quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

QUARESMA - TEMPO DE ARREPENDIMENTO

Então disse o ladrão na cruz: " Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". Jesus lhe respondeu: "Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". Conforme nos escreve o evangelho de Lucas em (Luc.23:42-43)
      Em figura abaixo  Jesus Cristo  sendo julgado e crucificado pelo poder  judeu-romano
                                                    Fonte google 2013  
Dictum in cruce est latroni: Domini memento mei  cum veneris in regnum tuum: Iesum Christus in cruce dictum est latroni: Hodie mecum eris in paradiso.(Vulgatam Latinis)

"Et dicebat ad Iesum Domine memento mei cum veneris in regnum tuum.Et dixit illi Iesus amen dico tibi hodie mecum eris in paradiso..." Et Evangelium segundum Lukam (Lukam 23:42-43)

Estamos em tempo  de "Quaresma" como a própria palavra nos diz;Quaresma ou Quadragésimo, palavra oriunda do latim antigo e quer dizer;Quarenta ou são sete semanas que antecedem o domingo de Páscoa e menos os domingos da semana que no tempo antigo não eram contados.Que se inicia na "quarta-feira de cinzas" e vai até o domingo de Páscoa. E foi assim que surgiu a chamada festa da quaresma.Ou ainda a junção de uma outra palavra do latim  chamada de"dezena"que compõem dez unidades ou"quatro-dezenas"que somam quarenta unidades ou quarenta dias aproximadamente; pois uma dezena se compõe de dez unidades ou dez dias vezes quatro.E assim surgiu o"Ficar de quarentena",ou como se diz no ditado popular;"ficar de molho por quarenta dias" etc.Ou melhor dizendo ficar em atitude de oração e vigia, ficar em jejum, ficar arrependido dos pecados, ficar na contemplação do reino de Deus por um período de quarenta dias. Esta é uma atitude de oração e abnegação para todos os verdadeiros cristãos em seu verdadeiro sentido da palavra. Esta é uma prática boa de ensinos e testemunhos de fé que vem desde os tempos da Igreja apostólica Universal.

Lembro-me ainda dos meus tempos de roça,quando tio Júlio que morava conosco e tinha os seus afazeres de roça.E na semana santa ele sempre comentava conosco e dizia:"Sexta-feira da paixão é um dia muito sagrado,e devemos ter todo respeito por esse dia".Recordo-me ainda desse fato;quando ia se aproximando o "Domingo de Páscoa"a festa tão comemorada pelos antigos cristãos. Era então a chegada da chamada de semana santa;Nesses dias não se deveria trabalhar com serviços que fizessem muito barulho, e a "Sexta-feira da Paixão" era então comemorado como feriado nacional e nada se podia fazer nesses dias em respeito a fé e a palavra de Deus.

Mas atualmente em nossos grandes centros urbanos e até em nosso meio cristão evangélico protestante não se respeita mais nada disso.Hoje em dia acontece conosco como nos diz aquela poesia da canção que nos fala das "ansiedades" e das "neuroses"  das grandes cidades urbanas de nosso Brasil:"Sou prisioneiro,essa neurose dos ruídos... esse ar poluído, essa prisão férrea..." E assim o jejum e as orações são uma coisa boa na"semana santa" e nos dias de quaresma,pois é um bom sinal da volta ao passado cristão da era apostólica. Eu creio que Deus se agrada quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e nos voltamos para ele com fé e arrependimento.Pois a austeridade da quaresma começou no velho testamento.Quando o povo judeu ou a Igreja do Velho Testamento era chamada por Deus através dos profetas a clamar fortemente a  Deus em atitude de arrependimento,oração e jejum.E ainda cobriam-se com vestimentas de "pano de saco e cinza" em sinal de abnegação e arrependimento popular.Foi assim que surgiu a chamada de"quarta-feira de cinzas"que é um dia após o carnaval de folia.E agora falando do nosso "carnaval brasileiro" citado nos sete pecados capitais contra Deus, como o "grande pecado nacional"do enorme exagero das "festanças da carne"que acontece com orgias sexuais,com bebedeiras,com drogas,com crimes e pecados de todos os tipos.Ora tudo isso e muito mais acontece em nosso carnaval.

