quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TEOLOGIA DOS PROVÉRBIOS - CASAMENTO CONTEMPORÂNEO


Os provérbios da teologia popular, os ensinos em "tons poéticos",e o ensino através da poesia no casamento e dificuldade no lar,sexo, traição no lar, adultério,relacionamento conjugal, criação dos filhos e tudo mais... está no livro dos provérbios do rei Salomão.


Isso parece incrível mas o rei Salomão foi fundo no casamento e ele escreveu com detalhes invejáveis, o sábio, o cientista social e político fala sobre sobre o casamento, sobre as mulheres e sua angústia no casamento, educação dos filhos, problemas do casamento em geral e relacionamento do marido-mulher. E o incrível em tudo isso é que ele fala de uma forma poética um assunto tão complicado e tão melindroso do casamento. Creio que Deus usou um homem assim para dar o recado do casamento para os casais modernos e as dificuldades que ele mesmo sentiu em seu próprio casamento, pois ele mesmo escreve no livro de cantares e Eclesiastes de que ele não era feliz e quando dizia: " Vaidade de vaidades tudo é vaidade..." ou " É ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?" (Eclesiastes 1:1-3) E diz mais,"de mil funcionários homens eu achei um que me servia com agrado, mas dentre as mil mulheres que eu tenho, não encontrei uma que me amasse de verdade..." Conforme ele nos escreve em Eclesiastes (Ecl.7:27-29)


Tudo isso é muito bom porque ele nos escreve como um pensador, como filósofo, como cientista social, como mais um "fracassado no casamento", como um homem que não era feliz no seu casamento. Assim ele tem a coragem de nos revelar muita coisa que nós geralmente escondemos dentro do nosso casamento e dentro do nosso lar, como muitos de nós fazemos hoje em dia. Temos vergonha de falar que o nosso filho é deficiente mental, epiléptico,que é gay, lésbica, machorra, etc.Temos pessoas que já se casaram duas, três vezes ou mais e não deu certo seu casamento. Freud o médico e cientista social da era moderna foi fundo no sexo e em primeiro momento assustou toda a Europa e em especial a igreja do século dezenove e vinte. Pois dizia a sua esposa: "Se eu não conhecesse bem a fundo meu marido e o que ele faz e como ele estuda os complexos de Édipo e a sexualidade humana etc. Eu diria que ele é um grande depravado sexual..." E daí Salomão expõe toda a angústia do seu coração com uma sinceridade incrível diante de Deus e diante dos homens, e não como faziam os fariseus: Que tinham preguiça em falar, escrever e ensinar o povo, e queriam apenas explorar e escravizar o povo através da sua religião e suas doutrinas pesadas. 
                                                       Resultado de imagem para imagens de casamento felizResultado de imagem para imagens de casamento feliz
"Fariseu" ou um "religioso de carreira", ou"um interprete da lei", um teólogo da era moderna, ou um tipo dos nossos advogados e juízes de hoje em dia, que quando aplicam a sentença de uma causa eles vão examinam o códigos de leis, interpretam e depois aplicam pena, e dão a sentença de absolvição ou condenação para um ou para o outro. E ou como aqui no Brasil nós temos os nossos "políticos de carreira" e nós os conhecemos muito bem "como eles são maus ao seu povo", o que eles fazem? e como eles nos enganam e querem continuar nos enganando.? Assim mesmo faziam os fariseus religiosos de carreira da época de Jesus: E Jesus os denuncia dizendo: Ai de vós fariseus escribas da lei, e intérpretes da lei. Então nesse sentido podemos dizer que os "fariseus" modernos podem ser um "politico", ou juiz advogado, ou então o religioso de carreira dos tempos modernos. Ou ainda "fariseu" podemos ser nós mesmos;nós pastores, políticos, juízes, advogados etc. pois todos nós temos algo em nós que "desagrada" aos homens e desagrada a Deus.


E Cristo continua dizendo os seus ais sobre os fariseus;"Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’". Conforme nos escreve o evangelista Mateus em ( Mt.23:1-33) Aqui Jesus expõe todos os "ais" de condenação aos fariseus que "eram políticos e religiosos de carreira", uma casta de gente perigosa, enganadora e traiçoeira diante de Deus e diante dos homens, assim Jesus os condena em sua voz profética.


Salomão que viveu por volta do ano 950-880 Ac. o grande rei sábio dos tempos antigos, foi um homem que recebeu tudo de Deus para ser feliz, recebeu o que "pediu e também recebeu o que não pediu" ao divino. Mas vemos que ele mesmo descreve nos seus livros bíblicos e outros livros históricos que ele não fora feliz em seu casamento. Lemos que os profetas e os cronistas bíblicos o acusaram de traição e idolatria ao Deus de Israel. Pois ele tinha em seu harém mais de mil mulheres e concubinas e elas mesmas com os seus deuses e venerações estranhas aos "outros deuses" lhe perverteram o coração. Conforme lemos no livro de Reis capítulo onze como lemos a seguir:


E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor e de coração para seguirdes os seus deuses. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. (1 Reis 11:1-6)


Mas foi o mesmo rei Salomão que nos dá os melhores ensinamentos da palavra de Deus para a família de dias atuais. E No livro de provérbios ele nos fala de como a nossa família atual faz e deve fazer para viver melhor. E o livro de provérbios ele nos fala com detalhes psicológicos e em tons poéticos tudo é descrito nas grandes verdades que acontecem na vida dos casados. Salomão nos ensina no livro de provérbios advertindo de que se quisermos estabilizar nossa família precisamos escolher bem a nossa futura esposa,ter sabedoria, precisamos trabalhar com alegria,sem preguiça para trabalhar e muito amor no coração. Esse é o clamor da sabedoria o desviar-se do mal, aprender a viver bem no casamento e viver  bem aqui na terra.

I) ADVERTÊNCIA - ORIENTAÇÕES AOS FILHOS JOVENS 

Pois para se constituir uma família é preciso ter boas intenções, muita vontade de trabalhar, amor pela sua esposa e filhos. Quanto custa para criar um filho? 

Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe.
Eles poderão dizer: “Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!
Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas.
Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas.
Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!”
Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.
Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar.
Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando.
No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão.
O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.
(Pv.1:8-15) NTLH

Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças. Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:

Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão?
Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês.
Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção.
Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse.
Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês.
E no verso quatro ele vai nos falar sobre a sua experiência que teve com seu pai Davi quando ele diz; 


"Quando eu era menino, filho único dos meus pais,o meu pai me ensinava, dizendo: – Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.
Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo.
Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança.
Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.
Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.
A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.
Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.
Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver.
Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.
Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.
Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles.
Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.

Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém". (pv. 4:3-16) NTLH

II) ADVERTÊNCIA - DA  MULHER "LASCIVA"  E PROBLEMAS SEXUAIS 

E no capítulo cinco de provérbios ele vai nos falar sobre a mulher "lasciva", ou uma palavra que vem do latim e quer dizer: 'pegajosa " ou da palavra "lascivo" aquela pessoa de caráter com tendencias para a sensualidade, para luxúria exagerada, para a depravação sexual etc." Esta mulher não é boa para  casar nos diz o rei Salomão, e quem com ela  casar, terá ou sentirá uma "amargura mortal" em seu casamento. (Pv.5:7-18) Conforme lemos nos textos abaixo.

"Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo!Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa!
Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis.
Sim, pessoas estranhas tomarão toda a sua riqueza, e o que você ganhou com o seu trabalho acabará nas mãos dos outros.
Você ficará gemendo no seu leito de morte enquanto todo o seu corpo vai sendo destruído pouco a pouco. Então você dirá: – Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém.
Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles
e quase caí na desgraça diante de todos.
Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.
Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem.
Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros.

Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você" (Pv.5:7-18) NTLH

A nossa sociedade está marcada pela desavença da sexualidade do gênero masculino, feminino, os héteros, os gays, lésbicas, as machorras etc. Nessa época o rei Salomão não tinha conhecido o nosso médico e cientista social chamado Freud que nos escreveu sobre o "Id, o ego e superego" os nossos três tipos de comportamentos. 

III) ADVERTÊNCIA - DO NÃO SE COMPROMETER EM FIANÇA

Filho, você é fiador de alguém?
Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez? 
Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.
Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador. (Pv.6:1-5)
:
IV) ADVERTÊNCIA - DO TRABALHAR COM SABEDORIA E SEM PREGUIÇA 

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,
mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.
Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?
Então o preguiçoso diz: “Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.” Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado. (Pv. 6: 6-11)

V) ADVERTÊNCIA - DO LIVRAR-SE DA MULHER ADÚLTERA


Assim nos diz o rei Salomão em sua experiência de casado: Certa vez eu estava olhando pela janela e pelas grades da minha casa ou (meu palácio) e de repente vi uma coisa que me chamou atenção:


Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa
e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.
Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, ao anoitecer, quando já estava escuro.
E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia.
Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas.
Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.
Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
Paguei hoje os meus votos, e a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo.
Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!
Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito.
Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela.
Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.
Conforme o livro de provérbios (Pv.7:6-18)

APLICAÇÃO DA MENSAGEM - DEVEMOS BUSCAR AJUDA DA IGREJA

Como podemos salvar o nosso casamento? É a pergunta que  milhares de famílias de nossa era cristão fazem: Mas resposta está na palavra de Deus que nós diz em Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Eis aí está resposta da palavra de Deus para nós nos dias de hoje.

Pois hoje em dia vivemos em uma sociedade que está doente em sua sexualidade, os nossos cientistas sociais dizem isso: O mais famoso dentre os cientistas sociais foi Freud, um médico austríaco formado em medicina psiquiátrica, que se tornou o pai da psicanálise.. Começou a estudar a vida interior dos seres humanos e descobriu coisas espantosas, creio que ele mesmo se espantava a medida que avançava em suas pesquisas. Mas a grande causa da doença  analisada ´por Freud  foi o conflito sexual em que vive o ser humano, o seu ego,o seu complexo de Édipo, o homossexualismo ou a atração pela pessoa do mesmo sexo, o lesbianismo atração sexual de mulheres com mulheres, a pedofilia atração sexual por crianças, zoofilia a atração sexual por animais,a fornicação, etc.

Mas aqui temos duas cidades da antiguidade e citadas na bíblia pelo seu mau exemplo, que são observadas por Deus como cidades da depravação moral e sexual que são as cidades de Sodoma e Gomorra. São cidades antigas da palestina que caem na depravação sexual total, e vemos o que Deus disse, vou descer e ver o que fazem pois o seu pecado tem chegado até a minha presença,conforme vemos pelo relato do livro em gêneses. 

Mas somente no século 20, Freud começa a fazer as suas pesquisas nesse campo da sexualidade humana, e redescobre o que Deus e a bíblia já haviam falado a milênios.E foi assim que Freud e sua Equipe de cientistas começam abrir  a tampa da consciência e do inconsciente coletivo e começam a observar e anotar essa desordem mental em que acha o ser humano. E todos se perguntam o que aconteceu com o ser humano e porque existe tal desordem na vida da maioria dos seres humanos ? E o que podemos fazer para melhorar? E daí a ciência vem tentando em querer nos ajudar a resolver os nossos conflitos internos e externos. E daí sugerem sessões e mais sessões de psicanálises, mais sessões de psicodramas, terapias de grupo, mais e mais sessões de meta-análises etc. Tudo isso para nos ajudar em nossas dores internas e desordem mental,física, sexual etc.

E Cristo nos disse: Sem mim nada podeis fazer, quem crer e for batizado será salvo! Tu crês nessas palavras de Cristo? Eu creio, então receba-o de todo o teu coração agora e tua vida e tua família serão salvas das trevas e do poder do mau.
Alfonso Czaplinski


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

OS BEM AMADOS - OS MAL AMADOS ?

