quarta-feira, 20 de março de 2013

IGREJAS COM VERGONHA DO PASTOR

E assim escreveu o apóstolo Paulo: "E  não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê..." (Rom.1:16)

Lembro-me bem desse fato, estava indo com a minha velha bike para pregar em uma Igreja aqui da região de Joinville.Uma Igreja que fica situada próximo ao um sítio.Vale ressaltar que a cidade de Joinville é uma cidade agro-industrial.Como a Igreja ficava longe de minha casa eu tinha-me atrasado um pouco,e depois de pedalar uns 8 Quilômetros cheguei até a Igreja suando, com sede, com raiva, pois a corrente de minha bicicleta tinha caído por várias vezes durante o caminho.Eu estava com as minhas mãos cheia de graxa.Que humilhação,que vergonha que passei, mas finalmente cheguei até a Igreja  local. E quando ia chegando logo fui encostando a minha bike na parede da Igreja e via pela janela a atitude dos irmãos que estavam lá dentro.E daí ouví uns irmãos que estavam cochichando de e diziam uns aos outros. E depois sem querer ouvi um dos irmãos que dizia em forma de pergunta: Quem é esse pobre velhinho que chegou de bicicleta? E ouvi outros que diziam-lhe:Esse velhinho é pastor, e ele vai ser o nosso pregador de hoje, mas ele ainda não conseguiu comprar um carro velho? Assim acrescentou o irmão. É sempre assim quando nós queremos agradar a Deus em Cristo nem sempre conseguiremos agradar aos homens.E creio que esse fato também aconteceu com o grande apóstolo Paulo. E ele dizia aos irmãos  da rica Igreja de Roma antiga: Pois não me envergonho de pregar o evangelho de qualquer jeito, com boa fama e sem boa fama.etc. O importante é que Cristo está sendo pregado.

Em figura abaixo pregador visitador  - anunciando o evangelho de casa em casa nos grandes centros do nosso Brasil - Imagem aproximada google 2013
                                                  
A Igreja Católico Romana nos assegura de que o apóstolo Pedro foi o seu primeiro papa na Igreja de Roma antiga.Mas a respeito desse assunto há muitas controvérsias principalmente no meio cristão evangélico protestante.E até certo ponto pode ser verdade que o apóstolo Pedro seja o seu primeiro papa venerável nos tempos da Igreja antiga.E creio que a Igreja de Roma o tinha como um cidadão "onoris-causa" uma persona grata.E foi assim que lhe havia concedido o título honroso de bispo emérito.Mas creio que ele morava em Roma por causa da forte perseguição que se deu em Jerusalém contra a Igreja, e não porque queria morar lá, ele havia recebido de Roma uma espécie de asilo político ou algo parecido.Mas creio que não foi do seu bom grado fazer isso, pois ele como um judeu ortodoxo de linha dura, e que a princípio queria salvar  apenas os povos judaizantes ou seja,ele queria pregar a Igreja de Jerusalém e ser o seu pároco. Mas devido a grande perseguição que foi desencadeada por lá pelos fariseus e pelo império romano na tomada de Jerusalém no ano 70 DC. E na derrubada do templo e em seguida o templo foi assaltado e queimado pelas águias de Roma. 

E creio que o apóstolo Paulo foi de fato mais pastor da Igreja de Roma do que o apóstolo Pedro. E assim os fatos e a história comprovam isso.Pois constantemente o vemos  escrevendo,evangelizando os soldados de Roma que estavam espalhados pelos mundo afora de então; ou ainda enviando missionários,preparando os missionários,e tendo a grande preocupação de um trabalho pastoral fatigante e estafante das Igrejas no mundo.Mas a Igreja de Roma condecora e valoriza ao apóstolo Pedro e não a Paulo.E assim creio que esse "título de papado"em parte foi concedido injustamente a Pedro pela patrística da Igreja. Embora a personalidade de Paulo seja controversa e ele sempre estava em cadeias e constantemente era preso e vivia mais em cadeias do que em liberdade.E o apóstolo Paulo foi violento em sua reação contra os cristãos da Igreja do primeiro século: Um temperamento violento e colérico.E assim nos diz a autor da carta de Atos dos apóstolos: "E Saulo ainda respirava ameaças de morte..."(Atos 9:1-2) E assim ele escreve em sua carta a Igreja de Roma dizendo: "Porque eu não me envergonho do evangelho porque é o poder de Deus..."embora muitos crentes da Igreja de Roma tivessem vergonha de seu pastor.E assim muitas vezes ele fora impedido de visitar muitas Igrejas e campos missionários do mundo antigo por motivos de prisão e cadeias.E Paulo era um homem de temperamento inconstante e irrequieto, e assim a Igreja dos ricos e abastados de Roma sentiam em parte "vergonha de seu pastor" prisioneiro.Como também de sua atitude de pastor missionário inconstante e muitas vezes com comportamento esquizito. E por esse motivo e outros motivos mais,o conselho da Igreja de Roma resolve dar o título de pastor emérito ao apóstolo Pedro.E em seguida o condecora como primeiro papa da Igreja de Roma. Que Depois de muito sofrer, Pedro torna-se um homem crente de temperamento manso, calmo,sereno e tranquilo.Torna-se um "homem bonachão "como se diz no ditado popular.
Alfonso Czaplinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário