quarta-feira, 30 de março de 2016

CONFISSÃO DOS PECADOS CAPITAIS - OFENSAS MORTAIS

Writed by Alfonso Czaplinski
Somente para ilustrar a nossa reflexão gostaria de usar os termos das leis de trânsito em nosso país. Nas leis de trânsito temos as chamadas faltas leves, as faltas graves, as faltas gravíssimas, e as faltas "ad mortem" isto é, faltas que causam a morte do condutor do veículo.

a) O que são os pecados capitais?

"Pecados capitais o mal maior de todos os males - não digo bem - nas que é mal e sumo mal. Porque assim como Deus é por essência sumo bem, assim o pecado é ofensa a Deus é sumo mal. Mas se pode haver  comparação e diferença entre pecado e pecado, o pecado futuro é o pior e mais perigoso mal. Mas o passado e o presente, porque foi é pecado, é a suma miséria;mas o futuro porque ainda há ser, e sobre ser a suma miséria humana, é assim pois é o mais perigoso mal da humanidade..."
 (adaptado Vieira textos selecionados).

Considerando que estamos em tempo de quaresma. É um tempo de jejum orações e pedido de perdão dos nossos pecados. Pois assim nos diz o apóstolo do amor São João em (I Jo. 1:8-10) Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, mas se  confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados. Mas se dissermos que não temos pecado nenhum, mentimos e não praticamos a verdade. Portanto esse é o nosso grande momento de confissão e pedido de perdão ao nosso Deus.

b) A quem devemos confessar os nossos pecados somente a Deus em Cristo em segredo? Devemos confessar a Cristo e a sua Igreja que está na terra para esse mister e serviço, e também para que saremos em nossa consciência e na alma.

Devemos confessar os pecados individualmente, mas também há circunstâncias em que devemos confessar os nossos erros e pecados aos médicos de nossa confiança, psicólogos, psiquiatras, aos profetas de Deus, aos pastores do povo, confessar a sua igreja; e os erros e pecados de sangue, crime devem ser confessados as autoridades, aos procuradores, juízes, aos policiais etc. Para que"saremos "nos alertam os apóstolos Tiago e João apóstolo do amor. Porque o pecado nos adoece e apodrece o nosso corpo e a nossa sociedade. Como nos ensina o apóstolo João; "Se dissermos que não temos pecado nenhum mentimos e a verdade não está em nós", na primeira carta universal do apóstolo João em (I Jo 1:8-10)
E "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos". Tiago 5:16

I. O RESUMO DOS PECADOS CAPITAIS - OS DEZ MANDAMENTOS

O reformador da idade média João Calvino já dizia:
O pecado é a suma miséria humana, ele mata e escrava o homem; por isso a igreja é uma comunidade terapêutica, ela está autorizada por Ele a dizer constantemente aos fiéis ; Os teus pecados estão perdoados em nome de Jesus Cristo.Quem crer e for batizado será salvo. E assim somos  lavados e purificados no sangue do Cordeiro. Pois foi o próprio Cristo quem deu esta autoridade  a sua igreja quando disse: "A quem perdoardes os pecados lhe são perdoados, e a quem retiverdes os pecados lhe serão retidos".

Como o Pai me enviou assim eu vos envio a vós outros: E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. E queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. João 20:22,23

Assim se expressa Davi em seu salmo:
"Eu desfalecia vendo os pecadores que deixavam a tua lei..." (sal. 118:53)

Mas o que é pecado ? E quais são os principais pecados do mundo e da humanidade?

É a quebra da lei de Deus. E o resumo de tudo isso são os dez mandamentos.

1) Primeiro  Mandamento - Não terás outros deuses diante de mim.


2. Segundo Mandamento - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.


3) Terceiro Mandamento - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4) Quarto Mandamento -  Lembra-te do dia do sábado,(domingo dia do descanso) para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

5) Quinto Mandamento -  Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 

6) Sexto Mandamento - Não matarás.


7) Sétimo  Mandamento - Não adulterarás.
8) Oitavo  Mandamento - Não furtarás.
9)  Nono Mandamento - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10) Décimo Mandamento -  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. Êxodo 20:3-19

Eis aqui estão os mandamento da lei de Deus. E sua desobediência é uma grande pecado de ofensa a Deus em Cristo Jesus, o nosso redentor e Salvador de todos aqueles que nele creem.

 E Cristo os resumiu em dois mandamentos: 
Amarás o Senhor teu Deus de todos coração, de toda alma e de todo o teu entendimento.
E ao teu próximo como a ti mesmo". Eis aqui o resumo dos dez mandamentos da lei dos preceitos dos santos evangelhos. E quem os obedecer terá vida e a terá vida em abundância..." e quem não se converter e não pedir perdão a Deus, não terá perdão, e sobre ele permanece a ira de Deus.

II. O PODER DA BOA CONFISSÃO DE PECADOS E ERROS

a) "Confissão" - palavra que vem do grego antigo e bíblico "homologéo" que quer dizer = estar de acordo com, ter a mesma opinião, reconhecer, confessar isto é; aprovar, confirmar pela autoridade judicial ou administrativa. Reconhecer oficialmente; reconhecer como legítimo. E finalmente, a autoridade que está investida de poder libera o perdão, e a dívida do mal praticado, seja um ato de crime de sangue, crime contra as finanças públicas, pecado contra Deus, contra as autoridade e contra as pessoas em geral etc.

Confessar ou Professar – Do latim, profiteri era “fazer uma declaração pública, esclarecer abertamente”. Tal palavra se forma por pro-, “adiante, à frente”, mais fari. Isso descreve bem o que os professores fazem: falar à frente dos seus alunos.  Estes são praticantes da verborragia, do Latim verbum, “palavra”, com o Grego rhema, “correr, fluir, derramar”. 

b) O "Confessor" - Confessar é dizer a palavra chave da verdade - É a "senha" da boa busca - Em busca da palavra da verdade que sara, que libera, que perdoa, é a senha que abre as portas do paraíso terrestre. E aquela pessoa que se aproxima de Deus ou é membro da igreja cuja boca corre um rio caudaloso de palavras que ameaçam afogar quem estiver no caminho, até ele mesmo é ameaçado em afogar-se nessas "águas turbulentas do pecado". E porque são tantos  os crimes e"pecados" que tão tenazmente nos assediam e nos empurram para o caos e para as trevas,e precisam vir a luz. E daí, "confessar" significa em nossos dias, aquela pessoa que derrama o seu coração no confessionário, aquele que diz toda a verdade e não represa esses pecados escondidos que nos fazem tão mal, diante de Deus e diante dos homens. E ainda aquele que diz aquilo que está sentindo em seu coração, aquele que não esconde a verdade para o seu pastor, padre ou bispo no confessionário. E o líder homologa as palavras da verdade a Deus e a Cristo no confessionário. E  a pessoa confessa o seu pecado, e em seguida o líder religioso aplica a penitência, e que deve receber a sentença de pena, ou da penitência, que é muito importante ao confessor; ele quer sofrer um castigo, pois todo pecado tem um tipo de castigo e um tipo de pena e castigo.

c) Exemplo de  infração, pecado, pena e castigo; - Procurar a cura com grande busca, fazer jejum, e em seguida tomar um banho na água fria no batismo. E foi essa a penitência aplicada pelo profeta Eliseu ao guerreiro Naamã, ele viaja 1.000 quilômetros de distância para receber o perdão e a cura de seus pecados. E a pessoa recebe o perdão, e a igreja libera o perdão, assim Naamã fica curado, quando mergulha sete vezes nas águas do rio Jordão em Israel. E a pessoa fica livre do mal e sente-se sarado no corpo e no espírito. E logo  em seu "íntimo brotam rios de água viva", rios de benção, rios de alegria e prazer sem fim. Esta é a "boa confissão" dos nossos pecados aos líderes da igreja de Jesus Cristo, segundo nos orienta  o apóstolo Tiago em (Tg. 5:16) e Tiago acrescenta que há situações em que a pessoa chega até a adoecer, por causa do grande impacto negativo e depressivo que o pecado ou os pecados causa em nós, isto é, em nosso interior. E esse fato também é citado por Paulo a Igreja de Corinto quando ele diz, "que há muitas pessoas que comem e bebem o sacramento da "santa ceia" sem saber discernir o pecado no corpo, isso é, pecado não confessado e pecado não perdoado; e então essa pessoa come e bebe juízo para si, e o apóstolo Paulo acrescenta, e eis a razão porque há muitos fracos e doentes entre vós..." (I Cort.11:29-30) e os filhos de Deus e membros da igreja de Cristo, devem recorrer constantemente a confissão de pecados aos líderes principais da Igreja para que possam sarar em seu corpo e em sua mente. 

d) A corrupção dentro da Igreja que contamina a alma - Um bom exemplo típico dessa corrução que também está dentro da Igreja, no velho testamento. É o mesmo caso de Naamã general de guerra dos exércitos da Síria fica doente de lepra, conforme nos descrevem os cronistas sagrados em tempo de guerra entre os judeus e sírios, ( II Reis 5: 1-20) Quando  Geassi o "jovem coroinha" e servidor da Igreja e do profeta Eliseu que toma as escondidas o dinheiro de corrupção, e vai as escondidas explorar o leproso e desesperado Naamã que vinha até a cidade santa de Jerusalém como um desesperado de uma doença de morte. Então Geassi aproveita o momento certo, e em nome da igreja vai correndo atrás de Naamã para tirar vantagens, ( conta uma história) e toma por usurpação dele ouro e prata, dinheiro e roupas festivais, dinheiro corrompido de Naamã o sírio, que guerreia e mata o povo judeu na época, mas agora estava sarado de sua  doença de lepra pela palavra do profeta Eliseu. E segue muito feliz para sua terra natal Damasco capital da Síria.E em seguida vemos mais um caso de corrupção no seio da igreja,como resultado a entrada do pecado no coração humano.  O profeta descobre o fato de corrupção e não perdoa, pune seu discípulo, e amaldiçoa-o seu coroinha, com duras penas, castigos e maldições. E o segundo castigo do profeta Eliseu, a doença como maldição deverá cair sobre Geassi e toda sua família, e a doença de lepra de Naamã se apega a Geassi e a toda sua família. Fato esse que está registrado em (II Reis;5:21-23)

e) Observação - A operação da "lava jato" os promotores e investigadores estão em busca da verdade escondida,dessa quadrilha que está assaltando o nosso patrimônio público. Nesse tipo de trabalho investigativo da operação lava jato foi muito importante,o trabalho de toda a imprensa nacional, e de toda a mídia envolvida. Quer sejam jornais, revistas, televisão, repórteres,policiais, internet etc. E podemos dizer que nesta primeira fase todos estão de parabéns. E também estão de parabéns todos os envolvimentos na operação da "lava jato". Aqui a verdade é buscada á força pela polícia, ela é arrancada dos envolvidos mediate a ameaça de cadeia e prisão severa. Aqui na lava jato a confissão da verdade, vem pela chamada de 'delação premiada'.

Mais uma vez o Brasil está ensinando ao mundo como se "faz justiça para a elite", e para os poderosos do governo. E não somente para os pobres e coitados que roubam uma galinha, ou roubam um saco de arroz ou feijão para sustentar a sua família. Se bem que nessa operação da lava jato,ainda não tivemos nenhum político do alto escalão do governo brasileiro indo para a cadeia. Muitos políticos e autoridades do governo estão envolvidos em corrupção, e estão na mira e na lista da justiça brasileira para condenação, mas ainda não foram julgados, nem condenados, e muito menos para a cadeira. Esperamos que daqui para frente se faça a boa justiça de fato e de verdade para todos. E que o nosso Brasil seja passado a limpo de fato e de verdade. Pois esse câncer da corrupção brasileira vem desde o descobrimento do Brasil. 