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32v

Aos casados e descasados da era contemporânea;Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.Eu, porém vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Mateus 5:31,3 Mas eu digo qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la com intenção impura já adulterou com ela.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31,32
                                       Resultado de imagem para dizeres engraçados
"...Pois em verdade vos digo que aquele que ama seu pai, sua mãe, seus filhos, propriedades etc. mais do que a mim não é digno de mim. Amarás ao Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Conforme nos escreve o evangelista Mateus. (Mt.10: 32-39)

Nos últimos dias a psicologia moderna nos adverte que há milhares de pessoas que se sentem mal amados pelos seus parceiros e parceiras. Existem os "mal amados" aos montões; são pessoas que reclamam e pedem por ajuda e por misericórdia dos outros; sejam eles filhos, filhas, irmãos, irmãs, esposas, maridos, cônjuges etc. Afinal o que se pode fazer por estas pessoas que estão na linha da exclusão social ? São os excluídos da sociedade moderna. Pois ninguém tem paciência com eles e ninguém os entende e nem quer entendê-los.?

A Psicóloga Patrícia de Lahie escreve em seu livro "Amor que nos faz mal". Parece estranho isso, mas não deixa de ter a sua verdade dentro da psicologia moderna, e nos casamentos da modernidade. Em seu livro a autora procura nos mostrar e comprovar pelos comportamento humano, a personalidade, a saúde mental do parceiro ou da parceira no casamento  que pretendemos fazer etc. E ainda nos adverte que a nossa vida pode se tornar um fardo insustentável para a vida se contrairmos um casamento mal feito. E acrescenta a autora a convivência dessa pessoa nos faz mal com suas queixas, seus vícios,(vícios em jogos de azar,drogas, álcool, vingança, perversão sexual,sem gosto para o trabalho,parceiro que vive desempregado etc) 

E a autora acrescenta; são pessoas que ainda gostam de nos humilhar, pessoas que nos atacam repetidamente numa espiral de violência sem fim. São pessoas que nos aborrecem e pior que isso, são pessoas que se ficarmos em sua presença somos prejudicados, e nós não progredimos pela sua gana,sua inveja, adoecemos e  perdemos toda a vontade de viver. E agora o que fazer? Ajudar ! Mas até que ponto podemos ir nesse estado de coisas e suportar esse fardo pesado no casamento.E como podemos ajudar essas pessoas que são assim mal amadas, que estão em nossa volta ou pior do que isso, essa pessoa é o nosso esposo, nossa esposa? Como podemos vencer um casamento assim tão complicado? Pasmem irmãos e amigos! Não temos as respostas prontas na ponta da língua e nem é o nosso objetivo aqui nessa breve reflexão, responde tudo.Mas o nosso objetivo é fazer essa reflexão baseado na bíblia e nos santos evangelhos.

E assim podemos deduzir que temos dois tipos de amor - ou há dois tipos de pessoas em nossa volta: Assim nos diz nosso pregador  Vieira em seu discurso sobre o amor.

1) Algumas pessoas são nossos inimigos declarados que nos querem mal e nos fazem o mal com seu ódio --  A esses Cristo nos manda amar, esses são nossos inimigos sinceros e declarados, a esses Cristo nos manda amar, e diz; se teu adversário tiver fome dá-lhe de comer, e se tiver sede dá-lhe de beber, ou dá-lhe de "beber de sua misericórdia", de sua paciência, dos seus bens etc. Pois o ódio declarado dos nossos inimigos pode-se transformar em amor puro, ou puro amor.

Pois quem deseja aprender a amar deve aprender a amar bem e a aborrecer bem. Pois quem ama mal, cedo ou tarde vai se aborrecer de si mesmo e do amor que jura ao seu cônjuge, ao seu esposo ou a sua esposa, e assim o amor não tem efeito da longanimidade, esse não é um amor de longo alcance. E esse não é um "amor que tudo crê, tudo espera e tupo suporta... e que jamais acaba", conforme nos escreve o apóstolo Paulo em sua carta a igreja de Corinto, Grécia antiga. (Icort.13:1-13) O amor que tudo sofre, tudo espera, e tudo suporta. Esse amor produz um efeito da paixão continuada, ele se renova a cada manhã, a cada dia, esse amor se confirma no tempo.

2) E podemos dizer que temos um outro tipo de pessoas que nos queremos bem mas eles nos querem mal, e nos amam mal, esses mesmos nós devemos aborrecer,  aborrecer com seu amor - - E Cristo nos manda aborrecê-los com nosso amor, aos que somente nos amam com afeição natural, os nossos pais,o esposo,esposa os nossos parentes, os nossos irmãos de sangue, os nossos filhos etc. E Cristo nos manda dizer que se quisermos ser seus seguidores e seus discípulos devemos ir além com o nosso amor natural,do nosso amor de "feijão com arroz", um amor caseiro, amor sem muito sacrifício. Talvez esse foi o caso de Abrãao e seu filho Isac, e quando Abrão ia oferecer o sacrifício de seu filho no altar divino.

Vemos nesta cena do velho testamento que Abrão oferece o seu filho (Isac)em sacrifício, quando alegoricamente recebia a ordem da profecia expressa do divino para sacrificar seu filho, seu único filho, a quem ele tanto amava. Esse era um amor que custava muito. Nós vemos pela história o quanto Abrão o nosso pai da fé esperou, orou, jejuou para que Sara sua mulher já de idade avançada tivesse o seu filho Isac. (Gen.22:1-13) E depois de tudo, Deus aparece a Abrão e pede de volta o seu filho amado Isac, o filho amado, o filho de sua velhice, o filho da esperança. E figuradamente Abrão o entrega de volta a Deus no Monte Moriá, conforme lemos no relato do velho Testamento.
                                Resultado de imagem para imagens dizeres do amor familiar
   
"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho Isaque a quem amas e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi." (Gen.22:13)

E Jesus Cristo completa essa nossa explicação da oferta sacrificial de Abrão no monte Moriá quando disse: "Quem perder a sua vida por minha causa vai achá-la...e quem me confessar diante dos homens eu o confessarei diante de meu pai,... e quem me negar diante dos homens eu o negarei diante de meu pai que está nos altos céus... conforme nos escreve Mateus em (Mt. 10:32-39) Vemos pela história que o verdadeiro amor exige sacrifícios por parte de quem diz que ama a Deus e ama ao seu próximo. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo.(Marcos 12:30-33) Esse é o amor que Cristo Jesus veio nos ensinar na terra, o querer bem as pessoas e amá-las bem, isto é, de todo o nosso coração e ao próximo como a nós mesmo.

Alfonso Czaplinski 

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30,31
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30,31
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Gênesis 22:10-12


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O PODER DO PERDÃO COM DIGNIDADE

Introdução ao tema - Missericórdia quero e não sacrificio...

A misericórdia divina e poder  de Jesus  Cristo na conversão das prostitutas no N/T

Vemos no evangelho de João os relatos de como Jesus Cristo tratou e tratava as excluídas prostituas e que muitas delas eram mães solteiras que eram abandonadas pelos seus respectivos maridos.Já em Samaria Jesus se encontra com a mulher samaritana no poço de Jacó. E Jesus teve um diálogo com ela e lhe diz: "Vá buscar o teu marido e venha cá..." no que a mulher lhe responde; Senhor eu não tenho marido...? e Cristo lhe replica; Bem disseste, porque já tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu. Conforme nos escreve João em (João 4:16-19) 

E logo mais adiante no capítulo de João (Jo 8:1-8) João escreve como Jesus trata a mulher que foi apanhada no ato do adultério.E foram os fariseus que vieram ao templo logo cedo e lhe trouxeram uma mulher que é apanhada em uma "armadilha" no adultério.Mas perguntamos porque eles fizeram essa armadilha? Porque queriam incriminar a mulher e colocar Cristo em dificuldade.E Cristo que sempre estava atento neles, e nos detalhes dos excluídos,ele defendia os injustiçados de todos os tipos, e ele que sempre foi muito presente e autêntico em seus atos, e defendia os excluídos,mas os fariseus o odiavam por isso.E nessa mesma "armadilha" que tinham feito para para a mulher e tentar a Jesus Cristo; mas também queriam executar a múlher em público e sem um digno julgamento, uma mulher mãe que tinha feito isso para dar comida ao seus filhinhos recém-nascidos. E agora,como Cristo vai tatar com esse tema das prostitutas,dos excluídos e do apedrejamento que era praticado em praça pública em sua época.Como veremos a seguir:

Os evangelistas não cessam de nos advertir de que as prostituas precediam os fariseus no reino dos céus..., e entravam no reino dos céus antes  do que os fariseus donos da igreja antiga, e muitos dos intérpretes da lei (teólogos antigos) no tempo de Jesus Cristo. E que Maria a pecadora que ungiu os pés do Senhor "tinha escolhido a boa parte, a parte no reino dos céus..."

                              Imagem  internet 2015 Jesus e a mulher adúltera 
E  o mesmo evangelista João ainda nos acrescenta escrevendo e fala de algo muito extraordinário que aconteceu  em Betânia na pousada das irmãs Marta e Maria. Enquanto  Marta estava preocupada e atarefada com os afazeres de seu hotel-pensão, e  Marta corria para todos os lados da casa, atende os clientes de sua pensão, varre a casa, encera a casa, lava as louças, passa  pano na cozinha,  e está fazendo o almoço para dezenas de pessoas. E na contra mão  está a sua irmã Maria a pecadora, que se assenta e fica calmamente ouvindo e fazendo sala para Jesus e o assiste com uma doçura especial.Um caso que irrita profundamente sua irmã,e leva Marta sua irmã a interromper o diálogo de Cristo com ela; e Marta os interrompe e fala furiosamente dizendo:

1) Maria Madalena escolheu a boa parte - a parte de buscar o reino dos céus em primeiro lugar (Mt.6:33)

Por favor meu Senhor! Peça que minha irmã Maria venha me ajudar nos afazeres caseiros!Mas o Mestre repreende-a dizendo:Marta, Marta estás inquieta e muito preocupada com muitas COISAS e com muitas tarefas caseiras?Mas "Maria escolheu a boa parte" adverte Jesus. E Maria continuou a sua atenção ao Mestre; e fez bem mais do que isso; O seu segundo gesto foi mais singular e nobre do que o primeiro.

2)Maria hospeda a Jesus em casa e lhe dá toda a atenção - O valor da hospitalidade com dignidade.

Os minutos preciosos da hospitalidade.
Quantas pessoas que nos visitam hoje são: os pobres vendedores de redes, vendedores de panelas, vendedores de cds.etc.E o que dizer dos nossos cobradores das lojas, cobradores das lojas daqui de nossa cidade e de outras. Muitos de nós queremos e precisamos do fogão, do celular, do computador, da mesa da cozinha etc.Mas na hora de pagar nos falta o dinheiro; pois estamos em uma era de recessão econômica em nosso país. E assim milhares de pais e mães de família perderam o seu emprego,mas outros fazem muitas contas no seu cartão de crédito e depois não podem pagar. E ainda há outros que não querem pagar mesmo e querem dar o calote na loja em que o produto, o bem foi comprado. E daí, as lojas enviam as buscas nas casas, e mandam os seus cobradores para cobrar o produto etc.E nós os tratamos mal: Ou  porque estamos irritados, ou estamos com medo de enfrentar a situação, ou porque não queremos ser incomodados, ou porque não temos dinheiro para pagar a conta que está atrasada.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7:44-48 Deixe-a pois ela praticou a boa ação. E onde este evangelho for pregado, o seu gesto, o seu presente será lembrado  para sempre. Textos de ( João  12:1-8) Lucas 10: 38-42)
a)Mas o que dizer dos nossos parentes pobres que muitas vezes veem nos visitar e nós os tratamos mal, porque eles veem pedir nossa ajuda.

3) Maria estava assentada e quedava-se aos pés do Mestre e Orava?

Como o nosso mundo está em correria,a cada dia que passa corre-se mais, e não temos mais tempo para a oração diária, é como nos disse Jesus: Ao orares entra em teu quarto, feche a porta, desligue o rádio, desligue a tv.,desligue o celular, desligue a Internet etc. "e teu Pai que te vê secretamente te recompensará..."

4) Maria doa ao seu Mestre toda a sua fortuna que acumulada durantes anos. 

