "Calvinistas Moderados" os Hiper-Calvinistas se baseiam em cinco pontos do Calvinismo que são explicados por eles. Os Calvinistas Moderados aceitam um ou mais desses cincos pontos. Calvinismo é também referido como o ensino de "limited atonement" expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por João Calvino que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo. Deus teria decretado a sua perdição. Hoje esta Teologia é chamada de "Reforma Teológica". Esta é a posição dos Presbiterianos como também um grande número de Batistas que baseiam neste ensino.


A Bíblia afirma que Cristo morreu por todo homem. Nota-se que os versos seguintes claramente relata:
" E ele é a propiciação de nossos pecados: e não para os nossos apenas, mas ele é a propiciação de nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". (1 João 2:2)
"E Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, para a todo que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna".(João 3:16)
" Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Salvador; que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade".(1Tim. 2:4)
"O qual ( falando Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".(1Tim.2:6)
"Porque o amor de nos constrange, julgando nós assim: que se um morreu por todos, logo, todos morreram".(2Cor.5:14)
" E disse ide por todo o mundo, e pregai as Escrituras".(Mar.16:15).
" O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânime para convosco, não querendo que nenhum se percam, senão que todos venham a arrepender-se."(2Pedro3:9).
"Mas Deus não tendo em conta o tempo da ignorância, anuncia agora, a todos os homens, em todo o lugar que se arrependam".(Atos17:30).
"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação da vida".(Rom.5:18).
"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que for a feito um pouco menor que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". (Hebr.2:9). E segundo a explanação de Cooper P. Abrams)

III. A PREDESTINAÇÃO DOS SANTOS 

 a) Os insondáveis juízos de Deus e a predestinação dos santos - de santo Agostinho


“São muitos os que ouvem a palavra da verdade, mas uns creem, outros a contradizem. Os primeiros querem crer, ao passo que os segundos não o querem.” Quem ignora este fato? Mas como naqueles a vontade é preparada pelo Senhor, o que não acontece com os segundos, é preciso distinguir o que vem da sua misericórdia e o que vem de sua justiça. Diz o Apóstolo: Aquilo a que tanto aspira, Israel não conseguiu: conseguiram-no, porém, os escolhidos. E os demais ficaram endurecidos. Como está escrito: “Deu-lhes Deus um espírito de torpor, olhos para não verem, ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje”. 



Diz também Davi: Que sua mesa se transforme em cilada, em motivo de tropeço e justa paga. Que seus olhos fiquem escuros para não verem, e faze que eles tenham sempre seu dorso encurvado.



Eis a misericórdia e o juízo; misericórdia para a eleição que alcançou a justiça de Deus; juízo para os demais que ficaram cegos. No entanto, os que quiseram, acreditaram; os que não quiseram, não acreditaram. Portanto, a misericórdia e a justiça verificaram-se nas próprias vontades. Pois esta eleição é obra da graça, não dos méritos. Um pouco antes o Apóstolo dissera: Assim também no tempo atual constituiu-se um resto segundo a eleição da graça. E se é por graça, não é pelas obras; do contrário a graça não é mais graça (Rm 11,5-10). Portanto, gratuitamente foi alcançada porque foi alcançada a eleição. Da parte deles não a precedeu nenhum mérito que pudesse ser apresentado antes e a eleição significasse uma retribuição. Salvou-os à custa de nada. Os outros ficaram cegos e receberam em retribuição, como o texto esclarece. Todas as veredas do Senhor são graça e fidelidade (Sl 24,10). Pois são impenetráveis seus caminhos (Rm 11,33). Por conseguinte, são impenetráveis a misericórdia pela qual liberta gratuitamente e a verdade pela qual julga com justiça. 

b)  A fé é o fundamento da vida espiritual  - Comentário sobre a sentença: “Quem escuta o ensinamento do Pai e dele aprende,vem a mim”—Mistério dos desígnios de Deus 



É possível que alguém diga: “O Apóstolo faz distinção entre a fé e as obras, pois afirma que a graça não procede das obras, mas não diz que não procede da fé”. É verdade, mas Jesus assevera que a fé é obra de Deus e a exige para a prática das boas obras. Pois disseram-lhe os judeus: “Que faremos para trabalhar nas obras de Deus?”. Respondeu-lhes Jesus: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou” (Jo 6,28-29). Neste sentido, portanto, o Apóstolo faz distinção entre a fé e as obras, assim como nos dois remos hebreus se diferencia Judá de Israel, apesar de Judá ser Israel. O Apóstolo assegura que o homem se justifica pela fé, e não pelas obras (Gl 2,16), porque a primeira é concedida em primeiro lugar e, a partir dela, alcançamos o restante que é chamado propriamente de obras, mediante as quais se vive a justiça. São também palavras do Apóstolo: Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus, ou seja, e o que disse: “pela fé que não vem de vós, mas é dom de Deus”. Não vem das obras, diz ele, para que ninguém se encha de orgulho (Ef 2,8-9).


