sábado, 25 de junho de 2016

O TRABALHO E OS MISERÁVEIS - OS POBRES DE DEUS


"Bem aventurados os pobres e miseráveis porque eles merecerão a ganga aqui na terra..."
"Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus..."

Definição de "pobres de espírito" ?


Os "humildes de espírito" não são os "pobres de espírito"..? como pode sugerir uma infeliz tradução. Eles são sim os que reconhecem de coração ser pobre no mesmo sentido de não poderem realizar nenhum bem sem a assistência divina, dependência, e não tem nenhum poder em si mesmos que os ajude a fazer o que Deus requer deles. O reino dos céus a estes pertence, pois deste reino os orgulhosos por sua auto-suficiência são inevitavelmente excluídos. Estes são diferentes dos que não tem apenas dinheiro, fama, poder, terras em seu nome etc. Estes são totalmente dependentes de Deus e de Cristo, e a eles pertence o reino vindouro dos altos céus. E assim temos vários tipos de situações de pobreza que acaba sobrevindo sobre nós: Mas esses classificadores entrariam no quadro dos "pobres de espírito" ? Parece que não; pois esses personagens se encaixam no quadro dos pobres e desastrados na vida, ou porque não querem trabalhar e portanto vivem na sua miséria.

Donald Trump o novo presidente americano, e sua "obsessão pelas riquezas,bens e poder" e do querer tudo para ele mesmo. Ele fala como se fosse dono do nosso planeta.E temos visto isso pelos nossos meios de comunicação, os seus discursos que ofendem todo mundo, como os ricos deste mundo maltratam os seus pobres e miseráveis. E foi por esse motivo que Jesus Cristo nos advertiu nos santos evangelhos quando disse: "É mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino dos céus..." 

                        A imagem do rico avarento e o  pobre Lázaro - Internet 2016

I. O TRABALHO E QUEM  SÃO OS POBRES DE ESPÍRITO ?


a) O trabalho - quem são os pobres de espírito? Os decodificadores sociais de pobreza no Brasil? 

Ser pobre no Brasil significa aquele "ser vivente" ou seja, é uma pessoa que ganha uma pensão mensal em torno de R$ 80,00 ou $ 25 dólares Mês. Ou seja  é uma pessoa que não vive, e não existe. Porque não pode comprar nada nas lojas, nos mercados, nas feiras, nas praças, Nada! etc. E não pode comer, beber e nem se vestir, pois não possui nenhum poder de compra. E com isso o nosso governo ainda faz uma "grande maquiagem de pobreza e miséria" para fora do pais; maior propaganda com isso é frente aos organismos mundiais e internacionais de defesa e combate a pobreza extrema e fome zero no mundo, como nos dizia o ex-presidente brasileiro: Estamos combatendo a fome, no Brasil a fome é zero? Só se for fome zero na casa dos nossos políticos? Ora, isso não é verdade. E a ONU (Organização Mundial das Nações. E recentemente a mesma ONU deu um "puxão de orelhas em nosso governo brasileiro" por causa dessa sua atitude e justificativa de estar fazendo uma justiça social no Brasil. E vem pagando um salário de miséria e morte ao seu povo pobre e miserável que não dá para fazer nada.  

Senhores governantes líderes das nações. Vejamos agora o absurdo do nosso Brasil, somos uma potência econômica. E de acordo com os dados do FMI ( Fundo Monetário Internacional) E sua projeção econômica para as nações do mundo, para os anos de 2020-2225 - O Brasil será a 5º maior economia do planeta. E iremos ultrapassar a Alemanha no PIB.



Mas estamos cainhando na contra-mão; o Brasil é o pior país do mundo em distribuição de riquezas, salário e renda. Pois o nosso governo esconde de seu povo a sua imensa fortuna e renda, e a maioria da nossa população não usufrui, e está proibida de usufruir das riquezas imensas desse país tão rico, seja na agricultura, na pecuária, nas riquezas minerais, industriais etc. Mas ao povo pobre não tem nada, não merece nada.


O trabalho e a decodificação de pobreza segundo a bíblia?

a) Os ricos de bens que se tornam pobres, pela falência da sua empresa, perda do emprego etc.

b) Os pobres que perderam tudo em seus desastres na vida e sua pobreza é passageira.
c) Os pobres que deixaram tudo por amor ao evangelho.
d) Os pobres que se enriqueceram pregando o evangelho e explorando os seus irmãos pobres.?
e) Os pobres que enriqueceram por entrar na política ou na religião?

f) Os pobres que não querem trabalhar e se negam terminantemente em trabalhar para sobreviver, então vivem pedindo esmolas,e vivem dependendo da sociedade em geral e das suas ofertas de caridade. Seria o caso daquele homem que recebeu "um talento" e o enterra na terra com medo de arriscar. E perguntamos:Por que ele fez isso? Porque era deficiente físico, deficiente mental, deficiente espiritual,preguiçoso,invejoso, medroso...?Não confiava em Deus e na graça de Cristo? Sem visão no investimento do reino dos céus? Várias coisas juntas. Não confiava em Deus e no evangelho de Cristo? 

g) O pobres que não podem trabalhar porque são deficientes físicos, ou deficientes mentais etc. Mas hoje em dia até os nossos deficiente querem trabalhar e trabalham nas empresas e em vários setores nas empresas públicas e privadas?

h) Os pobres que não trabalham por serem analfabetos, os excluídos da tecnologia, ou excluídos pelos preconceitos vários. Mas então o que significa ser um "pobre de espírito"?

b) Laodiceia - símbolo de uma igreja rica de bens e pobre e miserável de bens espirituais

E isso é grave para o reino dos céus:Pois há uma séria advertência para a Igreja rica de Laodiceia de nossa era industrial. Uma  era  abastada de bens e produtos criados pela nossa tecnologia industrial na terra; Temos uma igreja que diz para si mesma, eu estou farta de bens; e que pode ser comparada com Igreja de Laodiceia  da antiguidade que dizia para si mesma:

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Apocalipse 3:17,18 ) Essa Igreja era cega, surda e muda e não conseguia enxergar em si mesma que era "pobre de espirito" pois ela  tinha uma pobreza cheia de misérias espirituais, e precisava de um colírio, para fazer uma limpeza em sua "cegueira espiritual". Enterrou o seu talento, e não queria mais investir no reino dos céus. Com seu dinheiro, seus bens, seu tempo, seu investimento, seus estudos e pesquisas em novos projetos no reino dos céus, seu trabalho missionário parou etc. Essa Igreja parou no tempo.

O apego aos bens materiais a travam no tempo, e ela fica cega. Uma cegueira espiritual. Notem que Cristo lhe diz: "Não sabes que és cega, pobre, miserável e nu? E essa Igreja de Laodiceia estava nua, estava sem as roupagens do reino céus, estavam sem crédito espiritual do reino, estava sem o ouro refinado em fogo. Parou! Desistiu de evangelizar em novas formas em nome de Cristo.Essa igreja se re-converte ao Islã. É a Igreja do oriente médio, fazia parte da Turquia oriental que nós conhecemos nos dias de hoje; E vemos pela história que essa Igreja fechou as suas portas. E ela se converteu ao "outro evangelho" (re-converteu-se aos muçulmanos, que na antiguidade era a Igreja de Constantinopla) hoje temos uma mesquita do Islã lá.E aconteceu conforme nos diz o apóstolo Paulo, foi re-convertida ao "outro evangelho", e isso aconteceu com a igreja da Galácia, a Igreja de Jerusalém, e está acontecendo o mesmo hoje em dia com nossa igreja cristã da Europa etc. E a história nos comprova esse fato em dias de hoje. ( Gal. 1:6-7)
c) A igreja que tem a luz dos olhos e sua visão na propagação do evangelho - obedece o "IDE"

E seu mal era a "concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida", conforme nos adverte o apostolo João em seu evangelho primeiro, essa era uma sujeira e ciscos nos seus olhos ou a formação de uma "catarata em seus olhos". Sim, é mesmo assim que se expressa o autor do livro do apocalipse, uma "sujeira" causada pelo apego nos seus olhos. E que se apegou em seus olhos, pelo excesso do apego aos seus bens terrenos. E foi assim que o Mestre nos disse: "Os olhos são a Lâmpada do corpo, portanto se teus olhos forem bons todo o teu corpo será luminoso..." E a profecia que vinha advertindo essa mesma Igreja. Então a Igreja antiga de Laodiceia rica  e abastada e apegada aos seus bens não possuía o brilho da luz do Espírito Santo. Era uma Igreja cega, surda, muda, e nu etc.A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!Mateus 6:22,23

Parece uma maneira surpreendente começar a falar acerca da felicidade e da pobreza  de espírito e pertencer ao reino dos céus ao dizer: Benditos ou bem-aventurados que "são ou serão" os pobres de espírito! Porque deles é o reino dos céus.?

Há dois enfoques para se chegar ao sentido da palavra pobre. Como aparece nas Bem aventuranças no grego, a palavra que se usa para pobre é ptochós, refere-se à palavra Penés que descreve uma pessoa que tem que trabalhar para ganhar a vida; definiam os gregos como a palavra que descreve um homem como auto-diakonos, que quer dizer o homem que atende suas próprias necessidades com suas próprias mãos;

Ele é um auto-suficiente em seu trabalho. Ele produz, ele é um produtor para a sua manutenção na vida, ele é produtor de bens e serviços para a sociedade na terra. É o caso a Igreja de Smirna que nos diz a profecia de Cristo: Conheço as tuas boa obras, e a tribulação, e tua pobreza espiritual. Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico espiritualmente), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Apocalipse 2:9

Pênés descreve o trabalhador, que não tem nada de supérfluo, que não é rico e nem tão pouco indigente. Porém como temos visto, não é pênés a palavra que se usa para esta bem-aventurança, mas ptochós, que descreve a pobreza absoluta. Então "pobre de espírito" no dizer de Jesus no seu sermão do monte, parece que é aquele que reconhece a sua miséria espiritual, e busca a Cristo, ele reconhece o seu pecado, ele sente que é um dependente de Deus em Cristo. É como o ladrão da cruz que no seu último suspiro ofegante ainda tem forças para dizer a Cristo; Senhor lembra-te de mim pecador porque eu mereço ser castigado e os meus maus atos merecem isso, e diz mais : Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino.

E está conectada com a raiz "ptôssein", que quer dizer encolher, acovardar, a pobreza que golpeia até nos colocar de joelhos e que nos leva ao caos da vida. Nos leva a depressão financeira, trava as nossas emoções e não nos deixa progredir na vida. E daí dizemos: Senhor Lembra-te de mim pecador.

c) Jó símbolo do rico empresário que xinga e amaldiçoa sua vida quando cai em falência e miséria - até receber a benção pela pobreza - É o caso da situação de hoje em dia na situação da maioria dos nossos empresários brasileiros que caíram na falência, concordatas e na depressão financeira. Más isso é passageiro, e a depressão financeira vai passar assim como a situação do empresário Jó também passou e  ele venceu e foi um vitorioso aqui na terra. Pois a bíblia nos ensina de que isso é cíclico, e na situação de pobreza e miséria  Deus deseja nos ensinar as verdades dos santos evangelhos. E esse foi o casso de Jó que disse no final de sua provação: "antes eu ouvia falar de Deus e de Cristo Jesus e de sua obra, mas agora os meus olhos te veem agindo em minha vida, em meu viver..." Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5

E pobre da raiz Pênés também  descreve o homem que não tem nada de supérfluo; ptochós descreve o homem que não tem absolutamente nada. Isto torna esta bem-aventurança mais surpreendente. Não quer dizer: Bendito o homem que está na pobreza absoluta, bendito o indigente. Como foi o casso de Jó que após perder todos os seus bens como um rico e abastado empresário caiu na miséria e doença e tornou-se um miserável da vida material e dizia e amaldiçoava tudo e a todos, conforme lemos em Jó. Até chegar ao arrependimento e conhecer o arrependimento de Deus em Cristo.

Depois disto abriu Jó a sua boca e amaldiçoou o seu dia. E Jó falando, disse:

Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz. Contaminem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; a escuridão do dia o espante! Quanto àquela noite, dela se apodere a escuridão; e não se regozije ela entre os dias do ano; e não entre no número dos meses! Ah! que solitária seja aquela noite, e nela não entre voz de júbilo!
Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam o dia, que estão prontos para suscitar o seu pranto.
Escureçam-se as estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz, e não venha; e não veja as pálpebras da alva; Porque não fechou as portas do ventre; nem escondeu dos meus olhos a canseira.
Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse? Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim. Com os reis e conselheiros da terra, que para si edificam casas nos lugares assolados, Ou com os príncipes que possuem ouro, que enchem as suas casas de prata,
Ou como aborto oculto, não existiria; como as crianças que não viram a luz.Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados. Ali os presos juntamente repousam, e não ouvem a voz do exator.Ali está o pequeno e o grande, e o servo livre de seu senhor. Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo? Que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos; Que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura? Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu? Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água. Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. Jó 3:1-26 . Aqui temos a história de um homem que foi para a rua da amargura.

II. IGREJA CATÓLICA SÍMBOLO DA IGREJA DE LAODICEIA - UMA IGREJA SEGUNDO A CARNE  NO PERÍODO DA IDADE MÉDIA

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

Uma Igreja segundo a carne, uma Igreja que se uniu com o império romano, uma igreja que se tornou rica e abastada. Uma igreja que segue as normas da política. Uma igreja que não apóia e nem ajuda os pobres de espírito, muito pelo contrário, ela os explora.Como veremos abaixo, na crítica do escritor Victor Hugo no período histórico.

Os pobres do Brasil quase 20 milhões desempregados - Les Mesables de Victor Hugo no Brasil
                       Resultado de imagem para imagem dos do pobres e miseráveis no mundo

É assim mesmo que se expressa o autor do livro em os "Os miseráveis" no livro do escritor francês Victor Hugo que dedica-se de corpo e alma em escrever com detalhes sobre os miseráveis e os pobres da Europa do século dezenove. Ele dedica uma coleção inteira de sete volumes, e aí temos essa coleção onde o autor vai nos falar sobre "os miseráveis" ou os pobres de Deus. E seu destino na época feudal da Europa. Onde temos uma Europa que era comandada pelos ricos fazendeiros feudais e pelos religiosos e fariseus abastados cardeais católicos. E que vinham crescendo e tomando o poder das nações desde o período áureo de Roma e sua decadência. E a ascensão da Igreja católica como a rainha das nações. E daí surgiu o grande império católico cristão romano que comandava as nações na Europa em todos os tempos. E Victor Hugo continua nos dando detalhes da situação dos pobres na França da época. E seus personagens sofredores que recebem os maiores castigos por lutar por um pedaço de pão. Conforme nos escreve o autor; e na crítica proposta na página na Internet de comentário o que vi no mundo. E o que vejo hoje em dia:

Jean Valjean – por roubar um pão para alimentar cinco sobrinhos pequenos, é preso e condenado ao trabalho forçado. Suas tentativas de fuga fizeram sua pena aumentar, totalizando 19 anos de prisão. Ao ser libertado, tem que lidar com a rejeição da sociedade por ser um ex-condenado; todas as portas se fecham para ele, exceto a do bispo de Digne, um homem cuja generosidade transcende seu ser. Ainda sob efeito de sua antiga condição, Jean Valjean comete dois pequenos furtos antes de a bondade do bispo tocar seu coração e o transformar em um novo homem. No entanto, esses dois pequenos crimes pendem sobre ele perante a justiça.

Fantine – uma linda e ingênua moça tem uma filha com seu namorado, mas é abandonada por ele, que a deixa totalmente sem recursos. A luta pela sobrevivência faz com que Fantine deixe sua filha de 2 anos aos cuidados de um casal de alberguistas. Enquanto trabalha para sustento de si e da filha numa cidade próxima, o casal explora Fantine pedindo sempre mais dinheiro. Ao descobrirem a existência de sua filha, Fantine perde o emprego e vai descendo cada vez mais a trabalhos mais humilhantes e torpes para atender às altas exigências financeiras do casal de alberguistas.

E o mesmo está acontecendo em nosso Brasil de hoje. Temos a corrupção dos nossos líderes e mandatários da nação,que são escândalos de líderes da chamada de operação "lava jato" onde se investiga e apura o envolvimento de corrupção, roubo e formação de quadrilha dos grandes  líderes do Brasil tais como a presidenta Dilma que foi afastada pelo envolvimento na corrupção, mais os ex-presidente Lula, Temer, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, deputados federais, senadores, governadores,prefeitos etc.Todos estão sendo investigados,acusados de desvio de verbas e corrupção. Essa é a maior empresa estatal brasileira de petróleo que é chamada Petrobrás",temos uma força tarefa reunindo esforços do grupo da transparência Brasil, Ministério Público Federal, Polícia Federal, partidos políticos, senado federal, câmara federal, Justiça federal, igrejas etc.Tudo para apurar os dados e punir os corruptos e "passar o Brasil a limpo", assim dizem eles. Vamos esperar para ver se a nossa Suprema Corte brasileira irá punir os grandes dessa vez. Pois já está na hora. Pois punir os pobres que roubam um bicicleta é fácil, ou roubam uma cesta básica no mercado é fácil. E agora punir o ex-presidente Lula, punir o Eduardo Cunha presidente da câmara federal, punir  Renan presidente do senado federal etc. já mais difícil. Mas o povo torce por isso, e deseja que se faça justiça no Brasil, para o grandes mandatários e líderes políticos e grandes empresários.

E assim temos quase 20 000 000 vinte milhões de desempregados em nosso Brasil nos dias de hoje.E as nossas empresas estão fechando as portas. Muitas estão falindo, outras estão com medo de fazer novos investimentos, e ainda outras estão despedindo os funcionários e seus empregados. E o nosso governo diz que vai cortar gastos,e por isso está querendo cortar a nossa aposentadoria, estão querendo cortar o auxílio desemprego, o auxílio da bolsa família etc. E os nossos pobres mais uma vez vão "para a rua da amargura".Então irmãos e amigos nossa situação é grave e devemos "vigiar orar" pelo nosso Brasil. Devemos sim, vigiar os nossos líderes e políticos e denunciá-los aos órgãos competentes para que sejam punidos com rigor.

III. UMA IGREJA QUE EXPLORA OS SEUS POBRES E MISERÁVEIS - NAS INDULGÊNCIAS

Então durante a idade média a igreja tornou-se poderosa politicamente e comandava as nações. E agora então temos uma igreja que começa a "vender a salvação" através das indulgências e dos indultos papais. E agora começam vendas das chamadas "Indulgências" que são uma multa que era paga a igreja pelos pecados que eram cometidos pelo povo em geral. É a igreja da cobrança das multas.E que tornou-se em uma industria de multas. Uma multa que era cobrado pelos pecados que eram cometidos pelos seus fiéis para receberem a salvação e entrada no céu. Agora a salvação foi invertida, não é mais pela fé e sim pelo pagamento e pelo dinheiro e dólares. Eram dízimos, ofertas, doações, multas, e mais multas cobradas de seu povo em geral.

Mas com o papado que exige poder e ostentação, também surgem os seus profetas, reis e políticos que o desafiam: No dia 31 de outubro de 1517, diante da venda das indulgências por João Tetzel, Lutero afixou à porta da igreja de Wittenberg as suas Noventa e Cinco Teses, a maneira usual de convidar-se uma comunidade acadêmica para debater algum assunto. Logo, uma cópia das teses chegou às mãos do arcebispo, que as enviou a Roma. No ano seguinte, Lutero foi convocado para ir a Roma a fim de responder à acusação de heresia. Recusando-se a ir, foi entrevistado pelo cardeal Cajetano e manteve as suas posições. Em 1519, Lutero participou de um debate em Leipzig com o dominicano João Eck, no qual defendeu o pré-reformador João Hus e afirmou que os concílios e os papas podiam errar. 

E Victor Hugo vai nos falar como era a vida da Igreja e como era a sua relação com os padres, bispos,os cardeais, papas e como eles que viviam na maior abastança e esbanjavam luxúria, realeza e poder. E como era a sua relação com os reis e autoridades. E como eles tratavam os seus pobres e miseráveis no dia a dia na França nesse momento. E como era a sua relação com Napoleão que toma o poder de França e comanda a nação e faz as maiores guerras na Europa vence e subjuga os povos e reis conquistados por ele. E foi nesse momento que Napoleão prende o papa e transfere a sede do papado para Lyon na França. Conforme nos escreve o blog de Cléofas:

Napoleão Ataca a Igreja de Roma - "Novos conflitos surgiram. Napoleão quis que o Pontífice dissolvesse o casamento de seu irmão Jerônimo Bonaparte. Diante da recusa do Papa, mandou invadir o Estado Pontifício, inclusive a cidade de Roma. Aos 17/05/1809 o Estado da Igreja era incorporado ao Império francês “para sempre”. Napoleão sentia-se como o sucessor de Carlos Magno, Imperador Romano. Pio VII respondeu lançando a excomunhão contra os usurpadores, a partir de Napoleão até o último executor das ordens imperiais. o monarca se inquietou com o fato, mas quis mostrar-se intrépido: na noite de 5 a 6 de julho de 1809 o Papa foi preso e levado a Savona (ltália do Norte); os Cardeais também foram presos, e vinte e seis deles foram transportados para Paris, a fim de ser mais rigorosamente controlados..." E em seguida Napoleão transfere o papado para Lyon na França. E depois desse momento, começou a guerra das maldições do grupo dos dois papas. Tínhamos um papa em Roma e outro e em Lyon. E daí começaram as maldições dos miseráveis. Um papa excomungando o outro, e essa guerra continuou até que finalmente com a morte de Napoleão o seu império ruiu e o papado volta para Roma, e tudo recomeçou como era antes.