Afinal é um produto de grande valor, 300 dias de trabalho, ou mais de um ano e meio de dias úteis de trabalho.E agora tomemos como exemplo o trabalho de um pedreiro que ganha R$ 200,00 reais/dia. durante 300 dias úteis de trabalho vai somar em média R$ 50.000,OO reais por um ano e meio de trabalho, pois é este era o valor deste perfume; mas ela doa tudo ao seu Mestre como oferta de cheiro suave para o seu sepultamento conforme ele mesmo disse a Judas que a reprimia e acusava de esbanjamento.E disse Judas esse dinheiro deveria ser dado aos pobres,e Jesus a defende dizendo a Judas: Deixe-a em paz, ela o doou em vida e derrama com amor, e foi um ato para o meu sepultamento.E Cristo lhe diz mais; "os pobres sempre tendes convosco, mas a mim não..." Conforme nos escreve o evangelista Lucas, em (Luc.7:36-50)É sempre assim, a igreja depois de salva e perdoada tem um cheiro suave, ela exala o bom perfume de Cristo conforme nos diz o apóstolo Paulo em sua carta a igreja aos Coríntios em (I cort. 13;1-13) A igreja agora exala o bom perfume do amor, pois a igreja é a noiva de Cristo que o espera noite e dia. E tudo isso nós vemos na atitude de Maria Madalena a pecadora que foi perdoada por Cristo.

Pois essa mesma Maria pega um vaso de perfume de alabastro que valia em média trezentos denários,ou (um ano e meio de trabalho)ou trezentos dias de trabalho de dias úteis de um trabalhador comum. Isso descontado os sábados e domingos,feriados,dias parados etc.Pois ela quebra o vaso e derrama em cima da cabeça de Jesus e o seu perfume encheu toda a casa.E Judas interroga: Senhor porque esse desperdício? Mas Jesus aceita o presente dela para o dia do embalsamamento de seu corpo, e de seu enterro, assim Jesus responde a Judas: Conforme nos fala Lucas em (Luc. 7:36-50) Os pobres sempre estarão convosco, mas eu não. E perguntamos ainda:de onde vinha esse  presente caro? Vinha de seu irmão Lázaro que tinha boas posses? Parece que não, alguns comentarista  afirmam que esse perfume veio como o pagamento de seu trabalho com os seus clientes,  rodando a sua  bolsinha  na noite, ou durante o dia.

Mulheres jovens israelitas eram muito bonitas e atraentes, e faziam sucesso em toda o mundo pela sua beleza delicadeza. E esse foi o caso da rainha Ester, a rainha Vasti e outras rainhas no mundo antigo no reino político de Babilônia, Egito etc. E vale ressaltar  que no tempo de Jesus Cristo havia muitas prostituas em Israel  como nunca houvera antes. A razão disto é a grande quantidade de  jovens soldados  que estavam lá a serviço de Roma, servindo o exército de Roma. Roma estava lá e despejava os bons salários aos seus soldados guerreiros, que em sua maioria eram soldados jovens e robustos, eram cabos, sargentos, oficiais, generais etc. Eram  homens e jovens  cheios de vida e vigor. E assim muitas mães solteiras ganhavam a sua vida, ganhavam o seu salário e sustentavam os seus filhos com esse dinheiro. E agora eu pergunto irmãos: o que fazer  nesta situação em que se encontrava o país nessa época? E o que fazer com as jovens mulheres mães que apelavam para este meio de vida? E ganhar o seu pão diário.? Mas o interessante que os fariseus que estavam na casa de Levi  interrogam a Jesus e lhe dão a direta, para o provocar dizendo? Se este homem fosse profeta ele saberia com quem estava lidando?Mas o Senhor calmamente lhes responde: Deixe-a, pois o que ela fez será lembrado para sempre. Jesus não só o aceita o seu presente do vaso perfumoso, como ele a elogia dizendo:
Aplicação da Mensagem para os dias atuais

O VALOR DA HOSPITALIDADE E BOA RECEPÇÃO NOS DIAS MODERNOS

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7:44-48 Deixe-a pois ela praticou a boa ação. E onde este evangelho for pregado, o seu gesto, o seu presente será lembrado  para sempre. Textos de ( João  12:1-8) Lucas 10: 38-42)

FARISEUS SÃO CÚMPLICES  DOS SEUS PECADOS - MAS PEDEM A EXECUÇÃO SUMÁRIA EM JUÍZO PÚBLICO 

E vale ressaltar que no capítulo do mesmo evangelista João  temos um outro grande incidente envolvendo uma prostitua que é trazida a Jesus que foi pega no ato do adultério; ela é trazida pelos fariseus aos pés de Jesus para ser julgada em público,e furiosos e com pedras na mãos eles esperavam atentos que ele a julgue: Mas o Mestre não dá muita atenção e fica calmo,e começa escrevendo ao chão; mas eles interrompem furiosos novamente; Mestre esta mulher foi apanhada em ato do adultério...? O que devemos fazer? E ele continua de cabeça baixa e continua escrevendo na areia... E segura sua fúria pelo silêncio,e depois de muito tempo, calmamente ele olha para eles e diz:"Aquele que dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra...? E daí eles tremeram, e viram os seus pecados escritos na areia do tempo. E continua escrevendo; Jesus lhes dá uma resposta muito contundente e enfática dizendo; foi uma sentença que os desarmou interiormente e quando eles estavam com suas pedras nas mãos furiosos e prontos para apedrejá-la dizendo: Mestre! Esta mulher foi foi pega no ato do adultério e Moisés nos mandou apedrejá-las? E tu o que dizes ? 

E Jesus continua calmamento escrevendo no chão, e em público todos eles estavam olhando para ele, e insistiam furiosos dizendo: Mestre! E tu o que dizes? E o Senhor calmamente dá a a segunda sentença aos fariseus dizendo:“Aquele que entre vós estiver sem pecado ,e que não teve relações sexuais com ela, seja o primeiro que atire a pedra...” E todos eles foram se retirando, a começar pelos mais velhos e indo até os mais jovens (pois todos eles eram clientes que tinham ou já tiveram relações sexuais com ela). E assim todos foram se retirando e não ficou ninguém; somente Jesus e ela; E Jesus lhe respondeu: Aonde estão aqueles teus acusadores? Não ficou ninguém para te condenar? Ela respondeu;Não Mestre! E o Mestre acrescentou dizendo: “Nem eu te condeno, vai e não peques mais”. Conforme nos escreve o evangelista João em (João 8:1-8) Essa é a verdadeira história de Oséias, que nos fala sobre a misericórdia e perdão de Deus para com a sua igreja de todos os tempos. 
pe. Alfonso Czaplinski

