quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O PODER DO PERDÃO COM DIGNIDADE

Introdução ao tema - Missericórdia quero e não sacrificio...

A misericórdia divina e poder  de Jesus  Cristo na conversão das prostitutas no N/T

Vemos no evangelho de João os relatos de como Jesus Cristo tratou e tratava as excluídas prostituas e que muitas delas eram mães solteiras que eram abandonadas pelos seus respectivos maridos.Já em Samaria Jesus se encontra com a mulher samaritana no poço de Jacó. E Jesus teve um diálogo com ela e lhe diz: "Vá buscar o teu marido e venha cá..." no que a mulher lhe responde; Senhor eu não tenho marido...? e Cristo lhe replica; Bem disseste, porque já tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu. Conforme nos escreve João em (João 4:16-19) 

E logo mais adiante no capítulo de João (Jo 8:1-8) João escreve como Jesus trata a mulher que foi apanhada no ato do adultério.E foram os fariseus que vieram ao templo logo cedo e lhe trouxeram uma mulher que é apanhada em uma "armadilha" no adultério.Mas perguntamos porque eles fizeram essa armadilha? Porque queriam incriminar a mulher e colocar Cristo em dificuldade.E Cristo que sempre estava atento neles, e nos detalhes dos excluídos,ele defendia os injustiçados de todos os tipos, e ele que sempre foi muito presente e autêntico em seus atos, e defendia os excluídos,mas os fariseus o odiavam por isso.E nessa mesma "armadilha" que tinham feito para para a mulher e tentar a Jesus Cristo; mas também queriam executar a múlher em público e sem um digno julgamento, uma mulher mãe que tinha feito isso para dar comida ao seus filhinhos recém-nascidos. E agora,como Cristo vai tatar com esse tema das prostitutas,dos excluídos e do apedrejamento que era praticado em praça pública em sua época.Como veremos a seguir:

Os evangelistas não cessam de nos advertir de que as prostituas precediam os fariseus no reino dos céus..., e entravam no reino dos céus antes  do que os fariseus donos da igreja antiga, e muitos dos intérpretes da lei (teólogos antigos) no tempo de Jesus Cristo. E que Maria a pecadora que ungiu os pés do Senhor "tinha escolhido a boa parte, a parte no reino dos céus..."

                              Imagem  internet 2015 Jesus e a mulher adúltera 
E  o mesmo evangelista João ainda nos acrescenta escrevendo e fala de algo muito extraordinário que aconteceu  em Betânia na pousada das irmãs Marta e Maria. Enquanto  Marta estava preocupada e atarefada com os afazeres de seu hotel-pensão, e  Marta corria para todos os lados da casa, atende os clientes de sua pensão, varre a casa, encera a casa, lava as louças, passa  pano na cozinha,  e está fazendo o almoço para dezenas de pessoas. E na contra mão  está a sua irmã Maria a pecadora, que se assenta e fica calmamente ouvindo e fazendo sala para Jesus e o assiste com uma doçura especial.Um caso que irrita profundamente sua irmã,e leva Marta sua irmã a interromper o diálogo de Cristo com ela; e Marta os interrompe e fala furiosamente dizendo:

1) Maria Madalena escolheu a boa parte - a parte de buscar o reino dos céus em primeiro lugar (Mt.6:33)

Por favor meu Senhor! Peça que minha irmã Maria venha me ajudar nos afazeres caseiros!Mas o Mestre repreende-a dizendo:Marta, Marta estás inquieta e muito preocupada com muitas COISAS e com muitas tarefas caseiras?Mas "Maria escolheu a boa parte" adverte Jesus. E Maria continuou a sua atenção ao Mestre; e fez bem mais do que isso; O seu segundo gesto foi mais singular e nobre do que o primeiro.

2)Maria hospeda a Jesus em casa e lhe dá toda a atenção - O valor da hospitalidade com dignidade.

