sexta-feira, 14 de março de 2014

PROJETO INTERVENÇÃO MAGISTÉRIO

                                                       INTRODUÇÃO GERAL

Este projeto faz  parte do curso Curso  Magistério na área de Educação Infantil, é uma exigência dos Cursos de Ensino Médio pela leis da LDB e parecer do CNE, do (CEE) Conselho  Conselho de Educação de Santa Catarina.

Base Legal do Estágio no Magistério em Educação Infantil.

O estágio supervisionado é um componente curricular para obtenção do diploma de conclusão de Curso no Magistério, com habilitação em Educação Infantil  e séries Iniciais do Ensino Fundamental, conforme parecer do Conselho Estadual de Educação do Parecer CEE n.º 316/97

O Estágio Supervisionado está alicerçado nos seguintes dispositivos legais:

Parecer do CEE 316/97 - Alteração Curricular do Curso de Magistério - Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede Estadual.
                                          
Resolução CEB Nº 02 de 19 de abril de 1999 - Instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil  e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em nível médio da modalidade do Curso do Magistério.

Resolução do CNE/CBE Nº 01 de 21 de janeiro de 2004 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização de Estágio dos alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades Especial e da Educação de Jovens e Adultos.

ESTUDAR, OUTRORA ERA MODA

“Estudar outrora era moda, hoje a muitos incomoda, importava o saber, agora eles brincam pra valer. Nossos jovens são astutos, imberbes já exibem canudos, arrogantes, insolentes, até parecem inteligentes. Nos tempos bons de outrora se estudava a toda hora, aos noventa, tão-somente aposentavam um discente. Mas agora aos dez anos de idade jovens passam por educador abade, brincam eles de professores, de cegos, cegos condutores. 
(Texto de Carmina Burana coleção poesia p. 30)


OBJETIVOS NO CURSO DO MAGISTÉRIO

Objetivo geral

*Vivenciar situações de docências na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento de Projetos de Intervenção e análise do cotidiano Escolar.

Objetivos Específicos

* Compreender o Estágio no contexto educativo como posibilidade de articular Teoria e Prática.

*Observar contextos escolares investigando os processos de ensino aprendizagem.

*Refletir sobre o exercício da docência.

* Problematizar s situação da docência de acordo com os fundamentos teórico metodológico.

*Elaborar  Projetos de Investigação e Intervenção
capa

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GOV. CELSO RAMOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO : Tema geral - A ARTE DE RECICLAR

Delimitação - RECICLANDO, ENSINANDO E LIMPANDO A SALA

Habilitação Educação Infantil do Ensino Fundamental

Aluno 
Professor Alfonso Czaplinski

Disciplina;Estágio  no Magistério do Ensino Médio 


Joinville 2014

Folha 01

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Disciplina Estágio  no Magistério do Ensino Médio - Educação Infantil  nos pré-escolares  dos educandos de  4-5 anos respectivamente no Ensino Fundamental

Escola de Ensino Médio Gov. Celso Ramos
Rua Plácido Olímpio de Oliveira 400 - Bucarein - Joinville -SC fone 3026-1625

aluno(a)
Prof. Alfonso Czaplinski

Instituição C.E.I  Pedro Ivo de Campos - fone 3025-4022

Modalidade de 4-5 anos  turma Pré-Escolar
Rua Gunabara n° 250 - Fátima

                  PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema;  A Arte de reciclar
Delimitação do tema:Reciclando,educando e limpando a sala

Objetivo Geral: Proporcionar a construção da arte do reciclar papeis que se dá por meio de trocas de valores. Incutir nos educandos através da educação repetitiva, 

Objetivo específico - Interagir no ambiente Escolar limpo e asseado,colaborar com a sala de aula que é  a nossa casa. Integrar e conscientizar os educando para o perigo das papéis jogados ao chão. Chamar a atenção para que cada aluno promova a sua parte em sala. Verificar se o plano de (P. I ) sofreu efeito no período de 30 dias. Caso contrário repetir a ação.

Justificativa - Tendo em vista a esta proposta as crianças, fazendo o reconhecimento das salas limpas do papel e as salas poluídas. Favorecer a troca de informações entre os alunos de outras salas. Proporcionar as visitações e o reconhecimento. Portanto os educando estão em fase descobertas. Proporcionar e reconhecer os tipos de materiais diferentes, garrafas,vidros, madeiras, papeis etc. A iniciativa desse projeto visa gerar nos educandos a responsabilidade de jogar os papéis no cesto, manter a sala limpa e asseada. A escola tem o papel fundamental na vida do indivíduo, sua formação para a cidadania.

Fundamento teórico - William James pai da psicologia -  Aprendizagem pela repetição e fixação dos conceitos e bons paradigmas. A educação para a cidadania se faz pela repetição da educação continuada dos educandos. Por meio de descobertas e interação social em seu ambiente. Todos os alunos devem se esforçar, cada indivíduo faz a sua parte. Todos devem buscar o melhor dentro de si mesmo na responsabilidade com a Escola Pública.

Metodologia da repetição do Ensino continuada - William James - Maria Montesori - Caixas de papelão, Livros de histórias, folhas de papel no uso diário da escola, lápis colorido, slides de onde vem a papel, desenhar as árvores que produzem o papéis. Divulgar com placas e faixas dentro da escola a prática da limpeza.

Cronograma  de ação 

1º dia: 20/04/2014  início 13;30min. às 17;30 min.  - As atividades terão início com uma sondagem da sala referente ao tema, será aplicada uma interação da música da vassorinha que trabalhava. Conto da "Vassorinha da Buxa", a bruxa que voava e não varia a sua casa. Chamar a interação entre entre professores, alunos educadores e demais funcionários da Escola, inclusive as tias da limpeza.Responsabilizar todo o staf escolas pelo sucesso do projeto.Em o seu ambiente de sala de aula, estará limpo ou sujo, há papeis jogados no chão.

2 Dia - 21/04/2014 início das 13:30min. ás 17;30 min.
Iniciar numa rodinha de educandos a história do livro que falava - Fala doutor livro: o livro que é feito de papel, despertar a criatividade do fazer o livro seu livro o seu amigo, que é feito de papel reciclado e nos fala a cada dia.

3º Dia 22/04/2014  início das 13;30 min às 17;30 min.
Descontrair as crianças na contação de história de fábulas dos livros de papel. Visitar uma biblioteca que é feita de livros que falam aos seres humanos.

1.Referencias - Pesquisa diversas na Internet e Biblioteca Pública.
2. Apelando para a criatividade em sala de aula. 
3. Apoio do Acervo da biblioteca.
4. Busca de dados da Internet em Yahoo perguntas e respostas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário