sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PLANO ANUAL DE ESTÁGIO SUP. NO MAGISTÉRIO - ENSINO MEDIO

             ESCOLA ESTADUAL CELSO RAMOS - JOINVILLE  SANTA CATARINA
ano 2014    
INTRODUÇÃO - VOCAÇÃO EDUCADORA NO MAGISTÉRIO EM UM NOVO TEMPO: 
                                    prof.Alfonso Czaplinski
 
 "Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando já  for velho não se   desviará dele..." Provérbios do rei Salomão 
“(...)E de repente houve um grande rebuliço, os alicerces do altar tremeram. Então eu ouvi atrás de mim uma voz do céu e o Senhor me desafiava e dizia: 
- A QUEM EU ENVIAREI ... ?- QUEM HÁ DE IR POR NÓS ... ? 
ENTÃO, TREMENDO EU RESPONDI E DISSE;OH SENHOR ENVIA-ME A MIM...
Texto em o chamado do profeta Isaías em sua vocação educadora e desafiadora  (Isaías 6:1-6)
O filósofo espanhol José Ortega Y Gaset nos relembra dizendo: 

Nós seres humanos somos as únicas criaturas que vivem neste planeta que já nascemos em um total estado de desorientação”.E acrescenta; as outras criaturas tais como as formigas, os pássaros, os cães etc. já nascem com um certo instinto de orientação.Mas nós seres humanos feitos à imagem divina precisamos constantemente de orientação e boa educação.

Essa base inicial da vida vai se buscar na Escola do Ensino Fundamental. Portanto, desde cedo precisamos aprender a escrita convencional da alfabetização e fala correta para que possamos nos comunicar corretamente corretamente com o nosso mundo que nos cerca.

Conhecer e aplicar Projeto de intervenção para motivar e diminuir os erros do passado na educação. E esse projeto de pesquisa de caráter acadêmico na Rede Pública Estadual da cidade de Joinville – SC. Nesta pesquisa procuramos SENSIBILIZAR a Secretaria de Educação por falhas cometidas diante da fuga de alunos das salas de aula. Diante destas indagações, acreditamos que poderão surgir iniciativas de melhoria da qualidade de ensino que devem ter como ponto de partida a caracterização do ensino “per se” ou seja, conhecer melhor o perfil do professor, suas qualidades, talentos, habilidade educadora, bem como suas dificuldades, metodologias no uso das Novas tecnologias utilizadas em sala de aula ( ou fora dela ), e as perspectivas de formação permanente do professorado das séries na Educação Infantil. Partindo de nossa interação com professores de outras disciplinas nas escolas da Rede Publica Estadual do Curso de Magistério do Ensino Médio na cidade de Joinville – SC.

Nossa pesquisa visa também relatar a necessidade de maior integração entre os cursos de MAGISTÉRIO que são oferecidos nas universidades públicas e privadas locais e a realidade das escolas públicas. Ouvir as percepções e anseios dos professores e alunos matriculados no curso NO Curso do Magistério,este é o primeiro passo para que a Escola e a universidade cumpra a sua função de polo gerador do conhecimento aplicado à comunidade. Pode ser injusto responsabilizar apenas os docentes por eventuais falhas na qualidade da escola pública.Os processos avaliativos devem buscar, na visão de Hadji (2001)

Integrar, Trocar e Negociar os interesses comuns entre os elementos participantes alunos, comunidade e professores e entre ( avaliador e avaliado), retratando a realidade com uma compreensão que a ciência busca enfocar e contextualizar, dando mais significado à aprendizagem do aluno(A)do MAGISTÉRIO valorizando o esforço de seu aprendizado

Mas acho que sempre podemos avançar mais no dizer do pai da psicologia,
William James:
“Em nossa reserva vital comparado ao que nós devemos ser, nós sempre estamos na metade do nosso bom ânimo, assim desperdiçamos o nosso fogo da boa vitalidade e as nossas forças se esvaem.Nós estamos usando apenas uma pequena parte de nossas capacidades físicas e mentais”

O ser humano vive sempre longe dos seus limites. Ele possui poderes vários e toda espécie de habilidades e falhas inatas. O ser humano energiza-se sempre abaixo do seu máximo e sempre comporta-se abaixo do seu ótimo” acrescenta William James em seu discurso sobre as nossas capacidades infinitas e a aplicação dos nossos dons,talentos, vocação inata  em nosso dia a dia na Escola como professores e alunos e na Escola como um polo gerador do conhecimento.

