terça-feira, 28 de julho de 2015

O SONHO DE UM MILÊNIO DE PAZ

"Um coro de anjos eu já posso ouvir...Senhor eu já escuto os teus sinais de um novo milênio de paz que em breve se estabelecerá na terra...
Na bruma leve das paixões Que vêm de dentro, tu vens chegando pra brincar no meu quintal, no teu cavalo peito nu, cabelo ao vento, e o sol quarando nossas roupas no varal; Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais, Tu vens, tu vens, Eu já escuto os teus sinais... 

A voz do anjo Sussurrou no meu ouvido, Eu não duvido, Já escuto os teus sinais,Que tu virias Numa manhã de domingo, Eu te anuncio Nos sinos das catedrais, Tu vens, tu vens; Eu já escuto os teus sinais, Tu vens, tu vens, Eu já escuto os teus sinais"... (Letra e música de Alceu  Valença cantor brasileiro)


A palavra milenismo vem do latim "Millenium" mil ou mil anos; e do grego de "Kilia" ou Xilia de mil gramas ou mil anos ou uma "Xilia de etis" ou mil anos de paz na terra, conforme está registrado no livro da revelação de Jesus Cristo ao apóstolo São João quando ele estava preso e exilado na ilha de Patmos, sob o comando dos exércitos romanos da parte leste e da igreja oriental e gentílica; é uma igreja que recebe as advertências proféticas do Senhor da Igreja. E nesta região que hoje fica localizado no país da Turquia, ou nas proximidades da Turquia, conforme o livro  de apocalipse (20:4) É interessante destacar que nessa passagem e nestas advertências o Senhor não cita a Igreja dos judeus ou a Igreja de Jerusalém.


E também vem agregado a um outro termo do grego de estudos teológicos de“ "escatologia" e seus cognatos correspondem à doutrina das últimas coisas.E assim  teremos uma grande mudança na terra, o profeta Isaías nos fala de que nessa era de paz, todos os animais se submeterão ao homem e também viverão em paz uns com os outros e mudarão a sua dieta na cadeia alimentar, e comerão ervas e capim, como é o caso da expressão de Isaías que nos diz "o leão comerá palha com o boi", ora todos nós bem sabemos que o leão nunca comeu ervas e nem capim, ele come carne, ele é sanguinário e carnívoro feroz. Mas nessa era haverá a paz e será instaurado o novo milênio de paz e segurança na terra.

"ESCATON" - Já designa a doutrina que diz respeito ao fim do mundo presente e por vir do vindouro. Escatologia Bíblica é assim chamada, porque existe aquela que pode ser extra bíblica.O termo deriva de dois outros termos do grego: ESCATOS, ESCATHON, que significa: “Último, última, últimos (as)” e LOGIA que significa “Tratado ou Estudo”, assim sendo ESCATOLOGIA é o Estudo ou Tratado das Últimas Coisas.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

OS SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Introdução - Há tantos séculos se passaram e Cristo não veio como foi prometido ou como nós desejávamos, e daí surge a pergunta: O que estaria errado com a nossa interpretação biblica?
Ou conosco mesmo? Creio que a resposta está no versículo que o mesmo Cristo disse no passado aos seus apóstolos: "Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus" (Mt. 22:29) E como os nossos pregadores e pastores em geral  erram nessas interpretações bíblicas seja no passado distante, e não distante e  nós erramos também hoje em dia. 

Uma visão de concepção da segunda vinda de Cristo das linhas pré-milenista e amilenista.

