Lembro-me deste fato, estava indo de Curitiba para cidade de Imbituva onde eu era pastor da Igreja Presbiteriana. E no caminho passei pela região de Vila Velha um grande ponto turístico da cidade de Ponta Grossa. E por uma destas passagens também visitei o mosteiro, aliás um belo mosteiro que lá se encontrava. E assim tive a oportunidade de conversar com os jovens internos e frades que lá viviam para se entregarem de corpo e alma as orações, jejuns e contemplação da vida monástica. Eles estavam lá para louvar e servir a Deus dia e noite assim eles nos afirmaram.
E fiquei olhando para aquelas paredes das velhas grutas e paredes daquelas rochas milenares que lá havia, umas rochas eram em forma de copos, outras rochas eram em forma de montanhas e assim por diante. E conversei com um jovem interno que me dizia estar muito triste e depressivo com aquela vida monástica. E pensei comigo mesmo como eu inveja esse tipo de vida monástica e pacífica, mas esse jovem estava me dizendo o contrário. E ele dizia-me estar muito triste e depressivo com essa vida. Ele dizia mais; eu creio que essa vida não é para mim. Eu quero ver gente, eu quero agir, eu quero evangelizar, eu quero trabalhar, eu quero estudar, eu quero correr, eu quero brigar com os meus pensamentos, eu quero sentir o cheiro de gente, eu quero ver as crianças nascendo, quero ver as crianças brincando nas praças. é isso que eu quero seu pastor, eu quero casar ele acrescentou. E assim cada um de nós tem um tipo de dom, talento e um tipo de chamado no reino dos céus.
I. A CHAMADA VOCACIONAL DO PROFETA JONAS QUE ESTÁ DOENTE
Jonas era tipo de um marinheiro de guerra - profeta-educador com grande capacidade de negociação e persuasão nos momentos de grande crise. Esse profeta é escolhido por Deus, e deveria ir e pregar o perdão e a paz na cidade árabe de Nínive.Mas ele está mal e sente-se depressivo, tem pensamentos negativados e sofre de uma síndrome de suicídio...? Um profeta que fala e vem da civilização dos mares - ele aparece na terra de Nínive como um milagre de sobrevivência. Ele é uma figura do marinheiro de guerra, um Popye que aparece nos filmes para diversão das crianças e adultos do velho oeste, e que na hora do perigo ele sempre toma mais uma dose do seu "espinafre milagroso"! para vencer o mal, ou os homens maus, e que sempre os derrota.
Mas agora o nosso profeta está muito doente, e sente uma "depressão interna" e constantemente pede a sua morte para Deus. E vemos que Deus o trata como um psicanalista e o convence de que ele deve ser bondoso para com os seus seus irmãos e guerreiros povos assírios, que são os nossos irmãos árabes de dias atuais. E que hoje em dia estão com seu "Estado Islâmico"em formação e prontos para a guerra do terror. E eles nos ameaçam constantemente e querem explodir o mundo com sua ira e ferocidade. Mas pasmem irmãos! Hoje em dia não está na hora da igreja de Cristo que está na terra, pedir a Deus e que pelo poder do Espirito Santo nos envie hoje, os profetas evangelistas da modernidade para lá. Devemos pedir que Deus em Cristo nos envie um "protagonista do profeta Jonas" para pregar a paz, o perdão e para negociar e pregar com o "Estado Islâmico". Devemos pregar a paz. E quando fores pregar dizei antes de tudo: Paz seja na casa, paz seja neste governo.
E assim nesse momento Deus dá um duro recado a nós igreja de Cristo na terra, e ao povo de Israel da era da modernidade, que devemos pregar a paz a esse povo? E assim virá a "nossa cura interior" e a nossa dor da depressão irá sarar, e teremos mais paz dentro dos próprios muros de Jerusalém moderno, como teremos mais paz no mundo inteiro. É a paz de Cristo que excede todo o entendimento humano. Mas Jonas o profeta quer morrer, ele tem dentro de si a "síndrome de suicídio" como nos ensinam os psiquiatras, psicólogos e terapêuticas mentais da atualidade. Vejamos o que nos diz Cristo quando nos manda evangelizar o mundo no seu IDE:
Quando fores entrar e evangelizar uma casa dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa. e se lá houver um filho da paz ele receberá essa mesma paz, se não, essa mesma paz retornará para você. Mas Jonas está com raiva e depressivo e Deus trata dele como um grande psicanalista em Cristo Jesus. E daí se conclui que a doença depressiva de Jonas e sua "síndrome de suicídio" era uma paralisia espiritual, e uma mistura de preguiça, ciúmes, amargura, irresponsabilidade para com o sentimento dos outros etc. E assim mesmo está a Igreja de Cristo hoje em dia; Ela precisa ser despertada pelo poder do Espírito Santo. E obedecer o IDE e pregai durante quarenta seguidos em uma campanha evangelística com jejum e orações.
