sábado, 8 de junho de 2013

EMPODERAMENTO DAS MULHERES - O ENGANO


A luta no céu a mulher mãe que luta com o  dragão;


A luta que se desencadeia  na terra e no céu, o dragão e a mulher mãe que dá a luz a um filho líder, e ela se vê ameaçada, e protege seu filho recém-nascido da fúria do dragão que tenta matá-lo. A mulher do apocalipse de João recebeu duas asas de águia, um símbolo de poder para voar, e nos diz mais  o profeta que ela  gastou todas as luzes do firmamento e estava adornada com todas as cores do céu para voar alto, pois ela tinha recebido o poder em suas mãos para fugir da fúria do dragão (símbolo do poder estatal). 


"Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz.
Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão pôs-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.
Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono". (Ap. 12:1-5) e (Ap.12:13-14)



I.  A DIFICULDADES DAS MULHERES MÃES NA TERRA 


E assim Vieira faz essas comparações em seu sermão: Oh alma de Santo Antonio que se vós tivestes asas voarias sem perigo, soubestes voar para baixo e não para cima, para o alto. E são João viu em figura de linguagem no apocalipse a mulher cujo ornato gastou todas as luzes do firmamento, e diz que lhe foram dadas duas asas grandes como de águia. E para que pergunta o nosso pregador: Para voar ao deserto. Coisa notável diz ele; e por isso que o profeta lhe chamou de grande maravilha da natureza; esta mulher estava no céu. Como lhe dão asas de águia para voar ao deserto da terra? Porque acrescenta ele; há asas para subir e asas para descer. Pois as asas para subir são muito perigosas, as asas para descer são muito seguras. E como sou leigo no assunto, mas reparo que há peixes voadores no fundo do mar, que nos podem servir de asas e não as estendais para subir em vosso obsessivo orgulho, porque podeis encontrar um costado ou casco de "navio dragador" que suga e limpa as sujidades do fundo do mar e podeis ser despedaçados. Mas deveis encolher as vossas asas da ganância, e esconder-vos nas covas do mar, e aí estareis mais seguros.


Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: 


"Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'? Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu ma­rido, que comeu também.
O Senhor Deus perguntou então à mu­lher: "Que foi que você fez?" Respondeu a mulher: "A serpente me en­ganou, e eu comi".

 E depois da queda assim disse Eva ao Senhor: A serpente me enganou? (Gen.3:1-5)
                               
A serpente fez uma boa propaganda e me enganou disse Eva, e eu comi... a fruta envenenada.? Ou fruto da carne como nos diz o apóstolo Paulo: Ora os frutos da carne são: Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.(Gal.5:19-21)
                                           
É sempre difícil para se entender uma cena como essas, e descrever com exatidão no que teria acontecido de fato lá no Jardim do Éden a tanto tempo atrás.Estou me referindo com respeito a uma cobra falar,eu nunca ví uma serpente falando;já vi papagaio falando, mas uma serpente falando nunca ouvi dizer.Creio que essa cena mais se parece com um conto ou como uma parábola que Cristo contava aos seus discípulos em seu tempo.E são parábolas que estão fartamente registradas nos santos evangelhos. Esta foi a boa propaganda usada pelo inimigo de nossas almas, quando Adão e Eva foram tentados no paraíso divino. Aqui esta a chave da interpretação de nossa queda no paraíso, ou a historia de toda nossa rebeldia diante de Deus. Nossa raça humana não conseguiu crer em Deus e nem obedecê-lo em sua tentação. Adão e Eva acreditaram mais na voz de uma serpente falante do que em Deus. 


Acreditaram mais em um animal rastejante do que na palavra expressa vinda diretamente de Deus.E preferiram dar ouvidos a voz de Satanás que se aliava e falava na voz da serpente,como em uma miragem.Vemos também nesse texto de que Deus vinha e falava todos os dias e falava com ambos homem e mulher,e fazia isso todos os dias na viração do dia e no início da noite. E nesse caso Deus como Pai sentiu-se traído e muito ofendido com os nossos primeiros pais Adão e Eva,eles não foram fiéis ao Senhor e o desobedeceram.E o resto todos nós já sabemos o que aconteceu conosco. Afastamento de Deus, queda e sofrimento de cruz para toda a raça humana que já dura milhares de anos.



Me perdoem mas vou contar um caso que aconteceu comigo quando estava desempregado e sem dinheiro aqui em minha cidade. Eu estava caminhando pelas ruas de Joinville, estava nervoso e sem dinheiro.E quando de repente uma jovem linda vem ao meu encontro na rua e perguntou-me: O senhor precisa de dinheiro..? Falei; Sim eu preciso, estou sem dinheiro nenhum. Em seguida ela levou-me até uma agência de agiotagem,uma sala onde eles emprestam o dinheiro para as pessoas idosas,como eu já estou com os meus cabelos brancos.