Vale lembrar que o povo judeu era conclamado a clamar fortemente a Deus em sua calamidade, em momento de seca prolongada,em tempo de calamidades de todos os tipos,nas doenças quando eram atingidos por epidemias e pandemias que atingiam a população em geral. Textos citados de Jeremias (Jer.6:26) Ester 4:1-3)Daniel 9:3)

Ou ainda em tempos de guerra e grande sofrimento humano.Conforme nos fala o profeta Jonas quando é enviado por Deus para pregar contra a grande cidade de Nínive capital do antigo império Assírio-Babilônico.E assim em seu trabalho evangelístico de 40 dias Jonas converte o maior império de políticos e militares criminosos de sua época.E assim ficam em estado de jejum, oração e arrependidos clamam fortemente a Deus. Eu fico aqui pensando: O que será que Jonas falou tão fortemente e tão impactantes em seu sermão de quarenta dias? O que será que ele disse em uma língua estrangeira que os poderosos e mafiosos do grande reino Assírio-Babilônico tremeram tanto...? 

NOSSO BRASIL ESTÁ DOMINADO PELA MÁFIA DO CRIME ORGANIZADO - OU ESTAMOS EM UMA GUERRA CIVIL?

Basta ligar a nossa TV. e já iremos ver o que estão fazendo os criminosos e a máfia do crime organizado em nosso país.Quer seja no Estado de São Paulo onde eles explodem ônibus,matam e executam sumariamente pessoas inocentes em brigas nas ruas, assaltam lojas etc.Os mesmos fatos se repetem aqui no "pacato" Estado de SC, pois antes aqui tudo era paz e amor. Mas depois das últimas semanas tem acontecido fatos de ação dos bandidos em nosso estado que nos deixam de mal-estar.Pois os criminosos desafiam a nossa polícia e avançam em cima da população, matam pessoas, queimam ônibus e todos nós estamos apavorados.E ninguém faz nada pela população. Já não se pode mais andar tranquilo nas ruas, já não se podemos passear livremente com os nossos filhos nas ruas e nos parques. E todos comentam e reclamam o que será que aconteceu com o nosso Estado e com o nosso governo de Santa Catarina? O governo culpa o nosso sistema carcerário do país,e diz que os bandidos comandam tudo isso de dentro das penitenciarias. Afinal o que estaria acontecendo de fato com todas essas notícias desencontradas que a imprensa denuncia e nos fala? Quem realmente  estaria por trás de todos esses fatos que acontecem em nosso Brasil dos últimos dias? E agora voltando ao nosso grande profeta e educador Jonas.Atos de violência que aconteciam em sua época na grande cidade de Nínive.Os mesmos atos de violência vemos presenciamos hoje em nosso Brasil.

Em imagem abaixo caricatura do profeta Jonas - Um descendente de judeus-israelenses portando uma doença crônica da depressão e idéias suicidas. Mas mesmo assim é enviado por Deus para pregar aos povos árabes, hoje em dia esses países estão convertidos a religião muçulmana. E são povos árabes onde fica hoje o país de Irã e Iraque países inimigos ferrenhos dos cristãos modernos.E Jonas sente o forte chamado divino obedece a ordem de Deus e vai pregar para cidade grande da época, os chamados de assírio-babilônicos  da cidade de Nínive a capital do império assírio, e portanto um povo inimigo dos israelenses. Isso aconteceu aproximadamente no ano 750 AC. Conforme relatos do profeta em Jonas (Jon. 3:5-12)  Fonte google 2013
E nos diz mais o texto sagrado de que até os animais também não receberam água e nem comida nesses dias de  jejum.E assim o rei determina que em seu governo, os príncipes, todos os políticos, todas as forças militares, todos os cidadãos são conclamados ao arrependimento pela ordem do rei da época.Já pensaram se um homem desses um "protótipo do profeta Jonas" chegasse até Brasília em dias atuais,e começasse a pregar por durante quarenta dias um arrependimento com jejum e oração de todos os poderes.

