quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TEOLOGIA DOS PROVÉRBIOS - CASAMENTO CONTEMPORÂNEO


Os provérbios da teologia popular, os ensinos em "tons poéticos",e o ensino através da poesia no casamento e dificuldade no lar,sexo, traição no lar, adultério,relacionamento conjugal, criação dos filhos e tudo mais... está no livro dos provérbios do rei Salomão.


Isso parece incrível mas o rei Salomão foi fundo no casamento e ele escreveu com detalhes invejáveis, o sábio, o cientista social e político fala sobre sobre o casamento, sobre as mulheres e sua angústia no casamento, educação dos filhos, problemas do casamento em geral e relacionamento do marido-mulher. E o incrível em tudo isso é que ele fala de uma forma poética um assunto tão complicado e tão melindroso do casamento. Creio que Deus usou um homem assim para dar o recado do casamento para os casais modernos e as dificuldades que ele mesmo sentiu em seu próprio casamento, pois ele mesmo escreve no livro de cantares e Eclesiastes de que ele não era feliz e quando dizia: " Vaidade de vaidades tudo é vaidade..." ou " É ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?" (Eclesiastes 1:1-3) E diz mais,"de mil funcionários homens eu achei um que me servia com agrado, mas dentre as mil mulheres que eu tenho, não encontrei uma que me amasse de verdade..." Conforme ele nos escreve em Eclesiastes (Ecl.7:27-29)


Tudo isso é muito bom porque ele nos escreve como um pensador, como filósofo, como cientista social, como mais um "fracassado no casamento", como um homem que não era feliz no seu casamento. Assim ele tem a coragem de nos revelar muita coisa que nós geralmente escondemos dentro do nosso casamento e dentro do nosso lar, como muitos de nós fazemos hoje em dia. Temos vergonha de falar que o nosso filho é deficiente mental, epiléptico,que é gay, lésbica, machorra, etc.Temos pessoas que já se casaram duas, três vezes ou mais e não deu certo seu casamento. Freud o médico e cientista social da era moderna foi fundo no sexo e em primeiro momento assustou toda a Europa e em especial a igreja do século dezenove e vinte. Pois dizia a sua esposa: "Se eu não conhecesse bem a fundo meu marido e o que ele faz e como ele estuda os complexos de Édipo e a sexualidade humana etc. Eu diria que ele é um grande depravado sexual..." E daí Salomão expõe toda a angústia do seu coração com uma sinceridade incrível diante de Deus e diante dos homens, e não como faziam os fariseus: Que tinham preguiça em falar, escrever e ensinar o povo, e queriam apenas explorar e escravizar o povo através da sua religião e suas doutrinas pesadas. 
                                                       Resultado de imagem para imagens de casamento felizResultado de imagem para imagens de casamento feliz
"Fariseu" ou um "religioso de carreira", ou"um interprete da lei", um teólogo da era moderna, ou um tipo dos nossos advogados e juízes de hoje em dia, que quando aplicam a sentença de uma causa eles vão examinam o códigos de leis, interpretam e depois aplicam pena, e dão a sentença de absolvição ou condenação para um ou para o outro. E ou como aqui no Brasil nós temos os nossos "políticos de carreira" e nós os conhecemos muito bem "como eles são maus ao seu povo", o que eles fazem? e como eles nos enganam e querem continuar nos enganando.? Assim mesmo faziam os fariseus religiosos de carreira da época de Jesus: E Jesus os denuncia dizendo: Ai de vós fariseus escribas da lei, e intérpretes da lei. Então nesse sentido podemos dizer que os "fariseus" modernos podem ser um "politico", ou juiz advogado, ou então o religioso de carreira dos tempos modernos. Ou ainda "fariseu" podemos ser nós mesmos;nós pastores, políticos, juízes, advogados etc. pois todos nós temos algo em nós que "desagrada" aos homens e desagrada a Deus.


E Cristo continua dizendo os seus ais sobre os fariseus;"Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’". Conforme nos escreve o evangelista Mateus em ( Mt.23:1-33) Aqui Jesus expõe todos os "ais" de condenação aos fariseus que "eram políticos e religiosos de carreira", uma casta de gente perigosa, enganadora e traiçoeira diante de Deus e diante dos homens, assim Jesus os condena em sua voz profética.


