quinta-feira, 25 de maio de 2017

A ORAÇÃO E OS MAUS PENSAMENTOS

by Alfonso Czaplinski
"Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos
são os vossos caminhos" declara o ­Senhor. Assim como os céus são mais altos 
do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos;
e os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos". Profeta
Isaías em sua carta a Igreja de Jerusalém antiga. (Is. 55:8-9)


"As nossas deficiências são também feras, feras mentais que não se conformam em devorar os pensamentos e projetos úteis que cada um de nós armazena ou cultiva dentro de si em seu campo mental. Seu afã de destruir - como acontece com o pessimismo, a obstinação, o descuido, a irritabilidade, a veemência, etc. - Os maus pensamentos nos induzem a atentar contra os sentimentos nobres, e inclusive contra a própria vida de seu dono. É preciso pois, que acabemos com tais pensamentos, se não quisermos que eles acabem conosco..." Carlos Bernardo Pecotche 


Muito se tem falado a respeito da oração, mas a cada um de nós que se propõe a orar bem e meditar bem, sabe como é difícil essa prática e essa arte da oração diária centrada na lei do Senhor. E daí, nós oramos, clamamos e falamos conosco mesmo na maioria das vezes. E por isso parece que a nossa oração não surte nenhum efeito. Jesus Cristo nos advertiu dizendo; E tu quando orares vá ao teu quarto e fechando a porta orarás ao teu Pai, e teu Pai que te vê em secreto, te recompensará: 

E orando ou meditando, não useis de vãs repetições;vãs palavras repetidas, que se tornam vazias e ocas por dentro. Parece que Deus deseja comunicar-se conosco pelo poder dos nossos pensamentos que são mais diretos e francos. E assim nos diz o poeta; "Pensamento é uma corrente forte uma energia louca..."? E Jesus disse mais uma grande verdade aos seus discípulos quando subia ao céu; Não vos ausenteis de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder, e de pensamentos fortes de poder. 

Assim é o nosso pensamento, é uma corrente forte, o pensamento é  uma corrente de energia tão forte, que muitos de nós não conseguimos controlá-los de jeito nenhum. Mas todos sentimos falta desse poder que a oração produz dentro de cada um de nós. E o salmista assim se expressa dizendo: Das profundezas do meu ser,e das profundezas dos meus pensamentos, eu clamo a ti Oh Senhor! Escuta a minha voz, estejam alertas os teus ouvidos as minhas súplicas de oração, Oh Senhor! (salmo 130)

1.ORIGEM DOS PENSAMENTOS,CIENTISTAS DIZEM LER OS PENSAMENTOS -- A TEMPESTADE MENTAL 
                                             
Cientistas japoneses criaram uma tecnologia que analisa as ondas cerebrais ativadas antes de cada sílaba, para as usar num processador de texto que permita "escrever por imagens de voz", sem falar e sem usar os dedos.

Seis investigadores da Universidade Tecnológica de Toyohashi, no centro do Japão, estudaram as ondas cerebrais que se registam no cérebro quando uma pessoa recorda as sílabas antes de falar, usando um capacete com 64 elétrodos para estudar as emissões cerebrais.

O diretor do projeto, Tsuneo Nitta, afirmou que conseguiram criar padrões de ondas cerebrais e identificar sílabas com 60% de precisão.

A tecnologia poderá ajudar pessoas com problemas como a miastenia, uma doença crônica que causa debilidade e fraqueza muscular, a interagir com uma espécie de telefone inteligente que consiga, de certa forma, ler a sua mente.

Agora, o desafio dos cientistas na criação de um processador de texto ativado pelo pensamento é aumentar a precisão do reconhecimento das sílabas e ultrapassar obstáculos como a variação nas ondas cerebrais de cada pessoa. Segundo o blog de TWI 24. Mas também temos outros estudiosos sobre a mente e os pensamentos, que vem do original inglês e é chamado de  brainstorming ou "tempestade mental" ou ainda tempestade dos pensamentos. 

A  tempestade mental ou tempestade de pensamentos ?


a) O Brianstorming - O que é uma tempestade mental? "Tempestade mental" ou uma tempestade de pensamentos -  E é uma técnica moderna onde estuda-se a fonte do pensamento, foi desenvolvida por Alex Osborn no ano de 1953. O ‘brainstorming’ - É um método do pensamento criativo mais investigativo e aplicado a publicidade. Onde o  brainstorming foi desenvolvido sobretudo para ser aplicado a publicidade e na inovação tecnológica da mídia em geral. E também é um método que pode ser usado nas áreas da Educação, na psicologia, na psiquiatria médica , na religião etc. E aqui trata-se de um método de ação participativa em que os membros do grupo discutem construtivamente um determinado problema em uma área da publicidade e os seus efeitos da propaganda na mídia investigativa e influência que isso provoca nos seres humanos. No início foi aplicado como uma guerra de nervos, provocado pela propaganda agressiva e o seu consumismo imediato provocado pelo comercio dos produtos industriais. Mas essa ciência aos poucos foi sendo aplicada a outras áreas do saber, e em todas as áreas do saber humano que envolve o estudo da mente e  dos pensamentos do ser humano como um todo. 

Osborn publicou o seu texto num livro intitulado de Applied Imagination  ou 'imaginação aplicada', que é a base conceitual do ‘brainstorming’, com as regras, os procedimento e algumas experiências feitas pelo ele.A partir disso a descrição de Osborn, em-‘brainstorming’foi a fonte para o desenvolvimento de uma série de técnicas de criatividade que apareceram posteriormente na ciência moderna do pensamento e como se processa na mente humana. 


No processo do ‘brainstorming’ é incentivado o fluxo de ideias espontâneas e naturais, mas também a flexibilidade e a originalidade do pensamento. O princípio base é - “quanto mais ideias, melhor”. As ideias iniciais são geralmente, as mais óbvias; as mais imaginativas, fantasiosas costumam aparecer na parte final de uma sessão desse processo de pesquisa. 


b) O Brainswriting - O pensamento escrito - Ou  chamado no inglês de 'brainswriting' ou toda ideia escrita no papel. No brainwriting - É uma das maiores desvantagens é a influência de idéias dentro do grupo. Uma ideia leva a outra ideia do mesmo tipo, e o que às vezes inibe a emergência de ideias realmente diferentes e originais. O ‘brainwriting’, uma evolução do ‘brainstorming’, procura-se reduzir esta desvantagem. Os cientistas-pesquisadores descobriram que no 'pensamento escrito' já sofre a alteração da ideia original. A segunda etapa do processo - a produção de ideias mais originais e criativas sofre interferência - E que nesse caso é realizada por escrito, de modo que as ideias de um influenciem menos os outros. Texto de apoio da pesquisa feito pelo psicólogo de Mateus Duarte.

E por isso o salmista ainda vai nos falar assim: Deus consegue ler os nossos pensamentos, antes mesmo deles chegarem como palavras até a nossa boca.

Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. 
Salmo 139:2 -

 A conectividade dos nossos pensamentos com os outros. 


Agora sabendo disso, seria bom dedicarmos a cada dia alguns minutos para considerar cuidadosamente o papel dos nossos pensamentos, e nos dedicarmos esse tipo de oração centrante, para acalmar a tempestade dos nossos pensamentos que é provocado pelo stress de cada dia. E buscar ao nosso Deus em oração com o poder da fé que sobe aos altos céus pela força dos pensamentos. E também podemos verificar o tipo de  oração que não sobe a Deus, porque os nossos pensamentos maus e impuros nos impediram de chegarmos até a presença do Senhor. E é por isso quando Jesus estava expulsando os demônios e também expulsava os maus pensamentos, ou "pensamentos imundos" das pessoas. 

E para efeito de estudo iremos analisar um pouco do livro Oração Centrante de M. Basil Penington e sua oração centrante na fé, e os tipos de pensamentos que nos envolvem, que se apegam em nós quando começamos a orar. E Jesus Cristo nos advertiu que na oração centrante Deus não quer "vãs repetições de palavras faladas," escritas ou decoradas que estão vazias". E quando lia esse livro, pela primeira vez, li uma vez e confesso, não entendi nada, duas vezes, três, e daí fiquei pensando; mas o que será que o autor quer nos transmitir com esse texto ? Creio que agora achei uma parte da resposta, Deus quer que nossa oração seja carregada de bons pensamentos, pensamentos puros, pensamentos de fé, de perdão,pensamentos limpos, mentes limpas de pecados etc. Mas eis a dificuldade, como poderemos fazer tudo isso? Se não temos o controle dos nossos pensamentos? E são os pensamentos que sempre nos dominam, e nos puxam para baixo, para o caos, para o pecado, para as trevas? E Paulo acertou em cheio quando escrevia para a Igreja e para os cristãos da cidade de Colosso dizia, "Meus irmãos pensai nas coisas lá do alto, pensai nas coisas lá do céu onde Cristo está..." Citado em (Col. 3:14) E a título de estudo iremos tentar dividir e explicar um pouco sobre a psicologia dos nossos pensamentos; 

E assim Jesus nos dizia que para orar bem, devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa inteligência, de todo nosso entendimento, e ao próximo como a nós mesmos"

2. PENSAMENTOS SIMPLES 

Primeiramente iremos falar sobre o pensamento simples, esse pensamento sempre vem acompanhado de imagens, de emoções de nossa família, lembramos de nossa esposa,do casamento que fizemos a muitos anos atrás, nos lembramos dos nossos filhos, das brigas, nos lembramos da presença da nossa sogra etc. Então quando iniciamos a oração verdadeira, esses pensamentos continuam fluindo, e quanto mais insistimos na oração centrante, e na busca do reino dos céus, esses pensamentos cada vez mais tentarão obstruir as portas do paraíso, e quanto mais tentamos insistir em oração, de repente o telefone toca, a esposa chega, a sogra bate na porta do quarto, o vendedor insiste por todas as maneiras falar conosco e deseja vender o seus produtos etc. ?

Mas Jesus nos adverte dizendo; desligue-se de tudo isso e ore, e continue insistindo na oração, se você quer falar com a pessoa mais importante do universo,o Senhor da glória, ele está nos esperando, mas nós não conseguiremos chegar lá, até a sua presença, se paramos no meio do caminho. Porque os nossos pensamentos sempre nos impedem. Mas Jesus insiste conosco dizendo, feche a porta dos "outros interesses", e vá em frente,estude o comportamento dos seus pensamentos, busque o poder, busque o controle dos seus pensamentos, e continue batendo na mesma porta",na porta certa, na porta do reino dos céus, na porta do Pai em constante oração. Pois o Pai  está nos esperando para nos abençoar. Mas a maioria de nós fazemos o mesmo como fez Adão no Paraíso. Escondemos a verdade de Deus, e vamos até ele em oração e não falamos o que de fato está nos machucando? E escondemos o nosso pecado de conspiração contra Deus. E muitas vezes estamos unidos com Satanás pelo pecado da conspiração e prevaricação como fez Adão e Eva no Paraíso?. Prevaricação - é quando escondemos algo da verdade, e mentimos contra a verdade, ou quando omitimos a verdade principal dos fatos, do que realmente estamos sentindo. 

