sexta-feira, 28 de março de 2014

EDUCADORES - LINGUAGEM INTERNA DAS CRIANÇAS

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inesprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. (Rom. 8:26-27)

Vigotski (1896-1934) Estudioso russo das teorias da Educação Infantil. A princípio formou-se em Direito mas se estabeleceu como cientista e estudioso na ciência da Psicologia e Área da Pedagogia Infantil, foi contemporâneo de um outro grande cientista que revolucionou a Psicologia da Educação no século vinte Jean Piaget.              
                         Linguagem da comunicação do mundo infantil - Fonte google.2014

Vigotski em sua Teoria  da Educação Infantil e sua teoria do desenvolvimento da palavra falada e do pensamento.Na tentativa de elucidar a relação interior entre a palavra falada e o pensamento, e seus estágios mais primários do desenvolvimento filogenético e ontogenético. E assim ele descobriu em suas pesquisas que o início do desenvolvimento do pensamento e da linguagem dos infantes. Vigotski descobre que no período pré-histórico não nos revela nenhuma relação de dependências definidas.Isto é, entre a raiz genética do pensamento e da palavra. Portanto a linguagem interior é uma palavra muda e silenciosa.Esse é o seu principal traço distintivo.Mas esta também é uma fase de linguagem egocêntrica.Pois a criança ainda não consegue definir e vocalizar os seus pensamentos.Assim sua pronúncia e sua vocalização ainda chega a zero grau de mudez.E assim na primeira infância surge essa linguagem do pensamento se torna uma linguagem muda, uma linguagem do silencio. 

E ainda segundo Vigotski no estudo da natureza e psicologia da linguagem infantil que passa pelo seu interior e tem um desenvolvimento crescente, isto é, se desenvolve gradualmente.Nos primeiros dias da primeira infância passa da linguagem egocêntrica para linguagem interior, em seguida para linguagem sonora. Ou vice-versa ou seja, com o enfraquecimento do mundo exterior e do seu aspecto sonoro, passando da fala para o sussurro e do sussurro para linguagem da surdez e  mudez.E isto se dá através do isolamento da criança. Ou acontece a volta da linguagem do mundo exterior para a linguagem egocêntrica e da linguagem egocêntrica para a linguagem linguagem interior. Conforme o livro de Vigotski seus relatos originais na pagina 435.No Appud Coleção Educadores e Pesquisadores, Editado pela gráfica do MEC, na tradução de José Eustáquio Romão e Edgar P.Coelho,  página. 74-76.

E citando o mesmo Dostoewski que nos diz em seu conto; É possível exprimir todos os nossos pensamentos e sensações mais profundas em uma única palavra ou seja,quando o falante do discurso nos transmite a sua mensagem pela força do seu pensamento e pelo poder de sua consciência.Pois pela linguagem da consciência saem as palavras concretas e amadurecidas pelo tempo. E as nossas palavras se tornam em poder de construir mundos.Como Deus que criava os céus e a terra pelo poder de sua palavra falada. E assim surgirão novas descobertas, e novas ciências em todas as áreas do saber humano. Assim como aconteceu com rei Salomão.

Teoria educacional do Infantil - Disse-nos Jesus Cristo nos evangelhos: Aquele que não se tornar como uma criança, de modo algum poderá entrar no reino dos céus... e Cristo dizia mais: "Deixem que os pequeninos venham a mim e não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais pertence o reino dos céus..."(Mt.19:14) E neste caso os escribas e os fariseus queriam impedir que as nossas crianças tivessem contato direto com o nosso Mestre Jesus.

Educador e cientista Jean Piaget 1896-1980,Nascido em Neuchâtel na Suiça. Inicialmente formou-se em Biologia, fez seu doutorado na área de moluscos.Em 1925 ele muda-se para Paris e começa a lecionar Psicologia e História das Ciências.Animado com a Educação da Infância deixou a filosofia de lado e agora ele vai focar os seus estudos científicos em Paris com Janet, Pierron e Simon, nos laboratórios fundados por Binet.E agora mais animado com a pesquisa do mundo Infantil. Foi pela primeira vez que ele começa descobrir o maravilhoso mundo das crianças e a riqueza do pensamento infantil e começa pesquisar novas teorias da Educação. Foi nessa ocasião que ele elaborou um esboço crítico sobre o mundo infantil.A originalidade do pensamento infantil de Piaget teve como base o princípio metodológico,segundo o qual deu mais flexibilidade e a precisão da entrevista "em profundidade", que caracterizaram o método clínico. E que segundo ele devem modular-se mediante a busca sistemática dos processos matemáticos, subjacentes aos raciocínios  expressados pelos infantes.

