terça-feira, 17 de setembro de 2013

CHAMADO PASTORAL NESTE SÉCULO

"...Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo, pois a tua vara e o teu cajado me consolam.." ( Salmo 23;5-6)

Pastores e missionários pobres da modernidade que andam pelo vale da sombra de morte. E muitos desses pastores e missionários são perseguidos pelos líderes religiosos do regime político onde impera a religião dos muçulmanos Fundamentalista ou regime do Islamismo.E citamos o caso dos países que são liderados pelos grupos do Talibah etc.E outras vezes somos perseguidos pelos regimes de ditadores políticos, como foi o caso dos países que faziam parte da antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas ou a URSS do antigo regime comunista. E foram governos que se fecharam dentro de si mesmo, e aplicaram uma lei da ditadura que foi chamada de "cortina de ferro" na Rússia dos anos 1950 e que durou até o ano da queda do muro de Berlim 1988. Esse regime foi um dos mais cruéis perseguidores da Igreja do século vinte e vinte um. 
                                                     Fonte de imagem Google 2013
                                                
E em outras as vezes nós como pastores e missionários pobres somos perseguidos pelos nossos próprios colegas de ministérios de Igrejas co-irmãs, ou ainda somos perseguidos pelos colegas de outros ministérios e somos taxados de fundamentalistas, outras vezes ainda somos taxados de liberais e anarquistas etc. E ainda  podemos acrescentar as dores que sentimos em nosso dia a dia de nossa labuta missionária com os nossos familiares, ou seja com a nossa esposa, filhos, parentes; que ora nos apoiam e ora se revoltam contra nós.E assim muitos dos nossos grandes missionários encontram o seu maior inimigo "velado ou declarado" que pode estar dentro de nossa casa, isto é, pode ainda ser comparado ao casamento  de "Dalila e Sansão" que está registrado no V/T, pois este jovem era consagrado presbítero e chamado de Sansão o Narizeu.E ele era um valente militar e fazia parte do serviço secreto de Israel antigo; e ele havia sido consagrado ao Senhor pelos seus pais, e ele tinha feito um voto de consagração em secreto ao seu Deus,que não cortaria o seu cabelo e jamais poderia divulgar a quem quer que seja o seu voto de consagração,se revelasse o seu segredo a uma pessoa estranha perderia toda a sua força. E era do seu segredo de consagração a Deus de onde fluía a sua força e o seu poder. E assim ele havia se casado com uma esposa que o traia e denunciava-o aos seus maiores inimigos, ou inimigos da Igreja do Israel antigo que se chamavam de povos filisteus. Ou outras vezes ainda o nosso inimigo que ora se apresenta como um filho pródigo e rebelde que abandona a casa do do pai e traz mau testemunho em nossa volta e em nossa Igreja. E assim sentimos o dilema do emprego, do sub-emprego, das doenças em família, da miséria que  tantas e tantas nos ataca e mais aflições que nos assaltam e afligem a nossa alma e o nosso coração.

Realmente estamos vivendo dias de muitas críticas em torno do nosso pastorado, hoje em dia temos uma Igreja que pede do seu pastor que use todos os seus talentos e recursos. Temos uma Igreja com a multiforme sabedoria divina, é um povo que se encaixa nas multi-funções da Igreja,  um povo da era da reforma e da era da industria tecnicista e uma era que tem uma tecnologia comercial muito forte e gananciosa, temos uma Igreja que não se contenta com pouca coisa ou então não se contenta com nada.Poderíamos até comparar a nossa Igreja moderna como aquela que se enquadra no tipo da Igreja de Laodiceia, uma Igreja rica, industrial, abastada,arrogante e contenciosa. Mas que por outro lado sofria essa mesma Igreja da era da alta tecnologia comercial e do lucro sofre em sua alma uma penúria espiritual insuportável, e ela não possuía os frutos do Espírito Santo, e que está registrada no livro do apocalipse que Cristo nos exorta dizendo:
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:16-17

Enfim somos uma Igreja moderna que faz grandes exigência de seu pastor.Somos uma igreja diferente dos séculos anteriores, a cada ano que passa surgem novas lideranças, temos novos líderes religiosos e líderes governamentais que aproximam o povo de Deus para mais perto ou para mais longe de Deus.Cristo Jesus o grande e Bom Pastor divino quando estava na terra nos aconselhava de que ele era o nosso bom pastor e ele nos dizia assim: "Eu sou o bom Pastor e o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas..."
Alfonso Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário