quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PARÁBOLAS E LENDAS DOS PESCADORES DE PEIXES

E Jesus Cristo disse aos seus discípulos; doravante eu farei de vós pescadores de peixes em pescadores de homens para o reino dos céus.

A pesca maravilhosa sob comando de Jesus; E depois de trabalharem a noite toda no mar de Tiberíades, nada pegavam, mas ao comando da palavra de Cristo tudo mudou em suas vidas, e a pesca que era um eterno fracasso, se transformou em um grande milagre de redes cheias de grandes peixes...

Então em uma certa ocasião estava o apóstolo Simão Pedro e os seus discípulos; e por lá apareceram os cobradores de impostos ou coletores de impostos ao governo romano que governavam e administravam toda a região da Palestina e o reino de Israel; E se dirigiram a Pedro e perguntaram os coletores de impostos o vosso Mestre paga impostos? Conforme nos escreve o livro de Mateus em (Mt. 17:24-27)
Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: "O mestre de vocês não paga o imposto do templo?" Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: "O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?" "Dos outros", respondeu Pedro. 
Disse-lhe Jesus: "Então os filhos estão isentos. Mas para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu". (Mt. 17:24-27)

A beleza misteriosa dos nossos lagos e rios, sobretudo aqueles que ficam entre as grandes florestas do norte, criou o espírito dos naturais, essa visão ao mesmo tempo arrebatadora e pérfida; que sobrevive em nossa tradição como imagem interessante sob qualquer aspecto aparente.Mas precisamos cuidar muito, se não este paraíso poderá se transformar em um deserto como aconteceu no passado com a Palestina e os seus desertos;conforme nos fala o profeta judeu Zacarias dos tempos bíblicos. Que nessa época vinha do cativeiro da babibônia com o seu povo sofrido pelo desgaste das guerras. E agora viu a sua terra natal e países arredores tal como o Líbano, um país que era símbolo de presvervação ambiental, e sua imponente floresta nos tempos pré-históricos para os judeus e povos de toda Palestina. Mas agora estava um "caos" ambiental. E tudo tinha se tornado como um imenso deserto do Saara; que fazia os animais sofrer muito, e muitos animais gemiam como nos descreve o sacerdote e profeta em tons poéticos:

"Líbano, abra as suas portas para que o fogo acabe com os seus cedros. Chorem, pinheiros, pois os cedros caíram! Aquelas belas árvores foram destruídas! Chorem, carvalhos de Basã, pois a mata virgem foi derrubada! Os pastores gemem e choram, pois os belos pastos foram destruídos. Os leões estão rugindo porque as matas do rio Jordão foram derrubadas. O SENHOR, meu Deus, me disse: – Seja um pastor e tome conta das ovelhas que vão ser mortas." (Zacarías 11:1-3)

Então Mandou Cristo a Pedro que fosse pescar no mar de Tiberíades e que ao pescar o primeiro peixe, deveria abrir a boca do peixe e lá acharia nas guelras desse mesmo peixe uma moeda do valor de quatro dracmas, ou seja no valor de quatro dias de trabalho de UM jornaleiro da época; Um valor aproximado de um pedreiro de hoje que cobra em média R$ 150;00 por dia trabalhado; Cerca de R$ 600,00 reais o valor que o governo cobrava de imposto anual de cada cidadão de seu império conquistado na época. Pedro deveria pagar por si mesmo e por Cristo que o enviava a pescar, pois essa era a profissão de Pedro e da maioria dos seus discípulos.

Então se Pedro deveria pescar mais peixes pois essa era a sua profissão; Pagar o tributo ou imposto ao governo de Roma antiga, que dominava toda a região da Palestina.