Salomão que viveu por volta do ano 950-880 Ac. o grande rei sábio dos tempos antigos, foi um homem que recebeu tudo de Deus para ser feliz, recebeu o que "pediu e também recebeu o que não pediu" ao divino. Mas vemos que ele mesmo descreve nos seus livros bíblicos e outros livros históricos que ele não fora feliz em seu casamento. Lemos que os profetas e os cronistas bíblicos o acusaram de traição e idolatria ao Deus de Israel. Pois ele tinha em seu harém mais de mil mulheres e concubinas e elas mesmas com os seus deuses e venerações estranhas aos "outros deuses" lhe perverteram o coração. Conforme lemos no livro de Reis capítulo onze como lemos a seguir:


E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor e de coração para seguirdes os seus deuses. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. (1 Reis 11:1-6)


Mas foi o mesmo rei Salomão que nos dá os melhores ensinamentos da palavra de Deus para a família de dias atuais. E No livro de provérbios ele nos fala de como a nossa família atual faz e deve fazer para viver melhor. E o livro de provérbios ele nos fala com detalhes psicológicos e em tons poéticos tudo é descrito nas grandes verdades que acontecem na vida dos casados. Salomão nos ensina no livro de provérbios advertindo de que se quisermos estabilizar nossa família precisamos escolher bem a nossa futura esposa,ter sabedoria, precisamos trabalhar com alegria,sem preguiça para trabalhar e muito amor no coração. Esse é o clamor da sabedoria o desviar-se do mal, aprender a viver bem no casamento e viver  bem aqui na terra.

I) ADVERTÊNCIA - ORIENTAÇÕES AOS FILHOS JOVENS 

Pois para se constituir uma família é preciso ter boas intenções, muita vontade de trabalhar, amor pela sua esposa e filhos. Quanto custa para criar um filho? 

Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe.
Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!
Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas.
Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas.
Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”
Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.
Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.
Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando.
No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.
O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.
(Pv.1:8-15) NTLH

Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:

Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?
Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.
Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção.
Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.
Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês.
E no verso quatro ele vai nos falar sobre a sua experiência que teve com seu pai Davi quando ele diz; 


"Quando eu era menino, filho único dos meus pais,o meu pai me ensinava, dizendo: – Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.
Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo.
Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança.
Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.
Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.
A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.
Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.
Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.
Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.
Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles.
Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.

Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém". (pv. 4:3-16) NTLH

II) ADVERTÊNCIA - DA  MULHER "LASCIVA"  E PROBLEMAS SEXUAIS 

E no capítulo cinco de provérbios ele vai nos falar sobre a mulher "lasciva", ou uma palavra que vem do latim e quer dizer: 'pegajosa " ou da palavra "lascivo" aquela pessoa de caráter com tendencias para a sensualidade, para luxúria exagerada, para a depravação sexual etc." Esta mulher não é boa para  casar nos diz o rei Salomão, e quem com ela  casar, terá ou sentirá uma "amargura mortal" em seu casamento. (Pv.5:7-18) Conforme lemos nos textos abaixo.

"Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo!Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa!
Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis.
Sim, pessoas estranhas tomarão toda a sua riqueza, e o que você ganhou com o seu trabalho acabará nas mãos dos outros.
Você ficará gemendo no seu leito de morte enquanto todo o seu corpo vai sendo destruído pouco a pouco. Então você dirá: – Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém.
Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles
e quase caí na desgraça diante de todos.
Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.
Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem.
Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros.

Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você" (Pv.5:7-18) NTLH

A nossa sociedade está marcada pela desavença da sexualidade do gênero masculino, feminino, os héteros, os gays, lésbicas, as machorras etc. Nessa época o rei Salomão não tinha conhecido o nosso médico e cientista social chamado Freud que nos escreveu sobre o "Id, o ego e superego" os nossos três tipos de comportamentos. 

III) ADVERTÊNCIA - DO NÃO SE COMPROMETER EM FIANÇA

Filho, você é fiador de alguém?
Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez? 
Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.
Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador. (Pv.6:1-5)
:
IV) ADVERTÊNCIA - DO TRABALHAR COM SABEDORIA E SEM PREGUIÇA 

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,
mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.
Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?
Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Pv. 6: 6-11)

V) ADVERTÊNCIA - DO LIVRAR-SE DA MULHER ADÚLTERA


Assim nos diz o rei Salomão em sua experiência de casado: Certa vez eu estava olhando pela janela e pelas grades da minha casa ou (meu palácio) e de repente vi uma coisa que me chamou atenção:


Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa
e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.
Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, ao anoitecer, quando já estava escuro.
E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia.
Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas.
Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.
Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
Paguei hoje os meus votos, e a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo.
Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!
Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito.
Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela.
Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.
Conforme o livro de provérbios (Pv.7:6-18)

APLICAÇÃO DA MENSAGEM - DEVEMOS BUSCAR AJUDA DA IGREJA

Como podemos salvar o nosso casamento? É a pergunta que  milhares de famílias de nossa era cristão fazem: Mas resposta está na palavra de Deus que nós diz em Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Eis aí está resposta da palavra de Deus para nós nos dias de hoje.