             PLANO ANUAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO  NO MAGISTÉRIO 
                                                            Ano 2014
  
DISCIPLINA: Fund.Met.do Ens.de Estágio Curr. da Educação Infantil

SERIE  3° MAGISTÉRIO

INTRODUÇÃO 

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

- Objetivo geral :

Vivenciar situações em campo da docência na Educação Infantil por meio de objetivos de intervenção e análise do cotidiano escolar em sala de aula.

* Objetivos  Específicos:

1. Compreender o Estágio no contexto educativo como possibilidade de articular a teoria e prática.

2. Observar contextos  escolares investigando os processos de aprendizagem em sala de aula.

3. Refletir sobre o exercício da docência.

4.Problematizar a situação observada de acordo com os fundamentos teóricos metodológicos.

5.Elaborar projetos de investigação e intervenção.

6.Articular o plano de intervenção à realidade investigada.

7.Utilizar o registro como procedimento de documentação em relação ao contexto cultural  sócio-histórico e     às condições objetivas em que a educação escolar acontece no momento.

8. Perceber que é possível  colocar em prática os conhecimentos construídos.

I. TÉCNICAS DE  ENSINO
(X) Aula expositiva (x) Seminário (x) Leitura dirigida (x) Biblioteca (x) Demonstração e prática realizada pelo professor ( ) Laboratório de Informática (x) Laboratório e prática a ser utilizada pelo aluno (x) Trabalho de campo (x) Educação e Pesquisa (x) Outras  fontes: Realização no campo de estágio e observações, auxílio na regência, elaboração de projetos e intervenção na regência do projeto.

II) METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS

* Aulas expositivas e dialogadas

* Estudos em grupos e individualizado


* Dinâmica de grupo

* Trabalhos de pesquisa

* Técnicas e relatórios

* Exercícios e entrevistas

* Atividades práticas

* Organização, elaboração das ações de observação

* Elaboração de projetos

* Organização para intervenção dos projetos de intervenção

* Seminários de socialização

* Relatórios de de conclusão das etapas da intervenção

* Ficamento das leituras orientadas

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

* Todas as atividades contribuirão para as avaliações durante as aulas nos bimestres e durante o ano letivo.
* Participação
* Assiduidade e pontualidade
* Apresentação do seminário de socialização
* Apresentação dos relatórios de conclusão dos projetos de intervenção
* Autoavaliação
* Oralidade
* Mudança de atitudes
* Capacidade de argumentação reflexão através do pensar e expressar verbal e escrita
* Atividade em classe interesse nas aulas e debates
* Produção individual e coletiva
* Responsabilidade com os trabalhos individuais e em grupo.
* Ordem e clareza nos relatos e também escrita correta em ortografia e concordâncias verbais.

Recuperação Paralela - Recuperação nos casos em que as alunas não seguiram e não conseguiram atingira as expectativas do curso.
* Refazer projetos de Intervenção
* Refazer relatórios de conclusão dos projetos de intervenção
* Refazer os portfólios
* Reapresentar o seminário de socialização.

III)  DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -  ( 32 horas de ensino aprendizagem)

Obs.Para um total de 32 horas aulas com uma hora aula semanal diferenciada nos períodos  diurno e noturno-  Com duração  de 45 m. para períodos diurnos e 40 minutos para períodos noturnos.
Primeiro bimestre  do 3 ano magistério

a) orientações para iniciar os estágios

* cartas  de apresentação

* Ficha de visitas 

* Ficha de visita - relatório de observações 

b) Organização e elaboração das ações 

* Etapas da carga horária

* Fichamento de textos e resumo

* Elaboração do projeto de intervenção

c)Dos Objetivos específicos

* Identificação no campo de estágio os estagiários interessados, das expectativas e o estabelecimento de um primeiro levantamento da situação dos problemas. Dos temas prioritários e eventuais e das ações 
a serem desenvolvidas no contexto da escola a ser visitada.
* Compreender o valor do curso de magistério e a importância da profissão.
* Vivenciar os manejos, estratégias para domínio de classe.
* Compreender a função social da escola ou CEI, onde o maior objetivo é a criança e o fazer pedagógico.

