quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DESAFIO DE PASTORES E MISSIONÁRIOS DA MODERNIDADE

"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era  na aparência semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro." Apocalipse 4:2-4
                         Os vinte e quatro anciãos ladeando o trono do divino - Google 2013
O desafio dos vinte e quatro líderes anciãos coroados pela sua boa liderança na terra do apocalipse e que agora estão diante do trono divino.E perguntamos quem seriam eles?São líderes políticos,líderes de governos, líderes religiosos,líderes da ciência,líderes da cultura etc.citados no livro do apocalipse (Ap.4:1-12)E são representantes da Igreja de nosso planeta terra e que estão diante do Trono divino, estão diante da ONU celeste de nossa galáxia.Mas eles que estão com as suas coroas em suas cabeças; quando viram a sua majestade maior  entrar em cena  na corte suprema,eles os vinte e quatro anciãos se dobravam diante do Senhor e tirando as suas coroas as depositavam diante do Cordeiro e as lançavam aos pés diante de Deus. E perguntamos;Ora o que isso significa? Significa que quando o nosso evangelista João viu isto ele ficou pasmo de encanto e pasmo de temor e reverencia,e como se prostravam os nossos bons anciões e líderes que tiveram a sua liderança aprovada pelo Espírito Santo aqui na terra.E sobre esse assunto assim nos comenta o pe.Vieira em seu sermão escrevendo;

"Pois se as coroas se lançavam aos pés de Deus,como tinha Deus as coroas sobre a sua cabeça? Porque tanto cresce Deus em sua grandeza quando desprezam os homens por seu amor.As coroas na cabeça de Deus eram os aumentos de sua grandeza, as coroas aos pés de Deus eram os desprezos do amor dos homens, e com as mesmas coroas que arrojava o desprezo humano se autorizava a majestade divina em reinar sobre nós.Porque tanto cresce Deus nos aumentos de sua grandeza quantas são as grandezas que se põem aos pés de Deus o nosso amor. Portanto diga-se logo;que cresceu e se engrandeceu Deus hoje duplicadamente:Uma vez medido com São João e outra vez medido como o mundo. Ser Deus anteposto ao mundo, e ser preferido a João em sua visão;É crescer muito Deus em sua estimação e engrandecer-se muito em seus atributos." Textos selecionados de Vieira em seu sermão sobre  o visionário São João Batista.

Fonte google 2013 - Esses pastores e missionários ricos e são citados em destaque pela revista Forbes 2013.E então eles são capazes em depositar as suas coroas e a sua fortuna aos pés de Cristo,como bem faziam os grandes anciãos e líderes dos governos que representavam a Cristo na terra.? Como  está registrado e bem encenado no livro do apocalipse...? (Ap. 4:2-12)
Os super missionários e pastores da modernidade homens ricos de cinco talentos, são homens valentes, destemidos, que além de bons oradores, são administradores de empresas, missionários curandeiros, bons  atores de televisão, e tem uma boa palavra de persuasão em sua oratória. Sua palavra é sempre urgente e cheia de desafios para um mundo controverso que vive a nossa humanidade teísta e ou ateísta em nossos dias.Estamos vivendo em dias de uma Igreja que representa os povos do oriente e chamada de igreja da gentilidade,e que muito se assemelha aos dias da antiga Igreja de Laodiceia com seus sete ramos e sete pastores anjos que constantemente estão sendo repreendidas pelo Espírito Santo e pelo Espírito de Cristo.Era uma Igreja que estava localizada do que hoje pertence ao país da Turquia ou a Igreja do apocalipse ou seja os seus problemas são os nossos problemas.
              Figura abaixo missionários curandeiros e ricos empresários - Fonte google 2013

