E, quando orares não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares entra no teu aposento e, fechando a tua porta ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto te recompensará publicamente. E, orando não useis de vãs repetições como os gentios que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:5-8
O poder que vem através da fé em Cristo e pela insistência na oração; Por isso está certo o pensamento do pregador que dizia: "Nenhuma oração nenhum poder, Pouca oração pouco poder, muita oração muito poder..."
Como se deve orar bem ? Na Índia, na China e no Tibet temos muitos mestres e educadores da religião budista que ensinam os seus fiéis a orar e jejuar. Os mestres tibetanos também ensinam os seus fiéis na busca e prática das viagens astrais isto é, deslocamento mentais ou físicos para o primeiro céu, segundo céu, terceiro céu etc.E parece-nos que o meste e apóstolo Paulo já conhecia esse método.E ele nos dá o seu testemunho, quando ele nos diz mais: Que no corpo ou fora do corpo ele não sabia nos dizer quando escrevia a sua carta aos irmãos da Igreja na cidade de Coríntios Grécia antiga.
O poder que vem através da fé em Cristo e pela insistência na oração; Por isso está certo o pensamento do pregador que dizia: "Nenhuma oração nenhum poder, Pouca oração pouco poder, muita oração muito poder..."
Muito se tem falado sobre a oração na vida cristã, os pregadores e educadores cristãos continuam nos ensinando a cada momento. Mas ninguém pode sentir o efeito de fé e oração se não praticar a cada dia, e a cada hora,a cada momento. Esta certo como nos ensina o apóstolo Paulo dizendo "orai sem cessar". A nossa geração tem assistido muito a Televisão e a internet, tem-se buscado o conhecimento teórico da nossa tecnologia. Mas parece que nós nos esquecemos de orar e buscar a Deus em secreto,individualmente e de verdade em oração. Pois a nossa era a chamada de era da "alta tecnologia" tem levado os nossos jovens para a prática da maldade e para beira do abismo, e para a conexão do mal, o chamado de mal do século.E também tem-se buscado exemplos de pregadores,de religiosos que se apresentam diariamente na Tvs. rádios etc.E muitos tem visitado e corrido de igrejas em igrejas atrás dos pregadores que dizem ter poder de cura, poder de milagres e poder da fé, poder da oração etc. Mas muitos deles não ficam satisfeitos, pelo contrário, eles sentem-se frustrados e sentem-se vazios de fé e de esperança. Pois a oração e a nossa fé em Deus e em Cristo preenche todo esse nosso vazio, e nos ilumina em nossa solidão,em nossa depressão, quando entramos individualmente e secretamente em oração.
Como se deve orar bem ? Na Índia, na China e no Tibet temos muitos mestres e educadores da religião budista que ensinam os seus fiéis a orar e jejuar. Os mestres tibetanos também ensinam os seus fiéis na busca e prática das viagens astrais isto é, deslocamento mentais ou físicos para o primeiro céu, segundo céu, terceiro céu etc.E parece-nos que o meste e apóstolo Paulo já conhecia esse método.E ele nos dá o seu testemunho, quando ele nos diz mais: Que no corpo ou fora do corpo ele não sabia nos dizer quando escrevia a sua carta aos irmãos da Igreja na cidade de Coríntios Grécia antiga.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é lícito falar. (2 Coríntios 12:2-4 )
I. DEVEMOS ELIMINAR OS VÍCIOS DA ORAÇÃO OU REZAS REPETICIOSAS
a) Vãs repetições - e as boas repetições - Todos nós como crentes caímos em constantes vícios de nossa estrutura religiosa. Pois muitas religiões e denominações nos levam a pecar contra os vícios religiosos que não são tolerados por Deus. Durante séculos os fariseus aprenderam um modo de orar mais prático, que era feito pelos nossos beatos judeus fariseus, ou pelos nossos beatos católicos ou pelos nossos beatos evangélicos. Boas repetições de rezas decoradas com apoio dos rosários que atravessaram séculos se tornaram obsoletos com o decorrer dos tempos. Pois caíram no vazio oco da inutilidade diante dos homens e diante de Deus. Não possuem mais mais a força da emoção,estão vazias de poder da fé, de graça e de caridade.
b)Orações que são feitas em público nos cantos das praças públicas - Era um costume antigo de "rezar "orações decoradas ou "orar salmos decorados e rezados "no chamado "muro das lamentações" dos judeus antigos e dos judeus da modernidade. Eles gostavam de de aparecer e de orar nas praças e em público para serem vistos pelos seus amigos e correligionários de denominação religiosa e partidos políticos.E Jesus nos advertiu dizendo;não os sigais. Porque eles já" receberam o seu galardão" do "exibicionismo religioso obsessivo dos beatos antigos" e dos beatos da modernidade. Este também é um costume dos religiosos muçulmanos do mundo inteiro que fazem o mesmo com seus longos rosários que os trazem na palma da mão.E o mesmo não fazem muitos dos nossos políticos católicos e dos nossos fariseus e políticos evangélicos nos dias de campanha política, eles querem aparecer e querem a todos custo serem vistos pela população,querem apresentar uma aura de caridade e de bondade,de uma religiosidade aparente pelas pessoas. E assim eles teimam em dizer que são crentes nos dias de campanha política, para ganhar a eleição do seu cargo pretendido e depois eles mostram o que são por dentro. E Cristo nos advertiu dizendo: Cuidado com eles.
c) Repetições dos discursos políticos em campanhas nas Igrejas - E assim quando vem se aproximando o dia das nossas eleições de 15 de Novembro em nosso Brasil .E daí, não tem jeito os rezadores fazem de tudo para se exibirem e aparecer nos cantos das praças que são lotadas de pessoas, nos estádios de futebol, nas festas de igrejas, nos bingos, nos programas de TV etc.E se olharmos para os cantos onde há uma aglomeração de pessoas nas ruas, iremos verificar que lá estão eles os "fariseus da modernidade", querendo se exibir para o povo e em todas as Igrejas, e eles vem espumando uma "aura de bondade" para ganhar mais um voto, e querem ganhar o cargo de vereador, deputado, senador, prefeito, governador etc. E depois "ferram o povo" com altos impostos,corrupção e roubo.Era isto e outras coisas mais que faziam os "velhos judeus fariseus" religiosos .E hoje não fazem o mesmo os fariseus da modernidade? Claro que sim.
d) Vãs repetições doutrinárias que se tornaram vazias pelo tempo - E hoje em dia ainda temos as leis e os sistemas de doutrinas das Igrejas e suas "ortodoxias doutrinárias "repeticiosas", e muitas dessas doutrina vem se estendendo desde a idade média. E assim muitas dessas ortodoxias antigas que chegaram ate na era moderna,hoje se encaixam nas "vãs repeticões",do século 21 a nossa era. E estas doutrinas vãs estão caindo no descrédito popular e precisam ser atualizadas pela igreja comtenporãnea, pois estão fora do contexto de nossa época, e estão ocas de conteúdo. Pois como nos diz o apóstolo Paulo a letra mata. Mas o Espírito vivifica.E esses sistemas estão com sua validade vencida pelos séculos.E outros sistemas de doutrinas evangélicos ou católicos com suas orações que de tanto serem repetidos caíram no vazio de significado e se tornaram em "vãs repetições" etc. Cito como um exemplo aqui da nossa bíblia sagrada que precisa ter a sua versão corrigida e atualizada pelo menos a cada 10 anos, caso contrário, a sua ortografia e palavras gramaticais ficam desatualizadas com o tempo. E a nossa Sociedade Biblica do Brasil tem feito constantemente essas atualização ortográficas e gramaticais de contexto para a nossa era, que é chamada "a era industrial e uma era científica," uma "era do computador" etc. Também muitas "orações e ortodoxias doutrinárias" que são "as vãs repetições"dos séculos, e também se tornam obsoletas com o decorrer do tempo;como nos ensina Cristo;e sejam elas de procedências católicas, evangélicas e pentecostais etc.
e) Porque Deus sabe o que nós precisamos antes que lho peçamos nos alerta Cristo. Deus não é surdo e nem mudo, e não gosta das vãs repetições de orações ou rezas decoradas. E Deus é bondoso e caridoso - Deus é Pai e comporta-se como um bom Pai. E daí Cristo pergunta e compara perguntando: Oa se vós que sois pais maus, mas se o vosso filho vos pedir pão, vós lhe dareis uma pedra? E se o vosso filho vos pedir Peixe (assado ou frito),É claro que nós não lhe daremos uma cobra? Não, claro que não! Nós sempre queremos dar o melhor para os nossos filhos, mesmo sendo maus como pais e mães. E Jesus nos acrescenta dizendo, que Deus é muito mais bondoso e compassivo do os nossos próprios pais e do que nós mesmos como pais e mães. Conforme nos escreve Mateus abaixo:
E qual dentre vós é o homem que pedindo-lhe pão o seu filho lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe lhe dará uma serpente? Se vós pois sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:9-11
f) Oração liberação do perdão - ou tentativa de convencer a Deus, aos homens ou a mim mesmo de meu mal maior preso em meu interior? Oração é também um estado de busca e dependência da graça divina - Oração feita para convencer a Deus ou a mim mesmo do meu mal praticado? Jesus nos fez uma grande advertência profética dizendo: Se não perdoardes aos homens as suas ofensas, nem tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas? E agora? Para que a nossa oração possa fruir é preciso reconhecer primeiro; o nosso pecado e em seguida liberar o perdão. Caso contrário, as nossas oração de poder ficam travadas ou as nossas "orações ficam impedidas" de subir" ao trono da graça divina, como bem nos diz o apóstolo Pedro. Aqui está outra pergunta feita a nós mesmos quando vamos ao monte para orar, ou quando vamos ao nosso quarto para orar, ou ainda quando vamos a Igreja para orar ou rezar? Primeiro, e em primeiro lugar,devemos fazer as "boas buscas"; isto é, "buscar o reino de Deus e sua justiça de equilíbrio", isto é, liberar o perdão aos nossos "devedores e credores".E primeiramente devemos perguntar a nossa consciência o que de mal que "ficou retido em nossa consciência" contra os meus semelhantes? E é qual é o mal maior que ainda me trava...? E tranca as nossas orações? E ainda para ilustrar mais,vamos usar a simbologia da modernidade do celular como instrumento de contato com as pessoas, e contato com o nosso Deus pelas nossas orações.E se linha do celular fica muda, fica sem sinal de contato. Ou o sistema de computação de contato cai; e daí dizemos hoje em dia; O nosso sistema caiu, tudo está fora do ar, e fora do sistema, não temos internet. Ou caíram todos os nossos contatos via a tecnologia da computação. Pois esta é a via de contato de nossa tecnologia? Mas e se o nosso contato direto com Deus esta travado e caiu também? O que iremos fazer? Aguardar e agir, isto é (vigiar e orar e pedir perdão) para restabelecer o contato.Perdão esse é o nosso contato em via regra com as outras pessoas, com os nossos semelhantes, pois sem isso todo o o nosso contato trava, e também a nossa oração fica travada, pelo ódio e pela nossa falta de perdão, e daí não temos mais diálogo com as outras pessoas. Tudo trava e tudo fica trancado. E tranca a pauta, como nos dizem os deputados lá em Brasília. Esse é o pecado que nos assedia e nos afasta de Deus e das outras pessoas. E daí cai o sistema. Ou nosso sistema de contatos caiu! É assim que dizemos hoje em dia quando vamos por exemplo ao nosso banco. E logo na entrada o funcionário do banco vai logo nos advertindo e diz: Lamento pessoal não podemos operar, não temos operação com nada! O sistema de internet caiu. E caiu por um tempo indeterminado! Pois ouve falha no nosso sistema por excesso de contatos Etc.
