sexta-feira, 4 de maio de 2018

IGREJA -- DIAKONIA, COMUNHÃO E CORRUPÇÃO


E de repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Conforme escreve o evangelista Lucas no livro de Atos em (At.2:2-4)

E nos escreve mais Lucas no livro de Atos dos apóstolos.

Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 
(At.2: 43-45)

"E na igreja no primeiro século, todos viviam em dias
comunhão, no amor e na singeleza do coração. E no partir do pão de cada em casa..."



Mas como nos diz o ditado popular, a alegria de pobre dura pouco, e logo veio o inimigo das nossas almas, entrou no seio da igreja primitiva, e o que promoveu? A discórdia,calúnia, a divisão e a corrupção.


A Corrupção no seio da igreja do primeiro século -- Um casal de idosos chamados Ananias e sua mulher Safira, enganaram o serviço da diaconia da igreja. São punidos exemplarmente em público. O apóstolo Pedro os desmascara em público, e são punidos com a pena máxima, morte por infarte do miocárdio em público. Pedro não perdoa, e os pune severamente pela palavra profética poderosa; E assim nos dizem o autores sagrados, em carta aos Hebreus, e o apóstolo Tiago quando nos falam sobre o poder da palavra falada e sobre o poder da linguagem pronunciada pela boca do profeta.

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Conforme escreve o apóstolo na carta aos Hebreus". (Heb. 4:12)
"Assim também a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno". (Tiago 3:6)
Com certeza havia  muitos outros sinais de corrupção que não foram divulgados aqui no livro de Atos. Esse foi apenas um incidente das dezenas ou centenas de casos de corrupção que havia por lá dentro da igreja que nascia em Jerusalém. Essa foi uma grande demonstração da corrupção que estava havendo na igreja, e do que estava acontecendo por lá naquela época entre os necessitados e carentes em geral, das cestas básicas, na distribuição dos alimentos, na distribuição do bolsa família, assim como acontece hoje em dia nos programas do governo. A igreja estava nascendo e já havia muitos carentes e necessitados, havia muitos peregrinos, e estrangeiros que vinham de todos os lugares do mundo para as festas que aconteciam em Jerusalém, e já ficavam mendigando por lá mesmo. 

E assim a igreja que estava nascendo precisava ajudar toda essa gente, e todos recorriam para as igrejas, e na igreja que estava nascendo. Todos os cristãos estavam no auge do grande avivamento da igreja apostólica,e no auge da vida espiritual da igreja, pois há dias tinha acontecido a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes, nos dias das colheitas dos cereais, no dia da festa dos colonos. Era a chamada de festa dos Pentecostes. Então a cidade de Jerusalém estava cheia de peregrinos que iam e vinham de todos os lugares, e de todos a cidades. Eram medos, eram cidadãos romanos, gregos, egípcios, cidadãos babilônios etc. Conforme está registrado no mesmo livro de Atos. 
                Abaixo figura da morte de Ananias e sua mulher Safira por corrupção na diakonia
                                                Resultado de imagem para imagem morte de Ananias e Safira na igreja
Ora um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. 
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para você uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? 

Ela não pertencia a você? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido.

Pedro lhe perguntou: "Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade?"

Respondeu ela: "Sim, foi esse mesmo". Pedro lhe disse: "Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também". 

Naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos. Textos registrados em Atos dos apóstolos em ( Atos 5:1-11)


1. A VIDA E O SERVIÇO DE DIAKONIA DA IGREJA 

Origem da diakonia na igreja -- Mas antes que partirmos para a explicação desse texto; Gostaríamos de explicar sobre o que fazia um Administrador, um 'Oikonomo', ou um 'Ekonomo',um Contador ou um 'Diácoono' nos tempos antigos. Que a parábola vai nos falar e nos ensinar as lições de um grande fazendeiro, o dono de muitas terras, ou um grande Administrador do campo, e das cidades que estava roubando o seu povo e o seu grande Senhor.

Origem da palavra Administrador - do grego antigo vem da raiz de "Oikonomo" ou Ekonomo - Diákono etc. E quer dizer 'Administrador' ou 'Economista', era aquela pessoa que administrava, o dinheiro e os bens da grande casa, ou aquele que dirigia a casa, e neste sentido está ligado a explicação para a Igreja dos tempos antigos. 


