segunda-feira, 20 de março de 2017

NOVA JERUSALÉM - ÁGUAS PURIFICADORAS E EVANGELIZAÇÃO


A visão do profeta Ezequiel ao povo de Israel antigo, a igreja que volta do cativeiro babilônico:


No livro de Ezequiel o profeta e ao mesmo tempo capelão de guerra, acompanhava o povo nos campos de concentração de babilônia. E agora ele estava junto deles no local chamado de rio Quebar, conforme nos diz o salmo 137. E nos capítulos de (Ez.40-47) está registrado um fato curioso; era o novo projeto divino para a cidade. E quando o povo de Israel antigo estavam se preparando para retornar a sua terra natal de Israel por volta do ano 485 AC. E após seu longo cativeiro babilônico; foi um século de escravidão aproximado. E parece que agora o povo tinha aprendido mais uma grande lição vinda do Senhor;

 Eles aprenderam a lição que Deus estava em todas as nações e que ele deve ser adorado e temido por todos. Se prestarmos bem a atenção iremos notar que essa visão  do tempo foi dada ao Profeta Ezequiel no quinto ano do exílio babilônico, e o templo foi destruído pelos babilônios e todo o seu ouro e utensílios sagrados tinham sido levados para a babilônia. E no capítulo (Ez.40:1-2) Ezequiel nos diz que Deus o transportou até cidade de Israel e lhe mostra tudo e começa a medir o novo templo, e medir a cidade,  e  lhe da todas as dimensões do projeto de Deus para a cidade. E o profeta Zacarias tem as mesmas visões de Deus aliás, ele tem pelo menos oito visões a respeito do retorno do povo de Israel para sua terra.E em sua segunda visão o profeta Zacarias diz assim: 

E: Olhei em seguida, e vi um homem segurando uma corda de medir. Eu per­guntei-lhe: Aonde você vai? Ele me respondeu: "Vou medir Jerusa­lem para saber o seu comprimento e a sua largura". (Zac. 2: 1-2)

E aqui de novo ele vai nos falar da cidade que está sendo projeta e medida para ser a morada de Deus com o seu povo no futuro. E o profeta está preparando o povo para o retorno a sua terra prometida; com reuniões públicas nas praças, nas sinagogas, com jejuns, orações, provisões para a viagem etc. Pois após quase cem anos de cativeiro na mente dos judeus tudo tinha acabado, tudo estava perdido e Deus tinha abandonado o seu povo. Conforme eles cantavam o hino de tristeza  que está descrito no salmo do exílio.
Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos
com saudade de Sião.
Ali nos salgueiros, penduramos as nossas harpas;
 Ali  nossos cantores pediam-nos canções, os nossos opressores exigiam  canções alegres dizendo: "Cantem para nós uma das canções de Sião!" 
Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?  Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti! Texto do salmo (Sal.137:1-5)

E na sequência no capítulo quarenta e três o profeta nos diz em sua visão do novo projeto divino para a cidade de Jerusalém e  a glória do Senhor vai encher novamente o templo conforme nos escreve o profeta em sua visão do retorno a cidade (Ez.43:1-3)
Mas se o povo está reclamando o abandono divino,Deus está dizendo justamente o contrário pelos seus profetas e videntes, e são vários os líderes que surgem nessa mesma época do retorno; E são os chamados de profetas do exílio e pós exílicos; dos quais podemos citar, e são Jeremias o profeta nacionalista que fica em Jerusalém,o Daniel profeta designado pelo próprio Nabucodonosor como primeiro ministro e que está no governo de babilônia, e Ezequiel que acompanham o povo na babilônia. E mais os líderes e profetas Ageu, Habacuque, Zacarias, Malaquias, sacerdote Esdras, Neemias e tantos outros grandes líderes estão preparando o povo para o retorno a sua terra natal.

E será que agora eles aprenderam que deverão obedecer as leis do Senhor e andar nos seus caminhos? E será que agora eles irão cuidar do meio ambiente?Cuidar dos rios, das florestas, cuidar dos animais, cuidar da natureza, e deixar a ganância, cuidar dos trabalhadores, pagar o salário digno aos seus trabalhadores, pagar a pensão as viúvas e aos órfãos,aos idosos, aos deficientes etc.? E será que agora eles tinham aprendido que o Senhor não era propriedade exclusiva dos judeus somente? E que eles deveriam obedecer as leis e se cuidar, obedecer os mandamentos do Senhor, obedecer as leis do país, senão, iriam novamente para o cativeiro?

Pois assim clamavam os profetas antigos em suas profecias vindas do Senhor contra o povo rebelde. E que o Senhor é Deus e Pai de todos os povos e raças. Ele deve ser adorado por todos os povos e raças em Jesus Cristo. Mas a história vai provar que eles não obedeceram os mandamentos e  os planos do Senhor, e seguiram os seus próprios pensamentos. E vemos pela história que eles foram castigados mais uma vez com guerra e invasão pelos gregos e na sequência pelos povos romanos etc. E assim são chamados de povo de "dura cerviz",como todos nós somos hoje em dia,rebeldes e obstinados, e não queremos obedecer as leis e os mandamentos do Senhor. 

I. UM RIACHO QUE SAIA DO TRONO - UMA CIDADE PROJETADA E MEDIDA PELA ENGENHARIA DIVINA - O DESNÍVEL DAS ÁGUAS, A DESPOLUIÇÃO DO RIO SAGRADO

                    Imagem internet - Rio Jordão em nossos dias e suas águas poluídas 2017

Conforme nos cita o profeta Ezequiel e a expressa ordem do Senhor para que ele entre dentro do rio, e sinta o seu desnível na queda das águas; conforme podemos conferir;
O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar.

Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul.
O homem foi para o lado les­te com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Levou-me então de volta à margem do rio.

Ele mediu mais qui­nhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura.

Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. Textos de (Ez. 47;1-5)


A medição do rio Jordão, o rio sagrado que será medido de 500 em 500 metros, o seu desnível e a sua queda d'água, e sua despoluição dos pecados de todos os povos e raças e línguas. E na simbologia desse rio sagrado, e dessas águas que iam purificando tudo ao seu redor, tem um significado histórico e um significado do futurismo, que agora vai reaparecer melhor na mente do apóstolo João no seu apocalipse, quando vê as medidas da nova Jerusalém que descia do alto.

A água que saía do trono divino pura e ia purificando tudo e a todos pelo seu curso até chegar ao grande rio Jordão, ao Mar Morto e até desembocar no grande Mar Mediterrâneo. E assim ia purificando todos os povos, assim como faz Jesus Cristo e sua Igreja militante, que vai pregando, vai ensinando, vai batizando nas águas saradoras, vai promovendo a paz de Cristo até atingir todos os povos, todas as raças e todas as línguas. Por isso Cristo disse: 

Ide e pregai a toda criatura, quem crer e for batizado nessas águas saradoras que vertem do trono de Cristo será salvo, quem não crer será condenado. 

E assim os nossos modernos discípulos da Igreja de Cristo devem avançar de 500 em 500 metros na caminhada da evangelização do mundo moderno. E a cada 500 metros iremos encontrar uma nova profundidade da inteligência das nações, da verdadeira sabedoria, da ciência de Cristo, da multiforme sabedoria da Igreja de Cristo. 

O entendimento profético no projeto da cidade quadrangular - tamanho da cidade

Veja que João retrata a cidade situada em quadrado (como na imagem abaixo), sendo comprimento, largura e altura iguais. O anjo mediu a cidade em 12 mil estádios, ou seja, se convertermos essa medida antiga “estádios” em medida moderna “quilômetros”, vamos ter a medida de 2.200 Km. Isto mesmo: a Nova Jerusalém terá 2.200 Km de comprimento, 2.200 Km de largura e 2.200 Km de altura. Talvez por isso João se referiu à Nova Jerusalém como que “descia do céu”. Na verdade, a Nova Jerusalém descerá do céu, é o caso desse relato. ( Texto de pesquisa do blog a grandeza da nova Jerusalém do futuro).

 No final do livro do apocalipse vai reaparecer o projeto divino para a cidade da nova Jerusalém que desce do alto, vem diretamente do trono de Deus. E o texto do apocalipse vai confirmar esse fato que o profeta Ezequiel estava tentando escrever e nos explicar em sua visão. E o apóstolo diz que a cidade tinha uma medida de 12.000 estádios,(E a medida de um estádio greco-romano era aproximadamente 185 m. de comprimento) e a cidade era quadrangular. Conforme nos escreve o apóstolo João no livro do Apocalipse.

"A cidade era quadrada, pois o seu comprimento era igual à sua largura. O anjo mediu a cidade com a vara de ouro e viu que media dois mil e duzentos quilômetros. O seu comprimento, largura e altura eram iguais. O anjo mediu também a muralha e viu que tinha sessenta e quatro metros de largura, conforme as medidas comuns que o anjo estava usando. A muralha era de jaspe, e a própria cidade era de ouro puro, claro como vidro" (Ap.21:16-18)

E a cada quinhentos metros havia uma nova caída de desnível da medida para as águas que saíam do trono divino. E as águas que vinham do trono tinham uma nova profundidade a cada quinhentos metros de distância (Ez.47:3) E o homem que me acompanhava nos diz o profeta Ezequiel que ele tomou uma cana de medir, um "metro" em nossa linguagem de dias atuais. O desnível das águas do rio sagrado a cada 500 metros. O projeto da despoluição do rio sagrado.

As 4 medidas de desnível das águas que saíam do trono; as quatro profundidades das águas que purificam a nossa mãe natureza, e ao mesmo tempo essas águas que saem do trono de Cristo purificam a Igreja de Cristo e seus missionários. Os missionários da nova era em que estamos vivendo deverão preparar-se bem para a sua missão no mundo moderno; pois vemos que aqui a cidade está sendo medida e projetada novamente, A na simbologia do profeta Ezequiel e da caminhada a pé de uma lado até o outro lado do rio tem uma simbologia e um significado extraordinário para nós nesse momento. No uso dos nossos dons e talentos: Senão vejamos o que ele nos diz: E assim nos diz Viera sobre a evangelização dos povos:

"Quem lavra com Cristo Jesus na evangelizações dos povos, até das passadas colhe fruto..." E o profeta Isaías usa a simbologia dos seus pés, e em tom de poesia e vai nos falando e quando nos diz: "Quão formosos são os pés dos que anunciam as coisas boas"


E aqui está a grande chave da interpretação dessa grande visão missionária de Deus para o nosso mundo moderno: Pastores ricos e abastados da televisão, pensam que podem agradar a Deus e a sua Igreja falando de longe, falando da Internet, falando pela televisão, falando pelo rádio apenas, e não querem ir, não querem entrar nas águas do rio sagrado, não querem se sujar nas lamas, nos brejos, não querem entrar na contaminação dos rio sujo das águas, do rio cheio de lodo, cheio de podridão e de pecados do povo. Querem e preferem ditar as normas da bíblia ao longe, ao mundo distante.Pastores e missionários que não querem entrar nas ruas  e evangelizar os drogados, os bêbados, os viciados, os criminosos nos presídios, visitar os hospitais etc. 


CRISTO ORDENA A EVANGELIZAÇÃO DE CASA EM CASA DE 500 EM 500 METROS EM NOSSAS CIDADES 


E vamos aos fatos que no uso dos dons e talentos devem usar o corpo todo, toda Igreja deve ir e se comprometer nessa missão; E assim nos diz o apóstolo Paulo falando sobre os dons e talentos: E se o teu pé disser, não sou pertenço ao corpo? 