Que este homem chagasse e desembarcasse em Brasília nossa capital,em nome de Cristo e em nome de Deus;E que chegasse logo gritando,que viesse bufando,que viesse ordenando em nome do altíssimo,em nome do santo evangelho e viesse com seus olhos carregados da ira santa e falasse com grande poder miraculoso falando em todas a redes do mundo inteiro de Tvs., internet e Jornais dizendo:"Ainda restam quarenta dias e toda a cidade de Brasília será destruída pelas forças da divina justiça e pelos ataques severos das forças extra-terrestres...";E assim Imaginemos!Qual seria o pavor e a reação das nossas autoridades que estão envolvidas com a corrupção e a injustiça?.E digamos que por um milagre divino todos os nossos políticos lá de Brasília resolvessem se arrepender de seus maus atos e de seus pecados e resolvessem dar a um basta na corrupção! E todos iam confessando os seus pecados, e se voltassem arrependidos para Deus? Já imaginaram irmãos! E o bem que isso faria para nós como nação toda! E se todos eles começarem a confessar os seus pecados a Cristo.Agora Imaginemos;Como Deus iria nos abençoar.E digo mais,se os nossos dirigentes, políticos,empresários, religiosos,juízes,policiais e a nação inteira;clamando e pedindo perdão a Deus...? E o mesmo ato fosse imitado em todos os nossos vinte cinco Estados da nação brasileira.E digo mais; imaginemos que o mesmo fato fosse repetido pelos nossos prefeitos, vereadores etc.Que bênção seria essa nossa  nação brasileira!Conforme textos de Jonas. (Jonas 3:5-12)

Assim também hoje em dia estamos sofrendo uma série de problemas de atentados de todo tipo em nosso Brasil moderno. São "atentados ao pudor" de todo tipo, e mau testemunho de pessoas que se portam de uma forma desregrada em sua atitude como ser humano assexuado. Com a liberação das leis e da bandeira dos gays, lésbicas e homo-sexuais,o nosso Brasil está virando um "caos" no comportamento sexual de muitos muitos cidadãos e seres humanos.E a bíblia declara isso como pecado grave diante de Deus. Precisamos nos arrepender dos nossos maus atos e mau comportamento sexual, e também  como de todos os demais crimes sexuais e crime de pedofilia etc.Que hoje em dia afrontam as nossas crianças e pervertem sexualmente os nossos jovens e adolescentes.Conforme nos fala o Livro da carta aos Romanos.

"Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão."  (Rom. 1:24-27)  
                                        Imagem do carnaval - Fonte google 2013


Os jornais, a TV.e demais órgãos de imprensa não cessam de nos bombardear com notícias temerosas de atentados violentos. Assim todos nós vimos nos últimos dias as tragédias que atingiram o nosso Brasil e em especial a nossa linda juventude na Boate Kiss em Santa Maria no RS. Onde dezenas de jovens que foram colhidos de surpresa pela morte em seus anos da bela mocidade e juventude.Um dos grandes motivos dos jovens naquela ocasião seriam as suas fantasias sexuais desregradas e por isso foram até a Boate, e foram praticar os seus pecados de impureza sexual. Mais o que dizer da série de ataques e atentados que estamos sofrendo em nosso Brasil e em especial aqui no Estado de SC por "inimigos ocultos" que não se identificam segundo a polícia.A polícia e o Estado tem colocado a culpa nos comandos do crime organizado que se instalaram dentro dos presídios brasileiros. E de lá eles comandam com ataques a nossa população. 

APLICAÇÃO DA MENSAGEM - NA COMPARAÇÃO - PROFETA JONAS DOENTE E DEPRESSIVO É ENVIADO POR DEUS  PARA FAZER MISSÕES  INTERNACIONAIS

Assim o mesmo acontece conosco hoje com a nossa  Igreja  moderna, quando ficamos acomodados ou fugimos de nossa responsabilidade diante de Deus como fez o profeta Jonas no passado, tanto mais iremos sofrer os atentados de todos tipos.Mas quanto mais nós nos dedicarmos ao  evangelismo  com  os  nossos  vizinhos, amigos  e  parentes, tanto  mais  eles  se  converterão  dos  seus  maus  caminhos  e  nós  viveremos  em  paz  e  segurança  no  meio  deles.

Meu  amigo  e  irmão  quantas  vezes  nós  como  missionários  estamos  doentes; Estamos  muito enfermos  na  mente  e  na  alma  e   sentindo  um  grande espinho  depressivo  na  mente, mais  ideias  suicidas como foi o caso do profeta Jonas, e esses sentimentos vem  em  nossa  alma e  somos desafiados  por  Deus a enfrentar  a  doença crônica ou nossa doença passageira  e  enfrentar  o  nosso  trabalho. Não  podemos  parar, sem  trégua, sem  férias, sem  lazer, pois  o  nosso  trabalho  social  é  urgente, pois  muitas  pessoas  estão  esperando  por  nós  e  pelo  nosso trabalho.

Quantos drogados, viciados, criminosos,bandidos,prostitutas,homo-sexuais,ladrões  estão  nos  desfiando  hoje. Temos  muito  medo  deles, enquanto  Cristo  Jesus  nos  diz: "Não os temais! Não temais aqueles  que  matam  o  corpo  e  depois  não sabem mais  o  que  fazer..." Antes  temei  a  Deus, que  pode  nos  lançar  nos "infernos  vivos", assim  como  figuradamente  foi  lançado  o  profeta  Jonas  nas  profundezas  dos  oceanos  e no  mar  bravio, porque  fugia  de  Deus  e  não  queria  assumir  a  sua  responsabilidade  para  evangelizar  e  pregar  aos  povos  de  além  mar. Não  queria ir  e  fazer  um  evangelismo  internacional, não  queria  ir  para  uma  cidade  de  grande  conflito. E uma cidade com  grande  corrupção  política,social e  religiosa. Mas Deus insiste com Jonas, Deus vai atrás e Jonas e converte-o e o convence de que a Igreja precisa dele, a Igreja de Cristo precisa das palavras proféticas de Jonas. Jonas está capacitado para enfrentar esse povo, e ele sabe disso. Mas Jonas odeia esse povo, mas com Cristo o ódio pode transformar-se em arrependimento, e o arrependimento pode transformar-se em reconciliação e reconciliação nas mãos de Deus pode transformar-se em amor cristão. E o arrependimento nos traz a benção! 

Assim  aconteceu  com  o  profeta  Jonas, assim  aconteceu  com  Paulo, assim  aconteceu com  Lutero,Com  o  reformador João Calvino, assim  aconteceu  com  os  missionários e  outros  reformadores.Assim  chamamos e conclamamos a todos os cristãos da modernidade para que nos arrependamos dos nossos muitos pecados de crime, de roubo,de violência familiar,separações de casais,de orgias sexuais e voltemo-nos arrependidos para Cristo como fez o ladrão da cruz.
Portanto Ide por todo mundo e pregai o santo evangelho; Quem crer e for batizado será salvo. Pensemos nisso meus irmãos e irmãs amados do Senhor.
E oremos e jejuemos pelo nosso Brasil  e que Deus nos ajude.
pr.Alfonso Czaplinski

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PLANO ANUAL DE ESTÁGIO SUP. NO MAGISTÉRIO - ENSINO MEDIO

             ESCOLA ESTADUAL CELSO RAMOS - JOINVILLE  SANTA CATARINA
ano 2014    
INTRODUÇÃO - VOCAÇÃO EDUCADORA NO MAGISTÉRIO EM UM NOVO TEMPO: 
                                    prof.Alfonso Czaplinski
 
 "Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando já  for velho não se   desviará dele..." Provérbios do rei Salomão 
“(...)E de repente houve um grande rebuliço, os alicerces do altar tremeram. Então eu ouvi atrás de mim uma voz do céu e o Senhor me desafiava e dizia: 
- A QUEM EU ENVIAREI ... ?- QUEM HÁ DE IR POR NÓS ... ? 
ENTÃO, TREMENDO EU RESPONDI E DISSE;OH SENHOR ENVIA-ME A MIM...
Texto em o chamado do profeta Isaías em sua vocação educadora e desafiadora  (Isaías 6:1-6)
O filósofo espanhol José Ortega Y Gaset nos relembra dizendo: 

Nós seres humanos somos as únicas criaturas que vivem neste planeta que já nascemos em um total estado de desorientação”.E acrescenta; as outras criaturas tais como as formigas, os pássaros, os cães etc. já nascem com um certo instinto de orientação.Mas nós seres humanos feitos à imagem divina precisamos constantemente de orientação e boa educação.

Essa base inicial da vida vai se buscar na Escola do Ensino Fundamental. Portanto, desde cedo precisamos aprender a escrita convencional da alfabetização e fala correta para que possamos nos comunicar corretamente corretamente com o nosso mundo que nos cerca.

Conhecer e aplicar Projeto de intervenção para motivar e diminuir os erros do passado na educação. E esse projeto de pesquisa de caráter acadêmico na Rede Pública Estadual da cidade de Joinville – SC. Nesta pesquisa procuramos SENSIBILIZAR a Secretaria de Educação por falhas cometidas diante da fuga de alunos das salas de aula. Diante destas indagações, acreditamos que poderão surgir iniciativas de melhoria da qualidade de ensino que devem ter como ponto de partida a caracterização do ensino “per se” ou seja, conhecer melhor o perfil do professor, suas qualidades, talentos, habilidade educadora, bem como suas dificuldades, metodologias no uso das Novas tecnologias utilizadas em sala de aula ( ou fora dela ), e as perspectivas de formação permanente do professorado das séries na Educação Infantil. Partindo de nossa interação com professores de outras disciplinas nas escolas da Rede Publica Estadual do Curso de Magistério do Ensino Médio na cidade de Joinville – SC.

Nossa pesquisa visa também relatar a necessidade de maior integração entre os cursos de MAGISTÉRIO que são oferecidos nas universidades públicas e privadas locais e a realidade das escolas públicas. Ouvir as percepções e anseios dos professores e alunos matriculados no curso NO Curso do Magistério,este é o primeiro passo para que a Escola e a universidade cumpra a sua função de polo gerador do conhecimento aplicado à comunidade. Pode ser injusto responsabilizar apenas os docentes por eventuais falhas na qualidade da escola pública.Os processos avaliativos devem buscar, na visão de Hadji (2001)

Integrar, Trocar e Negociar os interesses comuns entre os elementos participantes alunos, comunidade e professores e entre ( avaliador e avaliado), retratando a realidade com uma compreensão que a ciência busca enfocar e contextualizar, dando mais significado à aprendizagem do aluno(A)do MAGISTÉRIO valorizando o esforço de seu aprendizado

Mas acho que sempre podemos avançar mais no dizer do pai da psicologia,
William James:
“Em nossa reserva vital comparado ao que nós devemos ser, nós sempre estamos na metade do nosso bom ânimo, assim desperdiçamos o nosso fogo da boa vitalidade e as nossas forças se esvaem.Nós estamos usando apenas uma pequena parte de nossas capacidades físicas e mentais”

O ser humano vive sempre longe dos seus limites. Ele possui poderes vários e toda espécie de habilidades e falhas inatas. O ser humano energiza-se sempre abaixo do seu máximo e sempre comporta-se abaixo do seu ótimo” acrescenta William James em seu discurso sobre as nossas capacidades infinitas e a aplicação dos nossos dons,talentos, vocação inata  em nosso dia a dia na Escola como professores e alunos e na Escola como um polo gerador do conhecimento.