Por causa disso, Jonas ficou com raiva e muito aborrecido. Então orou assim:
— Ó Senhor Deus, eu não disse, antes de deixar a minha terra, que era isso mesmo que ias fazer? Foi por isso que fiz tudo para fugir para a Espanha! Eu sabia que és Deus que tem compaixão e misericórdia. Sabia que és sempre paciente e bondoso e que estás sempre pronto a mudar de ideia e não castigar. Agora, ó Senhor, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver. Senhor respondeu:
— Jonas, você acha que tem razão para ficar com tanta raiva assim?
Aí Jonas saiu de Nínive, foi para o lado onde o sol nasce e sentou-se. Depois, construiu um abrigo e sentou-se na sombra, esperando para ver o que ia acontecer com a cidade. 6Então o Senhor Deus fez crescer uma planta por cima de Jonas, para lhe dar um pouco de sombra, de modo que ele se sentisse mais confortável. E Jonas ficou muito satisfeito com a planta. Mas no dia seguinte, quando o sol ia nascer, por ordem de Deus um bicho atacou a planta, e ela secou. Depois que o sol nasceu, Deus mandou um vento quente vindo do leste. E Jonas quase desmaiou por causa do calor do sol, que queimava a sua cabeça. Então quis morrer e disse:
— Para mim é melhor morrer do que viver! Mas Deus perguntou:
— Jonas, você acha que está certo ficar com raiva por causa dessa planta?
Jonas respondeu:
— É claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer!
Então o Senhor Deus disse:
— Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela!Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!
(Jonas 4:1-11)
II. JONAS SE PERDE EM SUA VOCAÇÃO E FOGE DE DEUS - ELE TRAVA UMA GUERRA EM SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS E POSITIVOS, NELE AGE O "SIM E O NÃO" COMO NOS FALA O APÓSTOLO PAULO.
Mas Deus insiste com o profeta e vai buscá-lo e o traz de volta dentro da barriga de um grande peixe e o reconduz para o verdadeiro caminho de sua vocação profética. E sobre esse assunto assim se expressa Vieira em seu sermão: "Um homem passou pelo Cabo da Boa esperança, e quem foi ele? Foi Jonas dentro do ventre da baleia. A baleia embocou a Jonas no Mar Mediterrâneo, porque não tinha outro caminho. Tomou-o e levou a costa da África tomou a mão esquerda e seguiu a mão direita e dobrou o Cabo da Boa Esperança, correu o mar até a Etiópia, passou pelos países Arabes, entrou no Golfo Pérsico e aportou ás prais de Nínive e o levou pelo rio Eufrates e fazendo de sua língua em prancha pôs profeta vivo em terra na praia. Mas por que o profeta fez essa viagem por debaixo das águas ? Pergunta Vieira; Porque este milagre da vitória da natureza de valor pertence somente ao soberano Deus..." (Vieira em seu sermão do Santo Antonio aos Peixes)
Na busca da fé e a pregação dos palestrantes positivista de nossos dias - Mas eles se esquecem de falar sobre nosso pensamento negativo que muitas vezes nos domina e junto a ele vem caminha a doença da depressão que muitas vezes nos adoece. E mata as nossas boas inciativas da vida. E um exemplo que temos sobre esse tema de pensamentos negativos e depressão religiosa é do profeta Jonas. Jonas o profeta educador com síndrome suicida - Pois o nosso corajoso e profeta Jonas que era um descendente de árabes-israelense,é enviado por Deus para uma missão suicida na maior cidade e chamada de Nínive a grande capital d o império Assírio babilônico. Jonas se perde em sua vocação e diz a Deus o sim e logo depois foge de sua vocação e foge para Társis, cidade da Espanha na época. Mas Deus que conhece a alma do profeta acompanha e o trata no meio caminho, com a cura interior, e novamente o Senhor ordena que ele siga a caminho da grande cidade de Nínive.