III. O INFERNO LUGAR DE PENITÊNCIA TEMPORÁRIA


Sobre esse assunto assim se expressa padre  Vieira  em seu sermão;

“ A grande dúvida não examinada  e nem resoluta  até agora e a solução não outra senão o que eu dizia. Tudo o que obra  se  padece no inferno, ou  o faz  Deus  ou o fazem os condenados; O que faz Deus é  ordenado e ordenadíssimo, o  que fazem os condenados é suma desordem. E pergunta Vieira o que faz Deus no inferno?

A sua justiça decreta as penas, a sua misericórdia as modera, a sua sabedoria as distribui e a sua onipotência as executa, e com tal ordem, proporção  e medida que todas juntas ainda que tão terríveis  e espantosas resulta  no mesmo inferno  uma consonância e harmonia  pouco menos celestial  e verdadeiramente divina;  Nos tormentos  ou mais ou menos graves, ou mais ou menos agudos  que fazem as vozes; a diferença nas figuras, a eternidade dos tempos, a igualdade o compasso e o fogo, que é órgão das dores, tanto se levanta  ou se abaixa a pena, quanto é consonante a sua culapa....
E  o que fazem  os  condenados no mesmo inferno? Não se pode dizer  e nem imaginar a desordem, a confusão horrendissima daquele caos, concorde só no tumulto perturbadíssimo dos afetos e dos desafetos  e paixões com estrondo  confusissimo  dos bramidos e dos alaridos tremendos ,  com que aquela multidão imensa de línguas sacrílegas blasfemam a Deus no céu...

Ali no inferno - arde  o ódio, morde-se a inveja, escuma  a ira, a desesperação da raiva, grita furiosa a dor dos condenados, desafoga-se sem nunca  desafogar-se, converte-se  a vingança  em injúrias, em opróbrios, em maldições contra o sempre e mais e mais odiado Deus e amados Deus. De todos os seus atributos e de todos os benefícios divinos se ouve ali em desentoados clamores  a sua afronta, a justiça se chama injusta, a bondade se transforma iníqua, a misericórdia se torna cruel, a liberdade fica avara, a piedade ímpia, a sabedoria se torna em ignorância, e até a onipotência  se torna fraca e covarde, como empregada  somente aos  manietados e miseráveis.  No Pai se blasfema a sua criação, no Filho a redenção, no Espírito  Santo  a justificação e a graça,  e na humanidade sacrossanta  a humildade, a pobreza, a paciência, a obediência, a cruz de Cristo, e o mesmo sangue pago com seu infinito preço, derramado para apagar as mesmas chamas do inferno  que as acende, que as atiça, que assopra sempre mais e mais. Amigos e irmãos esta é a suma dissonância que lá há no mesmo inferno, é suma confusão das almas penadas, e sua desordem  que nos fala e considerava Jó  em seu sofrimento. E  porque  há  uma tal desordem no mesmo inferno? E  totalmente infernal  como concebida  e não proveniente da divina justiça de Deus, senão que é proveniente da maldade dos mesmos condenados, por isso  que com igual propriedade que do inferno se tira como lição o sumo horror...”

IV. O LAGO DE FOGO - A SEGUNDA MORTE - PECADO PARA MORTE

"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste século nem no futuro." (Mt.12:30-32)

E  Deus  não  julga  por aparência, mas  Deus  julga  a todos os  atos  humanos  pela  realidade  dos  fatos e  Deus  também  não tem  pressa  em  julgar  a  ninguém, ele  dá  o tempo  necessário  para  que  todo  o pecador  se  arrependa  do  mal.

“ Visto  que  não se  executa logo a sentença sobre  a má obra, o coração dos  filhos dos homens está inteiramente  disposto a  praticar o mal. E ainda  que o pecador faça o mal cem  vezes e os  dias se lhe prolonguem eu  sei  com  certeza que  bem sucede  aos  que temem a Deus .” Palavras  do  rei  Salomão no  livro  de  Eclesiastes ( Ecl. 8:11-12)

A Descida de Cristo ao Inferno  ao  Inferno  -  Segundo  a  versão da patrística  grega – Apócrifos  da bíblia  e outros  epígrafos. E escrito por Nicodemus aquele que foi procurar a Cristo a Noite; conforme nos escreve o apóstolo João no seu evangelho, em (João 3:1-15)

Apresentação do tema:  Os Evangelhos Apócrifos mostram uma versão diferente das enunciadas pela Igreja apostólica na questão sobre Jesus Cristo em sua vida é nos seus ensinamentos.E ao ler os Evangelhos Apócrifos percebi que são grandes patrimônios históricos da humanidade e que foram frutos das primeiras comunidades Cristãs e possuem influências gregas, egípcias, judaicas  etc. E que em alguns Evangelhos Apócrifos que citam Jesus de Nazaré e a sua doutrina são fantasiosos e outros Evangelhos Apócrifos até ultrapassam os  Evangelhos Oficiais e que vem somar aos ensinamentos de Jesus Cristo e completando grandes lacunas que existem atualmente. Os Evangelhos Apócrifos eram aceitos por diversas comunidades apostólicas-universais de todo o Império Romano, e a definição dos evangelhos que seriam verdadeiros e os tidos apócrifos começaram com o Imperador Constantino (272-337) e terminaram com o Decreto Gelasiano (492-496).