Pois foi assim que ensinaram os primeiros apóstolos, e com a palavra - Diákono ou diakonia - E que vai completar o sentido para a igreja até os dias da modernidade, isto é, diákono, é aquele irmão que serve as mesas. Este é o seu significado até os dias de hoje, e diákono seria o amigo garçom dos restaurantes que inicialmente servia apenas os ricos, mas no começo da igreja do primeiro século, os diáconos começaram a servir a mesas dos pobres. Conforme lemos no livro dos Atos dos apostolo da igreja do primeiro século, em (Atos 6:1-5) Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas". Ou seja, eles queriam dizer que não desejavam se comprometer com as finanças da igreja, com as doações, com as ofertas, com as oferendas, com os alimentos etc. Para não serem acusados de desvio de verbas que pertenciam ao bem comum, ao povo e ao público em geral. 

Assim este é o seu significado original, 'diácono' é aquela pessoa que serve as mesas, e nos serve o pão, a comida e a bebida etc. E por isso que Paulo falar aos cristãos da Galácia que o reino dos céus não é feito de comida e nem bebida; mas de paz, de alegria no Espírito Santo, isto é dos frutos do Espírito Santo. E assim ele vai nos dizer mais: Ora as obras da carne são manifestas na: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 
 (Gal. 5:21) 


b) O serviço de Diaconia deve ir além nos ensina o apóstolo Paulo dizendo: E o diácono deve praticar o serviço de bondade e misericórdia para com os outros, para com a sua igreja. 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

O grande julgamento do Senhor -- No dia dos relatórios finais: Separação dos cabritos das ovelhas: E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.


"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. 



Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.


2. FRATERNIDADE  E COMUNHÃO VIVÊNCIA DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO


São citadas de pelo menos três mil almas que foram salvas, e que aceitaram a fé, e aceitaram a Cristo. Isto é, queriam seguir a Jesus, eles foram batizados, e depois muitos deles foram confirmados na sua fé, no decorrer dos anos. Outros porém, abandonaram a igreja; assim como acontece hoje em dia. E os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.


Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 

Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. Conforme são registrados os testemunhos, a vivência da igreja, a sua comunhão e amor dos cristãos de uns pelos outros. Registrados no livro de Atos dos apóstolos em (Atos 2:41-47)

Pode-se dizer que o modelo de igreja ideal para a igreja de todos os tempos é a igreja de Atos. E mesmo mais de dois mil anos depois, ela ainda é citada quando se quer falar de igreja verdadeira. Você deve achar que já ouviu falar tudo a respeito dela, mas a verdade é que ainda temos muito que aprender com esta igreja.

Pela passagem acima, temos a impressão que o evangelismo e a conversão era algo bem natural e espontâneo na igreja primitiva. E era mesmo! Eles não tinham um ministério de evangelismo, não tinham pessoas que se dedicavam exclusivamente a evangelizar e muito menos tinham treinamento sobre como evangelizar de forma eficaz. E como, então, a igreja primitiva evangelizava? A resposta é simples: eles eram a igreja que Jesus disse que eles deveriam ser.

A Bíblia diz que eles estavam sempre juntos, perseverando na comunhão, no partir do pão. Todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum. Todos os dias eles estavam no templo e compartilhavam as refeições de casa em casa. Ainda tem mais, eles tinham uma união verdadeira, pois havia sinceridade no coração de todos. Mas porque eles eram tão unidos? Em João 17, na oração sacerdotal, Jesus foi claro, “a fim de que todos sejam um… para que o mundo creia que tu me enviaste”. Eles estavam simplesmente obedecendo a Cristo. E assim evangelizavam.

A igreja primitiva se destaca também pelo amor que demonstrava. As pessoas se amavam porque estavam sempre juntas. A verdade é que para estarem sempre juntas duas pessoas têm que se amar verdadeiramente. Só convivendo e conhecendo os defeitos é que sabemos se amamos realmente alguém. O amor deles era verdadeiro também porque eram capazes de sacrifícios para ver o outro bem. Vendiam bens e propriedades para satisfazer os necessitados. Esta é uma ótima medida do amor: a capacidade de sacrificar-se para o bem-estar do próximo.