Segundo  Bimestre

a) Dos conteúdos
 Organização\ Elaboração dos Projetos de intervenção

* Tema
* Delimitação do tema
* Objetivo geral
* Objetivos específicos
* Justificativas
* Fundamentação teórica
* Metodologia
* Cronograma a
* Plano de intervenção

b) Dos Objetivos Específicos

* Proporcionar metodologias para elaboração dos projetos de aprendizagem
* Situações problema, atividades de aprendizagem e dos planos de aula.
* Diário de campo
* Roteiro de entrevistas
* Observação e registros
* Conhecer e utilizar novos métodos didáticos pedagógicos
* Adquirir conhecimentos sobre a expressão, postura do professor em sala de aula.

    Terceiro Bimetre

a) Dos Conteúdos

* Organização dos relatórios
* Introdução
* Desenvolvimento e Metodologia
* Análise dos resultados
* Conclusão
* Referencias.

                 b) Dos Objetivos específicos

* Adquirir conhecimento para desenvolver a ação prática de intervenção, docência na instituição do campo de estágio.

* Compreender a necessidade da aprendizagem através do lúdico.

* Adquirir práticas lúdicas para o processo de ensino aprendizagem dos infantes.

4 Bimestre

a) Dos Conteúdos

* Socialização dos projetos de intervenção
* Apresentação da análise do estágio para intervenção
* Apresentação dos Portfólio
* Entrega e análise dos relatórios
* Autoavaliação
* Desempenho do Estágio

 b) Dos Objetivos  Específicos

* Valorizar e identificar os conteúdos como conhecimentos relevantes para uma prática compromissada com as transformações na sociedade

* Adquirir metodologias  pedagógicas para organização das práticas pedagógicas

* Adquirir  conhecimentos teórico e prático para o atendimento infantil.

IV)  AUXÍLIO  BIBLIOGRÁFICO DE ESTÁGIO

1) ANDE -  Temas básicos e Assuntos Diversos -  Revista da Associação Nacional de Educação -  Número 13-20 de   1994 - Artigos : A Formação da ESCOLA ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO - Temas relevante para a educação curricular.

2) PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA - Da Secretaria de Estado
    da Educação de SC. - 1991

3) SEED - SC - PROPOSTA EDUCACIONAL E CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (em sua versão   preliminar )

4) SEED - SC EM SUA PROPOSTA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
    Ensino Fundamental e Médio. Na Educação dos Docentes para Educação das
    séries Iniciais - Ed. SEED SC - 1998

5) MANUAL DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE MAGISTÉRIO - Zóboli G.Bernardi Séries Iniciais - Editora Ática - São Paulo 1996.

6) DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE MAGISTÉRIO - Edit. SEED - SC - 2012

7) PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DE ENSINO DA SEED - SC - 2001
    E REGIMENTO ESCOLAR PARA 2012
8) LEAD TO THE FIELD - Na citação appub Williams James pai da psicologia.

PLANO DE ENSINO ANUAL - MAGISTÉRIO 4º Ano Turmas  01 e 02
                                 professsor - Alfonso Czaplinski

DISCIPLINA - Fund. Teor. Met. do Ensino de Estágio Curr. Ed. Infantil.

DOS OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA 

* Objetivo Geral

O objetivo geral desta disciplina de Estágio é organizar o encaminhamento dos alunos e alunas do curso de Magistério para o campo de estágio, a fim de orientar e propor planejamentos e avaliar relatórios de campo (Em sala de aula)

* Objetivos específicos :

* fornecer aos alunos  e alunas os documentos para estágio com carta de apresentação e fichas preenchidas de frequência.

* Conhecer o campo de estágio das alunas e alunos

* Demonstrar e construir os primeiros passos dos projetos  e planejamento de aula.