Os espíritos que causam a tempestade no inferno, são as tempestade das injúrias e da contínua blasfêmia a Deus. E assim nestes termos se expressa Santo Agostinho dizendo:

"Para inteligência deste pensamento havemos de supor com a sentença comum dos teólogos que no inferno somente são punidos e castigados os pecados cometidos nesta vida. Os outros pecados que se cometem no inferno, tais como as contínuas blasfêmias e injúrias a Deus,não se castigam lá com nova pena, Segue-se que nesta terceira parte do inferno cessa totalmente harmonia e tudo resulta em nova dissonância e vem uma circunstância de horror incomparavelmente mais tremenda e tempestuosa.

Pois os pecados que são cometidos nesta vida e vingados por Deus em Cristo, fazem a harmonia no inferno, porque a pena proporcionada está sempre junto da culpa,porém os pecados que se cometem no inferno como uma nova culpa não correspondem a nova pena, e em lugar daquela harmonia fazem uma nova dissonância tempestuosa, tanto maior quanto mais horrenda, quando o ódio e o desprezo por Deus é o maior pecado e não tem perdão, nem nesta vida e nem na eternidade nos fala o apóstolo João: "é pecado para a morte". ( I João 5:16-17) é - pecatum ad mortem - pecado de morte.

 E ainda nos acrescenta Santo Agostinho dizendo: Aqui está Deus ofendido mas vingado na cruz de Cristo, Lá no inferno não é mais vingado e mais e mais ofendido, fica uma pena de pecado sem perdão. Aqui triunfa a justiça  e desagrava-se o poder, lá prevalece o delito e a culpa e eterniza-se o agravo, aqui na terra o fogo da pena apaga a ofensa em Cristo,Lá no inferno o pecado da impunidade da culpa acende a injúria"...Esta é segunda morte onde serão lançados todos os que foram julgados e punidos, e serão lançados no lago de fogo junto com a morte e o todo o inferno blasfemador, é o que nos fala o livro do apocalipse .
(Ap.20:14) Santo Agostinho em seu artigo Pena e Castigo.

APLICAÇÃO DA MENSAGEM -DORES  E O CASTIGO  NA LÍNGUA  DO RICO AVARENTO

Meus irmãos e amigos vejamos na parábola do rico e o do pobre Lázaro que é pintada por Cristo em suas palavras concatenadas e bem coligidas.E o rico lembra-se após a sua morte dos seus parentes e dos seus irmãos, e deseja ir evangelizá-los, mas depois de convencer-se de que ele não poderá sair de lá, pede ajuda ao Pai Abraão para que ele envie alguém e que vá ate a sua casa paterna, e avise o seus irmãos do perigo que estão correndo em vida.E agora vejamos irmãos; o rico sabe quantos irmãos tem, ele está consciente, ele raciocina, ele entende, ele se comunica, e de repente ele vê a Lázaro, o mendigo e miserável que sempre estava ao lado de sua casa esmolando, ele sabia que Lázaro estava doente, e ele verifica de que Lázaro estava bem agora, mas que ele agora estava e muito mal. Conforme nos descreve Lucas (Luc.16:23) "E o rico no inferno estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Lázaro no seio de Abraão..." Lázaro  Mas há uma outra coisa que me chama a atenção neste texto, é de que o rico se lembra de tudo isso. Mas há uma parte de seu corpo, uma parte de seus membros que mais lhe doía, era a sua língua e a sua garganta; e nós perguntamos; o por que de tudo isso? porque a sua língua e a sua garganta lhe doíam tanto?

"E disse mais o rico; Pai Abraão manda a Lázaro que molhe em água o dedo e me refresque a língua  porque estou atormentado nesta chama..." (Luc. 16;24)A resposta possível eram as blasfêmias que ele desferia contra as autoridades e contra o misericordioso Deus no inferno. Mas creio que a resposta sobre este assunto vem do mesmo apóstolo Tiago que nos fala sobre a língua e sobre os cuidados com a nossa língua na difamação e calúnia, no capítulo três assim ele nos diz: (Tiago 3:1-10)" Ora a língua é fogo, a língua é um mundo de iniquidade, a língua está situada entre os membros do mesmo corpo e ela contamina o corpo inteiro,e ela não só põe em chamas toda a carreira da existência humana como também ela mesma é posta em chamas pelo inferno". Ora aqui está a grande advertência a todos nós cristãos piedosos; Enquanto que os seres angelicais descritos no livro do apocalipse os querubins cantores selecionados estavam dia e noite louvando a Deus dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus que era, que é, e que há de vir...! E os outros seres infernais estão do lado de lá, fazem o contrário, dia e noite estão blasfemando ao autor de toda a criação em Cristo. E nos acrescenta Tiago dizendo no mesmo texto: Ora toda sorte de feras e animais se doma e tem sido domados pelo gênero humano, mas a língua nenhum dos homens é capaz de domar, pois ela está carregada de veneno mortífero.

Irmãos o que me espanta é que Deus não somente esteja no céu como também no mesmo inferno, conforme nos diz o salmo 139 “ ...Se subo aos céus lá estás, mas se  desço ao mais profundo inferno lá estás também... E daí se conclui que Deus padece no mesmo inferno  com suas criaturas rebeladas, e que Deus por sua imensidão não só esteja no céu como também  está  no mesmo inferno que ele criou para as suas criaturas rebeladas. De modo que pode padecer sim, e padece  com suas criaturas. Como vimos Deus padecendo em Cristo na cruz do calvário, e como Cristo padeceu e padece no mesmo inferno as suas injúrias, e assim Deus padece no inferno, conforme temos visto quando Cristo vai descer  a mansão dos mortos logo após a sua crucificação,ele desceu aos infernos para resgatar os seus escolhidos que ficaram presos nas trevas por tantos e tantos anos. Deus manda que meu coração o ame, que a minha língua o louve, porém não pode mandar que meu coração o aborreça, e nem que minha língua o blasfeme. Portanto irmãos e amigos o nosso caminho é o caminho de nos reconciliarmos com Deus através de seu filho Jesus Cristo que nos trouxe o ministério da reconciliação. Que o nosso Bondoso Deus abençoe a todos nós e nos e nos livre de todo pecado, e do inferno, e nos dê a sua paz.A Paz de Cristo Jesus que excede todo entendimento humano.