 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
 (I Cort. 12:14-15)

1.O bom uso dos nossos pés: As águas que chegam até o tornozelo dos nossos pés:
"Que formosos são os pés dos que anunciam as coisas boas..."

* A primeira medida de 500 metros davam até os tornozelos do seu pé, e o Senhor ordena que o profeta atravesse na transversal o rio a pé de um lado até a outro. Essa é a sabedoria dos pastores da TV. a sua inteligência vai até o tornozelo do seu pé, e não pode passar disso, e por que perguntamos: Porque eles não querem sujar os seus pés na lama. E ele se diz um nobre, um doutor nas evangelizações: E diz mais;


E olha o que Deus fala ao profeta Ezequiel vai lá, entra no rio, enterra o teu pé na lameira, e agora passe de uma banda do rio até a outra, e o pé do profeta que aqui está fincado no lodo e na lama, no brejo do rio Jordão, é um rio sagrado, sim! Mas é preciso entrar nele e caminhar na lama e sentir o fedor dos peixes mortos, como temos visto hoje em dia os nossos rios que estão poluídos e tem  cheiro da carniça podre, causado pela ganância das grandes e ricas empresa. E citamos aqui a Empresa responsável pela tragédia chamada de Sanmarco, uma empresa subsidiária de outra grande empresa mineradora e chamada de Vale do Rio Doce. E este é o caso como aconteceu no ano passado na cidade de Mariana - MG , e quando uma "barragem de lama tóxica e assassina", que se rompe e explode e vai derramando as suas sujidades, as suas contaminações por todo o Vale do Rio Doce até chegar ao Mar. E assim são mais 1 500 Quilômetros de distância, de sujeira e de contaminação.E a sua lama vai seguindo e vai descendo pelo rio, e vai matando tudo o que encontrar pelo caminho, sejam peixes, animais, aves, matas, pássaros e pessoas. 

2.O bom uso do nossos pés no corpo; pois os nossos pés não podemos nos      movimentar no mundo

*Segunda medida de 500 metros do desnível das águas, e depois mandou medir de novo e mais 500 metros que davam até os joelhos; E Olhem a função dos nossos pés continuam trabalhando  aqui na obra do Senhor.

3. O bom uso das nossas mãos, peito. E agora a profundidade das águas atinge o nosso corpo, agora as águas atingem os pés, cintura, mãos e peito.  

* Terceira medida de 500 metros de desnível das águas, e depois mandou medir de novo mais uma nova caída de desnível das águas, agora davam até o peito. E olha aí o nosso peito. E no nosso peito está quem? O nosso coração

O nosso coração, o nosso amor ao próximo. E por Paulo depois de nos falar dos nossos dons e talentos, agora vai nos falar de um caminho mais excelente, o caminho do amor na evangelização dos povos e das pessoas. 

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 

Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. 

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Texto de (I Cort. 12:1-5)

E em todas as medidas havia o desnível das águas. E olhem aqui a função das nossas mãos no corpo de Cristo. Quantas pessoas hoje não sabem usar as suas mãos para ganhar o pão de cada dia, em sua profissão útil na vida, hoje vemos o grande desemprego nas cidades, e segundo O IBGE são quase 20 milhões de pessoas desempregadas que não estão usando as suas mãos. E dentro de nossas Igrejas, temos gente aos montões, aposentados e muitos mal aposentados, e não querem usar os seus dons e talentos mais, pois se acham velhos e acabados, e não usam mais as suas mãos para ajudar os outros. 

4. Profundidade as águas atingem o corpo todo. Atingem os pés, as mãos, o peito, o cérebro todo. Está certo  apóstolo Paulo quando nos diz: E se o pé disser não mão e não sou parte do corpo? E se os olhos disserem não preciso do coração, por acaso um membro não care um do outro. É certo que sim.

* Quarta profundidade é medida e mais 500 metros de caminhada dentro do rio, e agora o profeta atinge o desnível das águas profundas, onde poucos são capazes de entrar, porque tem medo? Mas Deus insiste com profeta e mandou medir mais 500 metros e agora já havia um novo desnível e queda de água, e agora nos diz o profeta que ele não conseguia mais atravessar o rio a pé, pois ele se afogava nessas águas que eram puras e profundas. E não dava para passar a não ser a nado. E como hje em dia muitos dos nossos grandes pregadores de TVs., querem ver tudo ao longe, olham tudo ao longe, e tem medo de ouvir os desaforos do povo, não querem ouvir os queixumes do povo, as reinvindicações do povo. Porque eles se consideram muitos importantes. 


E assim continua Vieira em seu sermão sobre os pregadores e missionários dizendo:

"Ah pregadores! Ah dia do juízo final! " Pois quem lavra com Cristo, quem anda com Cristo evangelizando os homens, todas as criaturas em todos os lugares em todos os tempos; Até de suas passadas, até de suas pisadas colhe frutos.

E aqui temos o grande mistério da evangelização dos povos. E o uso de todos os nossos dons e talentos na missão do Senhor. E aqui a Igreja precisa aprender tudo de novo e usar todo o seu corpo. Todos os seus dons na obra do Senhor. E assim aqui temos pastores e profetas da Igreja que não sabem mais andar no rio, porque uns dizem que o rio é profundo e porque está cheio de lama e preferem nadar, ou andar por cima do rio com uma canoa, ou de navio. 

E ainda há outros que querem enganar a Deus e querem passar a nado no rio, e não querem ir ver o fundo rio, porque o rio está contaminado e profundo. E então resolvem passar o rio de avião, de helicóptero o rio, como fazem os nossos políticos quando há enchentes nos rios e quando há calamidades nas cidades, então eles não vão ver de perto e passam por cima, e vão de avião, porque não querem sujar os pés e o seu corpo nas lamas dos rios etc. E não querem sentir o cheiro do povo, não querem conversar com o seu povo, não querem ouvir as reclamações do povo. 


Mas vejamos o que se perde quando não entramos no rio, perdemos de achar a grande mina do reino dos céus que está escondida dentro do leito em sua profundidade,pois é no rio profundo, dentro do Rio Jordão que se escondem as grandes pérolas de valor.Senão vejamos, qual o grande tesouro que está escondido no profundo do Rio. E perguntamos:

Qual é o país do mundo que produziu a cem por cento de dons e talentos, que país é esse que produziu espiritualmente a melhor pérola, a melhor pedra preciosa do mundo? É a igreja de Cristo que está na terra, é o Israel antigo de Deus a Igreja do velho testamento, a Igreja do novo testamento. Então vamos aos dados e vamos a pesquisa da bíblia, já na travessia do mar do Egito e chamado de Mar Vermelho. 

Lá está a Igreja militante a igreja que sofre, a igreja que é escravizada. Ele tem as chaves da morte e do inferno. Ela precisa ser libertada, ela igreja do velho testamento precisa comprar o bom campo, comprar o campo com o preço de suor, lágrimas, e sangue da cruz de Cristo. Essa mesma igreja precisa passar pelo deserto das arábias por um período de 40 anos. Ela precisa comprar e se apoderar do bom campo, ela precisa comprar o bom campo da terra da Canaã celestial. Lá lhe será dito o que ela deverá fazer pela boca dos profetas, e nesse novo campo da Canaã que é comprado com sangue, ela precisa expulsar os homens maus, ela precisa evangelizar, precisa expulsar a maldade e o pecado pela espada de Cristo, os maus inquilinos, os heteus, cananeus, os filisteus, os fariseus etc. Precisam de converter a Cristo; a igreja precisa pregar, precisa persuadir e precisa converter as cidades e o mundo. 

 A igreja precisa precisa colocar os seus pés no rio, ela precisa medir o rio de 500 a 500 metros , assim nos diz Deus, e assim nos ordena Cristo em seu IDE na evangelização dos povos, e o Senhor ordena de que a igreja entre nas águas do Jordão, ordena"cavar" a terra, ordena a evangelizar esta terra, ela precisa buscar as pérolas de cristal, precisa buscar as pérolas, eles precisam ser buscados, os diamantes de Cristo que são os homens e mulheres de valor do nosso mundo, pois eles mudaram a nossa Igreja, e eles mudarão o mundo . O evangelho precisa ser pregado a toda criatura. Como nos disse Cristo:" Ide por todo mundo e pregai o evangelho" quer crer e for batizado será salvo,..." quem não crer sobre ele permanece a ira de Deus.


                       Travessia do rio Jordão no tempo das cheias - Fonte internet 2016

 DOZE PEDRAS TIRADAS DO LEITO DO  RIO JORDÃO - OS DOZE LÍDERES PÉROLAS


E já na entrada rumo a terra prometida Deus manda que Josué toque as águas que estão nas cheias e transbordando as suas ribanceiras. Que Josué pegue as doze pedras que estão no fundo do rio, sim irmãos essas pedras estão escondidas no leito do rio Jordão. E que são doze pérolas que simbolizam as doze lideranças da igreja do velho testamento. 



Assim nos diz a bíblia em Josué (4:1- 7) 



Sucedeu que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo: Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem;



E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem;



E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;



Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? 



Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. 



E a bíblia vai mais além, e nos dá nome dessas DOZE pérolas preciosas que são doze homens e o nome deles são os doze filhos de Jacó, são homens que estiveram no Egito antigo como escravos e passaram pelo fogo da provação, e pelo fogo do chicote e da humilhação e venceram o Egito pela força de sua fé em Deus.

Então irmãos e amigos vejamos o que nós perdemos quando não queremos mais sujar os nossos pés. Ou porque temos medo da profundidade do rio, perdemos o grande tesouro, perdemos a grande bencão pela evangelização de nossa Igreja, de nosso bairro, de nossa cidade nos dias de hoje. E se teimarmos em não passar o rio Jordão, ou porque temos  medo das cheias do rio, temos medo, da sujeira, ou temos medo do fedor do rio poluído, ou porque temos a preguiça de ir e pregar e buscar as pérolas humanas e levá-las para o batismo, pela acomodação, pela inveja, pelo julgar-se muito importante, perdemos a benção. 

E essa foi a bênção que atingiu todos os filhos de Jacó na simbologia das doze pedras que estavam escondidas dentro do Rio Jordão.

Bênção profética do pai Jacó aos seus doze filhos e sua profecia: Conforme gênesis (49:1-33)


E que ao mesmo tempo essas águas purificavam tudo o que estava poluído ao seu de redor. E vale ressaltar que essas águas iam até o Mar Morto e de outro lado do rio Jordão as águas desembocavam no grande Mar Mediterrâneo. E o rio ficou cheio de árvores e de peixes em abundância de todos os tipos.

E todo o vale que era banhado por esse rio que corria sem poluição e de cada lado reverdecia a fauna e flora em abundância, e tinha nos seus lados todos os tipos de árvores frutíferas de uma banda e de outra banda do rio. E tudo se transformava em uma bela floresta Amazônica, cheia de peixes, de árvores e de pássaros de todos os tipos. Oh maravilha da obra divina.

II. OS CUIDADOS DIVINOS COM O MEIO AMBIENTE - O GRANDE DESMATAMENTO NA REGIÃO


E um dos grandes desmatadores da era antiga das florestas e matas de toda a Palestina se deu no tempo dos reis Davi e Salomão quando construíam o primeiro templo sagrado em Jerusalém por volta do ano 1050- 950 AC. E como podemos ver que todas as casas, de toda a cidade Jerusalém, as casas dos príncipes, das princesas, e de todos os funcionários públicos da cidade. Conforme temos o relatos dos cronistas sagrados ; 

"Então Hirão rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificarem uma casa. (ICrôn. 14:1) 


E também as casas apaineladas dos líderes religiosos e políticos que retornam a Jerusalém após o exílio babilônico, e houve uma grande corrida na construção de novas casas, palácios etc. e na sequência um grande desmatamento na região de toda a Palestina. E essas casas eram feitas de cedro vindo do Líbano conforme nos diz o profeta Ageu. E a segunda construção do templo após o exílio conforme nos fala o mesmo profeta Ageu.



"Subi ao monte e trazei madeira, e edificai a casa e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor. (Ageu 1:8)


E parece que também nessa época o grande líder dos babilônios e chamado de Nabucodonosor mandou cortar muitas das belas árvores do hortos florestais de Judá, Israel e os todos os cedros do Líbano etc. E parece que eles tinha o seus chamados de "capitãs de mato" que cuidavam das reservas florestais da época etc. Citado pelos cronistas sagrados. E até os animais gemiam no deserto pela falta de mato na região e água, e devido o grande desmatamento que houve nessa região, e a falta de cuidados pela natureza, e em seguida veio a seca e a escassez de água e alimentos nessa região.
É notável o cuidado de Deus para com o meio ambiente. E o contemporâneo o profeta Zacarias que também era sacerdote sente isso, e vai nos falar a mesma coisa, a falta de cuidados com a mãe natureza. Os cuidados de Deus para com o meio ambiente e os clamores da natureza que chora pelo desmatamento e pela poluição dos rios e fontes de águas. Nesse tempo e nos dias de hoje, como aconteceu na cidade de Mariana em MG. E excessiva ganância das empresas mineradoras da região do Rio e chamado de Vale do Rio Doce em Minas Gerais. E assim clama o profeta Zacarias contra o desmatamento das matas ciliares do Rio Jordão, contra o desmatamento dos belos e imponentes pinheiros e cedros do Líbano que foi atingido pelo fogo devastador, e contra a ganância dos desmatadores nessa época dizendo:

Zacarias o sacerdote vê os animais selvagens gemendo no deserto, e pelo fogo que assolou a toda a região da Palestina, do Líbano, de Israel, Judá etc. nessa época:

"Abra as suas portas ó Líbano, para que o fogo devore os seus cedros. Agonize, ó pinheiro, porque o cedro caiu e as majestosas árvores foram devastadas. Agonizem carvalhos de Basã, pois a floresta densa está sendo derrubada. Ouçam o gemido dos pastores; os seus formosos pastos foram devastados. Ouçam o rugido dos leões; pois a rica floresta do Jordão foi destruída". Zacarias onze. (Zac.11:1-4)

Textos escrito pelo profeta Zacarias sentiu isso na pele, quando retornava a Jerusalém após o cativeiro babilônico com o seu povo, e ouviu o clamor da natureza, o gemido dos bichos, seu clamor pela floresta e os animais que gemiam por falta de água, e  a grande falta de árvores para que os animais se escondam do calor, e para que se protejam do sol e da seca escaldante, uma seca de 60 graus de calor ou mais nos desertos das arábias, nos desertos da Palestina e de Israel. E ele fez um canto em poético em semelhança ao canto Luiz Gonzaga canto nordestino quando canta o seu canto da seca que é intitulado de Asa Branca. 

Asa branca bateu asas e voou... 

"Quando olhei a terra ardendo,Igual fogueira de São João, Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação, Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação...

Que braseiro, que fornalha, Nem um pé de plantação, Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão, Por farta d'água perdi meu gado, Morreu de sede meu alazão. 
Até mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão, Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração, Depois eu disse, adeus Rosinha, Guarda contigo meu coração. 

Hoje longe, muitas léguas, Numa triste solidão, Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão, Espero a chuva cair de novo, Pra mim voltar pro meu sertão, Quando o verde dos teus olhos, Se espalhar na plantação, 

Eu te asseguro não chore não, viu! Que eu voltarei, viu, Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu, Que eu voltarei, viu, Meu coração"

Canto triste e de tristeza da seca que mata a região do sertão nordestino, cantado pelo cantor Luiz Gonzaga em sua bela letra e canção. 

III. A BOA CONFISSÃO - ÁGUAS QUE CURAM TODOS OS POVOS  -  A INDUSTRIA DE CURA DE PASTORES CURANDEIROS  DA TELEVISÃO

 a) "Confissão" - palavra que vem do grego antigo e bíblico "homologéo" que quer dizer = estar de acordo com, ter a mesma opinião, reconhecer, confessar isto é; aprovar, confirmar pela autoridade judicial ou administrativa. Reconhecer oficialmente; reconhecer como legítimo. E finalmente, a autoridade que está investida de poder libera o perdão, e a dívida do mal praticado, seja um ato de crime de sangue, crime contra as finanças públicas, pecado contra Deus, contra as autoridade e contra as pessoas em geral etc.

Confessar ou Professar – Do latim, profiteri era “fazer uma declaração pública, esclarecer abertamente”. Tal palavra se forma por pro-, “adiante, à frente”, mais fari. Isso descreve bem o que os professores fazem: falar à frente dos seus alunos.  Estes são praticantes da verborragia, do Latim verbum, “palavra”, com o Grego rhema, “correr, fluir, derramar”. 


O  exemplo de Namã o general sírio que é curado nas águas do rio Jordão - E foi extorquido por Geassi, um discípulo e "coroinha" do profeta Eliseu, que depois lhe confessa o pecado e é punido por ele. 

"Confessor" - Confessar é dizer a palavra chave da verdade - É a "senha" da boa busca - Em busca da palavra da verdade que sara, que libera, que perdoa, é a senha que abre as portas do paraíso terrestre. E aquela pessoa que se aproxima de Deus ou é membro da igreja cuja boca corre um rio caudaloso de palavras que ameaçam afogar quem estiver no caminho, até ele mesmo é ameaçado em afogar-se nessas "águas turbulentas do pecado", e são tantos crimes e"pecados" que tão tenazmente nos assediam e nos empurram para o caos e para as trevas,e precisam vir a luz. E daí, "confessar" significa em nossos dias, aquela pessoa que derrama o seu coração no confessionário, aquele que diz toda a verdade e não represa esses pecados escondidos que nos fazem tão mal, diante de Deus e diante dos homens. E ainda aquele que diz aquilo que está sentindo em seu coração, aquele que não esconde a verdade para o seu pastor, padre ou bispo no confessionário. E o líder homologa as palavras da verdade a Deus e a Cristo no confessionário. E  a pessoa confessa o seu pecado, e em seguida o líder religioso aplica a penitência, e que deve receber a sentença de pena, ou da penitência, que é muito importante ao confessor; ele quer sofrer um castigo, pois todo pecado tem um tipo de castigo e um tipo de pena e castigo.

A industria da cura provocada pelos padres e pastores curandeiros, médicos, videntes etc. - Exemplo de  infração, pecado, pena e castigo; Procurar a cura com grande busca, fazer jejum, e em seguida tomar um banho em água fria no batismo. E foi essa a penitência aplicada pelo profeta Eliseu ao guerreiro Naamã, ele viaja 1.000 Quilômetros de distância para receber o perdão e a cura. E a pessoa recebe o perdão, e a igreja libera o perdão, assim Naamã fica curado, quando mergulha sete vezes nas águas do rio Jordão em Israel. E a pessoa fica livre do mal e sente-se sarado no corpo e no espírito. E logo  em seu "íntimo brotam rios de água viva", rios de benção, rios de alegria e prazer sem fim. Esta é a "boa confissão" dos nossos pecados aos líderes da igreja de Jesus Cristo, segundo nos orienta  o apóstolo Tiago em (Tg. 5:16) e Tiago acrescenta que há situações em que a pessoa chega até a adoecer, por causa do grande impacto negativo e depressivo que o pecado ou os pecados causa em nós, isto é, em nosso interior. E esse fato também é citado por Paulo a Igreja de Corinto quando ele diz, "que há muitas pessoas que comem e bebem o sacramento da "santa ceia" sem saber discernir o pecado no corpo, isso é, pecado não confessado e pecado não perdoado; e então essa pessoa come e bebe juízo para si, e o apóstolo Paulo acrescenta, e eis a razão porque há muitos fracos e doentes entre vós..." (Icort.11:29-30) e os filhos de Deus e membros da igreja de Cristo, devem recorrer constantemente a confissão de pecados aos líderes principais da Igreja para que possam sarar em seu corpo e em sua mente. 

A corrupção dentro da Igreja provocada pelos padres e pastores que contamina a alma - Um bom exemplo típico dessa corrução que também está dentro da Igreja, no velho testamento. É o mesmo caso de Naamã general de guerra dos exércitos da Síria fica doente de lepra, conforme nos descrevem os cronistas sagrados em tempo de guerra entre os judeus e sírios, ( II Reis 5: 1-20) Quando  Geassi o "jovem coroinha" e servidor da Igreja e do profeta Eliseu que toma as escondidas o dinheiro de corrupção, e vai as escondidas explorar o leproso e desesperado Naamã que vinha até a cidade santa de Jerusalém como um desesperado de uma doença de morte. Então Geassi aproveita o momento certo, e em nome da igreja vai correndo atrás de Naamã para tirar vantagens, ( conta uma história) e toma por usurpação dele ouro e prata, dinheiro e roupas festivais, dinheiro corrompido de Naamã o sírio, que guerreia e mata o povo judeu na época, mas agora estava sarado de sua  doença de lepra pela palavra do profeta Eliseu. E segue muito feliz para sua terra natal Damasco capital da Síria.E em seguida vemos mais um caso de corrupção no seio da igreja,como resultado a entrada do pecado no coração humano.  O profeta descobre o fato de corrupção e não perdoa, pune seu discípulo, e amaldiçoa-o seu coroinha, com duras penas, castigos e maldições. E o segundo castigo do profeta Eliseu, a doença como maldição deverá cair sobre Geassi e toda sua família, e a doença de lepra de Naamã se apega a Geassi e a toda sua família. Fato esse que está registrado em (II Reis;5:21-23)

b) Exemplo sarador de cura da fonte de água em  Betesda - a cura do paralítico que esperou pela cura durante 38 anos anos na fila do SUS da época, conforme nos escreve o evangelista São João em  (João 5:1-9)

E em Jerusalém das águas que saíam do trono havia um tanque de água sarador, e dizia a lenda que essas águas eram "chaqualhadas" ou agitadas de tempo em tempo por um anjo que descia do céu. E o primeiro da fila que descia no tanque era curado imediatamente.

E o nome do local era Betesda um bairro dos arredores de Jerusalém, havia lá uma fonte de águas saradoras, e por isso fizeram lá um tanque de água, e lá também havia um grande hospital de cinco grandes  pavimentos, eram homens e mulheres doentes, paralíticos, coxos, deficientes de todos os tipos, leprosos, endemoninhados etc. E todos esperavam para serem curados por anos a fio, sem sair do hospital. E Jesus ia passando por essa mesma cidade, quando parou lá e viu uma multidão que lá estava junto a fonte de águas saradoras. E nos diz a história que de" tempo em tempo" descia um anjo do céu, e movimentava as águas, e o primeiro que descesse ou pulava  no tanque sarava imediatamente, e era curado de todas as doenças. E lá havia um homem que esperava pela cura a 38 anos; Então Jesus  perguntou ao paralítico: Queres ser curado? E ele lhe respondeu; Senhor não tenho ninguém que me ponha no "tanque sarador" quando a água é agitada pelo anjo? E sempre desce um na minha frente, e eu não sou curado. Então Jesus olha para ele e lhe diz: "Levanta-te toma o teu leito e anda" e ele imediatamente tomou o leito e andou e era um dia de sábado. 