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PEDALADAS FISCAIS E OS SUPER-RICOS

Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mt.6:20)

Na definição das "pedaladas fiscais" ou "pedaleira fiscal" ou seja é "uma máquina criada pelo governo brasileiro" para catar mais dinheiro,mais taxas e impostos; ou um jogo arquitetado pelo ministro da fazenda para favorecer os nossos bancos que já são tão ricos e nos exploram cada vez mais. São entradas e saídas de receitas fiscais do nosso governo,são receitas que entram por uma porta e saem por duas. E no meu entendimento temos como resultado um déficit orçamentário do governo; pois o nosso governo sempre gasta mais do que arrecada em suas receitas dos impostos; e daí precisa recorrer aos empréstimo dos bancos que cobram um juro astronômico, e mesmo assim o governo nunca tem nada de reserva e seu caixa, e tem somente despesas e mais despesas. E quem paga a conta sempre são os trabalhadores.

Precisamos de uma "reforma tributária urgente" em nosso país,que o nosso parlamento (deputados e senadores) apressem essa nossa reforma e façam com a máxima urgência.Não é mais possível que a classe dos operários e trabalhadores em geral paguem toda a conta do governo, do dinheiro dos cofres públicos que foi assaltado e desviado para contas secretas de uns poucos.E as imensas fortunas de "ouro e prata" foram escondidas dos trabalhadores e foram enterradas nas contas secretas, e o seu clamor chegou aos ouvidos do Senhor dos exércitos, assim nos clama o profeta em nome do divino Deus, o supremo juiz dos pobres trabalhadores .

Pois assim nos clama o profeta bíblico descrevendo sobre esse tema, e advertindo aos super-ricos e a sua economia que foi guardada. E como foi guardada? foi guardada na terra com fraude,como nos velhos tempos, e a "traça e a ferrugem" a corroeram com o tempo". Pois o "dinheiro" na voz do profeta precisa circular, ele deve ser oxigenado na correnteza dos mercados,pois assim ele é chamado de "moeda corrente'. E ainda o dinheiro pode ser comparado a água que não pode parar, e a "água parada" não é boa, ela cria "limo e lodo". A nossa água precisa ser oxigenada na queda das rochas e das cachoeiras, quanto mais a nossa água tiver queda nos morros, nas descidas das pedras de altos e baixos, melhor ela fica, mais oxigenada ela se torna, e fica melhor para se beber. Então,quanto mais a nossa preciosa água respinga, ela cai dos altos morros das ribanceiras, quanto mais ela cria estrondo,espuma e vagalhões, melhor ela fica e mata a sede bilhões de seres vivos, homens e todos os tipos de animais.

 Em figura abaixo ilustra a opressão dos super-ricos aos seus pobres trabalhadores 
Então amigos ricos e super-ricos assim também acontece com o nosso dinheiro ele precisa circular,precisa rolar nos mercados, ele precisa respingar, seja o nosso real ou sejam os dólares, tudo deve rolar no mundo e no mercado dessas imensas fortunas. Os pobres e os trabalhadores devem comer o que respingar destas fontes de dinheiro que será transformado em trabalho,em produtos, em mercadorias e em obras pelas fábricas, e pelas empresas, e suas sobras devem alimentar milhões de trabalhadores no Brasil e no mundo.

O dinheiro social não pode ser guardado como fortuna acumulada nas "contas secretas" de pessoas ricas, super-ricos e bilionários nos países e seus chamados "paraísos das contas secretas fiscais". Assim nos diz o profeta que esse dinheiro parado cria a preguiça, cria o crime, cria a ganância, cria a luxúria cria as máfias, cria a "ferrugem" e cria a "traça". E esse mesmo dinheiro que foi guradado com fraude nas "contas secretas" faz falta como salário na mesa de milhões,e digo de bilhões de trabalhadores no mundo. O dinheiro deve ser "oxigenado pelo seu justo investimento no trabalho" de milhões de trabalhadores no mundo.E assim todos eles precisam ganhar o seu salário justo e alimentar a sua esposa, seus filhos e fazer as compras nos mercados dos mesmos ricos. E somente assim ele ficará bom e trará uma economia saudável ao nosso país, e assim ele será abençoado por Deus. E por isso que assim nos "clama e adverte" o profeta Tiago, e o suas palavras vem da igreja sofredora desde as chamadas "catacumbas de Roma" amtiga, e o seu clamor chegou aos ouvidos do Senhor de todos os exércitos, ele vai agir em favor dos probres e miséráveis trabalhores que sofrem.

 "Eia pois, agora vós ricos chorai e pranteai, por vossas misérias que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça." Conforme nos escreve o Apóstolo São Tiago para a igreja dos ricos e abastado do mundo em (Tg.5:1-5) 

Esta mensagem é dirigida para a igreja dos santos e a todos os fiéis e trabalhadores que sofrem pela recessão no Brasil e no mundo.Nós somos hoje a (7°)sétima maior economia do Mundo. E até 2020 segundo estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional) o Brasil será a (5°) quinta maior economia do mundo. Mas somos e ocupamos hoje o último lugar dos países na distribuição de renda per capita no mundo. E perguntamos senhores políticos e mandatários de nossa nação? Onde está a nossa justa distribuição da nossa "renda per capita"? Foi "enterrada" e foi parar nas "contas secretas dos paraísos fiscais"?