Gostaria de comentar um pouco do que acontece nas igrejas e campos missionários em nossa média cidade de Joinville -SC em dias de hoje. Joinville é uma cidade com os seus 600 mil habitantes aproximadamente.Essa cidade faz parte das maiores do Estado de Santa Catarina. Possui um bom parque industrial, é uma cidade agro-industrial, possui um PIB de 16 bilhões em seu Produto Interno Bruto segundo dados do jornal da cidade A Notícia de abril de 2013.Aqui nessa cidade e região temos algumas industrias que são consideradas de grande porte; como é o caso da Fundição Tupy que emprega em média 5 000 operários diretos e outros empregos indiretos.Temos aqui uma outra empresa chamada de WEG Motores é uma empresa de grande porte, e que está localizada na região da grande Joinville. E a cidade  possui outras empresas de médio porte e bem como muitas pequenas e micro-empresas.É uma cidade que foi colonizada por imigrantes de todos os lugares vindos da Europa.Somos alemães, portugueses, poloneses, noruegueses, franceses, africanos, etc.Como podemos ver esse é um Município considerado como um dos mais ricos do Estado de SC. E temos assim muitas igrejas nessa cidade e gostaríamos de fazer um pequeno comentário em torno de algumas que se instalaram aqui nessa cidade.
                    Pastores e missionários  tradicionalistas e ou fundamentalistas pobres -
I.IGREJA LUTERANA DO BRASIL - É uma grande Igreja tradicional proveniente do ramo da reforma de Lutero, e daí assim leva o seu nome. Essa Igreja exerce uma grande influência em nossa cidade,sua presença e sua liderança foi  marcante no início da colonização dessa cidade  que teve início nos anos de 1808 em diante.Essa Igreja possui  nove paróquias na cidade e mais de uma dezena  de novas e pequenas congregações que giram em torno de sua Administração. E tem trabalhado e evangelizado especialmente o seu povo de descendência alemã em suas colonias aqui no Estado de SC e Joinville e região. É uma Igreja que possui uma boa visão na área de Educação e possui em sua sede um colégio de primeiro e segundo grau respectivamente, e bem como uma Universidade que leva o nome de IELUSC oferece Cursos Universitários de Jornalismo,Pedagogia e Administração de Empresas e outros cursos que já estão em seu programa.Essa Igreja também possui dois Hospitais na cidade um é de especialidades médicas e outro é o Hospital Betel de assistência ao Idoso.Como podemos ver aqui temos uma Igreja da Reforma que se instalou nas províncias de além mar.Essa Igreja faz parte do grande avanço na evangelização dos nossos missionários e pastores reformistas dos séculos XVI e que se estende até o nosso século.Pois o lema da reforma protestante sempre foi esse;(somente a graça)sola gracia, (somente pela fé) sola fide e sola scriptura,(somente a escritura) e somente a salvação em Cristo Jesus.É uma Igreja que não possui a escola dominical domingueira aos domingos pela manhã.
     
Se visitarmos essa Igreja aos domingos pela manhã veremos que o seu culto é de uma hora em ponto, o que passar disto já os seus fiéis vão olhando para o seu relógio e outros vão saindo pelas portas ao lado do salão de culto.E como temos notado é uma Igreja que hoje em dia já perdeu grande parte de ardor missionário em sua missão de levar as almas a Cristo. É uma Igreja que deve ter em seu rol de membros uns 10 000 fiéis comungante e outros tantos não comungantes aproximadamente na área da grande cidade de Joinville .Só para se ter uma ideia do número de membros, a Igreja da Paz a sua paróquia principal que fica localizada bem no centro da cidade, dizem os seus pastores que possui em seu rol de membros unas três mil famílias que estão agregadas em sua lista de sua membresia. E o interessante que notei nessa breve pesquisa, que essa Igreja possui apenas um pastor e mais um auxilar para pastorear todos esses fiéis, não dá para entender como dois pastores dariam conta em pastorear todo esse rebanho.E perguntei aos pastores e líderes por que eles não contratavam mais pastores e missionários para um campo tão grande e vasto, e eles me responderam assim: É que a nossa Igreja e comunidade não deseja contratar mais pastores e missionários;já tentamos mas não conseguimos ter sucesso. E assim creio eu que a visitação dos fiéis ficaria muito comprometida nesse caso.