A MENSAGEM PROFÉTICA PARA TODOS DOS TEMPOS - O PODER SARADOR DE CRISTO

Imagem do Rio Amazonas - Chamado de o pulmão do mundo . Os cientista modernos que estudam as florestas nos dizem que a mesma floresta esteva  cobrindo o deserto do Saara a milhares de anos atrás, e o que aconteceu ? Os cientistas ainda não sabem, mas uma das razões foi o grande desmatamento de houve por lá, como está acontecendo agora na nossa Amazônia. Então é bom preservar enquanto ela existe.
                                                           Fonte Google 2016

O cio da Terra Amazônica - Assim se expressa o poeta;

" O Brasil tem um segredo na sua natureza; é o mistério das Uiaras. Se alguém se atreve a conhecê-lo, e se leva a peito estudá-lo, começa a ver tanta coisa e coisas tão lindas nas suas montanhas e nos seus vales, nas suas florestas e nos seus rios, envolve-se, enleva-se de tal maneira no capricho de suas formas vivas, nos seus imprevistos e na sua população primitiva, que logo se prende dum amor tão grande, tão rico, tão sincero e tão profundo, que nada há que o afaste desse abismo.Nas lenda dos seus primeiros filhos houve talvez a idealização do Brasil,quem logra vê-lo não resiste, mergulha,desce, afunda nos seus encantos e perde-se por amor de suas maravilhas". Roquete Pinto - Os "Sexos Rolados" nas matas. 

E o profeta Zacarias continua nos falando como será  a nova Jerusalém após o cativeiro babilônico:


O SENHOR Todo-Poderoso falou comigo e disse:
– Eu tenho um grande amor por Jerusalém, um amor que me faz ficar irado contra os seus inimigos.
Eu voltarei para Jerusalém e ali morarei. Então Jerusalém será chamada de “Cidade Fiel”, e o monte do SENHOR Todo-Poderoso será chamado de “Monte Santo”.
Mais uma vez, os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém.
E as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando. Isso pode parecer impossível aos que voltaram do cativeiro na Babilônia, mas não é impossível para mim, o SENHOR Todo-Poderoso. ( Zac.8:1-5)


E Cristo que andava pelos desertos das arábias e ensinava a salvação dos homens, a "preservação ambiental" e por parábolas ao povo ensinava, e aos colonos de toda a Palestina ele ia ensinando o correto plantio da terra, ao seu povo nas parábolas  ele ia ensinando: O reino dos céus e semelhante ao "grão de mostarda",o reino dos céus é semelhante a uma "pequena semente" que é plantada na terra. Isso tem uma conotação ao mesmo tempo temporal e extra-temporal de preservação do solo e da terra. Uma preservação espiritual que deve ser preservada e cuidada com carinho e o Mestre assim nos dizia:



Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24



Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; Mateus 13:31

E curioso que o profeta Ezequiel vai nos falar que um homem da engenharia celeste lhe aparece em visão para o futuro e o transporta para a nova cidade de Jerusalém (Ez.40:1-4) e lhe mostra o novo projeto divino para a cidade e para despoluição. E com será a reforma da nova cidade, a recuperação dos rios e fontes da água. E esse homem manda que o profeta escreva tudo isso em um livro e mande para o povo de Israel que está retornando para sua terra, para que o povo saiba de tudo isso, e sirva como testemunho. Pois tudo estava sendo medido e projetado novamente, e Deus tinha projetado um novo plano para o povo que volta da babilônia. Mas parece que esse plano não foi adiante nesse mesmo tempo; creio que o povo desagradou a Deus novamente, e mais uma vez não quiseram ouvir a voz de Deus. Deus vai colocar um novo projeto para a cidade de Israel como todos nós sabemos pela história o que aconteceu com o povo desobediente de Israel. Desobedeceram a Deus e novamente foram invadidos pelos romanos e espalhados pelo mundo afora como nos diz a história.
E na nova Jerusalém como será? Será uma nova cidade com um novo projeto, que será medida e será projetada pela engenharia celeste, e será um novo corpo, um corpo de uma nova humanidade salva, e será cuidada pelos servos do Senhor. E que agora teremos um novo templo em Jerusalém, uma nova humanidade com uma nova visão divina, uma nova raça, um povo que foi remido pela graça e pelo sangue de Jesus Cristo. E que irá beber dessas novas águas da ciência divina, dessas águas que fluem e que vem diretamente do trono de Cristo.

E que Deus nos ajude a cuidarmos bem dos nossos rios, florestas, peixes, mares, fauna, flora e do meio ambiente em geral. E vamos refletir nas palavras do apóstolo Pedro que depois de muito tempo entendeu a mensagem divina, que Deus não deseja somente salvar os judeus mas ele também tem um plano de salvação para nós os gentios que somos pertencentes a Igreja de Cristo Jesus conforme ele nos escreve em sua primeira carta de Pedro dizendo:

Vocês porém são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. (I Pedro 2: 9-10)

Alfonso Czaplinski

segunda-feira, 6 de março de 2017

DONS E TALENTOS ESPIRITUAIS - PROFISSÕES INDUSTRIAIS


Writed by Alfonso Czaplinski

“Lembra-te do teu Criador nos dias de tua mocidade! Ou (lembra-te dos teus dons e talentos  nos dias da tua mocidade), antes que venham os maus  dias e cheguem a ti os anos dos quais dirás não tenho  neles prazer.  Antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor de tua vida, e tornem a vir nuvens depois do aguaceiro.  E quanto aos dons, talentos, profissões e trabalho irmãos não quero que sejais ignorantes” . Ou quanto aos dons espirituais e dons e talentos  profissionais, lembra-te deles nos dias de tua mocidade, pois sabeis que outrora  quando éreis gentios deixáveis vos conduzir aos ídolos mudos, segundo éreis guiados”.

Textos do Apóstolo Paulo em carta a igreja de Corinto em (I Cort. 12:1-2)E textos correlacionados com  o livro dos Eclesiastes do rei Salomão (Ecle. 12:1-2)

E tanto o apóstolo Paulo como o sábio rei Salomão nos falam que deveremos nos lembrar dos nossos dons e talentos bem cedo, no esplendor de nossa vida, na primeira, na segunda infância, e na mocidade. Pois quando éramos gentios deixava-mo-nos que os outros nos conduzissem ao seu bem prazer, isto é, antes de nossa conversão a Cristo,  a condução e o comando  era dado pelos nossos ídolos surdos e mudos que estavam dentro de nós, que sempre  nos conduziam  a derrota. 


I. OBJETIVOS GERAIS DE NOSSO ESTUDO DO TRABALHO, DOS DONS E TALENTOS

Estamos vivendo em um Brasil em crise de trabalho, recessão econômica das piores de nossa história. E a busca pelos bons líderes. Líderes do passado e do presente. Bons líderes de doze talentos e habilidade para a função é o que o nosso mundo mais carece no momento.

Qual é o país da atualidade que tem os melhores homens e melhores mulheres de valor, os mais inteligentes, os mais capazes, os mais sábios, os grandes líderes, os melhores governos, os melhores cientistas, os físicos, os melhores astros, os melhores empresários, os melhores religiosos, os melhores economistas etc.?

Que país hoje em dia tem a melhor reserva de pedras preciosas de valor no campo espiritual. Vou insistir ma mesma pergunta: 

Que país hoje em dia tem a melhor terra espiritual, uma terra que "mana leite e mel" uma terra espiritual" em trabalho, dons e talentos, profissões etc. Um campo preciso de grande valor, um campo de valor imensurável. Eu ouvi falar pelos nossos sábios que hoje em dia o país que tem os maiores valores espirituais é a Índia. Pela sua grande capacidade de suportar as fadigas, as dificuldades e reveses da vida. Um ser humano indu pode suportar uma fadiga incrível, e pode ficar até 3 dias sem comer e beber água, pode ficar até uma semana jejuando, fica até um mês em estado de jejum ao lado rio rio Ganges fazendo as suas orações. Aqui os evangelhos nos sinalizam uma boa terra. Que simbolia a nossa igreja, sinalizamos como uma boa terra para se plantar a boa semente do reino dos céus, o bom trigo.E uma boa terra para se evangelizar e plantar a boa semente de Cristo. Ela poderá brotar, crescer e frutificar de até 30 por centro, de até 60 por centro, de até 100%.


Qual é o país do mundo que produziu a cem por cento de dons e talentos, que país é esse que produziu espiritualmente a melhor pérola, a melhor pedra preciosa do mundo? É a igreja de Cristo que está na terra, é o Israel antigo de Deus a Igreja do velho testamento, a Igreja do novo testamento. Então vamos aos dados e vamos a pesquisa da bíblia, já na travessia do mar do Egito e chamado de Mar Vermelho. 



Lá está a Igreja militante a igreja que sofre, a igreja que é escravizada. Ele tem as chaves da morte e do inferno. Ela precisa ser libertada, ela igreja do velho testamento precisa comprar o bom campo, comprar o campo com o preço de suor, lágrimas, e sangue da cruz de Cristo. Essa mesma igreja precisa passar pelo deserto das arábias por um período de 40 anos. Ela precisa comprar e se apoderar do bom campo, ela precisa comprar o bom campo da terra da Canaã celestial. Lá lhe será dito o que ela deverá fazer pela boca dos profetas, e nesse novo campo da Canaã que é comprado com sangue, ela precisa expulsar os homens maus, ela precisa evangelizar, precisa expulsar a maldade e o pecado pela espada de Cristo, os maus inquilinos, os heteus, cananeus, os filisteus, os fariseus etc. Precisam de converter a Cristo; a igreja precisa pregar, precisa persuadir e precisa converter as cidades e o mundo. 

Essa mensagem faz parte de uma série de estudos que venho desenvolvendo sobre o bom uso dos nossos dons, talentos, habilidades, são recursos infinitos que sempre estarão ao nosso dispor, basta pedir, buscar, bater na porta certa, no tempo certo, e preparar-se bem para a vida desde cedo; isto é, na primeira infância, na segunda infância e na mocidade, no esplendor da vida, conforme nos ensinou Cristo. Por isso é muito importante a função educadora Escolar e dos nossos primeiros professores e educadores da vida; e são eles que nos marcam, nos ensinam e nos educam para a vida. E os professores e educadores do Brasil não são valorizados como deveriam, muito pelo contrário, somos humilhados e escrachados pelo poder público em nosso Brasil que não valoriza os seus Mestres e Educadores.


Se prestarmos bem a atenção nos nossos dirigentes e mandatários de nossa nação, iremos notar que a crise econômica em que o nosso Brasil está atravessando no momento foi causada pelos erros de governos, dos nossos administradores públicos. E os líderes de governo diziam a pouco tempo, o Brasil está a salvo da crise e da recessão que atingiu a outros países? E o líder do PT nos dizia em tom de gozação: Isso é uma "marolinha" não é uma onda brava e não nos atingirá... Será? E olhem o que aconteceu? Fomos atingidos por grande furacão devastador na nossa economia. E agora caímos e estamos em um buraco sem fundo. Lutamos e não conseguimos sair?


