"Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade..." (At.2: 43-45)
"E na igreja no primeiro século, todos viviam em dias de comunhão, no amor e na singeleza do coração. E no partir do pão de cada em casa..."
Mas como nos diz o ditado popular, a alegria de pobre dura pouco, e logo veio o inimigo das nossas almas, entrou no seio da igreja primitiva, e o que promoveu? A discórdia,calúnia, a divisão e a corrupção financeira etc.
A Corrupção financeira atinge o seio da igreja do primeiro século -- Um casal de idosos chamado Ananias e sua mulher Safira, enganaram o serviço da diaconia da igreja. São punidos exemplarmente em público. O apóstolo Pedro os desmascara em público por sonegação da contribuição, e são punidos com a pena máxima, morte por infarte do miocárdio em público. Pedro não perdoa, e os pune severamente pela palavra profética poderosa; E assim nos dizem o autores sagrados, em carta aos Hebreus, e o apóstolo Tiago quando nos falam sobre o poder da palavra falada e sobre o poder da linguagem pronunciada pela boca do profeta.
"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Conforme escreve o apóstolo na carta aos Hebreus". (Heb. 4:12)
"Assim também a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno". (Tiago 3:6)
Com certeza havia muitos outros sinais de corrupção que não foram divulgados aqui no livro de Atos. Esse foi apenas um incidente das dezenas ou centenas de casos de corrupção que havia por lá dentro da igreja que nascia em Jerusalém. Essa foi uma grande demonstração da corrupção que estava havendo na igreja, e do que estava acontecendo por lá naquela época entre os necessitados e carentes em geral, das cestas básicas, na distribuição dos alimentos, na distribuição do bolsa família, assim como acontece hoje em dia nos programas do governo. A igreja estava nascendo e já havia muitos carentes e necessitados, havia muitos peregrinos, e estrangeiros que vinham de todos os lugares do mundo para as festas que aconteciam em Jerusalém, e já ficavam morando por lá mesmo. E os bem pobres ficavam mendigando pelas ruas, como foi o caso do mendigo que ficava na porta feita de ouro, que se chamava de "porta formosa" e esse mendigo e coxo foi curado pelo apóstolo Pedro.
E outros moravam bem longe, pois uns romeiros e peregrinos judeus vinham do Egito que dista de Jerusalém uns 500 quilômetros, outros vinham de Roma que distava 2.200 quilômetros de Jerusalém, e outros vinham da Grécia que dista 2500 quilômetros de Jerusalém. E outros vinham de lugares mais próximos de Jerusalém, e muitos desses irmãos não desejavam se separar e queriam ficar juntos na igreja, para louvar a Deus todos os dias, e ficavam por semanas, por meses, e outros ficavam por lá, por anos ficavam morando em Jerusalém etc. E os que não desejavam se separar da comunidade ficavam instalados lá na pensão da igreja, outros ficavam em outras pensões e hotéis da cidade de Jerusalém. E assim eles vendiam a suas propriedades e iam morar na Pensão Albergue da igreja em Jerusalém no primeiro século, aonde acontecia a corrupção, como é normal em dias atuais, assim acontecia por lá.
Imagem a morte do casal Ananias e Safira que enganam o serviço de diaconia da Igreja do primeiro século
1. FUNDAÇÃO DO COMUNISMO E COOPERATIVISMO CRISTÃO NO LIVRO DE ATOS
Origem da diaconia na igreja -- Mas antes que partirmos para a explicação desse texto; Gostaríamos de explicar sobre o que fazia um Administrador, um 'Oiconomo', ou um 'Ekonomo',um Contador ou um 'diácono' nos tempos antigos. Que a parábola de Jesus vai falar e vai nos falar e nos ensinar as lições de um grande fazendeiro, o dono de muitas terras, ou um grande Administrador do campo, e das cidades que estava roubando o seu povo e o seu grande Senhor, que na parábola representa a Deus. E o apóstolo João vai falar mais sobre esse tema em sua parábola quando Cristo nos diz: Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor, o grande fazendeiro dos altos céus. Conforme nos escreve o evangelista João, em (João 15:1-3)
Essa parábola do bom administrador das cidades vai atingir todos os bons e os maus administradores dos países, caso dos reis, governos de Israel antigo, de Roma antiga que estava administrando toda a Palestina e Israel antigo, onde também havia muita corrupção do governos e dos chamados de cobradores de impostos e os chamados de "publicanos" ou os agentes da fazenda, os agentes das coletoria de impostos, fiscais da receita federal de Roma etc. Ou os funcionários públicos de Roma antiga, que cobravam os impostos e estavam a serviço de Roma, que administrava toda a região da Palestina. E a parábola do maus administrador também vai atingir os maus administradores da Igreja e agentes públicos da Política, e da administração dos governos de Jerusalém, Samaria etc. Os maus pastores, maus presbíteros, maus diáconos, maus membros da igreja etc.) Com certeza surgirão pelo mundo afora em todos os tempos. Como bem podemos conferir no texto original no evangelho de Lucas (Luc. 16:1-3)
Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.
Então ele o chamou e lhe perguntou: 'Que é isso que estou ouvindo a seu
respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode
continuar sendo o administrador'.( Luc. 16:1-2)
E assim muitos agentes públicos e agentes da igreja agirão conforme o seu interesse e irão enganar a muitos. E no caso aqui da parábola do mau mordomo de governo que foi atingido pela denuncia de corrupção da operação da "lava jato"em seu governo. E assim como fazem hoje os agentes públicos, uns corruptos do governo irão aumentar a dívida do Estado pelo superfaturamento das obras, como é o casso do nossos governos e políticos do Brasil em dias atuais na obras da construção de estradas, construção de pontes, construção de metros etc. E outros políticos e governantes corruptos irão perdoar a dívida conforme bem lhes convier para obter vantagens quando forem demitido do cargo. E aqui na parábola de Cristo vemos que o mau administrador das cidades perdoou a dívida conforme confiava na pessoa, e quanto mais prezava o seu amigo, a sua empresa. Ao que mais confiava no amigo, e na empresa desonerava-a perdoando os devidos impostos ao governo.
Assim fazem os nossos políticos nos dias de hoje, perdoam os impostos das empresas de seus apadrinhados políticos etc. E daí, vem o rombo nas contas do governo, e nas contas do dinheiro do INSS, do dinheiro da saúde, da educação etc. E assim perguntamos, como pode ser isso? Isso não pode aconteceu, acontecia no passado, e ainda acontece nos dias de hoje. E vemos que quanto mais perdoava a dívida dos impostos dos seus devedores do seu patrão fazendeiro, ou do grande patrão que é o nosso Estado, tanto mais dinheiro faltava nos cofres. E vemos que o mau administrador do governo a um perdoou até (50%) cinquenta por cento da dívida dos impostos, e ao outro amigo fazendeiro perdoou a vinte por cento (20%) dos impostos etc. E por aí vai.
E o administrador disse ao primeiro devedor; Quanto deves ao meu patrão? E ele lhe disse:
1)Devo 100 cem barris de azeite - Senta depressa e escreva 50 barris de azeite.
E aos segundo disse: Quanto deves ao meu patrão? Ele lhe disse:
2) Devo 100 sacos de trigo - Senta depressa e escreve; 80 sacos de trigo.
O caso da corrupção atinge atinge o casal de idosos Ananias e Safira. Eles enganam a igreja - São e denunciados e punidos em público - Igreja fica sobrecarregada de idosos. Impõe-se o limite de 60 anos de idade. O limite para receber apoio da Igreja.
Pois foi assim que ensinaram os primeiros apóstolos, e com a palavra -
Diákono ou diakonia - E que vai completar o sentido para a igreja até
os dias da modernidade, isto é, diákono, é aquele irmão que serve as
mesas. Este é o seu significado até os dias de hoje, e diákono seria o
amigo garçom dos restaurantes que inicialmente servia apenas os ricos,
mas no começo da igreja do primeiro século, os diáconos começaram a
servir a mesas dos pobres. Conforme lemos no livro dos Atos dos apostolo
da igreja do primeiro século, em (Atos 5:1-13) Por isso os doze apóstolos da igreja reuniram
todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o
ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas". Ou seja, eles
queriam dizer que não desejavam se comprometer com as finanças da
igreja, com as doações, com as ofertas, com as oferendas, com os
alimentos etc. Para não serem acusados de desvio de verbas que
pertenciam ao bem comum, ao povo e ao público em geral.
Assim este é o seu significado original, 'diácono' é aquela pessoa
que serve as mesas, e nos serve o pão, a comida e a bebida etc. E por
isso que Paulo vai falar aos cristãos da Galácia que o reino dos céus não é
feito de comida e nem bebida; mas de paz, de alegria no Espírito Santo,
isto é dos frutos do Espírito Santo. E assim ele vai nos dizer mais:
Ora
as obras da carne são manifestas na: imoralidade sexual, impureza e
libertinagem;idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira,
egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas
semelhantes.Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que
praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gal. 5:21-25)
O serviço de Diaconia deve ir além nos ensina o apóstolo Paulo: E o diácono deve praticar o serviço de bondade e misericórdia
para com os outros, para com a sua igreja toda. E assim se expressa o apóstolo Paulo.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência,
amabilidade, bondade,fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra
essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a
carne, com as suas paixões e os seus desejos.