E daí, por causa do nosso pecado,e assim quando propomos a orar bem, fazemos o mesmo como  no passado fez Adão no Paraíso após sua queda, ficamos desleixados,ficamos preguiçosos, nos acovardamos, e no texto de gênesis nos diz mais,Deus vinha para falar com Adão todas as manhãs na viração do dia, e na viração da noite. Mas após a queda, Deus veio normalmente para ter comunhão com o casal Adão e Eva, e certa manhã algo de grave aconteceu no Paraíso? Adão não estava lá no local marcado para ter a sua comunhão com Deus. 

E ainda aconteceu algo pior, Adão se escondeu de Deus, e não foi receber a Deus e sua presença, como fazia todas as manhãs. Deus insiste com Adão e o chama pelo nome, mas ele teve medo do Senhor,e se escondeu. E a nossa pergunta é, por que Adão tomou essa atitude e fez isso? E se esconde de Deus? Adão fez o mesmo que nós fazemos dos nossos cobradores, de constas das lojas, ou dos produtos domésticos que nós compramos nas lojas, e depois não conseguimos pagar, e as lojas mandam os cobradores, bravos e e que muitas vezes nos ameaçam? E querem a todo custo cobrar a conta. Mas voltemos ao caso de Adão, ele se esconde porque "estava nu", estava desarmado, estava sem as roupagens de proteção, estava sem as roupas de proteção em semelhança como fazem os nossos policiais armados, que para enfrentar os bandidos e criminosos, eles se armam, se protegem com os coletes, com as suas armas, etc. - Mas Adão também estava com muito medo, estava sem forças, havia se tornado em um covarde e com medo da verdade? Conforme nos fala o livro de Gênesis, e conforme podemos conferir em nossa bíblia;

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. 

Mas o Senhor Deus chamou o ho­mem, perguntando: "Onde está você?" E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".    
(Gen.3:8-10)


Vejam só que ironia, Assim acontece conosco; E quanto mais insistimos em oração e elevamos o nosso pensamento para o alto, vem outro tipo de pensamento para tentar obstruir a nossa oração.

3. PENSAMENTO CAPTURADOR  - PROPAGANDA ENGANOSA

"Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. (I João 3:16)

Que é a propaganda enganosa? Tudo acontece quando Adão a Eva começam a conversar com o inimigo e começam a duvidar da ordem expressa da Lei divina? Adão e Eva, e Satanás se unem contra Deus o Pai, e de longe Deus percebe a conspiração dos pensamentos.E daí, o inimigo chega com sua propaganda enganosa. Aqui no caso do Jardim do Éden, vemos que Adão falava todos os dias com o Senhor, fala dos seus problemas de manha, e a noite, mas o inimigo ficou com ciúmes, e mandou uma grande provação, a propaganda enganosa pelos pensamentos com imagem de imagens enganadora, que enganaram Adão e Eva, pela TV, Internet etc., no caso de dias atuais. E no Jardim do Eden, e na novela da globo etc. dos nossos dias. E Eva viu uma árvore mentalmente colorida, boa para se comer e boa para dar sabedoria, e o resto sabemos o que aconteceu. Caímos pela propaganda enganosa do inimigo.  


E agora poderemos classificar esse segundo pensamento de pensamento capturador da propaganda enganosa. É um tipo de pensamento nos leva a mergulhar nas profundezas dos nossos pensamentos. E podemos comparar com a água da piscina, ou quando vamos nadar em uma piscina. Esse pensamento mau, que ora nos leva para as profundezas, e ora nos traz de volta para a superfície do mundo real, em que estamos vivendo, nos tenta trazer de volta para os afazeres do nosso mundo de cada dia, nos leva de volta para as preocupações. E aqui muitos param de orar, pois nós como missionários começamos a trabalhar e construir as nossas mensagens, começamos a fazer os nossos sermões, começamos a pregar, começamos a falar com os outros, começamos a falar com a nossa esposa, começamos a pedir perdão para as pessoas.

E assim ficamos trabalhando em nossa oração, e saímos dela cansados, porque não aprendemos a orar bem. E Jesus disse-nos assim, "deixo-vos a paz, a minha paz vos dou", e oração deve nos trazer a paz e não o cansaço. E tudo isso acontece, porque ainda não aprendemos a fechar a porta dos maus pensamentos, e relaxar nos braços do Senhor em oração, e na hora de oração nossa, não podemos trabalhar mentalmente, produzindo os sermões, porque nos cansamos. E assim andaremos cansados o dia todo, e nos esquecemos de nós mesmos, pois muitas vezes estamos fracos e precisamos nos revigorar pelo poder do Espírito Santo. Então na próxima vez lembre-se fechar a porta dos pensamentos de trabalho, e lembre-se de você, vamos nos lembrar de nós mesmos. Senão, somos obstruídos de chegar até a presença do reino dos céus, e buscar o reino dos céus em primeiro lugar para nós mesmos, precisamos receber o poder dos pensamentos vindos de Deus, para depois poder dar aos outros, a nossa igreja. E não conseguimos ir até a presença de Deus. Fracassamos se não continuarmos em frente com pensamentos limpos de fé e perdão. E assim muitos de nós nos escondemos da verdade, e nos escondemos do Senhor, ficamos com medo de nos confrontarmos com Jesus Cristo e com o seu Espírito Santo que nos assiste em dias atuais. 

4. PENSAMENTO MONITORADOR - O DOMÍNIO PRÓPRIO

a) O pensamento monitorador! Parece que é mais um pensamento que leva a indução ao pecado; você consegue dominar esse pensamento ? São pensamentos de pecado a gosto? E pensamentos de pecado a contra gosto? Conforme Deus fala e avisa  Caim, quando o mesmo estava planejando um crime, um crime de morte, praticado contra o seu irmão Abel. E Deus lhe diz assim:

Mas se você fizer o bem  não será aceito? Se não o fizer,saiba que o pecado o ame­aça está à porta; ele deseja conquistá-lo,  mas você deve dominá-lo". (Gen. 4:7)

Esse pensamento se atravessa em nossa mente, quando tentamos nos aproximar de Deus em oração. E então um pensamento mau começa nos monitorar, e deseja nos oferecer um mundo melhor, e nos oferece um mundo de prazer. E em seguida ele se atravessa em nossa mente, e tenta nos monitorar. E quanto mais tentamos orar na oração centrante, veem-nos alertas a mente, de que estamos perdendo tempo em nossa oração. Pois poderíamos fazer algo que seja mais útil para a nossa vida no momento. E em seguida a nossa mente começa a clarificar, começamos a ver as coisas com mais segurança, começamos a nos sentir mais fortes, mais inteligentes, mais bem preparados, temos planos mais claros de trabalho. E daí, logo após cinco minutos de oração, já estamos tentando desistir de continuar a nossa oração, nossa mente se enche de perda de tempo, e a nossa mente se enche de uma certa paz, de que agora tudo está bem, e temos um sentimentos de êxtase pelo trabalho, começamos a orar para ganhar um carro novo, uma moto nova, uma casa nova, e começamos a visualizar a casa lá na praia etc. Tudo parece uma maravilha, estamos de férias, estamos longe de nossa casa, e longe de nossa Igreja. E até poderemos pensar, que aqui ninguém está me observando, e podemos fazer o que quisermos. Começamos a sentir o cheiro da boa comida farta, uma praia linda, um sol maravilhoso etc. Mas será que ninguém mesmo irá nos ver?

E em pouco tempo, lá se vai para o ralo todo o nosso bom começo de oração centrante, e logo desistimos em orar bem. E desistimos em purificar os nossos pensamentos pela oração, nossa visão dos céus se perde, e tudo se desvanece como uma fumaça. Pois em nosso coração estamos planejando um pecado ao nosso gosto. Estamos cobiçando uma mulher alheia que está conosco lá na praia. Ela é linda, ela é atraente, ela é envolvente etc. E daí, começamos a planejar como poderemos ganhar esse prazer passageiro? E daí, o que acontece com o nosso pecado oculto? Caímos em sua cilada como fez Davi. E Parece que em sua história, ele estava de férias, estava descansando no terraço de cobertura do apartamento lá em Jerusalém, e depois de muitas guerras ele precisava descansar. E lá se vai mais uma cilada causado pela cobiça, e pelo pensamento monitorador. 

b) A confissão pública -- a boa confissão pública do nosso pecado a Igreja - O exemplo do rei Davi quando cobiçava a Batseba, a mulher do seu general Urias. Conforme nos escreve o livro de Samuel em (II Sam.11:3-4) E o que aconteceu com Davi? Ele não dominou esse pecado de traição, crime e morte ?  A resposta é não, ele não teve forças, o seu pensamento monitorador o levou a praticar o pecado a gosto. Ele não teve domínio desse pecado que ele mesmo cobiçou e escondeu. Pois ele estava gostando de cometer esse pecado. E por isso o apóstolo João, o apóstolo do amor vai nos falar assim com respeito ao pecado, e quando ele está em formação em nosso interior, em nosso íntimo? Conforme poderemos conferir no livro do apóstolo João em sua carta universal.

" Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos purificar..." (I João  1:9)

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós." ( I João 1:7-10) Mas vamos ao outro pensamento que ainda surge, quando estamos a caminho da oração.

5. PENSAMENTO DE IDÉIAS BRILHANTES - RELATÓRIOS AO PRESBITÉRIO 


Esse é o caso típico de um retiro espiritual emotivo, quando Jesus e os doze discípulos estavam em retiro espiritual no monte da transfiguração. Jesus Cristo se transforma, seu rosto resplandecia como o sol, suas vestes se tornam mais brilhantes do que a luz, os discípulos se enchem de êxtase, tudo está bem. E Pedro dizia; Senhor é bom estarmos aqui, faremos três tendas aqui, uma para ti, outra Elias, e ainda outra para Moisés etc. Texto descrito em Mateus, (Mt. 17:1-21) 

Mas essa reunião, esse retiro do Presbitério acaba logo, mas são três dias de retiro gostoso, e todos se enchem de emoção, todos os pastores, missionários, presbíteros e irmãos todos voltam felizes, e todos dizem; Nunca participei de um encontro tão brilhante, um encontro tão gostoso, e todos dizem; Como foram bons os nossos palestrantes? E ainda acrescentam, como a nossa Igreja tem líderes consagrados. Mas tudo acaba, e as nossas barracas de acampamento devem ser desfeitas, os nossos grupos de oração, começam a se desfazer, afinal, agora estamos de partida, agora iremos para as nossas casas, e para a nossa igreja. O retiro espiritual acabou. E olhando do Monte, podemos ver a nossa cidade, e lá estão as pessoas que precisam muito de nós. Mas ainda estamos emocionados, estamos aparentemente carregados de bons pensamentos brilhantes, afinal podemos fazer um bom relatório a Igreja, pois tudo foi uma benção, dizemos.