Longas orações repetetidas - E Jesus também deixou claro que os fariseus faziam o mal ao povo e não obedeciam aos mandamentos dos santos evangelhos, pois não conseguiam liberar o perdão aos homens;Eles gostavam e se compraziam no mal do povo. Para poder cobrar as "multas do povo", que os sacerdotes recebiam em forma de oferenda de bois, ovelhas e outros coisas mais, e esse sangue que era aspergido sobre o povo para que Deus liberasse o perdão dos pecados. E essas multas (como multa pelo pecado oculto, pecado declarado, e de vingança e ódio, que era praticado pelo povo ou igreja do V/T). E essas ofertas de sacrifício de sangue feito e "aspergido sobre o povo e pelo pecado..E quando os fariseus e líderes religiosos se dirigiam a sua sinagoga ou templo, ou Igreja eles faziam as "longas orações para se justificar perante os homens", como tentativa de apagar os maus atos que eram praticados por eles e que ficava em oculto no dia a dia, e o seu mau testemunho e pecado oculto na sociedade. Mas Deus estava atento e os via praticando as maiores maldades ocultas, e de todo tipo de pecados e injustiças sociais e morais. E por isso Jesus os advertiu claramente dizendo:"vós devorais as casas das viúvas e dos órfãos..etc." e para vos justificar fazeis longas orações... nas igrejas e nas praças públicas como penitências" para justificar as suas maldades. E Jesus lhes acrescenta dizendo "Ai de vós fariseus...! Ah pregadores! Ai, pastores, Ah padres! Ah dia do Juízo! Conforme nos escreve Mateus em todo o capítulo 23 e 24 e em (Mt.23:14)
II. ORAÇÕES DE PODER E ILUMINAÇÃO INTERIOR
a)A iluminação das idéias - Na França no século dezoito surgiu uma "teoria dos iluministas" - Ou como foi chamado de Iluminismo francês - Mas que se alastrou na Europa inteira.Era um movimento filosófico de pós reforma que mexeu com todas as organizações e comunidades do mundo civilizado.O iluminismo das novas idéias, onde se pregava uma mudança de comportamento de todos os seres humanos. E daí, começou-se a exigir uma mudança nas Escolas, uma mudança da filosofia, uma mudança nas ciências exatas, uma mudança nas ciências sociais, uma mudança nas relações do trabalho, uma mudança nas empresas etc. E este movimento também veio a atingir o governo, e maneira de se governar para o povo e para os milhares de pessoas no mundo moderno. E não somente para os reis, príncipes e nobres etc. E daí veio a queda da chamada "Bastilha do Governo francês" que era um reinado dos reis e príncipes franceses,e eles governavam pensando somente em si mesmos, e no seu poder estatal permanente e com uma política centrada em si mesmos. E as nossas Igrejas também foram gravemente afetadas por esse movimento iluminista da reforma de Martinho Lutero na Alemanha e em toda a Europa começaram ganhar força esses movimentos do iluminismo.etc.