Pois hoje em dia vivemos em uma sociedade que está doente em sua sexualidade, os nossos cientistas sociais dizem isso: O mais famoso dentre os cientistas sociais foi Freud, um médico austríaco formado em medicina psiquiátrica, que se tornou o pai da psicanálise.. Começou a estudar a vida interior dos seres humanos e descobriu coisas espantosas, creio que ele mesmo se espantava a medida que avançava em suas pesquisas. Mas a grande causa da doença  analisada ´por Freud  foi o conflito sexual em que vive o ser humano, o seu ego,o seu complexo de Édipo, o homossexualismo ou a atração pela pessoa do mesmo sexo, o lesbianismo atração sexual de mulheres com mulheres, a pedofilia atração sexual por crianças, zoofilia a atração sexual por animais,a fornicação, etc.

Mas aqui temos duas cidades da antiguidade e citadas na bíblia pelo seu mau exemplo, que são observadas por Deus como cidades da depravação moral e sexual que são as cidades de Sodoma e Gomorra. São cidades antigas da palestina que caem na depravação sexual total, e vemos o que Deus disse, vou descer e ver o que fazem pois o seu pecado tem chegado até a minha presença,conforme vemos pelo relato do livro em gêneses. 

Mas somente no século 20, Freud começa a fazer as suas pesquisas nesse campo da sexualidade humana, e redescobre o que Deus e a bíblia já haviam falado a milênios.E foi assim que Freud e sua Equipe de cientistas começam abrir  a tampa da consciência e do inconsciente coletivo e começam a observar e anotar essa desordem mental em que acha o ser humano. E todos se perguntam o que aconteceu com o ser humano e porque existe tal desordem na vida da maioria dos seres humanos ? E o que podemos fazer para melhorar? E daí a ciência vem tentando em querer nos ajudar a resolver os nossos conflitos internos e externos. E daí sugerem sessões e mais sessões de psicanálises, mais sessões de psicodramas, terapias de grupo, mais e mais sessões de meta-análises etc. Tudo isso para nos ajudar em nossas dores internas e desordem mental,física, sexual etc.

E Cristo nos disse: Sem mim nada podeis fazer, quem crer e for batizado será salvo! Tu crês nessas palavras de Cristo? Eu creio, então receba-o de todo o teu coração agora e tua vida e tua família serão salvas das trevas e do poder do mau.
Alfonso Czaplinski


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

OS BEM AMADOS - OS MAL AMADOS ?

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32v

Aos casados e descasados da era contemporânea;Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.Eu, porém vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Mateus 5:31,3 Mas eu digo qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la com intenção impura já adulterou com ela.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32
                                       Resultado de imagem para dizeres engraçados
"...Pois em verdade vos digo que aquele que ama seu pai, sua mãe, seus filhos, propriedades etc. mais do que a mim não é digno de mim. Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Conforme nos escreve o evangelista Mateus. (Mt.10: 32-39)

Nos últimos dias a psicologia moderna nos adverte que há milhares de pessoas que se sentem mal amados pelos seus parceiros e parceiras. Existem os "mal amados" aos montões; são pessoas que reclamam e pedem por ajuda e por misericórdia dos outros; sejam eles filhos, filhas, irmãos, irmãs, esposas, maridos, cônjuges etc. Afinal o que se pode fazer por estas pessoas que estão na linha da exclusão social ? São os excluídos da sociedade moderna. Pois ninguém tem paciência com eles e ninguém os entende e nem quer entendê-los.?

A Psicóloga Patrícia de Lahie escreve em seu livro "Amor que nos faz mal". Parece estranho isso, mas não deixa de ter a sua verdade dentro da psicologia moderna, e nos casamentos da modernidade. Em seu livro a autora procura nos mostrar e comprovar pelos comportamento humano, a personalidade, a saúde mental do parceiro ou da parceira no casamento  que pretendemos fazer etc. E ainda nos adverte que a nossa vida pode se tornar um fardo insustentável para a vida se contrairmos um casamento mal feito. E acrescenta a autora a convivência dessa pessoa nos faz mal com suas queixas, seus vícios,(vícios em jogos de azar,drogas, álcool, vingança, perversão sexual,sem gosto para o trabalho,parceiro que vive desempregado etc) 