E  dizia Piaget; Que sua pesquisa científica nada tinha a ver com a pedagogia,pois ele não estava interessado em pedagogia e nem nos estudos pedagógicos.Mas com o tempo ele vai mudar de ideia, com suas experiências na área educacional em Paris, em seu laboratório.A princípio, ele fazia suas pesquisas com crianças que estavam hospitalizadas.Mas depois ele volta para Genebra Suiça e vai se instalar no Instituto Jean Jacques Rosseau. Daí ele teve uma conversão para a pedagogia e suas pesquisas se direcionam para a educação Infantil. Agora ele descobre que deve fazer os seus estudos na área infantil com os alunos em seu ambiente normal.E foi nesse centro de pesquisas que o levaram a fazer os seus experimentos em Escolas diversas e em especial em Escolas Públicas. E daí Piaget reconheceu a sua inocência em Pedagogia e dizia:Minha aversão a pedagogia se dava porque eu não tinha filhos. E a real pedagogia  precisa de filhos para saber ensinar. E doravamente Piaget vai assumir o seu compromisso total com a Educação Infantil e deu grande contribuição para a humanidade. Jean Paiget no Appud Coleção Educadores MEC Gráfica Editora MEC 2010 - Tradução de José Eustáquio Romão e Edgar P. Coelho página 20-25.

Mas tarde com a vinda da segunda grande guerra mundial, o deixam estarrecido com os horrores da guerra. Piaget começa sentir o terror do mundo dos ditadores.E em especial a carnificina que Hitler  vai cometer na Europa e deixá-o sem ação.O que veio fortalecer a sua missão em descobrir uma nova educação para humanidade,sente que deve começar com as crianças,pois este é o melhor caminho, educar as crianças porque "o reino dos céus é delas". E educar as crianças se constrói um mundo melhor, sem coerção, sem medo e sem ditadores. Assim vamos sentir bem de perto a necessidade de se ter uma nova pedagogia no mundo Infantil. E assim Paiget vai falar da pedagogia da verdade que liberta e a pedagogia da coerção que mata e escraviza o ser humano.

E no passado o rei Davi dizia em seu salmo dezenove em seu louvor a glória de Deus que pode ser vista na criação; Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras,não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra e as suas palavras até os confins do mundo.(salmo 19:2-4) E o mesmo apóstolo Paulo vai nos confirmar isto dizendo que o Espírito Santo assiste as nossas fraquezas, pois somos como crianças em Cristo e infantes na fé, é assim que somos diante de Deus Pai Todo Poderoso e não sabemos orar como convém. Mas o mesmo Espírito nos ajuda a exprimir as palavras, porque ainda não sabemos orar, pedir e usar o nosso poder como convém,e o Espírito nos auxilia em nossas fraquesas em nossas orações. Até que em Cristo Jesus tehamos uma palavra firme e madura, para construir um céu,uma nova terra,e uma nova humanidade com Cristo. É como nos diz a letra do velho hino: Depois que Cristo me salvou em céu o mundo se tornou.
Alfonso Czaplinski

sexta-feira, 14 de março de 2014

PROJETO INTERVENÇÃO MAGISTÉRIO

                                                       INTRODUÇÃO GERAL

Este projeto faz  parte do curso Curso  Magistério na área de Educação Infantil, é uma exigência dos Cursos de Ensino Médio pela leis da LDB e parecer do CNE, do (CEE) Conselho  Conselho de Educação de Santa Catarina.

Base Legal do Estágio no Magistério em Educação Infantil.

O estágio supervisionado é um componente curricular para obtenção do diploma de conclusão de Curso no Magistério, com habilitação em Educação Infantil  e séries Iniciais do Ensino Fundamental, conforme parecer do Conselho Estadual de Educação do Parecer CEE n.º 316/97

O Estágio Supervisionado está alicerçado nos seguintes dispositivos legais:

Parecer do CEE 316/97 - Alteração Curricular do Curso de Magistério - Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede Estadual.
                                          
Resolução CEB Nº 02 de 19 de abril de 1999 - Instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil  e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em nível médio da modalidade do Curso do Magistério.

Resolução do CNE/CBE Nº 01 de 21 de janeiro de 2004 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização de Estágio dos alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades Especial e da Educação de Jovens e Adultos.