E daí surge a famosa pergunta: O pensamento positivo funciona ...? Creio que sim e são grandes os benefícios de que o pensamento positivo produz em cada um de nós. É uma nova ciência que foi descoberta pelos filósofos e cientistas sociais tempos atrás. E foi na era contemporânea que Augusto Conte um grande filósofo positivista e cientistas social começou a fazer pesquisas práticas nessa área das correntes do pensamento. E desde então,começaram a surgir os avanços nessa área e assim vieram os palestrantes de auto-ajuda no mundo inteiro. Hoje temos grandes laboratórios de pesquisa bem avançados nesta área médica e social. Em especial essa ciência positivista foi muito difundida, e bem aceita no meio empresarial do mundo moderno. Foram os empresários, políticos, cientistas sociais etc. quem mais despertaram seu interesse por essa nova ciência do "pensamento útil" e chamado de "pensamento limpo"que chamamos de poder do pensamento positivo. É a lei da violência,a lei da "porrada", "nego o pensamento negativo e assumo o pensamento positivo". Mas afirmar o pensamento positivo e desprezar o pensamento negativo não significa dizer que o pensamento negativo não existe. O Pensamento negativo existe e muitas vezes nos mata de raiva.Ora segurar o pensamento positivo na vigília contínua nos cansa e muitas vezes nos leva ao "stress mental" e assim devemos ter muito cuidado em intercalar entre o "pensamento positivo" e o "pensamento negativo". Ora as duas correntes de pensamentos são produzidos em nosso cérebro.
III. O PODER SARADOR DA FÉ
Ora sem fé é impossível agradar a Deus.... E aquele que se aproxima de Deus pela fé deve primeiro crer de que ele existe e de que é galardoador daqueles que o buscam. Caso contrário, não será recompensado, o nosso pólo de fé vem carregado de pensamentos negativos e positivos e deve atingir o supremo ser que é luz, força e poder positivo. Assim uma vez que atingimos o grande ser poderoso que é Jesus Cristo seremos então energizados por sua graça. E muitas pessoas foram saradas quando Jesus Cristo caminhava na terra e, queriam apenas tocá-lo. O toque nele ou fé a distância eram sarados imediatamente de todas as suas enfermidades e doenças. Nossa mente e nossos pensamentos podem ser comparados as grandes ondas do mar. E São Pensamentos que vão e pensamentos que vem...
São Correntes de ondas marítimas que vão....E são ondas de correntes que vem. E São ondas carregadas de força e poder elétrico positivo,e são ondas de poder negativo? Que Podem gerar a luz ou a fé? Tudo dependerá de como iremos conduzi-las,e de como iremos aproveitá-las ou re-aproveitá-las em nossa vida em nosso benefício.Essas ondas são agitadas pelas correntes dos ventos. Assim nos diz o apóstolo São Tiago.
E neste caso não podemos ignorar o poder mental do "pensamento negativo" que anda junto com o pensamento positivo. Podemos dizer sem errar que "um não funciona" sem a presença do outro. Assim somente para se fazer as devidas comparações e ilustração. Aqui iremos usar as leis da física e da ciência bem simples. E que são bem conhecidas por todos nós, que estão dentro dos nossos lares da modernidade. São as leis da energia elétrica, que se dividem em dois pólos: O pólo positivo e o pólo negativo. E o pólo negativo serve de escape para o pólo positivo,caso contrário o aparelho ou a nossa lâmpada irá queimar quando recebe o excesso de carga em voltagem positiva.
E assim nos dizem os cientistas das leis da ciência e da eletricidade, por exemplo; para que se tenha luz ou uma lâmpada acessa em nossa sala,é preciso que haja uma corrente contínua de um pólo condutor de corrente continua positivo, e um outro pólo condutor de eletricidade de um pólo negativo. É assim que funcionam as correntes elétricas que movimentam os nossos objetos tais como: aparelho de som, o computador, a televisão em nossa sala, a geladeira, as lâmpadas de nossa casa etc. E são esses aparelhos que movimentam-se através desses impulsos elétricos positivos e negativos.
