quarta-feira, 24 de agosto de 2016

CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES - ARREBATAMENTO DA IGREJA

Diante do grande bombardeio de notícias que nos chegam a todo instante via a nossa midia sobre a Ufologia, Ets., Discos Voadores não Identificados, Extraterrestres etc.;Mas nós cristãos devemos vigiar e orar, porque muitos virão para nos enganar. O livro do apocalipse nos orienta de que devemos tomar muito cuidado para não sermos enganados na segunda vinda de Cristo a Terra.Essas civilizações extraterrestres poderão até nos enganar por algum tempo; mas o tempo vai nos provar de que esses fatos esporádicos e aparições serão falsas. E muitos falsos profetas virão e dirão; Eu sou o Cristo! Não acrediteis neles, pois a segunda vinda de Cristo a terra será clara, pública e visível a todos. E Cristo nos ilustra; Pois assim como o relâmpago que se mostra no oriente e aparece no ocidente, assim será clara a segunda vinda de Cristo a terra. E assim pode nos parecer de que tudo é a mesma coisa em se tratando da segunda vinda de Cristo, mas não é. Devemos tomar muito cuidado. Devemos aprender a separar o "joio do trigo" em nossos dias. 

Constantemente os alunos me perguntavam se eu acreditava na existência dos discos voadores,civilizações extraterrestres, Ufologia etc.; Eles sabiam que eu era pastor missionário, e como professor de Ensino Religioso nas Escolas Públicas do estado de SC. E muitos dos nossos alunos perguntavam sobre esse tema, em especial os alunos do segundo grau do Ensino Médio quando eu lecionava as aulas de Filosofia e Didatica da Educação para o Ensino Médio do Magistério. E observei que eles faziam essas perguntas para ver como eu me sairia, porque na visão deles nos evangélicos ou (crentes) somos um povo alienado aos grandes temas dos avanços científicos, dos fatos e reclames da sociedade em geral. Então o que dizer e como responder uma pergunta assim tão complicada e polêmica? Uma das razões porque eu não conheço quase nada sobre esses fatos e teria que estudar mais a fundo esses temas contemporâneos e polêmicos no nosso meio estudantil e escolar. E em nosso meio evangélico e pastoral. 

Outra questão é porque as nossas igrejas tem medo de falar claramente, dar e expressar suas opiniões abertamente sobre esses temas polêmicos? E muitas igrejas temem que haja uma fuga em massa dos crentes de dentro de suas igrejas.E fato esse que está acontecendo em toda Europa, EUA nos dias da modernidade. E depois de ouvir sobre esse tema, os crentes poderiam ficar irritados, e se sentiriam como que enganados  pelos seus pastores e padres e não  iriam querer mais voltar para a sua igreja de origem. E então muitas vezes eu respondia que eu iria estudar mais a fundo esse tema e depois daria uma resposta mais clara e mais sábia aos alunos e jovens que carecem de uma direção mais clara e firme na vida. E muitas vezes passava uma semana e ou até um mês, e os alunos novamente tocavam no mesmo tema e queriam que eu lhes falasse mais sobre isso e lhes desse minha opinião a respeito. Confesso que muitas vezes eu ficava constrangido em falar claramente sobre esse tema. Mas como era abordado com insistência tive que ir e estudar um pouco mais sobre o tema polêmico e contemporâneo.                                             


Os nossos irmãos pastores e religiosos de todos os tipos de confissão cristã que me perdoem em estar escrevendo sobre isso aqui, mas creio que é necessário que a nossa Igreja contemporânea fale e oriente os nossos membros e os crentes a esse respeito. Porque temos muita gente dentro da igreja querendo saber mais sobre o mesmo tema.E não podemos cometer o mesmo erro de sempre, "querer subestimar a inteligência das pessoas"na era moderna;as pessoas estão conectadas a rede mundial de computadores, isso seria um dos piores erros. O pastor e ou o padre deve orientar os seus fiéis a respeito e o que a igreja de dias atuais sabe sobre esse tema, e como ela se posiciona. Pois os nossos crentes da atualidade tem muitas informações através da internet, dos jornais, livros etc.; E muitas dessas informações são contundentes e com grandes hipóteses científicas;outras informações são pessoais e contradizentes a respeito. Mas o que estamos querendo dizer que a humanidade em geral, e as pessoas querem saber o que a nossa igreja acredita e ou se não acredita a respeito desses fatos, e o que os cientistas modernos tem dizer sobre esse tema, e o que as pessoas que tiveram contatos diretos com os Ets nos falam etc.; E como os cientistas desta matéria que são os Paleontólogos,os arqueólogos,os Antropólogos,Ufólogos,historiadores etc. nos falam, escrevem e ensinam a respeito das civilizações extraterrestres, Ufologia, Ets. anjos, demonios etc.



I. DOS TIPOS DE CONTATOS 
E eu creio que é chegado o momento crucial em nossa era,e não adianta fugir do assunto, devemos encarar com mais seriedade esse tema polêmico e fazer um estudo sério dentro de nossas igrejas e comunidades cristãs de dias atuais. E não podemos responder assim de qualquer jeito essas grandes questões que estão despertando o interesse na Internet e em toda nossa mídia mundial. Os nossos crentes de hoje são espertos e muito inteligentes, e eles devem saber toda a verdade a respeito desses temas. E não podemos jogar toda culpa dizendo que tudo isso é fruto do espiritismo mirabolante e especulativo. E ou querer jogar novamente a culpa nos teólogos,ou pastores liberais que estão dentro de nossas igrejas e comunidades. A igreja de dias atuais precisa ir além, e aprender a separar o "joio do trigo" isto é, descobrir o que é verdadeiro e o que é mentira nessa área.