ESTUDAR, OUTRORA ERA MODA

“Estudar outrora era moda, hoje a muitos incomoda, importava o saber, agora eles brincam pra valer. Nossos jovens são astutos, imberbes já exibem canudos, arrogantes, insolentes, até parecem inteligentes. Nos tempos bons de outrora se estudava a toda hora, aos noventa, tão-somente aposentavam um discente. Mas agora aos dez anos de idade jovens passam por educador abade, brincam eles de professores, de cegos, cegos condutores. 
(Texto de Carmina Burana coleção poesia p. 30)


OBJETIVOS NO CURSO DO MAGISTÉRIO

Objetivo geral

*Vivenciar situações de docências na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento de Projetos de Intervenção e análise do cotidiano Escolar.

Objetivos Específicos

* Compreender o Estágio no contexto educativo como posibilidade de articular Teoria e Prática.

*Observar contextos escolares investigando os processos de ensino aprendizagem.

*Refletir sobre o exercício da docência.

* Problematizar s situação da docência de acordo com os fundamentos teórico metodológico.

*Elaborar  Projetos de Investigação e Intervenção
capa

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GOV. CELSO RAMOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO : Tema geral - A ARTE DE RECICLAR

Delimitação - RECICLANDO, ENSINANDO E LIMPANDO A SALA

Habilitação Educação Infantil do Ensino Fundamental

Aluno 
Professor Alfonso Czaplinski

Disciplina;Estágio  no Magistério do Ensino Médio 


Joinville 2014

Folha 01

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Disciplina Estágio  no Magistério do Ensino Médio - Educação Infantil  nos pré-escolares  dos educandos de  4-5 anos respectivamente no Ensino Fundamental

Escola de Ensino Médio Gov. Celso Ramos
Rua Plácido Olímpio de Oliveira 400 - Bucarein - Joinville -SC fone 3026-1625

aluno(a)
Prof. Alfonso Czaplinski

Instituição C.E.I  Pedro Ivo de Campos - fone 3025-4022

Modalidade de 4-5 anos  turma Pré-Escolar
Rua Gunabara n° 250 - Fátima

                  PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema;  A Arte de reciclar
Delimitação do tema:Reciclando,educando e limpando a sala

Objetivo Geral: Proporcionar a construção da arte do reciclar papeis que se dá por meio de trocas de valores. Incutir nos educandos através da educação repetitiva, 

Objetivo específico - Interagir no ambiente Escolar limpo e asseado,colaborar com a sala de aula que é  a nossa casa. Integrar e conscientizar os educando para o perigo das papéis jogados ao chão. Chamar a atenção para que cada aluno promova a sua parte em sala. Verificar se o plano de (P. I ) sofreu efeito no período de 30 dias. Caso contrário repetir a ação.

Justificativa - Tendo em vista a esta proposta as crianças, fazendo o reconhecimento das salas limpas do papel e as salas poluídas. Favorecer a troca de informações entre os alunos de outras salas. Proporcionar as visitações e o reconhecimento. Portanto os educando estão em fase descobertas. Proporcionar e reconhecer os tipos de materiais diferentes, garrafas,vidros, madeiras, papeis etc. A iniciativa desse projeto visa gerar nos educandos a responsabilidade de jogar os papéis no cesto, manter a sala limpa e asseada. A escola tem o papel fundamental na vida do indivíduo, sua formação para a cidadania.

Fundamento teórico - William James pai da psicologia -  Aprendizagem pela repetição e fixação dos conceitos e bons paradigmas. A educação para a cidadania se faz pela repetição da educação continuada dos educandos. Por meio de descobertas e interação social em seu ambiente. Todos os alunos devem se esforçar, cada indivíduo faz a sua parte. Todos devem buscar o melhor dentro de si mesmo na responsabilidade com a Escola Pública.

Metodologia da repetição do Ensino continuada - William James - Maria Montesori - Caixas de papelão, Livros de histórias, folhas de papel no uso diário da escola, lápis colorido, slides de onde vem a papel, desenhar as árvores que produzem o papéis. Divulgar com placas e faixas dentro da escola a prática da limpeza.

Cronograma  de ação 

1º dia: 20/04/2014  início 13;30min. às 17;30 min.  - As atividades terão início com uma sondagem da sala referente ao tema, será aplicada uma interação da música da vassorinha que trabalhava. Conto da "Vassorinha da Buxa", a bruxa que voava e não varia a sua casa. Chamar a interação entre entre professores, alunos educadores e demais funcionários da Escola, inclusive as tias da limpeza.Responsabilizar todo o staf escolas pelo sucesso do projeto.Em o seu ambiente de sala de aula, estará limpo ou sujo, há papeis jogados no chão.