E conosco acontece o mesmo em se falando de pensamentos positivos e pensamentos negativados. Usemos ainda mais essa ilustração para esclarecer: Se um determinado aparelho receber uma voltagem além de sua quantia prevista que lhe é suportável,ele se queimará. Assim por exemplo se a nossa TV da sala a sua voltagem é de 120 Volts elétricos no limite, e se por engano nós a ligarmos em uma voltagem de 220 Volts elétricos, a nossa TV irá queimar com certeza. E assim quantos aparelhos elétricos que são queimados por engano em nosso Brasil da atualidade. Hoje em dia parece que as empresas foram obrigadas pelos órgãos de defesa do consumidor, a fazer adaptação de dupla voltagem de retorno isto é, o aparelho deverá suportar até 250 Volts em sua voltagem contínua máxima de carga de impulsos elétricos. E eu mesmo já tenho ligado por engano e sem ler o manual e o limite de voltagem do aparelho,e o mesmo aparelho simplesmente queima e não funciona mais.
Jonas desembocado do ventre da baleia na terra da grande cidade de Nínive - Simboliza a figura da ressurreição de uma nova humanidade em Cristo Jesus, que se aproxima um novo milênio de paz interior, perdão e tolerância para todos os povos.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO DA MENSAGEM PARA NÓS HOJE - PARA A IGREJA MODERNA. DEUS SEMPRE INSISTIA EM FALAR QUE A NOSSA PAZ DEPENDE DE NOSSA CAPACIDADE E ATITUDE DE EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS AO NOSSO REDOR - QUANTO MAIS A IGREJA DO VELHO TESTAMENTO SE DEDICASSE AO EVANGELISMO, TANTO MAIS DE PAZ ISRAEL GANHARIA DENTRO DE SEUS MUROS.
Assim o mesmo acontece conosco hoje, com a nossa Igreja moderna, quanto mais nós nos dedicarmos ao evangelismo com os nossos vizinhos, amigos e parente, tanto mais eles se converterão dos seus maus caminhos e nós viveremos em paz e segurança no meio deles.
Meu amigo e irmão quantas vezes nós como missionários estamos doentes; Estamos muito enfermos na mente e na alma e sentindo um grande espinho depressivo na mente, mais ideias suicidas que vem em nossa alma e somos desafiados por Deus a enfrentar a doença e enfrentar o nosso trabalho. Não podemos parar, sem trégua, sem férias, sem lazer, pois o nosso trabalho social é urgente, pois muitas pessoas estão esperando por nós e pelo nosso trabalho.
Quantos drogados, viciados, criminosos, bandidos, prostitutas, ladrões estão nos desfiando hoje. Temos muito medo deles, enquanto Cristo Jesus nos diz: "Não temais aqueles que matam o corpo e depois não tem mais o que fazer..." Antes temei a Deus, que pode nos lançar nos "infernos vivos", assim como figuradamente foi lançado o profeta Jonas nas profundezas dos oceanos e nos mares bravio, porque fugia de Deus e não queria assumir a sua responsabilidade para evangelizar e pregar aos povos de além mar. Não queria ir e fazer um evangelismo internacional, não queria ir para uma cidade de grande conflito e de grande corrupção política,social e religiosa. Assim aconteceu com o profeta Jonas, assim aconteceu com Paulo, assim aconteceu com Lutero, Com o reformador João Calvino, assim aconteceu com os missionários e outros reformadores. E assim mesmo acontece conosco mesmo em dias atuais. É O IDE E PREGAI a todas as nações, quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado.
E Cristo nos manda que os seus discípulos levem a paz e a cura para todos os povos. Ele mesmo nos disse: Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos, mas não os temais. E disse mais: Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliarei... tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. E muitas vezes irmãos precisamos parar, descansar e tirar umas férias, passear com a nossa família. Pois como nos ensina Cristo precisamos buscar e achar descanso para as nossas almas. E muitas vezes precisamos fugir dos problemas da igreja, e buscar a nossa própria cura interior como fez o profeta Jonas. Vemos Deus vai tratá-lo na viagem. E devemos pedir a nossa cura para Cristo, e deixar que Deus em Cristo cuide das outras pessoas, e vemos que Deus deu um trabalho de duro evangelismo de 40 dias e depois Jonas foi dispensado para cuidar de sua ferida interior. E assim devemos pedir que Cristo primeiro cure os nossos maus pensamentos negativos e nos dê a sua paz, a paz que excede todo o entendimento. E daí sair de novo para o caminho do trabalho e revigorados pelo seu Espírito.
pr. Alfonso Czaplinski