E assim essa foi uma resposta profética e urgente para a igreja rica e abastada de Roma, e que não dava a mínima atenção para a pobreza. E de repente a própria igreja se viu escrava do regime político que ela mesma criou. Creio que nesse momento Deus usa um homem como Napoleão para sacudir os nobres religiosos de Roma. Que não sabiam mais o que era a miséria e pobreza. Apesar de que os seus profetas do passado e dentro a própria igreja vinham alertando e advertindo em nome de Deus e em nome de Cristo para olhar e baixar a sua crista e olhar com mais compaixão para os pobres de Deus e os pobres de sua própria igreja. Assim no passado já advertia o grande profeta São Francisco de Assis na Itália, e depois vieram os profetas da reforma, e forma chamados de reformadores homens tais como Lutero, de João Calvino  etc. Mas parece que nada disso foi suficiente para consternar os nobres religiosos do papado de Roma daquele época.

E vale ressaltar que nessa época havia os pobres e os miseráveis e favelados por toda a Europa. Como temos hoje em dia em nosso Brasil de Lula e o Brasil do PT. E foi nessa época que por lá apareceram os Movimentos dos sem terra. E já tínhamos lá os ( MST) que era o movimento dos sem terra e chamados de "Bolcheviches" na Russia que estavam se organizando em partidos políticos para assumir e tomar  o poder a força a custa da espada.Pois na Europa desse período, já tínhamos os sem terra, os sem teto, os sem emprego, os sem família etc. Eram os milhões que viviam na rua da amargura. E viviam no "vale da sombra da morte" como nos diz o profeta Isaías citando o salmista Davi em seu salmo vinte e três, quando ele vagava perdido e com medo de morrer de seu rival e político e rei Saul. E dizia Davi: Ainda que eu ande pelo vale da sombra de morte não temerei mal nenhum por tu estás comigo Senhor..." Pois a tua vara e o teu cajado me consolam.

IV. REFORMA PROTESTANTE - IGREJA QUE VOLTA-SE PARA BÍBLIA - FOME E SEDE  DE JUSTIÇA SOCIAL

A reforma protestante trouxe-nos de volta a leitura da bíblia. Pois a bíblia era um livro totalmente desconhecido. E a bíblia passou a ser estudada nas igrejas durante as escolas dominicais.Durante séculos a igreja católico romana se afastou das escrituras. E não se ensinava as escrituras sagradas ao seu povo, e muito pelo contrário, era proibido ler esse esse chamado de "livro preto".Pois quem ousar lê-lo iria ficar louco, diziam os padres em sua velha ortodoxia da igreja,ou ficará louco em descobrir a verdade da fé que nos salva em Cristo Jesus. Outra causa da ignorância era a "missa em latim" ou culto de louvor a Deus em latim". E assim os pobres e "matutos analfabetos" não conseguiam entender nada mesmo. E pelas estatísticas do nosso MEC e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisa que é feita para se medir o nível de dados coletados em todas as áreas do saber humano.E o próprio IBGE nos dias de hoje, era do computador nos "alerta" de que em determinadas cidade do norte brasileiro, ainda temos em média até 30% de analfabetos do seu povo. Isto é, pessoas não sabem ler e nem escrever o seu nome em português, agora pasmem irmãos! Imaginem ler e entender uma missa que Deus era cultuado na língua latina. Não se podia entender nada mesmo. Os pobres de espírito.
                               
Abaixo imagem e "lampejos de justiça social" aplicada pelo rei Salomão. E tudo começa quando duas mães que eram prostituas de profissão,disputam nos tribunais a guarda do filho nos tempos antigos.E o caso das duas mães chegou até a Suprema Corte do rei Salomão que a seu tempo, e em sessão solene e aberta ao público dá uma sentença sábia e justa. E o filho é devolvido pela decisão judicial a sua verdadeira mãe que era de fato e de direito. Assim todos e povo em geral que assistiu a esse julgamento, todos ficaram pasmo e temeram a Deus pela decisão sábia do rei. Assim falam e nos afirmam os profetas e cronistas sagrados de sua época, conforme registros no livro de Reis em (1 Reis 3:16-28)

                     Fonte de imagem Google 2013 - Os pobres e miseráveis pedem justiça
                                                  
Mas agora falando em termos de justiça do reino dos céus, a sua explicação é mais abstrata e ainda mais difícil de se buscar e muito mais difícil de ser aplicada e praticada em nossa vida diária.Pois o maior exemplo de justiça social quem deveria nos dar esse testemunho fiel em seu primeiro lugar deveriam ser as nossas Igrejas que estão aqui na terra. Mas parece que isso também não acontece dentro das Igrejas da modernidade.Então a nossa busca se torna mais longa e mais trabalhosa e até mais estafante ainda. Então voltamos a perguntar de novo a nós mesmos: Onde temos um bom exemplo de justiça moderna.? Creio que justiça do reino de Deus é mais um "estado de espírito" um estado de paz e bem estar com a nossa consciência e com o nosso espírito,do que buscar e exigir que uma "estrutura estatal e iníqua" nos faça a justiça ou procura fazer justiça na terra pela força de lei e pela obrigação estafante dos senhores juízes.

Ainda temos muitas pessoas em nossos dias com "fome e sede" de justiça;pois temos uma "justiça globalizada" e uma justiça que está entrando na era da informática e da "justiça eletrônica" isto é, onde se faz o seu apelo a justiça com rapidez e mais agilidade pela via eletrônica. Sem aquela demora das papeladas e dos processos judiciais que ficam engavetados nos arquivos dos tribunais para serem lidos por longos anos.Mas com todos esses mecanismos modernos de ação judiciária, ainda temos milhares de pessoas que sentem "fome e sede de justiça", por uma ou por outra razão em nosso mundo que não temos tempo de discorrer aqui e agora.