Pois sem fé é impossível agradar a Deus - O homem moderno tem o seu computador na palma da mão. Ele tem muito conhecimento teórico em suas mãos. Mas sente-se tão negativo de pensamento, tão falto de uma direção na vida, tão dividido em sua mente,e não cumpre o que promete. É um homem ou mulher que tem o "pensamento dobre" e inconstante como as ondas do mar,conforme nos orienta e escreve o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia muito bem o mar, as ondas do mar, e o momento da pesca quando nos diz:. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:7,8 Pois sem fé é impossível agradar a Deus. E aquele homem ou mulher que se aproxima de Deus em oração, primeiro deve crer pela fé que Deus existe, e que é galardoador, que é gracioso em doar, e não pode duvidar, porque quem duvida é semelhante as "ondas do mar", ou que são "ondas volumosas de dúvidas" que se levantam contra o próprio orador, ou pessoa que ora. E não poderá receber a benção e graça do Senhor.
b) A mentira interior - seres prevaricadores sem palavra - É por isso que existem tantos cartórios públicos, e tantos contratos e distratos que não são cumpridos,são escritos e re-escritos,carimbados e selados pelos nossos cartorários nos cartórios. São milhões e milhões de contratos de casamentos que são mal feitos hoje e logo são desfeitos e estão nas varas de família e aguardam o julgamento do seu juiz de paz. O homem moderno e a mulher moderna são seres fugidios de seus compromissos. É certo como nos disse o ator do livro de Milan Kundera que tem o título "A Insustentável Leveza do Ser" - Homens e mulheres da modernidade mentem descaradamente e não cumprem o que prometeram diante do seu juiz, e diante do seu pastor ou padre na hora de fazer um contrato de casamento; e ou outro contato qualquer, de trabalho por exemplo, e tantos outros contratos que são averbados pela palavra e depois são facilmente quebrados pela nossa mentira e negação prevaricadora.
c) Quebra dos mandamentos - Pensamento duplo - É o pecado praticado e atestando a punição contra o 9° e 10° mandamentos das Leis de Deus que nos diz: " Não levantarás o falso testemunho contra o teu próximo..." e outro pecado ainda pior que vem acompanhado a esse, que é o da "cobiça a mulher alheia,ou da mulher do nosso vizinho etc." ( Que nos atinge no pecado do 7° sétimo mandamento, que nos diz que "não devemos adulterar"),.E assim caímos em uma maldição total. E por isso o nosso caso fica tão grave, quando nos separamos de nossa família. E o mandamento da "cobiça das coisas alheias", coisas que pertencem aos outros, que é pecado do 10° mandamento. Vimos que na separação de nossa família, de uma só vez nós somos atingidos e pecamos contra Deus e contra os dez mandamentos da lei divina de uma vez só. E ou do levantar o falso testemunho contra o nosso próximo e contra a nossa "esposa e filhos" no caso da contração do casamento e separação da família, e em seguida sem uma justificativa pesada tal etc.; simplesmente porque queremos nos livrar do nosso cônjuge (esposa ou marido) e isso simplesmente pela nossa irresponsabilidade e prevaricação contumaz, e obsessiva de largar o nosso cônjuge.E muitas vezes fazemos isso, somente porque não possuímos a iluminação interior em nossa alma. E assim desse jeito caímos nas trevas interiores. Por isso nos disse Jesus que nós rejeitamos a ele que é luz, e uma luz interior e "amamos mais as trevas do que a sua maravilhosa luz, a luz de Cristo". Que é a luz do Espírito Santo.
E assim a nossa condenação é justa: Que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. João 1:9 - E assim o Espírito Santo vem nos iluminar e com seu "iluminismo interior" e descobrimos o nosso erro de desobediência contra Deus e contra a santa lei dos mandamentos, e assim nós nos tornamos mais aptos a entender o nosso mundo que nos rodeia, a pedir perdão, reconhecer o nosso erro e pecado e voltar atrás, e pedir perdão,reparar o erro cometido, e por conseguinte também perdoar aos outros que nos rodeiam, e em especial os nossos familiares, mulher, filhos etc.
III. EXEMPLOS DE HOMENS DE FÉ E PODER NA ORAÇÃO
a) Oração de fé e poder do rei Salomão no velho testamento na consagração do templo.
E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor. 2 Crônicas 7:1-4
b)Exemplo de oração poder e fé do diácono Estevão perante os seus inimigos:
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:53-60
c) Exemplo de oração e de fé de Jesus Cristo no monte do seu Calvário
E, saindo, foi, como costumava para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar disse-lhes: Orai para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos orava Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu que o fortalecia. E, posto em agonia orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração veio para os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação. Lucas 22:39-46
Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.
E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.
E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
E era já quase a hora sexta e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. Lucas 23:30-49
APLICAÇÃO DA MENSAGEM - O PODER SOBRENATURAL DA ORAÇÃO
Meus amigos e irmãos aqui estão alguns exemplos do poder da oração e o poder da fé e o que acontece quando os homens e mulheres da igreja cristã através do mundo inteiro oraram e continuam orando até os dias de hoje. Vemos que o rei Salomão orou e Deus respondeu a sua oração na inauguração do templo no antigo testamento. Vemos que o templo se encheu de uma nuvem de fumaça e luz divina, um nuvem do poder de Deus, a mesma nuvem de luz que no passado acompanhou o povo de Israel no deserto,no tempo de Moisés e Josué os líderes que conduziram o povo antigo até a cidade de Canaã.
Depois vemos no Novo Testamento o exemplo a Igreja de Cristo pela sua morte e ressurreição, e depois de quarenta dias a descida do Espírito Santo com grandes sinais de fogo e línguas e luz interna que pousam na cabeça dos doze líderes; e também pousam e repousam sobre a Igreja antiga do Livro de Atos dos apóstolos. E que também podem ser chamados de Atos do Espírito Santo que é a nossa luz na trevas,uma luz que nos alumia através da Igreja de todos os tempos.Então podemos citar como bom exemplo de fé e coragem na pregação do diácono Estevão, ele ora a Deus e o que acontecia com os adversários da Igreja de Cristo.? Vemos que os inimigos de Cristo e inimigos da igreja, os todas que estavam nas trevas do pecado, rangiam os dentes de ódio e de pavor. E em seguida eles apedrejam a Estevão este homem justo de fé oração. Que se entrega a Deus de coração.