BIBLIOGRAFIA  DE  APOIO

1. Evangelho de Nicodemus - Livros Apócrifos Ciclo de Pilatos -Tudo acontece como na divina comédia de Dante Aliguieri. Dois textos apócrifos constituem o Evangelho de Nicodemus: Atos de Pilatos e Descida de Cristo ao Inferno. Um em  sequencia  do outro e o completa, embora escritos em épocas diferentes. Justino, em 150, menciona em seus escritos um texto chamado Atos de  Poncio Pilatos, narrando os acontecimentos posteriores à  Crucificação.  Descida de Cristo ao Inferno - Editora Fonte Editorial,2005 Rua Barão de Itapetininga - SP - Capital  paginas 742-572 2005.

2. Padre Vieira  1608-1697 -  Sermões de padre Vieira Discurso Quatro - Decretos Horríveis de Deus - página 246- 272. Vale a pena lembrar que o padre Vieira que era um ferrenho jesuíta e perseguidor  dos protestantes  na época, era um agostiniano grande parte de seus sermões foram baseados nas pregações e sermões de Santo Agostinho.Nisso Vieira se aproxima dos calvinistas, que parece que ele tanto combatia em suas mensagens. Em quase  todos os seus sermões ele faz alusão ao teólogo Santo Agostinho. E quando ele escrevia este sermão dos decretos horríveis de Deus ele estava possível mente na cadeia. Pois ele foi cônsul no  Na Itália e na França; e pelo que consta na história e ele dois anos preso e desterrado por  ordem papal da época.

3. Livro de Santo Agostinho em Pena e Castigo, Textos selecionados de teologia . - Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, responsável pela elaboração do pensamento cristão. Deixou uma obra literária gigantesca, foram 113 trabalhos, 224 cartas e mais quinhentos sermões [Biografia de Santo Agostinho]

4. A Divina Comédia de Dante Alighieri - Escritor italiano que viveu nos anos de 1265-1321, estudou ciências, artes e teologia. E foi preso e exilado, e na prisão escreveu o poema de a Divina comédia, que se tronou em clássico da literatura universal. Onde autor nos fala em tom poético os horrores do inferno, e os cuidados para não se ir para lá. Aqui Dante faz uma analogia com o seu estado prisional da época, e na prisão onde ele mesmo estava penando por motivo desconhecido.

4. Biblia Sagrada -  Textos selecionados da parábola de Lucas onde ele descreve os horrores do inferno do rico avarento e os cuidados de que devemos ter para não ir ao inferno. E Nessa parábola Cristo quer atingir os saduceus e aos fariseus que não criam no inferno. Alias, os fariseus criam no inferno mas negavam a Deus por suas atitudes, e os saduceus ao contrário não criam que existisse céu, anjos ou inferno. Eram os ateus ou atoas da época de Cristo. (Luc. 16:19-31) e os cuidados com a nossa linguagem, o pecado da blasfêmia aos homens, as autoridades e Deus nosso supremo e misericordioso Deus. Escrito por São Tiago e com bastante propriedade e fala sobre os perigos da nossa língua e da nossa linguagem. E os dez mandamentos em Êxodo (20;3-19) 

5. As Institutas da Religião - Quem foi ?
João Calvino foi um importante professor e teólogo cristão de nacionalidade francesa.
 Nasceu na cidade de Noyon em 10 de julho de 1509 e faleceu na cidade de Genebra (Suíça) em 27 de maio de 1564. Calvino teve um papel histórico fundamental no processo da Reforma Protestante. Foi o iniciador do movimento religioso protestante conhecido por Calvinismo.
Biografia, idéias e doutrina - Até os 24 anos de idade Calvino era católico. Em 1533 converteu-se ao protestantismo. Foi perseguido na França e, no ano de 1536 fugiu para Genebra (Suiça).  
Principais idéias (concepções religiosas) defendidas por Calvino:
-  Salvação só é atingida através da fé;
- Predestinação: a salvação é concedida por Deus somente para algumas pessoas eleitas;
 - Todo homem é pecador por natureza;  
- A realização de culto religioso deve ser feito em local simples e sem imagens.
 O culto deve ser  composto apenas por comentários bíblicos, sem cerimônias;
 - Realização da eucaristia e do batismo.  
Obras de João Calvino:
- De Clementia - obra anotada de Sêneca - 1532
 - Psychopannychia – 1534  
- Institutos da Religião Cristã – 1536  
- Catéchisme de l'Église de Genève - 1542 ( Textos selecionados Internet 2016)

6. Textos Avulsos de Sermões pela Internet - e Livros avulsos de pregadores

Rev. Alfonso Czaplinski




segunda-feira, 14 de março de 2016

REINO DOS CÉUS - TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO

by: Alfonso Czaplinski
Na busca pelo conhecimento do reino dos céus, e Cristo nos acrescenta dizendo; "buscai em primeiro lugar o reino dos céus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas..." Ou seja, buscai conhecer  em primeiro lugar, ou buscai melhor o reino dos céus. Isto é, dedique mais seu tempo, dedique-se mais ao estudo da bíblia, dedique-se mais a oração, dedique-se mais ao jejum, use mais e mais a sua inteligência, use mais a sua tecnologia, use mais a sua sabedoria,afinal ame mais a Deus. E em seguida ele vai descrever  como é o reino dos céus. E vale a pena ressaltar que aqui Jesus está falando com os homens simples, são pessoas do campo, lavradores, pescadores, mineiros, aqueles homens que trabalhavam nas minas de carvão, na busca das minas, e na busca do "garimpo" de pedras preciosas. E ele começa a fazer as lindas  comparações do reino dos céus e a sua busca que deve ser contínua e apaixonada. E falando em minas e garimpo das pedras preciosas, vejam o que acontece nos dias de hoje em nosso Brasil, é uma cena apocalíptica.