E as pessoas mais afetadas por esse pensamentos emotivos e brilhantes somos nós os religiosos, somos pessoas que se acostumaram com as coisas sagradas. E muitas vezes banalizamos essas boa prática da oração centrante, e do encontro real e verdadeiro da presença de Deus.

Começamos a repetir os salmos, os versículos gravados em nossa mente, não paramos de repetir o Pai nosso, e creio que começamos a rezar e não orar, começamos a rezar como fazem os nossos amigos católicos. Começamos fazer as vãs repetições para Deus, começamos a nos encher de certezas fictícias, e achamos que a nossa Igreja está boa financeiramente, e nossa administração como pastor pároco, e começamos a dizer para Deus que tudo está bom. E nos esquecemos de pedir o essencial, de pedir a sua presença, pedir o seu perdão, de pedir o poder do seu Espírito Santo. E não conseguimos ter sucesso em nossa busca do reino dos céus. Não conseguimos orar bem. 

Oramos ou rezamos? Ficamos muito tempo em posição de oração, sentados, em pé, deitados, de joelhos etc. - mas não tivemos sucesso, nossa oração foi vã, não conseguimos atingir o Senhor pela nossa fé e sua graça. E isso porque queríamos nos justificar na presença de Deus, fazendo as vãs repetições de trabalhos que talvez, Ele não se agradava. O Senhor não tolera o nosso ufanismo, nossa vanglória diante de sua presença. E em seguida somos confrontados com os problemas  de nossa casa, a nossa esposa nos liga furiosa dizendo que o nosso cartão foi bloqueado, em seguida um filho nos liga furiosos dizendo que bateu o carro. E ainda outro filho nos liga dizendo que foi despedido do emprego etc. E ainda estamos bem emocionalmente; e quando chegamos a Igreja; a secretaria da Igreja nos apresenta os relatórios ruins, e diz que um pai  de família e membro de nossa Igreja estava procurando desesperadamente o pastor. E quando sentamos na cadeira do escritório, alguém bate a porta, o mesmo pai que vem desesperado trazendo um filho que está envolvido com drogas, e está ameaçando a família toda, e eles dizem mais, que eles não tem mais dinheiro, e acrescentam dizendo, que não tem mais dinheiro para custear as drogas do filho, e os credores de drogas estão o ameaçando  de morte. E agora o que iremos fazer? E nós oramos, e não conseguimos ter sucesso. 

Esse foi o caso da história de bom retiro de Jesus e os seus doze discípulos no Monte da transfiguração; E quando os discípulos descem do monte, logo lhe apresentam um filho endemoninhado aos doze discípulos: E eles trabalharam a noite toda para libertar o menino drogado viciado e endemoninhado, e nada puderam fazer. E por que é a pergunta, e por que é a a resposta? Creio que cada um de nós terá a sua resposta e dirá: Porque os discípulos estavam sem poder do Espirito, porque tinham pensamento maus, porque confiavam demais em si mesmos? Porque confiavam demais em sua Igreja? E não confiavam em Jesus. Porque deveriam aprender a dominar os seus pensamentos? E confiavam demais em seus penamentos, e o Senhor nos alerta dizendo: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos são os vossos caminhos....? E creio que muitas vezes apresentamos esses relatórios da Igreja que são carregados de pensamentos de ufanismo para as nossas Igrejas, relatórios ao Presbitério, que muitas vezes vem com pensamentos de vaidades, relatórios vazios de conteúdo espiritual.   

E nós não pudemos fazer mais nada ao menino drogado e endemoninhado? Conforme perguntam os discípulos a Jesus em particular. Mestre! porque nós não conseguimos fazer nada? (Mt. 17:17-20) E Jesus acrescenta: Por causa da pequenez de vossa fé, por causa da falta de insistência em vossas orações, e essa casta de demônios de vícios das drogas, somente se cura com longos remédios, muita paciência, dos envolvidos de todo o Staf da saúde pública, dos médicos, dos psiquiatras, dos psicólogos, dos enfermeiros, da assistência social etc. E com muita oração, jejum e pensamentos puros diante de Deus. 

E assim nunca conseguimos desfrutar a real presença de Deus, pois nunca conseguimos ouvir Deus nos falando, como falava com Jesus no monte da transfiguração. Este é o meu filho amado em quem me comprazo.  

6. PENSAMENTO ESTRESSANTE PELO PODER

"Agitam-se os meus pensamentos e levam-me a responder porque estou profundamente perturbado"(Jo 20:2) 

Jó falando sobre a sua grande tribulação e desespero na hora da provação que o Senhor havia ordenado, que ele deveria passar. Esse pensamento é o pior ao meu ver, é aquele que mais atinge a todos nós a cada dia como servos do divino. E parece que esse mesmo pensamento nos leva ao stress e a depressão. É um pensamento que nos fisga e nos leva a fazer algo por obsessão pelo poder. A ganância aos bens materiais, o amor ao dinheiro, a fama, ao luxo, ao poder etc. Essa é a luta pelo poder dos discípulos de Jesus. A Igreja de Cristo não tinha começado na terra, e os discípulos já estão disputando entre eles, qual deles seria o maior no reino dos céus. Ora, isso é uma falta grave diante de Deus e diante dos homens. E aqui muitos naufragam na fé, pelo amor excessivo aos bens materiais. E foi assim que Satanás caiu dos altos céus, e foi rastejar e comer o pó com a serpente. 

Se nós prestarmos atenção no texto acima iremos detectar a "chave da interpretação" do texto Mateus 18:1-4 aqui citado. E agora Jesus está lidando com o comando de ordem, mando e soberba da vida. E ele poderia responder de uma outra forma mais dura aos seus discípulos, mas ele preferiu fazer esta comparação, colocando uma criança no centro do poder e do comando e ordem na vida, e na obsessiva pelo poder dos seus comandados discípulos. É a disputa de comando dentro da igreja que está nascendo na terra. E a igreja nem nasceu e o seu comando já estava sendo disputado acirradamente. Os discípulos queriam saber quem deles seria o maior no reino dos céus ? E o caso ficou tão grave no seio do apostolado, que a própria mãe de João vai até Jesus e lhe pede um favor dizendo: Mestre te peço um favor! Ordena que no teu reino meus filhos João e Tiago fiquem no comando; um a tua direita e o outro a tua esquerda. Conforme nos escreve Mateus em (Mt.18:1-4)

A figura do Polvo. No texto do sermão de Vieira em seu sermão, quando falava sobre a corrupção na Igreja e Obsessão pelo poder dos religiosos. E na mensagem intitulada de Santo Antonio aos Peixes. O texto está dividido em seis partes. A primeira delas é o exórdio, ou introdução, na qual faz o chamamento "Vós sois o sal da terra". Os pregadores são o "sal da terra", cabendo ao sal impedir a corrupção. Mas na terra não lhes dão ouvidos, por isso voltam-se para o mar, onde estão os peixes.
                                          A  figura do polvo no fundo mar que muda de cor 
                                                                Fonte google 2016             
E continua Vieira em seu sermão dizendo sobre a Corrupção e Obsessão pelo Poder: Oh alma de Santo Antonio que se vós tivestes asas voarias sem perigo, soubestes voar para baixo e não para cima, para o alto. E são João viu em figura de linguagem no apocalipse a mulher cujo ornato gastou todas as luzes do firmamento, e diz que lhe foram dadas duas  asas grandes como de águia. E para que pergunta o nosso pregador: Para voar ao deserto. Coisa notável diz ele; e por isso que o profeta lhe chamou de grande maravilha; esta mulher estava no céu. Como lhe dão asas de águia para voar ao deserto da terra? Porque acrescenta ele; há asas para subir e asas para descer. Pois as asas para subir são muito perigosas, as asas para descer são muito seguras. E como sou leigo no assunto, mas reparo que há peixes voadores no fundo do mar, que nos podem servir de asas e não as estendais para subir em vosso obsessivo orgulho, porque podeis encontrar um costado ou casco de "navio dragador" que suga e limpa as sujidades do fundo do mar e podeis ser despedaçados. Mas deveis encolher as vossas asas da ganância, e esconder-vos nas covas do mar, e aí estareis mais seguros. 

E já que estamos falando de covas do mar e antes de sairmos delas, temos lá no fundo do mar o irmão polvo, contra a qual temos as nossas queixas. E o polvo com o seu capelo (topete) que se parece um monge com aqueles seus raios estendidos que parece uma estrela do mar. Com aquele que não tem osso e nem espinha, e parece com a mesma brandura de sempre, e a mesma mansidão. Mas debaixo desta aparência modesta ou desta santa hipocrisia, testemunham inconteste  os dois grandes doutores da Igreja grega e outro da Igreja latina de Roma. E os dois reformadores da Igreja protestante Martinho Lutero e João Calvino. E que o dito polvo é o maior traidor do mar. 

Consiste esta traição primeiramente em seu vestir, ou em pintar as mesmas cores de todas as cores a que ele está pegado. E as cores que no camaleão são gala, no polvo pelo contrário se tornam em malícia. As figuras que na mitologia grega do Proteu são fábulas, no Polvo são verdade e artifício. Pois se está limos se faz verde, se está na areia se faz branco, se está no lodo se faz pardo, e se está em alguma pedra, como mais ordinariamente costuma estar, se faz da mesma cora da pedra. E daqui o que sucede?  Sucede que o outro peixe que é inocente as pegadas da traição e vai passando descontraído, então o salteador que está de emboscada dentro do seu próprio engano, de repente lança-lhe de emboscada e o  faz prisioneiro de suas correntes de músculos com dezenas de tentáculos que torna-se impossível escapar. Assim como fez Judas Iscariotes. 