E o que tem haver o amor que tinham uns para os outros com evangelismo? Tudo! Jesus fez outro pedido aos discípulos em João 13: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros”. O amor é a marca dos verdadeiros discípulos de Cristo! O amor é que atrai as pessoas a Deus. Se nos virem como pessoas que se amam de verdade todos vão querer conhecer a Jesus.

Não podemos esquecer que eles também perseveravam na doutrina dos apóstolos e havia temor em cada um. A doutrina dos apóstolos nada mais era que aquilo que o Senhor havia pregado enquanto estava entre eles. E Jesus havia dito aos apóstolos que “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo 17.21). Isso era mais uma prova do quanto estavam comprometidos com a causa de Cristo. Eles não somente se amavam, mas também amavam a Deus, o que refletia nos olhares das outras pessoas e as atraíam para perto da igreja.

Era isso que fazia a igreja primitiva ser tão atraente: O Amor. Eles eram cristãos verdadeiros e viviam baseados no amor. Escrito por Isaac Diêgo em seu blog, quando nos fala e escreve sobre a comunhão, a vida espiritual, as conversões, o partir dos pães, as visitas de cada em casa, a singeleza de coração, e o amor cristão de uns para com os outros. 



3. CORRUPÇÃO DA DIACONIA NO ALBERGUE DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO 

E ainda mais, esse texto do apóstolo Paulo nos adverte dizendo que o 'diákono' que serve as mesas, ou aquele que ajuda aos pobres na distribuição dos alimentos, ou na distribuição da 'sopa dos pobres', ou das cestas básicas, deve ter o domínio próprio, e nós mesmos devemos ter esse domínio próprio na hora da comida e na hora da bebida. E assim o diákono ou o garçom de profissão que serve nos restaurantes de luxo e beleza de dias atuais, deve se cuidar ainda mais para não cair nas ciladas do diabo, isto é, na "bebedeira' e na 'glutonaria' e na corrupção etc; E assim o 'diácono' deve manter-se incorruptível, para também não cair na corrupção, assim como o administrador,e o ecônomo dessa grande casa, ou das casas menores que simboliza hoje em dia, a comunidade ou a igreja de Cristo, que é ensinada nessa parábola que Cristo vai nos contar. E assim essa é a grande missão dos amigos de Cristo que são os diáconos, os presbíteros e os pastores do povo em geral.

Mas os maus administradores da Igreja e da Política - Os maus pastores, maus presbíteros, maus diáconos, maus membros da igreja etc.) Com certeza surgirão pelo mundo afora em todos os tempos. E agirão conforme o seu interesse e irão enganar a muitos. E no caso aqui da parábola, irão perdoar a dívida conforme lhes convier. E aqui na parábola de Cristo vemos que o mau administrador perdoou a dívida conforme ele confiava na pessoa e quando prezava o seu amigo. Ao que mais confiava no amigo, mais perdoava a dívida do seu patrão. E vemos que o administrador a um perdoou até (50%) cinquenta por cento da dívida, e ao outro amigo perdoou vinte por cento (20%) 


E o administrador disse ao primeiro devedor; Quanto deves ao meu patrão? E ele lhe disse:

1)Devo 100 cem barris de azeite - Senta depressa e escreva 50 barris de azeite.

E aos segundo disse: Quanto deves ao meu patrão? Ele lhe disse:

2) Devo 100 sacos de trigo - Senta depressa e escreve; 80 sacos de trigo.

O caso da corrupção atinge atinge o casal de idosos Ananias e Safira. Eles enganam a igreja - São e denunciados e punidos em público - Igreja fica sobrecarregada de idosos. Impõe-se o limite de
60 anos de idade. O limite para receber apoio da Igreja.