Outras contribuições dos primeiros judeus  

Os primeiros judeus adicionaram a literatura judaica o que se refere a uma era messiânica do reino a princípio, a um estado eterno que pode ser fundamentado em 4 Ezra 12;34 e 2 Baruch 24:1-4; 30:1-5;39:3-8;40:1-4, Jubileu 1:4-29;23:14-31. A crença judaica em uma era messiânica temporal terrestre, continuou durante e depois do tempo dos escritos do livro da revelação.Uma amostra das contribuições rabinicas do conceito são listadas abaixo.  
  • * Cerca do ano 90 Eleazar Ben Arcanus entendeu que o reino messiânico duraria 100 anos baseado em Salmo 90:15  
  • *Cerca do ano 100 DC Eleazar ben Azariah entendeu que o reino messiânico duraria 70 anos baseado em Isaías 23:125  
  • *Cerca do ano 110 DC Joseph ben Galilee entendeu que o reino messiânico duraria 60 anos baseado em Salmos 72:5  
  • * Cerca do ano 150 DC Eliezer ben Joseph da Galiléia entendeu que o Messias iria reinar 400 anos baseado em Genesis 15:33 e Salmos 90:15 
  • * Vários rabinos do primeiro século da CE tinham entendido que o reino do Messias duraria 2.000 anos baseado em 4 Ezra 7:28  
  • Alguns tinham entendido que o reino não podia ser tão messiânico como um todo.  
  • Como podemos ler e rever pela nossa história como os antigos pregadores e os novos pregadores erram nessas interpretações; Pouco conhecem da história, da geografia, da religião, dos costumes dos judeus antigos. E pouco se conhece da ciência moderna, pouco se conhece sobre a bíblia, sua interpretação em sua totalidade, não apenas fazendo interpretações de versículos esparsos, como faziam os antigos pregadores e pastores.
          Imagem da segunda vinda de Cristo a terra - imagem internet - 2015
Tudo começa no Sermão de Cristo no Monte das Oliveiras - em suas últimas semanas de vida na terra. Ele vinha de uma viagem missionária da Galiléia e estava se dirigingo para Jerusalém, local onde seria crucificado morte e sepultado.

I ) SINAL GUERRAS E FOME

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vosão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;

Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!

II)SINAL FUGA E REFUGIADOS DAS NAÇÕES  DO MUNDO INTEIRO - FUGA PARA OS MONTES - INVERNO RIGOROSO QUE MATA - OU SOL DO DESERTO

A fuga dos crentes (refugiados e desabrigados) não deve acontecer no inverno e nem no sábado.O por que disso?

Inverno - Em Jerusalém e nos montes da Judeia chegam a uma temperatura de 30 a 40 graus no verão e 10 de a 10 a 0  graus no inverno. Essa seria uma das razões da grande aflição e tribulação e fuga (das grávidas, das mães que amamentarem, da fuga dos  refugiados e desabrigados  e do sábado - porque os judeus não trabalham nesse dia, e nessa época não faziam nada) Especialmente os serviços da Defesa Civil, dos Bombeiros, dos Enfermeiros, dos Samu, do staff dos serviços médicos, enfermeiros nos Hospitais, etc.

Exemplo de meus parentes na Polônia - Do inverno rigoroso que mata - Relato do problema dos moradores do frio - O inverno polonês que chega até 10-20 negativos - O Carvão para se aquecer e para evitar a morte no inverno. 


E assim falava o nosso avó de nome Janek Odwazny já falecido; e nos dizia em seu triste comentário, muitas vezes contava-nos a sua triste  história, com lágrimas em seus olhos que dizia assim: Meus filhos isso era  uma  coisa  terrível  que acontecia por lá:
"O carvão que era distribuído pelos fiscais das prefeitura  da grande cidade de Varsóvia na época e em seus arredores. Era um frio de mais de 20 graus negativos aproximadamente. Ninguém conseguia sobreviver ou passar um inverno assim tão rigoroso; sem um suporte para se aquecer. Por isso eles necessitavam de algum apoio para se aquecer neste frio que matava por lá;e um desses recursos naturais era a distribuição do famoso e chamado de "carvão do frio" que era doado pelo governo, era uma recurso  para não se  morrer no inverno. Mas nessa época como em todas a épocas; sempre existiu uma terrível política de preconceito e perseguição suburbana contra os pobres, miseráveis e favelados.A corrupção acontecia tanto nos escalões dos governos de todas as esferas, seja municipal,estadual, ou federal. E assim nos acrescentava  nosso avô em seu comentário: 

"Se alguém tivesse uma questão política de desagravo com a prefeitura,ou pertencesse a um outro partido político,ou que não fosse da situação, ou se alguém  pertencesse a  uma religião evangélica e não que fosse membro comungante da religião  católica,isto  já era um grande motivo para ser excluído desta distribuição do famoso carvão do inverno".