E outra coisa interessante que também tenho notado que muitos de seus pastores fazem o seu curso de Mestrado e ou Doutorado na Europa e especial no país da Alemanha que é chamado de berço da Reforma Protestante. E assim muitos desses pastores quando retornam a sua Igreja de base encontram grandes conflitos de idéias com os seus fiéis nas pequenas comunidades de base. Pois eles aprendem e ensinam temas polêmicos e conflitantes tais como: O Teísmo e Ateísmo que eles aprenderam em seus cursos de Filosofia nas ditas e famosas Universidades da Europa. E nas Igrejas Agro-industriais isso soa como uma conspiração contra a fé em Cristo.E assim muitos dos seus chamados Mestres e Doutores na área de ciências humanas,tais como doutores em filosofia, doutores e mestres em novo Testamento etc.e que possuem uma linha de pesquisa mais aberta em sua religiosidade, muitos desses chamados mestres são desprezados pela comunidade local e são taxados de pastores ateus ou atoas.E a comunidade pede a sua saída porque os chama de "pastores não crentes" e ou "pastores que não são convertidos" a Cristo.E assim acontece lá na Igreja Luterana como tem acontecido conosco, nós pastores e missionários presbiterianos.Pois nesse caso temos os mesmos problemas e sofremos os mesmos dilemas em nosso ministério. Quando somos despedidos pela nossa Igreja e ficamos sem saber o que fazer, digo em que profissão trabalhar?. E se o pastor tem uma formação na área de filosofia poderá ir dar as suas aulas;mas caso contrário, terá que vender livros ou trabalhar nas firmas etc.E assim a Igreja fica sem mais um pastor formado. E daí os pastores pentecostais e outros ramos do sistema carismático atacam e sempre levam vantagens. Mas pelo que pude ver em meus contatos dessa breve pesquisa,a Igreja Luterana e chamada de IECLB. é uma Igreja tradicional muito boa, atuante em nossa comunidade Joinvilense e que sabe exercer bem o seu papel na evangelização em nossa cidade.Isto é, ao seu modo tradicional. Todas as Igrejas tem os seus defeitos e suas grandes virtudes assim como é o ser humano em geral. E ainda gostaria de falar um pouco sobre a Igrejas Presbiterianas que se instalaram nessa cidade e na região da grande Joinville e seus pastores pobres ou pobres pastores.

E em outras vezes nós como pastores e missionários pobres que fazemos parte do protestantismo do ramo tradicional,somos perseguidos pelos nossos próprios colegas de ministérios de Igrejas co-irmãs, ou ainda somos perseguidos pelos colegas de outros ministérios e somos taxados de fundamentalistas, outras vezes ainda somos taxados de liberais e anarquistas etc. E ainda podemos acrescentar as dores que sentimos em nosso dia a dia de nossa labuta missionária com os nossos familiares, ou seja com a nossa esposa, filhos, parentes; que ora nos apoiam e ora se revoltam contra nós.E assim muitos dos nossos grandes missionários encontram o seu maior inimigo "velado ou declarado" que pode estar dentro de nossa casa, isto é, podemos ainda comparar ao casamento de "Sansão e Dalila" que está registrado no V/T, pois este jovem era consagrado presbítero e chamado de Sansão o beato.E ele era um valente militar e fazia parte do serviço secreto de Israel antigo; e ele havia sido consagrado ao Senhor pelos seus pais, e ele tinha feito um voto de consagração em secreto ao seu Deus,que não cortaria o seu cabelo e jamais poderia divulgar a quem quer que seja o seu voto de consagração,se revelasse o seu segredo a uma pessoa estranha perderia toda a sua força. E era do seu segredo de consagração a Deus de onde fluía a sua força e o seu poder. E assim ele havia se casado com uma esposa que o traia e denunciava-o aos seus maiores inimigos, ou inimigos da Igreja do Israel antigo que se chamavam de povos filisteus. Ou outras vezes ainda o nosso inimigo que ora se apresenta como um filho pródigo e rebelde que abandona a casa do do pai e traz mau testemunho em nossa volta e em nossa Igreja. E assim sentimos o dilema do emprego, do sub-emprego, das doenças em família, da miséria que tantas e tantas nos ataca e mais aflições que nos assaltam e afligem a nossa alma e o nosso coração. 
Fonte google 2013 - Mas quais pastores e missionários querem pregar e ajudar esses...?

II. IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - IGREJA PROCÓPIO  GOMES - Chegamos para essa cidade no final do século XIX por volta dos anos 1880 por aqui passaram muitos dos nossos antigos missionários americanos e outros que vinham evangelizando o sul do Brasil e assim chegaram a essa cidade.Mas tiveram pouco sucesso nessa época. Somente em 1920 em diante começou a formar-se um pequeno grupo. E a Igreja foi organizada somente por volta  de 1937. Dentro  da  cidade  de  Joinville - SC  temos  três  Igrejas  as  chamadas de IPB ou Igejas Presbiterianas  do  Brasil dentro da  cidade de Joinville; Temos  a  Igrejas  da  Rua  Procópio Gomes  com  aproximadamente  80  membros  fiéis, que  somam  entre  os  membros  comungantes  e  os  membros  que  são  apenas  simpatizantes. É  uma  Igreja  que  já  passou  por  diversos  tipos  de  movimentos  internos; que  são  os  chamados  de  movimentos  internos: Houve  o  movimento  pentecostal Presbiteriano  de  hoje, e assim essa mesma Igreja receosa tornasse conservadora  em  extremo. E como resultado temos hoje em dia uma  Igreja  tímida  e  uma  Igreja  que  tem  medo  de  evangelizar. Somos  um  grupinho  tímido, precisamos  acordar  para  os grandes desafios  do  século  vinte  e  um. Não  é  uma  Igreja  Evangelizadora.
Tem  as  Congregações  de  Morro  do  Meio  e  outra  Congregação  em  Garuva. Tem a sua Escola Dominical domingueira. Não possuímos nenhuma obra de ação social. Não temos Creches, nem Escolas, nem trabalhos em hospitais.

2. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  ANTIOQUIA - Situada  no  bairro  Comasa  do  Boa  Vista. Passou  e  ainda  está  passando  por  uma  fase  de  divisões  e  dificuldades  da  sua  liderança; Tem  aproximadamente  25  membros  fiéis, mais  alguns  que  são  membros  da  Igreja  e  são  apenas  simpatizantes. Não  é  uma  Igreja  evangelizadora.
Mantém  uma  Congregação  de  Barrancos - Situada  no  Município  de  Garuva. 

3. IGREJA  PRESBITERIANA  DO  COSTA  E  SILVA - Situada  no  bairro  Costa  e  Silva. Não  cheguei  a  conhecer  esta  Igreja, mas  pelo  que  se  tem  notícias  é  uma  Igreja  pequena  e  deve  ter  aproximadamente  30  membros  fiéis comungantes, mais  alguns  simpatizantes.
Não  é  uma  Igreja  evangelizadora. Mantém  uma  Congregação  em  S. Bento  do  Sul.

4. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  SÃO  FRANCISCO  DO  SUL - Situada  em  na  cidade  de  São  Francisco  é  uma  Igreja  histórica, foi  fundada  pelos  missionários  antigos  do  começo  do  século  XX, lá  pelo  início  dos  anos  de  1900. É  uma  Igreja  que  regrediu  no  tempo, hoje  é uma  Igreja-Congregação, isto é, sem  vida  própria. Deve  ter  uns  20  membros  aproximadamente. Não  é  uma  Igreja  evangelizadora. Sem  ardor  missionário  apesar  de  ser  uma  Igreja  centenária  e  está  fincada  em  uma  das  cidades  mais  antigas  do  Brasil.

5. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  GUARAMIRIM - Situada  na  cidade  de  Guaramirim  no  bairro  do  Guamiranga. Tem  um  pequeno  grupo  de  uns  25  membros  comungantes. É  uma  Igreja  situada  em  uma  área  rural. Pelo  que  se  tem  notícias  não  é  uma  Igreja  Evangelizadora. Mas está a caminho de acordar para a sua grande missão Evangelizadora.

6.IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE - É uma antiga igreja que praticamente nasceu no seio da IPB e no começo da evangelização da cidade de Joinville e região.Ou melhor dizendo; essa Igreja saiu na época da divisão e os seus líderes dissidentes ficaram com a sua maior Igreja da região de Joinville que foi a atual  Igreja Presbiteriana Independente de São Francisco do Sul.É uma Igreja que tem uma grande influência na cidade e região. Tem três Igrejas fortes dentro da cidade de Joinville que são a Igreja central em Joinville 50 membros aproximadamente. A Igreja do Iririú com mais 80 membros aproximadamente. Mais a Igreja de São Francisco do Sul com 80 membros aproximadamente. E mais a Igreja IPI do Itaum que soma a 20 membros aproximadamente. A Igreja Presbiteriana de Guaramirim com 30 membro aproximadamente.E Somam em torno de duzentos 250 membros fiéis presbiterianos comungantes e mais outros simpatizantes.

7. IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA - É uma Igreja evangelizadora dissidente desde os anos de 1967 em diante. E são líderes descontentes que saíram de nosso meio no passado por discordância sobre os dons do Espírito Santo Santo e outros problemas de liderança local. Possuem três Igrejas na cidade e mais outras congregações de Igrejas menores. Que somam em torno de 150 membros aproximadamente.E algumas Igrejas já possuem a Escola dominical.
E nós presbiterianos estamos em dívida com a nossa comunidade; não temos nenhum trabalho de ação social na cidade. Não temos Escolas, nem Creches, nem trabalho de assistência em Hospitais e nem assistência ao Idoso. Creio que as nossas Igrejas devem trabalhar em cooperação com o poder público para ajudar os necessitados.
Alfonso Czaplinski