             PLANO ANUAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO  NO MAGISTÉRIO 
                                                            Ano 2014
  
DISCIPLINA: Fund.Met.do Ens.de Estágio Curr. da Educação Infantil

SERIE  3° MAGISTÉRIO

INTRODUÇÃO 

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

- Objetivo geral :

Vivenciar situações em campo da docência na Educação Infantil por meio de objetivos de intervenção e análise do cotidiano escolar em sala de aula.

* Objetivos  Específicos:

1. Compreender o Estágio no contexto educativo como possibilidade de articular a teoria e prática.

2. Observar contextos  escolares investigando os processos de aprendizagem em sala de aula.

3. Refletir sobre o exercício da docência.

4.Problematizar a situação observada de acordo com os fundamentos teóricos metodológicos.

5.Elaborar projetos de investigação e intervenção.

6.Articular o plano de intervenção à realidade investigada.

7.Utilizar o registro como procedimento de documentação em relação ao contexto cultural  sócio-histórico e     às condições objetivas em que a educação escolar acontece no momento.

8. Perceber que é possível  colocar em prática os conhecimentos construídos.

I. TÉCNICAS DE  ENSINO
(X) Aula expositiva (x) Seminário (x) Leitura dirigida (x) Biblioteca (x) Demonstração e prática realizada pelo professor ( ) Laboratório de Informática (x) Laboratório e prática a ser utilizada pelo aluno (x) Trabalho de campo (x) Educação e Pesquisa (x) Outras  fontes: Realização no campo de estágio e observações, auxílio na regência, elaboração de projetos e intervenção na regência do projeto.

II) METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS

* Aulas expositivas e dialogadas

* Estudos em grupos e individualizado


* Dinâmica de grupo

* Trabalhos de pesquisa

* Técnicas e relatórios

* Exercícios e entrevistas

* Atividades práticas

* Organização, elaboração das ações de observação

* Elaboração de projetos

* Organização para intervenção dos projetos de intervenção

* Seminários de socialização

* Relatórios de de conclusão das etapas da intervenção

* Ficamento das leituras orientadas

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

* Todas as atividades contribuirão para as avaliações durante as aulas nos bimestres e durante o ano letivo.
* Participação
* Assiduidade e pontualidade
* Apresentação do seminário de socialização
* Apresentação dos relatórios de conclusão dos projetos de intervenção
* Autoavaliação
* Oralidade
* Mudança de atitudes
* Capacidade de argumentação reflexão através do pensar e expressar verbal e escrita
* Atividade em classe interesse nas aulas e debates
* Produção individual e coletiva
* Responsabilidade com os trabalhos individuais e em grupo.
* Ordem e clareza nos relatos e também escrita correta em ortografia e concordâncias verbais.

Recuperação Paralela - Recuperação nos casos em que as alunas não seguiram e não conseguiram atingira as expectativas do curso.
* Refazer projetos de Intervenção
* Refazer relatórios de conclusão dos projetos de intervenção
* Refazer os portfólios
* Reapresentar o seminário de socialização.

III)  DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS -  ( 32 horas de ensino aprendizagem)

Obs.Para um total de 32 horas aulas com uma hora aula semanal diferenciada nos períodos  diurno e noturno-  Com duração  de 45 m. para períodos diurnos e 40 minutos para períodos noturnos.
Primeiro bimestre  do 3 ano magistério

a) orientações para iniciar os estágios

* cartas  de apresentação

* Ficha de visitas 

* Ficha de visita - relatório de observações 

b) Organização e elaboração das ações 

* Etapas da carga horária

* Fichamento de textos e resumo

* Elaboração do projeto de intervenção

c)Dos Objetivos específicos

* Identificação no campo de estágio os estagiários interessados, das expectativas e o estabelecimento de um primeiro levantamento da situação dos problemas. Dos temas prioritários e eventuais e das ações 
a serem desenvolvidas no contexto da escola a ser visitada.
* Compreender o valor do curso de magistério e a importância da profissão.
* Vivenciar os manejos, estratégias para domínio de classe.
* Compreender a função social da escola ou CEI, onde o maior objetivo é a criança e o fazer pedagógico.