7. PENSAMENTOS NEGATIVOS E POSITIVOS 

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8


E daí surge a famosa pergunta: O pensamento positivo funciona? Creio que sim,  e são grandes os beneficios que o pensamento positivo produz em cada um de nós. Pensamento positivo, essa é uma nova ciência que foi descoberta pelos filósofos e cientistas sociais. E na era contemporânea Augusto Conte foi um grande filósofo positivista que começou a fazer pesquisas.nessa área do pensamento. E desde então,começaram a surgir os avanços e assim vieram os palestrantes de auto-ajuda no mundo inteiro. Hoje temos grandes laboratórios de pesquisa bem avançados nesta área médica e social. Em especial essa ciência positivista foi bem aceita no meio empresarial do mundo moderno. Foram os empresários, políticos, cientistas sociais etc. quem mais despertaram seu interesse por essa nova ciência do pensamento útil e chamado de "pensamento limpo"de que chamamos de poder do pensamento positivo.É a lei da "porrada", nego o pensamento negativo e assumo o pensamento positivo. Mas afirmar o pensamento positivo e desprezar o pensamento negativo não significa dizer que pensamento negativo não existe. O Pensamento negativo existe e nos mata de raiva as vezes. 

Ora sem fé é impossível agradar a Deus, e aquele que se aproxima a Deus pela fé deve primeiro crer de que ele existe e de que é galardoador daqueles que o buscam. Caso contrário, não será recompensado, o nosso pólo de fé pensamentos negativos deve atingir ao supremo ser que é luz, força e poder positivo. Assim uma vez que atingimos o grande ser poderoso que é Jesus Cristo seremos então energizados por sua graça. Muitas pessoas quando Jesus Cristo caminhava na terra queriam apenas tocá-lo, assim eram sarados de todas as suas enfermidades e doenças. Nossa mente e nossos pensamentos podem ser comparados as grandes ondas do mar. E São Pensamentos que vão e pensamentos que vem.

                                                 
São Correntes  de  ondas  maritmicas  que  vão, e  são  ondas  de  correntes  maritmicas  que vem. E São  ondas  carregadas  de força e  poder  elétrico positivo,e  são ondas de  poder  negativo?   Que Podem  gerar  a  luz  ou a  fé?  Tudo  dependerá  de  como  iremos conduzi-las, e de como iremos aproveitá-las  ou  re-aproveitá-las em nossa  vida. Essas  ondas  são  agitadas  pelas  correntes  dos  ventos. Assim  nos  diz  o  apóstolo  São  Tiago. E neste caso não  podemos  ignorar  o  poder mental do  "pensamento  negativo" que  anda  junto  com  o  pensamento  positivo. Podemos  dizer  sem  errar  que  um não funciona  sem  a  presença  do  outro. Assim  somente  para  se  fazer  as  devidas  comparações e ilustração. Aqui iremos usar  as  leis  da  física  e  da  ciência  bem simples. E que são bem  conhecidas  por  todos  nós, que  estão  dentro dos nossos lares da modernidade. São as  leis da  energia elétrica, que se dividem em  dois  pólos:

O pólo positivo e o pólo negativo. E o pólo negativo serve de escape para o pólo positivo,caso contrário o aparelho ou a nossa lâmpada irá queimar quando recebe o excesso de carga em voltagem positiva, assim  nos  dizem as leis da ciência na  eletricidade. E ainda outro  exemplo; para que se tenha  luz  ou  uma  lâmpada  acessa  em  nossa  sala,é  preciso  que  haja  uma  corrente  contínua  de  um  pólo  condutor de corrente continua positivo, e  um  outro  pólo  condutor  de  eletricidade  de um pólo  negativo. É  assim  que  funcionam  as  correntes  elétricas  que  movimentam  os  nossos  objetos tais  como: aparelho  de  som, o computador, a  televisão em  nossa  sala, a  geladeira, as  lâmpadas  de  nossa  casa  etc. E são esses aparelhos que movimentam-se  através desses  impulsos  elétricos positivos. 

E conosco acontece  o  mesmo  em  se  falando de pensamentos  positivos e pensamentos  negativados. Usemos ainda essa ilustração para esclarecer: Se um  determinado aparelho  receber uma voltagem além  de  sua quantia prevista que lhe é suportável,ele se  queimará. Assim por exemplo se a nossa  TV  da  sala  a  sua  voltagem  é  de  120 Volts elétricos no limite, e  se  por  engano  nós  a  ligarmos  em  uma voltagem  de  220 Volts  elétricos, a  nossa  TV  irá  queimar  com  certeza. Assim quantos aparelhos elétricos que são queimados por engano em nosso Brasil de atualidade. Hoje em dia parece que as empresas foram obrigadas pelos órgãos de defesa do consumidor, a fazer adaptação de dupla voltagem isto é, o aparelho suporta até 250 Volts em sua voltagem máxima de carga de impulsos elétricos. E eu  mesmo já  tenho  ligado  por  engano  e sem  ler o manual,e o  seu  limite  de voltagem,e o aparelho  simplesmente  queima  e  não funciona mais. 
   


CONCLUSÃO E APLICAÇÃO DA MENSAGEM 

E após ter passado e trabalhado por mais de 10 anos em capelania pastoral hospitalar no Hospital Evangélico de Curitiba, Hospital de Clínicas e Hospital do Carmo, também na cidade de Curitiba. E tudo isso ensinou-me um jeito mais prático de orar, e passando por vários cursos de capelania hospitalar e como se deve atender os doentes que sofrem em hospitais; tudo levou-me a buscar os recursos mais práticos para vida cristã nos hospitais.  

Então meus amigos e irmãos como poderemos ver, temos dentro de nós muitos pensamentos que se grudam em nossa mente, em nosso interior quando começamos a orar. Aqui falamos apenas de alguns deles, que poderá servir de advertência, quando nós formos orar na próxima vez. E assim vamos nos preparar melhor, isto é, perdoando aos outros as nossas dívidas, relaxando o nosso coração, procurando exprimir as nossas palavras sem pressa e sem precipitação. Porque Deus é o nosso grande Pai, e ele nos ama e quer ouvir os nossos clamores e a nossa oração que sai do fundo dos nossos pensamentos mais profundos.

E eu tive o contato com o livro do frei Basil Penington em 2003 quando ainda estava exercendo o trabalho da capelania hospitalar no hospital do Carmo em Curitiba, confesso, na primeira leitura não gostei nada do livro, mas depois eu lia uma passagem por acaso, quando estava de folga no mesmo hospital, e depois resolvi ler o livro mais vezes, até que descobri a joia preciosa que estava contida nesse livro. Eu creio que esse livro é completo em termos de oração, primeiro ele vai nos falar sobre o tempo de relaxamento, a pré-oração de 15 quinze minutos. Onde deveremos nos colocar em uma sala, ou um ambiente apropriado para essa ora mais sagrado do nosso mundo estressante e fragmentado, nossos corações estão fragmentados e nosso coração também sofre muito em nossos dias, e por isso que temos tantos infartes e AVCs. E são tantas pessoas que morrem desse mal em nosso mundo estressado e fragmentado em nossos corações.

Então hoje em dia é urgente e necessário que se faça a oração centrante, a cada dia, e isso deverá ser repetido duas vezes por dia. Meia hora ou uma hora de manhã e uma hora a noite. E confesso, quando eu praticava esse método de oração centrante, eu tinha uma alegria que eu mesmo não conseguia explicar, depois em 2003, comecei a trabalhar como professor de Ensino Religioso na Escolas do Estado e do Município na região de Joinville SC. , Então, tudo mudou. Fiquei tão estressado que quase morri do coração,pois haviam dias que ficava tão estressado que parecia que meu coração iria saltar pela boca,  por causa da indisciplina dos alunos em sala de aula, e desrespeito para comigo como professor. E Deixei  por um tempo de praticar essa oração centrante. E como se faz essa oração centrante ? Primeiramente;

Deveremos nos postar os quinze minutos da pré-oração, e começando relaxando os nossos músculos, dos pés, depois as coxas, os joelhos, as costas, o peito, os ombros, a nuca, depois o nosso queixo, os maxilares, relaxar os olhos, a testa, os braços, as mãos os dedos, relaxar a cabeça, relaxar o coro cabeludo etc. E o relaxamento deverá caminhar juntamente com a respiração, pois é na respiração que está controle dos nossos membros do corpo e dos músculos, sem uma correta respiração não conseguiremos ter sucesso nessa oração. E deveremos inspirar o ar e ir contando até dez sem parar, e juntamente com a respiração deveremos ir e ordenando mentalmente aos nossos músculos dizendo; músculos dos pés direito e esquerdo eu ordeno, relaxe-se, depois ir subindo, para o calcanhar inspirando o ar e ordenado mentalmente e dizendo: músculos do calcanhar eu ordeno relaxem-se e ir subindo gradativamente. Até se chegar aos músculos da testa etc. E depois desses quinze ou vinte minutos, agora mais relaxados ir para outra parte, a parte da oração central e ir controlando os nossos pensamentos de fé e oração propriamente dita. 

 A ajuda do Espirito Santo em nossas fraquezas, porque não sabemos orar bem?

O Espirito Santo nos assiste em nossas fraquezas diz-nos a apóstolo Paulo; E quais são as nossas fraquezas? São muitas que talvez não podemos enumerar aqui, mas cada um de nós sabe o seu ponto fraco; São doenças provocadas pelo stress de cada dia, doenças familiares, doenças cronicas, vícios familiares de drogas, tais como álcool, fumo, craque, etc. Falta de trabalho e renda familiar, desemprego, separação familiar, falta de fé em Deus. Brigas na família etc. Falta de concentração na hora de orar etc. E nesse caso deveremos buscar o Senhor pela fé e pela oração diária, e Jesus nos adverte que o Espírito Santo irá nos ajudar e irá interpretar os nossos gemidos diante do nosso Pai que está nos céus.  

E sabendo que o Espírito Santo sempre estará ao nosso lado nos ajudando, como bem nos orienta o apóstolo Paulo.  

E apóstolo Paulo vai nos falar que nós mesmos não sabemos orar como convém, e o Espírito nos assiste em nossa fraqueza. 


Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. (Rom. 8:26-27)



                                    BIBLIOGRAFIA DE APOIO E COMENTÁRIOS PARALELOS

1. Oração Centrante -  M. Basil Penington; Monge Cisterciense da Abadia de José - Editora Palas Athenas.  Frei Penington esteve por muito tempo estudando nos mosteiros do Oriente, e em especial na Índia. Tem uma larga experiência sobre a oração, e fala-nos sobre a força dos bons pensamentos e sobre os maus pensamentos que invadem a nossa mente, a nossa alma e nos perturbam, quando nos propomos a orar bem, e meditar bem, e vale a pena conferir e esse livro.