E já há livros e muitos livros que nos falam de contatos de primeiro grau, de segundo e de terceiro grau. Isto é,pessoas que tiveram contato ou mais de um contato com o extraterrestre uma vez, duas vezes, três vezes etc. Vemos que Deus quando visitava o seu povo, sua igreja do velho testamento; Ele dizia que ele era o Deus de Abraão,  de Isak e o mesmo Deus de Jacó. Isto é, Ele era um Deus invisível mas que é Deus-Pai de todos os povos, e é um Deus sempre presente e pessoal, e que é um Deus da família de Israel, e Ele acompanha a nossa geração dos pais nos filhos até milhares de gerações daqueles que o amam, e até a terceira e quarta geração sobre aqueles que o aborrecem. Ele é Deus de Israel antigo, e é um Deus de nossos dias presentes, e caminha junto de sua igreja, a Igreja de Jesus Cristo até os final dos séculos, e que Ele deu o seu próprio sangue para salvar a sua igreja. 

Em contrapartida Jesus nos falou e avisou de que nosso inimigo que é o diabo viria até nós,para nos enganar, para matar e roubar e destruir a nossa fé. E esses inimigos que estão em oculto, e são daquela civilização planetária extraterrestre, ou aqueles anjos decaídos, e são eles que nos visitam as escondidas e nos tentam pessoalmente. E quer sejam anjos, ou demônios do mal, não são bons, mas eles querem nos explorar e querem fazer pesquisas sobre nós. E segundo alguns cientistas eles querem levar o que nós temos de bom em nossa terra etc. E Jesus nos acrescenta dizendo: O diabo vem para matar, roubar e para destruir, mas eu vim disse Jesus para dar-lhes vida, e vida com abundância. Conforme Jesus Cristo nos fala e o apóstolo do amor nos escreve em (João 10: 1-11) E assim virá o milênio de paz, e terremos na paz na terra. Quando os demônios e próprio Satanás será amarado, para não mais enganar as nações.Creiamos nessa mensagem irmãos. 

II. A SOBERANIA DE  DEUS PAI  EM JESUS CRISTO SOBRE TODOS OS SERES

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu  dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.E lançou -o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1-3


Separando o joio do trigo - E para que ao nome de Jesus Cristo se dobre todo o joelho do céu e na terra. Por várias vezes os evangelhos nos afirmam que Jesus Cristo é o Senhor de todos os seres quer sejam anjos decaídos, demônios ou homens, e isso inclui todas a civilizações extraterrestres. E não devemos confundir isso nunca. Pois daqui para frente nós deveremos nos acostumar em ouvir falar destes  tais seres extraterrestres, Ovnis, (Objetos Voadores Não identificados) anjos, demônios etc.

 Apocalipse - Extra-terrestres - Pesquisas espaciais feito pela ciência em nossos dias

E segundo David Parcerissa um arqueólogo e paleontólogo e especialista em divindades sumérias e babilônicas. Tenta decifrar para nós esses enigmas do passado. E segundo o mesmo autor nós temos pelo menos sete raças alienígenas,ou extraterrestres que nos visitam constantemente, e que são chamados de OVnis ou UFOS que são chamados pela ciência de; Objetos Voadores não identificados. E ainda segundo o mesmo autor esses seres alienígenas eram chamados de ANUNNAKIS ; ou aqueles de desceram dos céus, aqueles de caíram dos céus e foram derrubados para a terra. E ainda segundo os nossos cientistas esses seres se escondem de nós, quando tentamos entrar em contato com eles. Por exemplo,quando tentamos nos comunicar pelos mais potentes e avançados telescópios  de escuta e rastreamento que a Nasa tem, os ETs. interceptam e bloqueiam todo o contato conosco, e ainda tentam obstruir a nossa visão de suas naves e seus planetas. 


E segundo o mesmo David "os anunnakis" são deuses que foram derrubados dos altos céus, assim descrevem os textos e manuscritos dos antigos babilônios. E segundo eles esses seres estiveram no Jardim do Eden e tentaram o primeiro casal humano Adão e Eva. E nessa teoria científica e paleontológica seguem outros autores Karl Sagan, Rolo May e outros. E segundo David Parcerissa esses dragões ou civilizações draconianas são mais evoluídas do que nós; e estão evoluídos a nossa frente pelo menos 3.000 anos. E eles pecaram contra Deus porque não obedeceram os seus mandamentos, e um dos maiores pecados que essa raça cometeu foi a manipulação genética, e produziram raças e sub-raças e monstros. E assim foram punidos por Deus.


E daqui em diante meus amigos de fé, deveremos nos acostumar com a nova linguagem que a nossa ciência dá e decodifica estes seres que são dos altos céus, e que são chamados de ETs. Pois sobre este assunto temos muitos livros, muitos comentários na internet, vários filmes etc. E é por isso que Cristo nos falou de que devemos  buscar e conhecer melhor o reino dos céus. Pois o "reino dos céus" é um assunto muito vasto. E em dias modernos a ciência quer nos ajudar na buscado reino dos céus e desvendar esses mistérios que sempre estiveram em oculto. Pois antigamente tudo isso que acontecia nos céus era coisa dos anjos e demônios, assim nos ensinava a nossa igreja através dos séculos em seus escritos, hoje tudo mudou.

Vemos que houve uma grande evolução nessa área da busca do reino dos céus, pois "o reino dos céus" é infinito, é um assunto que nunca se esgota, e com a vinda do nosso computador a nossa ciência ultrapassou todos os limites do passado; Estejamos preparados irmãos, é isso que fala o livro do apocalipse do apóstolo São João, o apóstolo do amor que esteve preso na ilha de Patmos no Mar Mediterrâneo. Ele viu em uma revelação esses fatos e o escreveu em um livro condensado que chamamos de livro do apocalipse.Onde vemos muitos anjos decaídos e que se tornaram em anjos do mal, são "anjos mafiosos" rebeldes, que guerreiam contra  Deus e não obedecem os mandamentos da lei de Deus e de Jesus Cristo.  
E Conforme lemos na carta de Judas.


Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas,que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne foram postas por exemplo sofrendo a pena do fogo eterno.

E contudo também estes semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne e rejeitam a dominação e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Judas 1:5-10


III. SEGUNDA VINDA DE CRISTO - IRMÃOS CREDE EM CRISTO E MANTENDE-VOS UNIDOS DENTRO DA IGREJA

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus (Mt. 22;29)

Há tantos séculos se passaram e Cristo não veio como foi prometido ou como nós desejávamos, e daí surge a pergunta: O que estaria errado com a nossa interpretação biblica? Ou conosco mesmo? Creio que a resposta está no versículo que o mesmo Cristo disse no passado aos seus apóstolos: "Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus" (Mt. 22:29) E como os nossos pregadores e pastores em geral erram nessas interpretações bíblicas seja no passado distante, e não distante e nós erramos também hoje em dia. Uma visão de concepção da segunda vinda de Cristo das linhas pré-milenista e pós-milenistas e a-milenistas.

Os grandes erros nas interpretações das igrejas e religiões em todos os tempos sobre o fim do mundo 


Outras contribuições dos primeiros judeus da era cristã; O erro das interpretações de pregadores de todos os tempos. O erro cometido pela ortodoxia de quase todas as igrejas em todos os tempos. É por isso que a nossa ciência moderna está descobrindo e alertando o mundo sem querer; que muitas interpretações bíblicas das igrejas sobre os anjos, demônios, Ets.  fim do mundo, civilizações extraterrestres está errado, e está fora de contexto, está fora das leis da ciência, da física, da química, das leis da arqueologia bíblica etc. E parece que tudo está fora da real interpretação bíblica. Simplesmente porque foi feito por um homem, ou uma organização eclesiástica que não usou, ou não usaram a sua real inteligência,  e nem a sua sabedoria, apenas usaram suas  falsas intenções e interpretações bíblicas, e seus sonhos de fantasias. E tudo isso não isso não passou pelo tempo, e pela história. E nem suportou o crivo da ciência que é chamado de baixa crítica, média critica e alta crítica. E Jesus nos alertou sobre esses fatos dizendo:"Se não acreditais e nem entendeis que eu vos falo  das coisas terrenas, como entendereis das coisas e interpretações celestes, isto é, coisas do reino dos altos céus..." ?

Os primeiros judeus adicionaram a literatura judaica o que se refere a uma era messiânica do reino a princípio, a um estado eterno que pode ser fundamentado em Esdras 12;34 e Baruch 24:1-4;30:1-5;39:3-8;40:1-4; Judite 1:4-29;23:14-31. A crença judaica em uma era messiânica temporal terrestre, continuou durante e depois do tempo dos escritos do livro da revelação.Uma amostra das contribuições rabínicas do conceito são listadas abaixo. 


* Cerca do ano 90 Eleazar Ben Arcanus entendeu que o reino messiânico duraria 100 anos baseado em Salmo 90:15
*Cerca do ano 100 DC Eleazar ben Azariah entendeu que o reino messiânico duraria 70 anos baseado em Isaías 23:125
*Cerca do ano 110 DC Joseph ben Galilee entendeu que o reino messiânico duraria 60 anos baseado em Salmos 72:5
* Cerca do ano 150 DC Eliezer ben Joseph da Galiléia entendeu que o Messias iria reinar 400 anos baseado em Genesis 15:33 e Salmos 90:15
* Vários rabinos do primeiro século da era cristã tinham entendido que o reino do Messias duraria 2.000 anos baseado em  Esdras 7:28. e assim por diante.


Alguns judeus antigos tinham entendido que o reino não podia ser tão messiânico como um todo.E outros ainda iam além, e criam que essa seria uma "era de paz na terra",e que seria um reino de paz entre as nações,uma era mais terrena do que espiritual, conforme criam os chamados de "Macabeus" do V/T, e os "saduceus e zelotes" no N/T.Como podemos ler e rever pela nossa história, e como os antigos pregadores e os novos pregadores erram nessas interpretações; Poucos conhecem de fato a nossa bíblia,a sua história, da geografia, da religião, dos costumes dos judeus antigos.E poucos são os que conhecem  o poder de Deus, o poder Cristo  e a justiça do reino dos céus.


E pouco se conhece da ciência moderna, pouco se conhece sobre a bíblia, sua interpretação em sua totalidade, não apenas fazendo interpretações de versículos esparsos, como faziam os antigos pregadores e pastores.


                    Imagem da segunda vinda de Cristo a terra - imagem internet - 2015
Tudo começa no Sermão de Cristo no Monte das Oliveiras - em suas últimas semanas de vida na terra. Ele vinha de uma viagem missionária da Galiléia e estava se dirigindo para Jerusalém, local onde seria crucificado morte e sepultado.

IV. EXEMPLO DE ARREBATAMENTO - INDIVIDUAL E COLETIVO ? 

Obervação;Não devemos confundir arrebatamento individual, arrebatamento coletivo e segunda vinda de Cristo. Arrebatamento palavra que vem grego do verbo ergacso - E significa rapto, abduzo, elevo para o alto etc. O exemplo do arrebatamento de o profeta Elias e sua segunda vinda de Cristo a terra. 

a) exemplo do arrebatamento individual de Elias

Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.

E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. 

Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. ¶ Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. 2 Reis 2:1-14 


                Em imagem abaixo profeta Elias sendo arrebatado no velho testamento                  


b) Exemplo de arrebatamento do apóstolo Paulo - Ele foi e voltou a terra (II Cor 12:1-6) E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. 2 Coríntios 12:3-6  - E o mesmo fato do "arrebatamento ao terceiro céu" o apóstolo queria falar e dividir essa experiência com a igreja de Corinto, mas ele desistiu, porque via que a igreja era imatura e não era capaz de suportar tais palavras.E então ele diz assim: E eu irmãos não vos pude falar como a espirituais mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis suportar... 1 Coríntios 3:1,2 . Então ele começa falando essa sua experiência mais tarde e no final de sua  segunda carta aos coríntios de (II cort. 12:1-6) conforme lemos acima.

Então ele fala mais resumidamente de sua experiência. E foi o mesmo apóstolo por causa das grandes revelações que teve, ao ir ao "terceiro céu' foi lhe dado um espinho na carne", que ele não especifica o que é, mas que isso o incomodava muito. E para que não se ensoberbece, recebeu "um espinho na carne", um espinho no corpo. Seria uma doença com chagas, uma ferida aberta que latejava e não sarava...? Ele fala que era um mensageiro de Satanás que o esbofeteava, ele compartilha isso mesmo com a igreja aos Corintios em (II cort. 12;7-10)


Exemplo do apóstolo Paulo, ele foi ao terceiro céu e depois voltou? agora imaginemos irmãos o que ele não deve ter visto por lá...? - porque ele mesmo vai dizer depois em carta a Timóteo e a igreja aos filipenses: " Por mim já estou pronto para subir, mas o Senhor e Igreja precisam de mim na terra por mais um pouco de tempo. Mas tenho desejo de partir nos acrescenta Paulo. Conforme lemos sua carta a Igreja aos Filipenses abaixo. 

"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor";
   
Apóstolo Paulo em sua carta a Igreja ao Filipenses (Fil.1: 21-23)

Aplicação da Mensagem 
E como podemos sentir pela história dos povos e em especial pela história da Igreja judaico-cristã, esta é uma doutrina cativante, é uma doutrina impactante, todos nós gostamos de ouvir falar de escatologia,da doutrina das últimas coisas e do arrebatamento. E esta chama está viva na alma da humanidade de todos os tempos. O anseio de subir, o anseio de voar para o infinito sem fim, com certeza é um tema que mexe com toda a igreja dos dias em que estamos vivendo. Esta é a história do arrebatamento de Elias que sobe em uma "carruagem de fogo" e que desaparece no espaço sideral; e depois Eliseu profeta e discípulo de Elias vai procurá-lo, e depois toda a igreja vai procurar o caminho do arrebatamento com seus mais de 50 discípulos, e o procuram por vários anos e não o encontram, porque ele fora transportado para os ares, foi arrebatado para o céu. 

Mas séculos depois Elias vai reaparecer no Monte da transfiguração e falava com Cristo sobre a sua partida de Jerusalém para ser arrebatado aos altos céus, e nessa ocasião também estava Moisés com eles. Mas o que Eliseu e seus discípulos procuravam em sua época demorou muito tempo para acontecer.Textos registrados no livro de Mateus (17:1-8) Então o monte da transfiguração com Cristo se tornará em momento do nosso céu do por vir; estava certo o apóstolo Pedro de que de tão extasiado que ficou ao ver e sentir essa presença magnífica que dizia; Senhor faremos aqui três tendas, uma para Cristo Jesus, outra para Moisés e outra para Elias, mas ele se esquecia de si mesmo e dos demais discípulos que estavam no monte com ele. É assim mesmo meus amigos e irmãos; depois que Cristo nos salvou em céu o mundo se tornou... assim nos diz a estrofe do hinário evangélico antigo. E assim tornar-se-á o nosso milênio de paz do por vir. Que Deus nos abençoe. Então aconteça o que acontecer creia em Cristo e continue crendo, pois ele virá novamente nas nuvens, e sua vinda será pública e todo olho o verá. E acontecerá assim como na figura relâmpago que se mostra no oriente e vai até o ocidente.
Alfonso Czaplinski

BIBLIOGRAFIA DE APOIO E COMENTÁRIOS PARALELOS 

Outras contribuições dos primeiros judeus - A era da patrística

1. Um dos principais exponentes das crenças "Kiliástas" ou milenistas, "kiliasmo" palavra que vem do grego bíblico quer dizer "kilo" mil e "asmos" anos, dai se diz kiliástas, ou aquelas pessoas crentes que creem na instauração do milênio na terra, ou dos mil anos de paz na terra, paz entre as nações e a paz de Cristo dentro dos corações humanos. E foi o gnóstico Cerintus um dos principais expoentes das crenças dos quiliastas ou milenista. A Igreja Primitiva durante os segundo e terceiro séculos continuaram a debater a definição de uma escatologia cristã ortodoxa e se incluiriam as crenças quiliásticas intérpretes cristãos primitivos adaptaram a ideia apocalíptica dos primeiros cristãos, de um reinado messiânico temporário, em suas interpretações que estava baseado  no capítulo 20 do apocalipse de João. 

2. Justino Mártir, Irineu e Tetuliano fizeram referências explícitas do conceito de um reinado terreno milenar na vinda de Cristo.Estes foram todos influenciados pelo Quiliasmo que surgiu na Ásia Menor no início da história da Igreja.Tertuliano, em particular, foi convencido pela heresia do Montanismo, uma heresia que fez o milenarismo se tornar popular na Ásia Menor, uma vez que surgiu na Frígia.

Ironicamente seria no fim, o Montanismo que levaria a Ortodoxia a decisivamente rejeitar o Quiliasmo, pois todos do Cristianismo viram os seguidores do Montanismo se encontrarem nas montanhas de Frígia com túnicas brancas, aguardando o Messias ou o seu descendente da Nova Jerusalém. Marcaram as datas, as horas e foram todos  para lá, e se decepcionarem. Pois tudo não passou de uma má interpretação.