Segundo  Bimestre

a) Dos conteúdos
 Organização\ Elaboração dos Projetos de intervenção

* Tema
* Delimitação do tema
* Objetivo geral
* Objetivos específicos
* Justificativas
* Fundamentação teórica
* Metodologia
* Cronograma a
* Plano de intervenção

b) Dos Objetivos Específicos

* Proporcionar metodologias para elaboração dos projetos de aprendizagem
* Situações problema, atividades de aprendizagem e dos planos de aula.
* Diário de campo
* Roteiro de entrevistas
* Observação e registros
* Conhecer e utilizar novos métodos didáticos pedagógicos
* Adquirir conhecimentos sobre a expressão, postura do professor em sala de aula.

    Terceiro Bimetre

a) Dos Conteúdos

* Organização dos relatórios
* Introdução
* Desenvolvimento e Metodologia
* Análise dos resultados
* Conclusão
* Referencias.

                 b) Dos Objetivos específicos

* Adquirir conhecimento para desenvolver a ação prática de intervenção, docência na instituição do campo de estágio.

* Compreender a necessidade da aprendizagem através do lúdico.

* Adquirir práticas lúdicas para o processo de ensino aprendizagem dos infantes.

4 Bimestre

a) Dos Conteúdos

* Socialização dos projetos de intervenção
* Apresentação da análise do estágio para intervenção
* Apresentação dos Portfólio
* Entrega e análise dos relatórios
* Autoavaliação
* Desempenho do Estágio

 b) Dos Objetivos  Específicos

* Valorizar e identificar os conteúdos como conhecimentos relevantes para uma prática compromissada com as transformações na sociedade

* Adquirir metodologias  pedagógicas para organização das práticas pedagógicas

* Adquirir  conhecimentos teórico e prático para o atendimento infantil.

IV)  AUXÍLIO  BIBLIOGRÁFICO DE ESTÁGIO

1) ANDE -  Temas básicos e Assuntos Diversos -  Revista da Associação Nacional de Educação -  Número 13-20 de   1994 - Artigos : A Formação da ESCOLA ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO - Temas relevante para a educação curricular.

2) PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA - Da Secretaria de Estado
    da Educação de SC. - 1991

3) SEED - SC - PROPOSTA EDUCACIONAL E CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (em sua versão   preliminar )

4) SEED - SC EM SUA PROPOSTA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
    Ensino Fundamental e Médio. Na Educação dos Docentes para Educação das
    séries Iniciais - Ed. SEED SC - 1998

5) MANUAL DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE MAGISTÉRIO - Zóboli G.Bernardi Séries Iniciais - Editora Ática - São Paulo 1996.

6) DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE MAGISTÉRIO - Edit. SEED - SC - 2012

7) PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DE ENSINO DA SEED - SC - 2001
    E REGIMENTO ESCOLAR PARA 2012
8) LEAD TO THE FIELD - Na citação appub Williams James pai da psicologia.

PLANO DE ENSINO ANUAL - MAGISTÉRIO 4º Ano Turmas  01 e 02
                                 professsor - Alfonso Czaplinski

DISCIPLINA - Fund. Teor. Met. do Ensino de Estágio Curr. Ed. Infantil.

DOS OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA 

* Objetivo Geral

O objetivo geral desta disciplina de Estágio é organizar o encaminhamento dos alunos e alunas do curso de Magistério para o campo de estágio, a fim de orientar e propor planejamentos e avaliar relatórios de campo (Em sala de aula)

* Objetivos específicos :

* fornecer aos alunos  e alunas os documentos para estágio com carta de apresentação e fichas preenchidas de frequência.

* Conhecer o campo de estágio das alunas e alunos

* Demonstrar e construir os primeiros passos dos projetos  e planejamento de aula.

*  Analisar os fundamentos metodológicos das ações pedagógicas específicas de espaços diferenciados de aprendizagem.

* Conhecer espaços diferenciados oferecidos na região de Joinville.

