quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

JULGAMENTO DO MENSALÃO - CÉU OU INFERNO

"Se subo aos altos céus lá estás Senhor e se desço até as profundezas do inferno lá estás também Senhor..."Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Salmos 139:6-10

"Bem-aventurados são os que tem fome e sede de justiça porque eles ficarão  fartos...(Jesus Cristo)
Meus amigos! E demos graças a Deus!Até que enfim tivemos o julgamento do "mensalão" e dos "mensaleiros". Até que enfim Deus se lembrou de nós, (povo brasileiro) e sua justiça tenta ser aplicada para os nossos chefes e mandantes políticos.Os nossos ricos ainda não são punidos. Muitas vezes eles são julgados, mas não são punidos. Muito timidamente é feita essa justiça, mas já é um bom começo na linha da boa justiça; Assim são os nossos políticos corruptos  de lá de Brasília. "Mensalão" para quem não sabe, ou nem se lembra mais, este era o "super-salário" que era pago para os deputados e políticos corruptos que votavam a favor do governo na época. É o chamado de Julgamento do "mensalão" e as suas penas de condenação. Este é um tema muito atual em todos os jornais do país. Recentemente nós assistimos pela mídia o julgamento e a condenação dos nossos deputados,bem como dos nossos maiores representantes da política brasileira. E vimos o que eles fizeram por nós isto é, nada, mas e muito pelo contrário, eles nos traíram e assaltaram os cofres públicos. 

E agora até que enfim, graças a Deus eles estão sendo julgados, e parece que foram condenados pela suprema corte brasileira as penas da lei; segundo a nossa legislação brasileira. E muitos deles foram condenados ao regime fechado e muitos outros deles foram condenados ao regime semi-aberto e a prisão.E também receberam as penas de multas em dinheiro e perda de seus mandatos políticos, e foram cassados de suas regalias políticas por vários anos, conforme o veredicto e o julgamento que cada um deles fora julgado e condenado.E parece que assim mesmo vai acontecer com as leis divinas, e que um dia todos nós grandes ou pequenos, ricos ou pobres todos deveremos prestar contas a Deus. E todos deveremos comparecer perante o seu "tribunal branco" assim nos diz o apóstolo Paulo. E falando sobre esse assunto de julgamentos e condenação de homens e anjos.

E sobre esse assunto assim se expressa o padre Vieira:"Meus amigos e irmãos! Eu temo com todas a penas do inferno que um dia todos seremos julgados por Deus. Mas  há uma que me causa horror, é que no inferno padecem os homens e que no inferno padece Deus..." E que Deus por sua imensidão, não só esteja no céu como também no mesmo inferno. E perguntamos: E  como que no mesmo inferno Deus padece e como pode o mesmo Deus padecer no inferno que ele mesmo criou para as suas criaturas rebeladas? E no mesmo inferno Deus não pode padecer como sujeito das penas, porém Ele o mesmo Deus padece no inferno como sujeito das injúrias, e que no mesmo inferno Deus padece do mesmo modo. Cousa espantosa é isto: Os seus agentes condenados padecem no inferno a tudo aquilo que Deus os condena.E que no inferno Deus padece a que não pode condenar mais os condenados além de seus limites. Deus em Cristo pede ao meu coração que eu me arrependa de meus pecados,que eu não mate, que eu não roube,que eu não me corrompa,etc. e se eu teimo em não me arrepender sobre mim recai a ira divina. E o próprio Cristo nos convida para que o amemos, para que o louvemos, porém o mesmo Deus não pode mandar que meu coração o aborreça, que minha língua o blasfeme. E padecer a criatura no inferno blasfemando a Deus eternamente e assim deste modo Deus padece no céu e padece no seu inferno a blasfêmia de suas criaturas rebeladas". Cousa espantosa é isto. Assim nos acrescenta o mesmo Vieira.

E continua o mesmo Vieira em seu sermão dizendo e escrevendo: O que dizem os condenados no inferno ao próprio Deus?E assim não se pode dizer e nem imaginar a fúria dos condenados. Não podemos descrever e nem imaginar a desordem que acontece por lá, a confusão e dissonância horrenda daquele caos chamado de inferno ou penitenciária celeste. Local onde há tumulto e perturbação dos afetos e dos desafetos, das paixões com o estrondo da confusão, do bramido e dos alaridos tremendos que ecoam pela eternidade afora,com que aquela multidão furiosa e sacrílega e incessantemente blasfema a Cristo. Lá no inferno arde o ódio,morde-se a inveja,escuma a ira, a raiva e a desesperação, grita furiosa a dor desafoga-se sem nunca desafogar-se a vingança em injúrias,em opróbrios e em maldições, contra o sempre e sempre divino Deus amado e Deus amado em Cristo e sua divina compaixão. Agora destoa em dissonância eterna toda a sua criação rebelada e furiosa contra as suas santas leis celestes que a sua santa lei nos ensinou. ( Em textos selecionados e sermões do pe. Vieira - Decretos de Deus)
                         Em figura aproximada pe. Vieira e seus sermões - Fonte Google 2014
Os nossos instrumentos de justiça punitiva hão de ser como o fogo dos infernos.Porque esta é a diferença entre aquele fogo de consciência punitiva e o fogo da consciência dos blasfemados a Deus. Porque senhores o fogo do inferno é um fogo racional e casual. Citemos um exemplo de fogo de consciência e fogo fogo racional. E no governo do rei Nabucodonosor o profeta Daniel fora julgado a revelia e condenado ao fogo da fornalha ardente que estava "sete vezes mais aquecida" como de costume.Conforme nos dizem os textos sagrados do profeta Daniel.(Dan.3:20-30) E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Daniel 3:27E o que aconteceu ao nosso profeta que era político honesto e primeiro ministro do governo do rei Nabucodonosor.E que fora jogado nessa fornalha acessa? Nada! Não aconteceu nada! e nem as suas roupas e cabelos foram sequer chamuscados pelo fogo. Ao passo que aos corruptos que com ela foram lançados na fornalha se derreteram pelo fogo. E assim isso prova de que o mesmo Deus está de olho em toda a sua criação e por ela vela e defende os seus justos que a ele clamam dia e noite por justiça. E sobre esse tema de justiça "fome e sede de justiça"o mesmo Cristo nos adverte em suas bem-aventuranças dizendo: Bem-aventurados são os que tem fome e sede justiça porque eles ficarão fartos...(Mt.5:1-6) 

Portanto meu amigo e minha amiga volte-se hoje mesmo a Cristo e receba dele o seu perdão.Antes que venha o grande e terrível dia do Senhor e do seu julgamento e condenação de uns e absolvisão e glória para outros. E hoje mesmo se reconcilie com ele e receba a paz em seu coração.E que todos possamos receber dele a sua graça e a livre entrada no céu.Deus seja sempre louvado em Cristo!
Alfonso Czaplinski 

sábado, 14 de dezembro de 2013

NATAL TEMPO DE NASCIMENTO E ESPERANÇA

E tendo nascido Jesus em Belém de Judeia no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes  ouvindo isto perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. Mateus 2:1-3

É anunciado o  nascimento de um rei todo-poderoso,um rei que vem das alturas,ele é um  "extra-terrestre" no dizer da ciência, e isso perturbou muito o governo dos Herodes na terra.E assim perguntavam os reis magos ao rei Herodes;onde está o rei dos judeus? E os reis orientais e  os três cientistas não se cansavam em procurá-lo, e chamados de os três reis magos.Onde está o rei dos Judeus? Inisistiam eles com Herodes, eles diziam assim; nós vimos o seu sinal no céu, e nós vimos a sua estrela nos céus do oriente. Eles viram no céu do oriente a luz da chegada de sua estrela. Pelo que se tem notícias esses magos eram astrônomos isto é, estudavam as estrelas e o movimento dos corpos celestes. Pelo que se tem notícias eles eram árabes, e vinham dos países da Média, da Pérsia, da Armênia ou vinham até do Azerbaijão...? Local de grandes cientistas e estudos modernos de cosmologia, é o local de lançamento das naves e pesquisas espaciais dos russos em dias modernos. Lá eles viram um "sinal no céu" da vinda de Jesus o menino recém-nascido que é o rei dos judeus.