Foi assim que ela pensou consigo mesma:Vou enganar mais um pobre velhinho aposentado e vou tomar o dinheiro dele. E a jovem que me atendeu toda sorridente e em seguida perguntou-me; Qual é o número do seu benefício do INSS? Respondi: Ainda não sou aposentado! E a moça quase desmaiou de susto e de raiva; a jovem que era loira de aspecto lindo e reluzente, quando viu que não podia tomar o meu dinheiro; de repente se transformou em uma serpente JUJU e queria avançar de tanta raiva que sentia por mim. E daí pensei comigo mesmo:foi mais ou menos isso que aconteceu por lá no Éden, digo, lá no conto do Jardim do Éden; E assim disse Eva a Deus: Senhor a serpente me enganou!

II  MULHERES MÃES EDUCADORAS DISPUTANDO O TRABALHO COM OS HOMENS
O nosso século está gemendo mesmo, gemem os nossos filhos abandonados e gemem as nossas mães, amantes, amigas, companheiras, carinhosas educadoras de plantão em suas casas. Elas abandonaram o "plantão caseiro", de mães-educadoras de plantão do seu lar, e muitas tiveram que ir trabalhar por vários motivos de: separações, de brigas,de doenças, de pouco ganho de seus maridos, de afirmação social, de busca pela independência financeira, de ganância, etc.



Hoje em dia, muitas mulheres-mães, se justificam e com muita razão, elas se separam e devem trabalhar fora de sua casa em empresas e firmas. Outras ainda dizem que, foram trabalhar porque expulsaram o seu marido de casa. Temos as famosas razões ou desculpas, dizem elas: eu me separei de meu marido porque ele era um: ( bêbado, um viciado, um ladrão, um desempregado, etc.) Enfim, são enormes as reclamações que elas apresentam. 


Mas temos um ditado popular que nos diz: " Nenhum sucesso compensa o fracasso em seu lar.". Acho que esse ditado traz uma boa mensagem e nos ensina uma grande verdade em suas entrelinhas. Temos homens e mulheres que já perderam a conta de quantas vezes eles se separaram. Tudo deu errado em sua vida doméstica. Vemos homens e mulheres que já não acreditam mais no amor. Dizem eles que a separação é a solução, assim pensam eles, puro engano. Mas, será mesmo que a separação seja a "solução",.? Com a separação criamos mais outro problema, ou vários problemas não resolvidos ou mal resolvidos. Um deles é a criação dos filhos, com a separação temos os filhos "mal criados", porque recebem "uma má criação", uma criação cheia de maus exemplos. Dados maus exemplos pelos próprios pais de xingamentos, palavrões, agressões, falta de diálogo, falta de afeto aos filhos, falta de carinho, enfim, a falta de amor paterno e amor materno etc.


 SEPARAÇÃO DO CASAL VEM AS VARADAS NA FAMÍLIA


Em geral com o abandono da família, por parte do pai ou da parte da esposa mãe, o caso sempre acaba indo para o poder público. Vai para o fórum das "varas de família", vai tudo para as mãos do "seu juiz" da vara de família. Tudo é anotado, tudo é discutido,tudo é julgado. Vem os ressentimentos, a amargura, a falta de perdão, o não cumprimentos dos compromissos em geral da parte do pai. As mulheres em sua maioria assumem a maternidade, em qualquer situação. O homem, se acha o tal depois de uma separação, acha que se livrou de um grande problema que é a sua ex-esposa e a sogra. O que mais um homem separado teme , é a sua querida ex-sogra, dela se teme mais do que do seu juiz.


Mas o problema continua e começa a se agravar com o tempo na separação. Na maioria das vezes o poder público pune com rigor, no Brasil ( com cadeia) o pai de família que deixou de honrar com os compromissos de pensão mensal e da visitação contínua aos seus filhos e dependentes. Sempre é pouco do que um pai separado pode dar aos seus filhos. Os nossos filhos precisam de moradia, de alimentação, vestimentas, educação e escola, de recreação e lazer, de carinho e afeto, de amor, de presença, de ficar com eles sem pressa de ir embora, de contar histórias na hora de ir para a cama e dormir etc.