O grande julgamento do Senhor -- No dia dos relatórios finais: Separação dos cabritos das ovelhas: E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham,
benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para
vocês desde a criação do mundo.
Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês
me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de
roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim;
estive preso, e vocês me visitaram'.
2. A TEORIA DE REGIME DE GOVERNO MATERIALISTA MARXISTA ATEÍSTA
Karl Marx Nasceu em Tréveris, Prússia em 5 de maio de 1818 — Faleceu em Londres, 14 de março de 1883, foi um filósofo,do ponto de vista acadêmico, a obra de Marx contribuiu para o nascimento da sociologia moderna, filosofia, e economia comunista -- socialista.
Segundo a teoria materialista de governo eles expulsam as religiões e a Deus do seio de seus governos. Pois para eles as religiões e as igrejas são o ópio do povo. E todas as crenças em Deus devem ser banidas do território e do país. Pois as religiões atrapalham o bom andamento do comunismo socialista. Esse foi o regime de governo aplicado na Rússia comunista e pelos seus idealizadores Stálin, Trotski e outros, e os seus bolcheviques, no tempo da chamada de "cortina de ferro" do bloco comunista.
E tornou-se um regime de governo ateu, materialista fechado. A filosofia e a teoria de governo na econômica segundo o marxismo de Karl Marx que escreveu sobre essa forma de governar, para o mundo Europeu, em um momento em que os poderes de governo se digladiava sob a égide do capitalismo selvagem. Essa foi a época das grandes navegações marítimas, e exploração dos países mais fracos de poderio bélico e preparo dos seus exércitos. Assim se tornavam presas fáceis nas mãos dos grandes exércitos da Europa que sempre eram ávidos pelo ouro, pela prata, pedras preciosas, madeira, petróleo etc.
Segundo a teoria materialista de governo eles expulsam as religiões e a Deus do seio de seus governos. Pois para eles as religiões e as igrejas são o ópio do povo. E todas as crenças em Deus devem ser banidas do território e do país. Pois as religiões atrapalham o bom andamento do comunismo socialista. Esse foi o regime de governo aplicado na Rússia comunista e pelos seus idealizadores Stálin, Trotski e outros, e os seus bolcheviques, no tempo da chamada de "cortina de ferro" do bloco comunista.
E tornou-se um regime de governo ateu, materialista fechado. A filosofia e a teoria de governo na econômica segundo o marxismo de Karl Marx que escreveu sobre essa forma de governar, para o mundo Europeu, em um momento em que os poderes de governo se digladiava sob a égide do capitalismo selvagem. Essa foi a época das grandes navegações marítimas, e exploração dos países mais fracos de poderio bélico e preparo dos seus exércitos. Assim se tornavam presas fáceis nas mãos dos grandes exércitos da Europa que sempre eram ávidos pelo ouro, pela prata, pedras preciosas, madeira, petróleo etc.
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução
histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos
confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração
do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para
explicar as relações entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia. E assim Friedrich Engels afirma:
"A concepção materialista da história parte da tese de que a produção, e
com ela a troca dos produtos, é a base de toda a ordem social; de que
em todas as sociedades que desfilam pela história, a distribuição dos
produtos, e juntamente com ela a divisão social dos homens em classes ou
camadas, é determinada pelo que a sociedade produz e como produz o pelo
modo de trocar os seus produtos. Bibliografia Internet e Wikipedia e outros
3.TEORIA DO REGIME DE GOVERNO CAPITALISTA TEÍSTA
A Teoria do Capital Humano afirma que investimentos em educação e saúde podem aprimorar as aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos, o que em larga escala pode influenciar positivamente as taxas de crescimento dos países.
Adam Smith (1723-1790) foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia, na cidade de Kirkcaldy. Foi o primeiro economista a elaborar um modelo abstrato, completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e funcionamento do sistema capitalista. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado (Weinstein, 2013).
Adam Smith (1723-1790) foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia, na cidade de Kirkcaldy. Foi o primeiro economista a elaborar um modelo abstrato, completo e relativamente coerente da natureza, da estrutura e funcionamento do sistema capitalista. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado (Weinstein, 2013).