E então depois desta visão gloriosa no céu eles não tinham mais dúvida, eles vieram para adorá-lo e lhe trouxeram os presentes.Eles não chegaram de mãos vazias, mas vinham cheios de alegria e de júbilo e lhe trouxeram presentes terrenos ao Senhor de todo o universo. Eles traziam como presente ouro, incensos aromáticos e mirra. E parece que eles sabiam o que estavam fazendo e sabiam quem era Jesus o recém-nascido, ele é o rei de todo Israel, ele é o rei de todo Universo.

Mas Herodes e todos os governos da terra nada sabiam dessa notícia tão maravilhosa. Os magos procuram a Jesus menino para adorá-lo, mas os governos maus, o governo dos Faraós o governo dos Herodes de todos os tempos procuram a Jesus de Nazaré para matá-lo. 
Um feliz Natal para todos aqueles que acreditam nessa mensagem de esperança e nessa mensagem  maravilhosa do Cristo Salvador e Redentor de toda humanidade.
Alfonso Czaplinski

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DE AÇÕES DE GRAÇAS AO NOSSO DEUS!

O nosso salmista começa o seu hino de louvor escrevendo assim em seu salmo:
"Bendize oh minha alma ao Senhor e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome... e ele continua; Bendize oh minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum só dos seus benefícios..." (Salmo 103:1-3)

Toda última quinta feira de novembro é um dia muito especial, é o dia mundial de ações de graças, é um dia consagrado ao culto e louvor ao nosso Deus, por todos os benefícios que dele temos recebido. Assim  algumas nações do mundo tem homenageado ao Senhor Deus de todo universo.E esse dia é destaque dos demais dias,é feriado nacional especialmente nos Estados Unidos e outras nações que se dizem evangélicas e que pertencem ao ramo protestante da reforma. Mas em nosso Brasil algumas Igrejas cristãs comemoram esse dia como um dia de louvor e ações de graças a Deus e Pai. É quando todas as criaturas e todos os seres vivos e inteligentes e juntos com toda a criação do seu imenso universo o glorificam e lhe rendem louvores. É um dia onde toda a criação se rende aos seus pés e o glorifica por todos os benefícios que dele todos temos recebido, e Ele nos tem concedido as suas inumeráveis bênçãos em Jesus Cristo seu filho amado e Nosso Senhor.

Mas é a pergunta de muitos seres humanos reclamadores que constantemente nos dizem; devo agradecer o que e por que? E com toda essa recessão econômica que atravessa o país devemos agradecer ao supremo ser? E acrescentam Deus se esqueceu de nós! E nesse caso o salmista exclama dizendo; Bendize Oh minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum só dos seus benefícios! ..." conforme escreve o salmista em (Sal. 103:1-3)

Mas então o que fazer com uma alma que se esquece propositalmente de louvar a Deus? Não sei ao certo o que poderá acontecer  com essas pessoas? E há milhares de pessoas em nosso mundo e em nossa volta que estão sempre reclamando de tudo. Reclamam do governo,reclamam das Igrejas, reclamam das escolas, reclamam da saúde, reclamam de sua família, mas essas mesmas pessoas nada fazem para melhorar o seu mundo mental e o mundo dos outros que está em sua volta. Mas Deus é bom e ele sempre nos guarda e nos protege em todos os sentidos. Por exemplo; muitas pessoas poderão nos perguntar:

Por que devemos dar graças a Deus? Com tudo isso que acontece hoje em dia...? Fome, guerras, doenças,terremotos, roubos, assaltos,crimes, baderna no comando e na política brasileira, desemprego recessão econômica etc. A resposta é, calma e espere em silêncio, pois tudo terá o seu tempo de restauração, Deus está trabalhando com carinho em tudo isso, e também trabalha dentro de nós mesmo. Deus está de olho em tudo isso, e está nos restaurando e está reconstruindo toda a sua criação. E o salmista ainda se atreve a dizer quando estava em sua maior crise ele dizia:"Esperei com paciência pelo Senhor e ele se inclinou para mim e me ouviu quando a ele clamei por socorro...e ele continua dizendo: "O Senhor tirou-me de um charco de lodo e firmou os meus passos.." Textos do salmo (40:1-3) E ele continua dizendo: "Sede gratos em tudo... porque esta é vontade de Deus", e  agradecer por tudo aquilo que dele temos recebido. E assim contar as bênçãos que podemos enumerar a milhares e aos milhões: E Jesus nos Ensinou de como devemos orar e louvar a Deus sempre e em todos os dias de nossa vida.E em seu belíssimo salmo de louvor e gratidão que é chamado de " Pai- Nosso ".
Portanto, vós orareis assim: 

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:9-15

            

DEVEMOS FAZER AS NOSSAS AÇÕES DE GRAÇAS A DEUS SEMPRE - E agradecer Pelo pão de cada dia, pela nossa saúde, pela nossa tecnologia, pela nossa agricultura e alimentação, pela nossa moradia, pela nosso serviço de medicina e pelos nossos médicos, pela chuva que cai, pelo emprego, pela nossa família, pelos nossos governantes, pelos nossos amigos etc. Enfim está certo o nosso salmista que no salmo cento e três que nos exorta a confiar sempre em dizer continuamente: "Bendize oh minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum só dos seus benefícios..." E em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Obrigado Bondoso Senhor que és  Pai de toda a nossa criação. E assim em Cristo nada nos faltará; E seja feliz e viva feliz!
Alfonso Czaplinski



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

REFORMA PROTESTANTE - ERROS E ACERTOS DE REIS, SACERDOTES E PROFETAS DO PASSADO.

"Se Roma locuta causa finita east... Assim diziam os "editos e bulas do papado" da idade média.Dia 31 de outubro é comemorado como o dia mundial da chamada Reforma Protestante.Todas as Igrejas do ramo reformado fazem a devida comemoração alusiva a essa data, que faz parte do calendário da história da Igreja de todos os tempos.Tudo começou quando no início do século XVI os reformadores começaram a proclamar a grande reforma estruturalista da Igreja e a chamada de reforma protestante.E assim uma nova Igreja estava nascendo no seio do cristianismo católico-romano.E algumas nações europeias rompem com a Igreja de Roma,e assim nasce na Alemanha a grande reforma cristã, que foi encabeçada pelo seu novo líder chamado de Martinho Lutero.

E assim vieram os protestos e assim  começavam a surgir as primeiras Igrejas Evangélicas do ramo do protestantismo,e eles protestavam contra o exagero dos poderes papais e a corrupção religiosa que era acobertada pelos seus agentes e seus banqueiros "financeiros papais" e a sua infalibilidade papal que estava chegando ao fim. E o que dizer do decreto papal que deitava e rolava em sua corrução financeira,na venda da chamada de "editos papais" ou "indulgências financeiras papais" isto é, esses "editos e bulas papais" diziam que, iria para o céu quem doasse mais dinheiro e aquele que doasse mais dízimos e mais dinheiro a Igreja e ao papado de Roma.É como acontece hoje em dia a corrupção financeira que envolve o famoso "Banco Ambroziano" de Roma e seus agentes papais corruptos.E que está na mira das investigações feito pela comunidade Européia, e é acusado de lavagem financeira etc.E assim como agem hoje em dia os grupos esotéricos  e chamados de "Os Iluminatis" ou os iluminados que vivem dentro e sugam as velhas e grandes instituições religiosas, empresariais, políticas, órgãos públicos e sociais e cujo como objetivo maior é o roubo, a corrupção social e financeira.E  o objetivo maior  dessa máfia chamada de Iluminati é o roubo das finanças e o crime organizado.E foram esses mesmos grupos e máfias de cunho  religioso-financeiro  que na antiguidade eram chamados de "Deus Mamom" que assaltaram o velho templo de de Jerusalém na era do rei Salomão em diante.