E final o que aconteceu quando Jesus Cristo ora pelo seu povo, nos seus últimos dias de vida na terra, no Getsemane. Primeiro, os discípulos não conseguem acompanhar a Cristo em oração nem por uma hora. E Jesus adverte a Pedro para que ele orasse pois ele estava correndo sério perigo de vida e morte. Tomé estava cheio de dúvidas, E seguida Jesus é preso e Pedro nega a Cristo publicamente por três vezes. E o galo canta, como sinal de advertência profética. E Cristo passa pelo julgamento do tribunal romano, e em seguida ele é condenado. E vai para a Cruz e na cruz ele é pregado no meio de dois ladrões e salteadores. Um deles se converte. Outro não. Em seguida a terra treme, e muitos mortos ressuscitam e entram na cidade Jerusalém.
Aqui está o bom exemplo das boas orações e das boas ações e do testemunho da igreja no mundo antigo e no mundo moderno. Portanto amigos(as) aqui está o bom exemplo das pessoas que insistem com Deus em oração eles recebem as suas respostas, quando oram com fé e pedem com poder em nome de Cristo Jesus. Que Deus nos ajude.
Rev. Alfonso Czaplinski
I. DEVEMOS ELIMINAR OS VÍCIOS DA ORAÇÃO OU REZAS REPETICIOSAS
a) Vãs repetições - e as boas repetições - Todos nós como crentes caímos em constantes vícios de nossa estrutura religiosa. Pois muitas religiões e denominações nos levam a pecar contra os vícios religiosos que não são tolerados por Deus. Durante séculos os fariseus aprenderam um modo de orar mais prático, que era feito pelos nossos beatos judeus fariseus, ou pelos nossos beatos católicos ou pelos nossos beatos evangélicos. Boas repetições de rezas decoradas com apoio dos rosários que atravessaram séculos se tornaram obsoletos com o decorrer dos tempos. Pois caíram no vazio oco da inutilidade diante dos homens e diante de Deus. Não possuem mais mais a força da emoção,estão vazias de poder da fé, de graça e de caridade.
b)Orações que são feitas em público nos cantos das praças públicas - Era um costume antigo de "rezar "orações decoradas ou "orar salmos decorados e rezados "no chamado "muro das lamentações" dos judeus antigos e dos judeus da modernidade. Eles gostavam de de aparecer e de orar nas praças e em público para serem vistos pelos seus amigos e correligionários de denominação religiosa e partidos políticos.E Jesus nos advertiu dizendo;não os sigais. Porque eles já" receberam o seu galardão" do "exibicionismo religioso obsessivo dos beatos antigos" e dos beatos da modernidade. Este também é um costume dos religiosos muçulmanos do mundo inteiro que fazem o mesmo com seus longos rosários que os trazem na palma da mão.E o mesmo não fazem muitos dos nossos políticos católicos e dos nossos fariseus e políticos evangélicos nos dias de campanha política, eles querem aparecer e querem a todos custo serem vistos pela população,querem apresentar uma aura de caridade e de bondade,de uma religiosidade aparente pelas pessoas. E assim eles teimam em dizer que são crentes nos dias de campanha política, para ganhar a eleição do seu cargo pretendido e depois eles mostram o que são por dentro. E Cristo nos advertiu dizendo: Cuidado com eles.
c) Repetições dos discursos políticos em campanhas nas Igrejas - E assim quando vem se aproximando o dia das nossas eleições de 15 de Novembro em nosso Brasil .E daí, não tem jeito os rezadores fazem de tudo para se exibirem e aparecer nos cantos das praças que são lotadas de pessoas, nos estádios de futebol, nas festas de igrejas, nos bingos, nos programas de TV etc.E se olharmos para os cantos onde há uma aglomeração de pessoas nas ruas, iremos verificar que lá estão eles os "fariseus da modernidade", querendo se exibir para o povo e em todas as Igrejas, e eles vem espumando uma "aura de bondade" para ganhar mais um voto, e querem ganhar o cargo de vereador, deputado, senador, prefeito, governador etc. E depois "ferram o povo" com altos impostos,corrupção e roubo.Era isto e outras coisas mais que faziam os "velhos judeus fariseus" religiosos .E hoje não fazem o mesmo os fariseus da modernidade? Claro que sim.