Isto tirou a credibilidade do movimento e do próprio Quiliasmo, e por isso a Igreja no Oriente teve relutância para aceitar o Apocalipse de João, pois eles viram muitas heresias desenvolverem-se contra as tradições dos apóstolos.Santo Hipólito de Roma, São Cipriano de Cartago, Santo Ambrósio de Milão, Santo Atanásio de Alexandria, são Cirilo de Jerusalém e Agostinho de Hipona, todos revelam as rejeições destas doutrinas pela Igreja, embora alguns na comunidade protestante, particularmente fundamentalistas, fazem o seu melhor para apresentar a Igreja Primitiva como fortes crentes do Quiliasmo.

Os Heréticos da Igreja primitiva


3. Marción - "O primeiro grande herético que quebrou drasticamente com a fé na igreja antiga, e abandonando a doutrina mais iminente do retorno pessoal de Cristo... Marcion não cria na encarnação real e consequentemente não havia uma lógica em seu sistema para a real segunda vinda... na expectativa de Marcion a maioria da humanidade está perdida... ele negou a validade do velho Testamento e suas leis... Foi o primeiro grande herético, Marcion desenvolveu e aperfeiçoou seu sistema heterodoxo antes que a ortodoxia se tivesse definido... Marcion representa um movimento que transformou radicalmente a doutrina cristã de Deus e de Cristo, que dificilmente se pode chamar de cristão". Texto transliterado e extraído de Wikipédia pelo autor deste artigo.

Marcion  um cristão com idéias do gnosticismo - Nativo de Porto foi a Roma perto de 138 DC e se tornou membro da Igreja de Roma. Não conseguiu levar a igreja a aceitar seu ponto de vista, e assim organizou os seus seguidores numa igreja cismática e expandiu a obra até ter congregações em quase todas as províncias romanas. Embora talvez não seja correto chamar Marcion de gnóstico, ele compartilhou vários de seus pontos de vista por exemplo Judaísmo é mau. Jeová não é o mesmo Deus do NT. Baseou-se quase que exclusivamente em alguns escritos de Paulo. Contrastou a imoralidade e crueldade do AT, com a espiritualidade, misericórdia, bondade e alta moral do NT. Embora conceba o nascimento, vida e morte de Jesus como apenas um fato aparente. Marcion insistia na obra redentora de Cristo como necessária para a salvação dos homens. O marcionismo achou fácil aceitação de sua interpretação bíblica na Mesopotâmia e na Pérsia, e sua interpretação bíblica sobreviveu lá por durante alguns séculos.

3.Exemplo de arrebatamento do profeta Elias - Na História do arrebatamento individual que aconteceu com Elias o profeta, simboliza que o arrebatamento será individual, e não coletivo por ora.E nessa passagem acima fica esclarecido, e vemos que Eliseu e os seus mais de cinquenta discípulos também queriam ir e subir com Elias e não foram, e queriam ser arrebatados a todo custo, más não foram. E quando eles se convencem de que estavam sendo deixados para trás eles não queriam deixar que Elias fosse para o arrebatamento. Nesse texto fica claro de que o Senhor da Igreja tem um plano na terra para com o seu povo. Pois a igreja que fica na terra de Samaria, Jerusalém e outras cidades do mundo precisa do consolo de seu povo e dos seus líderes e dos seus profetas que ficam por ora na terra. E assim temos tanta gente que quer subir e quer voar para os ares, voar para os espaço sideral. Mas a Igreja de Cristo que sofre aqui precisa de nós. E os líderes e bons pastores devem ficar aqui na terra para continuar anunciado o evangelho a toda criatura.E eles devem ficar anunciando o evangelho, devem ficar anunciando a segunda vinda de Cristo até a consumação dos séculos. E depois de tanta insistência Eliseu recebe a capa de proteção e milagres de Elias. A capa de Elias o profeta é a capa da igreja.É a capa de proteção, é a capa da consolação.Elias e os seus profetas precisam dela. Conforme lemos nos textos abaixo citado em ( (II Reis 2:1-11)

5.David Parcerissa - Paleontógico - arqueólogo e escritor - Pesquisa a antigas civilizações sumérias-babilônicas. Autor de vários livros; OS ANUNNAKIS - Ou os seres angelicais que caíram dos céus. Especialista em Ufologia e Ovnis etc.

6.Karl Sagan - cientista da Nasa e escritor de vários livros; Os Dragões do Éden etc.

7.Pesquisa Avulsa na Internete - Blog da Igreja Adventista do Sétimo dia e sites selecionados.

8.Pesquisa em vários livros e textos bíblicos; Apocalipse capítulos 12 e 13 e Daniel profeta.

9.Alfonso Czaplinski é professor de Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Estado de Santa Catarina, e pastor missionário. Este artigo é fruto de uma longa pesquisa das matérias escolares tais como; geografia bíblica e astronomia celeste, história contemporânea, filosofia etc.; E também oração para busca e interpretação bíblica dos textos sagrados.


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ERA DAS TREVAS - ILUMINISMO ESPIRITUAL

O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da mortea luz raiou. Mateus 4:16
                                   Resultado de imagem para era das trevas idade média
Introdução - A desobediência a Deus e os pecados graves das nações a soberania divina - Idade média foi chamada de "a era das trevas". Mas perguntamos que trevas seriam essas? Seriam as trevas da ciência, trevas intelectuais, trevas filosóficas, trevas do conhecimento educador,trevas da moralidade,trevas industriais, trevas no comércio, e chamado de "depressão econômica"da humanidade, "trevas de orientação política" e pela queda do império romano e invasão dos árabes e chamados de "mouros" na Europa. Seriam as travas da "escassez mundial de alimentos"...? Ou seria a falta de orientação médica e de saúde do corpo, seria a falta de orientação em uma boa educação escolar? Falta de boas escolas na Europa de então? Essa é a pergunta que os nossos grandes profetas do passado também se faziam. E o povo que estava assentado nas "regiões da sombra de morte". E então o que seriam as "regiões da sombras de morte", no caso da região Européia, que sofria dos ataques de doenças assassinas, ou então se abateu uma"epidemia ou então de uma "pandemia" de doenças de saúde pública? Tipo das nossas de hoje em dia que são a AiDS, câncer, Ebóla, malária, Dengue etc. E ou seriam as piores trevas, as trevas do espírito..?Ou então seriam todas essas coisas juntas," seriam trevas juntas e reunidas em um só momento em uma dada região? O que de fato estava acontecendo por lá de tão grave? Que os nossos cientistas sociais chamam essa "era",de era das trevas. Seriam as "dez pragas" que caíram sobre a região da Europa nesse momento da idade média...?