Em figura abaixo a viúva pobre  buscava justiça do seu juiz iníquo na parábola de Cristo
                                                  Fonte google 2013
                                                 
Gosto muito da parábola da "viúva pobre" que Cristo contou aos seus discípulos dizendo;Que a nossa confiança em Deus e na oração deve ser "buscada em primeiro lugar"; e depois devemos buscar a ajuda das demais autoridades que estão na terra.Ora nos diz Cristo;Havia uma cidade onde quem mandava era um certo" juiz iníquo", e nesta mesma cidade também havia uma pobre viúva que todos os dias vinha até o Fórum para pedir-lhe justiça.E o juiz mau e orgulhoso dizia: Eu não temo a Deus e nem respeito a homem algum; Mas como essa mulher vem a mim por tanto anos e por tanto tempo; Já decidi,diz-nos o seu juiz! Vou fazer-lhe justiça para que por fim não venha a molestar-me!

E Jesus conclui a sua parábola perguntando:Achou demorado para que a causa da justiça fosse feita? Sim achei muito demorado respondemos! Pois essa é a razão do que fez a pobre viúva, ela em sua simplicidade acreditou mais na justiça do seu juiz iníquo do que a sua crença em Deus. Demorou sim!Citamos como exemplo;uma causa de ação e pensão do INSS. que poderia ser resolvido em um mês.A causa na mão do "juiz iníquo" demorou dez anos ou mais.E Cristo conclui perguntando a nós: Porventura quando vier o filho do homem achará fé na terra?

Essa parece ser a causa maior da demora de nossa justiça nos dias atuais. Pois tudo é automático e veloz e caminha na velocidade da luz, até a nossa justiça trabalha assim hoje em dia.Mas perguntamos:Por que razão a causa de tanta demora de nossa justiça? Porque os seus juízes demoram tanto no julgamento? Qual seria a causa maior, nossa justiça está sobrecarregada?Os juízes se julgam auto-suficientes e acham que não devem respeitar a ninguém? Não querem respeitam a "nenhuma autoridade superior"? Ou porque como Cristo nos falou do que dizia o seu Juiz para si mesmo: "Eu não temo a Deus e não respeito homem, ou (autoridade) nenhuma"..? faltam funcionários habilitados para auxiliar o Poder Judiciário? falta de supervisão dos seus atos pelo conselho de justiça no poder judiciário? falta de uma ação mais rápida por parte do MP (Ministério Público)? Falta de boa vontade em fazer justiça aos pobres e miseráveis? Ou seria pela causa maior como nos disse Cristo. A nossa  conversão ao reino de Deus e a nossa falta de fé.Pensemos nisso!

CONCLUSÃO - APLICAÇÃO DA MENSAGEM 

E a nossa justiça se arrasta tanto tempo para julgar a causa dos pobres trabalhadores do Brasil? A resposta é sempre a mesma, porque tudo está nas mãos do seu "juiz iníquo" que não é "convertido" e não teme a Deus e nem respeita homem algum.Mas temos que denunciar esse mesmo "juiz iníquo" as autoridades superiores,ao ministério público por exemplo. E o povo pobre que é representado aqui pela "pobre viúva" que é simbolizado na Igreja de Cristo. Que muitas vezes confia mais no seu "juiz iníquo" do em Deus, daí a causa da grande demora da justiça na terra.

Pois Cristo nos adverte dizendo:Antes de tudo,buscai a orientação do reino de Deus.E assim sem fé em Deus o reino dos céus não poderá agir com mais rapidez. Essa foi a causa da grande demora da justiça a ser feita para a pobre viúva pobre. A sua falta de fé em Deus. Pois as vezes acontece também conosco, isto é, cremos mais na ação dos homens e dos "juízes iníquos" que estão investidos de autoridade estatal na terra do que cremos em Deus. Pois  assim nos diz Cristo: O reino de Deus deve ser buscado em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, devemos em oração buscar a orientação em Deus sem pressa, e vigiando em oração até receber a sua resposta. Conforme nos orienta o rei Davi dizendo: "Esperei com fé e com paciência em Deus e Ele se inclinou para mim quando a ele clamei por socorro..." Conforme nos orienta o rei Davi em sua oração de busca de orientação. Conforme textos de (Sal.40:1-3) E texto do Evangelista Lucas em (Luc.18:1-8) da viúva pobre.

Hoje em dia temos uma igreja que produz mais os frutos da carne que são mencionados pelo escritor e apóstolo Paulo em uma carta que era dirigido à Igreja aos Gálatas na antiga Galácia que são: Eis a causa da demora de nossa justiça, os frutos da carne. Temos em nossas igrejas pessoas pessoas que acreditam mais nos homens que estão investidos de autoridade do que em Deus. E que são os chamados de crentes segundo a carne.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:18-21

Mas os frutos do Espírito são:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:22-26

Rev. Alfonso Czaplinski

                                                      Bibliografia  de Apoio

1.Victor Hugo (1802-1885) foi um poeta, dramaturgo e estadista francês. Autor dos romances, "Os Miseráveis", "O Homem que Ri", “O Corcunda de Notre-Dame", "Cantos do Crepúsculo", entre outras obras célebres. Grande representante do romantismo foi eleito para a Academia Francesa.
2. Martinho Lutero  (183- 1546 ) - foi um reformador religioso e místico alemão, cujo o ataque ao que considerava ser a corrupção e a decadência da Igreja Católica Romana deu inicio à Reforma.

3) João Calvino ( 1509 - 1564 _ -  Foi o grande organizador e teólogo do movimento protestante, iniciado por Lutero, e percursor do movimento que ficou conhecido em Inglaterra por Puritanismo.


4.São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença.  Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir. Porém, São Boaventura, seu contemporâneo, escreveu sobre ele: “Mas, com o auxílio divino, jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”.


5.Napoleão Bonaparte - Este grande personagem da história nasceu na Córsega no ano 1769. Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar. No ano de 1812, o general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade.  Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França


6. Bíblia Sagrada - Edição atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil; Apóstolo Paulo em sua Carta à Igreja da Galácia em (Gal.5:18-26) E sua comparação das simbologias dos frutos do Espírito e os frutos da carne. O Evangelista Lucas e a sua Parábola da Viúva Pobre que está relatada em (Luc.18:1-8) E o Livro dos Cronistas e Profetas Sagrados registrado em (I Reis 3:16-28) E o julgamento das duas mães que eram prostitutas de profissão,e que numa noite uma delas dormindo e sem querer rolou e matou seu próprio filho por asfixia. O caso vira uma polemica nacional nacional, e a causa vai para para a justiça comum decidir,e vai então até a Suprema Corte do antigo reino de Salomão na antiguidade.E a devolução da criança a sua mãe legítima.E o livro do Evangelista Mateus em sua descrição do chamado Sermão do Monte das Oliveiras e cujo tema era As Bem-Aventuranças dos pobres de espírito, mas ricos no reino dos céus. Como lemos em (Mt.5:1-13)





domingo, 5 de junho de 2016

ORAÇÃO - O PODER DA FÉ

E, quando orares  não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares  entra no teu aposento e, fechando a tua porta ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto te recompensará publicamente. E, orando não useis de vãs repetições como os gentios que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:5-8

O poder que vem através da fé em Cristo e pela insistência na oração; Por isso está certo o pensamento do pregador que dizia: "Nenhuma oração nenhum poder, Pouca oração pouco poder, muita oração muito poder..."