Figura abaixo mostra do "mar de lama" na tragédia do Município de Mariana de (MG)da mineradora São Marcos.É uma cena apocalíptica pela busca desenfreada por jóias e minerais, pela ganância dos mineradores e garimpeiros da modernidade...
                                                      Imagem google 2016
Se prestarmos atenção na bíblia nos vamos verificar que o capítulo treze de Mateus Jesus vai nos falar sobre as comparações do reino dos céus.Ora ele compara o reino o céus ao um lavrador ou semeador que semeia o seu campo, semeia o trigo e com o trigo vai nascer o joio. Mas nesse capítulo vamos nos a ter a busca do reino dos céus pelo garimpo de pedras preciosas, das pedras de valor. Onde elas se encontram? E a ganância das pessoas e empresas pelo buscar e achar ouro,prata, pedras preciosas, pérolas etc, E as empresas Mineradoras e a sua ganância é grande nos dias de hoje. Haja visto,vemos pelos meios de comunicação a grande tragédia ambiental que ocorreu na cidade de Mariana no estado de Minas Gerais na empresa mineradora São  Marcos, uma empresa subsidiária de outra grande mineradora e exploradora de minerais e pedras preciosas chamada de Vale do Rio Doce. Como é grande a ganância e "obsessão" pelo lucro dessas empresas. E são enormes os males que eles causaram e causam ainda para as cidades ribeirinhas dessa região e toda a extensão do Vale do Rio do Doce, e sua afluência até chegar ao mar. É a morte de todos os peixes das fontes da águas e dos rios. 

E parece que o nosso governo assiste a tudo isso sem tomar uma posição firme contra essas mineradoras e nossas exploradoras, e exploradoras dos seres e humanos que estão na região, e estão sofrendo as maiores aflições de sua vida. E parece que não receberam e nem recebem apoio da empresa que causou estes grandes males ambientais na região. Assim nos informa os jornais e meios de comunicação que temos visto. É o desespero humano sem precedentes. E eles poluíram com seus dejetos industriais e minerais os rios, as fontes das águas, toda a vegetação da região, e morreram os peixes, os animais, os pássaros etc. 

E o pior de tudo isso, que por detrás destas grandes corporações e mineradoras estão os grandes grupos empresariais e exploradores nacionais, e internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, China, Japão etc. E parece que contra eles não existe lei e justiça em nosso país. Pois eles manipulam tudo e a todos, e roubam e assaltam as nossas minas e levam para fora do país os nossos minerais preciosos e de alto valor e que no futuro próximo de alguma forma sentiremos a falta destas minas. Embora o nosso Brasil seja um país rico e abençoado por Deus. Mas mesmo assim nós brasileiros devemos cuidar bem do que Deus nos deu. E as nossas autoridades devem vigiar de perto essas mineradoras que nos assaltam e destroem toda a nossa fauna, flora e riquezas minerais e belas fontes de águas cristalinas que temos e que Deus nos agraciou em sua bondade.

As nações mais ricas do mundo em minerais preciosos são os Estados Unidos,a Rússia, o Brasil, Africa do Sul etc. Os dez países que tem maiores reservas de ouro e pedras preciosas. Em primeiro lugar estão os EUA com  8 133 toneladas de ouro. O nosso Brasil tem 67 toneladas de  reserva em ouro no banco central aproximadamente, dados de dezembro de 2015.
                                                Fonte google 2016

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um 
homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Mateus 13:44-46


I. O HOMEM DE VALOR ESPIRITUAL QUE ACHA O BOM CAMPO DE EQUILÍBRIO ESPIRITUAL - A BOA TERRA PARA MORAR E VIVER - A TERRA QUE MANA LEITE E MEL - A CANAÃ CELESTIAL - A PEDRA FILOSOFAL

Na simbologia das pedras preciosas ou pedras vivas que nos fala o apóstolo Pedro e que vamos encontrar em todo universo. Se estudarmos a fundo vamos descobrir que a bíblia nos fala que  cada pedra tem a sua influência FÍSICA e EMOCIONAL no ser humano. Assim nós iremos descobrir que as pedras preciosas, sais minerais, tabela química e metais atômicos e metais ferrosos fazem o equilíbrio no corpo e na mente do ser humano, um equilíbrio tanto mental, físico como espiritual. Assim temos na terra muitas pessoas que estão doentes e em depressão profunda, e não querem viver porque ainda não tem ou não receberam o equilíbrio do universo interior, a paz, a alegria, a mansidão, a longanimidade... etc. Que são o fruto do Espírito no interior das pessoas. 

Na simbologia da busca desenfreada pelas pedras preciosas, ouro, prata etc. Assim essa mesma paixão deveria ser canalizada do ser humano na busca do reino dos céus ou reino de Deus. Pois a maioria dos homens não sabe nada sobre o reino dos céus ou reino de Deus. Aqui os evangelhos de Jesus Cristo nos ensinam por parábolas,e nos dizem que as melhores pedras vivas, pedras preciosas, pedras de pérolas, são os homens bons líderes e são as mulheres líderes de alto valor. São os doze líderes da igreja de todos os tempos. E vamos notar que Deus mandou que os sacerdotes do velho testamento usassem na sua roupa sacerdotal ou no chamado de Urim, Tumim, e no peitoral dos sacerdotes deveriam estar afixadas as doze pedras preciosas de metais com simbologia emocional e espiritual.