"Líbano, abra as suas portas para que o fogo acabe com os seus cedros. Chorem, pinheiros, pois os cedros caíram! Aquelas belas árvores foram destruídas! Chorem, carvalhos de Basã, pois a mata virgem foi derrubada! Os pastores gemem e choram, pois os belos pastos foram destruídos. Os leões estão rugindo porque as matas do rio Jordão foram derrubadas. O SENHOR, meu Deus, me disse: – Seja um pastor e tome conta das ovelhas que vão ser mortas." (Zacarías 11:1-3)

                                O perigo do desmatamento da nossa Amazônia moderna ....?

A Festa do Boto - Uma alegoria do "sio da terra quente"

Assim cantava a lenda amazônica na festa da sedução: A festa do boto, com um ritmo quente e dolente da mulher cabocla dos ribeirinhos entoava:
Um barulho um festejo, o suor de uma mulher
Uma noite de desejo, o assobio que vier
Vem de léguas, de rebojos abissais
Vem como poroca, vem como cobra-grande
Vem para te encantar

No mergulho sombrio
As águas revelam um mundo estranho
As Iaras chamam por ti
Dançam as ninfas arraias
Tocam trombetas homens crustáceos e peixes

Vem sentir a voz rouca das águas
Vem dançar no baile dos cardumes
Guelras, barbatanas, escamas
A cabocla, o beijo, o amor se entrega
Ao boto sedutor
No castelo a serpente vem dançar,

Escadarias boinas que guardam o palácio
pilastras de conchas, corais sustentam o reinado do mestre dos peixes
O senhor dos seres aquáticos

Vem, tem festa de boto, tem o amante da noite
Mascarado de sombras te amar
No Encanto do boto vem dançar -
(Na toada de Adriano Aguiar, Gionave Bastos e Michel - Livro Daa Terra Do Não Luar -
Editora UFSC - 2010 - Pagina 231)

                 Imagem do Rio Amazonas - Chamado de o pulmão do mundo - Google 2016

" O Brasil tem um segredo na sua natureza; é o mistério das Uiaras. Se alguém se atreve a conhecê-lo, e se leva a peito estudá-lo, começa a ver tanta coisa e coisas tão lindas nas suas montanhas e nos seus vales, nas suas florestas e nos seus rios, envolve-se, enleva-se de tal maneira no capricho de suas formas vivas, nos seus imprevistos e na sua população primitiva, que logo se prende dum amor tão grande, tão rico, tão sincero e tão profundo, que nada há que o afaste desse abismo.Nas lenda dos seus primeiros filhos houve talvez a idealização do Brasil,quem logra vê-lo não resiste, mergulha,desce, afunda nos seus encantos e perde-se por amor de suas maravilhas". Roquete Pinto - de Sexos Rolados.

E Cristo que andava pelos desertos das arábias e ensinava a salvação dos homens, a "preservação ambiental" e por parábolas ao povo ensinava, e aos colonos de toda a Palestina ele ia ensinando o correto plantio da terra, ao seu povo nas parábolas  ele ia ensinando: O reino dos céus e semelhante ao "grão de mostarda",o reino dos céus é semelhante a uma "pequena semente" que é plantada na terra. Isso tem uma conotação ao mesmo tempo temporal e extra-temporal de preservação do solo e da terra. Uma preservação espiritual que deve ser preservada e cuidada com carinho e o Mestre assim nos dizia:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; Mateus 13:31

Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. Mateus 13:33

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.Mateus 3:2

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:3

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus10:7

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; Mateus 13:45

E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:27

Alfonso Czaplinski


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

OSÉIAS - UM PROFETA QUE AMAVA PROSTITUAS

    
Uma mensagem profética que é dirigida ao reino  do norte – Samaria e Judá e para classe politica e religiosa de Efraim em Samaria, e seus pecados de idolatria e prostituição; mas também é uma  mensagem dirigida  para  a  Igreja de Jesus Cristo de todos  os tempos.

Oséias- um tipo de  profeta esquisito, seu gosto em  apaixonar-se por mulheres prostituas - Quantos homens e mulheres de fé da atualidade que amam  a vida noturna,as baladas, as drogas, o álcool  e todo tipo de orgias  e  idolatrias. E  nem estão preparados para  serem  pais  e mães de verdade. Quantos pais e mães  da atualidade  que  não conseguem  cuidar e nem amar  os  filhos.
Imagem internet - A  prostitua Raabe salva os espias de Josué na conquista da cidade antiga de Jericó...
             
Introdução ao Livro - Oseias escreveu e profetizou  no oitavo século a.C. (segundo as datas dos reinados dos reis mencionados em 1:1), que são; Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias reis de Judá e Jeroboão  filho de Joás rei de Israel. Logo após a queda do grande e próspero reinado de Davi e seu filho Salomão que para satisfazer as suas muitas mulheres, foram mais de mil ao todo entre esposas, concubinas e amantes. E assim para agradar todas essas mulheres, ele construiu uma grande quantidade templos pagãos de todos os povos em Jerusalém a cidade sagrada; e isto desagradou profundamente ao Senhor. E na sequência o  reinado cai nas mão do rei Acabe e sua esposa e rainha siro-fenícia Jezabel, que leva a Israel a pecar contra a prostituição e idolatria sem precedentes. E foi neste cenário que vem a mensagem profética vinda de Deus a Oseias. Podemos notar que esse profeta vem falar diretamente sobre a idolatria e prostituição. E sua casa é um mau exemplo de  fé e de degradação.

E durante a mesma época do trabalho de Amós (Amós 1:1), Isaías (Isaías 1:1) e Miquéias (Miquéias 1:1). Ele fala sobre o povo que se achava bom e próspero, mas estava   apodrecendo por causa da idolatria, a imoralidade e a injustiça. Destes quatro, Amós e Oséias profetizaram principalmente para Israel, e Isaías e Miquéias pregaram mais para Judá.
Oséias viveu nos últimos dias do reino de Israel. Devido a séculos de pecado, o povo estava chegando ao fim. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério. Para conhecer mais esse período da história, leia 2 Reis 14-17 e 2 Crônicas 26-29.

E conforme nos escreve o escritor comentarista  Dennis Alan em seu estudo no livro de Oseias; 
O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro do Velho Testamento, expõe o coração de Deus. Oséias vive no próprio casamento o que Deus estava passando em relação a Israel. Os primeiros três capítulos descrevem a vida de Oséias. Ele se casa, mas a mulher dele se torna adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. E  o profeta  recorre  a  Deus  e  se  queixa  da  infidelidade  de  sua mulher, e Deus   o  conforta. Mas  o próprio  Deus  também  se  queixa  de  sua  esposa igreja de Cristo de nossa era e (Israel antigo) que também lhe é  infiel  e não cuida  de  seus  filhos  corretamente, os rejeita  e  não consegue  amar ,nem  aos  seus filhos, nem  ao  seu  marido  e  nem  a  Deus. Jesus  disse  a  mulher  adúltera: “Vai  e não peques  mais...” ( João 8:18)

Assim Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, se envolvendo com "outros deuses", ou seja, cometendo adultério espiritual. Mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus teria graça e misericórdia para reconciliar com esta esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.
(Fonte Internet –  compilado -  Está escrito –  Oséias 1:1 - 2:1)

1:1 -  O nome "Oséias" quer dizer "salvação". Como frequentemente  acontece nos livros dos profetas, o nome do autor combina perfeitamente com a sua mensagem. Oséias condena os pecados do povo, mas apresenta uma mensagem de esperança e perdão.
Pelos nomes dos reis citados, podemos definir a data do livro de Oséias no oitavo século a.C., na última geração antes da destruição de Samaria e o cativeiro do povo de Israel (o reino do norte).-

O casamento de Oséias com Gômer filha do sacerdote Diblaim – (Versão antiga) Um sacerdote dos templos pagãos antigos. Vale ressaltar que os casais da antiguidade apelavam para os deuses e para o sexo correto dos templos pagãos para terem filhos. E o caso de Diana de Éfeso do N/T era um tipo da deusa no templo para trazer a solução dos casais que não possuíam filhos. E assim Diblaim e pai de Gômer  era um destes sacerdotes da fertilidade sexual  dos templos pagãos na antiguidade.