Costuma-se dizer: “Mereceu crer, porque era homem justo mesmo antes de crer”. Pode dizer isto a respeito de Cornélio, cujas esmolas foram aceitas e as orações ouvidas antes de crer em Cristo (At 10,4), mas ele não distribuía esmolas e orava privado totalmente de fé. Pois como podia invocar aquele no qual não acreditava? (Rm 10,14). E se pudesse obter a salvação sem a fé em Cristo, não lhe seria enviado o apóstolo Pedro como arquiteto para edificá-lo, já que se o Senhor não edificar a casa, é em vão que trabalham os que a edificam (51 126,1).

E ainda dizem: “A fé é obra nossa, e do Senhor tudo o mais que diz respeito às obras da justiça”, como se a fé não fizesse parte do edifício, como se, digo eu, o edifício não incluísse o alicerce. Mas se antes de mais nada e principalmente o inclui, em vão trabalha pela pregação edificando a fé, se o Senhor não a edificar interiormente pela misericórdia. Por isso, todo o bem praticado por Cornélio, antes de crer em Cristo, quando acreditou e depois de crer, tudo se há de atribuir a Deus, a fim de que ninguém se encha de orgulho. (Em Cartas para as Igrejas dos primeiros séculos de santo Agostinho) 

IV. CONCLUSÃO - ETERNA ELEIÇÃO DOS SANTOS

A descida de Cristo  ao Haades ou Inferno - penitenciária celeste ? E a soltura dos eleitos ? A  prisão temporária e a re-socialização dos presos, e a sua volta a convivência na sociedade

A bíblia nos afirma  que Satanás será preso em uma penitenciária celeste  por um período de mil anos, e depois disso ele será solto, para ver como vai se comportar na sociedade. Conforme nos lemos no livro do apocalipse de João; E é assim como acontece com os nossos políticos lá de Brasília, muitos são chamados e são eleitos ao cargo de administração pública, mas poucos são confirmados no cargo, pois a maioria deles vai para a corrupção e decai no crime organizado e se entrega com toda volúpia a depravação total. 

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo." Apocalipse 20:2-3)

E foi assim que Cristo logo após a sua morte e ressurreição ele desceu ao inferno para libertar os eleitos que lá estavam por longos anos e por longos milênios no aguardo da soltura da prisão das garras de Satanás e dos seus anjos malvados. E Cristo nos fala de que ele tem as chaves da morte e do inferno conforme lemos no mesmo apocalipse.

"Eu Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do  inferno." (Ap.1:18) 


E assim afirma o evangelho de Nicodemus na descida de Jesus Cristo ao Haades ou a mansão dos mortos. Cristo tem as chaves da morte e do Inferno - Então José disse: "E por que vos admirais de que Jesus tenha ressuscitado? O admirável não é isto; o admirável é que não somente ele ressuscitou, como também devolveu a vida a um grande número de mortos, que há muito não são vistos em Jerusalém. E se não conheceis os outros, conheceis sim, pelo menos, Simeão, aquele que tomou Jesus nos braços, assim como também seus dois filhos, que igualmente foram ressuscitados. Pois a esses, há pouco tempo, nós mesmos demos sepultura, e agora podem contemplar seus sepulcros abertos e vazios, e estão vivos e morando em Arimatéia". Enviaram, então, algumas pessoas e comprovaram que os sepulcros estavam abertos e vazios. José então disse: "Vamos a Arimatéia e veremos se os encontramos". E levantando-se os pontífices Anás, Caifás, José, Nicodemus, Gamaliel, e outros em sua companhia, foram até Arimatéia onde encontraram aqueles a quem José se havia referido. Fizeram, então, orações e abraçaram-se mutuamente. Depois regressaram a Jerusalém em sua companhia e os levaram até a sinagoga. 