Os minutos preciosos da hospitalidade.
Quantas pessoas que nos visitam hoje são: os pobres vendedores de redes, vendedores de panelas, vendedores de cds.etc.E o que dizer dos nossos cobradores das lojas, cobradores das lojas daqui de nossa cidade e de outras. Muitos de nós queremos e precisamos do fogão, do celular, do computador, da mesa da cozinha etc.Mas na hora de pagar nos falta o dinheiro; pois estamos em uma era de recessão econômica em nosso país. E assim milhares de pais e mães de família perderam o seu emprego,mas outros fazem muitas contas no seu cartão de crédito e depois não podem pagar. E ainda há outros que não querem pagar mesmo e querem dar o calote na loja em que o produto, o bem foi comprado. E daí, as lojas enviam as buscas nas casas, e mandam os seus cobradores para cobrar o produto etc.E nós os tratamos mal: Ou  porque estamos irritados, ou estamos com medo de enfrentar a situação, ou porque não queremos ser incomodados, ou porque não temos dinheiro para pagar a conta que está atrasada.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7:44-48 Deixe-a pois ela praticou a boa ação. E onde este evangelho for pregado, o seu gesto, o seu presente será lembrado  para sempre. Textos de ( João  12:1-8) Lucas 10: 38-42)
a)Mas o que dizer dos nossos parentes pobres que muitas vezes veem nos visitar e nós os tratamos mal, porque eles veem pedir nossa ajuda.

3) Maria estava assentada e quedava-se aos pés do Mestre e Orava?

Como o nosso mundo está em correria,a cada dia que passa corre-se mais, e não temos mais tempo para a oração diária, é como nos disse Jesus: Ao orares entra em teu quarto, feche a porta, desligue o rádio, desligue a tv.,desligue o celular, desligue a Internet etc. "e teu Pai que te vê secretamente te recompensará..."

4) Maria doa ao seu Mestre toda a sua fortuna que acumulada durantes anos. 

Afinal é um produto de grande valor, 300 dias de trabalho, ou mais de um ano e meio de dias úteis de trabalho.E agora tomemos como exemplo o trabalho de um pedreiro que ganha R$ 200,00 reais/dia. durante 300 dias úteis de trabalho vai somar em média R$ 50.000,OO reais por um ano e meio de trabalho, pois é este era o valor deste perfume; mas ela doa tudo ao seu Mestre como oferta de cheiro suave para o seu sepultamento conforme ele mesmo disse a Judas que a reprimia e acusava de esbanjamento.E disse Judas esse dinheiro deveria ser dado aos pobres,e Jesus a defende dizendo a Judas: Deixe-a em paz, ela o doou em vida e derrama com amor, e foi um ato para o meu sepultamento.E Cristo lhe diz mais; "os pobres sempre tendes convosco, mas a mim não..." Conforme nos escreve o evangelista Lucas, em (Luc.7:36-50)É sempre assim, a igreja depois de salva e perdoada tem um cheiro suave, ela exala o bom perfume de Cristo conforme nos diz o apóstolo Paulo em sua carta a igreja aos Coríntios em (I cort. 13;1-13) A igreja agora exala o bom perfume do amor, pois a igreja é a noiva de Cristo que o espera noite e dia. E tudo isso nós vemos na atitude de Maria Madalena a pecadora que foi perdoada por Cristo.

Pois essa mesma Maria pega um vaso de perfume de alabastro que valia em média trezentos denários,ou (um ano e meio de trabalho)ou trezentos dias de trabalho de dias úteis de um trabalhador comum. Isso descontado os sábados e domingos,feriados,dias parados etc.Pois ela quebra o vaso e derrama em cima da cabeça de Jesus e o seu perfume encheu toda a casa.E Judas interroga: Senhor porque esse desperdício? Mas Jesus aceita o presente dela para o dia do embalsamamento de seu corpo, e de seu enterro, assim Jesus responde a Judas: Conforme nos fala Lucas em (Luc. 7:36-50) Os pobres sempre estarão convosco, mas eu não. E perguntamos ainda:de onde vinha esse  presente caro? Vinha de seu irmão Lázaro que tinha boas posses? Parece que não, alguns comentarista  afirmam que esse perfume veio como o pagamento de seu trabalho com os seus clientes,  rodando a sua  bolsinha  na noite, ou durante o dia.