d) Vãs repetições doutrinárias que se tornaram vazias pelo tempo - E hoje em dia ainda temos as leis e os sistemas de doutrinas das Igrejas e suas "ortodoxias doutrinárias "repeticiosas", e muitas dessas doutrina vem se estendendo desde a idade média. E assim muitas dessas ortodoxias antigas que chegaram ate na era moderna,hoje se encaixam nas "vãs repeticões",do século 21 a nossa era. E estas doutrinas vãs estão caindo no descrédito popular e precisam ser atualizadas pela igreja comtenporãnea, pois estão fora do contexto de nossa época, e estão ocas de conteúdo. Pois como nos diz o apóstolo Paulo a letra mata. Mas o Espírito vivifica.E esses sistemas estão com sua validade vencida pelos séculos.E outros sistemas de doutrinas evangélicos ou católicos com suas orações que de tanto serem repetidos caíram no vazio de significado e se tornaram em "vãs repetições" etc. Cito como um exemplo aqui da nossa bíblia sagrada que precisa ter a sua versão corrigida e atualizada pelo menos a cada 10 anos, caso contrário, a sua ortografia e palavras gramaticais ficam desatualizadas com o tempo. E a nossa Sociedade Biblica do Brasil tem feito constantemente essas atualização ortográficas e gramaticais de contexto para a nossa era, que é chamada "a era industrial e uma era científica," uma "era do computador" etc. Também muitas "orações e ortodoxias doutrinárias" que são "as vãs repetições"dos séculos, e também se tornam obsoletas com o decorrer do tempo;como nos ensina Cristo;e sejam elas de procedências católicas, evangélicas e pentecostais etc.
e) Porque Deus sabe o que nós precisamos antes que lho peçamos nos alerta Cristo. Deus não é surdo e nem mudo, e não gosta das vãs repetições de orações ou rezas decoradas. E Deus é bondoso e caridoso - Deus é Pai e comporta-se como um bom Pai. E daí Cristo pergunta e compara perguntando: Oa se vós que sois pais maus, mas se o vosso filho vos pedir pão, vós lhe dareis uma pedra? E se o vosso filho vos pedir Peixe (assado ou frito),É claro que nós não lhe daremos uma cobra? Não, claro que não! Nós sempre queremos dar o melhor para os nossos filhos, mesmo sendo maus como pais e mães. E Jesus nos acrescenta dizendo, que Deus é muito mais bondoso e compassivo do os nossos próprios pais e do que nós mesmos como pais e mães. Conforme nos escreve Mateus abaixo:
E qual dentre vós é o homem que pedindo-lhe pão o seu filho lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe lhe dará uma serpente? Se vós pois sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:9-11
f) Oração liberação do perdão - ou tentativa de convencer a Deus, aos homens ou a mim mesmo de meu mal maior preso em meu interior? Oração é também um estado de busca e dependência da graça divina - Oração feita para convencer a Deus ou a mim mesmo do meu mal praticado? Jesus nos fez uma grande advertência profética dizendo: Se não perdoardes aos homens as suas ofensas, nem tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas? E agora? Para que a nossa oração possa fruir é preciso reconhecer primeiro; o nosso pecado e em seguida liberar o perdão. Caso contrário, as nossas oração de poder ficam travadas ou as nossas "orações ficam impedidas" de subir" ao trono da graça divina, como bem nos diz o apóstolo Pedro. Aqui está outra pergunta feita a nós mesmos quando vamos ao monte para orar, ou quando vamos ao nosso quarto para orar, ou ainda quando vamos a Igreja para orar ou rezar? Primeiro, e em primeiro lugar,devemos fazer as "boas buscas"; isto é, "buscar o reino de Deus e sua justiça de equilíbrio", isto é, liberar o perdão aos nossos "devedores e credores".E primeiramente devemos perguntar a nossa consciência o que de mal que "ficou retido em nossa consciência" contra os meus semelhantes? E é qual é o mal maior que ainda me trava...? E tranca as nossas orações? E ainda para ilustrar mais,vamos usar a simbologia da modernidade do celular como instrumento de contato com as pessoas, e contato com o nosso Deus pelas nossas orações.E se linha do celular fica muda, fica sem sinal de contato. Ou o sistema de computação de contato cai; e daí dizemos hoje em dia; O nosso sistema caiu, tudo está fora do ar, e fora do sistema, não temos internet. Ou caíram todos os nossos contatos via a tecnologia da computação. Pois esta é a via de contato de nossa tecnologia? Mas e se o nosso contato direto com Deus esta travado e caiu também? O que iremos fazer? Aguardar e agir, isto é (vigiar e orar e pedir perdão) para restabelecer o contato.Perdão esse é o nosso contato em via regra com as outras pessoas, com os nossos semelhantes, pois sem isso todo o o nosso contato trava, e também a nossa oração fica travada, pelo ódio e pela nossa falta de perdão, e daí não temos mais diálogo com as outras pessoas. Tudo trava e tudo fica trancado. E tranca a pauta, como nos dizem os deputados lá em Brasília. Esse é o pecado que nos assedia e nos afasta de Deus e das outras pessoas. E daí cai o sistema. Ou nosso sistema de contatos caiu! É assim que dizemos hoje em dia quando vamos por exemplo ao nosso banco. E logo na entrada o funcionário do banco vai logo nos advertindo e diz: Lamento pessoal não podemos operar, não temos operação com nada! O sistema de internet caiu. E caiu por um tempo indeterminado! Pois ouve falha no nosso sistema por excesso de contatos Etc.