Isso é fruto da má administração dos nossos gestores públicos, dos nossos governadores, dos nossos presidentes, os nossos prefeitos do passado e do presente. E não usaram corretamente os seus dons, talentos e habilidades para a função certa. E os nossos governantes ignoraram a crise que atingia os outros países,bem como desperdiçaram os recursos econômicos, o potencial das habilidades e talentos no cargo, foram desleixados no seu cargo, e uso de suas atribuições desempenhadas etc. E que não foram honestos com o seu povo. E assim temos a comprovação que pesa contra eles,os líderes da nação. E é isso que revela contra eles as denúncias na "operação lava jato" etc. E muitos deles nos traíram, nos enganaram, desviaram o dinheiro público, e muitos roubaram o que pertence as empresas estatais,e dos cofres públicos. E assim não investiram certo no setor produtivo de nosso país, não investiram na Educação, na Saúde etc.. E assim estamos vivendo hoje um caos que parece não ter fim.


E agora estamos passando pela era dos sete anos das "vacas magras", e os sete anos de "vacas gordas" que já passaram, conforme foi predito pelo sábio administrador e bom político e chamado de José do velho Egito. Esse é um termo usado e está registrado na bíblia no livro de gêneses, em (Gen. 41:1-51) E nesse momento precisamos de um bom administrador públicos e de vários bons administradores públicos em nosso Brasil. E esses bons administradores estão aí, estão no meio do nosso povo. Esse foi o caso de José do Egito. E quando o Egito estava passando por grande período de recessão econômica e ainda acrescido a uma terrível seca que matava, e ainda a praga dos gafanhotos que devorava todo o resto de sua lavoura.


Mas José o bom administrador estava preso injustamente nas cadeias públicas do velho Egito. E ele está sonhando em ser um grande governador do Egito, ele sonha e ao mesmo tempo ele tem o sonho de ser um grande político,mas tudo isso parecia impossível. E no momento ele estava usando a sua habilidade inata para interpretar os sonhos dos outros na cadeia pública, ele interpreta os sonhos dos presos. E por incrível que pareça, ele acerta na interpretação dos sonhos dos outros e logo sua fama foi longe, sua fama correu pelos corredores do palácio real, mas ao mesmo o seu sonho nunca se realizava, até que contaram ao grande Faraó que José está lá na cadeia interpretando os sonhos dos presos e das outras pessoas.


Mas o grande líder de governo chamado o grande Faraó teve um sonho assustador; Então lhe trouxera todos os sábios do Egito e sábios de todo o oriente, adivinhos etc.Mas ninguém conseguia dar uma boa interpretação do sonho de Faraó. E um dos seus garçons que o servia lhe disse; Oh grande rei! Não se preocupe, pois temos na cadeia um homem que sabe interpretar os sonhos e os tempos das pessoas, e acrescentou ele é bom nisso. E os empregados do grande Faraó lhe acrescentaram que José poderia interpretar corretamente os sonhos do próprio Faraó. E assim foi, e tudo aconteceu como um milagre divino. José tomou os devidos banhos, barbeou-se e o vestiram de roupas reais, e ele foi apresentado ao Faraó.


Deus intervém nas nações, e José o homem temente a Deus é apresentado ao Faraó, e lhe interpreta os sonhos das "sete vacas gordas" e das "sete vacas magras", e por orientação divina tudo deu certo. E o rei viu que José era um homem sábio e prudente, e assim ele foi nomeado o grande governador do Egito, e ele salvou o grande Egito do caos de governo, do caos de miséria e da fome. E assim acontece com o nosso Brasil de hoje precisa disso, precisamos de doze homens com boa inteligência, com boas habilidades de governo, homens e mulheres que temam a Deus, homens que gostam de trabalhar para o bem dos outros, e que sejam honestos com seu povo, que tenham fé em Deus e amem ao próximo como a si mesmo,e que entrem na política e nos salvem desse caos. Então vamos orar, vamos pedir e buscar a Deus e ele irá nos ouvir, e o Senhor irá nos enviar os bons governantes, os bons políticos, os bons empresários que nos tirem desse caos, os bons funcionários públicos, os bons empregados, os bons pastores do povo etc. E tudo dará certo.

               Imagem o multiuso dos nossos talentos e profissões universais                                                      

II. O BOM EXEMPLO DE TRABALHO PASTORAL DO APÓSTOLO  PAULO NO USO DOS SEUS DONS E TALENTOS UNIVERSAIS 


Um bom exemplo a ser seguido pelos nossos pastores da modernidade, que desejam ditar as normas pela televisão e ganhando seus altos salários, sem trabalhar as dores de seu povo, seja visitando os membros pobres e cheios de carências de todos os tipos.


Gostaria de ressaltar aqui as qualidades especiais do apóstolo Paulo em sua caminhada missionária pelo mundo afora e sua equipe de cooperadores. E Paulo tinha formado uma grande equipe de cooperadores, missionários pastores pelo mundo afora. E podemos citar aqui os seus discípulos principais tais como Timóteo, Tito, Filemom, Lucas, etc. Quando ele falava do trabalho dos dons e dos talentos, realmente ele tinha uma capacidade incrível de ver a vida do lado prático, e assim sua equipe de missionários cooperadores e construtores de tendas e barracas estava espalhada pelo mundo inteiro, como poderemos conferir nos textos abaixo, quando ele fala de seu cooperador Aquila e sua mulher Priscila.


Em (Atos 18:1-4) ele se encontra juntamente com outros judeus, e em especial um judeu chamado Áquila e sua mulher Priscila, que estavam na cidade de Corinto porque foram expulsos de Roma no governo do ditador Claudio. E vale ressaltar que Corinto era um cidade portuária com grande movimento de navios mercantes que iam e vinham para mundo inteiro. E nos diz o texto que ambos eram do mesmo ofício isto é, fazedores de tendas, montadores de barracas, ou ainda fazedores de barracas de campanha, barracas de praia, barracas para morar, barracas que possivelmente eram vendidas para os grandes mercadores dos desertos da Arábia etc. E Paulo foi morar na cidade de Corinto na casa dessa família, e trabalhava com eles, pois todos eram do mesmo ofício. E ele também tinha a Filemom com sócio de sua equipe de evangelismo e trabalho de fazedor de tendas, assim era Paulo um gigante da fé e do trabalho no mundo romano. 


Pelo que se tem notícias ele reunia em si mesmo várias qualidades que devemos ressaltar aqui, ele era Mestre, professor, educador, doutor em leis, escritor, conferencista, vendedor, empresário, e bom negociador etc. Ora esse trabalho de “barraqueiro montador”, “barraqueiro confeccionador do pano” das barracas, ou do “barraqueiro vendedor de barracas”. Creio que essa era uma profissão muito rentável na época. E todo bom judeu sabia disso; E assim podemos analisar esse fato somente para se entender a época de Paulo e seu trabalho e viagens missionárias nesse mundo antigo. E as casas boas e bem feitas nesse momento eram poucas e raras, e custavam muito caro, e somente os ricos e magnatas da época podiam comprar e construir essas casas de pedras, ou casas construídas nas rochas, pois creio que não se tinha mão de obra especializada em qualquer parte do mundo,(os engenheiros, os pedreiros, os serventes etc.) em qualquer lugar do mundo nessa época, para se construir essas casas para os ricos. Creio que essa era a casa que foi “construída na rocha” que Jesus se referiu em sua parábola, e dizia que essa casa não caiu quando vieram os ventos fortes, e quando sopraram os ventos e vieram os alagamentos, quando vieram as tempestades, quando vieram as enchentes e as inundações etc. E à casa que foi construída na rocha permaneceu firme. Mas a casa que o apóstolo Paulo estava construindo para as pessoas comuns, eram as “casas populares”, ou seja, as casas de lona, as “casas que os ciganos usam” hoje em dia em suas andanças e caminhadas. São casas dos pobres, casas dos andarilhos, casas de gente sem parada fixa. E essas casas de barracas, casas de tendas eram facilmente levadas pelos ventos, e eram destruídas com grande facilidade. 


E vale ressaltar ainda que o apóstolo Paulo era um comercializador de barracas de pano, o tipo de pano não era o de nossos dia que é um pano de lona, um pano impermeável, não, era um pano comum e precisava de outra cobertura por cima, carecia de uma cobertura com folhas de palmeiras, barro e argila para não chover dentro. E Paulo também não tinha parada fixa em lugar algum, como bom missionário era responsável por muitas Igrejas no mundo, não tinha muito tempo para ficar em um só lugar, ele era um judeu cigano. E esses panos que Paulo confeccionava para cobrir as barracas, as suas tendas, surge uma pergunta, para quem ele vendia essas tendas, e esses panos de barraca, essas estacas, essas armações que iriam sustentar essas barracas? Pois bem, agora surge a pergunta o que realmente ele fazia? Creio que ele como bom judeu, e bom negociante e vendedor, tipo do tio Silvio Santos do SBT agora não precisamos mais dizer nada, ele era um bom vendedor, ele fazia o que podia. E para quem ele vendia esses produtos, agora a resposta também está clara, vendia esse produto para todos e para todas as pessoas do mundo. Pois como não se tinha casas para morar como temos hoje em dia, o negócio era comprar um pano de barraca, ou um pano de tenda, armar e morar nela, como fazem os nossos ciganos hoje em dia. E vale ressaltar ainda que esse comércio era grande e tinha muita gente trabalhando nesse ramo rentável. Pois os negociantes que atravessavam os desertos das Arábias para ir buscar as mercadorias no orienta seja na Pérsia, na Índia, na China etc. precisavam muito dessas barracas, os soldados romanos precisam muito dessas barracas, quando se deslocavam em suas campanhas de guerra no mundo afora. Então o negócio de Paulo era muito rentável. 


E uma coisa muito interessante sobre esse trabalho de tendas, e de barracas de Paulo está registrado em sua carta a Filemom na bíblia sagrada. Onde Paulo escreve em carta a Filemom seu sócio e construtor de barracas e tendas, e ele escreve essa carta possivelmente quando estava preso na cadeia de Roma. E essa carta é dirigida a Filemom para que aceite de volta o seu empregado Onésimo que possivelmente o havia roubado e prejudicado o seu patrão Filemom, conforme podemos conferir em (Fil. 1:10-12) e em (Fil.1;18). E Paulo ainda vai falar mais, que todo o prejuízo que Onésimo lhe causou seja depositado em sua conta, e ele Paulo pagará tudo quando sair da cadeia; e Paulo acrescenta dizendo que Filemom lhe devia muito, até a si mesmo, era uma grande dívida que ele tinha para com Paulo. E ele finaliza a sua carta pedindo em nome do amor cristão que Filemom prepare a pousada em sua casa, pois ele estava para sair de sua prisão e de suas algemas de Roma e iria para sua casa. Aqui está um grande homem, um grande missionário de muitas qualidades, dons e talentos que Deus em sua graça lhe havia dado. Ele fala que Filemom era seu cooperador nos trabalhos , seja como cooperador no trabalho da igreja, seja como cooperador no trabalho como vendedor, empresário, e construtor de tendas e barracas, que homem notável era Paulo.


E agora em carta a Igreja de aos Corintos ele vai  escrever e interpretar em resumo o que o Espírito Santo lhe mostra sobre os imensos talentos que Deus investiu dentro de cada um de nós seres humanos. Essa é a carta do apóstolo Paulo escreve a Igreja da Europa, a Igreja portuária de Corinto na Grécia antiga. E vale ressaltar que antes de ir a Igreja de Corinto ele passou pela cidade da grande cultura das ciências e das filosofias de Atenas. E ali ele viu vários “deuses dos gregos” que eram adorados e venerados por séculos, e esses falsos deuses conduziram e orientaram o povo grego da Grécia antiga. E esses são os ídolos mudos que Paulo está falando da cidade de Atenas e da cidade de Corinto como podemos conferir abaixo em (Cort. 12:1-3). 

“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes”. Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.


III. OS BILIONÁRIOS DA ERA MODERNA - OS SUGADORES DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL - DEFINIÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO  ENTRE AS NAÇÕES 


Disse Jesus Cristo: "Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também..." 
Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3,4

A produção de bilionários do nosso planeta, Os adoradores do deus do lucro ?

     “Era  da adoração do bezerro de ouro”, a era dos adoradores do "deus do lucro"; e dos adoradores do nada fazer e do cultivo da preguiça. E quem produz o lucro para os milionários e bilionários da era moderna.? E o trabalho escravo na era moderna, como bem nos relata o autor Aluísio de Azevedo em seu livro "O Cortiço" e o trabalho escravo e pós-escravo no Brasil colonial, e no Brasil da era moderna ou da era tecnológica.



"...Aqui  e  ali, por  toda  a  parte  encontravam-se trabalhadores, uns  ao  sol, outros  debaixo  de  pequenas  barracas feitas  de  lona ou  de  folhas  de  palmeira. De um lado  cunhavam  pedra  cantando, de  outro a  quebravam  a  picareta; de  outro afeiçoavam  lajedos a  ponta  de picão. Mais adiante  faziam  paralelepípedos a  escopo  e  macete. E  todo  aquele  rintintin  de  ferramentas e  o  martelar  das  forjas, e  o  coro  dos  que  lá  em  cima  brocavam  a  rocha  para  lançar-lhe  fogo, e  a  surda  zoada  ao  longe, que  vinha  do cortiço, como  uma  aldeia  alarmada; tudo  dava  a  ideia  de  uma  atividade  feroz, de  uma  luta  de  vingança  e ódio. 

Aqueles  homens  gotejantes  de  suor, bêbados  de  calor, desvairados  de  insolação, a  quebrarem, espicaçarem,a torturarem a pedra, mais se  pareciam  um  punhado de  demônios na sua  impotência contra  o  impassível  gingante  de  pedra ( Em sua frente) que os  contemplava  com  desprezo  imperturbável  a  todos  os  golpes e  a  todos  os  tiros  que  lhe  desfechavam  ao  dorso, deixando  sem  um  gemido  que  lhe  abrissem as  entranhas  de  granito..."

Texto narrado com detalhes pelo escritor Aluísio  de  Azevedo  no seu livro "O Cortiço" página 44, Em  tempo de trabalho escravo no Brasil, e tempo de escravidão e pós  escravidão, e da era moderna Brasileira.

Porque será que  temos tanta  gente que  não gosta  de  trabalhar...? E outros que trabalham apenas para  sobreviver. E outros ainda são  viciados pelo  trabalho, e  outros ainda  são  escravos de  seu  trabalho. E ainda há os que  são  escravizados  para  trabalhar. Temos famílias inteiras que são escravas do trabalho. Como ainda temos nações que escravizam umas as outras. Esse foi o caso das grandes Navegações e colonizações das nações do século XVII. E Disse o Senhor  Deus a  Adão e Eva  após  a  sua  queda  e  desobediência:"Maldita é  a  terra  por  tua  causa e  com  fadigas  obterás  dela  o  seu  sustento e  com  o  suor  de  teu  rosto  obterás  o  teu  pão". E por vai  essa  guerra  pelo  trabalho  sem  solução.O termo e a palavra - trabalho tem significados diferentes em várias nações, culturas  e  raças  que fizemos  a pesquisa. A  definição de trabalho:


1. No grego o verbo Ergaczo - da mesma origem do grego da palavra - ergometria termo esse que quer dizer  medição da força muscular  e trabalho pela avaliação de um médico em seu paciente, em determinada esteira ou máquina de medição de força muscular e resistência física, e ou emocional, para suportar uma fadiga física em um  determinado trabalho que causa um alto stress na pessoa. Ou ainda podemos definir como a capacidade de um candidato usado na admissão de muitas empresas na hora da contratação de uma determinada empresa. Então fica assim a definição da raiz do grego antigo - é um  trabalho  ou uma atividade física  ou  mental  que nos leva a  fadiga e a exaustão.


2. No latim labore   tripalium - palavra  que vem do latim e quer  dizer trabalho ou uma  atividade  mental, orgânica  ou física. E sempre nos passa a  impressão  de  uma  atividade  que  nos  leva  a  exaustão  e  escravização, pois  nesse  tripalium ou trabalho de uma atividade, sempre era feita  pelos  escravos  que  trabalhavam  no  "trampo"  ou  no trampolim  dos  mares; e era uma espécie de plataforma de embarque dos antigos navios romanos ou fenícios. Era o local aonde eram lançadas  as  grandes  pedras  de guerra dos exércitos romanos, ou de cargas  pesadas que eram levadas para  dentro dos navios  da  época. E assim nesse tempo esse trabalho era  feito pelos escravos. Esse trabalho  era  considerado  como  uma  tortura  humana.


3. No  alemão  Arbeit - Palavra que também  nos  passa  essa  ideia  de  uma  atividade física ou emocional fatigante  e  sem  prazer  humano.

4. Do polonês “Pracuje” “Robota” - Quer dizer trabalho, raiz da palavra do eslavo polonês quer dizer trabalho continuado - E assim surgiu a  palavra  de Robótica - ou uma  atividade continuada sem  descanso e sem  lazer. Também nos passa  a  ideia de uma  atividade  que nos  leva  a exaustão física ou mental.O  trabalho para ficar  bom  deve  ser  feito  com  sabedoria, destreza, boa vontade e alegria. Mas quem trabalha assim? A maioria dos seres humanos trabalha com tristeza e com fadiga estafante.


Olhemos e prestemos atenção quando o Senhor Deus trabalhava na  grande  construção  dos  céus  e  da  terra  e na  formação  de  todos  as  galáxias  ele  dizia: E  viu  Deus  que todo  o  seu  trabalho  era bom. Pois esse trabalho deu-lhe prazer  e  alegria assim  nos  ensina o  Senhor. E se  o  todo Poderoso  Deus  nos  ensina  a  trabalhar  com  alegria  e  prazer. Então porque será que nós suas  criaturas  devemos  trabalhar  com  tristeza, agonia e fadiga.


Então a causa deve ser emocional, mental  e  espiritual. Essas seriam umas das grandes causas que vem nos  travar  a  mente  e  as  nossa  energias  mentais, físicas  e  espirituais. A resposta esta contida no mesmo  livro  de  Gênesis, quando Deus  responde em sequência  para  Adão após a sua queda  dizendo-lhe assim: "Maldita  é  a  terra  por  tua  causa..." ou  seja  por  causa  de  tua  "desobediência"  e "quebra"  das leis divinas. 


Nós quebramos as  leis  da  natureza, quebramos  as  leis  mentais, quebramos  as  leis  espirituais  e  quebramos  as  Leis  de  Deus, que são as  leis  dos  dez  mandamentos. Essa nossa "desobediência e quebra" das leis nos tem levado a caos e pecado. E essa quebra de leis nos  enfraquece mentalmente  e  nos  leva  ao  "caos  mental",  caos  espiritual". E assim  está  certo  o  nosso  Senhor  quando  nos corrige e nos ensina dizendo: "... Com suor e  com  fadigas  obterás  dela  o  seu  sustento..." conforme nos fala Moisés no livro das Gênesis da construção dos céus e da terra... (Gen. 3:16-19)


IV. OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA PARA O TRABALHO PROFISSIONAL  E DONS ESPIRITUAIS NA IGREJA

                                         

E habilidades pessoais dos crentes e que são flamejantes dentro de nossas Igrejas, e como pastores do povo devemos prestar bastante atenção nessas habilidades que estão dentro das Igreja. E assim todo pastor de almas deve saber o seu limite e usar o corpo de Cristo para ter a vitória de sua fé e de sua Igreja. E assim o apóstolo Paulo está nos dizendo que dentro de nossas comunidades e Igrejas que temos um poder infinito, temos crentes que querem e precisam dessa atividade, e a igreja precisa muito deles para sobreviver, e para se libertar das garras e das amarras do demônios. E Paulo nos fala de que nós crentes não podemos participar da "santa ceia" e participar ao mesmo tempo da “mesa do Senhor” e da mesa dos demônios. Pois os demônios não tem parte na mesa do Senhor, eles devem ser expulsos pelos soldados de guerra do Senhor, eles devem ser expulsos pelos guerreiros da Luz, eles que tem conhecimento para discernir os espíritos e habilidades dos santos.  

E o pastor, o líder da Igreja não deve pensar somente em si mesmo, e dizer que sabe tudo, e que pode fazer tudo. E eu digo não, não pode, pois a Igreja é o corpo de Cristo e precisa desses dons, talentos, habilidades, precisa desse conhecimento do Espirito, desse enorme potencial que está fruindo e que está sendo derramado dentro da Igreja como uma cachoeira de torrentes fortes de águas puras, águas que fruem do trono e que vem diretamente do trono de Deus, e que vem das eternas fontes do Espírito Santo. Pois no dia do pentecostes ouve um grande barulho como de muitas águas, nos diz o livro de Atos dos apóstolos, e quando foi derramado o Espirito Santo na Igreja de Cristo em Jerusalém no dia do grande Pentecostes. E tudo veio em uma simbologia como um vento tempestuoso no derramamento do Espírito, esse mesmo barulho do vento impetuoso, agora o apóstolo Paulo ouve dentro da Igreja de Corinto na Grécia antiga e ele exclama com a pena, e escreve essas maravilhas que vem das eternas fontes da Inteligência emocional do povo de Deus. É um "vento tempestuoso"; É sopro do Espirito  sobre a igreja de Corinto, e ele sopra onde quer e quando quer sobre a Igreja e sobre o povo de Deus. E Cristo acrescenta dizendo, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde ele vai. Oh maravilha, Oh glórias a Deus!  E parece que hoje em dia o Espírito Santo está sendo derramado nas Igrejas orientais e em especial  na Igreja da Coréia do Sul. Pois esses relatos que estão nos chegando atualmente. Vejam só irmãos que maravilha! Glórias sejam dadas a Deus em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador! E assim Paulo vai falar e vai nos escrever em carta:  

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;
a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente  a cada um como quer”. Texto de Paulo a Igreja aos Coríntios
 (I Cort. 12:4-11)

 A Interpretação das habilidades para os diversos tipos de trabalho, tipos de inteligência, de tipos de conhecimentos, de visão da vida, vários inteligências e sabedoria que é dada a cada dos seres humanos segundo a psicologia moderna:

TIPOS DE INTELIGÊNCIA SEGUNDO A PSICOLOGIA MODERNA

As habilidades Matemáticas foram supervalorizadas pelos nossos mestres educadores do passado; é a era das ciências exatas, dos valores exatos, quanta injustiça se cometia com as pessoas de todos os tipos.


Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais, e todo o nosso (Q.I) Quociente de Inteligência era avaliado pelas habilidades das ciências e pela inteligência na área das ciências exatas. Mas parece que agora tudo está mudando e a moderna psicologia descobriu essas grandes fontes de valores que estão latentes dentro das comunidades e dentro de nossas Igrejas. Graças a Deus. 

Mas os nossos psicólogos e educadores foram além, e o psicólogo Daniel Goleman, PhD, em seu livro “Os tipos de Inteligência Emocional" agora retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso na vida como cidadão e profissional seja como professor, como pastor, como político, como advogado, seja como médico, como agricultor, como pedreiro, como trabalhador em indústrias, empresário, comerciante, vendedor etc..
    
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Daniel Goleman fala em seu livro, e mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades do ser humano, as habilidades intrapessoais e as habilidades interpessoais. Comumente dizendo assim fulano de tal tem cinco talentos, e parece que aqui elas estão juntas e devem caminhar juntas, senão a pessoas ou os grupos de pessoas sofrem na carne os  efeitos maléficos de um membro que está doente.

* INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL 

As qualidades de inteligência chamadas de Intrapessoal

1.Autoconhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 

2.Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

  

3. Automotivação dos seres humanos - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca sem decair, sem desanimar na busca da fé. Pois temos muitas pessoas que estão apostatando de sua fé, isto é, estão negando a sua fé. Pararam de fazer as boas buscas do reino dos céus. As pessoas precisam aprender a  automotivação, já que todos os nossos meios de comunicação estão aí para nos derrubar, para nos desequilibrar, na mente e no espirito. Pois estamos em uma era da ganância comercial  sem precedentes na história. Os inimigos ocultos e os nossos inimigos declarados não nos dão trégua. É preciso estar preparado para a guerra mental e a guerra espiritual. Talvez isso se encaixa no que o apóstolo Paulo dizia em sua carta a Igreja de Éfeso, a Igreja que estava situada na Ásia, oriente médio; País que hoje se situa o Turquia e Síria, países de maior conflito da atualidade “Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas devemos lutar contra os principados e contra as potestades do ar, contra os dominadores desse mundo tenebroso nas regiões celestes. (Ef. 6:12)


As qualidades de Inteligência Interpessoais

4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. 

5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

    As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, a Inteligência Interpessoal.

*  INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL  

Inteligência Interpessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas na comunidades.

1.Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea. 

2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos. 

3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.


4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

5. Inteligência Intrapessoal; É a mesma habilidade que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.


E o psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, propõe “uma visão pluralista da mente” ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. Para ele, inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em sete diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. 


 Embora existam predominâncias, as inteligências se integram: 


Inteligência Verbal ou Linguística o dom de línguas: Habilidade para lidar criativamente com as palavras, o dom de interpretar o sentimento do outro. A linguagem dos anjos? O que seria isso? O dom emocional das pessoas em interpretar um sentimento, e cito como exemplo aqui “toda a mãe tem o dom língua”, falo do dom de interpretar a linguagem do choro das crianças, ou de seu filho quando ele está com fome e chora; então a mãe o pega no seu colo o acaricia, o aquieta e então lhe dá de mamar e dentro de minutos o bebê está dormindo tranquilo.


Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. São as pessoas que tem a grande habilidade teórica de fazer contas e dar soluções da física, da matemática, da química, da engenharia, da eletromecânica etc.  



Inteligência Cenestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. Habilidades para o teatro, dons para a dança, dons dos grandes artistas de cinema. Habilidades dos atores e atoras de novelas etc. São os diversos artistas de teatro, artistas de circo etc. 


Inteligência Espacial: noção de espaço e direção. São as habilidades dos astronautas, dos aviadores, dos pilotos espaciais, dos marinheiros e capitães de bordo dos navios.


Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa. Dos cantores, que interpretam as belas canções que são cantadas nos shows, são habilidades de homens e mulheres que nos encantam com a sua bela voz, que maravilha.


Inteligência Interpessoal: É a habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro na sociedade e na comunidade que chamamos de Igreja. Aqui temos muitos crentes que não sabem e não conseguem administrar os seus pensamentos os seus sentidos


Inteligência Intrapessoal: É capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos, a favor do seu emprego, a autodefesa pessoal, é a inteligência da autoestima forte e que nos traz a segurança interna. É a capacidade de poder dizer sim para um tema e dizer não outro.

Segundo Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras. E as talvez sejam as que mais fazem falta em nossas Igrejas e comunidades de hoje em dia. E quando estamos vivendo em um mundo moderno cheio de conflitos e de boas relações humanas. E isto a começar pelas relações com a nossa própria família, nossos pais, nossos irmãos, nossa esposa e nossos filhos. Esse é um grande conflito humano da atualidade, a nossa casa, o que pode ter acontecido com a nossa casa, local onde deveríamos ter sossego, paz e amor. E hoje em dia acontece tudo ao contrário, temos em nossas casas a discórdia, as brigas, as separações entre e marido e sua esposa.  


Nos anos 90 Daniel Goleman também psicólogo da Universidade de Harward afirma que ninguém tem menos que nove inteligências. Além das sete citadas por Gardner, Goleman acrescenta mais duas:

Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz. São os pintores de quadros, artistas de desenhos animados, desenhos em quadrinhos. Professores de desenho, pintores em geral.


• Inteligência Naturalista: É capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural ser amigo da natureza e do meio ambiente. Amigo dos animais domésticos, dos animais do campo, amar a natureza divina, e amar as pessoas etc.


A importância das emoções:

Sobrevivência da Igreja: Creio hoje em dia a nossa igreja está girando em torno do pastor pároco, do seu pastor administrador de Igrejas, um administrador de bens e patrimônio. E parece que hoje nós nos distanciamos dessa grande verdade do trabalho dos dons, das habilidades e das inteligências emocionais.  Pois todas as nossas emoções não foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas e não estão sento desenvolvidas dentro da comunidade e dentro de nossas Igrejas, e daí tudo dá errado. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas que nos ajudem como pastores e como presbíteros do povo, pessoas com capacidade para orarem por nós. Ou quando nos sentimos receosos, com medo e estamos andando e atravessando pelo vale da sombra da morte, quando tudo está dando errado em nossa vida, em nossa necessidade clama por ajuda e por segurança interna. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação do povo e da Igreja de Cristo. E daí devem entrar em ação esses dons e essas santas habilidades do povo de Deus dentro de nossas Igrejas e comunidades.

*   Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por quê? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
    
*  Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental, e devemos nos cuidar, e não querer que os outros resolvam os nossos problemas pessoais em tudo.
     
 *   Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
*    União de todos os povos e raças na terra: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar das emoções serem "universais". E a Igreja deverá trabalhar para a maior união entre todos os povos, raças, línguas e nações no mundo.

IV. QUAIS SÃO OS  DOZE DONS,TALENTOS E AS DOZE  INTELIGÊNCIAS, AS DOZE ESTAÇÕES, QUE A NOSSA IGREJA MAIS CARECE HOJE EM DIA  NO MUNDO MODERNO?


Observação; A inteligência da repetição dos mesmos dados.A nossa era se caracteriza pela exploração dos dons, talentos e trabalho comercial no mundo moderno: Nossa inteligência é da repetição,e nossa era não possui a sabedoria que desce do alto,uma inteligência nova, uma inteligência, pura, estamos em uma era da cópia, da repetição constante pelos nossos computadores, Seja pela exploração científica, exploração do comércio, exploração industrial, a exploração bélica, a explora dos armamentos, estamos na pior era, o tempo da exploração do trabalho do outro, a era da escravização dos seres humanos, é o mesmo tempo do velho Egito. Basta vermos como os espiões das nações estão roubando a mesma tecnologia de uns dos outros. E assim temos uma inteligência de menos valia isto é, toda a nossa industria e comércio chagam a valer R$ 1.99 ou seja nada que se aproveita para a vida. É a era da besta do apocalipse que trabalha na repetição dos mesmos dados e dos mesmos valores comerciais de 666, sem um final feliz do nosso trabalho.E não trabalhamos a exemplo como fazia o Senhor Deus de toda a criação, que no final de cada dia ele fazia uma avaliação do seu trabalho, um controle de sua qualidade dos seus projetos de trabalho e dizia que era bom, e que era muito bom!  

As maiores instituições da exploração dos nossos dons, talentos, trabalho, e labores;São as empresas industriais, as empresas bélicas, as Igrejas comerciais, as empresas comerciais, os programas de TVs. os times de futebol etc. Tudo trabalha na repetição dos mesmos dons e talentos, do mesmo trabalhado estafante.

E sobre os dons, trabalho e o lucro nos disse Jesus Cristo; Não ajunteis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo corroem,e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros para vós outros  (com os nossos dons, talentos e trabalho) no céu, onde nem a traça nem a ferrugem correm. E onde os ladrões não minam e nem roubam. Porque onde está o vosso tesouro aí também estará o vosso coração. (Mt. 6:19-21)

Entretanto busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente. O corpo e a igreja precisam dos doze dons e dos doze homens, das DOZE INTELIGÊNCIAS e de dons e talentos diversificados. Pois o reino dos céus é como um tesouro que foi escondido no campo. E o dom precisa ser buscado, a terra boa onde está o dom e talento precisa ser cavada, dever ser buscado o dom e os talentos que estão latentes dentro do nosso coração e dentro da igreja.

E a bíblia vai mais além, e nos dá nome dessas DOZE pérolas preciosas que são doze homens e o nome deles são os doze filhos de Jacó, são homens que estiveram no Egito antigo como escravos e passaram pelo fogo da provação, e pelo fogo do chicote da humilhação e venceram o Egito pela força de sua fé em Deus. Bênção profética do pai Jacó aos seus doze filhos e sua profecia: Conforme gênesis ( (Gen.49:1-33) 

OS  DOZE PATRIARCAS – OS DOZE TALENTOS, AS DOZE INTELIGÊNCIAS DA SALVAÇÃO DO POVO E DA IGREJA DE CRISTO NA TERRA

Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros; Ajuntai-vos, e ouvi filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai. E o pai Jacó antes de sua morte dá as bençãos aos seus filhos e lhes mostra por profecia as suas qualidades inatas. Que muitos deles não desenvolveram por ignorarem o seu dom e o seu talento. E hoje em dia é bom que os nossos pastores estejam atentos a tudo isso em nossas Igrejas. Este é caso que está acontecendo com a Igreja na Coréia do Sul. Que maravilha!


1)  Ruben - O dom da visão - o filho da visão de Deus, "o primeiro" - Tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama. Contaminou o leito de seu pai. E seu talento é ; a primeira visão de Deus.

2) Levi - O dom atendente da devoção sagrada, os religiosos de todos os tipos - Levi e Simeão são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel. Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. São guerreiros de nascença segundo a profecia de seu pai e Levi tem a vocação religiosa. Pois dele procedem os levitas e sacerdotes e pastores do Israel antigo.

3) Judá - O dom o filho do louvor, o leão da liderança política; é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha "Siló" a paz; e a ele se congregarão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite. É o bom político e bom administrador da nação.

4) Zebulom - O dom da exaltação ma guerra dos mares -  Ele habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom. É marinheiro mercante e marinheiro de guerra.

5)Issacar - O dom de domador pacífico,o bom educador, Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. E viu que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.

6. Dã - Os juízes das nações, ele  julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Tem uma personalidade de bom jurista segundo a profecia de seu pai Jacó.  Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Senhor! É bom cavaleiro e criador de gado.
7) Gade - Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim. É domador de exércitos e guerreiros.

8) Aser -  Dom da realeza e vida mansa,grandes empresários, príncipes, princesas, altos funcionários públicos,  o seu pão será gordo, os emprese ele dará delícias reais. Vocação para o principados e para os políticos.

9)  Naftali  - O dom das escrituras, escritores consagrados. Ele é uma gazela solta; ele dá palavras formosas. Tem um coração de escritor e poeta. Escritores de livros, orientação para o povo e para a sua Igreja de todos os tempos.

10) José -  O dom da administração pública universal;José é um ramo frutífero junto à fonte, e tem uma inteligência de uma politica a nível universal; seus ramos correm sobre o muro, e vão além dos muros de Israel, e José está no Egito como um grande administrador público. São grupos de homens e bons políticos e bons administradores das políticas públicas universal. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco porém, ele susteve-se no forte e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Pelo Deus de teu pai o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Bom político e bom administrador do mundo. Olham que maravilha José descobriu logo cedo o seu dom e talento; a sua grande habilidade para administrar os homens e as políticas das nações. Onde esse homem José do Egito estava, estava com ele a benção. E foi dito a Abraão o nosso pai da fé, em ti serão benditas todas as famílias da terra. Abençoarei aos que te abençoarem e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem. 