Mas como podemos ver pela nossa história, pouca mudou de fato e de verdade, pois muitas das Igrejas atuais do ramo evangélico de hoje em dia fazem o mesmo.E assim devemos protestar mais uma vez em nossos dias; parece que nada mudou dentro da Igrejas.E assim precisamos de uma nova reforma nos dias de hoje,aliás sempre devemos estar nos reformando por dentro, isto é dentro do nosso coração deve haver uma reforma verdeira e completa.Dentro do nosso coração deve haver uma lavagem de nossa vida pelo sangue do Cordeiro.E assim muitas nações e governos da Europa do século dezesseis dezessete começaram a aceitar a reforma protestante como bem vinda e como uma solução para por fim aos mandos e desmandos da Igreja estatal de Roma nos assuntos dos referidos governos e países.
                       Em figura abaixo alguns dos nossos reformadores - Fonte google 2013

Os governos de todas as nações sempre tiveram bons e maus governantes e políticos. E aconteceu assim mesmo no passado distante no reinado e dinastia do rei Davi e Salomão.E o rei Salomão foi um grande homem sábio e administrador público.Mas parece que exagerou em alguns pontos de seu governo e começou em seu governo as obras faraônicas, e muitos impostos eram decretados em cima do seu povo pobre e dos seus países confederados. E assim começaram as revoltas,os tumultos, os motins, as greves etc. E com a morte do rei Salomão seu  filho Robão não foi tão sábio assim, nem foi bem sucedido em seu reinado.O seu governo já começava a se esfacelar com a divisão das tribos de Israel. E a Igreja do velho Testamento também começa a sofrer a sua reforma e divisão entre o reino do Norte e chamado de Israel e o reino do Sul chamado de Judá e sua capital Jerusalém.E a Igreja também sofre uma divisão e o rei de Israel chamado Jeroboão começa a criar e a fazer sua reforma religiosa. Tipo da nossa reforma protestante da atualidade, e todos bem podemos ler pela história quanto sangue foi derramado em nome da reforma religiosa do século XVI em diante. E de como a Igreja católico-romana perseguiu os evangélicos reformados no mundo inteiro, através de sua chamada "santa inquisição". Que desencadeou na idade média a guerra sangrenta entre católicos e protestantes que se estende até os dia dias de hoje, onde os papas de Roma antiga e de Roma moderna não tem conseguido nos tolerar e nem engolir a nossa liberdade religiosa. E assim aconteceu no tempo dos reinados de Robão e Jeroboão.
                Abaixo imagem do rei Robão filho do rei Salomão e seu mau conselho ao povo.
                                                    Fonte de imagem google 2013

E foi Roboão para Siquém; porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei. Sucedeu que, Jeroboão, filho de Nebate, achando-se ainda no Egito, para onde fugira de diante do rei Salomão, voltou do Egito,Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? 1 Reis 12:1-6 

Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia. E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado. E lhe falou conforme ao conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. 1 Reis 12:12-14

GRANDE FESTA RELIGIOSA E ROMPIMENTO - ENTRE MUÇULMANOS E JUDEUS RADICAIS - APÓS A MORTE DO REI SALOMÃO - 920 AC. CIDADES RELIGIOSAS DE ADORAÇÃO SÃO: DÃ E BETEL. E NÃO MAIS O TEMPLO DE JERUSALÉM

Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.

E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.

E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso.

1 Reis 12:28-33
UM PROFETA DE JERUSALÉM É ENVIADO PARA DAR O DURO RECADO AO REI JEROBOÃO QUE INSISTE NAS REFORMAS RELIGIOSAS - UM LEÃO SE ATRAVESSA NO  CAMINHO DO PROFETA SEM NOME  E O MATA

E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.  1 Reis 13:1-3

OS RISCO DOS PROFETAS DE DEUS DO PASSADO E NA MODERNIDADE - ENTRE ERROS E ACERTOS - PROFETA PROCLAMA QUE O REI JOSIAS VIRIA NO FUTURO PARA FAZER A GRANDE REFORMA - CERCA DE 250 ANOS DEPOIS.
E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,
Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar. Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver. 1 Reis 13:21-24

1) A DESOBEDIÊNCIA - Primeiro erro e pecado do profeta jovem - Jesus advertiu os seus discípulos  dizendo:
Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos... e disse mais: Sede prudente como as serpentes e simples como as pombas... e Jesus acrescentou; sois servos inúteis se fazeis apenas o que eu vos mando. E então o nosso profeta queria ir mais longe e queria conversar sobre doutrina com o seu colega e velho profeta que morava em Samaria. E assim ele volta quando é convidado pelo seu colega e velho profeta que lhe oferece comida e pouso. Isso soa a seus ouvidos como um presente vindo de Deus, para um profeta faminto,sedento e jovem que vinha em jejum desde Jerusalém para dar um duro recado ao rei Roboão que estava em tempo de festa em sua cidade. Imaginemos irmãos como esse profeta jovem deveria ter sofrido ao ver e ouvir toda aquela festa religiosa que esta sendo feita na cidade recém-inaugurada na cidade Betel. 

2) FALTA DE PRUDENCIA DO PROFETA - A OFERTA DO REI ROBOÃO - SER  SEU FUNCIONÁRIO PÚBLICO 
O rei disse ao homem de Deus: "Venha à minha casa e coma algo, e eu o recompensarei". 
(1Reis 13:7)
O jovem profeta ouviu as danças, as meninas bonitas, ouviu as belas músicas e o cheiro da comida, o cheiro dos churrascos, parece que ELE não conseguia resistir. E digo mais o rei Roboão ofereceu-lhe grande recompensa como funcionário público se ele o servisse; e daí então o profeta não pode resistir. E  No dizer do profeta DO N/t: "Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas".

3. O PERIGO DAS MATAS DA ÉPOCA - VALE DA SOMBRA DA MORTE - O "LEÃO RELIGIOSO" QUE MATA OS NOSSOS JOVENS PROFETAS E MISSIONÁRIOS QUE VÃO PREGAR HOJE O EVANGELHO DE CRISTO JESUS NOS PAÍSES ONDE OS GOVERNOS SÃO COMANDADOS PELO ISLAMISMO.

E depois da morte do profeta o leão ficou manso... É como nos diz aquela velha música de Jimy Cliff: And after this tragic incident... the lion sleep tonight...
 Mas os cronistas sagrados fazem menção de que o leão que mata o profeta vindo de Judá era manso mesmo, e o leão ficou ali ao lado do corpo, ficou esperando até que o velho profeta e que seus filhos retornam  para pegar o seu corpo que estava ali ao lado do caminho e bem como estava ali o jumento ao lado do profeta que estava morto. Com toda a certeza o leão que matou o profeta, era uma espécie de "leão estranho", foi um leão que cumpria o mandato divino, na falta de prudência, desobediência e ganância pela oferta que ele havia recebido do rei Jeroboão rei de Israel antigo.
O profeta disse aos seus filhos: "Selem o jumento para mim", e eles o fizeram.
Ele foi e encontrou o cadáver caído no caminho, com o jumento e o leão ao seu lado. O leão não tinha comido o corpo nem ferido o jumento. O profeta apanhou o corpo do homem de Deus, colocou-o sobre o jumento e o levou de volta para Betel, a fim de chorar por ele e sepultá-lo. Ele o pôs no seu próprio túmulo, e se lamentaram por ele, cada um exclamando: "Ah, meu ir­mão!"  (1Reis 13:27-30)

4. DISCUSSÃO RELIGIOSA ENTRE OS DOIS PROFETAS - VELHO PROFETA DE SAMARIA DOS JUDEUS E ÁRABES DO ISLÃ  E JOVEM PROFETA DOS CRISTÃO EVANGÉLICOS - UMA DISCUSSÃO SEM FIM ENTRE A RELIGIÃO DOS MUÇULMANOS E JUDEUS RELIGIOSOS

E parece que o jovem profeta levou a pior nessa discussão religiosa e teve que suportar mais a dura maldição do velho profeta de Samaria que lhe dá um duro recado de morte em nome do Senhor.

E Jesus falou assim: Antes de tudo dizei;paz seja nesta casa!Isso quer dizer o missionário de Cristo deve levar a paz e não discutir temas religiosos com outros religiosos. Isso tem levado muitas pessoas a guerra religiosa até os nossos dias de hoje, guerra entre árabes e israelense, ente a religião dos muçulmanos e a religião dos judeus uma  guerra de fanáticos. Assim como aconteceu com a nossa guerra religiosa feita e travada a tanto tempo atrás entre católicos e protestantes. Quanto sangue tem sido derramado em nome da Igreja e em nome de Cristo e em nome de Deus. Aqui está a nossa grande advertência profética que Cristo nos dá para os dias de hoje: Dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!