E, ali postos fecharam as portas, colocaram o Antigo Testamento dos judeus no centro e os líderes disseram-lhes: "Queremos que jureis pelo Deus de Israel e por Adonai, para que assim digais a verdade, de como haveis ressuscitado e quem é aquele que vos tirou de entre os mortos". Quando os ressuscitados ouviram isto, fizeram sobre suas faces o sinal da cruz e disseram aos pontífices: "Dai-nos papel, tinta e pena". Trouxeram-lhes e, sentando-se, escreveram da seguinte maneira: Oh Senhor Jesus Cristo ressurreição e vida do mundo! Dai-nos a graça para fazer nosso relato da tua ressurreição e das maravilhas que fizeste no Inferno. Nós estávamos, então, no Inferno em companhia de todos os que haviam morrido desde o princípio.

E na hora da meia-noite amanheceu naquelas trevas, algo assim como a luz do sol, e com o seu brilho fomos todos iluminados e pudemos ver-nos uns aos outros. E ao mesmo tempo o nosso pai Abraão, os patriarcas e profetas e todos em uníssono regozijaram-se e disseram entre si: "Esta luz provém de um grande resplendor". Então o profeta Isaías, ali presente, disse: "Esta luz provém do Pai, do Filho e do Espírito Santo; sobre ela ou profetizei, quando ainda estava na terra, desta maneira: "Terra de Abulão e terra de Neftali, o povo que estava sumido nas trevas viu uma grande luz'. Depois surgiu do meio um asceta do deserto, e os patriarcas perguntaram-lhe: "Quem sois?" Ele respondeu: "Eu sou João, o último dos profetas, aquele que preparou os caminhos do Filho de Deus e pregou a penitência ao povo para remissão dos pecados. O Filho de Deus veio ao meu encontro e, ao vê-lo de longe, disse ao povo: "Eis aqui o cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo'. E com minha própria mão batizei-o no rio Jordão e vi o Espírito Santo em forma de pomba que descia sobre ele. E ouvi também a voz de Deus Pai, que assim dizia: "Este é meu Filho, o amado, o que me agrada'. (Texto dos evangelhos apócrifos)



"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

“ A grande dúvida sobre a predestinação e eleição dos santos, discutida, examinada, mas não resoluta até agora e a solução não outra senão o que eu dizia sobre o pecado e predestinação. E sobre tema Cristo Jesus nos disse: 

Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar algo contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro." (Mt.12:30-32)

E Deus não julga por aparência, mas Deus julga a todos os atos humanos pela realidade dos fatos e Deus também não tem pressa em julgar a ninguém, ele dá o tempo necessário para que todo o pecador se arrependa do mal.

“ Visto que não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal. E ainda que o pecador faça o mal cem vezes e os dias se lhe prolonguem eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus .” Palavras do rei Salomão no livro de Eclesiastes ( Ecl. 8:11-12)

Sobre esse assunto assim se expressa padre Vieira em seu sermão;


“ A grande dúvida não examinada e nem resoluta até agora e a solução não outra senão o que eu dizia. Tudo o que obra se padece no inferno, ou o faz Deus ou o fazem os condenados; O que faz Deus é ordenado e ordenadíssimo, o que fazem os condenados é suma desordem. E pergunta Vieira o que faz Deus no inferno? Quando Cristo logo após sua morte e ressurreição desceu ao inferno para libertar os predestinados que lá havia. E é isto o que nos dizem os evangelhos apócrifos de Nicodemus:


A Descida de Cristo ao Inferno - Segundo a versão da patrística grega – Apócrifos da bíblia e outros epígrafos. E escrito por Nicodemus aquele que foi procurar a Cristo a Noite; conforme nos escreve o apóstolo João no seu evangelho, em (João 3:1-15)