O que são as 'pedaladas fiscais'?
"São manobras contábeis que, segundo a oposição, teriam como objetivo melhorar o resultado das contas públicas - ou seja, ajudar o governo a fazer parecer que haveria um equilíbrio maior entre seus gastos e suas despesas. No caso, o governo Dilma é acusado de atrasar o repasse de recursos para benefícios sociais e subsídios pagos por meio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES para passar a impressão de que as contas públicas estariam melhor do que realmente estavam. Teriam sido "segurados" cerca de R$ 40 bilhões do seguro-desemprego, programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e crédito agrícola, segundo o TCU. Como os desembolsos não foram efetuados, as contas do governo pareceram temporariamente mais equilibradas." Conforme nos escreve o blog econômico do BBC Brasil.
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6


Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Tiago 5:1-6
O ministro da fazenda sr. Levi é ou já foi diretor do banco Bradesco, conforme notícia divulgada pelo partido PSOL em 01/0915 em rede nacional no horário político gratuito.Creio que isso já nos diz tudo. E até hoje eu não consegui entender porque os nossos economista sérios, os partidos políticos não se manifestam contra essa postura do governo de Dilma e do PT que presenteiam os nossos bancos que já são ricos e ganham cada vez mais.Eles são tão ricos e bem sucedidos financeiramente que eles se dão o luxo de esconder os seus rendimentos e seu faturamento. Essa atitude das "pedaladas fiscais" que favoreceram e continuam favorecendo as empresas multi-nacionais e os grandes conglomerados empresariais que estão no Brasil. Sou leigo nesse assunto mas creio que isso é muito grave para a nossa economia, em especial para nossa economia recessiva em que o nosso país se encontra nesse momento. 

Então senhores governantes do Brasil e todos os ricos do Brasil e do mundo.Vamos nos ajudar uns aos outros.Chegou a hora dos países ricos ajudarem aos países pobres.Vamos fazer a justa distribuição de renda per capita, pois não podemos mais continuar cobrando todos os impostos dos pobres e dos trabalhadores.E nossos ricos do Brasil devem aprender a dividir conosco os seus bens;os nossos empresarios e empregadores nos ajudem sendo mais cordiais e compreensivos com seus empregados; sendo mais prontos a ouvir,oferecendo mais um emprego,oferecendo mais cordialidade e mais misericórdia.Afinal são os empregados que produzem a riqueza nos campos, nas empresas,fábricas etc.Então senhores diretores e chefes de empresas vamos dividir as necessidades de uns com os outros.

Mas parece que nosso governo está justamente contra mão de tudo isso.Ele que representa o (PT)partido dos trabalhadores,e é aquele que intermedia as negociações entre os ricos e pobres desse país que é tão rico, e abençoado por Deus. Somos hoje a sétima economia do mundo,mas estamos em último lugar na distribuição de rendas.Vamos taxar e cobrar os impostos das grandes fortunas.Mas não o governo parece que ignora tudo isso.E para os ricos o governa doa tudo,mas para os nossos pobres,o governo tem até a intenção e a coragem de tirar dos trabalhadores o nosso fundo de garantia ou (FGTS), deseja tirar o seguro desemprego, a pensão das viúvas e órfãos,aposentadoria etc.E agora vem com a desculpa da falta de dinheiro, porque foi doada de presente aos nossos ricos, super-ricos e banqueiros e empresários.

Mas há uma coisa boa e verdadeira que Cristo nos disse nas bem-aventuranças,ele falou a sua igreja de todos os tempos; " Bem-aventurados são os perseguidos por causa da justiça porque deles é o reino dos céus." E  nos acrescenta dizendo; Bem-aventurados sois quando vos injuriarem e vos perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós, regozijai-vos e exultai porque é grande o vosso galardão nos céus. Conforme nos escreve o evangelista Mateus em (Mt. 5:1-12)

Mas o nosso Deus não dorme, Ele está de olho em tudo isso que está acontecendo aqui na terra; e aqui segue a advertência dos santos evangelhos aos ricos e super-ricos e aos banqueiros deste mundo que sempre nos exploram, e os seus servos nos advertem dizendo em tom profético:

"Eia pois  agora vós ricos chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas e as vossas vestes estão comidas de traça.O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra e vos deleitastes; cevastes os vossos corações como num dia de matança.Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu." Nos adverte o apóstolo Tiago a Igreja dos ricos e super-ricos de todos os tempos em todas as épocas em (Tg.5:1-6)

E ajuntai tesouros no céu, "onde nem a traça e nem a ferrugem corroem", local onde os ladrões não podem minar, e não minam e nem podem roubar; e não podem re-enviar esse dinheiro para suas contras secretas nos paraísos fiscais.

E Cristo nosso profeta maior e redentor da humanidade,e economista dos oprimidos continua nos dizendo e alertando mais;"Que é mais fácil passar um camelo pelo "fundo de uma agulha" do que o rico ( (fazer a livre e justa distribuição e doar os seus bens aos pobres,entrar no reino dos céus? Este é um tempo do "devir" e um tempo que começa agora."Então irmãos abastados,ricos,super-ricos,bilionários etc. Chegou a hora,vamos nos ajudar, e vamos nos ajudar uns outros, e vamos ajudar aos nossos pobres que clamam a Deus. E que chegam desesperados aos milhões por todos lados do planeta,eles vem de todos os cantos do nosso mundo. São milhares de exilados,perseguidos pelos estados e governos, perseguidos pela intolerância religiosas etc. Vamos nos ajudar uns aos outros nessa crise, de todos os tipos que se aproxima,e crise esta que o nosso país atravessa; porque a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo se aproxima, cada dia está mais próxima. E Que Deus nos ajude e nos ilumine,e ilumine aos nossos governantes brasileiros e governantes e ricos do mundo na distribuição de suas rendas e super rendas.Pois com a fé em Deus nos iremos vencer mais esta parada. Pensemos nisso!
pr.Alfonso Czaplinski

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PARÁBOLAS E LENDAS DOS PESCADORES DE PEIXES

E Jesus Cristo disse aos seus discípulos; doravante eu farei de vós pescadores de peixes em pescadores de homens para o reino dos céus.

A pesca maravilhosa sob comando de Jesus; E depois de trabalharem a noite toda no mar de Tiberíades, nada pegavam, mas ao comando da palavra de Cristo tudo mudou em suas vidas, e a pesca que era um eterno fracasso, se transformou em um grande milagre de redes cheias de grandes peixes...