Muito se tem falado sobre a oração na vida cristã, os pregadores e educadores cristãos continuam nos ensinando a cada momento. Mas ninguém pode sentir o efeito de fé e oração se não  praticar a cada dia, e a cada hora,a cada momento. Esta certo como nos ensina o apóstolo Paulo dizendo "orai sem cessar". A nossa geração tem assistido muito a Televisão e a internet, tem-se buscado o conhecimento teórico da nossa tecnologia. Mas parece que nós nos esquecemos de orar e buscar a Deus em secreto,individualmente e de verdade em oração. Pois a nossa era a chamada de era da "alta tecnologia" tem levado os nossos jovens para a prática da maldade e para beira do abismo, e para a conexão do mal, o chamado de mal do século.E também tem-se buscado exemplos de pregadores,de religiosos que se apresentam diariamente na Tvs. rádios etc.E muitos tem visitado e corrido de igrejas em igrejas atrás dos pregadores que dizem ter poder de cura, poder de milagres e poder da fé, poder da oração etc. Mas muitos deles não ficam satisfeitos, pelo contrário, eles sentem-se frustrados e sentem-se vazios de fé e de esperança. Pois a oração e a nossa fé em Deus e em Cristo preenche todo esse nosso vazio, e nos ilumina em nossa solidão,em nossa depressão, quando entramos individualmente e secretamente em oração.

Como se deve orar bem ? Na Índia, na China  e no Tibet temos muitos mestres e educadores da religião budista que ensinam os seus fiéis a orar e jejuar. Os mestres tibetanos também ensinam os seus fiéis na busca e prática das viagens astrais isto é, deslocamento mentais ou físicos para o primeiro céu, segundo céu, terceiro céu etc.E parece-nos que o meste e apóstolo Paulo já conhecia esse método.E ele nos dá o seu testemunho, quando ele nos diz mais: Que no corpo ou fora do corpo ele não sabia nos dizer quando escrevia a sua carta aos irmãos da Igreja na cidade de Coríntios Grécia antiga.

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é lícito falar. (2 Coríntios 12:2-4 )

I. DEVEMOS ELIMINAR OS VÍCIOS DA ORAÇÃO OU REZAS REPETICIOSAS

a) Vãs repetições - e as boas repetições - Todos nós como crentes caímos em constantes vícios de nossa estrutura religiosa. Pois muitas religiões e denominações nos levam a pecar contra os vícios religiosos que não são tolerados por Deus. Durante séculos os fariseus aprenderam um modo de orar mais prático, que era feito pelos nossos beatos judeus fariseus, ou pelos nossos beatos  católicos ou pelos nossos  beatos evangélicos. Boas repetições de rezas decoradas com apoio dos rosários que atravessaram séculos se tornaram obsoletos com o decorrer dos tempos. Pois caíram no vazio oco da inutilidade diante dos homens e diante de Deus. Não possuem mais mais a força da emoção,estão vazias de poder da fé, de graça e de caridade.

b)Orações que são feitas em público nos cantos das praças públicas - Era um costume antigo de "rezar "orações decoradas ou "orar salmos decorados e rezados "no chamado "muro das lamentações" dos judeus antigos e dos judeus da modernidade. Eles gostavam de de aparecer e de orar nas praças e em público para serem vistos pelos seus amigos e correligionários de denominação religiosa e partidos políticos.E Jesus nos advertiu dizendo;não os sigais. Porque eles já" receberam o seu galardão" do "exibicionismo religioso obsessivo dos beatos antigos" e dos beatos da modernidade. Este também é um costume dos religiosos muçulmanos do mundo inteiro que fazem o mesmo com seus longos rosários que os trazem na palma da mão.E o mesmo não fazem muitos dos nossos políticos católicos e dos nossos fariseus e políticos evangélicos nos dias de campanha política, eles querem aparecer e querem a todos custo serem vistos pela população,querem apresentar uma aura de caridade e de bondade,de uma religiosidade aparente pelas pessoas. E assim eles teimam em dizer que são crentes nos dias de campanha política, para ganhar a eleição do seu cargo pretendido e depois eles mostram o que são por dentro. E Cristo nos advertiu dizendo: Cuidado com eles.

c) Repetições dos discursos políticos em campanhas nas Igrejas - E assim quando vem se aproximando o dia das nossas eleições de 15 de Novembro em nosso Brasil .E daí, não tem jeito os rezadores fazem de tudo para se exibirem e aparecer nos cantos das praças que são lotadas de pessoas, nos estádios de futebol, nas festas de igrejas, nos bingos, nos programas de TV etc.E se olharmos para os cantos onde há uma aglomeração de pessoas nas ruas, iremos verificar que lá estão eles os "fariseus da modernidade", querendo se exibir para o povo e em todas as Igrejas, e eles vem espumando uma "aura de bondade" para ganhar mais um voto, e querem ganhar o cargo de vereador, deputado, senador, prefeito, governador etc. E depois "ferram o povo" com altos impostos,corrupção e roubo.Era isto e outras coisas mais que faziam os "velhos judeus fariseus" religiosos .E hoje não fazem o mesmo os fariseus da modernidade? Claro que sim.

d) Vãs repetições doutrinárias que se tornaram vazias pelo tempo - E hoje em dia ainda temos as leis e os sistemas de doutrinas das Igrejas e suas "ortodoxias doutrinárias "repeticiosas", e muitas dessas doutrina vem se estendendo desde a idade média. E assim muitas dessas ortodoxias antigas que chegaram ate na era moderna,hoje se encaixam nas "vãs repeticões",do século 21 a nossa era. E estas doutrinas vãs estão caindo no descrédito popular e precisam ser atualizadas pela igreja comtenporãnea, pois estão fora do contexto de nossa época, e estão ocas de conteúdo. Pois como nos diz o apóstolo Paulo a letra mata. Mas o Espírito vivifica.E esses sistemas estão com sua validade vencida pelos séculos.E outros sistemas de doutrinas evangélicos ou católicos com suas orações que de tanto serem repetidos caíram no vazio de significado e se tornaram em "vãs repetições" etc. Cito como um exemplo aqui da nossa bíblia sagrada que precisa ter a sua versão corrigida e atualizada pelo menos a cada 10 anos, caso contrário, a sua ortografia e palavras gramaticais ficam desatualizadas com o tempo. E a nossa Sociedade Biblica do Brasil tem feito constantemente essas atualização ortográficas e gramaticais de contexto para a nossa era, que é chamada "a era industrial e uma era científica," uma "era do computador" etc. Também muitas  "orações e ortodoxias doutrinárias" que são "as vãs repetições"dos séculos, e também se tornam obsoletas com o decorrer do tempo;como nos ensina Cristo;e sejam elas de procedências católicas, evangélicas e pentecostais etc.