2 Dia - 21/04/2014 início das 13:30min. ás 17;30 min.
Iniciar numa rodinha de educandos a história do livro que falava - Fala doutor livro: o livro que é feito de papel, despertar a criatividade do fazer o livro seu livro o seu amigo, que é feito de papel reciclado e nos fala a cada dia.

3º Dia 22/04/2014  início das 13;30 min às 17;30 min.
Descontrair as crianças na contação de história de fábulas dos livros de papel. Visitar uma biblioteca que é feita de livros que falam aos seres humanos.

1.Referencias - Pesquisa diversas na Internet e Biblioteca Pública.
2. Apelando para a criatividade em sala de aula. 
3. Apoio do Acervo da biblioteca.
4. Busca de dados da Internet em Yahoo perguntas e respostas.













quinta-feira, 13 de março de 2014

VALOR DA PACIÊNCIA NA FUNÇÃO EDUCADORA

"Esperei com paciência pelo Senhor e ele se inclinou para mim  e me ouviu quando a ele clamei por socorro.." E o Senhor me faz deitar em verdes pastos...e pacientemente leva-me as fontes das águas tranquilas..." Na citação de partes do salmo 23 e salmo 40: 1-3
Aproveitando a leitura geral de filosofia e teologia vemos como é importante para o nosso homem moderno contemplar e remoer a leitura na prática da paciência. Vivemos em um século que parece que já se esqueceu de praticar a "paciência" no dia a dia, paciência esse dom infinito que nunca saiu de moda. A calma e o devagar devem ser reforçados a esta geração que já se esqueceu do andar devagar,do conversar sem pressa, do explicar as coisas devagar, sem neurose da pressa, e sem os ruídos dos grandes centros urbanos; e em certos momentos parece que irão nos levar a loucura. Vemos pela televisão os carros de corrida e seus motores que roncam, e que voam nas pistas das fórmulas I e II, eles andam a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora, seus pilotos jovens são premiados e coroados  por isso. E assim nos grandes centros urbanos de nossas cidades os nossos jovens querem imitá-los. Mas eles se esquecem de que as nossas ruas foram feitas para todos os seres vivos. Nossas ruas estão cheias de gente idosa, cheia de crianças, cheia de postes, cheia de dogs, e também está cheia de carros que deveriam andar a uma velocidade de 10 quilômetros por hora, mas os nossos amigos da pressa teimam em andar a 100 Km. por hora.Assim não dá pra ser feliz.

Mas nem tudo é assim mesmo em nossa vida prática dos grandes centros urbanos,as nossas estradas urbanas e semi urbanas foram construídas para todos os seres vivos, e a cada dia os nossos jovens querem imitar esses seus ídolos, e nos ameaçam de morte, pretendem imitar seus ídolos e correr, voar com seus carros dentro de nossas cidades superlotadas. E portanto acham tudo isso muito normal no tempo presente, só porque os assistem na TV fazendo o mesmo. É só verificar quantos  desses fãs da velocidade e amigos dos pilotos temos em nosso tempo.Mas e o que dizer de nossas cidades que estão cheias de gentes; estradas essas cheias gente idosa,cheia de crianças, cheia de bicicletas, cheia de semáforos, cheia de cruzamentos etc.Mas os nossos jovens e os amigos da velocidade insistem em correr quase a velocidade da luz. Assim não dá para continuar.Nossas ruas são públicas, e os pilotos de TV e fórmula I e II estão em um circuito fechado, estão em pistas especiais. Não podem querer fazer o mesmo nas nossas ruas públicas, não,isso não é possível. Estamos nos matando e estamos matando os nossos sonhos, estamos matando os nossos ideais e estamos matando uns aos outros; por causa de nossa pressa excessiva de ir ao lugar algum...

Abaixo um exemplo de casa que foi construída em qualquer solo, em qualquer lugar e caiu com os temporais, com os alagamentos e com a chegada dos ventos fortes etc. Imagem Internet 2014. Isto também pode simbolizar a metáfora do nosso casamento que foi mal feito, um casamento que foi constituído sem paciência, um casamento sem amor de um ao outro, marido para com sua esposa ou a esposa para com seu marido.