Então em uma certa ocasião estava o apóstolo Simão Pedro e os seus discípulos; e por lá apareceram os cobradores de impostos ou coletores de impostos ao governo romano que governavam e administravam toda a região da Palestina e o reino de Israel; E se dirigiram a Pedro e perguntaram os coletores de impostos o vosso Mestre paga impostos? Conforme nos escreve o livro de Mateus em (Mt. 17:24-27)
Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: "O mestre de vocês não paga o imposto do templo?" Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: "O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?" "Dos outros", respondeu Pedro. 
Disse-lhe Jesus: "Então os filhos estão isentos. Mas para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu". (Mt. 17:24-27)

A beleza misteriosa dos nossos lagos e rios, sobretudo aqueles que ficam entre as grandes florestas do norte, criou o espírito dos naturais, essa visão ao mesmo tempo arrebatadora e pérfida; que sobrevive em nossa tradição como imagem interessante sob qualquer aspecto aparente.Mas precisamos cuidar muito, se não este paraíso poderá se transformar em um deserto como aconteceu no passado com a Palestina e os seus desertos;conforme nos fala o profeta judeu Zacarias dos tempos bíblicos. Que nessa época vinha do cativeiro da babibônia com o seu povo sofrido pelo desgaste das guerras. E agora viu a sua terra natal e países arredores tal como o Líbano, um país que era símbolo de presvervação ambiental, e sua imponente floresta nos tempos pré-históricos para os judeus e povos de toda Palestina. Mas agora estava um "caos" ambiental. E tudo tinha se tornado como um imenso deserto do Saara; que fazia os animais sofrer muito, e muitos animais gemiam como nos descreve o sacerdote e profeta em tons poéticos:

"Líbano, abra as suas portas para que o fogo acabe com os seus cedros. Chorem, pinheiros, pois os cedros caíram! Aquelas belas árvores foram destruídas! Chorem, carvalhos de Basã, pois a mata virgem foi derrubada! Os pastores gemem e choram, pois os belos pastos foram destruídos. Os leões estão rugindo porque as matas do rio Jordão foram derrubadas. O SENHOR, meu Deus, me disse: – Seja um pastor e tome conta das ovelhas que vão ser mortas." (Zacarías 11:1-3)

Então Mandou Cristo a Pedro que fosse pescar no mar de Tiberíades e que ao pescar o primeiro peixe, deveria abrir a boca do peixe e lá acharia nas guelras desse mesmo peixe uma moeda do valor de quatro dracmas, ou seja no valor de quatro dias de trabalho de UM jornaleiro da época; Um valor aproximado de um pedreiro de hoje que cobra em média R$ 150;00 por dia trabalhado; Cerca de R$ 600,00 reais o valor que o governo cobrava de imposto anual de cada cidadão de seu império conquistado na época. Pedro deveria pagar por si mesmo e por Cristo que o enviava a pescar, pois essa era a profissão de Pedro e da maioria dos seus discípulos.

Então se Pedro deveria pescar mais peixes pois essa era a sua profissão; Pagar o tributo ou imposto ao governo de Roma antiga, que dominava toda a região da Palestina.

"Líbano, abra as suas portas para que o fogo acabe com os seus cedros. Chorem, pinheiros, pois os cedros caíram! Aquelas belas árvores foram destruídas! Chorem, carvalhos de Basã, pois a mata virgem foi derrubada! Os pastores gemem e choram, pois os belos pastos foram destruídos. Os leões estão rugindo porque as matas do rio Jordão foram derrubadas. O SENHOR, meu Deus, me disse: – Seja um pastor e tome conta das ovelhas que vão ser mortas." (Zacarías 11:1-3)

                                O perigo do desmatamento da nossa Amazônia moderna ....?

A Festa do Boto - Uma alegoria do "sio da terra quente"

Assim cantava a lenda amazônica na festa da sedução: A festa do boto, com um ritmo quente e dolente da mulher cabocla dos ribeirinhos entoava:
Um barulho um festejo, o suor de uma mulher
Uma noite de desejo, o assobio que vier
Vem de léguas, de rebojos abissais
Vem como poroca, vem como cobra-grande
Vem para te encantar

No mergulho sombrio
As águas revelam um mundo estranho
As Iaras chamam por ti
Dançam as ninfas arraias
Tocam trombetas homens crustáceos e peixes

Vem sentir a voz rouca das águas
Vem dançar no baile dos cardumes
Guelras, barbatanas, escamas
A cabocla, o beijo, o amor se entrega
Ao boto sedutor
No castelo a serpente vem dançar,

Escadarias boinas que guardam o palácio
pilastras de conchas, corais sustentam o reinado do mestre dos peixes
O senhor dos seres aquáticos

Vem, tem festa de boto, tem o amante da noite
Mascarado de sombras te amar
No Encanto do boto vem dançar -
(Na toada de Adriano Aguiar, Gionave Bastos e Michel - Livro Daa Terra Do Não Luar -
Editora UFSC - 2010 - Pagina 231)

                 Imagem do Rio Amazonas - Chamado de o pulmão do mundo - Google 2016

" O Brasil tem um segredo na sua natureza; é o mistério das Uiaras. Se alguém se atreve a conhecê-lo, e se leva a peito estudá-lo, começa a ver tanta coisa e coisas tão lindas nas suas montanhas e nos seus vales, nas suas florestas e nos seus rios, envolve-se, enleva-se de tal maneira no capricho de suas formas vivas, nos seus imprevistos e na sua população primitiva, que logo se prende dum amor tão grande, tão rico, tão sincero e tão profundo, que nada há que o afaste desse abismo.Nas lenda dos seus primeiros filhos houve talvez a idealização do Brasil,quem logra vê-lo não resiste, mergulha,desce, afunda nos seus encantos e perde-se por amor de suas maravilhas". Roquete Pinto - de Sexos Rolados.

E Cristo que andava pelos desertos das arábias e ensinava a salvação dos homens, a "preservação ambiental" e por parábolas ao povo ensinava, e aos colonos de toda a Palestina ele ia ensinando o correto plantio da terra, ao seu povo nas parábolas  ele ia ensinando: O reino dos céus e semelhante ao "grão de mostarda",o reino dos céus é semelhante a uma "pequena semente" que é plantada na terra. Isso tem uma conotação ao mesmo tempo temporal e extra-temporal de preservação do solo e da terra. Uma preservação espiritual que deve ser preservada e cuidada com carinho e o Mestre assim nos dizia:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; Mateus 13:31

Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. Mateus 13:33

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.Mateus 3:2

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:3

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Mateus10:7

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; Mateus 13:45

E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:27

Alfonso Czaplinski