*  Analisar os fundamentos metodológicos das ações pedagógicas específicas de espaços diferenciados de aprendizagem.

* Conhecer espaços diferenciados oferecidos na região de Joinville.

*  Relatar as experiências vivenciadas oferecidas nas visitas de campo da Região de Joinville.

*  Reconhecer o papel fundamental da organização, planejamento e avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem.

*  Refletir sobre gestão democrática frente aos princípios pedagógicos.

*  Reconhecer os conceitos de gestão e de coordenação escolar.

*  Conhecer o processo geral de organização da escola em seus principais âmbitos; seja em linguagem, em grupo, tempo e espaço.

*  Refletir sobre a necessidade de planejamento da orgAnização escolar.

*  Analisar o documento chave da escola e APP

*  Reconhecer o papel fundamental da escola frente a sociedade.

I) TENICAS DE ENSINO

(X) Aula expositiva (x) Seminário (x) Leitura dirigida (x) Biblioteca (x) Demonstração prática realizada pelo professor (x) Laboratório de Informática
(x) Laboratório de prática realizada pelo aluno. (x) Trabalho de campo (x) Execução de Pesquisa

II) AVALIAÇÃO

a) Critérios da avaliação - A avaliação será trabalhada  com trabalhos individuais e em equipes. Exercícios  avaliativos subjetivos e provas objetivas, dando mais ênfase as produções subjetivas de cada opinião.

b) Instrumentos de Avaliação

*  Pesquisa Bibliográfica

*  Textos diversos  relacionados aos temas abordados

*  Construção textual em equipe e  individual

*  Trabalhos em equipe

*  Debate

*  Vídeos e Filmes

*  Relatórios e análises

Recuperação Paralela - A recuperação paralela será feita em coletivo; e também será feito em trabalhos individuais, trabalhos em equipe para apoio ao aluno ou aluna que não conseguiu fazer uma boa produção de projeto. E também será dado mais ênfase nas produções subjetivas de um tema problema.

III) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  ( 32 horas de ensino aprendizagem)

Obs.Para um total de 32 horas aulas com uma hora aula semanal diferenciada nos períodos -  Com duração  de 45 m. para períodos diurnos e 40 minutos para períodos noturnos.

*  Documentação necessária para a realização do estágio

*  Encaminhamento para o campo de estágio

*  Configuração de plano de aula para intervenção

*  Acompanhamento do estágio de observação

                SEGUNDO BIMESTRE

Fundamentos teórico metodológicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: especialidades das ações pedagógicas para o  processo de ensino-aprendizagem: Educação Indígena,EJA,Quilombolas, Educação do campo, Educação especial etc.

                TERCEIRO BIMESTRE

* Organização, desenvolvimento do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem.

* Gestão democrática como( perspectivas didáticos-pedagógicos)

* A Coordenação político pedagógico da escola.

                 QUARTO BIMESTRE 

* A Organização do trabalho escolar, linguagens,grupos, tempo e espaço.

* O planejamento da organização escolar

* O PPP

* A Função social da escola, finalidades educativas, condições singulares de cada escola.


                  IV - BIBLIOGRAFIA DE APOIO 

1) ANDE -  Temas básicos e Assuntos Diversos -  Revista da Associação Nacional de Educação -  Número 13-20 de   1994 - Artigos : A Formação da ESCOLA-ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO - Temas relevante para a educação curricular.

2) PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA - Da Secretaria de Estado
    da Educação de SC. - 1991

3) SEED - SC - PROPOSTA EDUCACIONAL E CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (em sua versão   preliminar )

4) SEED - SC EM SUA PROPOSTA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
    Ensino Fundamental e Médio. Na Educação dos Docentes para Educação das
    séries Iniciais - Ed. SEED SC - 1998

5) MANUAL DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE MAGISTÉRIO - Zóboli G.Bernardi Séries Iniciais - Editora Ática - São Paulo 1996.

6) DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE MAGISTÉRIO - Edit. SEED - SC - 2012

7) PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DE ENSINO DA SEED - SC - 2001
    E REGIMENTO ESCOLAR PARA 2012





  




 

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