11) Benjamin -  O dom da guerra, os grandes guerreiros; Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo. Homem de guerra, bom caçador. Desta tribo veio o apóstolo Paulo. O grande guerreiro da fé e do evangelho. 

12) Simeão  - O dom da guerra; homens de guerra  Simão e Levi são irmãos gêmeos;as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel. Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. São bons guerreiros para os exércitos de Israel.

A IGREJA DE CRISTO PRECISA DOS DOZE APÓSTOLOS – DOS DOZE DONS, DAS DOZE INTELIGÊNCIAS UNIVERSAIS

O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.

E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.

Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você!" Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês!"

AS DOZE PÉROLAS DE INTELIGÊNCIA DO NOVO TESTAMENTO - OS DOZE APÓSTOLOS

Agora são vinte e quatro anciãos  com dons e talentos e inteligências e capacidades dobradas.

Todos nós já ouvimos falar no trabalho dos doze apóstolos
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes que foi o traidor. Lucas 6:13-16

1) Simão Pedro - Suas cartas de primeiro e segundo Pedro revelam todo o seu trabalho e seus atos de fé e testemunho junto da igreja de Cristo. Homem de espírito irrequieto e valente. Levou muito tempo para entender que Deus queria salvar os gentios e não somente os judeus. 

2) Filipe - Não deixou nada escrito para nós e suas obras não foram muito divulgadas. Talvez não encontrou o seu talento e não desenvolveu como deveria dentro da igreja. 

3) Mateus - Temos os evangelhos e relatam em parte a sua atividade com o testemunho de Cristo e sua igreja.

4) Tiago - Escreveu a carta de Tiago e sua obra de evangelização dos judeus. Ele era bastante tradicionalista e pensava que Deus somente salvaria os judeus. 

5) André - Pouco se sabe sobre os seus atos na evangelização, não foram muito divulgados.

6) João - O apóstolo amado foi o que mais escreveu e testemunhou sobre o evangelho de Cristo e esteve na Turquia oriental evangelizando. Escreveu as três cartas de João e o livro do apocalipse.

7) Bartolomeu - Também é outro desconhecido, pouco se escreveu sobre ele e sobre a sua obra. Parece que seu dom e talento não foi desenvolvido na igreja do primeiro século.

8) Tomé - o homem que duvidava e somente cria no que via, simboliza a nossa igreja dos dias de hoje, a igreja da era da tecnologia e nos nossos teólogos de hoje em dia, que acreditam mais nas leis das ciências humanas, do que na fé simples em Cristo Jesus e em Deus e nas ciências das leis divinas.

9) Tiago filho de Alfeu - Também é outro desconhecido, e não desenvolveu o seu talento na Igreja do primeiro século. 

10) Simão chamado e apelidado de Simão o Zelote. Desconhecido.

11) Judas irmão de Tiago - Escreveu um pedaço de carta. Pouco conhecido.

12) Judas Iscariotes - Ou Judas o traidor de Cristo. Bastante conhecido no mundo afora, e dito como policial e traidor de Cristo.

13) Paulo apóstolo - Bastante conhecido, o homem de dupla personalidade, foi um grande perseguidor da igreja de Cristo, mas depois da conversão, foi o mais ativo dos apóstolos, foi o homem que mais escreveu e mais instruiu a Igreja de Cristo. 

AS DOZE INTELIGÊNCIAS, OS DOZE DONS E TALENTOS DA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO

E vale ressaltar que alguns  homens apóstolos, usaram os seus dons e talentos na Igreja do primeiro século. Enquanto que outros ainda não entenderam e não se encontraram em sua missão na Igreja no decorrer dos anos. Mas Deus em Cristo que age e executa o seu querer no decorrer dos anos, esses homens, essas famílias, esses seus descendentes irão acordar no decorrer dos anos, e irão usar os seus dons e talentos na Igreja do Senhor.
E assim é formada a Igreja de Cristo e sua multiforme sabedoria: Embora pareça a todos nós que alguns homens sejam pertencentes aos doze patriarcas ou doze discípulos pouco trabalharam, somente porque não deixaram nada escrito, isso também pode ser relativo. O importante é que Deus lhes deu um talento simples e humilde, lhes deu um projeto formiguinha, que foi feito no silêncio e ninguém percebeu, talvez ninguém consegue perceber e nem valorizar o seu trabalho. Citamos aqui como exemplo dos dons que hoje não são valorizados na terra e em nossas igrejas. Dons que são da Hospitalidade, da solidariedade, da mansidão, do domínio próprio, da paz, da oração, do amor ao próximo etc. Pois é pela graça que somos salvos mediante a fé.

De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você!" Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês!"
                 
 CONCLUSÃO E APLICAÇÃO DA MENSAGEM

“Lembra-te do teu Criador nos dias de tua mocidade! Ou (lembra-te  dos teus dons e talentos  nos dias da tua mocidade), antes que venham os maus  dias e cheguem a ti os anos dos quais dirás não tenho  neles prazer.  Antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor de tua vida, e tornem a vir nuvens depois do aguaceiro.  E quanto aos dons, talentos, profissões e trabalho irmãos não quero que sejais ignorantes” . Ou quanto aos dons espirituais e  dons e talentos  profissionais, lembra-te deles nos dias de tua mocidade, pois sabeis que outrora  quando éreis gentios deixáveis vos conduzir aos ídolos mudos, segundo éreis guiados”.

Textos do Apóstolo Paulo em carta a igreja de Corinto em (I Cort. 12:1-2) E textos correlacionados com o livro dos Eclesiastes do rei Salomão em 

(Ecle. 12:1-2). A sabedoria do livro de Eclesiastes

O Eclesiastes ou Qoheleth –  deriva de uma raiz hebraica que significa “chamar”, ou “reunir”. Vários significados tem sido sugeridos pelos entendidos, tanto de assuntos teológicos da igreja, e  assuntos políticos, assuntos das ciências, do trabalho, fala da economia, das filosofias das artes etc. E no final ele estava comentando e misturando tudo. A palavra "Qoheleth" para uns significa “alguém que reúne uma grande audiência" em um discurso seja de campanha politica ou outras ciências”, como fazem os nossos políticos hoje em dia, em tempo de eleição etc. E pelos assuntos aqui expostos nesse livro parece que Salomão estava velho e no final de sua vida e escreve esse livro de diversos assuntos chamado de "Eclesiastes" e também vai falar sobre os jovens, a mocidade e sobre o trabalho e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho profissional do seu trabalho do dia a dia.


Ou seja, tanto o apóstolo Paulo como o sábio rei Salomão nos falam que deveremos nos lembrar dos nossos  dons e talentos bem cedo, no esplendor de nossa vida, na primeira e na segunda infância. Pois quando éramos gentios deixava-mo-nos que os outros nos conduzissem ao seu bem prazer isto é, antes de nossa conversão a Cristo, a condução e o comando  era dado pelos nossos ídolos “surdos e mudos” que estavam dentro de nós, que sempre  nos conduziam  a derrota.


--Lembra-te do Criador - E lembra-te do teu trabalho profissional, e de usar os teus dons e talentos nos dias de tua mocidade. Aqui o rei Salomão está falando no seu livro dos Eclesiastes. E ele fala em tons poéticos esses assuntos. Lembra-te do teu trabalho nos dias de tua mocidade, antes venham os dias maus e os anos dos quais dirás não tenho neles prazer. Ou lembra-te do teu trabalho da Igreja nos dias de tua mocidade, para fazer um curso de teologia, um curso evangelístico, um curso pastoral. E Paulo vem completar dizendo: ora quanto aos dons espirituais irmãos não quero que ignoreis deles nos dias de tua mocidade. Lembra-te do teu Criador e do teu dom nos dias de tua mocidade. Não deixe nada para depois, lembra-te deles no esplendor de tua vida.


--- Lembra-te do teu criador, e do teu chamado vocacional no esplendor de sua vida. E quanto aos dons, talentos, profissões e trabalho irmãos não quero que sejais ignorantes” nos adverte o apóstolo Paulo. Ou quanto aos dons espirituais e  dons e talentos  profissionais, do teu curso profissional, curso de pedreiro, de carpinteiro, ou curso universitário, um curso de medicina, curso de Pedagogia etc. Ou seja lá que curso for, lembra-te deles nos dias de tua mocidade, pois sabeis que outrora  quando éreis gentios deixáveis vos conduzir aos ídolos mudos. O que são os ídolos mudos? Eles são os nossos enganadores da fé, são os nossos inimigos, e são inimigos de nossas vidas. Eles fazem parte dos inimigos de nossas almas. E Paulo nos diz antes de nossa conversão nós todos éramos atraídos aos ídolos “surdos e mudos” conforme explicamos acima.


--- Lembra-te do teu Criador e do teu labor antes que tremam os guardas fortes de tua casa – E quem são eles? São os teus braços fortes de tua juventude, e as tuas pernas fortes de tua mocidade, assim se expressa o rei Salomão em (Ecle. 12:3) E quando o teu corpo for se encurvando, e as dores da coluna atacando, do reumatismo chegando etc. E os teu olhos forem escurecendo em tua face. E Cristo falou que os nossos olhos são a lâmpada do nosso corpo, se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será luminoso.  Mas aqui o rei Salomão está nos dizendo que a luz dos olhos no final de nossa vida estavam se escurecendo. E os dentes da boca estavam quebrando, estavam careando e já eram poucos, e ao mesmo tempo o apetite ia diminuindo e pessoa esta percebendo que a cada dia estava se despedindo da vida, e os pranteadores iam chegando. E assim eles fala que as boas qualidades e os dons espirituais, e talentos profissionais estavam indo embora. Então lembra-te do teu Criado, lembra-te de Jesus Cristo nosso  Senhor e Salvador nos dias de tua mocidade. E lembra-te dos teus dons, talentos, e trabalho profissional nos dias de tua mocidade. Porque há diferentes dons, talentos, trabalhos profissionais, formas de atuação, ministérios, manifestações etc.

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente a cada um como quer”. Texto de Paulo a Igreja aos Coríntios.  ( I Cort. 12:4-11)



BIBLIOGRAFIA DE APOIO E COMENTÁRIOS PARALELOS 

1. Daniel Goleman psicólogo - Tipos de Inteligência segundo a Psicologia Moderna - Mapeia em seu livro as 5 principais inteligências do ser humano. 

2. Psicólogo Howard Gardner - Universidade de Harward - Estados Unidos. Propõe que todos nós temos um feixe de capacidades que nunca foram exploradas, e por isso passamos dificuldades na vida, somente porque não quisemos experimental os nossos dons talentos e capacidades na infância, na mocidade, na vida inteira. 

3. Apóstolo Paulo o grande Mestre do primeiro século - O grande plantador de Igrejas na Europa e Oriente médio. Sua profissão; Ele era um homem versátil, homem de cinco talentos, o homem que realmente nos ensina como ser missionário, e como ser pastor de homens e de almas. Um exemplo a ser seguido pelos pastores e Igrejas da modernidade. Ele era empresário, montador e confeccionista de panos de Tendas, montador de Tendas ou barracas de pano. Era escritor, Mestre, Doutor em leis, missionário, chefe de equipe de trabalho, Professor etc. Textos de Atos 18:1-4)  e I Cort. 12:1-12)