No capítulo cinco dos Atos dos apóstolos (Atos 5:1-11) Nos diz o texto que Ananias e sua mulher Safira queriam enganar o serviço de diaconia da Igreja, e conseguiram enganar. E não temos tempo de explicar isso agora. Mas Paulo escreve ao pastor Timóteo e a Igreja aos Éfesos em (I Tim. 5:3-16) Como o jovem pastor deveria proceder na Igreja com os necessitados e em especial com as viúvas pobres. E assim ele diz mais: Pensão no Albergue da Igreja, somente para maiores de sessenta anos de idade.

"Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido,e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra. Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar. Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliada. (I Tim. 5:1-16)



E assim lá nessa Pensão dos Albergados havia muita gente que fazia isso. E muitos não queriam pagar mensalidade, e muitos não necessitavam dessa ajuda, e ainda outros engavam o servição da diaconia da Igreja. E esse foi o caso de Ananias e Safira um casal de idosos que enganou a comunidade, e foram descobertos pelo apóstolo Pedro e foram punidos em público. E não resistiram a denúncia e morreram infartados na frente da comunidade. E muitos vendiam as propriedades e depositavam nos cofres da Igreja para sustento dos pobres albergados. E ainda muitos que vendiam a sua propriedade, e retinham o dinheiro, e guardavam o dinheiro para si, e assim enganavam a igreja, e iam morar na Pensão da Igreja, e a Igreja deveria arcar com toda a despesa dessa pessoa até o fim de sua vida. 

Esse era um tipo parecido com a Aposentadoria para a vida, conforme temos hoje em dia com o nossa aposentadoria do INSS. Isto é, quem contribuir com 35 anos de trabalho tem a sua aposentadoria garantida por lei. Mas nós vemos que temos muita corrupção nesse nosso INSS que dizem estar falindo. E os nossos políticos, e muitos funcionários públicos que burlam a lei e enganam a todo mundo, ainda se aposentam com R$ 5.000,00 ou até R$ 200.000,00 mensal e mais, e nunca trabalharam e nem contribuíram com o INSS. 

E recentemente todos os idosos e aposentados do país ficamos apavorados, quando ouvimos o governo Temer falando aos quatro cantos do mundo que a nossa Previdência Social iria quebrar. Mas por que foi a nossa pergunta: E com tempo e muita investigação a resposta veio naturalmente. Porque a corrupção das empresas multinacionais, das empresas nacionais, dos bancos etc., foram "desonerados" de suas dívidas com a União. Isto é, os nossos nobres deputados resolveram perdoar todas as dívidas de impostos dos grandes grupos empresarias do país. E em especial as dívidas que eles tinham junto ao nosso INSS, e com a Previdência Social. E assim os nossos deputados, os representantes diretos do povo, mais uma vez dão o mau exemplo perante a sociedade que os elegeu. E a corrupção corre as soltas em nosso meio político.

CONCLUSÃO DO SERVIÇO DE DIAKONIA  E BONDADE  COM OS POBRES

O bom exemplo do rei Davi quando estava doente e no fim de sua vida, ele reparou nesse detalhe e ele escreve no salmo  (41:1-10)

Salmo de Davi. Ao regente do coro. Felizes são aqueles que ajudam os pobres, pois o SENHOR Deus os ajudará quando estiverem em dificuldades!

O SENHOR os protegerá, guardará a vida deles e lhes dará felicidade na Terra Prometida. Ele não os abandonará nas garras dos inimigos. Quando estiverem doentes, de cama, o SENHOR os ajudará e lhes dará saúde novamente.


Assim este é o seu significado original, 'diácono' é aquela pessoa que serve as mesas, e nos serve o pão, a comida e a bebida etc. 

E por isso que Paulo falar aos cristãos da Galácia que o reino dos céus não é feito de comida e nem bebida; mas de paz, de alegria no Espírito Santo, isto é dos frutos do Espírito Santo. E assim ele vai nos dizer mais: Ora as obras da carne são manifestas na: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.( Gal.5:21) 

b) O serviço de Diaconia deve ir além nos ensina o apóstolo Paulo dizendo: E o diácono deve praticar o serviço de bondade e misericórdia para com os outros, para com a sua igreja. 

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

O grande julgamento do Senhor -- No dia dos relatórios finais: Separação dos cabritos das ovelhas: E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. 

Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.