APLICAÇÃO DA MENSAGEM - OS LEÕES QUE ATACAM MISSIONÁRIOS NA ERA MODERNA - GUERRA ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES - GUERRA ENTRE O ISLAMISMO DOS ÁRABES E ISRAELENSES RELIGIOSOS ETC.

As guerras religiosas que não tem fim, começaram lá no passado em Samaria com os velhos profetas de SAMARIA no tempo dos velhos profetas árabes-israelenses ou do Islã dos Muçulmanos e a guerra dos velhos profetas dos judeus-israelenses que continua até os dias de hoje.Uma guerra entre religiosos muçulmanos e religiosos judeus  radicais - Guerra entre católicos e protestantes, isso deve ter fim, pois a cada dia que passa se torna mais perigosa essa guerra que tem levado a formação do chamado de terrorismo internacional. De vários grupos radicais que atuam em nossos dias. E assim surgiu a famosa Alcaeda e outros grupos radicais do terrorismo internacional.Esses são os nossos "leões domesticados" que matam os nossos jovens profetas e missionários dos dias de hoje que vão pregar o evangelho de Cristo Jesus nas arábias.E que vão PARA os demais países de governo que são comandados pelo islamismo. E assim esses "leões religiosos modernidade" atacam e atacam e matam cada mais pessoas inocentes em dias de hoje em nosso mundo moderno.Essa é uma das grandes lições do ataque do leão ao jovem missionário e profeta que vinha de Jerusalém para dar o recado divino.
Com certeza os "leões da modernidade" que atacam os nossos  profetas, pastores e missionário da evangelização não são os os mesmos...?Ou são leões diferentes em parte daqueles que atacavam na era antiga,na era dos reis Jeroboão e Roboão reis de Israel antigo, em sua forma e em sua estrutura. Hoje em dia não temos mais leões nas ruas e nem em nossos Hortos ou reservas florestais e em nossas matas.Aliás, nem matas temos mais, pois com nosso falso progresso destruímos todas as matas que tínhamos antigamente.Mas em contra partida temos outro tipo de "animais de morte" que nos atacam e matam constantemente;são os nossos "animais mecânicos ou nossos animais enlatados" são os nossos maus motoristas que nos matam; nos atacam em nossa era moderna; e são eles que com os seus próprios carros e motos nos matam e se matam.

E quanto sangue é derramado em nossas ruas, em nossas rodovias e Brs. Diariamente vemos essa cena terrível se repetindo e que é denunciados  pelos nossos repórteres policiais,mas ninguém faz nada ou pouco se faz em nome da paz do mundo moderno que se agita e fica cada vez mais ensanguentado.E tudo isso é causado pela desobediência  civil e a nossa desobediência crônica as leis de Deus. E pela nossa excessiva pressa e pela nossa ganância, e pela desobediência as nossas leis de transito etc.E também hoje em dia os leões que mais nos atacam e nos matam de raiva, não são os leões da reserva do Horto Florestal, mas sim são os leões do simbolo do nosso estado brasileiro,é o chamado de leão do símbolo do imposto de renda ou os chamados de "Leão do Imposto de Renda" que vem atacar os nossos cidadãos ricos de nossos dias;e esse mesmo leão simbólico, é aquele que ataca  em grande parte dos nossos missionários e pastores ricos  da era da modernidade. E vemos como isso tem um grande fundamento bíblico no dizer de Cristo quando ele falou advertia a sua Igreja e aos seus primeiros discípulos  e seus primeiros missionários dizendo: Não possuais ouro,nem prata e nem pretas preciosas etc.

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Mateus 10:7-14
E que o nosso bom Deus nos ajude, em sempre andarmos na sua luz e nos seus caminhos retos sem corrupção e sem pecado.
pr..Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA DE APOIO
1. Textos da bíblia  sagrada dos reis e cronistas sagrados ( I Reis 12:1-33 e I Reis 13:1-34)
2. Textos na internet de reformadores protestantes.
3. Textos sobre a religião do Islamismo dos árabes e Judeus israelenses.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CÉU APÓS A GRANDE TRIBULAÇÃO


E eu vi um novo céu e uma nova terra... e o mar já não existe... Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco e de onde vieram?" Respondi: Senhor, tu o sabes.E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
Textos livro do apocalipse ( 7:13-14 e 21:1-2)

Autora professora e pesquisadora Júlia Constança Pereira - Pertence a UEMA Universidade Estadual do Maranhão. Faz pesquisas em história das civilizações, de como eles acreditavam no paraíso terrestre e no seu imaginário o paraíso celeste do “por vir” no paraíso imaginário e religioso. Antes dos nossos portugueses aportarem por aqui, já os gregos e romanos tinham as suas concepções sobre a terra futura sem males e sem dor. Trata-se da ideia da perfeição humana, onde os gregos acreditavam que a nossa terra já passou por várias criações e recriações da raça humana. Esse assunto também é observado pelo escritor (LE GOFF – 1984) Que descreve no mito das sociedades primitivas, por exemplo nas tribos de Aranda da Austrália central, em algumas tribos da África, nas tribos da América do Sul , por exemplo a tribo dos Tupis-Guaranis – que acreditavam em uma terra sem males, “onde o índio vira branco e branco vira índio”. Eles acreditavam na existência de uma terra sem males e a terra da imortalidade e do repouso eterno, que ficava situada no outro lado do Oceano no centro da terra... o paraíso que procuravam era restaurado de beleza e glória inicial, conforme (LE GOFF – 1984 p.312) Tal paraíso é mito que aparece em todas as civilizações. O fascínio que a humanidade tem por essa terra perfeita e a saudade e a dor que se grudou em nosso coração não tem fim... Não pode ser explicado...Como nos diz um certo ditado: “há momentos em que as palavras não resolvem”... Mas o gesto...O sentimento... A paixão...A presença... Nos falam mais alto.

Havia no imaginário do colonizador da era das grandes navegações dos (espanhóis, ingleses,franceses,portugueses etc) uma mistura de doutrinas e mitos sobre e idealizações como: a crença de monstros marinhos, civilização no centro da terra, mas uma ideia que prevaleciam entre os aventureiros exploradores era a ganância de entrar na era da idade do ouro, a terra que foi perdida, na origem do homem e a sua expulsão do “paraíso perdido” do Jardim do Eden, de onde o homem foi expulso devido a sua ganância em comer das “frutas das árvores” que pertenciam a Deus. Assim querer roubar o que pertencia a Deus, sejam em frutas, sejam em ouro ou pedras preciosas.Assim o homem caiu no grande mal, “o mal da desobediência civil e comportamental”, que não foi tolerado pelo nosso Criador. Como conseqüência tivemos a perda de todos os privilégios que tínhamos com o nosso Criador.Privilégios que podemos imaginar e citar: perda da mordomia, perda da educação de primeira, perda da boa saúde e longevidade, perda do contato-diário com Deus, perda da honra, perda da alegria, perda paz, perda da liberdade, o homem se torna escravo do outro e escravo de si mesmo etc. Assim podemos ver as perdas foram grandes. O que Jesus Cristo veio fazer foi, tentar nos reconquistar para Deus.

II- A GRANDE TRIBULAÇÃO DOS SANTOS

Mas voltemos ao nosso paraíso que está descrito no livro do apocalipse e assim nos diz um dos anciões que aparece na visão de João o evangelista,o nosso visionário do livro do apocalipse, e o nosso ancião para instigar a curiosidade, fala ao nosso evangelista: Esses milhares que estão vestidos de branco quem são...? Interroga o bom ancião celeste: E João logo se vê em perturbação e lhe responde; Tu o sabes meu Senhor! E em seguida ele responde ao nosso evangelista dizendo: Estes são os que vem da grande tribulação... E lá no céu não se pergunta de que nação eles vieram? Mas a resposta é: Eles vieram da grande tribulação...