E assim esse Carvão que era distribuído depois era pago pelo contribuinte,era distribuído pelo governo e pela prefeitura de Varsóvia na época. E assim muitos peregrinos e favelados  ficavam expostos ao tempo e iam ao "léu da sorte" e sem o carvão. Assim sem assistência muitos dos nossos descendentes morriam  nesse inverno brabo e rigoroso; nos acrescenta nosso avô em seu relato verbal  que  já é falecido.

Figura acima  Imagem  aproximada  do frio intenso na cidade de Varsóvia cidade  polonesa -Fonte  Google  2012

E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

III) SINAL DA ENGANAÇÃO PELA ALTA TECNOLOGIA  E MÍDIA EM GERAL - OS FALSOS PROFETAS Os cuidados com a enganação - projeto bue beam -  

O projeto  BLUE BEAM  ou feixe de luz e imagem holográfica - fio de luz - som e imagem de alta tecnologia ou alta resolução que vai parecer que está falando dentro de você. E muitos dirão para si mesmos; Cristo está falando comigo, Deus está falando comigo; cuidado pode ser uma enganação da falsa ciência, uma enganação dos falsos profetas. Que ainda não sabemos quem são, mas a bíblia os chama de falsos cristos, falsos profetas, falsos cientistas. Uns dizem que será um grande projeto patrocinado pela Igreja católica, pela NASA, Maçonaria, pelos reptilianismo, pelos falsos governantes do mundo, etc.

Meios de comunicação - Reenviados pelas redes de televisão, internet e mídia em geral

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.

Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.

Vinda de Jesus Cristo será pública e visível a todos - A enganação da falsa ciência e sua moderna imagem pela holografia - Eles farão  e trarão a imagem da segunda vinda de Cristo nas nuvens pelos seus satélites, através de som e imagem que irá falar dentro de você, e como se o próprio Deus estivesse falando com Moisés no monte sinai, conforme nos transmite hoje pela RBS Tv. em seus truques de imagem feito pela moderna holográfica etc. 

Imagem abaixo  protótipo do projeto da Nasa e apelidado de "projeto blue beam - ou feixe de luzes holográficas a serviço das grande mídia mundial, e da tentativa da manipulação religiosa e da  enganação religiosa  e a falsa profecia dos donos do poder  - 2015                    

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Mateus 24:3-31

Outras contribuições dos primeiros judeus  

A era da patrística  

Um dos principais exponentes das crenças Kiliástas foi o gnóstico Cerintus.A Igreja Primitiva durante os segundo e terceiro séculos continuaram a debater a definição de uma escatologia cristã ortodoxa e se incluiriam as crenças quiliásticas intérpretes cristãos primitivos adaptaram a ideia apocalíptica dos primeiros jesuítas,  de um reinado messiânico temporário, em suas interpretações do capítulo 20 do apocalipse de João. 

Justino Mártir, Irineu e Tetuliano fizeram referências explícitas do conceito de um reinado terreno milenar na vinda de Cristo. Estes foram todos influenciados pelo Quiliasmo que surgiu na Ásia Menor no início da história da Igreja.Tertuliano, em particular, foi convencido pela heresia do Montanismo, uma heresia que fez o milenarismo se tornar popular na Ásia Menor, uma vez que surgiu na Frígia.  

Ironicamente seria no fim, o Montanismo que levaria a Ortodoxia a decisivamente rejeitar o Quiliasmo, pois todos do Cristianismo viram os seguidores do Montanismo se encontrar nas montanhas de Frígia com túnicas brancas, aguardando o descendente da Nova Jerusalém, só para se decepcionarem.    

Isto tirou a credibilidade do movimento e do próprio Quiliasmo, e por isso a Igreja no Oriente teve relutância para aceitar o Apocalipse de João, pois eles viram muitas heresias desenvolverem-se contra as tradições dos apóstolos.Santo Hipólito de Roma, São Cipriano de Cartago, Santo Ambrósio de Milão, Santo Atanásio de Alexandria, são Cirilo de Jerusalém e Agostinho de Hipona, todos revelam as rejeições destas doutrinas pela Igreja, embora alguns na comunidade protestante, particularmente fundamentalistas, fazem o seu melhor para apresentar a Igreja Primitiva como fortes crentes do Quiliasmo.  