Longas orações repetetidas - E Jesus também deixou claro que os fariseus faziam o mal ao povo e não obedeciam aos mandamentos dos santos evangelhos, pois não conseguiam liberar o perdão aos homens;Eles gostavam e se compraziam no mal do povo. Para poder cobrar as "multas do povo", que os sacerdotes recebiam em forma de oferenda de bois, ovelhas e outros coisas mais, e esse sangue que era aspergido sobre o povo para que Deus liberasse o perdão dos pecados. E essas multas (como multa pelo pecado oculto, pecado declarado, e de vingança e ódio, que era praticado pelo povo ou igreja do V/T). E essas ofertas de sacrifício de sangue feito e "aspergido sobre o povo e pelo pecado..E quando os fariseus e líderes religiosos se dirigiam a sua sinagoga ou templo, ou Igreja eles faziam as "longas orações para se justificar perante os homens", como tentativa de apagar os maus atos que eram praticados por eles e que ficava em oculto no dia a dia, e o seu mau testemunho e pecado oculto na sociedade. Mas Deus estava atento e os via praticando as maiores maldades ocultas, e de todo tipo de pecados e injustiças sociais e morais. E por isso Jesus os advertiu claramente dizendo:"vós devorais as casas das viúvas e dos órfãos..etc." e para vos justificar fazeis longas orações... nas igrejas e nas praças públicas como penitências" para justificar as suas maldades. E Jesus lhes acrescenta dizendo "Ai de vós fariseus...! Ah pregadores! Ai, pastores, Ah padres! Ah dia do Juízo! Conforme nos escreve Mateus em todo o capítulo 23 e 24 e em (Mt.23:14)
II. ORAÇÕES DE PODER E ILUMINAÇÃO INTERIOR
a)A iluminação das idéias - Na França no século dezoito surgiu uma "teoria dos iluministas" - Ou como foi chamado de Iluminismo francês - Mas que se alastrou na Europa inteira.Era um movimento filosófico de pós reforma que mexeu com todas as organizações e comunidades do mundo civilizado.O iluminismo das novas idéias, onde se pregava uma mudança de comportamento de todos os seres humanos. E daí, começou-se a exigir uma mudança nas Escolas, uma mudança da filosofia, uma mudança nas ciências exatas, uma mudança nas ciências sociais, uma mudança nas relações do trabalho, uma mudança nas empresas etc. E este movimento também veio a atingir o governo, e maneira de se governar para o povo e para os milhares de pessoas no mundo moderno. E não somente para os reis, príncipes e nobres etc. E daí veio a queda da chamada "Bastilha do Governo francês" que era um reinado dos reis e príncipes franceses,e eles governavam pensando somente em si mesmos, e no seu poder estatal permanente e com uma política centrada em si mesmos. E as nossas Igrejas também foram gravemente afetadas por esse movimento iluminista da reforma de Martinho Lutero na Alemanha e em toda a Europa começaram ganhar força esses movimentos do iluminismo.etc.
Pois sem fé é impossível agradar a Deus - O homem moderno tem o seu computador na palma da mão. Ele tem muito conhecimento teórico em suas mãos. Mas sente-se tão negativo de pensamento, tão falto de uma direção na vida, tão dividido em sua mente,e não cumpre o que promete. É um homem ou mulher que tem o "pensamento dobre" e inconstante como as ondas do mar,conforme nos orienta e escreve o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia muito bem o mar, as ondas do mar, e o momento da pesca quando nos diz:. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:7,8 Pois sem fé é impossível agradar a Deus. E aquele homem ou mulher que se aproxima de Deus em oração, primeiro deve crer pela fé que Deus existe, e que é galardoador, que é gracioso em doar, e não pode duvidar, porque quem duvida é semelhante as "ondas do mar", ou que são "ondas volumosas de dúvidas" que se levantam contra o próprio orador, ou pessoa que ora. E não poderá receber a benção e graça do Senhor.
b) A mentira interior - seres prevaricadores sem palavra - É por isso que existem tantos cartórios públicos, e tantos contratos e distratos que não são cumpridos,são escritos e re-escritos,carimbados e selados pelos nossos cartorários nos cartórios. São milhões e milhões de contratos de casamentos que são mal feitos hoje e logo são desfeitos e estão nas varas de família e aguardam o julgamento do seu juiz de paz. O homem moderno e a mulher moderna são seres fugidios de seus compromissos. É certo como nos disse o ator do livro de Milan Kundera que tem o título "A Insustentável Leveza do Ser" - Homens e mulheres da modernidade mentem descaradamente e não cumprem o que prometeram diante do seu juiz, e diante do seu pastor ou padre na hora de fazer um contrato de casamento; e ou outro contato qualquer, de trabalho por exemplo, e tantos outros contratos que são averbados pela palavra e depois são facilmente quebrados pela nossa mentira e negação prevaricadora.