E alguém poderá perguntar: Eles são brasileiros? eles são americanos, eles são chineses, eles vem da roma antiga? eles foram mortos nas perseguições e nas catacumbas de Roma antiga? Eles são europeus etc. Agora essa não será mais a nossa preocupação. Mas o nosso bom ancião nos dirá: Eles vem da grande tribulação da terra, eles lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro. E Pedro apóstolo que tem as chaves da Igreja na terra abre-lhes as portas do céu e lhes diz: Vinde Benditos!

III. E POR QUE NÃO SOMOS CAPAZES DE AVISTAR O CÉU DO FUTURO? AS CARGAS

E a razão é a mesma, porque sempre estamos cansados e sobrecarregados? Perguntamos de que estamos tão cansados e  tão sobrecarregados? A resposta é, estamos cansados de todas lutas da terra. A terra nos faz carregar as cargas das quais não somos capazes de suportar, e assim sempre estamos gemendo e andamos cegos pelos afazeres deste mundo.E Cristo nos disse assim: "Vinde a mim TODOS vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei...." (Mt. 11:28) E então eu lhes digo irmãos porque nos estamos tão cansados de carregar tudo isso que nem somos capazes de identificar por nós mesmos, e  essas cargas são inúteis na maioria da vezes: E aí estão todas elas em cima das nossas costas. E o nosso salmista assim se expressa sobre esse assunto dizendo:"Os aradores e inimigos nossos araram longos sulcos em nossas costas...e ainda o mesmo salmista nos acrescenta: "Se o Senhor não estivesse ao nosso lado eles nos teriam engolidos vivos..."tal era a sua fúria (Salmo 116:5-6). São toneladas e toneladas e grandes cargas e sobrecargas que o mundo e os nossos inimigos lançam em cima de nossas costas. São cem quilos de tristeza, são milhares de quilos cobiças, são milhares de quilos de desânimos,são mais milhões quilos de desobediências aos mandamentos da lei de Deus. E como vemos, estamos levando a carga de uma tonelada de incredulidade, ou estamos carregando outra carga ainda pior, e mais pesada, são dez toneladas de dor de consciência. E por aí vai o nosso lamento e mais lamento que não tem fim.E quando Cristo nos ensinou dizendo assim: Alegrai-vos sempre no Senhor, Regozijai-vos e exultai... e assim perguntamos; onde ficou essa promessa tão bonita e maravilhosa que está descrita nos santos mandamentos?.

Quando o descobridor das Américas e do Brasil  Pedro Alvares Cabral estava em alto mar e perdido e sem direção, e o seu navio estava desgovernado pela tempestade em alto mar.E os seus companheiros de barco já o queriam lançar no mar, porque viam que ele estava perdido com seu navio, mas ele não se entregava e sempre animava a sua tripulação, e ele dizia constantemente:Companheiros estamos na rota certa! A nossa rota é cinco ponto zero! E ninguém sabia o que significava isso e nem ele mesmo! Mas ele insistia nessa palavra mágica que sempre o animava e animava sempre os seus amigos dizendo assim: Companheiros e marujos estamos na rota certa, logo avistaremos a nossa terra das Índias! E assim ele persistiu por durante mais de cem dias em alto mar repetindo esta frase; Companheiros a luta continua... companheiros a nossa rota é cinco ponto zero! E até que um dia ele pode gritar bem alto: Terra a vista! Terra a vista! Terra a vista!
Companheiros e marujos Terra a vista! E todos chegaram até a chamada de Terra de Santa Cruz, e que hoje chamamos de Brasil.Companheiros, irmãos e todos os que estamos a caminho do novo céu e da nova terra.Não vamos deixar nos abater, e pela fé já poderemos crer que o nosso céu está logo aí, isto é, dentro de nosso coração, o nosso céu está a vista pela nossa esperança. Mas aonde está a nossa esperança? Logo nós todos avistaremos o nosso lindo céu, e poderemos todos juntos dizer e cantar assim; "Eu avisto uma terra feliz, pela fé na palavra de Deus, lá onde os santos descansam, gozam e desfrutam da presença de Cristo Jesus.Irmãos e amigos céus a vista! E assim após a nossa grande tribulação terrena, todos nós desembarcaremos lá em nosso lindo céu, pela graça maravilhosa de Deus que está em Cristo Jesus.
pr.Alfonso Czaplinski








quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DESAFIO DE PASTORES E MISSIONÁRIOS DA MODERNIDADE

"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era  na aparência semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro." Apocalipse 4:2-4
                         Os vinte e quatro anciãos ladeando o trono do divino - Google 2013
O desafio dos vinte e quatro líderes anciãos coroados pela sua boa liderança na terra do apocalipse e que agora estão diante do trono divino.E perguntamos quem seriam eles?São líderes políticos,líderes de governos, líderes religiosos,líderes da ciência,líderes da cultura etc.citados no livro do apocalipse (Ap.4:1-12)E são representantes da Igreja de nosso planeta terra e que estão diante do Trono divino, estão diante da ONU celeste de nossa galáxia.Mas eles que estão com as suas coroas em suas cabeças; quando viram a sua majestade maior  entrar em cena  na corte suprema,eles os vinte e quatro anciãos se dobravam diante do Senhor e tirando as suas coroas as depositavam diante do Cordeiro e as lançavam aos pés diante de Deus. E perguntamos;Ora o que isso significa? Significa que quando o nosso evangelista João viu isto ele ficou pasmo de encanto e pasmo de temor e reverencia,e como se prostravam os nossos bons anciões e líderes que tiveram a sua liderança aprovada pelo Espírito Santo aqui na terra.E sobre esse assunto assim nos comenta o pe.Vieira em seu sermão escrevendo;

"Pois se as coroas se lançavam aos pés de Deus,como tinha Deus as coroas sobre a sua cabeça? Porque tanto cresce Deus em sua grandeza quando desprezam os homens por seu amor.As coroas na cabeça de Deus eram os aumentos de sua grandeza, as coroas aos pés de Deus eram os desprezos do amor dos homens, e com as mesmas coroas que arrojava o desprezo humano se autorizava a majestade divina em reinar sobre nós.Porque tanto cresce Deus nos aumentos de sua grandeza quantas são as grandezas que se põem aos pés de Deus o nosso amor. Portanto diga-se logo;que cresceu e se engrandeceu Deus hoje duplicadamente:Uma vez medido com São João e outra vez medido como o mundo. Ser Deus anteposto ao mundo, e ser preferido a João em sua visão;É crescer muito Deus em sua estimação e engrandecer-se muito em seus atributos." Textos selecionados de Vieira em seu sermão sobre  o visionário São João Batista.

Fonte google 2013 - Esses pastores e missionários ricos e são citados em destaque pela revista Forbes 2013.E então eles são capazes em depositar as suas coroas e a sua fortuna aos pés de Cristo,como bem faziam os grandes anciãos e líderes dos governos que representavam a Cristo na terra.? Como  está registrado e bem encenado no livro do apocalipse...? (Ap. 4:2-12)
Os super missionários e pastores da modernidade homens ricos de cinco talentos, são homens valentes, destemidos, que além de bons oradores, são administradores de empresas, missionários curandeiros, bons  atores de televisão, e tem uma boa palavra de persuasão em sua oratória. Sua palavra é sempre urgente e cheia de desafios para um mundo controverso que vive a nossa humanidade teísta e ou ateísta em nossos dias.Estamos vivendo em dias de uma Igreja que representa os povos do oriente e chamada de igreja da gentilidade,e que muito se assemelha aos dias da antiga Igreja de Laodiceia com seus sete ramos e sete pastores anjos que constantemente estão sendo repreendidas pelo Espírito Santo e pelo Espírito de Cristo.Era uma Igreja que estava localizada do que hoje pertence ao país da Turquia ou a Igreja do apocalipse ou seja os seus problemas são os nossos problemas.
              Figura abaixo missionários curandeiros e ricos empresários - Fonte google 2013