Mulheres jovens israelitas eram muito bonitas e atraentes, e faziam sucesso em toda o mundo pela sua beleza delicadeza. E esse foi o caso da rainha Ester, a rainha Vasti e outras rainhas no mundo antigo no reino político de Babilônia, Egito etc. E vale ressaltar  que no tempo de Jesus Cristo havia muitas prostituas em Israel  como nunca houvera antes. A razão disto é a grande quantidade de  jovens soldados  que estavam lá a serviço de Roma, servindo o exército de Roma. Roma estava lá e despejava os bons salários aos seus soldados guerreiros, que em sua maioria eram soldados jovens e robustos, eram cabos, sargentos, oficiais, generais etc. Eram  homens e jovens  cheios de vida e vigor. E assim muitas mães solteiras ganhavam a sua vida, ganhavam o seu salário e sustentavam os seus filhos com esse dinheiro. E agora eu pergunto irmãos: o que fazer  nesta situação em que se encontrava o país nessa época? E o que fazer com as jovens mulheres mães que apelavam para este meio de vida? E ganhar o seu pão diário.? Mas o interessante que os fariseus que estavam na casa de Levi  interrogam a Jesus e lhe dão a direta, para o provocar dizendo? Se este homem fosse profeta ele saberia com quem estava lidando?Mas o Senhor calmamente lhes responde: Deixe-a, pois o que ela fez será lembrado para sempre. Jesus não só o aceita o seu presente do vaso perfumoso, como ele a elogia dizendo:
Aplicação da Mensagem para os dias atuais

O VALOR DA HOSPITALIDADE E BOA RECEPÇÃO NOS DIAS MODERNOS

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7:44-48 Deixe-a pois ela praticou a boa ação. E onde este evangelho for pregado, o seu gesto, o seu presente será lembrado  para sempre. Textos de ( João  12:1-8) Lucas 10: 38-42)

FARISEUS SÃO CÚMPLICES  DOS SEUS PECADOS - MAS PEDEM A EXECUÇÃO SUMÁRIA EM JUÍZO PÚBLICO 

E vale ressaltar que no capítulo do mesmo evangelista João  temos um outro grande incidente envolvendo uma prostitua que é trazida a Jesus que foi pega no ato do adultério; ela é trazida pelos fariseus aos pés de Jesus para ser julgada em público,e furiosos e com pedras na mãos eles esperavam atentos que ele a julgue: Mas o Mestre não dá muita atenção e fica calmo,e começa escrevendo ao chão; mas eles interrompem furiosos novamente; Mestre esta mulher foi apanhada em ato do adultério...? O que devemos fazer? E ele continua de cabeça baixa e continua escrevendo na areia... E segura sua fúria pelo silêncio,e depois de muito tempo, calmamente ele olha para eles e diz:"Aquele que dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra...? E daí eles tremeram, e viram os seus pecados escritos na areia do tempo. E continua escrevendo; Jesus lhes dá uma resposta muito contundente e enfática dizendo; foi uma sentença que os desarmou interiormente e quando eles estavam com suas pedras nas mãos furiosos e prontos para apedrejá-la dizendo: Mestre! Esta mulher foi foi pega no ato do adultério e Moisés nos mandou apedrejá-las? E tu o que dizes ? 

E Jesus continua calmamento escrevendo no chão, e em público todos eles estavam olhando para ele, e insistiam furiosos dizendo: Mestre! E tu o que dizes? E o Senhor calmamente dá a a segunda sentença aos fariseus dizendo:“Aquele que entre vós estiver sem pecado ,e que não teve relações sexuais com ela, seja o primeiro que atire a pedra...” E todos eles foram se retirando, a começar pelos mais velhos e indo até os mais jovens (pois todos eles eram clientes que tinham ou já tiveram relações sexuais com ela). E assim todos foram se retirando e não ficou ninguém; somente Jesus e ela; E Jesus lhe respondeu: Aonde estão aqueles teus acusadores? Não ficou ninguém para te condenar? Ela respondeu;Não Mestre! E o Mestre acrescentou dizendo: “Nem eu te condeno, vai e não peques mais”. Conforme nos escreve o evangelista João em (João 8:1-8) Essa é a verdadeira história de Oséias, que nos fala sobre a misericórdia e perdão de Deus para com a sua igreja de todos os tempos. 
pe. Alfonso Czaplinski