2. Definição - Tecnologia do Pensamento - TWI 24 blog - Internet

3.Sermões de Vieira no ano de 1645 na Bahia -- Sermão nos fala sobre a Corrupção no meio religioso e Obsessão pelo poder dos religiosos de todos os tempos - Mensagem  de Sto. Antonio aos Peixes , vai nos falar sobre esse tema, um tema sempre atual, onde todos nós caímos no pecado do orgulho e obsessão pelo poder dos nossos feitos e nossas obras, que viram pó e fumaça com o decorrer dos tempos - Pregado em 1645 DC. na Bahia. E seguidamente Vieira foge, e vai se esconder em algum lugar das colônias portuguesas, com medo de morrer pela chamada 'santa inquisição', quando os papas e bispos não toleravam as críticas de quem quer que seja. E o caminho era a forca, e vale ressaltar que nesse tempo estava acontecendo a Reforma Protestante em muitos países da Europa.

4. Textos da Bíblia Sagrada - Textos selecionados - E o profeta Isaías falando dos pensamentos de Deus e os pensamentos dos homens e sua comparação,  em (Is.55:8-9) E o texto de Isaías o profeta falando mais, sobre a vinda do Messias, sobre o castigo do povo de Judá e Jerusalém que por causa dos seus pecados, e maus seus pensamentos iriam para o cativeiro babilônico, e  iriam sobre o duro castigo divino.

Salmo 130 o salmista diz que ora das profundezas dos seus pensamentos,e esse também é de salmo das romarias de Israel antigo; Mateus em (Mt.18:1-4) E o pecado do orgulho dos discípulos, eles queriam saber quem deles seria o maior no reino dos céus? E em Romanos (Rom.8:26-27) Paulo orientando a igreja de Roma antiga que o Espírito Santo nos orienta e ajuda em nossas fraquezas a orar bem,e serve como referencial para a igreja de  todos os tempos;, Mateus 6: 9-13 De novo Jesus está orientando os seus discípulos a orar e pedir bem. E em Mateus (Mt. 17: 1-21) Jesus está orientando  os seus discípulos a se retirar no monte da transfiguração para orar e pedir, e em seguida os discípulos seus de vaidade e orgulho.E ao amanhecer eles irão se enfrentar com o pai do menino que estava endemoninhado, drogado e preso nas garras de Satanás...?

E assim vemos nesse texto uma experiência e tanto para a igreja dos primeiros discípulos de Cristo, uma igreja que estava nascendo nas terras de Israel, Judá, Jerusalém capital, Samaria, Galiléia etc. E mais o texto de II Samuel onde Samuel descreve com detalhes a cobiça de Davi pela mulher de Urias seu general de guerra. Citado em (II Sam. 11:3-4) Davi não dominou esse pecado que o monitorava com assedio sexual. E o apóstolo João vai nos completar dizendo que todos nós somos pecadores, e quem diz não ser pecador já é mentiroso e nele não habita a verdade, e ele acrescenta dizendo que nós não devemos nunca mentir contra a verdade que clama contra nós em nossos íntimos. Texto em (I João 1:8-9)

5. Alex Osborn em 1953 - Criou a  técnica Tempestade dos PENSAMENTOS ou de idéias ou tempestade Mental etc.

a) Brainstorming - Tempestade dos pensamentos, tempestade mental - É o nome dado à uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos. Popularizado pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn, o termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Tal técnica vem sendo considerada a espinha dorsal em muitas áreas, como a publicidade, o marketing, a Gestão de Processos, bem como todas as ramificações da engenharia.

b) O brainswriting - Ideias que são escritas, Ou pensamentos escritos no papel -  E sua manipulação da ideia original, no brainswriting, os pesquisadores descobriram a manipulação  da ideia escrita, pois a ideias e pensamentos falados são mais originais e mais puros do que os pensamentos que são grafados no papel? E daí perguntamos o por que disso? Isso estaria no contexto quando o apóstolo Paulo falava a igreja aos Coríntios dizendo que a 'letra mata' e palavra que foi escrita mata o seu sentido original, o seu sentido mais puro e mais original? 

Rev. Alfonso Czaplinski







quarta-feira, 3 de maio de 2017

AUTOMAÇÃO E TRABALHO - DONS E TALENTOS

Ditados sobre o trabalho das nações;


"Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham". (p.japonês)

A semeadura é opcional, já colheita é certa.". Trabalho árduo e perene, orai e vigiai, porque a Lei do Cosmo é implacável! (p. chinês)

"O trabalho é a fonte de todas as riquezas..." (p. popular)

"Vá aprender a trabalhar com as formigas oh preguiçoso (Salomão)
Há um ditado popular que nos diz: "O hábito faz o monge". E Enquanto o padre reza o burro pasta". Ou enquanto um burro come o "padre pasta" a lã das ovelhas, o pastor fecha os olhos reza ou ora, o burro pasta na incredulidade. Vigiai e orai, Ore et labore. Ore e trabalhe 
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo 

Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;
a outro,poder para operar milagres; a outro,profecia;a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente  a cada um como quer”. Texto de Paulo a Igreja aos Coríntios.  (I Cort. 12:4-11)
                                                                        

Estamos vivendo um Brasil de crise de trabalho, recessão econômica das piores de nossa história. E a busca pelos bons líderes. Líderes do passado e do presente. Bons líderes de doze talentos e habilidade para a função, é o que o nosso mundo mais carece no momento. Temos poucas vagas de trabalho e muitas pessoas desempregadas. Uma das causas de nossa recessão se deve a automação do trabalho das empresas. Os patrões preferem automatizar o trabalho do que dar um emprego para as pessoas.

E assim aonde iremos parar? E as nossas praças públicas do Brasil a cada dia que passa se enchem de desempregados, e desocupados. E as estatísticas nos apontam tempos ruins, tempos de "vacas magras";e segundo pesquisas do nosso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) temos uma estatística alarmante de pessoas desempregas.E são dados desesperadores com uma montanha de seres sem renda e milhões de desempregados;que somam 13.000.000 a 20 000.000 milhões aproximadamente, são pessoas desempregados diretamente, são homens e mulheres, e esses são dados oficiais de pesquisas e das pessoas que estavam empregadas com carteira assinada, mas agora perderam o seu emprego. 
Imagem 20 milhões de desempregados no Brasil


Mas com todo esse desespero humano,vamos ao evangelho na esperança de buscar, e achar pela fé alguma ponto de apoio e de consolo em Deus e em Cristo para o nosso Brasil de nossos dias. E Jesus vendo o desespero das multidões, e milhares de pessoas que o seguiam pelos desertos da Arábia, ele sempre os consolava com uma palavra de fé e de esperança e dizia: " Bem-aventurados são os que choram porque eles serão consolados. E bem-aventurados são os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus..."; Conforme nos relato o evangelho de Mateus, em (Mt. 5:1-3) E assim Cristo contava muitas de suas parábolas e histórias para animar e tentar consolar o seu povo,a sua Igreja sofredora.

I.PARÁBOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS DO CAPITAL-TRABALHO, PATRÃO E EMPREGADOS
Imagem de trabalhadores da vinha em todas as nações


a) O bom empresario, e os bons políticos visitam as praças do desemprego

Nessa época de Jesus os trabalhadores do campo eram poucos, e os fazendeiros faziam de tudo para achar trabalhadores certos para a sua lavoura. Mas nem todos gostavam e se adaptavam nesse tipo de trabalho do campo, um trabalho de roça, conforme iremos notar nessas parábolas. Mas hoje em dia acontece justamente ao contrário da época de Jesus. Hoje em dia os empregos e trabalho são escassos,e sobram pessoas que procuram desesperadamente por um trabalho, não somente em nosso Brasil, mas no mundo inteiro.

E certa vez Cristo contou uma parábola do trabalho para os desempregados, e sobre o trabalho dizendo; O reino dos céus é semelhante a um patrão fazendeiro que estava preocupado com os desempregados,e com o trabalho de sua vinha. E então resolveu sair de madrugada para assalariar trabalhadores que estavam desocupados, e fichá-los para a sua fazenda, para a sua lavoura da vinha, ele era um vinicultor, um grande produtor de uvas, de vinho e outros derivados de sua lavoura etc.

E assim Cristo vai tecendo com palavras, mais uma de suas belas parábolas sobre o trabalho, e as relações de trabalho, e a relação de trabalho- capital entre patrão e empregados de sua época, e sobre o trabalho e desemprego, sobre as pessoas que estavam desocupadas nas praças públicas,que sempre estavam lotadas de pessoas sem trabalho, sem renda, e sem salário nessa época em todo o Israel, Judá e todas as demais regiões da palestina. E disse o Senhor; Um certo homem que era patrão e procurava pessoas para o trabalho de sua vinha, um trabalho em sua lavoura; E pelo tipo de trabalho da lavoura, nem sempre era fácil achar as pessoas certas para essa função do campo, para trabalhar sob o sol escaldante das terras da Palestina e Israel em seu tempo. E pelo desenrolar da história iremos notar nas entrelinhas que nem todas as pessoas se adaptaram no trabalho do campo, e da vinha do patrão fazendeiro.

b)O recrutamento do pessoal para o trabalho da vinha, da lavoura

Então Cristo continua dizendo; esse patrão passou pelas 6;00 horas da manhã,e viu os trabalhadores que estavam desocupados na praça, então ele perguntou-lhes; por que estais aqui na praça? E eles lhe responderam; Senhor ninguém nos contratou? Estamos sem emprego, sem salário e sem renda para sustentar a nossas famílias? Então ele disse: Vão trabalhar na minha vinha, e todos eles imediatamente foram trabalhar na vinha.

Mas as horas do dia iam passando,e o patrão estava preocupado com toda aquela gente desocupada, e sem trabalho, sem emprego e sem renda, vivendo e morando da rua da amargura, e Cristo tinha dó toda essa gente. E agora são 12;00 horas, e esse mesmo patrão voltou novamente para as praças das cidades para ver se ainda havia gente desempregada por lá; E ainda encontrou muita gente desempregada na praças, jogando dominó, jogando carteado, jogando conversa fora etc., e muita gente estava reclamando do governo e de sua política econômica etc., Então o patrão os chamou pelo seu RH e perguntou? Por que vocês estão aí na praça o dia todo? Eles novamente lhe respondem; Senhor ninguém nos contratou ? E novamente ele os manda para a sua vinha para trabalhar na lavoura.