E a autora acrescenta; são pessoas que ainda gostam de nos humilhar, pessoas que nos atacam repetidamente numa espiral de violência sem fim. São pessoas que nos aborrecem e pior que isso, são pessoas que se ficarmos em sua presença somos prejudicados, e nós não progredimos pela sua gana,sua inveja, adoecemos e  perdemos toda a vontade de viver. E agora o que fazer? Ajudar ! Mas até que ponto podemos ir nesse estado de coisas e suportar esse fardo pesado no casamento.E como podemos ajudar essas pessoas que são assim mal amadas, que estão em nossa volta ou pior do que isso, essa pessoa é o nosso esposo, nossa esposa? Como podemos vencer um casamento assim tão complicado? Pasmem irmãos e amigos! Não temos as respostas prontas na ponta da língua e nem é o nosso objetivo aqui nessa breve reflexão, responde tudo.Mas o nosso objetivo é fazer essa reflexão baseado na bíblia e nos santos evangelhos.

E assim podemos deduzir que temos dois tipos de amor - ou há dois tipos de pessoas em nossa volta: Assim nos diz nosso pregador  Vieira em seu discurso sobre o amor.

1) Algumas pessoas são nossos inimigos declarados que nos querem mal e nos fazem o mal com seu ódio --  A esses Cristo nos manda amar, esses são nossos inimigos sinceros e declarados, a esses Cristo nos manda amar, e diz; se teu adversário tiver fome dá-lhe de comer, e se tiver sede dá-lhe de beber, ou dá-lhe de "beber de sua misericórdia", de sua paciência, dos seus bens etc. Pois o ódio declarado dos nossos inimigos pode-se transformar em amor puro, ou puro amor.

Pois quem deseja aprender a amar deve aprender a amar bem e a aborrecer bem. Pois quem ama mal, cedo ou tarde vai se aborrecer de si mesmo e do amor que jura ao seu cônjuge, ao seu esposo ou a sua esposa, e assim o amor não tem efeito da longanimidade, esse não é um amor de longo alcance. E esse não é um "amor que tudo crê, tudo espera e tupo suporta... e que jamais acaba", conforme nos escreve o apóstolo Paulo em sua carta a igreja de Corinto, Grécia antiga. (Icort.13:1-13) O amor que tudo sofre, tudo espera, e tudo suporta. Esse amor produz um efeito da paixão continuada, ele se renova a cada manhã, a cada dia, esse amor se confirma no tempo.

2) E podemos dizer que temos um outro tipo de pessoas que nos queremos bem mas eles nos querem mal, e nos amam mal, esses mesmos nós devemos aborrecer,  aborrecer com seu amor - - E Cristo nos manda aborrecê-los com nosso amor, aos que somente nos amam com afeição natural, os nossos pais,o esposo,esposa os nossos parentes, os nossos irmãos de sangue, os nossos filhos etc. E Cristo nos manda dizer que se quisermos ser seus seguidores e seus discípulos devemos ir além com o nosso amor natural,do nosso amor de "feijão com arroz", um amor caseiro, amor sem muito sacrifício. Talvez esse foi o caso de Abrãao e seu filho Isac, e quando Abrão ia oferecer o sacrifício de seu filho no altar divino.

Vemos nesta cena do velho testamento que Abrão oferece o seu filho (Isac)em sacrifício, quando alegoricamente recebia a ordem da profecia expressa do divino para sacrificar seu filho, seu único filho, a quem ele tanto amava. Esse era um amor que custava muito. Nós vemos pela história o quanto Abrão o nosso pai da fé esperou, orou, jejuou para que Sara sua mulher já de idade avançada tivesse o seu filho Isac. (Gen.22:1-13) E depois de tudo, Deus aparece a Abrão e pede de volta o seu filho amado Isac, o filho amado, o filho de sua velhice, o filho da esperança. E figuradamente Abrão o entrega de volta a Deus no Monte Moriá, conforme lemos no relato do velho Testamento.
                                Resultado de imagem para imagens dizeres do amor familiar
   
"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho Isaque a quem amas e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi." (Gen.22:13)

E Jesus Cristo completa essa nossa explicação da oferta sacrificial de Abrão no monte Moriá quando disse: "Quem perder a sua vida por minha causa vai achá-la...e quem me confessar diante dos homens eu o confessarei diante de meu pai,... e quem me negar diante dos homens eu o negarei diante de meu pai que está nos altos céus... conforme nos escreve Mateus em (Mt. 10:32-39) Vemos pela história que o verdadeiro amor exige sacrifícios por parte de quem diz que ama a Deus e ama ao seu próximo. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.(Marcos 12:30-33) Esse é o amor que Cristo Jesus veio nos ensinar na terra, o querer bem as pessoas e amá-las bem, isto é, de todo o nosso coração e ao próximo como a nós mesmo.

Alfonso Czaplinski 

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30,31
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30,31
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12