Apresentação do tema: Os Evangelhos Apócrifos mostram uma versão diferente das enunciadas pela Igreja apostólica na questão sobre Jesus Cristo em sua vida é nos seus ensinamentos. E ao ler os Evangelhos Apócrifos percebi que são um grande patrimônio históricos da humanidade, e que foram frutos das primeiras comunidades Cristãs, e possuem influências gregas, egípcias, judaicas etc. E que em alguns Evangelhos Apócrifos que citam Jesus de Nazaré e a sua doutrina são fantasiosos, mas ouros pelo contrário, são bons e muitos bons. Os Evangelhos Apócrifos até ultrapassam os Evangelhos Oficiais, e que vem somar aos ensinamentos de Jesus Cristo e completando grandes lacunas que existem atualmente nos evangelhos. Por exemplo o apóstolo Pedro nos fala em sua carta que Cristo desceu ao Haades e foi pregar aos espíritos que estavam na prisão. (I Pedro 3:19-20) Mas ele não especifica,como foi e o que aconteceu? Então o evangelho de Nicodemus vem completá-lo. Os Evangelhos Apócrifos eram aceitos por diversas comunidades apostólicas universais, e de todo o Império Romano, e a definição dos evangelhos que seriam verdadeiros e os tidos apócrifos começaram com o Imperador Constantino (272-337) e terminaram com o Decreto Gelasiano (492-496).
E daí, Vieira pergunta o que faz Deus em Cristo no Inferno com os eleitos?

A sua justiça decreta as penas, a sua misericórdia as modera, a sua sabedoria as distribui e a sua onipotência as executa, e com tal ordem, proporção e medida que todas juntas ainda que tão terríveis e espantosas resulta no mesmo inferno uma consonância e harmonia pouco menos celestial e verdadeiramente divina; Nos tormentos ou mais ou menos graves, ou mais ou menos agudos que fazem as vozes; a diferença nas figuras, a eternidade dos tempos, a igualdade o compasso e o fogo, que é órgão das dores, tanto se levanta ou se abaixa a pena, quanto é consonante a sua culapa....


E o que fazem os condenados e não eleitos no mesmo inferno? Não se pode dizer e nem imaginar a desordem, a confusão horrendissima daquele caos, concorde só no tumulto perturbadíssimo dos afetos e dos desafetos e paixões com estrondo confusissimo dos bramidos e dos alaridos tremendos , com que aquela multidão imensa de línguas sacrílegas blasfemam a Deus no céu...


ATITUDE DOS NÃO ELEITOS - SEU COMPORTAMENTO PECAMINOSO NO INFERNO 


Pois eles pecaram para a morte - por esse pecado não digo que se ore nos diz os apóstolo João em sua carta pastoral ... Conforme poderemos conferir em (I João 5; 16-18)

O que fazem os não eleitos no inferno ? -  Ali arde o ódio, morde-se a inveja, escuma a ira, a desesperação da raiva, grita furiosa a dor dos condenados, desafoga-se sem nunca desafogar-se, converte-se a vingança em injúrias, em opróbrios, em maldições contra o sempre e mais e mais odiado Deus e amados Deus. De todos os seus atributos e de todos os benefícios divinos se ouve ali em desentoados clamores a sua afronta, a justiça se chama injusta, a bondade se transforma iníqua, a misericórdia se torna cruel, a liberdade fica avara, a piedade ímpia, a sabedoria se torna em ignorância, e até a onipotência se torna fraca e covarde, como empregada somente aos manietados e miseráveis. E no inferno os que não foram predestinados e os não eleitos revelam toda a sua gana de ódio e rancor contra o sempre e o bondoso e amado Deus.


No Pai se blasfema a sua criação, no Filho a redenção, no Espírito Santo a justificação e a graça, e na humanidade sacrossanta a humildade, a pobreza, a paciência, a obediência, a cruz de Cristo, e o mesmo sangue pago com seu infinito preço, derramado para apagar as mesmas chamas do inferno que as acende, que as atiça, que assopra sempre mais e mais. Amigos e irmãos esta é a suma dissonância que lá há no mesmo inferno, é suma confusão das almas penadas, e sua desordem que nos fala e considerava Jó em seu sofrimento. E porque há uma tal desordem no mesmo inferno? E totalmente infernal como concebida e não proveniente da divina justiça de Deus, senão que é proveniente da maldade dos mesmos condenados, por isso que com igual propriedade que do inferno se tira como lição o sumo horror...”

Os espíritos que causam a tempestade no inferno, são as tempestade das injúrias e da contínua blasfêmia a Deus. E aqui está a grande causa da predestinação, é como os eleitos e os não eleitos lidam com o pecado para a morte. Os predestinados e eleitos constantemente se arrependem dos pecados e buscam o perdão de Deus em Cristo. Mas os não predestinados e aos não eleitos tem prazer em afrontar a Deus com os pecados de blasfêmias continuas.