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CHAMADO PASTORAL NESTE SÉCULO

"...Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo, pois a tua vara e o teu cajado me consolam.." ( Salmo 23;5-6)

Pastores e missionários pobres da modernidade que andam pelo vale da sombra de morte. E muitos desses pastores e missionários são perseguidos pelos líderes religiosos do regime político onde impera a religião dos muçulmanos Fundamentalista ou regime do Islamismo.E citamos o caso dos países que são liderados pelos grupos do Talibah etc.E outras vezes somos perseguidos pelos regimes de ditadores políticos, como foi o caso dos países que faziam parte da antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas ou a URSS do antigo regime comunista. E foram governos que se fecharam dentro de si mesmo, e aplicaram uma lei da ditadura que foi chamada de "cortina de ferro" na Rússia dos anos 1950 e que durou até o ano da queda do muro de Berlim 1988. Esse regime foi um dos mais cruéis perseguidores da Igreja do século vinte e vinte um. 
                                                     Fonte de imagem Google 2013
                                                
E em outras as vezes nós como pastores e missionários pobres somos perseguidos pelos nossos próprios colegas de ministérios de Igrejas co-irmãs, ou ainda somos perseguidos pelos colegas de outros ministérios e somos taxados de fundamentalistas, outras vezes ainda somos taxados de liberais e anarquistas etc. E ainda  podemos acrescentar as dores que sentimos em nosso dia a dia de nossa labuta missionária com os nossos familiares, ou seja com a nossa esposa, filhos, parentes; que ora nos apoiam e ora se revoltam contra nós.E assim muitos dos nossos grandes missionários encontram o seu maior inimigo "velado ou declarado" que pode estar dentro de nossa casa, isto é, pode ainda ser comparado ao casamento  de "Dalila e Sansão" que está registrado no V/T, pois este jovem era consagrado presbítero e chamado de Sansão o Narizeu.E ele era um valente militar e fazia parte do serviço secreto de Israel antigo; e ele havia sido consagrado ao Senhor pelos seus pais, e ele tinha feito um voto de consagração em secreto ao seu Deus,que não cortaria o seu cabelo e jamais poderia divulgar a quem quer que seja o seu voto de consagração,se revelasse o seu segredo a uma pessoa estranha perderia toda a sua força. E era do seu segredo de consagração a Deus de onde fluía a sua força e o seu poder. E assim ele havia se casado com uma esposa que o traia e denunciava-o aos seus maiores inimigos, ou inimigos da Igreja do Israel antigo que se chamavam de povos filisteus. Ou outras vezes ainda o nosso inimigo que ora se apresenta como um filho pródigo e rebelde que abandona a casa do do pai e traz mau testemunho em nossa volta e em nossa Igreja. E assim sentimos o dilema do emprego, do sub-emprego, das doenças em família, da miséria que  tantas e tantas nos ataca e mais aflições que nos assaltam e afligem a nossa alma e o nosso coração.

Realmente estamos vivendo dias de muitas críticas em torno do nosso pastorado, hoje em dia temos uma Igreja que pede do seu pastor que use todos os seus talentos e recursos. Temos uma Igreja com a multiforme sabedoria divina, é um povo que se encaixa nas multi-funções da Igreja,  um povo da era da reforma e da era da industria tecnicista e uma era que tem uma tecnologia comercial muito forte e gananciosa, temos uma Igreja que não se contenta com pouca coisa ou então não se contenta com nada.Poderíamos até comparar a nossa Igreja moderna como aquela que se enquadra no tipo da Igreja de Laodiceia, uma Igreja rica, industrial, abastada,arrogante e contenciosa. Mas que por outro lado sofria essa mesma Igreja da era da alta tecnologia comercial e do lucro sofre em sua alma uma penúria espiritual insuportável, e ela não possuía os frutos do Espírito Santo, e que está registrada no livro do apocalipse que Cristo nos exorta dizendo:
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:16-17

Enfim somos uma Igreja moderna que faz grandes exigência de seu pastor.Somos uma igreja diferente dos séculos anteriores, a cada ano que passa surgem novas lideranças, temos novos líderes religiosos e líderes governamentais que aproximam o povo de Deus para mais perto ou para mais longe de Deus.Cristo Jesus o grande e Bom Pastor divino quando estava na terra nos aconselhava de que ele era o nosso bom pastor e ele nos dizia assim: "Eu sou o bom Pastor e o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas..."
Alfonso Czaplinski