Mas não é isso mesmo que está acontecendo em nosso Brasil em dias atuais? Uma era de "trevas  e depressão econômica" em nosso país. Que após um bom período de prosperidade, caímos em uma era de trevas.? Mas parece que isso é cíclico na história da humanidade,pois a história das civilizações nos alerta de que os antigos egípcios caíram em profundas trevas depois de uma era de prosperidade. Um período que foi chamado de "As dez pragas que caem sobre o Egito antigo". E ou "os sete anos das vacas gordas e os sete anos das vacas magras..." Conforme nos escreve e registra Moisés em seu livro chamado de o "Êxodo" ou saída dos hebreus do Egito antigo.E conforme conferimos;"Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Êxodo 10:21,22. E os nossos profetas do passado e os profetas futuristas no livro do apocalipse já estão nos advertindo a milênios que virá um novo tempo de "pragas" sobre a terra. Ou virão as mesmas pragas que no passado caíram sobre o Egito antigo, que se recusava em ouvir a voz de Deus e sua ordem de comando. Quando Moisés pedia que o rei Faraó deixasse que os filhos de Israel saíssem do Egito. 

A ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO 

Mas os filhos obedientes de Israel antigo, a antiga igreja de Cristo que estava escravizada no Egito eles tinham luz em suas habitações. Conforme lemos nos seguintes versículos a seguir no mesmo livro do  Êxodo. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações. Êxodo 10:23
                          Resultado de imagem para era do iluminismo
1. O Espírito Santo produz em nós  a iluminação das idéias - Na França no século dezoito surgiu uma "teoria dos iluministas" - Ou como foi chamado de Iluminismo francês - Mas que se alastrou na Europa inteira.Era um movimento filosófico de pós reforma que mexeu com todas as organizações e comunidades do mundo civilizado.O iluminismo das novas idéias, onde se pregava uma mudança de comportamento de todos os seres humanos. E daí, começou-se a exigir uma mudança nas Escolas, uma mudança da filosofia, uma mudança nas ciências exatas, uma mudança nas ciências sociais, uma mudança nas relações do trabalho, uma mudança nas empresas etc. E este movimento também veio a atingir o governo, e maneira de se governar para o povo e para os milhares de pessoas no mundo moderno. E não somente para os reis, príncipes e nobres etc. E daí veio a queda da chamada "Bastilha do Governo francês" que era um reinado dos reis e príncipes franceses,e eles governavam pensando somente em si mesmos, e no seu poder estatal permanente e com uma política centrada em si mesmos. E as nossas Igrejas também foram gravemente afetadas por esse movimento iluminista da reforma de Martinho Lutero na Alemanha e em toda a Europa começaram ganhar força esses movimentos do iluminismo.etc.

Pois sem fé é impossível agradar a Deus - O homem moderno tem o seu computador na palma da mão. Ele tem muito conhecimento teórico em suas mãos. Mas sente-se tão negativo de pensamento, tão falto de uma direção na vida, tão dividido em sua mente,e não cumpre o que promete. É um homem ou mulher que tem o "pensamento dobre" e inconstante como as ondas do mar,conforme nos orienta e escreve o apóstolo Tiago que era pescador e conhecia muito bem o mar, as ondas do mar, e o momento da pesca quando nos diz:. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:7,8 .Pois sem fé é impossível agradar a Deus. E aquele  homem ou mulher que se aproxima de Deus em oração, primeiro deve crer pela fé que Deus existe, e que é galardoador, que é gracioso em doar, e não pode duvidar, porque quem duvida é semelhante as "ondas do mar", ou que são "ondas volumosas de dúvidas" que se levantam contra o próprio orador, ou pessoa que ora. E não poderá  receber a benção e graça do Senhor.

2. O Espírito Santo nos convence do Pecado - A mentira interior - seres prevaricadores sem palavra - É por isso que existem tantos cartórios públicos, e tantos contratos e distratos que não são cumpridos,são escritos e re-escritos,carimbados e selados pelos nossos cartorários nos cartórios. São milhões e milhões de contratos de casamentos que são mal feitos hoje e logo são desfeitos e estão nas varas de família e aguardam o julgamento do seu juiz de paz. O homem moderno e a mulher moderna são seres fugidios de seus compromissos. É certo como nos disse o ator do livro de Milan Kundera que tem o título "A Insustentável Leveza do Ser" -  Homens e mulheres da modernidade mentem descaradamente e não cumprem o que prometeram diante do seu juiz, e diante do seu pastor ou padre na hora de fazer um contrato de casamento; e ou outro contato qualquer, de trabalho por exemplo, e tantos outros contratos que são averbados pela palavra e depois são facilmente quebrados pela nossa mentira e negação prevaricadora.