c) Quebra dos mandamentos - Pensamento duplo - É o pecado praticado e atestando a punição contra o 9° e 10° mandamentos das Leis de Deus que nos diz: " Não levantarás o falso testemunho contra o teu próximo..." e outro pecado ainda pior que vem acompanhado a esse, que é o da "cobiça a mulher alheia,ou da mulher do nosso vizinho etc." ( Que nos atinge no pecado do 7° sétimo mandamento, que nos diz que "não devemos adulterar"),.E assim caímos em uma maldição total. E por isso o nosso caso fica tão grave, quando nos separamos de nossa família. E o mandamento da "cobiça das coisas alheias", coisas que pertencem aos outros, que é pecado do 10° mandamento. Vimos que na separação de nossa família, de uma só vez nós somos atingidos e pecamos contra Deus e contra os dez mandamentos da lei divina de uma vez só. E ou do levantar o falso testemunho contra o nosso próximo e contra a nossa "esposa e filhos" no caso da contração do casamento e separação da família, e em seguida sem uma justificativa pesada tal etc.; simplesmente porque queremos nos livrar do nosso cônjuge (esposa ou marido) e isso simplesmente pela nossa irresponsabilidade e prevaricação contumaz, e obsessiva de largar o nosso cônjuge.E muitas vezes fazemos isso, somente porque não possuímos a iluminação interior em nossa alma. E assim desse jeito caímos nas trevas interiores. Por isso nos disse Jesus que nós rejeitamos a ele que é luz, e uma luz interior e "amamos mais as trevas do que a sua maravilhosa luz, a luz de Cristo". Que é a luz do Espírito Santo.
E assim a nossa condenação é justa: Que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. João 1:9 - E assim o Espírito Santo vem nos iluminar e com seu "iluminismo interior" e descobrimos o nosso erro de desobediência contra Deus e contra a santa lei dos mandamentos, e assim nós nos tornamos mais aptos a entender o nosso mundo que nos rodeia, a pedir perdão, reconhecer o nosso erro e pecado e voltar atrás, e pedir perdão,reparar o erro cometido, e por conseguinte também perdoar aos outros que nos rodeiam, e em especial os nossos familiares, mulher, filhos etc.
III. EXEMPLOS DE HOMENS DE FÉ E PODER NA ORAÇÃO
a) Oração de fé e poder do rei Salomão no velho testamento na consagração do templo.
E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor. 2 Crônicas 7:1-4
b)Exemplo de oração poder e fé do diácono Estevão perante os seus inimigos:
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:53-60
c) Exemplo de oração e de fé de Jesus Cristo no monte do seu Calvário
E, saindo, foi, como costumava para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar disse-lhes: Orai para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos orava Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu que o fortalecia. E, posto em agonia orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração veio para os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação. Lucas 22:39-46
Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.
E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.
E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
E era já quase a hora sexta e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. Lucas 23:30-49
APLICAÇÃO DA MENSAGEM - O PODER SOBRENATURAL DA ORAÇÃO
Meus amigos e irmãos aqui estão alguns exemplos do poder da oração e o poder da fé e o que acontece quando os homens e mulheres da igreja cristã através do mundo inteiro oraram e continuam orando até os dias de hoje. Vemos que o rei Salomão orou e Deus respondeu a sua oração na inauguração do templo no antigo testamento. Vemos que o templo se encheu de uma nuvem de fumaça e luz divina, um nuvem do poder de Deus, a mesma nuvem de luz que no passado acompanhou o povo de Israel no deserto,no tempo de Moisés e Josué os líderes que conduziram o povo antigo até a cidade de Canaã.
Depois vemos no Novo Testamento o exemplo a Igreja de Cristo pela sua morte e ressurreição, e depois de quarenta dias a descida do Espírito Santo com grandes sinais de fogo e línguas e luz interna que pousam na cabeça dos doze líderes; e também pousam e repousam sobre a Igreja antiga do Livro de Atos dos apóstolos. E que também podem ser chamados de Atos do Espírito Santo que é a nossa luz na trevas,uma luz que nos alumia através da Igreja de todos os tempos.Então podemos citar como bom exemplo de fé e coragem na pregação do diácono Estevão, ele ora a Deus e o que acontecia com os adversários da Igreja de Cristo.? Vemos que os inimigos de Cristo e inimigos da igreja, os todas que estavam nas trevas do pecado, rangiam os dentes de ódio e de pavor. E em seguida eles apedrejam a Estevão este homem justo de fé oração. Que se entrega a Deus de coração.
E final o que aconteceu quando Jesus Cristo ora pelo seu povo, nos seus últimos dias de vida na terra, no Getsemane. Primeiro, os discípulos não conseguem acompanhar a Cristo em oração nem por uma hora. E Jesus adverte a Pedro para que ele orasse pois ele estava correndo sério perigo de vida e morte. Tomé estava cheio de dúvidas, E seguida Jesus é preso e Pedro nega a Cristo publicamente por três vezes. E o galo canta, como sinal de advertência profética. E Cristo passa pelo julgamento do tribunal romano, e em seguida ele é condenado. E vai para a Cruz e na cruz ele é pregado no meio de dois ladrões e salteadores. Um deles se converte. Outro não. Em seguida a terra treme, e muitos mortos ressuscitam e entram na cidade Jerusalém.
Aqui está o bom exemplo das boas orações e das boas ações e do testemunho da igreja no mundo antigo e no mundo moderno. Portanto amigos(as) aqui está o bom exemplo das pessoas que insistem com Deus em oração eles recebem as suas respostas, quando oram com fé e pedem com poder em nome de Cristo Jesus. Que Deus nos ajude.
Rev. Alfonso Czaplinski
Nenhum comentário:
Postar um comentário