Mas vamos aos dados das pedras preciosas e campos preciosos na vida espiritual que a bíblia nos fala e nos ensina pela simbologia e por parábolas. Que país hoje em dia tem a melhor reserva de pedras preciosas de valor no campo espiritual. Vou insistir ma mesma pergunta: Que país hoje em dia tem a melhor terra espiritual, uma terra que "mana leite e mel" uma terra espiritual". Um campo preciso de grande valor, um campo de valor imensurável. Eu ouvi falar pelos nossos sábios que hoje em dia o país que tem os maiores valores espirituais é a Índia. Pela sua grande capacidade de suportar as fadigas, as dificuldades e reveses da vida. Um ser humano indu pode suportar uma fadiga incrível, e pode ficar até 3 dias sem comer e beber água, pode ficar até uma semana, fica até um mês em estado de jejum ao lado rio rio Ganges fazendo as suas orações. Aqui os evangelhos nos sinalizam uma boa terra, e nos e a nossa igreja  sinalizamos como uma boa terra para se plantar a boa semente do reino dos céus.E uma boa terra para se  evangelizar e plantar a boa semente de Cristo. Ela poderá brotar, crescer e frutificar de até 30 por centro, de até 60 por centro, de até 100%.

Más nós vamos notar que no começo do capítulo 13 de Mateus Jesus começa falando sobre o semeador do passado, o semeador do presente e o semeador do futuro. E ele nos diz uma coisa interessantíssima,  diz que uma parte da semente caiu a beira do caminho, outra parte as aves a comeram, outra parte caiu em terra pedregosa, outra caiu em terra espinhosa e ainda a última caiu em uma terra boa, e esta boa terra que simboliza o (coração humano) a boa semente que produziu a trinta por cento, a sessenta por centro, e a cem por cento. Mas aqui queremos falar sobre as pérolas de Cristo. O bom campo, o bom terreno, a boa nação. As nações evangelizadoras do passado, as nações evangelizadoras do presente, e as nações evangelizadoras do futuro; quem são e onde elas estão? Que país é esse?

Qual é o país do mundo que produziu a cem por cento, que país é esse que produziu espiritualmente a melhor pérola, a melhor pedra preciosa do mundo. É a igreja de Cristo que está na terra, é o Israel antigo de Deus a Igreja do velho testamento, a Igreja do novo testamento. Então vamos aos dados e vamos a pesquisa da bíblia, já na travessia do mar do Egito  e chamado de Mar Vermelho. Lá está a Igreja militante a igreja que sofre, a igreja que é escravizada. Ele tem as chaves da morte e do inferno. Ela precisa ser libertada, ela igreja do velho testamento precisa comprar o bom campo, comprar o campo com o preço de suor, lágrimas, e sangue da cruz de Cristo. Essa mesma igreja precisa passar pelo deserto das arábias por um período de 40 anos. Ela precisa comprar e se apoderar do bom campo, ela precisa comprar o bom campo da terra da Canaã celestial. Lá lhe será dito o que ela deverá fazer pela boca dos profetas, e nesse novo campo da Canaã que é comprado com sangue, ela precisa expulsar os homens maus, ela precisa evangelizar, precisa expulsar a maldade e o pecado pela espada de Cristo, os maus inquilinos, os heteus, cananeus, os filisteus, os fariseus etc. Precisam de converter a Cristo. A igreja precisa "cavar" ou evangelizar esta terra, ela precisa buscar as pérolas de cristal, precisa buscar as pérolas, os diamantes de Cristo que são os homens e mulheres de valor.O evangelho precisa ser pregado a toda criatura. Como nos disse Cristo:" Ide por todo mundo e pregai o evangelho" quer crer e for batizado será salvo,..." quem não crer sobre ele permanece a ira de Deus.
                       Travessia do rio Jordão no tempo das cheias - Fonte internet 2016

II) DOZE PEDRAS TIRADAS DO LEITO DO  RIO JORDÃO - OS DOZE LÍDERES PÉROLAS

E já na entrada rumo a terra prometida Deus manda que Josué toque as águas que estão nas cheias e transbordando as suas ribanceiras. Que Josué pegue as doze pedras que estão no fundo do rio, sim irmãos essas pedras estão escondidas no leito do rio Jordão. E que são doze pérolas que simbolizam as doze lideranças da igreja do velho testamento.

Assim nos diz a bíblia em Josué (4:1- 7)

Sucedeu que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo: Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem;
E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite.Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem;

E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;

Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras?

Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. 

E a bíblia vai mais além, e nos dá nome dessas DOZE pérolas preciosas que são doze homens e o nome deles são os doze filhos de Jacó, são homens que estiveram no Egito antigo como escravos e passaram pelo fogo da provação, e pelo fogo do chicote e da humilhação e venceram o Egito pela força de sua fé em Deus.

a) Bênção profética do  pai Jacó aos seus doze filhos e sua profecia: Conforme gênesis (49:1-33)

a) A PERSONALIDADE DOS DOZE PATRIARCAS

Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros; Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.

1)Rúben, - tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama. Contaminou o leito de seu pai.

2) Simeão e Levi - Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel. Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. São guerreiros de nascença segundo a profecia de seu pai e Levi tem a vocação religiosa. Pois dele procedem os levitas e sacerdotes e pastores do Israel antigo.

3) Judá - Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite. É o bom político e bom administrador da nação.

4) Zebulom - Zebulom habitará no porto dos mares, e será como porto dos navios, e o seu termo será para Sidom. É marinheiro mercante e marinheiro de guerra.

5)Issacar - Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo. Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
Tem uma personalidade de bom jurista segundo a profecia de seu.

6) Dã - Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Senhor! É bom cavaleiro e criador de gado.

7) Gade - Quanto a Gade, uma tropa o acometerá; mas ele a acometerá por fim. É domador de exércitos e guerreiros.

8) Aser -  De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais. Vocação para o principados e para os políticos.
9)  Naftali  - Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas. Tem um coração de escritor e poeta.
10) José -  José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos. Bom político e bom administrador do mundo.

