quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PLANO DE AULA CONFECÇÃO DE PROJETO

PLANO DE  AULA DO MAGISTÉRIO  3º  MAG I  e 3º MAG  II
                             (Dias 27/08, 11/09/ e 25/09/14
                                      prof. Alfonso Czaplinski                                        

1) Delimitação - CONFECÇÃO DO PORTFÓLIO  E PROJETO DE INTERVENÇÃO

2) OBJETIVO GERAL - Orientar os alunos(as) dos terceiros anos do Magistério na confecção do portfólio e  Projeto de Intervenção.

OBJETIVO  ESPECÍFICO
                * ORIENTAR
                              * CAPACITAR E  FIXAR

3) JUSTIFICATIVA - Este  Projeto faz  parte das orientações didático-pedagógicas da disciplina de Estágio e Supervisão do Magistério, e na confecção e fixação do  (PI) e do portfólio na elaboração dos mesmos; dentro das normas da Metodologia científica. O Projeto de Intervenção aplicado à Educação ou Plano de Aula. Pois sentimos que muitos alunos (as) dos terceiros anos do Magistério ainda não conseguiram captar as diretrizes do Projeto em tem hábil, e bem como a Confecção do Portfólio.E Portanto se faz necessário um reforço para tal aprendizado até o final deste ano letivo. E bem como na apresentação e compartilhamento das ações dos alunos e alunas do terceiros anos em seus trabalhos avaliativos em sala de aula. 

4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - Segundo o autor e professor Carlos Rosch  em seu livro Na Elaboração do Projeto de Intervenção assim se expressa sobre a definição de Projeto. " Projeto é um trabalho de apresentação que tem por finalidade guiar os passos dos alunos(as) estagiário(a) e demonstrar em linhas gerais e objetivas o que se pretende fazer..."? E assim ainda acrescentamos; O que se Pretende fazer em sala de aula ...? Ou em sala de aula com os educandos dos nossos CEIs. na Educação Infantil com crianças de (0 a seis anos de idade) e ou Escolas Públicas do Ensino Fundamental do nosso Brasil.

Há projetos que têm como foco o desenvolvimento de comportamentos leitores ou visam à aproximação com determinados conceitos científicos ou fatos históricos, enquanto outros são voltados para os conhecimentos em arte. Enfim, são inúmeras as possibilidades de pesquisas feitas com as crianças que podem ser organizadas por meio desta forma de trabalho.

Os projetos podem reunir uma série de condições favoráveis para que a escola assuma sua maior responsabilidade: promover a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade. Mas, para que isso ocorra, quais são os pontos a que o professor deve prestar atenção? Um aspecto muito importante é a escolha do tema. A quem cabe essa decisão: ao professor ou à criança? Reflexões feitas por professores em encontros de formação têm nos mostrado que a ideia de que um projeto só é significativo quando surge com base no que as crianças propõem é inconsistente. Algumas vezes, inclusive, sem que tenha consciência disso, o professor afirma que baseia a sua prática em uma abordagem democrática, mas, ao analisarmos com cuidado o planejamento e suas escolhas, vemos que as decisões consideraram mais o ponto de vista do adulto do que o da criança. ( do blog Avisa Lá, da professora Clélia Cortez)

O QUE É PORTFÓLIO?
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados” é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão (ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais :
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
 ( Do blog da profª Mary Lins )

5) ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS APLICADAS -

No uso de aulas expositivas e aulas compartilhadas pelos alunos e alunas dos terceiros e quartos anos do magistério em sala de aula. No uso das tecnologias de que dispomos em sala de aula, sala de multimeios, sala de informática e pesquisa. Nos uso de slides, no uso de cartolinas, diversos modelos de projetos de Intervenção e Portfólios. E na ocasião cada aluno e cada aluna tem uma experiencia ímpar ao entrar em contato direto com as crianças das salas de aula dos CEIs. e Escola do Ensino Fundamental da Rede Pública. E que assim trazem toda essa bagagem para ser compartilhada em um relatório que é chamado de Portfólio.

CRONOGRAMA DAS  AÇÕES E REFORÇO COMPARTILHADO

 Dia 27 de agosto de 2014 - Com início da apresentação do Portfólio da aluna Geovana...

Dia 11 de setembro de 2014 - Exposição pelo aluno a ser notificado

Dia 25 de setembro de 2014 - Compartilhamentos das ações

CONCLUSÃO

As alunas do MAG3 deverão apresentar os projetos de aula e bem como a confecção dos portfólios.


BIBLIOGRAFIA  DE  APOIO

1) Segundo o autor e professor Carlos Rosch  em seu livro Na Elaboração do Projeto de Intervenção, (da página  35 a 50)
2)  ( do blog Avisa Lá, da professora Clélia Cortez)
3)  ( Do blog da profª Mary Lins )
4) Experiências  em  sala  de aula.

prof. Alfonso Czaplinski orientador de Estágios no Magistério  Ensino Médio