3. O Espirito Santo nos convence da justiça divina, ou da quebra dos mandamentos - Pensamento duplo -  É o pecado praticado e atestando a punição contra o 9° e 10° mandamentos das Leis de Deus que nos diz: " Não levantarás o falso testemunho contra o teu próximo..." e outro pecado ainda pior que vem acompanhado a esse, que é o da "cobiça a mulher alheia,ou da mulher do nosso vizinho etc." ( Que nos atinge no pecado do 7° sétimo mandamento, que nos diz que "não devemos adulterar"),.E assim caímos em uma maldição total. E por isso o nosso caso fica tão grave, quando nos separamos de nossa família. E o mandamento da "cobiça das coisas alheias", coisas que pertencem aos outros, que é pecado do 10° mandamento. Vimos que na separação de nossa família, de uma só vez nós somos atingidos e pecamos contra Deus e contra os dez mandamentos da lei divina de uma vez só. E ou do levantar o falso testemunho contra o nosso próximo e contra a nossa "esposa e filhos" no caso da contração do casamento e separação da família, e em seguida sem uma justificativa pesada tal etc.; simplesmente porque queremos nos livrar do nosso cônjuge (esposa ou marido) e isso simplesmente pela nossa irresponsabilidade e prevaricação contumaz, e obsessiva de largar o nosso cônjuge.E  muitas vezes fazemos isso, somente porque não possuímos a iluminação interior em  nossa alma. E assim desse jeito caímos nas trevas interiores. Por isso nos disse Jesus que nós rejeitamos a ele que é luz, e uma luz interior e "amamos mais as trevas do que a sua maravilhosa luz, a luz de Cristo". Que é a luz do Espírito Santo.

4. O Espírito Santo nos convence do juízo divino - O grande pecado das nações - E  novamente caímos na desobediência a Deus. Os nossos cientistas também não querem obedecer a Deus e as suas santas, eternas e boas leis. E Cristo nos adverte quando disse sobre a desobediência de Satanás nos altos céus: Eu vi a Satanás, o (grande líder rebelde dos governos) caindo e descendo como um raio na terra... ele foi atirado ao chão e foi comer pó junto com a serpente, pela sua desobediência e rebeldia aos mandamentos divinos...". Os cientistas nos alertam de que as famosas pirâmides do Egito querem nos alertar sobre um "cataclismo" que está por vir sobre a terra e sobre a nossa humanidade, se não fizermos alguma coisa, aliás se não fizermos a coisa certa, e eles se perguntam o que seria o fazer esta "coisa certa"...? Eu creio que é isto, arrependei-vos e crede nos evangelhos: Quem crer o for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E o que dizer do grande desastre do navio de turismo e o chamado de Titanic. Um trabalho e fruto da ciência dos grandes navegadores dos mares, os ingleses e sua orgulhosa marinha de guerra e sua famosa marinha mercante. Foi abatida por um simples "iceberg" que despedaça o navio e o manda para o fundo dos mares.

O  grande  e  o  mais  seguro  navio  de  navegação  e  Turismo  chamado  de  "Titanic" do  século  passado  está hoje  nas  profundezas  do  oceano  a  quase  um  século.  Diziam  os  seus  orgulhosos  construtores  navais: Este  navio  é  tão  bom e  tão  seguro  para  se  fazer  navegação  e   turismo  que  nem  mesmo  Deus  consegue  afundá-lo?. Será ? Todos  nós  bem  sabemos  pela  história  das  civilizações  o  que  aconteceu  com  ele. Hoje  em  dia  ouve-se  lamentos  e  mais  lamentos  através  de  filmes  e  através  da  poesia  que  é  cantada  em  forma  triste   de  lamentos  pelos  nossos  cantores  universais. E em 15 de abril de 1912, o RMS Titanic afundou algumas horas depois de colidir com um gigantesco iceberg. Muitos filmes foram feitos desde então para contar a história do navio “impossível de naufragar” que não conseguiu concluir sequer a sua viagem inaugural.
                                     Resultado de imagem para o titanic também era grande e afundou se
Viajava  neste navio uma  população  aproximada  de  2300  pessoas  provindo  da  Europa, muitos estavam  em  busca  de  uma  oportunidade  de  trabalho  e  de uma  vida  melhor   nos  Estados  Unidos.  Hoje  todos  eles  estão  nas  profundezas  do  oceano.  Mas  o  nosso  Deus  que  tem  prazer  em  sua  grande  misericórdia  e  em sua  bondade  que  renova-se  a  cada  manhã. Assim  em  Cristo  nós  sempre  temos  uma  esperança   de  reconciliação  e  fé  para  voltar-se  para  ele  o  mais  rápido  possível. Porque  Deus  ama a nossa terra, o  nosso  planeta  de  tal  maneira, que  nos  deu  o  seu  filho  para  que  todo  aquele  que  nele  crer  não  pereça, isto  é,  não  afunde  nos  mares  da  rebeldia  e  da  depravação;  mas  tenha  a  vida  eterna. Porque  os  homens  maus  e  depravados  tem  uma  vida  curta  na  terra  e no  além. A  Lenda  e  a Tragédia  Naval  e  cósmica  da  civilização  dos  mares  chamada  de Atlântida: 

Guerra nas estrelas do apocalipse - E os pecados das nações e desobediência das nações a soberania divina. 

Estes  fatos  são largamente  denunciados pelos  profetas  e  visionários  de Deus. Assim  nos afirmam os santos  evangelhos e  a  bíblia, e em especial, estes  fatos  estão  descritos  com  grandes  detalhes  em seu sentido literal, e em seu sentido simbólico  e  figurado  através do livro  do Apocalipse.

De  acordo  com  relatos de  autores  diversos  de  Wikipédia 2010 Platão - Foi esse filósofo grego quem trouxe ao mundo a história do continente perdido da Atlântida. Sua história começou a surgir para ele em ao redor de 355 A.C. Ele escreveu a respeito dessa terra chamada Atlântida em dois de seus diálogos –  Critias  por volta do ano  de 370 A.C. Platão disse que o Continente ficava no Oceano Atlântico, próximo do Estreito de Gibraltar até sua destruição 10.000 anos antes. Outra  teoria  de sua  localização  era  o atual  Triângulo  das  Bermudas  nos  Caribe  na  América  Central.