e) Porque Deus sabe o que nós precisamos antes que lho peçamos nos alerta Cristo. Deus não é surdo e nem mudo, e não gosta das vãs repetições de orações ou rezas decoradas. E Deus é bondoso e caridoso - Deus é Pai e comporta-se como um bom Pai. E daí Cristo pergunta e compara perguntando: Oa se  vós que sois pais maus, mas se o vosso filho vos pedir pão, vós lhe dareis uma pedra? E se o vosso filho vos pedir Peixe (assado ou frito),É claro que nós não lhe daremos uma cobra? Não, claro que não! Nós sempre queremos dar o melhor para os nossos filhos, mesmo sendo maus como pais e mães. E Jesus nos acrescenta dizendo, que Deus é muito mais bondoso e compassivo do os nossos próprios pais e do que nós mesmos como pais e mães. Conforme nos escreve Mateus abaixo:

E qual dentre vós é o homem que  pedindo-lhe pão o seu filho lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe lhe dará uma serpente? Se vós pois sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:9-11

f) Oração liberação do perdão - ou tentativa de convencer a Deus, aos homens ou a mim mesmo de meu mal maior preso em meu interior?  Oração é também um estado de busca e dependência da graça divina - Oração feita para convencer a Deus ou a mim mesmo do meu mal praticado? Jesus nos fez uma grande advertência profética dizendo: Se não perdoardes aos homens as suas ofensas, nem tampouco o vosso Pai vos perdoará as vossas? E agora? Para que a nossa oração possa fruir é preciso reconhecer primeiro; o nosso pecado e em seguida liberar o perdão. Caso contrário, as nossas oração de poder ficam travadas ou as nossas "orações ficam impedidas" de subir" ao trono da graça divina, como bem nos diz o apóstolo Pedro.  Aqui está outra pergunta feita a nós mesmos quando vamos ao monte para orar, ou quando vamos ao nosso quarto para orar, ou ainda quando vamos a Igreja para orar  ou rezar? Primeiro, e em primeiro lugar,devemos fazer as "boas buscas"; isto é, "buscar o reino de Deus e sua justiça de equilíbrio", isto é, liberar o perdão aos nossos "devedores e credores".E primeiramente devemos perguntar a nossa consciência o que de mal que "ficou retido em nossa consciência" contra os meus semelhantes? E é qual é o mal maior que ainda me trava...? E tranca as nossas orações? E ainda para ilustrar mais,vamos usar a simbologia da modernidade do celular como instrumento de contato com as pessoas, e contato com o nosso Deus pelas nossas orações.E se linha do celular fica muda, fica sem sinal de contato. Ou o sistema de computação de contato cai; e daí dizemos hoje em dia; O nosso sistema caiu, tudo está fora do ar, e fora do sistema, não temos internet. Ou caíram todos os nossos contatos via a tecnologia da computação. Pois esta é a via de contato de nossa tecnologia? Mas e se o nosso contato direto com Deus esta travado e caiu também? O que iremos fazer? Aguardar e agir, isto é (vigiar e orar e pedir perdão) para restabelecer o contato.Perdão esse é o nosso contato em via regra com as outras pessoas, com os nossos semelhantes, pois sem isso todo o o nosso contato trava, e também  a nossa oração fica travada, pelo ódio e pela nossa falta de perdão, e daí não temos mais diálogo com as outras pessoas. Tudo trava e tudo fica trancado. E tranca a pauta, como nos dizem os deputados lá em Brasília. Esse é o pecado que nos assedia e nos afasta de Deus e das outras pessoas. E daí cai o sistema. Ou nosso sistema de contatos caiu! É assim que dizemos hoje em dia quando vamos por exemplo ao nosso banco. E logo na entrada o funcionário do banco vai logo nos advertindo e diz: Lamento pessoal não podemos operar, não temos operação com nada! O sistema de internet caiu. E caiu por um tempo indeterminado! Pois ouve falha no nosso sistema por excesso de contatos Etc.

Longas orações repetetidas - E Jesus também deixou claro que os fariseus faziam o mal ao povo e não obedeciam aos mandamentos dos santos evangelhos, pois não conseguiam liberar o perdão aos homens;Eles gostavam e se compraziam no mal do povo. Para poder cobrar as "multas do povo", que os sacerdotes recebiam em forma de oferenda de bois, ovelhas e outros coisas mais, e esse sangue que era aspergido sobre o povo para que Deus liberasse o perdão dos pecados. E essas multas (como multa pelo pecado oculto, pecado declarado, e de vingança e ódio, que era praticado pelo povo ou igreja do V/T). E essas ofertas de sacrifício de sangue feito e "aspergido sobre o povo e pelo pecado..E quando os fariseus e líderes religiosos se dirigiam a sua sinagoga ou templo, ou Igreja eles faziam as "longas orações para se justificar perante os homens", como tentativa de apagar os maus atos que eram praticados por eles e que ficava em oculto no dia a dia, e o seu mau testemunho e pecado oculto na sociedade. Mas Deus estava atento e os via praticando as maiores maldades ocultas, e de todo tipo de pecados e injustiças sociais e morais. E por isso Jesus os advertiu claramente dizendo:"vós devorais  as casas das viúvas e dos órfãos..etc." e para vos justificar fazeis longas orações... nas igrejas e nas praças públicas como penitências" para justificar as suas maldades. E Jesus lhes acrescenta dizendo "Ai de vós fariseus...! Ah pregadores! Ai, pastores, Ah padres! Ah dia do Juízo!  Conforme nos escreve Mateus em todo o capítulo 23 e 24 e em (Mt.23:14)


II. ORAÇÕES DE PODER E ILUMINAÇÃO INTERIOR

a)A iluminação das idéias - Na França no século dezoito surgiu uma "teoria dos iluministas" - Ou como foi chamado de Iluminismo francês - Mas que se alastrou na Europa inteira.Era um movimento filosófico de pós reforma que mexeu com todas as organizações e comunidades do mundo civilizado.O iluminismo das novas idéias, onde se pregava uma mudança de comportamento de todos os seres humanos. E daí, começou-se a exigir uma mudança nas Escolas, uma mudança da filosofia, uma mudança nas ciências exatas, uma mudança nas ciências sociais, uma mudança nas relações do trabalho, uma mudança nas empresas etc. E este movimento também veio a atingir o governo, e maneira de se governar para o povo e para os milhares de pessoas no mundo moderno. E não somente para os reis, príncipes e nobres etc. E daí veio a queda da chamada "Bastilha do Governo francês" que era um reinado dos reis e príncipes franceses,e eles governavam pensando somente em si mesmos, e no seu poder estatal permanente e com uma política centrada em si mesmos. E as nossas Igrejas também foram gravemente afetadas por esse movimento iluminista da reforma de Martinho Lutero na Alemanha e em toda a Europa começaram ganhar força esses movimentos do iluminismo.etc.