Gostaria de comentar um pouco do que acontece nas igrejas e campos missionários em nossa média cidade de Joinville -SC em dias de hoje. Joinville é uma cidade com os seus 600 mil habitantes aproximadamente.Essa cidade faz parte das maiores do Estado de Santa Catarina. Possui um bom parque industrial, é uma cidade agro-industrial, possui um PIB de 16 bilhões em seu Produto Interno Bruto segundo dados do jornal da cidade A Notícia de abril de 2013.Aqui nessa cidade e região temos algumas industrias que são consideradas de grande porte; como é o caso da Fundição Tupy que emprega em média 5 000 operários diretos e outros empregos indiretos.Temos aqui uma outra empresa chamada de WEG Motores é uma empresa de grande porte, e que está localizada na região da grande Joinville. E a cidade  possui outras empresas de médio porte e bem como muitas pequenas e micro-empresas.É uma cidade que foi colonizada por imigrantes de todos os lugares vindos da Europa.Somos alemães, portugueses, poloneses, noruegueses, franceses, africanos, etc.Como podemos ver esse é um Município considerado como um dos mais ricos do Estado de SC. E temos assim muitas igrejas nessa cidade e gostaríamos de fazer um pequeno comentário em torno de algumas que se instalaram aqui nessa cidade.
                    Pastores e missionários  tradicionalistas e ou fundamentalistas pobres -
I.IGREJA LUTERANA DO BRASIL - É uma grande Igreja tradicional proveniente do ramo da reforma de Lutero, e daí assim leva o seu nome. Essa Igreja exerce uma grande influência em nossa cidade,sua presença e sua liderança foi  marcante no início da colonização dessa cidade  que teve início nos anos de 1808 em diante.Essa Igreja possui  nove paróquias na cidade e mais de uma dezena  de novas e pequenas congregações que giram em torno de sua Administração. E tem trabalhado e evangelizado especialmente o seu povo de descendência alemã em suas colonias aqui no Estado de SC e Joinville e região. É uma Igreja que possui uma boa visão na área de Educação e possui em sua sede um colégio de primeiro e segundo grau respectivamente, e bem como uma Universidade que leva o nome de IELUSC oferece Cursos Universitários de Jornalismo,Pedagogia e Administração de Empresas e outros cursos que já estão em seu programa.Essa Igreja também possui dois Hospitais na cidade um é de especialidades médicas e outro é o Hospital Betel de assistência ao Idoso.Como podemos ver aqui temos uma Igreja da Reforma que se instalou nas províncias de além mar.Essa Igreja faz parte do grande avanço na evangelização dos nossos missionários e pastores reformistas dos séculos XVI e que se estende até o nosso século.Pois o lema da reforma protestante sempre foi esse;(somente a graça)sola gracia, (somente pela fé) sola fide e sola scriptura,(somente a escritura) e somente a salvação em Cristo Jesus.É uma Igreja que não possui a escola dominical domingueira aos domingos pela manhã.
     
Se visitarmos essa Igreja aos domingos pela manhã veremos que o seu culto é de uma hora em ponto, o que passar disto já os seus fiéis vão olhando para o seu relógio e outros vão saindo pelas portas ao lado do salão de culto.E como temos notado é uma Igreja que hoje em dia já perdeu grande parte de ardor missionário em sua missão de levar as almas a Cristo. É uma Igreja que deve ter em seu rol de membros uns 10 000 fiéis comungante e outros tantos não comungantes aproximadamente na área da grande cidade de Joinville .Só para se ter uma ideia do número de membros, a Igreja da Paz a sua paróquia principal que fica localizada bem no centro da cidade, dizem os seus pastores que possui em seu rol de membros unas três mil famílias que estão agregadas em sua lista de sua membresia. E o interessante que notei nessa breve pesquisa, que essa Igreja possui apenas um pastor e mais um auxilar para pastorear todos esses fiéis, não dá para entender como dois pastores dariam conta em pastorear todo esse rebanho.E perguntei aos pastores e líderes por que eles não contratavam mais pastores e missionários para um campo tão grande e vasto, e eles me responderam assim: É que a nossa Igreja e comunidade não deseja contratar mais pastores e missionários;já tentamos mas não conseguimos ter sucesso. E assim creio eu que a visitação dos fiéis ficaria muito comprometida nesse caso.

E outra coisa interessante que também tenho notado que muitos de seus pastores fazem o seu curso de Mestrado e ou Doutorado na Europa e especial no país da Alemanha que é chamado de berço da Reforma Protestante. E assim muitos desses pastores quando retornam a sua Igreja de base encontram grandes conflitos de idéias com os seus fiéis nas pequenas comunidades de base. Pois eles aprendem e ensinam temas polêmicos e conflitantes tais como: O Teísmo e Ateísmo que eles aprenderam em seus cursos de Filosofia nas ditas e famosas Universidades da Europa. E nas Igrejas Agro-industriais isso soa como uma conspiração contra a fé em Cristo.E assim muitos dos seus chamados Mestres e Doutores na área de ciências humanas,tais como doutores em filosofia, doutores e mestres em novo Testamento etc.e que possuem uma linha de pesquisa mais aberta em sua religiosidade, muitos desses chamados mestres são desprezados pela comunidade local e são taxados de pastores ateus ou atoas.E a comunidade pede a sua saída porque os chama de "pastores não crentes" e ou "pastores que não são convertidos" a Cristo.E assim acontece lá na Igreja Luterana como tem acontecido conosco, nós pastores e missionários presbiterianos.Pois nesse caso temos os mesmos problemas e sofremos os mesmos dilemas em nosso ministério. Quando somos despedidos pela nossa Igreja e ficamos sem saber o que fazer, digo em que profissão trabalhar?. E se o pastor tem uma formação na área de filosofia poderá ir dar as suas aulas;mas caso contrário, terá que vender livros ou trabalhar nas firmas etc.E assim a Igreja fica sem mais um pastor formado. E daí os pastores pentecostais e outros ramos do sistema carismático atacam e sempre levam vantagens. Mas pelo que pude ver em meus contatos dessa breve pesquisa,a Igreja Luterana e chamada de IECLB. é uma Igreja tradicional muito boa, atuante em nossa comunidade Joinvilense e que sabe exercer bem o seu papel na evangelização em nossa cidade.Isto é, ao seu modo tradicional. Todas as Igrejas tem os seus defeitos e suas grandes virtudes assim como é o ser humano em geral. E ainda gostaria de falar um pouco sobre a Igrejas Presbiterianas que se instalaram nessa cidade e na região da grande Joinville e seus pastores pobres ou pobres pastores.

E em outras vezes nós como pastores e missionários pobres que fazemos parte do protestantismo do ramo tradicional,somos perseguidos pelos nossos próprios colegas de ministérios de Igrejas co-irmãs, ou ainda somos perseguidos pelos colegas de outros ministérios e somos taxados de fundamentalistas, outras vezes ainda somos taxados de liberais e anarquistas etc. E ainda podemos acrescentar as dores que sentimos em nosso dia a dia de nossa labuta missionária com os nossos familiares, ou seja com a nossa esposa, filhos, parentes; que ora nos apoiam e ora se revoltam contra nós.E assim muitos dos nossos grandes missionários encontram o seu maior inimigo "velado ou declarado" que pode estar dentro de nossa casa, isto é, podemos ainda comparar ao casamento de "Sansão e Dalila" que está registrado no V/T, pois este jovem era consagrado presbítero e chamado de Sansão o beato.E ele era um valente militar e fazia parte do serviço secreto de Israel antigo; e ele havia sido consagrado ao Senhor pelos seus pais, e ele tinha feito um voto de consagração em secreto ao seu Deus,que não cortaria o seu cabelo e jamais poderia divulgar a quem quer que seja o seu voto de consagração,se revelasse o seu segredo a uma pessoa estranha perderia toda a sua força. E era do seu segredo de consagração a Deus de onde fluía a sua força e o seu poder. E assim ele havia se casado com uma esposa que o traia e denunciava-o aos seus maiores inimigos, ou inimigos da Igreja do Israel antigo que se chamavam de povos filisteus. Ou outras vezes ainda o nosso inimigo que ora se apresenta como um filho pródigo e rebelde que abandona a casa do do pai e traz mau testemunho em nossa volta e em nossa Igreja. E assim sentimos o dilema do emprego, do sub-emprego, das doenças em família, da miséria que tantas e tantas nos ataca e mais aflições que nos assaltam e afligem a nossa alma e o nosso coração. 
Fonte google 2013 - Mas quais pastores e missionários querem pregar e ajudar esses...?

II. IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - IGREJA PROCÓPIO  GOMES - Chegamos para essa cidade no final do século XIX por volta dos anos 1880 por aqui passaram muitos dos nossos antigos missionários americanos e outros que vinham evangelizando o sul do Brasil e assim chegaram a essa cidade.Mas tiveram pouco sucesso nessa época. Somente em 1920 em diante começou a formar-se um pequeno grupo. E a Igreja foi organizada somente por volta  de 1937. Dentro  da  cidade  de  Joinville - SC  temos  três  Igrejas  as  chamadas de IPB ou Igejas Presbiterianas  do  Brasil dentro da  cidade de Joinville; Temos  a  Igrejas  da  Rua  Procópio Gomes  com  aproximadamente  80  membros  fiéis, que  somam  entre  os  membros  comungantes  e  os  membros  que  são  apenas  simpatizantes. É  uma  Igreja  que  já  passou  por  diversos  tipos  de  movimentos  internos; que  são  os  chamados  de  movimentos  internos: Houve  o  movimento  pentecostal Presbiteriano  de  hoje, e assim essa mesma Igreja receosa tornasse conservadora  em  extremo. E como resultado temos hoje em dia uma  Igreja  tímida  e  uma  Igreja  que  tem  medo  de  evangelizar. Somos  um  grupinho  tímido, precisamos  acordar  para  os grandes desafios  do  século  vinte  e  um. Não  é  uma  Igreja  Evangelizadora.
Tem  as  Congregações  de  Morro  do  Meio  e  outra  Congregação  em  Garuva. Tem a sua Escola Dominical domingueira. Não possuímos nenhuma obra de ação social. Não temos Creches, nem Escolas, nem trabalhos em hospitais.

2. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  ANTIOQUIA - Situada  no  bairro  Comasa  do  Boa  Vista. Passou  e  ainda  está  passando  por  uma  fase  de  divisões  e  dificuldades  da  sua  liderança; Tem  aproximadamente  25  membros  fiéis, mais  alguns  que  são  membros  da  Igreja  e  são  apenas  simpatizantes. Não  é  uma  Igreja  evangelizadora.
Mantém  uma  Congregação  de  Barrancos - Situada  no  Município  de  Garuva. 

3. IGREJA  PRESBITERIANA  DO  COSTA  E  SILVA - Situada  no  bairro  Costa  e  Silva. Não  cheguei  a  conhecer  esta  Igreja, mas  pelo  que  se  tem  notícias  é  uma  Igreja  pequena  e  deve  ter  aproximadamente  30  membros  fiéis comungantes, mais  alguns  simpatizantes.
Não  é  uma  Igreja  evangelizadora. Mantém  uma  Congregação  em  S. Bento  do  Sul.

4. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  SÃO  FRANCISCO  DO  SUL - Situada  em  na  cidade  de  São  Francisco  é  uma  Igreja  histórica, foi  fundada  pelos  missionários  antigos  do  começo  do  século  XX, lá  pelo  início  dos  anos  de  1900. É  uma  Igreja  que  regrediu  no  tempo, hoje  é uma  Igreja-Congregação, isto é, sem  vida  própria. Deve  ter  uns  20  membros  aproximadamente. Não  é  uma  Igreja  evangelizadora. Sem  ardor  missionário  apesar  de  ser  uma  Igreja  centenária  e  está  fincada  em  uma  das  cidades  mais  antigas  do  Brasil.

5. IGREJA  PRESBITERIANA  DE  GUARAMIRIM - Situada  na  cidade  de  Guaramirim  no  bairro  do  Guamiranga. Tem  um  pequeno  grupo  de  uns  25  membros  comungantes. É  uma  Igreja  situada  em  uma  área  rural. Pelo  que  se  tem  notícias  não  é  uma  Igreja  Evangelizadora. Mas está a caminho de acordar para a sua grande missão Evangelizadora.

6.IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE - É uma antiga igreja que praticamente nasceu no seio da IPB e no começo da evangelização da cidade de Joinville e região.Ou melhor dizendo; essa Igreja saiu na época da divisão e os seus líderes dissidentes ficaram com a sua maior Igreja da região de Joinville que foi a atual  Igreja Presbiteriana Independente de São Francisco do Sul.É uma Igreja que tem uma grande influência na cidade e região. Tem três Igrejas fortes dentro da cidade de Joinville que são a Igreja central em Joinville 50 membros aproximadamente. A Igreja do Iririú com mais 80 membros aproximadamente. Mais a Igreja de São Francisco do Sul com 80 membros aproximadamente. E mais a Igreja IPI do Itaum que soma a 20 membros aproximadamente. A Igreja Presbiteriana de Guaramirim com 30 membro aproximadamente.E Somam em torno de duzentos 250 membros fiéis presbiterianos comungantes e mais outros simpatizantes.

7. IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA - É uma Igreja evangelizadora dissidente desde os anos de 1967 em diante. E são líderes descontentes que saíram de nosso meio no passado por discordância sobre os dons do Espírito Santo Santo e outros problemas de liderança local. Possuem três Igrejas na cidade e mais outras congregações de Igrejas menores. Que somam em torno de 150 membros aproximadamente.E algumas Igrejas já possuem a Escola dominical.
E nós presbiterianos estamos em dívida com a nossa comunidade; não temos nenhum trabalho de ação social na cidade. Não temos Escolas, nem Creches, nem trabalho de assistência em Hospitais e nem assistência ao Idoso. Creio que as nossas Igrejas devem trabalhar em cooperação com o poder público para ajudar os necessitados.
Alfonso Czaplinski

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CHAMADO PASTORAL NESTE SÉCULO

"...Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo, pois a tua vara e o teu cajado me consolam.." ( Salmo 23;5-6)

Pastores e missionários pobres da modernidade que andam pelo vale da sombra de morte. E muitos desses pastores e missionários são perseguidos pelos líderes religiosos do regime político onde impera a religião dos muçulmanos Fundamentalista ou regime do Islamismo.E citamos o caso dos países que são liderados pelos grupos do Talibah etc.E outras vezes somos perseguidos pelos regimes de ditadores políticos, como foi o caso dos países que faziam parte da antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas ou a URSS do antigo regime comunista. E foram governos que se fecharam dentro de si mesmo, e aplicaram uma lei da ditadura que foi chamada de "cortina de ferro" na Rússia dos anos 1950 e que durou até o ano da queda do muro de Berlim 1988. Esse regime foi um dos mais cruéis perseguidores da Igreja do século vinte e vinte um. 
                                                     Fonte de imagem Google 2013
                                                
E em outras as vezes nós como pastores e missionários pobres somos perseguidos pelos nossos próprios colegas de ministérios de Igrejas co-irmãs, ou ainda somos perseguidos pelos colegas de outros ministérios e somos taxados de fundamentalistas, outras vezes ainda somos taxados de liberais e anarquistas etc. E ainda  podemos acrescentar as dores que sentimos em nosso dia a dia de nossa labuta missionária com os nossos familiares, ou seja com a nossa esposa, filhos, parentes; que ora nos apoiam e ora se revoltam contra nós.E assim muitos dos nossos grandes missionários encontram o seu maior inimigo "velado ou declarado" que pode estar dentro de nossa casa, isto é, pode ainda ser comparado ao casamento  de "Dalila e Sansão" que está registrado no V/T, pois este jovem era consagrado presbítero e chamado de Sansão o Narizeu.E ele era um valente militar e fazia parte do serviço secreto de Israel antigo; e ele havia sido consagrado ao Senhor pelos seus pais, e ele tinha feito um voto de consagração em secreto ao seu Deus,que não cortaria o seu cabelo e jamais poderia divulgar a quem quer que seja o seu voto de consagração,se revelasse o seu segredo a uma pessoa estranha perderia toda a sua força. E era do seu segredo de consagração a Deus de onde fluía a sua força e o seu poder. E assim ele havia se casado com uma esposa que o traia e denunciava-o aos seus maiores inimigos, ou inimigos da Igreja do Israel antigo que se chamavam de povos filisteus. Ou outras vezes ainda o nosso inimigo que ora se apresenta como um filho pródigo e rebelde que abandona a casa do do pai e traz mau testemunho em nossa volta e em nossa Igreja. E assim sentimos o dilema do emprego, do sub-emprego, das doenças em família, da miséria que  tantas e tantas nos ataca e mais aflições que nos assaltam e afligem a nossa alma e o nosso coração.