*  Relatar as experiências vivenciadas oferecidas nas visitas de campo da Região de Joinville.

*  Reconhecer o papel fundamental da organização, planejamento e avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem.

*  Refletir sobre gestão democrática frente aos princípios pedagógicos.

*  Reconhecer os conceitos de gestão e de coordenação escolar.

*  Conhecer o processo geral de organização da escola em seus principais âmbitos; seja em linguagem, em grupo, tempo e espaço.

*  Refletir sobre a necessidade de planejamento da orgAnização escolar.

*  Analisar o documento chave da escola e APP

*  Reconhecer o papel fundamental da escola frente a sociedade.

I) TENICAS DE ENSINO

(X) Aula expositiva (x) Seminário (x) Leitura dirigida (x) Biblioteca (x) Demonstração prática realizada pelo professor (x) Laboratório de Informática
(x) Laboratório de prática realizada pelo aluno. (x) Trabalho de campo (x) Execução de Pesquisa

II) AVALIAÇÃO

a) Critérios da avaliação - A avaliação será trabalhada  com trabalhos individuais e em equipes. Exercícios  avaliativos subjetivos e provas objetivas, dando mais ênfase as produções subjetivas de cada opinião.

b) Instrumentos de Avaliação

*  Pesquisa Bibliográfica

*  Textos diversos  relacionados aos temas abordados

*  Construção textual em equipe e  individual

*  Trabalhos em equipe

*  Debate

*  Vídeos e Filmes

*  Relatórios e análises

Recuperação Paralela - A recuperação paralela será feita em coletivo; e também será feito em trabalhos individuais, trabalhos em equipe para apoio ao aluno ou aluna que não conseguiu fazer uma boa produção de projeto. E também será dado mais ênfase nas produções subjetivas de um tema problema.

III) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  ( 32 horas de ensino aprendizagem)

Obs.Para um total de 32 horas aulas com uma hora aula semanal diferenciada nos períodos -  Com duração  de 45 m. para períodos diurnos e 40 minutos para períodos noturnos.

*  Documentação necessária para a realização do estágio

*  Encaminhamento para o campo de estágio

*  Configuração de plano de aula para intervenção

*  Acompanhamento do estágio de observação

                SEGUNDO BIMESTRE

Fundamentos teórico metodológicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: especialidades das ações pedagógicas para o  processo de ensino-aprendizagem: Educação Indígena,EJA,Quilombolas, Educação do campo, Educação especial etc.

                TERCEIRO BIMESTRE

* Organização, desenvolvimento do planejamento e da avaliação do ensino-aprendizagem.

* Gestão democrática como( perspectivas didáticos-pedagógicos)

* A Coordenação político pedagógico da escola.

                 QUARTO BIMESTRE 

* A Organização do trabalho escolar, linguagens,grupos, tempo e espaço.

* O planejamento da organização escolar

* O PPP

* A Função social da escola, finalidades educativas, condições singulares de cada escola.


                  IV - BIBLIOGRAFIA DE APOIO 

1) ANDE -  Temas básicos e Assuntos Diversos -  Revista da Associação Nacional de Educação -  Número 13-20 de   1994 - Artigos : A Formação da ESCOLA-ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA DE ENSINO - Temas relevante para a educação curricular.

2) PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA - Da Secretaria de Estado
    da Educação de SC. - 1991

3) SEED - SC - PROPOSTA EDUCACIONAL E CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (em sua versão   preliminar )

4) SEED - SC EM SUA PROPOSTA CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
    Ensino Fundamental e Médio. Na Educação dos Docentes para Educação das
    séries Iniciais - Ed. SEED SC - 1998

5) MANUAL DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DE MAGISTÉRIO - Zóboli G.Bernardi Séries Iniciais - Editora Ática - São Paulo 1996.

6) DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE MAGISTÉRIO - Edit. SEED - SC - 2012

7) PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DE ENSINO DA SEED - SC - 2001
    E REGIMENTO ESCOLAR PARA 2012