E o patrão fez a mesma visita na praça as 15:00 da tarde, e repetiu o mesmo procedimento; e mandou todos para sua frente de trabalho em sua lavoura da vinha. E finalmente, no fim do dia, o patrão resolveu passar de novo nas praças, e agora já eram 17;00 horas da tarde e ele fez o mesmo. Mandou todos para o trabalho de sua lavoura. Mas agora, na última hora do dia, o patrão fez a observação de como cada um dos empregados contratados trabalhava e como se comportaram, e como todos trabalharam o dia inteiro em sua obra, em sua vinha. E então chama o seu RH, os seus administradores de pessoas e da as ordens finais dizendo; Paguem todos a começar pelos últimos até chegar ao primeiros.


c) O pagamento do bom patrão, foi segundo a justiça do reino dos céus

E uma coisa chamou a sua atenção, era de como cada um deles trabalhava em sua lavoura, e de como usavam os seus dons e talentos em sua vinha. E as 18;00 do dia disse ao seu RH., paguem todos pelo dia de trabalho,a começar pelos últimos contratados. Porque os últimos lhe agradaram mais. Porque nesse caso, é certo como nos diz o ditado: "os últimos serão os primeiros", porque desempenharam melhor a obra, e com certeza tinham emprego, trabalho, renda, e salário nos dias e meses seguintes. Porque se encaixaram no trabalho do campo. E os outros foram recusados na seleção. E os últimos receberam o mesmo tratamento e o mesmo denário do patrão. 

E aqui gostaria de ressaltar como Cristo vai tecer a sua parábola sobre o trabalho, renda e produção, e ele vai nos mostrar a relação humana de produção, capital e trabalho. E Cristo inicia a sua parábola dizendo que o reino dos céus é semelhante a um "bom patrão" que arregimentava trabalhadores para a sua vinha no campo. E aqui nas entrelinhas Cristo deixa transparecer os cuidados que o patrão deu aos últimos contratados, que no final do dia, e quando todos os desempregados da última hora do dia, já estavam sem esperança, com sua moral em baixa, desesperados e muito preocupados com suas famílias, porque não haviam encontrado um trabalho e renda diária de sobrevivência. 

E aqui olhem o detalhe da parábola -- Cristo vai nos mostrar aqui a justa distribuição do capital, salário e renda no reino dos céus, e na justa aplicação do salário, e da justiça do reino dos céus, e na sua "justiça distribuição do salário" e do capital aos trabalhadores da última hora do dia. Cristo vai nos mostrar que o reino dos céus financia a nossa vida, e paga-nos o seu devido salário, mesmo para quem não encontrou o trabalho e não pode trabalhar o dia inteiro, o mês cheio, o bom patrão vê a nossa necessidade maior, a necessidade da vida. E assim nos paga o dia cheio, o salário cheio, como aos outros. E por isso ele vai nos dizer que no reino dos céus, há vida e vida com abundância. E ainda em outra passagem ele vai nos falar sobre "as busca da justiça do reino dos céus", e que nós todos devemos buscar e conhecer melhor o reino dos céus, e a sua justiça reta e santa.

d) A reclamação dos trabalhadores despedidos 

E quando os primeiros trabalhadores chegaram para receber, pensando que iriam receber mais? Mas, não, eles receberam um vale de um denário, cerca de R$ 150,00 reais por dia, começaram a reclamar dizendo: Senhor! Nós suportamos a fadiga do dia inteiro de sol, e agora nos igualastes a todos? Isso é injusto? Mas o patrão respondeu-lhes, amigo irmão, não contrataste comigo um denário por dia? E toma aqui está o que é teu. E acrescentou; por que os teus olhos de ganância são injustos, e queres receber pelo que não trabalhaste?E toma o que foi combinado.Texto escrito por Mateus, em (Mt. 20;1-16)

Mas e agora na comparação dessa parábola poderemos perguntar: O que os nossos líderes governamentais irão fazer do Brasil? Não sei ao certo onde isso tudo vai parar. Mas todos teremos que usar toda a sua inteligência,e toda a nossa sabedoria para ajudar essas pessoas a saírem da crise. Talvez,com a criação de novas frentes de trabalho nas áreas rurais, e nas áreas urbanas, na construção de rodovias, de ferrovias, um salário desemprego, pensão, vale refeição etc.; O governo precisa chamar os patrões e pedir ajuda aos empresários nesse momento.

II. OS TALENTOS ENTERRADOS--PROCURANDO OS MELHORES DONS E TALENTOS DENTRO DE NÓS MESMOS E NA IGREJA COMO UM TODO

E no trabalho dos nossos dons enterrados, e na simbologia das parábolas de Cristo descrita nos santos evangelhos. E temos uma outra parábola que vai nos falar e advertir sobre o mau uso dos nossos talentos, dons e trabalho desenvolvido por cada um de nós dentro de nossas igrejas, e comunidades, e dos seus servos na seara do Senhor como um todo. E nessas parábolas e simbologias do trabalho mal feito,e desleixado espiritualmente, podemos notar que uma parábola completa a outra.

A parábola dos dons e talentos desenvolvidos - E dons enterrados, talentos que não foram desenvolvimento. Mas que são primordiais na construção de uma sociedade mais justa, e uma boa relação humana no trabalho,e na política de distribuição de renda, e do bem como um todo global. Por exemplo; o apóstolo Paulo vai falar que a Igreja da Galácia havia se desenvolvido nos dons e talentos da relação "trabalho e riqueza acumulada",e nas obras da carne,eles eram cristãos egoístas, e só pensavam em si, e no seu bel prazer. Esse também é o grande exemplo das nossas igrejas em dias atuais,igrejas ricas da era industrial,dos Estados Unidos,Europa,Japão, Alemanha, França, Inglaterra,China,etc.Esse também foi o caso da Igreja de Laodiceia na Ásia. Essas Igrejas haviam ficado ricas em bens materiais, mas ficaram pobres, em sua desenvoltura e nos dons, talentos e riquezas espirituais,conforme podemos conferir na carta de Paulo aos Gálatas dizendo: 

Ora, as obras da carne são manifestas(em algumas pessoas e igrejas): imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

E esse também foi o caso da Igreja do velho testamento, no tempo de Cristo. E assim Cristo continua em sua mensagem da parábola dizendo: E no fim de um bom tempo o Senhor volta para acertar as contas com os seus servos e com as igrejas e com todas essas nações, e que tipo de frutos e dons ele encontra?A ganância pelo poder,riquezas,e as obras da carne somente?.Mas ele conta essa parábola aos judeus e fariseus, a igreja do velho testamento.E fala que ele veio para receber os "frutos do trabalho" de cada um de nós deveríamos ter, e da nossa igreja como um todo.

E Cristo também falando sobre a de vide, e a grande lavoura de Deus disse certa vez: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o grande agricultor. Os ramos que não produzem frutos, ele os corta e os lança ao fogo. 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda." (João 15:1-4)


Mas o que foi que o Senhor encontrou nessa lavoura da vinha de Israel antigo, e nessas vinhas e árvores da figueira, que eram símbolo da lavoura de Israel antigo.? Ele encontra somente folhas, sem frutos,uma figueira simbolicamente brava, ele encontra somente as "obras da carne", isto é,pessoas que valorizaram somente o seus bens, o seu conforto, ou seja nada. Cristo estava com "fome dos bons frutos do Espírito", e assim como na simbologia de "figueira estéril", quando um certo dia, ele vinha cansado de uma viagem com seus discípulos,e todos eles estavam com fome, com sede, e quiseram comer, e todos viram uma bela figueira no campo, e foram até lá para apanhar algum fruto para comer, mas para surpresa deles, nada encontraram na figueira, somente folhas e uma boa sombra.

Cristo vai a frente para examinar a árvore,e examinar a videira e os seus frutos, ele deseja comer, o que ele encontrou? Uma bela "vide sem frutos",e uma "figueira brava bonita e cheia de folhas" e sem frutos. E Ele fica com tanta raiva, e momentaneamente a amaldiçoa, e diz: Nunca mais nasca fruto de ti, e a figueira secou imediatamente. E esses bons frutos que Cristo queria encontrar nessa árvore, simboliza a nação de Israel antigo, a igreja do velho testamento, ela é o símbolo da "figueira estéril", da árvore sem frutos, a Igreja dos fariseus, a nação estéril. E os frutos bons, da "boa vide, da boa figueira", simbolicamente são citados pelo apóstolo Paulo em sua mesma carta aos Gálatas. E vale ressaltar que a igreja da Galácia, em sua maioria era formada pelo povo  da descendência judaica, e estavam  na dispersão, e produziam somente frutos da carne, Como podemos conferirabaixo;

Mas o fruto do Espírito é amor,alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (Gál. 5:22-24)

Pois são esses os frutos que as nossas igrejas deverão produzir hoje em dia. E também nós como seus servos, seus membros e seus pastores, e missionários, deveremos dar o exemplo. O bom exemplo, e a produção dos bons frutos do Espírito. Pois são esses frutos que os outros deverão se alimentar, e eram esses frutos que Cristo procurou na figueira em Israel em seu tempo. Mas o que ele encontrou foram apenas frutos e obras da carne. O fruto dos líderes fariseus, raça de víboras etc.  

E assim nessa simbologia da figueira brava,e da videira sem os frutos do espírito que não se desenvolveram, e nada foi desenvolvido, e nada feito para o bem comum,dos órfãos,e nada foi feito para o bem das viúvas, para os idosos, desempregados,para os deficientes físicos, e para aposentadoria de todos esses que são marginalizados na sociedade. 

E Cristo prossegue em seu conto da parábola, quando lhe trouxeram o primeiro servo que veio até a presença de seu Senhor, e logo ele veio se desculpando e dizendo: Senhor ! Eu sei que és homem duro e rude, que ajuntas onde onde não semeastes, e tive medo de perder, e enterrei o meu talento; e aqui lhe trouxe o que lhe pertence, lhe devolvo o seu dinheiro. E o seu senhor lhe fez uma dura crítica dizendo; servo mau, negligente e medroso, não devias entregar o meu dinheiro ao banco, e agora eu poderia receber os devidos lucros? E o senhor acrescentou: Tirem-lhe o talento e deem ao que tem dez talentos.

Lembro-me bem desse caso eu estava evangelizando um vizinho meu, quando morava na cidade Curitiba. E eu havia lhe perguntado; Você crê na bíblia e nos dons do Espírito Santo ? E se ele já tinha aceitado a fé em Cristo Jesus em sua vida? No que prontamente ele respondeu-me sim, eu aceito a fé cristã, e eu já fui "coroinha do padre" e "coroinha" da Igreja. Mas hoje e até agora, eu estava seguindo a "doutrina dos espíritas", e eu descobri que eu não tenho a minha "mediunidade desenvolvida", e ainda acrescentou; eu preciso "desenvolver a minha mediunidade" para ser feliz ,pois eu sinto que não sou feliz, assim como estou. Mas agora eu já estou em outra, eu faço parte do "conhecimento filosófico gnóstico". 