Realmente estamos vivendo dias de muitas críticas em torno do nosso pastorado, hoje em dia temos uma Igreja que pede do seu pastor que use todos os seus talentos e recursos. Temos uma Igreja com a multiforme sabedoria divina, é um povo que se encaixa nas multi-funções da Igreja,  um povo da era da reforma e da era da industria tecnicista e uma era que tem uma tecnologia comercial muito forte e gananciosa, temos uma Igreja que não se contenta com pouca coisa ou então não se contenta com nada.Poderíamos até comparar a nossa Igreja moderna como aquela que se enquadra no tipo da Igreja de Laodiceia, uma Igreja rica, industrial, abastada,arrogante e contenciosa. Mas que por outro lado sofria essa mesma Igreja da era da alta tecnologia comercial e do lucro sofre em sua alma uma penúria espiritual insuportável, e ela não possuía os frutos do Espírito Santo, e que está registrada no livro do apocalipse que Cristo nos exorta dizendo:
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:16-17

Enfim somos uma Igreja moderna que faz grandes exigência de seu pastor.Somos uma igreja diferente dos séculos anteriores, a cada ano que passa surgem novas lideranças, temos novos líderes religiosos e líderes governamentais que aproximam o povo de Deus para mais perto ou para mais longe de Deus.Cristo Jesus o grande e Bom Pastor divino quando estava na terra nos aconselhava de que ele era o nosso bom pastor e ele nos dizia assim: "Eu sou o bom Pastor e o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas..."
Alfonso Czaplinski

terça-feira, 27 de agosto de 2013

BRASIL MAIS MÉDICOS - NOSSA SAÚDE PEDE


Oh Senhor meu Deus e meu Pai!
Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez. Estou encurvado e muitíssimo abatido;o dia todo saio vagueando e pranteando. Estou ardendo em febre;todo o meu corpo está doente. 
Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia. Senhor, diante de ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto.Meu coração palpita, as forças me faltam; até a luz dos meus olhos se foi.  Na  citação da oração de um ancião enfermo, salmo 38
Desembarcaram na última semana de agosto de 2013  cerca de quatro mil médicos vindo do país de Cuba. Parece até uma ironia do destino, um país tão pequeno, com uma agricultura fraca, sem industrias. E é considerado pela crítica mundial um país tão atrasado em sua tecnologia, fraco em seu PIB - Produto Interno Bruto. Mas em se falando em Medicina e Saúde Social  é considerado um gigante, o melhor do mundo, é referência no mundo pelo seu avanço em Medicina e Saúde Social. Realmente o governo social de Fidel Castro está de parabéns! E tem razão em ser um país de destaque na OMS ou Organização Mundial de Saúde. E digo mais, os Cubanos e os médicos cubanos estão nos ensinando uma outra e grande lição, o salário dos médicos, o quanto um médico brasileiro deve ganhar para tratar e curar um povo tão pobre como é o nosso; isto é R$ 4.500,00 reais e mais um bônus. E daí podemos ver e entender como a nossa medicina brasileira e mundial nos explora. E como essa mesma medicina está a serviço dos grandes laboratórios e de sua indústria farmacêutica mundial; e de como esses laboratórios nos exploram. 

Ora no Brasil um médico particular, que chega a ganhar em média  até R$ 100.000,00 mensal para mais e ou  para menos. Mas até nisso os nossos "hermanos" e médicos cubanos nos ensinaram, a humildade e a paciência para com o nosso povo e para nos tratar. E esperamos que eles não se contaminem com os altos salários dos nossos médicos brasileiros. Pois eles  já vem protestando e dizendo que isto é "um salário escravo". Mas não, isso é o verdadeiro salário que o profissional da saúde deve ganhar em nosso país que tem um povo  tão pobre e uma renda per capita social tão mal distribuída. E os nossos doutores devem começar ganhando com honestidade e paciência para com o seu povo do interior,e um povo de roça que está doente, enfermo e abandonado. E vemos que muitos  dos nossos médicos não querem ir para o interior ou para o sertão da estado de Amazonas, para o sertão do estado do Pará, do Estado de Roraima etc. Todos querem o bom conforto das grandes capitais, todos querem ganhar altos salários. Mas nem tudo são flores, e nem tudo é como a gente imagina ser. O nosso povo é pobre e ganha em média meio salário mínimo mensal, ou até um salário minimo mensal; poucas são as pessoas que ganham mais.Eu cito como exemplo o meu caso, sou professor primário e tenho dois cursos superiores, e ganho em média R$ 1.800,00 mensal e não posso me queixar. Mas mesmo assim conheço muitos bons médicos que se dedicam de corpo e alma para ajudar o nosso povo doente em nosso país.

PARTIR DE 1960 - BRASIL COMEÇA COPIAR MODELO DE SAÚDE POPULAR VINDO DO PAÍS DE CUBA - E ASSIM SURGEM OS PRIMEIROS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E COMEÇAM A VISITAR O SEU POVO DOENTE DE CASA EM CASA - DE CIDADE EM CIDADE, NOS CAMPOS E EM ESPECIAL NAS FAVELAS DESTE IMENSO BRASIL QUE ESTÁ DOENTE E ENFERMO -E DAÍ COMEÇA A DAR UM BOM RESULTADO NAS PESSOAS - SAÚDE PREVENTIVA DE SEU POVO - NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE PESSOAL, OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E OS DEVIDOS CUIDADOS COM AS PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS, CUIDADOS COM OS MOSQUITOS TRANSMISSORES DE DOENÇAS ETC. 

E O MODELO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FOI COPIADO DOS EVANGELHOS, QUE VEM DOS TEMPOS ANTIGOS.QUANDO CRISTO DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: E DEPOIS DISTO CRISTO ENVIA OS 70 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - E EM SEGUIDA ENVIA OS SEUS DISCÍPULOS-LÍDERES VISITADORES, E LHES ORDENA: VISITEM O MEU POVO DE DOIS A DOIS,DE CASA EM CASA E LHES ACRESCENTA DIZENDO: LEVEM A PAZ E CUREM TODAS AS DOENÇAS MENTAIS ,FÍSICAS E ESPIRITUAIS - TUDO ISSO PELA FORÇA E PODER DA PALAVRA E PELA VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO

E  ao  povo  que  vivia  nas  regiões  da  sombra  de  morte resplandeceu-lhes  uma  luz...
luz da  cura  de muitas  doenças...Disse Jesus ao paralítico:  Vai em paz, a tua fé te salvou...

A NOSSA  CIÊNCIA  MÉDICA  DE  DIAS  ATUAIS ESQUECE  PROPOSITALMENTE  DE BUSCAR A DEUS E O SEU  CONSELHO NAS CURAS  E  NAS  DOENÇAS  POPULARES: E NA CURA DE EPIDEMIAS, PANDEMIAS E MULTI-BACTÉRIAS ASSASSINAS QUE ATACAM E MATAM MILHÕES DE SERES HUMANOS NO MUNDO MODERNO. O SEGREDO  DA  BOA  SAÚDE  É;  CONSULTAR  O  SER  HUMANO  QUE  SOFRE  A DOENÇA, E  CONSULTAR EM ESPECIAL A  DEUS  QUE  CRIOU  O  SER  HUMANO  A SUA  IMAGEM  E  CONFORME  A  SUA  SEMELHANÇA.

E assim nos diz o livro da lei de Moisés:"Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pelo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.(Levítico 13:2-3) E disse o profeta Isaías ao rei  Ezequias  que  estava  doente de morte e  desenganado pela medicina da época: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará.   (Isaías 38:21)
Alfonso Czaplinski