E nesse caso de família podemos até fazer uma comparação com  a espécie de Clínicas Médicas da  era moderna, Clínica  da  fertilidade humana “in-vitro em nossos dias. Eram casais que não podiam ter filhos e faziam de tudo para tê-los. E a moderna ciência médica tenta resolver os problemas dos casais, homens e mulheres-mães que não conseguem conceber, e assim apelam para tudo e até com inseminação artificial ou  pela “barriga de aluguel” etc.. para terem filhos. 

Ora esse drama também foi vivenciado pelos homens e mulheres  de Deus e crentes  da antiguidade. Como foi o caso de Abraão e Sara; Isaque  e sua mulher  Raquel e outros. Oraram e pediram para que Deus intervisse e que fertilizasse as mulheres  que desejavam ser  mães de verdade. Mas Gômer a mulher do profeta Oséias está na contra-mão de tudo isso, ela é fértil mas rejeita os seus filhos, é uma mulher-mãe que não deseja ter filhos, e quando os tem os rejeita de fato como lemos no livro do mesmo profeta Oséias. A sua família é um caso de rejeição e afastamento dos preceitos divinos, que Deus usa para dar a lição ao seu povo. 

Uma simbologia do casamento divino-humano - representa a relação de Deus com Israel.

Obs.: "toma uma mulher de prostituições" provavelmente sugere que ela teria vindo de um ambiente de imoralidade, e teria a tendência de se tornar adúltera e o profeta também. E que aparentemente não faz sentido sugerir que Deus mande que Oseias se casasse com uma prostituta, por vários motivos: Mas como Oseias o profeta tinha essa tendência inata em gostar e amar mulheres da vida,e o Senhor o conhecia muito bem, O Senhor nos dá essa grande lição de vida pela casa do profeta Oseias (1) Deus sempre incentiva a pureza no casamento; (2) O caso de Gômer é paralelo ao de Israel, que se tornou adúltera depois de "casar" com Deus; (3) O relato comenta sobre filhos que nasceram depois do casamento, mesmo de adultério, mas não fala de nenhum filho nascido antes do casamento dela com Oséias.


I - PRIMEIRO CASAMENTO COM GÔMER -  UMA  MULHER  DAS PROSTITUIÇÕES  QUE NÃO DESEJA SER MÃE  E NEM AMA O SEU MARIDO -
  Mas mesmo assim  concebe  três filhos rejeitados por ela  mesma - Com  nomes de simbologia profética :

E "e lhe deu um filho" (1:3) mostra que este primeiro filho era do próprio Oséias. E assim continua nos falando o comentarista Dennis Alan;

a)   JEZREEL -  (filho)  Deus lhe deu o nome de Jezreel, que significa "Deus espalha" ou "Deus semeia". O nome sugere os planos de Deus para Israel: (1) Espalhar o povo no cativeiro, (2) Semear para ele um povo purificado. Jezreel foi a cidade onde moraram alguns dos reis de Israel, e onde Jeú acabou com a casa de Acabe. Deus prometeu trazer castigo sobre a casa de Jeú e fazer cessar o reino e o arco (poder militar) de Israel.
Obs.: Deus usou Jeú para destruir a casa de Acabe e lhe entregou o reino. Mas, Jeú não se dedicou ao Senhor. Ele imitou os pecados de Jeroboão, filho de Nebate (2 Reis 10:31). Jeroboão II, o rei de Israel quando Oséias escreveu, foi o penúltimo rei da linha de Jeú. Depois da morte dele, Zacarias, seu filho, reinou por seis meses e foi assassinado, terminando o domínio da dinastia de Jeú (2 Reis 15:8-10)