11) Benjamin - Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo. Homem de guerra, bom caçador.

12) Simeão  - Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel. Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. São bons guerreiros para os exércitos de Israel. 

b) A PERSONALIDADE DOS DOZE APÓSTOLOS 

II) AS DOZE PÉROLAS DO NOVO TESTAMENTO -  OS DOZE APÓSTOLOS 

Agora são vinte e quatro anciãos

Todos nós já ouvimos falar no trabalho dos doze apóstolos 
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. Lucas 6:13-16


1) Simão Pedro - Suas cartas de primeiro e segundo Pedro revelam todo o seu trabalho e seus atos de fé e testemunho junto da igreja de Cristo. Homem de espírito irrequieto e valente.

2) Filipe - Não deixou nada escrito para nós e suas obras não foram muito divulgadas.

3) Mateus - Temos os evangelhos e relatam em parte a sua atividade com o testemunho de Cristo e sua igreja.

4) Tiago - Escreveu a carta de Tiago e sua obra de evangelização dos judeus. 

5) André - Pouco se sabe sobre os seus atos na evangelização, não foram muito divulgados.

6) João - O apóstolo amado foi o que mais escreveu e testemunhou sobre o evangelho de Cristo e esteve na Turquia oriental evangelizando. Escreveu as três cartas de João e o livro do  apocalipse. 

7) Bartolomeu - Também é outro desconhecido, pouco se escreveu sobre ele e sobre a sua obra. 

8) Tomé - o homem que duvidava e somente cria no que via, simboliza a nossa igreja dos dias de hoje, a igreja da era da tecnologia. 

9) Tiago filho de Alfeu - Também é outro desconhecido 

10) Simão chamado e apelidado de Simão o Zelote. Desconhecido. 

11) Judas irmão de Tiago - Escreveu um pedaço de carta. Pouco conhecido.

12) Judas Iscariotes - Ou Judas o traidor de Cristo. Bastante conhecido no mundo afora, e dito como policial e traidor de Cristo.

13) Paulo apóstolo - Bastante conhecido, o homem de dupla personalidade, foi um grande perseguidor da igreja de Cristo, mas depois da conversão, foi o mais ativo dos apóstolos, foi o homem que mais escreveu e mais instruiu a Igreja de Cristo. 

APLICAÇÃO DA MENSAGEM  A  IGREJA DE CRISTO DO FUTURO

Mas nossa Igreja dos dias atuais precisa de milhares desses homens e mulheres de valor

A igreja de Cristo tem o tesouro escondido em seu campo de trabalho. E no livro do apocalipse esse tesouro reaparece na cidade celestial. E a igreja precisa produzir os frutos do espírito que são citados pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas. (Gal.5:18-25) 

"E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era  na aparência semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro." Apocalipse 4:2-4

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 

E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.

E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. 

                                  Pedras de jaspe que formam o muro celestial


O Jaspe é outro membro da família das Calcedônias. Encontrado no mundo inteiro, ele aparece nas variedades vermelha, amarela, verde ou marrom.

Muitos especialistas em curas sugerem seu uso em elixires, porque não super estimularão nenhuma parte do corpo. (Veja o Glossário para encontrar mais detalhes sobre elixires.) 

De fato, esta pedra é considerada mais eficaz se usada por um longo período de tempo, pois ela trabalha lentamente.

Qualquer benefício de Jaspe leva tempo para acontecer, por ele ser um trabalhador metódico e meticuloso. 

Contudo o resultado total do uso prolongado do Jaspe em práticas de cura será a unificação de todos os aspectos de sua vida. 

Com paciência, qualquer pessoa usando o Jaspe sentirá uma continuidade de espírito e de corpo que pode melhorar grandemente tanto o trabalho quanto o lazer. 

Alem disso, cada cor do Jaspe tem qualidades específicas quando usada sozinha.

Na antiguidade, o Jaspe tinha uma grande reputação como provocador de chuvas. O autor de Lithica, no século IV, escreve:

Os deuses propícios ouvirão com atenção às preces, daqueles que usam o verde Jaspe polido, sua gleba seca, ele saciará com chuvas e enviará água para encharcar a terra.

Talvez a coloração verde da pedra tenha sugerido sua associação com campos verdes.

No século IV, o Jaspe era reconhecido como dispersador de espíritos malignos e protetor daqueles que o usavam contra mordidas de criaturas venenosas. 

Um autor anônimo alemão do século XI ou XII assegurava que, se o Jaspe fosse colocado em uma mordida de cobra, o veneno seria totalmente absorvido da ferida.

O Jaspe era incrustado em Ouro e usado sobre o peitoral dos grandes sacerdotes no tempo de Aarão. ( Fonte Cristais Aquarius - O significado das pedras )


O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.


E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.


E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:14-23


O Nosso Brasil de hoje precisa desses 24 homens ou vinte quatro homens e mulheres de valor. E perguntamos o que a igreja brasileira tem produzido? Falsos profetas? Falsos pastores? Igrejas transformadas em comércio.? A nossa igreja brasileira precisa desses homens no campo governamental, pois assistimos pelos meios de comunicação a grande corrupção do ser humano e do governo brasileiro. O nosso PT e partido do governo Lula e Dilma está afundado no mar de lama de corrupção. A Igreja brasileira precisa desses homens e mulheres no campo empresarial, quantas empresas estão fechando em nosso Brasil. Quanto empregos estão sumindo? Afinal aonde estão os nossos bons líderes os homens de diamante, os líderes de pérola? A Igreja de Cristo precisa desses homens para dirigir o nosso grande Brasil moderno. Aliás, hoje em dias nós precisamos de milhares desses bons homens e mulheres que receberam a vocação para guiar e dirigir o o nosso povo, a nossa igreja e a nossa nação. E oremos que Deus no ajude!
Alfonso Czaplinski