Platão descreveu a Atlântida era formada com seus anéis alternados de mar e terra, com um palácio no centro e chamado de “olho de boi”. Ele usou uma série de diálogos para expressar suas ideias. Um dos personagens de seus diálogos, Kritias, conta uma história da Atlântida que está em sua família por muitas gerações. De acordo com o personagem, a história foi  originalmente contada para seu ancestral  de Sólon, por um padre durante a visita de Sólon ao Egipto. 

Edgar Cayce (1877-1945) tornou-se o mais proeminente defensor de uma possível Atlântida. Amplamente conhecido como o Profeta Adormecido, Cayce tinha a capacidade de ver o futuro e de se comunicar com os mortos. Ele identificou centenas de pessoas, incluindo a ele mesmo, como Atlantes reencarnados. Será  verdade ou  será  mentira ? A  existência  desta  tão  grande  civilização, Os  Atlantes  eles   existiram mesmo ? Se eles realmente  existiram, Platão  nos  afirma  de  que  eles  provocaram  um  grande  desastre  cósmico a  cerca  de  10 mil  anos  atrás? E ele acrescenta dizendo que tudo isso foi pela sua  rebelião eles foram  "castigados  pelos  deuses"? 

Segundo  os  relatos  e  afirmações  da  bíblia,  nós que  somos descendentes  da  raça  adâmica, isto é,( somos  descendentes diretos de  Adão  e  Eva) que  foi  o  primeiro  casal  humano  que  habitou  a  terra. Este  planeta  terra  que  estava  tão devastado, depois  de uma possível civilização que habitou aqui e "deixou a nossa terra sem forma  e  vazia" e  havia  trevas  na  superfície das águas"e  um  "vento  impetuoso  soprava  sobre  as  águas". (Génesis  1:1-2)
Depois  de todo este "caos" cósmico  ou "Caos" em nosso  sistema  planetário. Deus e  seus  "anjos engenheiros" começam  a reconstrução e a  sua  restauração e  renovação da "terra e dos céus" que foi  feita  segundo  afirmações  da  bíblia. Deus  trabalhou  neste seu  projecto com  todo  carinho em  sua  criação e  construção. (Seis  dias  de  criação) e  foi  manhã, tarde e noite) Deus  em  seis  dias  colocou  tudo  em  ordem  em  nosso  planeta. Inclusive  formou o  homem  e  a  mulher.  Adão e Eva para  que  gerenciassem  o  nosso  planeta  terra. Hoje somos  mais  de  seis  biliões  de  seres  humanos  que  somos descendentes  deste  primeiro  casal.
( cf. relatos  da  bíblia em Génesis  1:1-30)

O ILUMINISMO DENTRO DA IGREJA PELA REFORMA PROTESTANTE 

A reforma protestante trouxe-nos de volta a leitura da bíblia. Pois a bíblia era um livro totalmente desconhecido. E a bíblia passou a ser estudada nas igrejas durante as escolas dominicais.Durante séculos a igreja católico romana se afastou das escrituras. E não se ensinava as escrituras sagradas ao seu povo, e muito pelo contrário, era proibido ler esse esse chamado de "livro preto".Pois quem ousar lê-lo iria ficar louco, diziam os padres em sua velha ortodoxia da igreja,ou ficará louco em descobrir a verdade da fé que nos salva em Cristo Jesus. 

Outra causa da ignorância era a "missa em latim" ou culto de louvor a Deus em latim". E assim os pobres e "matutos analfabetos" não conseguiam entender nada mesmo. E pelas estatísticas do nosso MEC e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisa que é feita para se medir o nível de dados coletados em todas as áreas do saber humano.E o próprio IBGE nos dias de hoje, era do computador nos "alerta" de que em determinadas cidade do norte e nordeste brasileiro brasileiro, ainda temos em média até 30% de analfabetos do seu povo. Isto é, pessoas não sabem ler e nem escrever o seu próprio nome em português. Agora pasmem irmãos! Imaginemos ler e entender uma missa que Deus era cultuado na língua latina. Não se podia entender nada mesmo. Os pobres de espírito. e com a leitura da bíblia houve mais uma vez a iluminação das idéias e orientação do Santo Espírito na vida das pessoas. E aos que viviam na região da sombra de morte, a luz do Espírito brilhou e iluminou novamente a sua igreja. E partir de então, novos missionários saíram para pregar no mundo inteiro. 
     Em figura abaixo mostra a descida e iluminação do Espirito Santo sobre a igreja de Cristo 
                                                    

Mas  a  bíblia  nos  afirma  com  toda  certeza  de  que  nós  estamos  de  partida; Sim, Estamos  a  caminho  das  estrelas...? isto é,  estamos  a  caminho  de  "um  novo  céu  e uma  nova  terra". Nós  somos  peregrinos  e  forasteiros  aqui, assim nos  afirma a bíblia  sagrada. Assim  nestes termos nos cita  o  apóstolo  Paulo  em  sua  carta  a  igreja  aos Coríntios.  (II  Cor 5:1-2) Nos  acrescenta o apóstolo Paulo dizendo: "Irmãos, sabemos  de  que  se  a  nossa  casa  terrestre ( deste planeta)  deste  tabernáculo (corpo) se  desfizer  ou  que ambos  se  desfizerem (isto é, o nosso  corpo e a nossa  casa que é chamado de  planeta terra). Mesmo  assim devemos  continuar  confiando  em  Deus pois, Temos  da  parte  de  Deus  um  Edifício  preparado nos céus, não  feito  por  mãos  humanas, mas sim,  teremos  uma  casa  eterna  nos  altos  céus, feita  por  Deus como nos orientou Cristo Jesus  (João  14:1-4)
Rev. Alfonso Czaplinski