b)  – LO-RUAMA –  (filha) Gômer concebeu outra vez e teve uma filha. O nome dela (Lo-Ruama-NVI) é traduzido em algumas Bíblias (RA2) como Desfavorecida. Significa "não amada".
**Obs.: Tudo indica que Oséias não foi o pai desta filha de Gômer. Considere: (1) Em contraste com o primeiro ("e lhe deu" - 1:3), aqui diz simplesmente que "deu à luz" (1:6); (2) O nome dela sugere a rejeição pelo marido de Gômer.
Deus explicou o significado profético do nome Lo-Ruama. Ele não mostraria mais favor (graça, misericórdia) à casa de Israel, mas ainda teria compaixão para com Judá. Este seria salvo, não pela força militar, mas pelo poder de Deus (veja o que aconteceu em Isaías 37:36-38).
   
c   c) LO-AMI ( filho) -   O terceiro filho de Gômer, outro menino, recebeu o nome de Lo-Ami (NVI) que quer dizer "Não-Meu-Povo" (RA2).
**Obs.: De novo, tudo indica que Oséias não foi o pai desta criança.
O nome simbolizava a rejeição de Israel por Deus.
1:10 - 2:1
A rejeição do povo seria temporária. Observe nestes versículos:
(1) Embora Deus fizesse "cessar o reino da casa de Israel" (1:4), ele não destruiria todas as pessoas (1:10). Ele não tinha esquecido da promessa de abençoar todas as famílias da terra por meio do descendente de Abraão (Gênesis 12:3).
(2) Deus mudaria a sorte do povo: De "Não-Meu-Povo" para "Filhos do Deus Vivo"; De Desfavorecida para Favor.
(3) Israel e Judá se uniriam sob uma só cabeça. 

**Obs.: 1 Pedro 2:10 cita esta mudança de nomes para mostrar as bênçãos espirituais recebidas pelo povo espiritual da Nova Aliança. Os cristãos são os filhos do Deus Vivo, favorecidos por ele. Jesus é o único cabeça deste povo (Efésios 1:22-23).  (Compilado dos comentário do estudo bíblico de Dennis Alan)

II) SEGUNDO CASAMENTO DO PROFETA OSÉIAS -  AGORA ELE SE CASA COM UMA MULHER REJEITADA PELO SEU AMIGO.

1 - E O SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.
2 - E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada;
3 - E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperar ...(Os.3:1-3)

O nome da segunda mulher de Oseias não é citado, e há um silêncio em torno de Gomer sua primeira esposa, ela simplesmente  desaparece, e não se fala mais nela, ou o que aconteceu com ela. Mas ele nos fala de que Deus lhe dá uma segunda ordem expressa para que se case com uma mulher que foi rejeitada de seu marido. 

APLICAÇÃO DA MENSAGEM 


Esta mensagem profética de Oséias tem uma simbologia para todas as gerações em todos os tempos e em todas as épocas. A Igreja de Jesus Cristo que está na terra é uma espécie de mãe que deve cuidar bem dos seus filhos e filhas. E por isso Cristo nos disse; " Eu sou o bom pastor e o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas..." (João:10:1-15) E o apóstolo Pedro nos acrescenta em sua carta a Igreja  Universal dos santos dizendo: "Vós sois raça eleita, povo de propriedade exclusiva de Deus ... e fostes  comprados por um alto preço, um preço do sangue de Jesus Cristo..." (1 Pedro 2;1-9)

Os dois casamentos simbólicos de compromisso do profeta  Oséias simbolizam várias lições para nossa Igreja da atualidade.