Os Heréticos da Igreja primitiva

 "O primeiro grande herético que quebrou drásticamente com a fé na igreja antiga, e abandonando a doutrina mais iminente do retorno pessoal de Cristo... Marcion não cria na encarnação real e consequentemente não havia uma lógica em seu sistema para a real segunda vinda... na expectativa de Marcion a maioria da humanidade está perdida... ele negou a validade do velho Testamento e suas leis... Foi o primeiro grande herético, Marcion desenvolveu e aperfeiçoou seu sistema heterodoxo antes que a ortodoxia se tivesse definido... Marcion representa um movimento que transformou radicalmente a doutrina cristã de Deus e de Cristo, que dificilmente se pode chamar de cristão". Texto transliterado e extraído  de Wikipédia pelo autor deste artigo.
Na História do arrebatamento individual que aconteceu com Elias o profeta, simboliza que o arrebatamento será individual, e não coletivo por ora. E nessa passagem abaixo fica esclarecido, e vemos que Eliseu e os seus mais de cincoenta discípulos também queriam ir e subir com Elias e não foram, e queriam ser arrebatados a todo custo,más não foram. E quando eles se convencem de que estavam sendo deixados, eles não queriam deixar que Elias fosse para o arrebatamento.Nesse texto fica claro de que o Senhor da Igreja tem um plano na terra para com o seu povo.Pois a igreja que fica na terra de Samaria,Jerusalém e outras cidades precisa do consolo de seu povo e dos seus profetas que ficam por ora, precisam de sua igreja, que deve ficar na terra para continuar anunciado o evangelho a toda criatura e anunciando a segunda vinda de Cristo até a consumação dos séculos. E depois de tanta insistência Eliseu recebe a capa de proteção e milagres de Elias.Conforme lemos nos textos abaixo citado em ( (II Reis 2:1-14) do arrebatamento da Igreja. 

IV) SINAL-EXEMPLO DE ARREBATAMENTO - INDIVIDUAL E COLETIVO 

Obervação;Não devemos confundir arrebatamento individual, arrebatamento coletivo e segunda vinda de Cristo. 
Arrebatamento palavra que vem grego do verbo Argacso - rapto, abduzo etc.

a) O exemplo do arrebatamento de Elias e sua segunda vinda 

Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.

E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. 

Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. ¶ Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. 2 Reis 2:1-14

b) O arrebatamento do apóstolo Paulo - (II Cor 12:1-6)

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.
2 Coríntios 12:3-6
Ele foi e voltou - porque ele mesmo vai dizer depois na carta a Timóteo: " Por mim já estou pronto para subir, mas o Senhor e Igreja precisam de mim  na terra por mais um pouco de tempo.

Aplicação da Mensagem 


E como podemos sentir pela história dos povos e em especial pela história da Igreja judaico-cristã, esta é uma doutrina cativante, é uma doutrina impactante, todos nós gostamos de ouvir falar de escatologia,da doutrina das últimas coisas e do arrebatamento. E esta chama está viva na alma da humanidade  de todos os tempos. O anseio de subir, o anseio de voar para o infinito sem fim, com certeza é um tema que mexe com toda a igreja dos dias em que estamos vivendo. Esta é a história do arrebatamento de Elias que sobe em uma "carruagem de fogo" e que desaparece do espaço sideral; e depois Eliseu profeta e discípulo de Elias vai procurá-lo, e vai procurar o caminho do arrebatamento com seus mais de 50 discípulos, e o procuram por vários anos e não o encontram porque ele fora transportado para os ares, foi arrebatado para o céu. Mas séculos depois Elias vai reaparecer no Monte da transfiguração e falava  com Cristo sobre a sua partida de Jerusalém para ser arrebatado aos altos céus, e nessa ocasião também estava Moisés com eles. Mas o que Eliseu e seus discípulos procuravam em sua época demorou muito tempo para acontecer.Textos registrados no livro de Mateus (17:1-8)

Então o monte da transfiguração com Cristo se tornará em momento do nosso céu do por vir; estava certo o apóstolo Pedro de que de tão extasiado que ficou ao ver e sentir essa presença magnífica que dizia; Senhor faremos aqui três tenda para para sempre, uma para Cristo Jesus, outra para Moisés e outra para Elias, mas ele se esquecia de si mesmo e dos demais discípulos que estavam no monte com ele. É assim mesmo meus amigos e irmãos; depois que Cristo nos salvou em céu o mundo se tornou... assim nos diz a estrofe do hinário evangélico antigo. E assim tornar-se-á o nosso milênio de paz do por vir. Que Deus nos abençoe.

