domingo, 29 de junho de 2014

MAGISTÉRIO - OITAVO SEMINÁRIO FREIREANO DE ARTE E CULTURA


OITAVO SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DO MAGISTÉRIO - PROMOÇÃO FACULDADE INESA JOINVILLE -SC

Introdução -  Data, nos dias 24,25,26 de junho de 2014 das 19-22 horas. No local Teatro Juarez Machado foi realizado o oitavo seminário Freireano. A origem do nome "freireano" não é de frei, ou padre, mas sim é nomeado de Freireano em homenagem ao grande Educador brasileiro Paulo Freire. Que aconteceu pela primeira vez 2007 após a comemoração dos seus dez anos de falecimento. Todos estávamos muito apreensivos para essa palestra. Nossa Escola Estadual Celso Ramos  do Curso de Magistério estávamos lá aprendendo e vivenciando esses saberes e práticas pedagógicas. 

Paulo Reglus Neves Freire (Recife19 de setembro de 1921 — São Paulo,2 de maio de 1997) foi um educadorpedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciênciapolítica.
Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles.
A irmã Stela foi professora primária do Estado. Armando, funcionário da Prefeitura da Cidade do Recife, abandonou os estudos aos 18 anos, não chegou a concluir o curso ginasial. Temístocles entrou para o Exército. Aos dois, Paulo agradece emocionado, em uma de suas entrevistas a Edson Passetti, pois começaram a trabalhar muito jovens, para ajudar na manutenção da casa e possibilitar que Paulo continuasse estudando.
Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.
O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
Na política, integrou o Partido dos Trabalhadores, tendo sido Presidente da 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, fundação de apoio partidária instituída pelo PT em 1981 (antecessora da Fundação Perseu Abramo); além de Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo na gestão petista de Luiza Erundina (1989-1992) 
(Fonte de consulta Wikipédia e temas livres de pensadores da Internet - 2014)

PLANO DE AULA DOS 3° e 4º anos

1) Tema Geral - Pensamento Freireano 
Tema Específico - Reflexão e Relatório dos Tópicos Analisados

2)Objetivo geral - Refletir sobre o pensamento do educador brasileiro e suas práxis  adaptado para a realidade brasileira da atualidade.

Objetivo Específicos:
- Nortear os alunos(as) do Curso de Magistério na Reflexão do professor e educador Paulo Freire.

- Analisar os saberes de Paulo Freire e sua proposta pedagógica para a realidade brasileira.

- Refletir sobre os pontos críticos de sua pedagogia do oprimido.

3) Justificativa - Este projeto faz parte da grade curricular na disciplina de estágio supervisionado e didática educacional do Magistério do Ensino Médio dos terceiros e quartos anos. Cujo objetivo desse seminário é promover arte e cultura na reflexão dos autores nacionais e internacionais na busca de um desempenho do ensino aprendizagem. É uma busca constante em torno dos bons métodos de ensino do magistério na Educação Infantil e séries Inicias. 

4) Fundamentação teórica e Pressupostos; Mestres e doutores convidados em Educação 

a) Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921  São Paulo,2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.
 Reflexão em torno dos livros, escritos, artigos em jornais e seu pensamento.

b) Professora e doutora Roberta Stangerlim formada nos ensinos e pensamento de Paulo Freire, e presidenta do Instituto Paulo Freire da Universidade de São Paulo.

c) E experiências práticas com vários professores e professoras convidados da região de Joinville.

5) Metodologia estudada freireana - Tipo de aula expositiva, perguntas e respostas,Workshops, dinâmicas de grupos, apresentação de filmes, slides e livros consagrado de Freire sobre a pedagogia do ensino.

Cronologia da Ações 

1ª dia 24 de junho de 2014.
Aula expositiva de alguns tópicos do pensamento de Paulo Freire,feito pela professora e educadora Roberta Stangerlim. Onde a professora abordagem crítica  dos temas que funcionam e o que não funciona na cultura e educação brasileira e também não funcionam na comunidade educacional de Joinville. 

2º dia 25 de junho de 2014 - Diversos professores(as) foram convidados para darem uma breve palestra de sua experiência da práxis educadora em sala de aula em diferentes cidades e escolas da região de Joinville. Uma professora de Itapoá explanou sobre o projeto de letramento literário para sua Escola e o envolvimento de toda a comunidade da cidade de Itapoá - SC na busca de uma melhor pedagogia de ensino e aprendizagem.
b)A secretária de educação do Município de Joinville nos falou sobre o projeto de uma melhor abertura da secretaria e das escolas, para um melhor envolvimento e aproveitamento dos recursos públicos.

c) Uma professora convidada falava-nos sobre a importância de Educar os alunos em sua Educação sexual diferenciada. Falava sobre os preconceitos das instituições em teimar e não aceitar os gays, lésbicas, e transexuais. E falava sobre a resistência da Igreja em não aderir ao ensino e uma melhor educação nessa área. 

3º dia 25 de junho de 2014 - Foram feitos várias palestras e  workshop de assuntos diversos. Onde os alunos e alunas poderiam participar e escolher diversos temas para debate referentes a educação Infantil e séries iniciais. Neste dia eu por exemplo participei da palestra do professor Reginaldo que abordava o tema da psicopedagogia e motricidade infantil. Foi muito bom aprendemos bastante.


5) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 1) PAULO FREIRE  Patrono da Educação brasileira - em pedagogia do oprimido, diversos livros de seu pensamento. 

2) Professora e Educadora doutora Roberta Stangerllim - Presidenta dos Estudos continuados de Instituo Paulo  Freire. Data 24 de junho de 2014.

3) Diversos professores e professoras convidados. Refletindo e abordando a suas experiências em sala de aula. Na abordagem do que deu e o que não deu certo em sala de aula.  
4) WIKIPÉDIA - Enciclopédia da Internet ano 2014. Na pesquisa sobre Paulo Freire e seu pensamento como filósofo e educador nacional. 

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO DA MENSAGEM - Apresentação dos relatórios de estágio supervisionado .Todos os alunos e alunas do 3º e 4º anos do Curso de magistério da Escola Celso Ramos de Joinville do Ensino Médio deverão apresentar um relatório aos professores das matérias correspondestes do eixo norteador.

prof. Alfonso Czaplinski - Professor pedagogo na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de magistério.