O "gnosticismo" prega a salvação pelo conhecimento total do ser humano. E então dizia ele, eu acho que agora eu encontrei o caminho certo, pois esse conhecimento vai me levar ao conhecimento holístico do ser, assim creio que ficarei completo dentro de mim, pois eu estou tentando ajuntar os meus pedaços que faltam dentro de mim, acrescentou. Apesar desse nobre senhor ter seus 70 anos de idade, ele parecia estar inseguro de si, e dizia claramente que lhe faltavam pedaços de si que seriam completados pela ações dos outros, e os outros irmãos de fé iriam ajudá-lo a trabalhar o seu dom, o seu talento, e assim alcançar a sua felicidade total. 

E depois  quando ele foi embora de minha casa, eu fiquei pensando em suas palavras,que confusão existia dentro desse ser, e dentro de sua cabeça. Daí percebi que ele não estava maduro dentro de si. Pois lhe faltavam muitos pedaços em sua vida, como ele mesmo havia me confessado. E parece que é isso mesmo que acontece conosco dentro da nossa Igreja, cada um de nós completa o outro com os seus "pedaços de dons, de talentos, de habilidades, de profissões etc. E creio que nenhum de nós tem os cinco talentos dentro de si, os cinco talentos estão dentro de nossa igreja. Então cada um de nós precisa da sua igreja para se desenvolver e para sobreviver.

E por isso que Cristo nos falou por simbologia que a Igreja tem os cinco talentos dentro de si, as comunidades tem os seus cinco talentos, que não são perfeitos e nem completos. Pois cinco é a nota da metade de dez. E 10 é o número da perfeição que está dentro do reino dos céus, e dentro do reino dos céus estão os dez talentos completos. 

1. E assim Cristo nos falou em sua bela parábola dos cinco talentos, dizendo que um homem recebeu um talento e logo saiu e enterrou o seu dinheiro, o seu talento na terra, porque teve medo de arriscar.

2. O segundo homem recebeu dois talentos, e logo saiu da presença do seu Senhor e foi negociar no mundo os seus talentos, e agora já tinha ganho mais dois talentos, e trouxe o lucro dos frutos ao seu Senhor.

3. O terceiro que recebeu os 5 talentos, logo saiu e foi negociar no mundo os seus talentos, e logo vai e traz ao seu Senhor outros cinco talentos granjeados. 


E no fim de um bom tempo o Senhor volta para acertar as contas com os seus servos; E lhe trouxeram o primeiro que veio até a presença de seu Senhor dizendo: Senhor eu sei que és homem duro e rude, que ajuntar onde onde não semeastes, e tive medo de perder, e enterrei o meu talento; e aqui lhe trouxe o que lhe pertence, lhe devolvo o seu dinheiro. E o seu senhor lhe fez uma dura crítica dizendo; servo mau e medroso, não devias entregar o meu dinheiro ao banco, e receber os devidos lucros? E o senhor acrescentou: Tirem-lhe o talento e deem ao que tem dez talentos. Porque ao que tem lhe será acrescentado, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 


Ora, na simbologia dessa parábola dos talentos nos ensina que não devemos ser desleixado com os nossos dons e talentos, enquanto estamos vivos, devemos usar os nossos dons e talentos, a cada dia a cada momento, para o crescimento do reino dos céus. E devemos trabalhar com os talentos enquanto estamos vivos. E não devemos nos distanciar da nossa Igreja, porque ela tem os cinco talentos que se completam conosco. E assim devemos ajuntar a cada dia, a cada momento, os pedaços que nos faltam dentro de nós mesmos. Mas, algum de nós se desvia da igreja, poderá se perder e poderá acontecer de perder o seu desenvolvimento dentro da igreja e dentro do reino dos céus. Pois são os outros que nos completam, e são os outros que nós os completamos quando estamos reunidos e estamos estudando e estamos trabalhando  os nossos dons dentro de nossa Igreja.  E é por isso que o apóstolo Paulo vai nos falar da igreja, pois ela é a multiforme sabedoria de Deus. 


O bom exemplo no uso dos dons,talentos e profissão do apóstolo Paulo em sua caminhada missionária pelo mundo afora.


III. APÓSTOLO PAULO E SEUS DONS EM DESTAQUE -- HABILIDADES INDIVIDUAIS 

2. O segundo homem recebeu dois talentos, e logo saiu da presença do seu Senhor e foi negociar no mundo os seus talentos, e agora depois de um bom tempo ele já tinha ganho mais dois talentos, e trouxe o lucro dos frutos ao seu Senhor.

E Paulo é um bom exemplo a ser seguido pelos nossos pastores da modernidade, que desejam apenas ditar as normas pela televisão, e ganhando seus altos salários, sem trabalhar as dores de seu povo, seja visitando os membros pobres e cheios de carências de todos os tipos.


Gostaria de ressaltar aqui as qualidades especiais do apóstolo Paulo em sua caminhada missionária pelo mundo afora e sua equipe de cooperadores. E Paulo tinha formado uma grande equipe de cooperadores, missionários pastores evangelista pelo mundo. E podemos citar aqui os seus principais missionários tais como Timóteo, Tito, Filemom, Lucas, Marcos etc. E quando ele falava do trabalho os dons, talentos, profissão, realmente ele tinha uma capacidade incrível de ver a vida do lado prático. E assim orientar a sua equipe de missionários,cooperadores e construtores de tendas e barracas que estavam espalhados pelo mundo inteiro, como poderemos conferir nos textos abaixo, quando ele fala de seu cooperador Filemom, Aquila e sua mulher Priscila etc.




Em (Atos 18:1-4) ele se encontra juntamente com outros judeus, e em especial um judeu chamado Áquila e sua mulher Priscila, que estavam na cidade de Corinto porque foram expulsos de Roma no governo do ditador Claudio. E vale ressaltar que Corinto era um cidade portuária com grande movimento de navios mercantes que iam e vinham para mundo inteiro. E nos diz o texto que ambos eram do mesmo ofício isto é, fazedores de tendas, montadores de barracas, ou ainda fazedores de barracas de campanha, barracas de praia, barracas para morar, barracas que possivelmente eram vendidas para os grandes mercadores dos desertos da Arábia etc. E Paulo foi morar na cidade de Corinto na casa dessa família, e trabalhava com eles, pois todos eram do mesmo ofício. E ele também tinha a Filemom com sócio de sua equipe de evangelismo e trabalho de fazedor de tendas, assim era Paulo um gigante da fé e do trabalho no mundo romano. 


Pelo que se tem notícias ele reunia em si mesmo várias qualidades que devemos ressaltar aqui, ele era Mestre, professor, educador, doutor em leis, escritor, conferencista, vendedor, empresário, e bom negociador, político etc. 

Ora, esse trabalho de “barraqueiro montador”, “barraqueiro confeccionador do pano” de barracas, ou do “barraqueiro vendedor de barracas”. Creio que essa era uma profissão muito rentável na época. E todo bom judeu sabia disso; E assim podemos analisar esse fato somente para se entender a época de Paulo e seu trabalho e viagens missionárias nesse mundo antigo. E as casas boas e bem feitas nesse momento eram poucas e raras, e custavam muito caro, e somente os ricos e magnatas da época podiam comprar e construir essas casas de pedras, ou casas construídas nas rochas, pois creio que não se tinha mão de obra especializada em qualquer parte do mundo,(os engenheiros, os pedreiros, os serventes etc.); E assim esses profissionais qualificados da construção civil não estavam a disposição em qualquer lugar do mundo nessa época, para construir essas casas para os ricos. 


E na parábola de Jesus Cristo sobre  sua simbologia levemente crítica das duas casas, a casa que foi "construída na areia", e a "casa que foi construída na pedra". E assim creio que essa era a casa que foi “construída na rocha” que Jesus se referiu em sua parábola, e dizia que essa casa não caiu quando vieram os ventos fortes, e quando sopraram os ventos e vieram os alagamentos, quando vieram as tempestades, quando vieram as enchentes e as inundações etc. E à casa que foi construída na rocha permaneceu firme. Mas a casa que o apóstolo Paulo estava construindo para as pessoas comuns, eram as “casas populares”, ou seja, as "casas de lona," as “casas que os ciganos usam” hoje em dia em suas andanças e caminhadas. São casas dos pobres, casas dos andarilhos, casas de gente sem parada fixa. E essas casas de barracas, casas de tendas eram facilmente levadas pelos ventos, e eram destruídas com grande facilidade. 


E vale ressaltar ainda que o apóstolo Paulo era um comercializador de barracas de pano, o tipo de pano não é semelhante ao dos  nossos dias, que é um pano de lona, um pano impermeável, não era isso, era um pano comum e precisava de outra cobertura por cima, carecia de uma cobertura com folhas de palmeiras, barro e argila para não chover dentro. E Paulo também não tinha parada fixa em lugar algum, como bom missionário era responsável por muitas Igrejas no mundo, não tinha muito tempo para ficar em um só lugar, ele era um judeu cigano. E esses panos que Paulo confeccionava para cobrir as barracas, as suas tendas, surge uma pergunta, para quem ele vendia essas tendas, e esses panos de barraca, essas estacas, essas armações que iriam sustentar essas barracas?

Pois bem, agora surge a pergunta o que realmente ele fazia? Creio que ele como bom judeu, e bom negociante e vendedor, tipo do tio Silvio Santos do SBT, agora não precisamos mais dizer nada, ele era um bom vendedor, ele fazia o que podia. E para quem ele vendia esses produtos, agora a resposta também está clara, vendia esse produto para todos e para todas as pessoas do mundo. Pois como não se tinha casas para morar como temos hoje em dia, o negócio era comprar um pano de barraca, ou um pano de tenda, armar e morar nela, como fazem os nossos ciganos hoje em dia. E vale ressaltar ainda que esse comércio era grande e tinha muita gente trabalhando nesse ramo rentável. Pois os negociantes que atravessavam os desertos das Arábias para ir buscar as mercadorias no orienta seja na Pérsia, na Índia, na China etc. precisavam muito dessas barracas, os soldados romanos precisam muito dessas barracas, quando se deslocavam em suas campanhas de guerra no mundo afora. Então o negócio de Paulo era muito rentável. 