Eles blasfemaram contra o Espírito Santo que tem poder supremo de perdoá-los; como nos disse Cristo Jesus em seu discurso aos discípulos e aos fariseus que dele blasfemavam...

Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar algo contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro." (Mt.12:30-32)

Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar algo contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro."

E assim nestes termos se expressa Santo Agostinho dizendo:

"Para inteligência deste pensamento havemos de supor com a sentença comum dos teólogos que no inferno somente são punidos e castigados os pecados cometidos nesta vida. Os outros pecados que se cometem no inferno, tais como as contínuas blasfêmias e injúrias a Deus,não se castigam lá com nova pena, Segue-se que nesta terceira parte do inferno cessa totalmente harmonia e tudo resulta em nova dissonância e vem uma circunstância de horror incomparavelmente mais tremenda e tempestuosa.

Pois os pecados que são cometidos nesta vida e vingados por Deus em Cristo, fazem a harmonia no inferno, porque a pena proporcionada está sempre junto da culpa,porém os pecados que se cometem no inferno como uma nova culpa não correspondem a nova pena, e em lugar daquela harmonia fazem uma nova dissonância tempestuosa, tanto maior quanto mais horrenda, quando o ódio e o desprezo por Deus é o maior pecado e não tem perdão, nem nesta vida e nem na eternidade nos fala o apóstolo João: "é pecado para a morte". ( I João 5:16-17) é - pecatum ad mortem - pecado de morte.

E ainda nos acrescenta Santo Agostinho dizendo: Aqui está Deus ofendido mas vingado na cruz de Cristo, Lá no inferno não é mais vingado e mais e mais ofendido, fica uma pena de pecado sem perdão. Aqui triunfa a justiça e desagrava-se o poder, lá prevalece o delito e a culpa e eterniza-se o agravo, aqui na terra o fogo da pena apaga a ofensa em Cristo, Lá no inferno o pecado da impunidade da culpa acende a injúria"...Esta é segunda morte onde serão lançados todos os que foram julgados e punidos, e serão lançados no lago de fogo junto com a morte e o todo o inferno blasfemador, é o que nos fala o livro do apocalipse .
(Ap.20:14) Santo Agostinho em seu artigo Pena e Castigo. 

Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA E COMENTÁRIOS PARALELOS 

1. Evangelho de Nicodemus - Livros Apócrifos Ciclo de Pilatos -Tudo acontece como na divina comédia de Dante Aliguieri. Dois textos apócrifos constituem o Evangelho de Nicodemus: Atos de Pilatos e Descida de Cristo ao Inferno. Um em sequencia do outro e o completa, embora escritos em épocas diferentes. Justino, em 150, menciona em seus escritos um texto chamado Atos de Poncio Pilatos, narrando os acontecimentos posteriores à Crucificação. Descida de Cristo ao Inferno - Editora Fonte Editorial,2005 Rua Barão de Itapetininga - SP - Capital paginas 742-572 2005.

2. Padre Vieira 1608-1697 - Sermões de padre Vieira Discurso Quatro - Decretos Horríveis de Deus - página 246- 272. Vale a pena lembrar que o padre Vieira que era um ferrenho jesuíta e perseguidor dos protestantes na época, era um agostiniano grande parte de seus sermões foram baseados nas pregações e sermões de Santo Agostinho.Nisso Vieira se aproxima dos calvinistas, que parece que ele tanto combatia em suas mensagens. Em quase todos os seus sermões ele faz alusão ao teólogo Santo Agostinho. E quando ele escrevia este sermão dos decretos horríveis de Deus ele estava possível mente na cadeia. Pois ele foi cônsul no Na Itália e na França; e pelo que consta na história e ele dois anos preso e desterrado por ordem papal da época.

3. Livro de Santo Agostinho em Pena e Castigo, Textos selecionados de teologia . - Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca, foram 113 trabalhos, 224 cartas e mais quinhentos sermões [Biografia de Santo Agostinho]


4. A Divina Comédia de Dante Alighieri - Escritor italiano que viveu nos anos de 1265-1321, estudou ciências, artes e teologia. E foi preso e exilado, e na prisão escreveu o poema de a Divina comédia, que se tronou em clássico da literatura universal. Onde autor nos fala em tom poético os horrores do inferno, e os cuidados para não se ir para lá. Aqui Dante faz uma analogia com o seu estado prisional da época, e na prisão onde ele mesmo estava penando por motivo desconhecido.