III. MULHER-MÃE VIRTUOSA QUEM PODE ACHÁ-LA ? O SEU VALOR EXCEDE A TODO DINHEIRO DO BANCO ?


No livro de cantares de Salomão assim se expressa o autor, esse livro foi escrito em forma poética e figura de linguagem da paixão do jovem casal que se amam de verdade, e que crêem fielmente em Deus. Foi um romance a moda antiga, tipo do nosso Romeu e Julieta moderno. Acho que nós homens precisamos aprender muito com este livro. Precisamos aprender a cortejar e acarinhar as nossas noivas e futuras esposas e mães. Elas precisam deste alimento de carinho, para o seu bem estar, para que possam transmitir aos seus filhos que virão de seu ventre. A noiva deve ser preparada sem pressa para ser mãe, isto exige tempo, pois assim se expressa o poeta dizendo:


-- Vem minha doce formosa
-- Vem minha pomba adorada,
- Vem minha flor de maracujá, vem minha rosa de Saron?
- Eu te comparo em formosura e beleza das éguas bonitas de Faraó?
- Eu quero me embriagar com as tuas carícias e com teu perfume !


O rei Salomão casou-se centenas de vezes, com mulheres de várias nacionalidades e de todas as partes do mundo. Mas ele desabafa dizendo: " dentre mil funcionários homens, eu achei um que me agradava, mas dentre os mil casamentos que eu fiz, não consigo amar ninguém; ou nenhuma mulher me ama de verdade. Pois todos os meus casamentos são feitos por interesse, tudo acaba no vazio do sem amor de verdade". 


Tantos casamentos de reis e princesas que acabaram em separações, em tragédias. Salomão buscou casamento com mulheres de outras nações e outros povos. Essas mulheres não gostavam de sua religião, de seus costumes, de sua tradição, de sua igreja e de seu Deus. Nenhuma delas pertencia as chamadas de "donas Amélias", elas só pensavam no luxo e na riqueza. 


Nos primeiros capítulos de provérbios Salomão nos fala sobre o triste fim do homem mulherengo, ele acaba na rua da amargura, e sua vida será entregue aos "homens cruéis". Aos cruéis serviços de asilo, aos cruéis funcionários das cadeias da vida, aos cruéis funcionários de saúde, aos cruéis familiares que irão tratá-los sem respeito no final de sua velhice etc.


Tudo é uma questão de boa educação e de uma família que serve a Deus e quer andar em seus caminhos corretos. A mulher-mãe deve ser ensinada desde cedo pela sua mãe e pela sua avó, deve ser acarinhada e deve receber o amor de pais e seus familiares. Nos diz Salomão em seu livro de provérbios, a mulher de provérbios de número trinta e um : Em Massá ou Massada, cidade importante, onde ficavam os sábios da época do rei Salomão, cidade de políticos renomados, de professores e cientistas da época etc. Esta cidade era governada pelo rei Lemuel, este rei tinha uma mãe muito sábia, foi ela que lhe ensinava como se deve tratar as mulheres, e as princesas em geral. Foi ela, mãe do rei Lemuel que lhe ensinou o valor de uma mulher-mãe que é sábia. Pois creio que somente uma mulher pode falar com firmeza de outras mulheres. Assim nos ensina a mãe do rei Lemuel,e o rei Salomão escreveu dizendo:


- A mulher que é sabia transmite segurança para o seu marido.
- A mulher que é sábia, o seu marido confia nela.
- A mulher que é sábia, em sua casa não se tem falta de salário e de ganho.
- A casa da mulher sábia, ela zela pela manutenção do seu lar...
- A mulher sábia não abandona a sua casa, o seu lar para ir trabalhar fora. ela trabalha junto de seu marido e de seus filhos.
- Mulher sábia e virtuosa está lá dentro de sua casa, trabalha e administra a sua casa a semelhança de uma abelha,
sim de uma abelha-rainha, todos os demais membros do lar ficam em sua volta, se
uma abelha-rainha sai de casa e abandona a família, todo o enxame de abelhas
se desmancha e ataca os animais em sua volta com ferrôes que matam.
- A abelha-rainha perfuma o seu lar com o amor que recebe de pais, avós e marido.
- A mulher-mãe é uma vocação divina. Ela é mais do que uma simples mulher,ela é
uma esposa com vocação de rainha.
- Mulher sábia faz com que seu marido seja respeitado em meio da sua sociedade.


Seu esposo a elogia dizendo: Muitas mulheres agem virtuosamente, mas tu sobrepujas a todas. Os seus filhos são estimados na Escola, porque dentro da casa, está a poderosa rainha de plantão do lar. Terminando assim se expressa o texto sagrado: " Mulher virtuosa esposa-mãe", quem a achar e se casar com ela... achará a benevolência do Senhor Deus e achará a vida, alegria, bem-estar e vida longa e abençoada por Deus.

Alfonso Czaplinski 

Nenhum comentário:

Postar um comentário