1 Povo de Israel, volte para o SENHOR, seu Deus! Você caiu porque pecou.
2 Voltem para Deus e orem assim: “Perdoa todos os nossos pecados, ouve a nossa oração, e os nossos louvores serão o sacrifício que te ofereceremos.
3 A Assíria não pode nos salvar, e a cavalaria não pode nos proteger. Nunca mais diremos aos ídolos, feitos por nós mesmos, que eles são o nosso Deus. Tu, ó Deus, és misericordioso e cuidas dos necessitados.”
4 O SENHOR Deus diz: “Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meu coração, pois não estou mais irado com eles.
5 Serei como a chuva para Israel, e ele dará flores, como os lírios. As suas raízes serão profundas como as das árvores do Líbano.
6 Os seus galhos se estenderão, bonitos como os galhos das oliveiras e perfumosos como os cedros do Líbano.
7 Mais uma vez, Israel viverá debaixo da minha proteção; eles crescerão como o trigo, darão frutas como a parreira e serão famosos como o vinho do Líbano.
8 O povo de Israel dirá: ‘Os ídolos não valem nada!’ Sou eu, o SENHOR Deus, que atendo as orações do meu povo; sou eu que tomo conta deles. Como um pinheiro verde, eu lhes dou abrigo, e de mim eles recebem todas as bênçãos.”
9 Que as pessoas sábias e ajuizadas entendam a mensagem deste livro e meditem nela! Os caminhos de Deus, o SENHOR, são certos; os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão.


1)Temos uma Igreja que se prostitui com outros "deuses" da moderna tecnologia. Temos uma Igreja que ama mais o seu clube de futebol do "Corínthians" do que o seu grupo espiritual. E preferem ficar em casa assistindo o seu time ganhar ou perder do que ir para a Igreja aos domingos, feriados etc.

2)Temos uma Igreja da modernidade que ama mais o seu fã-clube de relacionamento  virtual dos "facebook's"  ou dos "WhatSaap's" do que devem amar a Deus em Cristo Jesus sobre todas as coisas, e ir a Igreja aos domingos.

3) Temos Uma Igreja que se casou e descasou várias vezes.

4) Temos Uma Igreja que não ama os seus filhos. Quantos pais de hoje em dia que abandonam os seus filhos e não pagam a devida pensão mensal. Quantos pais de nossa era moderna que foram para a "cadeia" por ordem do "seu juiz de paz" das varas de família, por negligenciar o pagamento mensal de sua pensão alimentícia aos seus filhos que tanto o esperam e clamam a Deus o nosso supremo juiz.

5) Os dois casamentos simbolizam - os dois testamentos de Deus para com o seu povo. O velho testamento  que foi assinado entre Deus e  Moisés e o seu povo antigo,o Israel e Igreja do velho testamento. E o Novo Testamento de Jesus Cristo, que foi assinado e pago com o sangue de Cristo Jesus, onde Cristo vem a terra para redimir a raça humana que foi abandonada. E em especial nós os povos gentios que estávamos abandonados e sem a nossa igreja-mãe. E assim nos diz o apóstolo Paulo. "E foi na plenitude dos tempos, que Cristo veio nos resgatar do império das trevas para sua maravilhosa luz..." E agora irmãos estamos na era da graça de Cristo. Quem crer e for batizado será salvo.

6) A misericórdia divina e o  poder  de Jesus  Cristo na conversão das prostitutas no N/T

Os evangelistas não cessam de nos advertir de que as prostituas precediam os fariseus no reino dos céus..., e entravam no reino dos céus antes  do que os fariseus donos da igreja antiga, e muitos dos intérpretes da lei (teólogos antigos) no tempo de Jesus Cristo. E que Maria a pecadora que ungiu os pés do Senhor "tinha escolhido a boa parte, a parte no reino dos céus..."
                                    
Artigo escrito e compilado pelo pr. Alfonso  Czaplinski

BIBLIOGRAFIA E PESQUISA DE APOIO 

1) Artigos variados de comentários bíblicos da iNTERNET
2) Citações bíblicas do livro de Oseias em comentários e estudos bíblicos
3) Estudo do livro de Oseias de Dennis Alan - Blog Internet  2015 - O que está escrito - E Andando na Verdade.