E uma coisa muito interessante sobre esse trabalho de tendas, e de barracas de Paulo está registrado em sua carta a Filemom na bíblia sagrada. Onde Paulo escreve em carta a Filemom seu sócio e construtor de barracas e tendas, e ele escreve essa carta possivelmente quando estava preso na cadeia de Roma. E essa carta é dirigida a Filemom para que aceite de volta o seu empregado Onésimo que possivelmente o havia roubado e prejudicado o seu patrão Filemom, conforme podemos conferir em (Fil. 1:10-12) e em (Fil.1;18). E Paulo ainda vai falar mais, que todo o prejuízo que Onésimo lhe causou seja depositado em sua conta, e ele Paulo pagará tudo quando sair da cadeia; e Paulo acrescenta dizendo que Filemom lhe devia muito, até a si mesmo, era uma grande dívida que ele tinha para com Paulo. E ele finaliza a sua carta pedindo em nome do amor cristão que Filemom prepare a pousada em sua casa, pois ele estava para sair de sua prisão e de suas algemas de Roma e iria para sua casa. Aqui está um grande homem, um grande missionário de muitas qualidades, dons e talentos que Deus em sua graça lhe havia dado. Ele fala que Filemom era seu cooperador nos trabalhos , seja como cooperador no trabalho da igreja, seja como cooperador no trabalho como vendedor, empresário, e construtor de tendas e barracas, que homem notável era Paulo.



E agora em carta a Igreja de aos Corintos ele vai  escrever e interpretar em resumo o que o Espírito Santo lhe mostra sobre os imensos talentos que Deus investiu dentro de cada um de nós seres humanos. Essa é a carta do apóstolo Paulo escreve a Igreja da Europa, a Igreja portuária de Corinto na Grécia antiga. E vale ressaltar que antes de ir a Igreja de Corinto ele passou pela cidade da grande cultura das ciências e das filosofias de Atenas. E ali ele viu vários “deuses dos gregos” que eram adorados e venerados por séculos, e esses falsos deuses conduziram e orientaram o povo grego da Grécia antiga. E esses são os ídolos mudos que Paulo está falando da cidade de Atenas e da cidade de Corinto como podemos conferir abaixo em (Cort. 12:1-3). E por isso ele vai falar em sua carta aos Coríntios dizendo:

“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes”. Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

IV. A IGREJA DEVE USAR TODOS OS DONS -- AS HABILIDADES, DONS E TALENTOS DENTRO DA IGREJA

O terceiro homem recebeu os 5 talentos, logo saiu e foi negociar no mundo os seus talentos, e logo vai e traz ao seu Senhor outros cinco talentos granjeados. Mas conforme o apóstolo Paulo vai nos falar e escrever; sobre os membros do corpo que são mais fracos devem receber mais atenção de todo o corpo que é a Igreja. 

E assim parece-nos que muitas igrejas não tem dado atenção aos membros do corpo e os dons que são considerados menos dignos de honra. E nossos dons que foram enterrados pela igreja de todos os tempos podemos evidenciá-los aqui que são:

A Honestidade, solidariedade, a hospitalidade, a sabedoria, o amor ao próximo, a oração, a profecia, etc. E tanto isso é verdade que nas exortações que o apóstolo João, e chamado de apostolo do amor faz no livro do apocalipse são fantásticas e nos chamam muito a nossa atenção; E assim Jesus Cristo chama a atenção de uma igreja de Laodiceia, a igreja inteira que era desleixada e enterrou os seus talentos e ainda dizia para si mesma; estou farta e não preciso de coisa alguma; mas a advertência profética veio logo em seguida dizendo:
        Imagem de trabalho dos ricos executivos das nações  da era industrial                             

 Você diz: 'Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada'. Não reconheces porém, que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu.

"Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.  "Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se
     (Ap.3:17-19)

E no fim de um bom tempo o Senhor volta para acertar as contas com os seus servos; E lhe trouxeram o primeiro que veio até a presença de seu Senhor dizendo: Senhor eu sei que és homem duro e rude, que ajuntar onde onde não semeastes, e tive medo de perder, e enterrei o meu talento; e aqui lhe trouxe o que lhe pertence, lhe devolvo o seu dinheiro. E o seu senhor lhe fez uma dura crítica dizendo; servo mau e medroso, não devias entregar o meu dinheiro ao banco, e receber os devidos lucros? E o senhor acrescentou: Tirem-lhe o talento e deem ao que tem dez talentos. Porque ao que tem lhe será acrescentado, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E aqui está a resposta a igreja toma de volta o seu talento não trabalhado e o entrega ao outro irmão que irá trabalhar o primeiro talento, o talento que não é valorizado pelos nossos irmãos de todas as igreja. 

E habilidades pessoais dos crentes e que são flamejantes dentro de nossas Igrejas, e como pastores do povo devemos prestar bastante atenção nessas habilidades que estão dentro das Igreja. E assim todo pastor de almas deve saber o seu limite e usar o corpo de Cristo para ter a vitória de sua fé e de sua Igreja. E assim o apóstolo Paulo está nos dizendo que dentro de nossas comunidades e Igrejas que temos um poder infinito, temos crentes que querem e precisam dessa atividade, e a igreja precisa muito deles para sobreviver, e para se libertar das garras e das amarras do demônios. 



E Paulo nos fala de que nós crentes não podemos participar da "santa ceia" e participar ao mesmo tempo da “mesa do Senhor” e da mesa dos demônios. Pois os demônios não tem parte na mesa do Senhor, eles devem ser expulsos pelos soldados de guerra do Senhor, eles devem ser expulsos pelos guerreiros da Luz, eles que tem conhecimento para discernir os espíritos e habilidades dos santos.


  E o pastor, o líder da Igreja não deve pensar somente em si mesmo, e dizer que sabe tudo, e que pode fazer tudo. E eu digo não, não pode, pois a Igreja é o corpo de Cristo e precisa desses dons, talentos, habilidades, precisa desse conhecimento do Espirito, desse enorme potencial que está fruindo e que está sendo derramado dentro da Igreja como uma cachoeira de torrentes fortes de águas puras, águas que fruem do trono e que vem diretamente do trono de Deus, e que vem das eternas fontes do Espírito Santo. Pois no dia do pentecostes ouve um grande barulho como de muitas águas, nos diz o livro de Atos dos apóstolos, e quando foi derramado o Espirito Santo na Igreja de Cristo em Jerusalém no dia do grande Pentecostes. 

E tudo isso veio em uma simbologia como "um vento tempestuoso" no derramamento do Espírito, esse mesmo barulho do vento impetuoso, agora o apóstolo Paulo ouve dentro da Igreja de Corinto na Grécia antiga,e ele exclama com a pena, e escreve essas maravilhas que vem das eternas fontes da Inteligência emocional do povo de Deus. É um "vento tempestuoso"; É sopro do Espirito sobre a igreja de Corinto, e ele sopra onde quer e quando quer sobre a Igreja e sobre o povo de Deus. E Cristo acrescenta dizendo, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde ele vai. Oh maravilha, Oh glórias a Deus! E parece que hoje em dia o Espírito Santo está sendo derramado nas Igrejas orientais,e em especial na Igreja da Coréia do Sul. Pois esses relatos que estão nos chegando atualmente. Vejam só irmãos que maravilha! Glórias sejam dadas a Deus em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador! E assim Paulo vai falar e vai nos escrever em carta:

Os dons e talentos que a nossa Igreja de todos os tempos tem enterrado? O apóstolo Paulo vai nos especificar com mais detalhes dizendo:

O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você!" Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês!" 

Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta.  (I Cort. 12:21-24)


 CONCLUSÃO - APLICAÇÃO DA MENSAGEM 


O nosso Brasil está em crise de trabalho, recessão econômica das piores de nossa história. E a busca pelos bons líderes. Líderes do passado e do presente. Bons líderes de doze talentos e habilidade para a função é o que o nosso mundo mais carece no momento. E no momento precisamos de bons líderes homens e mulheres de todos os dons e talentos. Precisamos de líderes mandatários da nação, precisamos de bons líderes políticos, precisamos de bons empresários, precisamos de bons trabalhadores, precisamos de pastores, precisamos de bons líderes religiosos etc. Enfim, estamos carentes de todos os tipos de homens e mulheres de todos os tipos de talentos.



Qual é o país da atualidade que tem os melhores homens e melhores mulheres de valor, os mais inteligentes, os mais capazes, os mais sábios, os grandes líderes, os melhores governos, os melhores cientistas, os físicos, os melhores astros, os melhores empresários, os melhores religiosos, os melhores economistas etc.?

Que país hoje em dia tem a melhor reserva de pedras preciosas de valor no campo espiritual. Vou insistir ma mesma pergunta: 

Que país hoje em dia tem a melhor terra espiritual, uma terra que "mana leite e mel" uma terra espiritual" em trabalho, dons e talentos, profissões etc. Um campo preciso de grande valor, um campo de valor imensurável. Eu ouvi falar pelos nossos sábios que hoje em dia o país que tem os maiores valores espirituais é a Índia. Pela sua grande capacidade de suportar as fadigas, as dificuldades e reveses da vida. Um ser humano indu pode suportar uma fadiga incrível, e pode ficar até 3 dias sem comer e beber água, pode ficar até uma semana jejuando, fica até um mês em estado de jejum ao lado rio rio Ganges fazendo as suas orações. Aqui os evangelhos nos sinalizam uma boa terra. Que simbolia a nossa igreja, sinalizamos como uma boa terra para se plantar a boa semente do reino dos céus, o bom trigo.E uma boa terra para se evangelizar e plantar a boa semente de Cristo. Ela poderá brotar, crescer e frutificar de até 30 por centro, de até 60 por centro, de até 100%.

Qual é o país do mundo que produziu a cem por cento de dons e talentos, que país é esse que produziu espiritualmente a melhor pérola, a melhor pedra preciosa do mundo? É a igreja de Cristo que está na terra, é o Israel antigo de Deus a Igreja do velho testamento, a Igreja do novo testamento. Então vamos aos dados e vamos a pesquisa da bíblia, já na travessia do mar do Egito e chamado de Mar Vermelho. 

Lá está a Igreja militante a igreja que sofre, a igreja que é escravizada. Ele tem as chaves da morte e do inferno. Ela precisa ser libertada, ela igreja do velho testamento precisa comprar o bom campo, comprar o campo com o preço de suor, lágrimas, e sangue da cruz de Cristo. Essa mesma igreja precisa passar pelo deserto das arábias por um período de 40 anos. Ela precisa comprar e se apoderar do bom campo, ela precisa comprar o bom campo da terra da Canaã celestial. Lá lhe será dito o que ela deverá fazer pela boca dos profetas, e nesse novo campo na terra da Canaã que é comprado com sangue, ela precisa expulsar os homens maus, ela precisa evangelizar, precisa expulsar a maldade e o pecado pela espada de Cristo, os maus inquilinos, os heteus, cananeus, os filisteus, os fariseus etc. Precisam de converter a Cristo; a igreja precisa pregar, precisa persuadir e precisa converter as cidades e o mundo. Então ela precisa usar todos os seus dons e talentos para vencer todos os inimigos que a desafiam.
Alfonso Czaplinski