4. Biblia Sagrada - Textos selecionados da parábola de Lucas onde ele descreve os horrores do inferno do rico avarento e os cuidados de que devemos ter para não ir ao inferno. E Nessa parábola Cristo quer atingir os saduceus e aos fariseus que não criam no inferno. Alias, os fariseus criam no inferno mas negavam a Deus por suas atitudes, e os saduceus ao contrário não criam que existisse céu, anjos ou inferno. Eram os ateus ou atoas da época de Cristo. (Luc. 16:19-31) e os cuidados com a nossa linguagem, o pecado da blasfêmia aos homens, as autoridades e Deus nosso supremo e misericordioso Deus. Escrito por São Tiago e com bastante propriedade e fala sobre os perigos da nossa língua e da nossa linguagem. E os dez mandamentos em Êxodo (20;3-19)


5. As Institutas da Religião - Quem foi ?

João Calvino foi um importante professor e teólogo cristão de nacionalidade francesa.
Nasceu na cidade de Noyon em 10 de julho de 1509 e faleceu na cidade de Genebra (Suíça) em 27 de maio de 1564. Calvino teve um papel histórico fundamental no processo da Reforma Protestante. Foi o iniciador do movimento religioso protestante conhecido por Calvinismo.
Biografia, idéias e doutrina - Até os 24 anos de idade Calvino era católico. Em 1533 converteu-se ao protestantismo. Foi perseguido na França e, no ano de 1536 fugiu para Genebra (Suiça).
Principais idéias (concepções religiosas) defendidas por Calvino:
- Salvação só é atingida através da fé;
- Predestinação: a salvação é concedida por Deus somente para algumas pessoas eleitas;
- Todo homem é pecador por natureza;
- A realização de culto religioso deve ser feito em local simples e sem imagens.
O culto deve ser composto apenas por comentários bíblicos, sem cerimônias;
- Realização da eucaristia e do batismo.
Obras de João Calvino:
- De Clementia - obra anotada de Sêneca - 1532
- Psychopannychia – 1534
- Institutos da Religião Cristã – 1536
- Catéchisme de l'Église de Genève - 1542 ( Textos selecionados Internet 2016)

6. Textos Avulsos de Sermões pela Internet - e Livros avulsos de pregadores

7.  Pastor Cooper P. Abrams - I am pastor of Calvary Baptist Church, Tremonoton, Utah (http://calvarybaptchurch.org) Publications - Experience in the area;

I have been a pastor since 1981 and a Independent Baptist missionary church planter since 1986. I have seen the Lord establish four Bible believing churches in Utah. My web site Bible Truth ( http:\\bible-truth.org ) continues to grow presently over 7,000 visiters per day. The materials on the web site are mostly written by myself and contain sermons, Bible commentaries, articles on various biblical subjects.
Organizations


Expertise - Independent Fundamental Baptist missionary and pastor, ThB, MBS, and PhD as of May 28, 2013. I began pastoring in 1981, and have taught in churches, a Bible college, and a Bible Institute. I have written numerous articles on various subjects from a biblical perspective and many are posted on my web site Bible Truth ( http://www.bible-truth.org ). Bible Truth receives over one hundred and forty thousand visiters per month. Since 1998 I have answered Bible related questions via e-mail. My answers are straight forward and biblical. 

Experience in the area

I have been a pastor since 1981 and a Independent Baptist missionary church planter since 1986. I have seen the Lord establish four Bible believing churches in Utah. My web site Bible Truth ( http:\\bible-truth.org ) continues to grow presently over 7,000 visiters per day. The materials on the web site are mostly written by myself and contain sermons, Bible commentaries, articles on various biblical subjects.
Organizations

I am pastor of Calvary Baptist Church, Tremonoton, Utah (http://calvarybaptchurch.org)
Publications

- Appeared on Grizzly Adams DVD documentary "End Times: How Close Are We?" (http://www.grizzlyadams.com/Public/ChristianDVDs/index.cfm?productID=49). - Article "Are Mormons Christians" "O Timothy Magazine" Way of Life Literature (http://www.wayoflife.org/files/9959c77e05b303248173195e72476459-60.html)