Pois sem fé é impossível agradar a Deus - O homem moderno tem o seu computador na palma da mão. Ele tem muito conhecimento teórico em suas mãos. Mas sente-se tão negativo de pensamento, tão falto de uma direção na vida, tão dividido em sua mente,e não cumpre o que promete. É um homem ou mulher que tem o "pensamento dobre" e inconstante como as ondas do mar,conforme nos orienta e escreve o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia muito bem o mar, as ondas do mar, e o momento da pesca quando nos diz:. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:7,8 Pois sem fé é impossível agradar a Deus. E aquele  homem ou mulher que se aproxima de Deus em oração, primeiro deve crer pela fé que Deus existe, e que é galardoador, que é gracioso em doar, e não pode duvidar, porque quem duvida é semelhante as "ondas do mar", ou que são "ondas volumosas de dúvidas" que se levantam contra o próprio orador, ou pessoa que ora. E não poderá  receber a benção e graça do Senhor.

b) A mentira interior - seres prevaricadores sem palavra - É por isso que existem tantos cartórios públicos, e tantos contratos e distratos que não são cumpridos,são escritos e re-escritos,carimbados e selados pelos nossos cartorários nos cartórios. São milhões e milhões de contratos de casamentos que são mal feitos hoje e logo são desfeitos e estão nas varas de família e aguardam o julgamento do seu juiz de paz. O homem moderno e a mulher moderna são seres fugidios de seus compromissos. É certo como nos disse o ator do livro de Milan Kundera que tem o título "A Insustentável Leveza do Ser" -  Homens e mulheres da modernidade mentem descaradamente e não cumprem o que prometeram diante do seu juiz, e diante do seu pastor ou padre na hora de fazer um contrato de casamento; e ou outro contato qualquer, de trabalho por exemplo, e tantos outros contratos que são averbados pela palavra e depois são facilmente quebrados pela nossa mentira e negação prevaricadora.

c) Quebra dos mandamentos - Pensamento duplo -  É o pecado praticado e atestando a punição contra o 9° e 10° mandamentos das Leis de Deus que nos diz: " Não levantarás o falso testemunho contra o teu próximo..." e outro pecado ainda pior que vem acompanhado a esse, que é o da "cobiça a mulher alheia,ou da mulher do nosso vizinho etc." ( Que nos atinge no pecado do 7° sétimo mandamento, que nos diz que "não devemos adulterar"),.E assim caímos em uma maldição total. E por isso o nosso caso fica tão grave, quando nos separamos de nossa família. E o mandamento da "cobiça das coisas alheias", coisas que pertencem aos outros, que é pecado do 10° mandamento. Vimos que na separação de nossa família, de uma só vez nós somos atingidos e pecamos contra Deus e contra os dez mandamentos da lei divina de uma vez só. E ou do levantar o falso testemunho contra o nosso próximo e contra a nossa "esposa e filhos" no caso da contração do casamento e separação da família, e em seguida sem uma justificativa pesada tal etc.; simplesmente porque queremos nos livrar do nosso cônjuge (esposa ou marido) e isso simplesmente pela nossa irresponsabilidade e prevaricação contumaz, e obsessiva de largar o nosso cônjuge.E  muitas vezes fazemos isso, somente porque não possuímos a iluminação interior em  nossa alma. E assim desse jeito caímos nas trevas interiores. Por isso nos disse Jesus que nós rejeitamos a ele que é luz, e uma luz interior e "amamos mais as trevas do que a sua maravilhosa luz, a luz de Cristo". Que é a luz do Espírito Santo.

E assim a nossa condenação é justa: Que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. João 1:9 - E assim o Espírito Santo vem nos iluminar e com seu "iluminismo interior" e descobrimos o nosso erro de desobediência contra Deus e contra a santa lei dos mandamentos, e assim nós nos tornamos mais aptos a entender o nosso mundo que nos rodeia, a pedir perdão, reconhecer o nosso erro e pecado e voltar atrás, e pedir perdão,reparar o erro cometido, e por conseguinte também perdoar aos outros que nos rodeiam, e em especial os nossos familiares, mulher, filhos etc.

III. EXEMPLOS DE HOMENS DE FÉ E PODER NA ORAÇÃO

a) Oração de fé e poder do rei Salomão no velho testamento na consagração do templo.

E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor. 2 Crônicas 7:1-4

b)Exemplo de oração poder e fé do diácono Estevão perante os seus inimigos:

Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:53-60

c) Exemplo de oração e de fé de Jesus Cristo no monte do seu Calvário

E, saindo, foi, como costumava  para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar disse-lhes: Orai para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos orava Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu que o fortalecia. E, posto em agonia orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração  veio para os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos  e orai para que não entreis em tentação. Lucas 22:39-46

Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos.
Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.
E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.
E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.
E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

E era já quase a hora sexta e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas. Lucas 23:30-49

APLICAÇÃO DA MENSAGEM - O PODER SOBRENATURAL DA ORAÇÃO

Meus amigos e irmãos aqui estão alguns exemplos do poder da oração e o poder da fé e o que acontece quando os homens e mulheres da igreja cristã através do mundo inteiro oraram e continuam orando até os dias de hoje. Vemos que o rei Salomão orou e Deus respondeu a sua oração na inauguração do templo no antigo testamento. Vemos que o templo se encheu de uma nuvem de fumaça e luz divina, um nuvem do poder de Deus, a mesma nuvem de luz que no passado acompanhou o povo de Israel no deserto,no tempo de Moisés e Josué os líderes que conduziram o povo antigo até a cidade de Canaã.

Depois vemos no Novo Testamento o exemplo a Igreja de Cristo pela sua  morte e ressurreição, e depois de quarenta dias a descida do Espírito Santo com grandes sinais de fogo e línguas e luz interna que pousam na cabeça dos doze líderes; e também pousam e repousam sobre a Igreja antiga do Livro de Atos dos apóstolos. E que também podem ser chamados de Atos do Espírito Santo que é a nossa luz na trevas,uma luz que nos alumia através da Igreja de todos os tempos.Então podemos citar como bom exemplo de fé e coragem na pregação do diácono Estevão, ele ora a Deus e o que acontecia com os adversários da Igreja de Cristo.? Vemos que os inimigos de Cristo e inimigos da igreja, os todas que estavam nas trevas do pecado, rangiam os dentes de ódio e de pavor. E em seguida eles apedrejam a Estevão este homem justo de fé oração. Que se entrega a Deus de coração.

E final o que aconteceu quando Jesus Cristo ora pelo seu povo, nos seus últimos dias de vida na terra, no Getsemane. Primeiro, os discípulos não conseguem acompanhar a Cristo em oração nem por uma hora. E Jesus adverte a Pedro para que ele orasse pois ele estava correndo sério perigo de vida e morte. Tomé estava cheio de dúvidas, E seguida Jesus é preso e Pedro nega a Cristo publicamente por três vezes. E o galo canta, como sinal de advertência profética. E Cristo passa pelo julgamento do tribunal romano, e em seguida ele é condenado. E vai para a Cruz e na cruz ele é pregado no meio de dois ladrões e salteadores. Um deles se converte. Outro não. Em seguida a terra treme, e muitos mortos ressuscitam e entram na cidade Jerusalém.
Aqui está o bom exemplo das boas orações e das boas ações e do testemunho da igreja no mundo antigo e no mundo moderno. Portanto amigos(as) aqui está o bom exemplo das pessoas que insistem com Deus em oração eles recebem as suas respostas, quando oram com fé e  pedem com poder em nome de Cristo Jesus. Que Deus nos ajude.
Rev. Alfonso Czaplinski