Bibliografia de Apoio  

Trabalhos de uma perspectiva pré-milenista  e Amilenista

*Chares R.H. Revelação de São João. Comentário Critico Internacional 2 Volumes. Edinburg; T&T de Clark 1920. Ver Volume 2 Paginas 182-86 em particular. Ver Volume 2 páginas 18286 em particular.
* Deere Jack S. - Premilenismo na Revelação 20:4-6" da Biblioteca Sacra 135 (Janeiro de 1978) 58-74. Este artigo do diário ainda é considerado por muitos premilenistas, como sendo um dos mais fortes defensores do premilenismo impresso.
*Ladd George Eldon. Um Comentário da Revelação de João. Grand Rapids; Eerdmans 1972. ISBN 0-8028-1684-3. Um comentário da Revelação na perspectiva de um premilenismo histórico.
* Ladd Georg Eldon. As Últimas Coisas. Grand Rapids; Eerdmans 1988. ISBN O-8028-1727-0
*Osbourne Grandt R. Revelação. Comentário Exegético no Novo Testamento. Baker Um Comentário Exegético no Novo Testamento. Grand Rapids, Baker para acadêmicos 2002. ISBN 0-8010-2299-1 Um comentário geral de uma perspectiva premilenista, embora sem uma visão particular do arrebatamento que foi defendida.
* Peters G.N.H. A Teocracia do Reino. 3 Volumes. Grand Rapids; de Kregel 1952. ISBN 0-8254-3540-0  Esta é uma grande defesa do premilenismo em qualquer idioma. Foi escrito no século 19 por um pastor luterano americano. O ponto de visão é premilenista com a intenção de ter uma pos tribulação.
Ryrie Charles C. As bases da fé premilenista. Neptune NJ; Irmãos Loizeaux de 1953. ISBN 1-59387-011-6 Esta é uma pequena defesa do premilenismo de uma perspectiva dispensacionalista.
John Walwoord. O Reino Milenar. Grand Rapids ; Zondervan 1959. ISBN 0-310-34090-X Uma defesa clássica na perspectiva dispensacionalista.
Trabalhos de perspectivas múltiplas ou sem perspectiva aparente.
*Aune Daid A. Comentário Bíblico da Palavra na Revelação. 3 Volumes. Waco TX; Palavras dos Livros 1957. Um Comentário Erudito na Revelação.

*Bailey J.W. " O reino temporal do Messias na Literatura dos primeiros judeus", em Diário de Literatura Bíblica", (1934),170.
O Significado do Milênio: Quatro Visões. Editado pela Clouse, Robert G. Westmont,IL: Inter-Diversidade,1977. ISBN 0-87784-794-0. Uma Visão Equilibrada dos quatro Milenistas. Georg Eldons Ladd defende o premilenismo histórico; Herman A. Hoyt apresenta o milenismo dispensacionalista; Loraine Boetner defende e explica o pósmilenismo, e Anthony A. Hoekema escreve sobre o amilenismo.  
*Wikipedia Enciclopédia eletrônica. Textos que foram transliterados pelo autor do artigo, do inglês-português no curso de inglês -  do Facebook-Duolingo.Citação de diversos textos de pesquisa da Interntet. 
*Textos de passagens bíblicas  de Mateus (17:1-8) Onde nos fala sobre o reaparecimento dos grandes líderes e profetas do passado que são Elias e Moisés no Monte da transfiguração em Israel, e que nessa passagem nos diz o texto de Mateus que eles falavam com Cristo sobre a sua partida e sobre o seu arrebatamento que se daria logo após a sua morte e ressurreição em Jesrusalém. 
* Textos do segundo livro dos reis (2 reis 2:1-14) onde os cronistas sagrados nos falam sobre o arrebatamento de Elias o profeta que aconteceu na cidade de Samaria de aproximadamente a 750 anos antes da primeira vinda de Cristo a terra.

Tradução e compilação  Alfonso Czaplinski