O filósofo Nietzsche já dizia: "A nossa cultura diminui a cada dia porque a pressa tornasse maior..." E a exigência que Nietzsche faz aos seus leitores - devem ser calmos e que saibam ler  devagar. É uma exigência dirigida a uma cultura e não a este ou a aquele leitor em particular. E Nietzsche reforça a imagem do professor contemplativo, meditativo e a metáfora de vaca ruminante que após encher o seu estômago de comida ou capim durante o dia, então  a noite ou a qualquer hora do dia ela escolhe um lugar ideal,e lentamente se deita ao chão e vai ruminando, vai mastigando, vai remoendo e vai babando e se deliciando sem pressa com a comida e o que ingeriu durante o dia.

Com isso Nietzsche o grande crítico da religião farisaica de sua época,o profeta da destruição da falsa religiosidade, o homem que espantou toda a cultura Européia do século passado.E agora vai nos mostrar o seu lado humano, o seu lado profético, o homem que chora por dentro, o homem que não foi compreendido pela sua geração,ou ele mesmo não se compreendia.Ele foi impulsionado e predestinado pela mão divina em dar esse duro recado aos homens maus e bons de seu tempo.E portanto foi um homem que não se deixou enganar e nem se abalou pela falsa religiosidade. E agora vai nos dizer que há um tempo próprio à cultura, e tempo este que não deve ser confundido com nenhum outro e que faz da cultura exatamente o que ela é. Ele vai concebendo a filosofia,as ciências e as artes como três campos principais nos quais a cultura se realiza. E ele vai primeiramente distinguir a cultura verdadeira e autêntica e a pseudo cultura o que historicamente coincide com a cultura grega antiga e a cultura moderna. Nietzsche entende por cultura autêntica e verdadeira aquela que permite ao homem aceder ao seu próprio ser "no devir" ou ao "devir" da natureza e assim construir uma vida em que a felicidade seja possível.Esse tipo de cultura só pode ser alcançado " por muita aplicação" com muita paciência, auto domínio, e restrição a poucas coisas, e muita repetição tenaz e fiel a oração e a fé,e das renúncias. Mas há homens e mulheres que são os herdeiros desse reino e são senhores dessas riquezas interiores, dessa riqueza de virtude e habilidades adquiridas através do processo do lento, do esperar sem pressa em oração... como nos diz Davi em seu salmo.
Abaixo um exemplo de casa que foi construída sobre o domo da rocha ou fundamento de  pedra. E ela não caiu com os alagamentos, nem com os temporais, nem com os ventos fortes etc.

Porque em função da figura de um casamento feliz e razoável também há acasos felizes que estão fora do nosso controle, são forças adquiridas e acumuladas ao longo de muitos anos da vida a dois dentro do lar.É a paciência que vem ao longo de gerações que não se dispersam e nem se dissipam com as adversidades da vida, mas pelo contrário essas pessoas, esses casais fazem das adversidades motivos de mais busca e  acentuam ainda mais ao seu patrimônio interno e espiritual da fé e da paciência, e que assim são reunidos firmemente em uma única aliança eterna.A casa que tem fundamento permanente e eterno, a casa que não caiu com o passar dos séculos. Porque foi provada e aprovada pelo grande arquiteto do Universo, e foi aprovada pelo tempo, porque essa casa passou  pelos temporais da vida, e ficou de pé. Esta casa não caiu, este casamento permaneceu firme, este governo do país fez uma boa administração e sem corrupção,esta escola ficou firme na boa educação e boa cultura dada aos seus alunos.E enfim essa casa permaneceu firme,porque foi edificada no fundamento da paciência e da paz, e portanto aprovada pelos engenheiros do tempo e do espaço.

Como nos diz Cristo no linguajar bíblico:"Vieram as tempestades,vieram os ventos,vieram as chuvas,vieram as enchentes, vieram os alagamentos,mas verdadeira casa não caiu... porque ela foi edificada sobre as "sapatas de pedra" e sobre uma "rocha permanente", que se chama paciência e se chama"amor de raiz"ou seja, amor a Deus ,amor aos seus filhos,amor aos alunos, familiares e muita paciência na oração de espera. Esta é a nossa firmeza como professores que ensinam com paciência no decorrer dos anos, apesar de todas as adversidades da vida. E esse aluno que era chamado de "patinho feio" aluno problema, ovelha negra da casa ou da escola. A história nos dirá que um dia esse mesmo aluno cruzará novamente o nosso caminho e nos dirá assim: Professor você se lembra de mim...? Eu sou o "Ze" o zero a esquerda de sua escola, mas eu quero dizer-lhe uma coisa professor:Você foi o único que acreditou em mim, você teve a paciência comigo,e agora eu venci, muito Obrigado professor! Deus lhe pague!  
prof. Alfonso Czaplinski - Orientador Estágios